Postado por Caio Hostilio em 06/jan/2013 - 2 Comentários
A cada dia leio mais e mais baboseiras sobre esse assunto. Alguns ao invés de levar informações precisas ao leitor e, principalmente, aos próprios servidores, acabam por fazer uma balburdia generalizada, confundindo alhos com bugalhos.
No serviço público existem dois regimes que compõem os seus quadros de servidores, cujos ditames são completamente diferentes. Aí dizem que a Prefeitura teria até o quinto dia do mês subseqüente para efetuar os pagamentos dos servidores públicos, conforme determina a CLT. O que tem a ver a CLT com o Regime Jurídico do Estatutário?
Quanta ignorância!!! Essa determinação se aplica a iniciativa privada, haja vista que essa determinação surgiu após as necessidades das empresas privadas poderem ter condições suficientes de arrecadar o máximo para cumprir com os encargos sociais (impostos exigidos pelo governo federal) e ao mesmo tempo cumprir com o pagamento dos seus funcionários.
Portanto, os servidores estatutários da Prefeitura de São Luís não são regidos pela CLT, mas sim pela Lei do Regime Jurídico do Estatutário.
Por outro lado, existem os servidores públicos regido pela CLT. Esses servidores são aqueles que têm celebrados um contrato de trabalho diretamente com o Serviço Público. Estes servidores têm direito ao FGTS.
O certo é que os servidores estatutários são ocupantes de cargos efetivos, enquanto que os servidores celetistas apenas ocupam cargo público. Caso comum utilizado nas áreas de Saúde e Educação. Podemos dizer que esse tipo de servidor é mínimo na Prefeitura de São Luís, cujo uso do terceirizado é bem maior, ou seja, empregados de uma empresa privada contrata pela Prefeitura.
Com isso, o serviço público efetua seus pagamentos de acordo com os repasses das verbas públicas: SUS (diversas rubricas), Fundeb, FPM, ICMS e suas arrecadações através dos impostos municipais: ISS, IPTU, Certidões, Emissões de Notas Ficais e ECT.
O repasse do SUS é o único em que tanto os Estados quanto os municípios recebem sempre o um mês de atraso, ou seja, o recebido no mês de dezembro foi os valores referentes ao de novembro.
No dia 12 de novembro de 2012, publiquei a matéria “Vamos logo ao que interessa sobre a transição!!!”, onde eu já dizia quantas parcelas de repasses constitucionais o ex-prefeito João Castelo ainda receberia.
Falei que de FPM: parcela do dia 20 de novembro e a do dia 30 de novembro de 2012; parcela do dia 10 de dezembro de 2012, parcela do dia 20 de dezembro de 2012 e parcela do dia 30 de dezembro de 2012, que estará liberada na conta a partir do dia 31 de dezembro, ou seja, último dia de governo João Castelo. Não foi depositado!!!
Vale ressaltar que o FPM dos meses de novembro e dezembro teve um aumento bem substancial terá um acréscimo acima de 20%. É bom que os prefeitos eleitos estejam atentos a essa novidade.
FUDEB: O repasse do dia 20 de novembro, mas os recursos do FNDE (merenda e transporte escolar), PDE e PPDE; a mesmas parcelas no dia 20 de dezembro de 2012.
SUS: A última parcela recebida pelo prefeito Castelo foi referente ao mês de setembro. O SUS paga Fundo a Fundo, nesse caso, São Luís recebe por várias rubricas, basta acessar o site http://www.fns.saude.gov.br. A atual gestão deve receber em novembro os recursos do SUS referente aos custos de outubro e em dezembro referente ao de novembro. Aos custos referentes ao mês de dezembro de 2012, que receberá já será o futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior.
ICMS: É um repassa variável, mas também caem todos os meses na conta da prefeitura, e São Luís é o município maranhense que leva a maior fatia.
Quantos aos recursos próprios da Prefeitura, principalmente os de tributação, ISS, emissão de Notas Fiscais, IPTU, Alvarás e demais documentações, é uma caixa preta, pois aí somente através de uma auditoria para saber quanto é a arrecadação mensal do município de São Luís com seus impostos municipais.
A partir do dia 10 de janeiro, o prefeito Edivaldo Holanda Junior passa a receber as parcelas correspondentes aos repasses constitucionais.
Postado por Caio Hostilio em 06/jan/2013 - Sem Comentários
Qualquer pessoa que chega a São Luís e começa a questionar sobre as obras de modernização dessa cidade, acaba descobrindo que tudo aqui foi feito pelo governo do Estado, quando muitas deveriam ter sido feitas pelo governo municipal, por deter os recursos oficiais, de emendas, de convênios e, principalmente, de arrecadação própria.
Assim foi comigo ao chegar aqui em 1994.
Passei a observar que os prefeitos de São Luís nunca fizeram nada e ainda criticavam veementemente as obras efetuadas pelo governo do Estado, como se elas não fossem beneficiar a coletividade.
Quantas críticas li e escutei sobre a mudança da iluminação do Centro Histórico no primeiro governo de Roseana Sarney!!! Não conseguia entender o que de fato o povo queria, se a recuperação do acervo com uma iluminação moderna, porém no estilo colonial, ou a destruição por completo daquele grandioso acervo.
Coisa completamente diferente dos outros estados brasileiros, cujos governadores e prefeitos se unem para engrandecer a capital do Estado.
Mas o que levaria a estes prefeitos ludovicenses a tomarem estas medidas descabidas e que vão de encontro a tudo que possa dizer de modernidade em gestão pública e, principalmente, o bem-estar da coletividade? A politicalha!!! Ela e o jogo pelo poder do Estado. Que se danasse São Luís, pois o seu povo é rebelde e não liga para melhorias.
Mas desde que vim morar aqui passei a observar que muita coisa vem mudando, pois a população dessa cidade já passa de 1 milhão de habitantes e desses 1 milhão muitos são de outros estados, que possuem outra cultura e sabe das responsabilidades direta de um prefeito.
Em minha opinião, o governo do Estado do Maranhão – independente do governador -, já mostraram todo o empenho e querer bem por São Luís, coisa bem diferente de seus prefeitos, que não fizeram nada, nadica de nada por essa cidade e ainda jogam suas péssimas gestões nas costas do governo do Estado. É mole?
Por último, o governo Castelo – no apagar das luzes do seu desgoverno -, resolveu fazer uma parceria com o governo do Estado na área de Saúde, haja vista que sua gestão tinha trucidado os dois Socorrões e demais unidades de saúde.
O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, colocou para funcionar todas as unidades hospitalares do município, isso dentro dos patrões exigidos pela OMS, numa semana, além de ter dado condições de trabalho ao SAMU.
Diante do exposto, verifica-se que a união entre Estado e Prefeitura – independente de interesses políticos -, é fundamental para dar qualidade de vida e bem-estar aos ludovicenses.
Seria providencial que tanto o prefeito Edivaldo Holanda Junior e seu grupo, quanto à governadora Roseana Sarney e seu grupo, sentassem e trabalhassem juntos por São Luís.
Que juntos recuperem o maior patrimônio dessa cidade: O Centro Histórico, que não é só dos ludovicenses, mas de toda humanidade.
Postado por Caio Hostilio em 06/jan/2013 - Sem Comentários
JB
Quase metade dos gastos do governo federal com cartões corporativos foram mantidos em sigilo em 2012, apesar da entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação, informa a edição deste domingo do jornal Estado de S.Paulo. A justificativa para a não divulgação dos dados é que as informações seriam estratégicas para a segurança da sociedade e do Estado brasileiro.
Até setembro – os dados do último trimestre ainda não foram compilados pela Controladoria-Geral da União (CGU) -, 46,2%, R$ 21,3 milhões, dos R$ 46,1 milhões gastos pelos mais de 13 mil cartões à disposição de órgãos do governo federal foram secretos. A maioria das transações foi efetuada pela Presidência da República, em que 95% das compras e saques são sigilosas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal. Segundo a legislação, os cartões corporativos, criados em 1998 durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, devem ser usados como exceção para suprir despesas excepcionais ou de pequeno vulto.
Postado por Caio Hostilio em 05/jan/2013 - 2 Comentários
Olha que o titular da pasta, o “comunista” Netinho teve as contas de campanha rejeitada e agora Haddad coloca como sua adjunta Matilde Ribeiro, ex-ministra de Lula, que fora demitida por uso irregular do cartão corporativo. Isso só vem mostrar que o Haddad não é hipócrita e assume o que faz. Contudo, o cara já mostrou que é bom em planejamento, organização e controle. Ele criou uma equipe para limpar todas as galerias de escoamento de água pluvial em São Paulo. O resultado foi extraordinário e povo ficou maravilhado com a ação do novo prefeito. Não adianta ter um santo do pau oco ao seu lado que não sabe de nada.
O jornal Folha de S.Paulo informou neste sábado que Matilde Ribeiro, ex-ministra da Igualdade Racial demitida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo uso irregular do cartão corporativo em um free shop, foi indicada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) para o cargo de secretária-adjunda de Netinho de Paula (PC do B) na prefeitura de São Paulo.
Netinho foi escolhido pelo prefeito Fernando Haddad (PT) para ocupar a secretaria da Promoção da Igualdade Racial. Matilde era suplente dele na candidatura dele ao Senado em 2010.
Postado por Caio Hostilio em 05/jan/2013 - 7 Comentários
Desde que o Edivaldo Holanda Junior foi eleito prefeito de São Luís, que venho fazendo o questionamento crítico sobre a montagem de sua equipe de governo, principalmente da espinha dorsal, cujos problemas seriam grandes e que precisariam de planejamentos desde então.
Mas não!!! Tanto os aliados do prefeito quanto a mídia estavam preocupados era se o escolhido seria alguém “SANTO”, como se houvesse entre os seres humanos alguém com as características exigidas. Em administração existe uma coisa chamada controle e como é fácil montar fluxogramas onde posso saber tudo que vem ocorrendo em minha volta.
Mesmo assim continue a cobrar a montagem ao menos da espinha dorsal e que esquecesse esse papo de comissão de transição, haja vista que isso não traz sequer uma informação precisa, tal como disse aqui. Os resultados estão aí.
Chamei a atenção para o Urbanismo de uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes e uma quantidade imensa de automóveis, ônibus e motos, cuja engenharia de transito dessa cidade é péssima e poderia trazer transtornos se não houvesse um planejamento prévio.
Ao retornar de Brasília, no dia 29 de dezembro de 2012, vi de imediato que haveria problemas sérios nessa cidade e postei aqui “A SMTT já fechou as portas?”, pois as barreiras eletrônicas e vários sinais já não funcionavam mais.
Não interessa se a secretária responsável é filha do dono do sindicado dos donos de transportes urbanos; se é dona de empresa, se é filha do irmão do presidente da Mercedes Bens!!! Que diria o grandioso Ford: “Eu quero é o melhor. Não me interessa quem ele seja, pois eu tenho o controle”.
Ora bolas!!! Do que me serve um “SANTO” se ele não me resolve o problema? Se não consegue dirimir as dificuldades encontradas com ações paliativas? Não aceito desculpas esfarrapadas!!!
É inadmissível o congestionamento gigantesco – em pleno sábado, às 13h – na Forquilha em todos os sentidos. Quem via da COHAB, vinha do Anil, vinha do Maiobão e principalmente do São Cristóvão.
As barreiras eletrônicas davam tranqüilidade aos pedestres, isso em lugares perigosos, como a Curva do 90, que por sua vez o sinal não funciona.
Porra!!! Se não estão funcionando as barreiras e os sinais, por que não colocaram ainda os agentes de transito nesses locais mais cruciais da cidade? Dando a eles um cronometro e estipulando o tempo iguais as dos sinais? Ou isso não dá para fazer?
Se não consegue, então coloca o cargo a disposição do prefeito!!!
Postado por Caio Hostilio em 05/jan/2013 - 1 Comentário
O que de fato foram feitos com os R$ 73,5 milhões, oriundos de um convênio com o governo do Estado – no apagar das luzes do governo Jackson Lago -, que tinha como OBJETIVO: A construção do elevado da Forquilha, do encontro das avenidas Daniel de La Touche com a dos Holandeses e aplicações asfalticas?
O resultado de tudo isso foi uma ratada tremenda da JUSTIÇA, haja vista que garantiu a permanência do dinheiro com a Prefeitura, sem que tenha cumprido o OBJETIVO do convênio, não apontando a aplicabilidade dos recursos e ainda deixar a divida para os contribuintes, haja vista que o município de São Luís terá a diminuição de seu ICMS em leves parcelas a perder de vista.
Por outro lado, a própria JUSTIÇA proibiu que a Assembléia Legislativa dessa continuidade a CPI para apurar o paradeiro dos recursos e sequer a CÂMARA DE VEREADORES DE SÃO LUÍS mostrou interesse em saber onde foram parar os R$ 73,5 milhões.
Diante de toda essa boa vontade, faço um questionamento ao atual prefeito, Edivaldo Holanda Junior: Vossa Excelência poderia mandar apurar onde foram aplicados esses R$ 73,5 milhões? Vossa Excelência sabe que o OBJETIVO do convênio não foi cumprido, deixando, com isso, claro que houve desvio de conduta e de improbidade administrativa, além de saber, também, da falta que faz esses dois elevados hoje para o fluxo do trânsito em São Luís. Com isso, não custa buscar essas informações ao contribuinte, que ficou a ver navios e ainda pagará a conta!!!
Postado por Caio Hostilio em 05/jan/2013 - 8 Comentários
Informações do blog do Vandoval Rodrigues
Quanto digo que no Maranhão são 218 gestores responsáveis por seus recursos e que tudo de ruim e, principalmente, pelos péssimos índices, só recai sobre um gestor, isso já condicionado pelos politiqueiros canalhas dessa terra, todos se calam por saber que essa é a verdade, isso independente de cores partidárias. Estão aí às provas das gestões corruptas em municípios que estavam sendo administrados pela “oposição” e apoiadas suas reeleições pelos falsos moralistas. Eis o Maranhão!!!
De acordo com os levantamentos feitos pela atual gestão, os cofres do município de Pinheiro foram saqueados no apagar nas luzes da gestão do ex-prefeito Zé Arlindo (PSB).
A irresponsabilidade desse ex-prefeito chega ao extremo do desrespeito com a coisa pública e uma afronta aos poderes constituídos. Foram feitos vários saques por empresas de amigos empresários, depósitos exorbitantes, sem nenhuma justificativa plausível, em contas de aliados políticos, além de saquear os cofres do município. Simplesmente um absurdo!!!
Segundo apurou Vandoval, No ultimo dia 02 a Empresa M. de Jesus Ribeiro (Gráfica Santo Inácio), recebeu em R$ 357.000,00 (trezentos e cinqüenta se sete mil reais). A transferência agendada dia 31/12/2012 dia do ultimo dia de mandato do ex-prefeito Zé Arlindo, extrato abaixo.
Para completar o descalabro e a malversação com o dinheiro público, foram depósitos nas contas do sogro e da esposa de Luciano Genésio, candidato a Vice na chapa do ex-prefeito derrotado nas urnas Zé Arlindo, e filho da secretária de saúde do Município Graça Mendes, a soma de R$123, 000,00 (cento e vinte e três Mil reais). Na conta de Talvane Ribeiro Hortega (sogro Luciano) o depósito no valor de R$67, 500,00(sessenta e sete Mil e quinhentos reais), transferência feita no ultimo dia 31/12/2012, Thaiza de Aguiar Hortega (esposa Luciano Genésio) depósito em sua conta no valor de R$55.500,00 (cinqüenta e cinco mil e quinhentos reais), também no ultimo dia 31/12/2012.
Como querem um Maranhão com índices melhores? Se os politiqueiros apóiam esse tipo de canalhice com verbas públicas? Será possível que os maranhenses não vêem que os bilhões e bilhões que são destinados aos 217 municípios desse estado se estivessem sendo aplicados corretamente, os índices estariam bem acima dos apresentados hoje? Ou acham que o gestor desses bilhões e bilhões e um só como quer fazer crer esse bando de politiqueiros safados?
Postado por Caio Hostilio em 05/jan/2013 - Sem Comentários
AdNews
No UFC 155, que aconteceu no último final de semana, o lutador brasileiro de MMA Junior Cigano perdeu o cinturão dos pesos pesados para o mexicano Cain Velasquez. Após a luta o rosto do brasileiro estava praticamente desfigurado pelos golpes do oponente, mas mesmo assim o atleta recebeu o maior cachê da noite, algo equivalente a US$ 400 mil de bolsa.
Cigano ficou apenas um ano com o título mais desejado no mundo das lutas, mas foi o suficiente para ganhar fama, status e fechar vários patrocínios e campanhas publicitárias, ainda mais depois de comentar lutas de companheiros ou ter seus confrontos transmitidos em rede nacional pela TV Globo.
Com grande apelo midiático e um trabalho de marketing cuidadoso por parte da organização do UFC, o MMA tem se popularizado com muita força no Brasil. A consequência disso é que os lutadores estão virando grandes garotos propagandas de marcas de toda a natureza, seguindo o exemplo do já consagrado Anderson Silva. Veja os patrocínios e campanhas que Cigano emplacou nos últimos meses:
TNT
“O Cigano é uma referência dentro e fora dos octógonos. Com essa parceria, vamos consolidar nossa força com o público jovem e praticante de esportes, além de ajudar a popularizar ainda mais o MMA no Brasil”, declarou Douglas Costa, diretor de mercado do grupo Petrópolis.
Corinthians
Da mesma forma que Anderson, Cigano participa de eventos e usa o distintivo do clube nas lutas pelo Ultimate, além de algumas ações de marketing que devem ser elaboradas pelo atleta.
Nike
“O Junior Cigano é um atleta de alto nível e contar com ele no time Nike é uma honra. Um atleta de ponta nunca está satisfeito, ele sempre quer mais: vitórias, títulos e produtos melhores. Essa é a energia que move a marca”, ressaltou o diretor de marketing da multinacional, Luís Alexandre.
Postado por Caio Hostilio em 04/jan/2013 - Sem Comentários
Agência Câmara
De autoria do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Projeto de Lei 4174/12 prevê as mesmas regras da legislação eleitoral vigente para as eleições de integrantes de todos os órgãos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Com isso, passa a valer também para esses pleitos, por exemplo, as determinações da chamada Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10).
A legislação prevê, entre outros aspectos, que são inelegíveis por oito anos candidatos com processo julgado procedente pela Justiça Eleitoral, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por abuso de poder econômico ou político.
Condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado, por crimes contra a economia popular, a administração pública ou o meio ambiente, entre uma série de outras infrações também ficam inelegíveis por igual período.
O projeto também prevê que a eleição para a OAB estará sujeita à Lei Complementar 64/90 (Lei de Inelegibilidade).
Atualmente, o Estatuto da OAB (Lei 8.906/94) não impõe restrições a candidatos a seus órgãos. Na opinião de Cunha, no entanto, “por se tratar de entidade “sui generis”, com status de autarquia sob regime especial, o conselho deve obedecer, na eleição de seus membros, às mesmas restrições impostas ao Parlamento”.
Tramitação
O projeto tramita apensado ao PL 804/07, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que institui a eleição direta e o voto secreto para a Diretoria do Conselho Federal da OAB, com a participação de todos os advogados inscritos na Ordem. Junto com mais duas proposições, os projetos serão analisados pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Postado por Caio Hostilio em 04/jan/2013 - Sem Comentários
Objetivo é fortalecer e expandir os serviços públicos garantindo um atendimento de qualidade ao povo de Ribamar nestes próximos quatro anos. Prefeito será rigoroso na cobrança de resultados.
O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), implantou uma mini reforma administrativa que objetiva fortalecer e expandir os serviços públicos garantindo, desta forma, um atendimento de qualidade à população nestes próximos quatro anos. Cada uma das Secretarias Municipais terá que cumprir, já a partir deste mês, um plano de metas baseado nos compromissos firmados durante a campanha eleitoral e que será acompanhado e cobrado mensalmente por Cutrim.
“A reorganização administrativa visa aperfeiçoar, cada vez mais, a prestação dos serviços fazendo com que o município continue crescendo e se desenvolvendo. Trabalharemos muito, com zelo e transparência, objetivando levar para todos os cantos da cidade as políticas públicas necessárias. E iremos cobrar de cada um dos secretários”, afirmou Gil Cutrim, que apresentou os detalhes da reforma – resultado de um projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, aprovado unanimemente pela Câmara de Vereadores na sua última sessão plenária, realizada mês passado – durante cerimônia promovida nesta sexta-feira (04).
