Edivaldo paga segunda parcela do 13º na sexta-feira (18) e anuncia que salário de dezembro será pago ainda dentro do mês

Publicado em   17/dez/2020
por  Caio Hostilio

O prefeito Edivaldo Holanda Junior anunciou em suas redes sociais o pagamento da segunda parcela do 13º salário para amanhã, sexta-feira (18), e que o pagamento do salário referente ao mês de dezembro ocorrerá ainda neste mês. Com isso ele encerrará sua gestão tendo pagado sempre em dias todos os vencimentos dos servidores municipais.

“Encerro a gestão com o sentimento do dever cumprido. Além dos muitos avanços da cidade, realizamos o pagamento mensal da folha em dia, muitas vezes antecipando o calendário, e pagando ano a ano o 13° salário”, afirmou o prefeito de São Luís.

O pagamento sempre em dias dos vencimentos do funcionalismo municipal foi uma das principais marcas de Edivaldo, que pagou ainda uma folha a mais, pois quando assumiu a Prefeitura em janeiro de 2013 o salário do funcionalismo estava em atraso.

Com todo o seu empenho político e administrativo Edivaldo disciplinou o funcionamento da máquina e equilibrou as finanças, podendo honrar todos os compromissos financeiros com os servidores.

Com isso os servidores encerram mais um ano com dinheiro em mãos para honrar seus compromissos financeiros e planejar seu início de 2021.

A notícia é boa também para o comércio já que com isso o prefeito Edivaldo injeta recursos na economia da cidade neste fim de ano, período em que o comércio espera vender mais para compensar as perdas econômicas causadas pela pandemia da Covid-19.

  Publicado em: Política

‘Gedema Solidário’ entrega brinquedos e cestas a famílias carentes da Vila Riod

Publicado em   17/dez/2020
por  Caio Hostilio

Ana Paula Lobato com crianças que receberam brinquedos durante a ação

O Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema) doou, na tarde desta quarta-feira (16), brinquedos e cestas básicas a famílias carentes da Vila Riod, em São Luís. A ação integra o projeto ‘Gedema Solidário’, que ajuda pessoas em situação de vulnerabilidade social não apenas no período natalino, mas o ano inteiro.

Presidente do Gedema entrega cesta básica a família da Vila Riod

Presidente do Gedema entrega cesta básica a família da Vila Riod

A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, participou do ato de entrega dos donativos, que contou com a mobilização de toda a equipe da instituição. “Meu coração se enche de alegria ao ver essas crianças e suas famílias com um sorriso estampado no rosto, ao receberem os brinquedos e as cestas básicas”, disse.

Além de brinquedos, Ana Paula Lobato levou também um pouco de carinho às crianças da Vila Riod

Além de brinquedos, Ana Paula Lobato levou também um pouco de carinho às crianças da Vila Riod

Além de fazer as doações, Ana Paula Lobato conversou com moradores e interagiu com as crianças beneficiadas pela iniciativa. “Com esta ação, levamos amor e esperança a comunidades carentes de São Luís. É um pequeno gesto, mas que faz uma grande diferença para estas pessoas, principalmente nesta época do ano”, completou.

Para Ana Lídia, uma das beneficiadas, fica o sentimento de gratidão. “Agradeço ao Gedema por proporcionar essa felicidade às nossas famílias. É um gesto muito carinhoso que ficará gravado na nossa memória”, disse.

As crianças não conseguiam esconder a felicidade ao receberem os brinquedos. Pedro Henrique e mais quatro irmãos foram alguns dos contemplados. “Eu e meus irmãos ficamos muito felizes em ganhar esses presentes de natal”, afirmou Pedro.

Crianças exibem brinquedos que receberam das mãos da presidente do Gedema

Crianças exibem brinquedos que receberam das mãos da presidente do Gedema

  Publicado em: Política

Prefeito Edivaldo entrega escola e obras de urbanização no bairro Jaracati

Publicado em   17/dez/2020
por  Caio Hostilio

A U.E.B Pedro Marcosini Bertol integra o conjunto de obras que estão sendo executadas pela gestão do prefeito Edivaldo na rede municipal de educação visando garantir melhor infraestrutura para professores e alunos; o bairro também recebeu obra de pavimentação, drenagem e reforma da Praça Jaracati

O prefeito Edivaldo Holanda Junior entregou, na noite de terça-feira (15), no bairro Jaracati, as obras de reforma da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Pedro Marcosini Bertol, realizada por meio do programa Educar Mais e obras de drenagem profunda, asfaltamento de vias e a Praça do Jaracati, estas executadas por meio do programa São Luís em Obras. As obras de urbanização colocam no passado os alagamentos e a falta de infraestrutura que dão vez, a partir de agora, a um cotidiano com mais qualidade de vida. Estudantes e professores também passam a contar com uma escola com infraestrutura necessária para garantir ensino e aprendizagem de qualidade. Até o fim do ano, o prefeito Edivaldo irá entregar outras unidades de ensino que estão sendo totalmente reformadas dentro do conjunto de intervenções realizadas na rede municipal de ensino.

“Estamos entregando um conjunto de obras e atendendo a uma demanda histórica dos moradores do bairro Jaracati. Por muitos anos as famílias que residem na região esperaram que o poder público fizesse uma obra que evitasse os frequentes alagamentos durante o período chuvoso, bem como devolvesse estrutura à praça do bairro e trouxesse pavimentação para as vias, e tudo isso estamos proporcionando hoje. Ainda no bairro, estamos entregando as obras de reforma da UEB Marcosini Bertol, que foi totalmente reformada. O trabalho incluiu recuperação do telhado, da rede hidráulica, pintura completa e aquisição de novas mobílias. Tudo o que foi feito no bairro teve por objetivo proporcionar mais qualidade de vida aos moradores”, destacou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e do vice-prefeito, Julio Pinheiro.

Também estiveram presentes nas entregas os secretários de Educação, José Cursino Raposo, de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, e de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Émerson Macêdo, o secretário de estado da Segurança Pública, Jeferson Portela e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Maranhão, cel. Célio Roberto Pinto de Araújo.

A U.E.B Pedro Marconsini Bertol, com capacidade para cerca de 300 alunos, atende estudantes da Educação Infantil (da creche ao infantil 2) e do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano). Nela, foram feitos reparos na cobertura e colocação de novo forro. A laje passou por impermeabilização e estrutura da caixa d’água foi recuperada. Também foi feita a revisão geral da rede elétrica, hidráulica e sanitária. Para mais segurança, portas e janelas também foram trocadas. Além disso, a escola recebeu pintura completa e o portão principal foi recuperado.

“A reforma realizada na escola é a afirmação de um padrão de educação que a administração do prefeito Edivaldo adotou. Agora, está uma escola mais bonita. Mas, além deste padrão estrutural, também temos trabalhado para um ensino de qualidade, um magistério permanentemente reciclado, atualizado e bem focado. Estamos muito felizes por esse dia tão importante que é estar devolvendo para mais uma comunidade uma escola dentro desse padrão de qualidade que é uma maneira de formar o capital humano que a cidade de São Luís vai precisar para o seu desenvolvimento”, destacou o titular da Semed, José Cursino Raposo.

A unidade de ensino conta com oito salas de aulas, sala de recurso, sala de professor, secretaria, sala de direção e coordenação, almoxarifado, refeitório, cozinha, pátio, banheiro infantil e para adulto. A equipe de profissionais é formada por gestores e coordenadores da educação infantil e fundamental, professores, secretária, cuidador, apoio pedagógicos, porteiros e vigias.

Com a reforma a escola recebeu novo mobiliário, jogos de mesas e cadeira, jogos de refeitório para Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, além de novos aparelhos de Smart TV, caixa de som e data show.

URBANIZAÇÃO

Dentre as ações estruturantes executadas no bairro e entregues na noite desta terça-feira está a implantação de uma rede de drenagem profunda, com mais de 360 metros de extensão que, a partir do próximo período chuvoso, vai garantir que os moradores se sintam mais seguros, uma vez que a água da chuva não vai mais alagar a região e causar prejuízos domésticos como antigamente. Paralelo às obras de drenagem, o prefeito Edivaldo também realizou investimento importante para garantir nova pavimentação em diversas ruas. Todo o entorno da praça, por exemplo, recebeu asfalto novo, melhorando a mobilidade de motoristas e pedestres que trafegam pela área interna do bairro.

