Arraial da Inclusão, promovido por Neto e Thay Evangelista, celebra a cultura e a acessibilidade

Postado por Caio Hostilio em 25/jun/2026 - Sem Comentários

O Sesc Olho d’Água foi palco, no domingo (21), de mais uma edição do Arraial da Inclusão, evento idealizado pelo deputado estadual Neto Evangelista (MDB) e pela vereadora Thay Evangelista (Republicanos), com apoio do Governo do Estado, Assembleia Legislativa do Maranhão e diversas instituições parceiras. Em sua quarta edição, o arraial reuniu famílias e pessoas com e sem deficiência em uma grande celebração marcada pela cultura popular, acessibilidade e inclusão.

A programação contou com apresentações de Augusto Neto, Boi de Axixá, Bumbneto2arraialarra-Boi Mimoso da APAE e do Cacuriá Assa Cana, levando ao público o melhor das tradições juninas maranhenses em um ambiente pensado para acolher todos os públicos.

Durante o evento, Neto Evangelista destacou que a proposta do arraial vai além da acessibilidade e busca promover a convivência entre todas as pessoas. Ele é feito para a inclusão das pessoas com deficiência e das pessoas sem deficiência. Uma pessoa me perguntou no Instagram se poderia participar mesmo sem ter um filho com deficiência. Eu respondi que não só podia, como deveria levar seus filhos. As crianças estão em formação intelectual e emocional e precisam aprender sobre empatia e respeito às diferenças”, afirmou o parlamentar.

Além das atrações culturais, o evento disponibilizou piso modular para cadeirantes, intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores para pessoas com hipersensibilidade sonora e espaços sensorial e psicomotor, garantindo conforto, segurança e participação plena dos visitantes.

Arraial da Inclusão contou com total estrutura para garantir acessibilidade e inclusão às famílias e pessoas com e sem deficiência

Elogios à estrutura

A estrutura inclusiva foi elogiada pelo público presente. Participando do evento pelo quarto ano consecutivo, Marta de Sousa destacou os diferenciais do arraial. “É um arraial que tem o seu diferencial. O diferencial está no piso, no acesso e na acessibilidade. Temos intérpretes de Libras, audiodescrição, abafadores para as crianças e toda uma estrutura pensada para acolher. É um local totalmente inclusivo”, ressaltou.

O presidente da Comissão de Direitos das Pessoas Autistas da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB-MA), Wellington Beckman, também participou da festa e destacou a importância da iniciativa para as famílias atípicas. “Como pai atípico, é uma satisfação e uma felicidade muito grande participar desse evento. Agradeço em nome do meu filho, Davi, e da minha esposa, Ediane, por essa festa maravilhosa. É uma iniciativa que melhora a cada ano e faz a diferença na vida de muitas famílias”, afirmou.

Entre os participantes que visitaram o arraial pela primeira vez, o sentimento foi de reconhecimento pela importância da iniciativa. “Achei muito interessante, importante e necessário para a nossa sociedade”, comentou Carla Silveira.

Uma mãe que participou pela segunda vez destacou o impacto positivo do evento para as crianças e seus familiares. “É um evento que faz a gente ficar mais tranquilo. Nosso filho fica mais à vontade e nós também. É uma oportunidade de participar e proporcionar a ele um ambiente preparado para acolhê-lo, onde ele pode ficar livre e feliz”, relatou Silvana Amaral.

Medalha

Ao final da programação, os participantes receberam a tradicional medalha “Eu Fui”, símbolo do compromisso do Arraial da Inclusão com a construção de uma sociedade mais acessível, acolhedora e respeitosa.

Consolidado como uma das iniciativas mais importantes do calendário junino inclusivo do Maranhão, o Arraial da Inclusão reforçou, mais uma vez, que cultura, diversão e cidadania podem caminhar juntas, promovendo encontros, fortalecendo vínculos e ampliando a conscientização sobre a importância da inclusão.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos