ENQUANTO MANDA PARA A PREFEITURA DE CAXIAS 17 MILHÕES DE REAIS DA SAÚDE EM SEIS MESES, FLÁVIO DINO, MESMO ACIONADO NA JUSTIÇA PELO MP, NEGA AO PEQUENO MUNICÍPIO DE BERNARDO DO MEARIM 100 MIL REAIS PARA O FUNCIONAMENTO DO HOSPITAL DE 20 LEITOS QUE GARANTIA ASSISTÊNCIA À SAÚDE DE QUALIDADE PARA OS SEUS HABITANTES.
RECURSOS DO ORÇAMENTO DA SES DEVERIAM ESTAR COMPROMETIDOS COM O PLENO FUNCIONAMENTO DA REDE DE HOSPITAIS E UPAS DO PROGRAMA SAÚDE É VIDA, INCLUINDO A ABERTURA DOS HOSPITAIS MACRORREGIONAIS DE SANTA INÊS, IMPERATRIZ, CAXIAS, PINHEIRO, CHAPADINHA E BALSAS, QUE DEIXAMOS PRATICAMENTE PRONTOS. RETIRAR RECURSOS DESSA FINALIDADE CAUSA O QUE ESTAMOS PRESENCIANDO: QUEDA NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO, SUCATEAMENTO DAS UNIDADES ESTADUAIS E O FECHAMENTO DOS HOSPITAIS MUNICIPAIS TÃO IMPORTANTES PARA A NOSSA GENTE QUE MORA NO INTERIOR DO MARANHÃO.
O GOVERNADOR TEM A SUA DISPOSIÇÃO RECURSOS DO TESOURO ESTADUAL PARA APOIAR OS MUNICÍPIOS, INCLUSIVE NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE, SEM COMPROMETER O ORÇAMENTO DA SES.
Oras bolas!!! Que justificativa o governo do Estado poderia dar sobre esse descaso com a coisa pública? Como pode um gestor deixar sucatear aparelhos fundamentais para a saúde da coletividade? Simplesmente irresponsabilidade com a coisa pública e o descaso total com o dinheiro do contribuinte, além do desrespeito com os enfermos que procuram essa unidade hospitalar. É como já disse aqui: Isso é uma burocracia burra e politiqueira!!! Está na hora do MPMA deixar de ser passivo com essa improbidade administrativa, cuja passividade é pelo fato de ter em Flávio Dino o eterno candidato, mesmo com todas as suas presepadas!!! É preciso dá um basta nisso…
Isso sim é passivo de uma CPI, assim como o abandono dos hospitais estaduais em detrimento de aliados, como já foram confirmados aqui repasses mirabolantes para prefeitos aliados, como o de Caxias, cujo tutor é o presidente da Assembléia Legislativa, Humberto Coutinho, que abocanhou R$ 5 milhões, e o prefeito de Tuntum, Tema, que não se importa com o Centro de Imagem, que só serve como nomeações de servidores fantasmas!!!
Essa ambulância do governo do estado, mostrada no vídeo, está sendo usada pra transporte de mecânico, quando deveria estar sendo usada de transporte de doentes.
A obra aonde a ambulância vem sendo usada irregularmente é no Maracanã, na construção do Morada do Sol.
Espera-se que o MPMA e os deputados realmente preocupados com a coisa pública tomem as providências cabíveis.
O povo não pode sofrer com a irresponsabilidade e a improbidade administrativa daqueles que sequer têm algum tipo de preocupação com a coletividade.
Estavam se sentindo os donos mundo!!! Passeiam tranquilamente dentro do ônibus e sequer se importunaram nas práticas violentas… Toda a ação criminosa durou 15 minutos. Reparem que dois bandidos se levantam e passam a praticar o assalto. Sem dificuldades, rendem o motorista. Agora, observem que um dos passageiros parte para reação e acaba sendo assassinado.