“Por determinação do prefeito Edivaldo e com recursos do São Luís em Obras realizamos serviços estruturantes para melhorar a vida do morador do Jaracati. Antes de toda a urbanização dessa região central do bairro, realizamos a implantação de uma rede de drenagem que vai possibilitar o lançamento de todo o volume pluvial, que ficava acumulado e invadia as casas, para o afluente do Rio Anil. Concluída essa fase, realizamos uma intervenção para reconstrução da praça, que estava totalmente deteriorada e, em seguida, realizamos a pavimentação de todo o entorno, dando uma cara nova para o bairro”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

MAIS LAZER

Alegria para os moradores do bairro, a Praça do Jaracati não recebia serviços de manutenção desde sua inauguração, em 2003, o que fez com que a estrutura do espaço ficasse totalmente comprometida e sem condições de uso pelos moradores. Ou seja, que deveria ser uma área de lazer havia se tornado um problema para a população. Porém, agora, esses problemas ficaram no passado já que a população ganhou uma praça totalmente renovada, com novas fundações em um espaço de 3.600 metros quadrados.

A nova Praça do Jaracati teve o antigo piso de bloquetes substituído por concreto. Também foi instalado novo mobiliário urbano (bancos e lixeiras), academia ao ar livre para que a população possa cuidar da saúde e as crianças ganharam um playground com balanço e amarelinha, dentre outros equipamentos que vão contribuir para a infância que os pais não tiveram, muitos deles tendo chegado ao bairro ainda pequenos também. O quiosque da praça também passou por reforma e agora conta com estrutura moderna que vai possibilitar um lazer completo, além de ajudar no empreendedorismo da região.

O projeto incluiu da nova praça, ainda, paisagismo e iluminação moderna, mais eficiente e econômica, em LED. Toda o espaço foi adaptado para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência; há rampas de acesso para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida e piso tátil, para deficientes visuais. As obras contemplam, também, a recuperação da quadra poliesportiva existente (conjunto de futebol e basquete, pintura e alambrado) e a implantação de mesas com tabuleiro de dama e xadrez, para mais entretenimento durante convivência entre os moradores.

APROVAÇÃO

As ações desempenharas pela Prefeitura de São Luís no bairro Jaracati também deixaram os moradores muito felizes. De acordo com a microempreendedora Maria de Lourdes Sousa, de 57 anos, agora a comunidade vai dispor de mais lazer e qualidade de vida. “Nem em sonho a gente imaginava que fosse ter uma praça tão bonita assim. E não foi só a praça, também foram instaladas tubulações que vão livrar os moradores dos constantes alagamentos durante as chuvas e isso é muito gratificante para todos nós. Estamos muito felizes e agradecidos pelo prefeito Edivaldo ter olhado para o nosso bairro”, pontuou.

Outra moradora, a aposentada Izídia Sodré, de 64 anos, destacou a importância do conjunto de obras inaugurado pela prefeito Edivaldo na noite desta terça. “Ficou tudo muito bonito. A reforma dessa praça era um sonho para todos nós moradores. Também foram as asfaltadas as ruas e, antes disso, foi feita a drenagem que era um sonho para todos, principalmente para quem teve a casa alagada diversas vezes pela água da chuva, que sempre ficava acumulada aqui nessa área mais baixa. E para completar, ainda ganhamos uma escolinha novinha, o que não deixa de ser um incentivo para os alunos quererem crescer mais e mais”.

Já a dona de casa Ana Martins, de 38 anos, mãe de três meninos, disse estar muito alegre com o novo espaço de lazer do Jaracati, que vai proporcionar aos filhos a infância que ela, quando criança, não teve a oportunidade de ter. “Estou muito contente em ver que agora os meus filhos vão ter onde brincar, e numa estrutura com segurança. Quem é mãe sabe que isso aqui é um sonho, poder dar qualidade de vida para os filhos. Na verdade, isso aqui é a realização de um sonho que tive desde criança. Cheguei no bairro ainda pequena e não tinha onde brincar. Hoje meus filhos têm graças ao prefeito Edivaldo”, ressaltou.