Na oportunidade, Cutrim, que estava acompanhado do seu vice-prefeito, Eudes Sampaio (PT do B) e de vários vereadores, dentre eles o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, Beto das Vilas (PMDB), empossou o seu secretariado, cuja composição sofreu poucas alterações em relação ao mandato anterior.
A reforma não alterou a quantidade de Secretarias Municipais (permanecem sendo 13) e determinou as seguintes novidades: a Secretaria Municipal de Turismo foi fundida com a Secretaria Municipal de Cultura, formando a nova Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SEMTUC). O Esporte e Lazer foram integrados à pasta da Juventude, que originou a nova Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Foi criada a Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Política, que tem como tarefa principal prestar assessoramento ao prefeito no que tange ao relacionamento com a classe política e demais segmentos ligados ao setor.
No chamado segundo escalão do governo, as novidades ficam por conta das criações da Central de Compras e da Assessoria de Planejamento e Gestão de Metas, ambas ligadas a Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF). A primeira terá a missão de gerenciar, organizar e controlar todas as solicitações de compras de materiais e de prestações de serviços das Secretarias Municipais, objetivando a padronização e otimização dos recursos públicos. A segunda acompanhará o desempenho de cada uma das Secretarias com o objetivo de verificar se as mesmas estão atingindo os resultados estabelecidos e repassá-los mensalmente ao prefeito.
Secretariado – Poucas foram as mudanças na composição do secretariado da administração Gil Cutrim para o quadriênio 2013/16. O ex-secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Rodrigo Valente, comandará a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) com o desafio de expandir a oferta de serviço e descentralizá-lo cada vez mais. Ele terá como adjuntas Maria Cristina Moreira Lima (planejamento) e Maria de Fátima Moura (área financeira).
No lugar de Valente na SEMPAF assumiu o contador Raul Victor Neves, ex-controlador geral do município, que terá como adjunto o advogado Aurino Rocha da Luz.
Edson Calixto (titular) e Paulo Leite (adjunto) comandarão a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura. A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer tem como secretários Nelson Weber (titular) e Paulo César (adjunto).
A Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Política terá como titular o ex vice-prefeito Ribamar Dourado e a Secretaria Municipal de Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social (SEMTRANS) estará sob a responsabilidade do coronel reformado da PM, Iratan Barbosa.
As demais Secretarias Municipais continuam com os seus respectivos titulares e adjuntos.
Secretarias Municipais e setores auxiliares criados: Secretaria Municipal de Turismo e Cultura; Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer; Secretaria Municipal Extraordinária de Articulação Política; Central de Compras; Assessoria de Planejamento e Gestão de Metas.
Secretariado: Governo – Fredson Froz (titular) e Benilce Gisele Santos Pereira (adjunta); Planejamento, Administração e Finanças – Raul Victor Neves (titular) e Aurino Rocha da Luz (adjunto); Obras, Urbanismo e Habitação – Antonio José Garrido Costa (titular) e José Raimundo Frazão Ribeiro (adjunto); Educação – Carla Veras Bezerra Galvão (titular) e Joana Marques (adjunta); Saúde – Rodrigo Valente (titular), Maria Cristina Moreira Lima e Mária de Fátima Moura (adjuntas); Receita, Urbanismo e Patrimônio Público Imobiliário – Gilvan Fernandes (titular) e Leonardo Oliveira (adjunto); Turismo e Cultura – Edson Calixto (titular) e Paulo Leite (adjunto); Juventude, Esporte e Lazer – Nelson Weber (titular) e Paulo César Pacheco (adjunto); Articulação Política – Ribamar Dourado; Meio Ambiente – Isaac Buarque de Holanda (titular) e Maria Madalena dos Santos Paiva (adjunta); Transporte Coletivo, Trânsito e Defesa Social – Iratan Barbosa e adjunto a ser definido; Assistência Social, Trabalho e Renda – Sônia Menezes (titular) e Jocélia Frazão (adjunta); Agricultura, Pesca e Abastecimento – Pedro Oscar de Melo Pereira (titular) e Arlan Menezes (adjunto). Central de Compras – Silvio Danielo; Assessoria de Planejamento e Gestão de Metas – José Ribamar Soares Froés Filho.