É preciso que o TRE e o Ministério Público Eleitoral verifiquem até que ponto essa ação do Prefeito Edivaldo Holanda Junior não está indo de encontro aos ditames da Lei Eleitoral, principalmente no que tange a necessidade de coibir propaganda eleitoral e/ou promoção pessoal em festas a serem realizadas, além da distribuição de alimentos. Vale ressaltar, ainda, que com essa ação pode está caracterizado o abuso de poder econômico e abuso de poder político. Seria providencial que esses órgãos dessem o parecer sobre esse assunto, para que esse tipo de ação da Prefeitura de São Luís possa ser praticada dentro da Lei.
Também pudera, trouxeram diversos policiais para São Luís, que não resolveu nada, nadica de nada, na capital, haja vista que a criminalidade só aumenta. Se não bastasse a falta de policiais nos municípios maranhenses, também as viaturas estão caindo aos pedaços por falta de manutenção!!! Veja essa matéria “O retrato da crise da segurança pública no interior do MA”, do Portal Coelho Neto, e mensure:
Recentemente moradores do município de Buriti/Ma foram às ruas cobrar mais segurança pública para aquela cidade, que atualmente assim como várias outras no estado vive em situação desumana, em virtude do aumento de ações violentas praticados por quadrilhas do crime organizado, hora com atuações em assaltos a banco, ou casas lotéricas, ou Agências dos Correios. Ou por indivíduos que aproveitam a fragilidades para cometimentos de pequenas ocorrências como roubos de motociclistas, entre outras.
Mais pelo visto o chefe da segurança pública do Maranhão parece não se preocupar com a grave situação, a imagem da VTR da ROTAM mostra as condições precárias das quais os policiais militares de Buriti se subi mentem para tentarem levar segurança os buritienses.
Os policiais realizavam rondas de rotina quando o pneu dianteiro do lado do motorista da viatura sacou, em pleno movimento, na Rua da Bandeira, pondo em risco justamente a vida daqueles que tem o dever de proteger o cidadão comum.
Projeto de Hildo Rocha institui normas para gravações de operação policiais
O deputado federal Hildo Rocha apresentou Projeto de Lei 2.416/2015 com o objetivo de coibir ocorrências semelhantes à que vitimou o mecânico Irialdo Batalha (34 anos), executado durante operação policial, na cidade de Vitória do Mearim, no dia 29 de maio deste ano. A norma, proposta pelo parlamentar, estabelece que todas as operações policiais serão obrigatoriamente gravadas individualmente por todos os participantes da ação. “As imagens serão preservadas por um período mínimo de seis meses e, com base na Lei de Acesso à Informação (12.527) poderão ser requisitadas por qualquer cidadão que manifeste interesse em obtê-las”, explicou Rocha. O parlamentar ressaltou que a norma servirá para preservar os bons policiais e dará mais segurança aos cidadãos e cidadãs, evitando que violações dos direitos humanos, como o caso Irialdo, voltem a acontecer com outros maranhenses. Caso Irialdo – Segundo informações divulgadas pelo Governo do Maranhão, Irialdo Batalha teria praticado assalto e, durante a perseguição, havia furado o bloqueio e, em seguida, abatido durante trocado tiros com os policiais. Porém, as investigações comprovaram que Irialdo não havia participado do suposto assalto e, embora tenha sido atingido, ainda respirava quando um vigilante particular, passando-se por policial, executou a vitima. O autor do crime ainda ajudou a colocar o corpo na viatura da polícia e saiu do local junto com os policiais envolvidos na operação. Filmagens esclarecedoras – Na tribuna da Câmara, o deputado ressaltou que o episódio só foi esclarecido porque diversas pessoas, que presenciaram a ação, filmaram a execução. “Irialdo Batalha foi assassinado pelas mãos do Estado. O governo, com base na ocorrência de Vitória do Mearim, deveria pelo menos ter editado um decreto proibindo a utilização de mão-de-obra terceirizada nas ações policiais externas e nas ações internas exclusivas de agentes policiais. Entretanto, Flávio Dino não tomou nenhuma atitude, nenhuma providência, para que casos semelhantes voltem a acontecer com outros maranhenses. Mas, eu, na condição de parlamentar, de representante do povo do meu Estado, estou tomando as providências. Peço o apoio dos nobres deputados e deputadas para a aprovação deste projeto”, enfatizou. Serviços terceirizados – Rocha voltou a criticar a falta de atitude do Governador Flávio Dino para impedir que pessoas alheias aos quadros das polícias continuem prestando serviços ao aparelho de segurança pública do Estado. “As atividades policiais são exclusivas do serviço público, não podem ser terceirizadas, somente pessoas habilitadas, treinadas e qualificadas podem participar”, argumentou o parlamentar.