  Publicado em: Política

Senado aprova LDO com meta de construção de dois hospitais de Amor no Maranhão

Publicado em   17/dez/2020
por  Caio Hostilio

O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021. Por meio de uma emenda apresentada pelo senador Weverton (PDT-MA) foi incluída a meta de construção de duas novas unidades do Hospital de Amor no Maranhão, uma em Pinheiro e outra em Bacabal.
Atualmente já há uma unidade em construção em Imperatriz com recursos viabilizados pelo senador, que atuará na prevenção ao câncer nos municípios da regional de saúde de Imperatriz.
“Conseguimos aprovar as metas e isso é um grande passo. Agora vamos correr atrás dos recursos para viabilizar as obras”, explicou Weverton. A LDO é uma lei que indica as possibilidades de gastos da União, mas não garante recursos.
Para o senador, a inclusão desses hospitais na LDO é uma esperança para a população da Baixada Maranhense e dos municípios próximos a Bacabal. “O Hospital de Amor salva milhares de vidas por ano ao realizar o trabalho de prevenção ao câncer, com realização de exames e pequenos procedimentos”, ressaltou o parlamentar.
O prefeito eleito de Pinheiro, Luciano Genésio, acompanhou a votação da LDO no Plenário do Senado e agradeceu o compromisso de Weverton com os municípios do Maranhão. “Hoje foi dado um passo importante. Tenho que agradecer o companheirismo e empenho do senador Weverton em ajudar a população da baixada maranhense”, declarou Luciano.

Weverton afirmou que a próxima etapa é garantir os recursos para a construção das duas unidades.

Agora, vamos correr atrás para viabilizar esse grande serviço de prevenção ao câncer para as duas regiões”, enfatizou Weverton. 

  Publicado em: Política

Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro.

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

Foram diplomados o prefeito eleito Rigo Teles, o vice-prefeito eleito Marcos da Unillar, os 17 vereadores eleitos e o primeiro suplente de cada partido.

Em cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira 16 de Dezembro, a 23ª Zona Eleitoral de Barra do Corda diplomou 34 candidatos eleitos e suplentes nas Eleições Municipais de 2020. Evento em que a Justiça Eleitoral habilita os candidatos eleitos aptos a tomar posse, a diplomação para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 18 1024x576 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

A solenidade ocorreu no Salão do Júri que fica localizado nas dependências do Fórum de Justiça da Comarca de Barra do Corda e foi presidida pelo juiz eleitoral Queiroga Filho.

Foram diplomados o prefeito eleito Rigo Alberto Telis de Sousa, o vice-prefeito eleito Marcos da Unillar, 17 vereadores eleitos e o primeiro suplente de cada partido.

Pela primeira vez na história, uma diplomação da Justiça eleitoral em Barra do Corda foi acompanhada ao vivo pela população através da internet. O Blog Minuto Barra fez a transmissão e a Tv Santa Clara retransmissão.

justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 19 1024x682 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

O juiz Queiroga Filho iniciou a entrega dos diplomas pelo cargo de vereador, todos os 17 eleitos estiveram presentes, além da maioria dos suplentes de cada partido.

Em seguida, abriu-se o momento para as falas de algumas das autoridades presentes, dentre as quais, alguns dos eleitos nas eleições 2020.

A vereadora eleita e diplomada Fátima Arruda discursou em nome dos demais vereadores. Em sua fala, ela agradeceu ao povo de Barra do Corda pela vitória de todos os eleitos. Fátima disse que a partir de agora o momento é de muito trabalha em favor da população. Emocionada, Fátima Arruda, que caminha para exercer o quinto mandato, disse a vida nos reserva momentos, e disse viver atualmente um grande momento em sua vida. Finalizou sua fala parabenizando o trabalho da justiça eleitoral, Ministério Público e parabenizou o prefeito eleito Rigo Teles.

O promotor eleitoral Guaracy Martins Figueiredo usou da palavra e parabenizou todos os eleitos. Destacou o trabalho equilibrado do juiz Queiroga Filho e desejou sucesso a todos os eleitos.

O prefeito diplomado Rigo Teles disse da alegria em receber mais um diploma da Justiça eleitoral e, dessa vez, para o cargo no executivo. Falou um pouco de sua história como deputado estadual ao longo de 22 anos, agradeceu a esposa Abigail, aos filhos, sua mãe dona Santinha, familiares e amigos. Rigo disse ainda que, caso seu pai estivesse vivo, Nenzin estaria bastante feliz. Rigo Teles parabenizou todos os vereadores eleitos e pediu harmonia entre os poderes.

justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 20 682x1024 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

O vice-prefeito diplomado Marcos da Unillar agradeceu por aquele momento. Disse que foi um longo caminho percorrido ao lado de Rigo para que possam juntos, realizar, um grande trabalho em favor do povo de Barra do Corda.

O juiz Queiroga Filho iniciou sua fala parabenizando todos os eleitos e destacou o trabalho da justiça eleitoral na condução do pleito eleitoral. O magistrado destacou também a segurança do sistema de votação e apuração no Brasil. Queiroga Filho disse que existem alguns poucos que ainda buscam desacreditar no sistema eleitoral Brasileiro, porém, segundo ele, são poucos que assim pensam. O juiz eleitoral disse que o pleito em Barra do Corda transcorreu com muita tranquilidade. Pediu aos diplomados que no momento em que assumirem seus cargos, trabalhem pelo bem do povo.

         justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 10 1024x682 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 11 1024x682 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

 justica eleitoral em barra do corda realiza cerimonia de diplomacao dos eleitos nas eleicoes de 15 de novembro 13 1024x682 - Justiça eleitoral em Barra do Corda realiza cerimônia de Diplomação dos eleitos nas eleições de 15 de novembro. - minuto barra

  Publicado em: Política

Assembleia aprova PEC das emendas impositivas em segundo turno

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

O Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (16), por unanimidade, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 006/2020, de autoria do presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB), e do deputado Dr. Yglésio (PROS), que cria as emendas parlamentares impositivas individuais, prevendo reserva orçamentária para seu cumprimento. A matéria segue para promulgação e já passa a valer na execução do Orçamento de 2021.

O chefe do Legislativo reforçou o momento histórico vivido pelo Parlamento maranhense com a aprovação da PEC das emendas impositivas, um tema permanente na Casa há algumas legislaturas. Depois de muito diálogo e entendimento entre todos os deputados, o texto final foi aprovado em segundo turno.

“A partir de agora, já compõe a Constituição Estadual a obrigatoriedade do pagamento das emendas parlamentares em um determinado percentual. Considero isso um grande momento para a Assembleia Legislativa do Maranhão porque os deputados terão esse instrumento mais eficiente previsto em nossa Constituição para poder, por meio das suas emendas parlamentares, ajudar a melhorar a vida dos maranhenses”, afirmou Othelino Neto.

Instrumento essencial para participar da elaboração do orçamento anual do Estado, a emenda parlamentar é o dispositivo por meio do qual os deputados procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, destinando recursos a determinadas obras, projetos ou instituições. Com a emenda impositiva, o Governo do Estado é obrigado a pagar e o deputado passa a ter maior autonomia para atender às demandas da população.

O deputado Yglésio, coautor do projeto, também comemorou a provação da PEC. “Após o primeiro turno da votação, já conseguimos para 2021, através de acordo com o Governo do Estado, uma ampliação de mais 10% no montante dos recursos a serem aplicados. E seguiremos firmes em busca de ampliação dos espaços do Parlamento Estadual na política maranhense”, completou o parlamentar.

Execução

A proposta também prevê a obrigatoriedade da execução orçamentária e financeira mínima da metade dos créditos constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA), destinados às emendas individuais, ressalvados os casos de impedimentos de ordem técnica, legal ou derivado de situações de calamidade pública.

  Publicado em: Política

Assistam ao vídeo!!! Bolsonaro é ovacionado por trabalhadores da CEAGESP… As pesquisas dos institutos jornalões vão a loucura!!!

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

O evento, que contou com a presença do presidente Jair Messias Bolsonaro, reinaugurou a torre de 52 metros que foi construída em 1964 e é considerada um símbolo marcante do entreposto, cuja área total é de 60 mil metros quadrados, localizado na Vila Leopoldina, uma região que teve alta valorização imobiliária nos últimos anos.