Exposição homenageará carreira da cantora Carmem Miranda
Um passeio pela carreira de uma das maiores artistas do mundo e que elevou o nome do Brasil em outros países. É desta forma que o historiador e pesquisador ribamarense Antônio Miranda define a exposição “Carmem Miranda 60 Anos Depois”, que será aberta oficialmente na próxima terça-feira (04), às 18h, no Centro de Cultura e Turismo Alcione Ferreira, na sede do município de São José de Ribamar. A iniciativa conta com o apoio da administração do prefeito Gil Cutrim. Fã incondicional da artista, Miranda preparou um vasto acervo (24 bonecas em miniatura, turbantes, 14 filmes estrelados pela cantora nos Estados Unidos, 162 fotografias, documentário do último show realizado por Carmem em solo americano no ano de 1955, dentre outros) que estará à disposição do público até o dia 16 de agosto. A ideia de abrir a exposição no dia 04 de agosto, dia no qual a cantora completa 60 anos de falecida, também foi uma forma de homenagear a memória e o trabalho de Carmem. Esta não será a primeira vez que o historiador e pesquisador ribamarense realiza uma exposição em homenagem a Carmem Miranda. Em 2009, a trajetória de vida e a obra da cantora foram lembrados através da exposição “Os 100 Anos de Nascimento de Carmem Miranda”, que também esteve aberta ao público no Centro de Cultura de São José de Ribamar. “Na primeira exposição trabalhei mais aspectos relacionados a vida da Carmem. Abordei aspectos de sua carreira, mas o foco foi na sua trajetória como pessoa até se tornar uma grande estrela. Essa nova exposição está focada na carreira da artista”, explicou o historiador e pesquisador. A exposição “Carmem Miranda 60 Anos Depois” estará aberta ao público de segunda-feira a sábado no horário das 8h às 18h e no domingo das 8h às 13h.
Prefeitura realiza convocação de professores aprovados em concurso público
A Prefeitura de São José de Ribamar, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Administração e Finanças (SEMPAF), está realizando convocação de aprovados em concurso público para o cargo de professor. Estão sendo convocados candidatos aprovados para as disciplinas de Ciências, Educação Artística, Filosofia, Geografia, História, Inglês, Matemática e Língua Portuguesa. Os aprovados devem comparecer, já a partir desta quinta-feira (30), ao prédio da SEMPAF, localizado na área do santuário religioso da sede da cidade, munidos de documentação exigida no edital do certame. O horário de atendimento é das 15h às 17h. A lista dos convocados, assim como os documentos necessários, está disponível no seguinte link http://goo.gl/xngkyy
Dispensa de licitação gerou prejuízo de mais de 6,5 milhões aos cofres públicos
A Procuradoria da República no Município de Imperatriz (PRM/Imperatriz) propôs ação contra a secretária municipal de saúde e esposa do prefeito de Imperatriz, Conceição Maria Soares Madeira, o ex-secretário municipal de saúde, Mamede Vieira Magalhães, a Clínica Cirúrgica de Imperatriz LTDA. e seus sócios, Cloves Dias de Carvalho e Alisson Mota de Aguiar, por improbidade administrativa. Conceição Maria é secretária de saúde de Imperatriz desde 2010 e Mamede Magalhães foi secretário entre 2009 e 2010.
A investigação foi iniciada pelo Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) com o objetivo de apurar denúncias de que a Secretaria Municipal de Saúde de Imperatriz teria contratado a empresa Clínica Cirúrgica de Imperatriz LTDA. sem procedimentos licitatórios. Dessa forma, foi solicitada realização de auditoria ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus).
Em análise de documentação de 2009 a 2012, o Denasus confirmou a ausência de processo licitatório e indevida prorrogação de contratos, além de constatar que os dois sócios da empresa eram também diretores do Hospital Municipal de Imperatriz na época, o que fortalece o direcionamento da contratação. Segundo a Lei, servidores de órgão contratante são proibidos de participar de processos licitatórios.
De acordo com o MPF/MA, a prática de dispensa de licitação gerou grande prejuízo aos cofres públicos, além de graves danos morais à população da cidade de Imperatriz, que sofre constantemente com a má prestação de serviço público de saúde. O valor atualizado dos serviços realizados pela empresa Clínica Cirúrgica de Imperatriz LTDA. soma a quantia de R$ 6.554.314, 84.
Na ação, o MPF/MA pede, liminarmente, que cada denunciado responda individualmente, segundo a sua responsabilidade. Assim, requer a indisponibilidade de bens e o ressarcimento integral e atualizado aos cofres públicos por parte da secretária de saúde Conceição Maria Soares Madeira, do ex- secretário de saúde Mamede Vieira Magalhaes, da Clínica Cirúrgica de Imperatriz LTDA e ainda, dos sócios da empresa na época, Cloves Dias de Carvalho e Alisson Mota.
A deputada Andrea Murad comentou pela primeira vez em redes sociais sobre a candidatura do ex-secretário de saúde, Ricardo Murad, à Prefeitura de São Luís. Entusiasmada, a parlamentar disse que São Luís precisa de um “prefeito eficiente, que arregace as mangas, seja destemido, corajoso, sem medo de enfrentar desafios e que realmente trabalhe por São Luís”.
Em seu perfil na rede social, Andrea Murad também faz uma avaliação pertinente sobre o cenário de possíveis candidatos e criticou o governador Flávio Dino pela sua estratégia de levantar diversos palanques em 2016.
“Ricardo Murad é um candidato independente de apadrinhamentos, muito diferente do que tenta fazer o governador Flávio Dino que indiretamente dá apoio a vários candidatos em uma prova clara de que não pensa na cidade, mas sim em eleger alguém que ele possa controlar e também comandar a prefeitura de São Luis. Este já demonstrou desde 2012 que o seu ideal não é o povo, não é São Luís e muito menos o Maranhão, mas sim seu projeto de poder. O que é lamentável e se revelou uma decepção para o povo”, escreveu.
A deputada já alertou que pretende também arregaçar as mangas para ajudar o pai na candidatura.
“Ah meus amigos, se tudo der certo, nossa São Luís vai ser outra cidade a partir de 2017. Eu só tenho orgulho de estar ao lado desse grande político porque foi por vê-lo sonhar e acreditar que pode fazer muito para melhorar a vida das pessoas e se dedicar tanto, que eu desejei entrar na política. Vou começar a trabalhar desde já para ajudá-lo a vencer essas eleições. São Luís precisa de quem sabe fazer projetos acontecerem! Por que Ricardo? Pq Ricardo faz! Que venham as eleições de 2016!”
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio de nota vem esclarecer ao blog do Caio Hostilio que a viatura da Guarda Municipal que encontrava-se no estacionamento da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (28) ,estava sendo usada pelo próprio comandante da Guarda, Ivonaldo Mota que participava de uma reunião para tratar da criação de uma frente parlamentar em prol das Guardas Municipais do Maranhão. Vale ressaltar que o comandante estava em missão, representando a instituição no evento citado. Participaram da reunião o comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota, o deputado estadual Cabo Campos, o presidente do SIGMEMA, presidente do SINDGUARDA de São José de Ribamar, inspetora Roseane de Caxias e o professor João Alexandre, especialista em segurança pública e guardas municipais e ainda advogados e assessores.