Durante o evento, uma multidão de trabalhadores do centro de abastecimento tomou conta das partes interna e externa da CEAGESP e aclamava o presidente ao som de “Mito, Mito, Mito”, apelido carinhoso dado pelo povo brasileiro, quando ainda era deputado federal pelo PSL e lutava, sozinho, contra pautas da bancada esquerdista na Câmara.

Jair Bolsonaro agradeceu a simpatia e a recepção acolhedora dos trabalhadores e disse:

“Em qualquer lugar que eu ande pelo Brasil, há uma enorme simpatia e afeição por parte do povo. Buscamos, desde o primeiro dia, fazer o melhor. E mais: governar pelo exemplo. Meus amigos, o Brasil tem tudo para ser uma grande nação. Depende de cada um de nós e tenho certeza, com o povo ao nosso lado, nós mudaremos o destino do Brasil”, esclarecendo que, num primeiro momento, tomou conta das questões maiores, vinculadas à Brasília e, posteriormente, “começamos a olhar o Brasil com um pouco mais de profundidade e chegamos aqui na CEAGESP.”

A receptividade muito positiva do povo foi em referência ao novo presidente, escolhido por Bolsonaro, para administrar o local e acabar com as máfias que exploravam os funcionários do centro de abastecimento de São Paulo. O coronel da reserva da PM-SP, Ricardo Mello Araújo, desmontou vários esquemas de corrupção que cobravam mensalidades, de R$ 60,00 a R$ 130,00, dos colaboradores da CEAGESP. O fim das taxas foi muito comemorado entre os prestadores de serviço e elogiado pelo presidente, durante o evento.

“O coronel chegou e já começou a tomar providências. Coisas que eram inimagináveis para nós. Por exemplo: cobrar de 4 mil carregadores, R$ 60,00 de cada um por mês (momento em que foi ovacionado). Para as pessoas humildes, isso faz falta. Isso é muito dinheiro. Isso dava o equivalente a R$ 240 mil por mês, não-contabilizados, que ia pro bolso de algum vagabundo que andava por aqui (seguem os aplausos). Deixo claro que nós estamos atrás desse vagabundo e vocês vão nos ajudar a identificá-lo”, disparou.

Em seguida, ele disse que outro “imposto” era cobrado das “cafezeiras”:

“Tínhamos também das cafezeiras, que eram cobrados R$ 130,00 por mês. É um crime cobrar de pessoas humildes seja o que for. Mas, cobrar R$ 130,00 é um absurdo”, lamentou, repudiando a ação.

“Isso já não existe mais porque o coronel Mello Araújo assumiu com carta-branca. Nenhum diretor foi indicação minha, nem de ninguém. Toda a CEAGESP é de responsabilidade dele e ele está trocando (toda a diretoria). Ou melhor: pediram pra sair. Ou muda de profissão ou muda de local, resolvendo ser vagabundo em outro lugar”, falou, completando que ainda existia uma outra taxa irregular denominada de “máfia dos caixotes”.

“Nós não compactuaremos com a corrupção. O meu governo está completando dois anos e nenhum ato de corrupção em nosso governo. Isso é obrigação da nossa parte, mas tomamos todas as medidas preventivas para que isso não aconteça”, sinalizou, explicando que a CEAGESP não será privatizada.

“Eu quero deixar bem claro pra vocês: enquanto eu for presidente da república, essa é a casa de vocês”.

“O que vocês precisarem, vocês serão atendidos, porque eu sou empregado de vocês. Pra mim, o que basta é a gratidão de vocês, sentimento de servir à pátria, e agir ao lado de pessoas honestas e trabalhadoras pra mudar o destino do Brasil”, concluiu, adiantando que outras decisões importantes ainda serão tomadas.

Veja o vídeo:

  Publicado em: Política

“Nós tiramos São Luís do atraso”, diz prefeito Edivaldo nas redes sociais

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

Por meio de suas redes sociais o prefeito Edivaldo Holanda Junior falou sobre a São Luís que seu sucessor receberá em 1º de janeiro de 2021.

“O próximo prefeito de São Luís receberá uma cidade equilibrada financeiramente, organizada e com muitas obras realizadas. Não resolvemos tudo. Nenhum gestor vai conseguir esgotar a demanda urbana, mas nós tiramos São Luís do atraso”, garantiu Edivaldo.

A fala de Edivaldo é balizada pelos investimentos que sua gestão vem fazendo desde 2013 por toda a cidade e que resolveram problemas históricos. Obras de drenagem há muito tempo aguardadas pela população finalmente foram realizadas como nos bairros Vila Apaco, Divinéia e na região do Santa Bárbara entre muitos outros, dando fim a alagamentos. O Aterro da Ribeira foi desativado e hoje São Luís é a capital do Nordeste com maior taxa de reciclagem.

O Centro de São Luís foi revitalizado e a cidade chega ao fim de 2020 com mais de 200 novas praças nos bairros. A zona rural recebeu o maior investimento em obras de infraestrutura da sua história, beneficiando mais de 30 bairros.

Unidades de saúde e escolas passaram por reformas estruturais e a rede de mercados da cidade recebe o maior volume de obras de reestruturação já executadas em São Luís.

A frota de ônibus foi renovada em 90% e diversos pontos de engarrafamento deixaram de existir com a execução de obras de intervenções viárias para melhorar o tráfego.

Ao final de 2020 Edivaldo deixa uma São Luís desenvolvida e com avanços que garantirão ao próximo prefeito condições bem mais confortáveis de governar.

  Publicado em: Política

Prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, parabeniza Rigo Teles pela vitória em Barra do Corda

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

Braide teve um encontro com Rigo Teles na Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta terça-feira, 15 de Dezembro.

Prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, parabeniza Rigo Teles pela vitória em Barra do Corda

O prefeito eleito de São Luís, Eduardo Braide, teve um encontro na manhã desta terça-feira, 15 de Dezembro, com o prefeito eleito de Barra do Corda, Rigo Teles.

Na oportunidade, Braide parabenizou Rigo Teles pela vitória esmagadora contra o grupo de Eric Costa em Barra do Corda.

Rigo Teles parabenizou Braide pela vitória em São Luís e desejou sucesso ao colega.

  Publicado em: Política

Com resgate histórico, livro “Othelino: um herói da imprensa livre” é lançado em São Luís

Publicado em   16/dez/2020
por  Caio Hostilio

Com um valioso resgate histórico sobre a vida de um dos mais expressivos e polêmicos  jornalistas do Maranhão, foi lançado, na noite de terça-feira (15), o livro “Othelino: um herói da imprensa livre” do escritor Manoel Santos Neto. A biografia conta com riqueza de detalhes toda a trajetória profissional de Othelino Nova Alves (1911-1967), que foi brutalmente assassinado, no final da década de 60, quando exercia o seu direito de liberdade de expressão e de imprensa.

O biografado é avô do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB). O lançamento do livro aconteceu no hall do Plenário Nagib Haickel, em um ato discreto para familiares e amigos, obedecendo às normas sanitárias por conta da pandemia da Covid-19.

Grande parte da família do biografado e do deputado Othelino Neto acompanhou a solenidade remotamente de diversos estados pelo aplicativo Zoom. 

O livro é um relato épico, como bem definiu o presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino, que conta tanto a história do seu avô, como contextualiza o momento político, social e, principalmente, o que era ser jornalista naquela época. Resgata também momentos angustiantes que a imprensa viveu no Brasil a partir de diversos regimes de exceção, como a ditadura do Estado Novo, quando Othelino Nova Alves foi vitimado. 

Em discurso emocionado, o presidente da Assembleia, que estava acompanhado de sua esposa, Ana Paula Lobato, destacou a importância do livro, que foi idealizado pelo seu pai, Othelino Filho, para a sua família e a imprensa maranhense. “Sinto-me muito emocionado e honrado pela oportunidade de prestigiar o lançamento do livro que conta a vida do meu avô, um homem que se dedicou à imprensa livre e à sua luta pela liberdade de expressão e de informar”, disse. 

Para Othelino, a obra é uma forma de resgatar não só a história de luta da vida do seu avô, mas, sobretudo, o que ele representa para a história da imprensa maranhense. “Portanto, considero este momento muito especial não só para nossa família, mas também para todos aqueles que militam no dia a dia da imprensa do Maranhão e do nosso país, fundamental para o equilíbrio da sociedade”, acrescentou.

Othelino Neto também agradeceu ao autor da obra por sua sensibilidade ao retratar a vida do saudoso Othelino Nova Alves. “Muito bom que o Manoelzinho tenha sido o jornalista responsável pela obra porque também é um homem do povo e que conhece a nossa realidade. É um homem, tal qual o meu avô, que, essencialmente, defendia as causas daqueles que mais precisavam e a combater as desigualdade e injustiças”, completou.

EXPOSIÇÃO

O lançamento do livro contou com uma exposição da memória fotográfica de Othelino Nova Alves, retratando momentos ao lado da família e de sua trajetória como um dos mais destacados jornalistas, advogados e ativistas políticos do Maranhão. Além de apreciar a exposição fotográfica, familiares e convidados assistiram, ainda, a uma reportagem especial produzida pela TV Assembleia, resumindo a história e a trajetória de Othelino Nova Alves.

LIBERDADE DE IMPRENSA

O jornalista Ademário Cavalcanti, acompanhado da filha, a promotora Lítia Cavalcanti, e outros jornalistas que atuaram na imprensa na década de 60, como Cunha Santos e José Salim, estiveram presentes na cerimônia. Também prestigiaram o evento o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Eduardo Nicolau, e o deputado federal Márcio Jerry, que também é jornalista.  

Cunha Santos, que prefaciou a obra – primeiro volume de uma série de 12 livros-reportagem, intitulada “Valha-me Deus! Notícias que não publiquei”, contendo 250 páginas, divididas em 28 capítulos -, disse que o livro revela o nível de perseguição que jornalistas têm sofrido a vida inteira. “Othelino Nova Alves foi escolhido como um dos mártires da imprensa no Maranhão. Essa obra é muito importante para que os maranhenses e as novas gerações de jornalistas tenham um exemplo claro do que é, de fato, o exercício dessa profissão e a luta pela liberdade de imprensa e de expressão”, assinalou o jornalista.

O radialista, jornalista e advogado, José Salim, lembra até hoje daquele 30 de setembro de 1967. Ele trabalhava à época em um periódico e foi um dos primeiros a chegar ao local do crime. Ele destacou a importância do registro para que não só a história de Othelino Nova Alves se perca, mas, também, da imprensa maranhense. “É um registro que se faz necessário até para dar exemplo aos jornalistas de hoje em termos de combatividade e investigação. O livro também busca concretizar o sonho do filho em ver a história do pai contada. Se vivo estivesse, tenho certeza de que estaria conosco celebrando a alegria de ver o legado de Othelino Nova Alves tornado pública”, completou.

O jornalista e deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) disse que todos aqueles que um dia militaram na imprensa ou na política do Maranhão já ouviram pronunciar o nome de Othelino Nova Alves como um exemplo de coragem e compromisso com a boa prática jornalística. “Ele tinha o destemor e a coragem de utilizar o jornalismo como uma trincheira para defender pontos de vista de uma maneira bastante democrática. Isso marcou a sua trajetória, de modo a escrever o seu nome no panteon da imprensa maranhense e, também, da política do nosso estado”, disse Jerry.

SOBRE O AUTOR

Para o autor da biografia, Manoel Santos Neto, contar a história de Othelino Nova Alves representa um marco para a história. “Fico feliz em poder contar e resgatar a história de vida de um homem que era impulsivo, porém firme na defesa de suas ideias e que fazia questão de combater as injustiças, a corrupção, o analfabetismo, a pobreza e os desmandos administrativos da época. É uma linda história que servirá de exemplo para a geração atual e futura de jornalistas que buscam informar com responsabilidade”, disse. 

Manoel Santos Neto é maranhense de São Luís. O jornalista, formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é também membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e trabalhou como repórter e redator em diversos jornais impressos. 

Foi chefe de Reportagem e editor de Política no jornal O Estado do Maranhão e integrou a equipe fundadora da Folha do Maranhão. Além disso, participou da equipe de redatores do Suplemento Cultural & Literário Guesa Errante, editado pelo Jornal Pequeno. Tem uma vasta obra no campo literário e histórico com quatro livros já lançados.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos