O crime compensa??? Lua de mel de Carlinhos Cachoeira em resort baiano mobiliza os internautas

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

Amanda Almeida

carlinhosA lua de mel do bicheiro Carlinhos Cachoeira, condenado por formação de quadrilha e tráfico de influência na Operação Saint Michel e réu em outros três processos, ganhou as redes sociais ontem. Internautas interpretaram como um “escárnio” os momentos de diversão do contraventor, flagrado em fotos no sábado — publicadas na edição de ontem do Correio —, ao lado da mulher, Andressa Mendonça. Na Península de Maraú, no sul da Bahia, Cachoeira chegou a ser tratado como celebridade por turistas, que pediram para fotografar o protagonista da CPI frustrada no Congresso. Ele está proibido de deixar o país, mas pode se deslocar em território nacional, desde que comunique a Justiça.
Hospedado em um dos resorts mais luxuosos do país, o Kiaroa, ele visitou amigos, no sábado, em outra pousada da região. Por lá, tomou alguns drinques com os conhecidos e atendeu pedidos de fotos com Andressa. No resort, o casal está acomodado em um dos bangalôs, com direito a piscina privativa. As diárias custam entre R$ 1.250 e R$ 3.150. A administração do estabelecimento não informou a quantidade de diárias reservadas por Cachoeira. em 20 de novembro, com um habeas corpus da 5ª Vara Criminal da capital federal, o contraventor fez questão de cumprir a promessa, registrada em áudios da Polícia Federal, de se casar com Andressa ainda em 2012. Os dois fizeram uma cerimônia discreta, em Goiânia, que reuniu apenas amigos mais próximos e parentes. Ele beijou os pés da noiva em “agradecimento” pela companhia no “ano difícil”.

carlinhos1Investigado pelas operações Saint Michel e Monte Carlo, Cachoeira se tornou um dos alvos da CPI que levou seu nome no Congresso. Além de analisar o esquema de jogo ilegal, a comissão tinha o objetivo de desvendar as ligações de políticos, autoridades e empresários flagrados em conversas com Cachoeira, como o ex-senador Demóstenes Torres, diretores da Delta e o governador de Goiás, Marconi Perillo. O grupo, no entanto, concluiu os trabalhos com um relatório de uma lauda e meia, que não pedia o indiciamento de ninguém.

carlinhos2Em um dos processos em que é réu, um desdobramento da Operação Saint Michel, que trata de máquinas estrangeiras, Cachoeira foi proibido pela Justiça de deixar o país e exigiu que saídas de Goiânia fossem comunicadas, o que, segundo o advogado Antônio Nabor Bulhões, que o defende, “tem sido feito rigorosamente”

  Publicado em: Governo

SSP vai reforçar patrulhamento em áreas próximas de escolas municipais

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

Foto 1 - patrulhamento[1]O patrulhamento de toda a região em torno das escolas municipais de São Luis será reforçado para garantir a segurança tanto de alunos como do patrimônio de cada unidade escolar. A medida foi anunciada durante uma reunião entre o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluisio Mendes e o secretário municipal de Educação, Allan Kardec Barros, realizada, na manhã desta segunda-feira (7), na sede do órgão na Vila Palmeira, em São Luís. Presentes, ainda, a delegada geral de Polícia Civil, Maria Cristina Resende, e o superintendente da área de Segurança da Semed, Carlos Pacheco.

Foto 3 - patrulhamento[1]Além do patrulhamento ficou acordado, que o Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape), da Polícia Militar, passará a atender as escolas municipais. O grupo atende atualmente apenas escolas estaduais. O Geape desenvolve ações preventivas nas escolas com palestras sobre drogas, álcool, entre outras temáticas, além de realizar periodicamente com viaturas, rondas nas portas das escolas. As novas rondas serão definidas a partir da listagem contendo a localização e o bairro de cada escola. A Semed ficou de enviar o material até esta quarta-feira (9).

 “Estamos traçando estratégias conjuntas para que possamos inibir este tipo de prática aqui em São Luís. Já determinei que a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Metropolitano, intensifique com rondas e ações policiais em toda a área das escolas. Além destas ações, vamos redefinir um roteiro que cada viatura do Geape deve seguir. Tudo isso para atender todas as escolas municipais”, garantiu Aluisio Mendes.

Paralelo as ações de patrulhamento, o secretário de segurança determinou que todos as ocorrências que tratam de arrombamentos e assaltos nas unidades escolares do município abertos em várias delegacias da Região Metropolitana sejam reunidos em apenas um inquérito. As investigações estão sob a coordenação da delegada geral.

“Um grupo de investigadores da Polícia Civil já está trabalhando no levantamento de informações que contribuam para a identificação dos autores. Queremos descobrir se essas ações são isoladas ou se existi um único que se ramificou e está cometendo os arrombamentos”, contou a delegada Maria Cristina.

Videomonitoramento

Durante a reunião, o secretário de segurança falou a necessidade da instalação de câmeras de videomonitoramento no entorno das escolas municipais. Aluisio Mendes apresentou o projeto do videomonitoramento de São Luís que está em funcionamento desde setembro de 2012. Na ocasião, o secretário-adjunto Laercio Costa (Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP) apresentou a Central de Controle e Videomonitoramento da Região Metropolitana que está instalado no Centro de Operações de Segurança (Ciops) ao secretário municipal de EducaçãoAllan Kardec ficou de levar para a apreciação do prefeito de São Luis a sugestão da instalação das câmeras.

“Vamos comunicar o prefeito e juntos analisarmos a idéia. Esse encontro foi positivo porque estamos tendo a certeza que vamos com ações conjuntas diminuir estes atos de vandalismo aqui em São Luís”, salientou o secretário municipal.

  Publicado em: Governo

Atenção, senhores pais!!! IBEDEC alerta sobre compra de material escolar e sobre abusos na lista de material escolar‏

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

indeb

  Publicado em: Governo

Compra Local de Ribamar é um dos três melhores do Brasil, aponta MDS

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

Experiência exitosa do município de São José de Ribamar será apresentada pelo prefeito Gil Cutrim durante encontro de gestores que será promovido, ainda este mês, pelo Ministério do Desenvolvimento Social em Brasília.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO município de São José de Ribamar voltou a ser destaque no cenário nacional da administração pública. O Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) executado pelo governo do prefeito Gil Cutrim (PMDB), também conhecido como Compra Local, foi indicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) como sendo um dos três melhores do Brasil.

AGRICUL (2)[1]A informação foi confirmada pela coordenadora geral de Sistemas Locais de Abastecimento Alimentar do Ministério, Elenita Correia da Silva, em comunicado enviado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São José de Ribamar (SEMAGRI).

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA experiência exitosa do PPA de São José de Ribamar, que conta com o apoio do Governo Federal, será apresentada por Gil Cutrim durante encontro de gestores, dentre eles vários prefeitos brasileiros, que será realizado pelo MDS ainda este mês em Brasília.

“A indicação do Ministério, apontando nosso Compra Local como um dos melhores e mais eficientes do país, é mais uma prova concreta de que a administração está no caminho certo, executando com transparência e seriedade políticas públicas que estão gerando emprego e renda para os ribamarenses”, avaliou o prefeito.

Funcionando como referência para o Governo do Estado e para várias prefeituras maranhenses e brasileiras – dentre elas a de Teresópolis que, em 2011, enviou a São José de Ribamar técnicos que conheceram in loco o funcionando do Compra Local – o Programa de Aquisição de Alimentos ribamarense fomenta uma grande cadeia de desenvolvimento econômico e de geração de emprego e renda, proporcionando, ainda, alimentação de qualidade aos mais diversos públicos.  

Através do PPA, a prefeitura ribamarense compra parte da produção dos pequenos agricultores familiares, criadores e pescadores artesanais e a remete para a preparação da merenda servida nas escolas da rede municipal de ensino, além das refeições preparadas e servidas na Cozinha Escola Municipal (atende, com o fornecimento diário e gratuito de 200 refeições, famílias carentes em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional) e nas entidades socioassistenciais do município.

Só para se ter uma ideia, em 2012 a prefeitura adquiriu, junto aos agricultores, criadores e pescadores, mais de 313 toneladas de alimentos variados – carne bovina, pescado, galinha, carne de carneiro, pescado, mariscos, frutas, hortaliças, verduras, dentre outros.

Paralelo a este trabalho de compra da produção, a prefeitura oferece aos agricultores, pescadores e criadores assistência técnica gratuita, além de cursos de capacitação em diversas áreas, como avicultura básica, suinocultura, piscicultura, produção de mudas, processamento de alimentos e irrigação, por exemplo.

  Publicado em: Governo

Existe algo não esclarecido sobre o caso Décio?

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

décioAcabo de ler no blog do jornalista Marco D’Eça a matéria “Uma ameaça à sociedade…”, onde o jornalista traz fatos relacionados a um comentário do seu blog que confunde as investigações do caso Décio.

Foram exatamente pelo fato dessas ligações citadas por Marco D’Eça e que não foram quebradas os sigilos das mesmas que em 18 de dezembro de 2012, postei a matéria “Afinal, que mandou matar Décio Sá?”, cujo teor era a cobrança dessas quebras de sigilos telefônicos.

Para minha surpresa, recebi um comentário sobre essa matéria, no dia 05/01/2013, já caído na caixa de Spam, conforme abaixo. Apenas não citarei o IP e a maior parte do comentário, haja vista que o teor traz indicações a nomes que não fizeram parte das investigações.  

Vc estava certo

0 aprovado

marcos@hotmail.com
Enviado em 05/01/2013 as 8:00

Caro Caio, fique de olho no domingo, amanha vai aparecer a tao falada gravação do secretário Aluísio Mendes e a forma criminosa de como ele “elucida” os crimes de pistolagem aqui no estado… A mascara vai cair…Sei que o Décio era seu amigo então a resposta a sua pergunta vira amanha acompanhada do maior escandalo do estado…

  Publicado em: Governo

Má gestão de recursos gerou caos no sistema de saúde de São Luís‏

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

ricardomuradddO secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, vai apresentar agora pela manhã à governadora Roseana Sarney um relatório sobre a ação emergencial realizada no final do ano de 2012 na rede municipal de saúde, e a real situação administrativa encontrada no sistema de urgência e emergência de São Luís.

Segundo ele, o que foi constatado pela equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que o caos na rede municipal de urgência e emergência não foi gerado pela falta de recursos, mas pela má gestão e aplicação incorreta das verbas destinadas às unidades de saúde mantidas pela Prefeitura de São Luís.

Comentário do Blog: Sempre se utilizaram do discurso mentiroso para enganar a população, pois sabiam que a maioria esmagadora das pessoas desconhece como funciona o SUS e, principalmente, como são repartidos os recursos. Pobre povo!!! Um município que tem a saúde municipalizada e plena, oferecer durante anos dois hospitais de urgência e emergência, sendo um doado pela Cruz Vermelha (Socorrão I) e o outro comprado do ex-deputado Remi Trinta (Socorrão II). Os recursos da Saúde de São Luís sempre foram desviados, coisa que na eleição de 2000 foi mostrado com muita clareza pelo programa eleitoral do PSB.

Confirmada ASSEMBLÉIA-GERAL – Sinfusp/SL‏

Confirmada ASSEMBLÉIA-GERAL, amanhã (terça-feira), a partir das 15h, na sede da FETIEMA – Praça da Bíblia, Centro.

Assunto: Pagamento dos Servidores Municipais

Para mais informações, acesse ao site do Sindicato:

http://www.sinfuspsl.org.br

  Publicado em: Governo

Holanda Junior, nós, contribuintes, precisamos saber das verdades!!!

Publicado em   07/jan/2013
por  Caio Hostilio

holandinhaÉ claro e notório que ninguém em sã consciência pode cobrar qualquer ação corretiva de um governo que ainda sequer sentou na cadeira.

Sei que ações paliativas poderiam ser adotadas, caso tivessem maior experiência com a coisa pública, principalmente no que tange o setor de urbanismo.

Mas vamos ao que interessa. Acho que já deu tempo suficiente para saber onde foram parar as verbas do FNDE e do PDE. Os diretores das escolas continuam e eles podem responder como era geridos os recursos do PDDE. Não custa averiguar se os mesmos apenas assinavam os cheques e não viam a cor dinheiro ou se eles gastaram e com que gastaram?

Não esqueça senhor prefeito, que no ano passado, houve diversas reportagens de alunos da Zona Rural sendo levados para escola como se fossem animais indo para o abate, isso em carroceria de caminhoneta de moradores que levavam as crianças para não perder um dia de aula. Cadê o dinheiro do transporte escolar? O dinheiro veio!!!

Não vou entrar nem no mérito da merenda escolar e do PDE, visto que esses recursos são desviados das formas mais espúrias possíveis.

Vossa Excelência tem um bom secretário de Educação, Allan Kardak, que é um técnico de alto nível, com isso espero que essas respostas sejam dadas ao contribuinte o mais rápido possível, pois não aceitaremos que esse descaso com a educação caia no esquecimento.

Que o Ministério Público apure também, haja vista que os repasses do FNDE em 2012 para o município de São Luís foram bem substanciais.

  Publicado em: Governo

Êpa!!! Os secretários de Holanda Junior terão três meses para cumprir metas!!!

Publicado em   06/jan/2013
por  Caio Hostilio

secretariadoAgora entendi as palavras ditas por Edivaldo Holanda Junior no dia da posse do seu secretariado: “A ordem agora é trabalhar, e trabalhar muito, a partir deste instante. Todos vocês terão metas a cumprir. E não haverá descanso; será uma luta sem trégua. São Luís tem pressa, porque ficou parada durante quatro anos”.

Essas metas estipuladas não foram uma exigência do prefeito Edivaldo Holanda Junior, mas sim da Consultoria Dom Cabral, que terá total autonomia para mudar os secretários de acordo com as metas não exigidas pelos consultores.

Mas qual seriam essas metas?

A Dom Cabral entrou num acordo com Edivaldo Holanda? Pois quando se estipula metas e tempo para cumpri-las ficam evidentes que serão necessários que se dê ao secretariado todas as condições, técnicas e administrativo-financeira, para que tais metas sejam cumpridas.

Será que os secretários escolherão suas equipes de trabalho e comandarão os recursos de suas respectivas pastas? Para se cumprir metas e cobrá-las são necessários essas condições especiais, caso contrário como poderão cumprir tais metas e serem cobrados?

Quem está montando as equipes das secretarias? São os secretários com suas pessoas de confiança e com especialistas nas respectivas áreas ou estão colocando pessoas de acordo com as conveniências políticas e mantendo as que estavam lá politicamente?

Estipular metas é importantíssimo em qualquer seguimento, porém ela só terá retorno se realmente forem dadas as condições necessárias para que essas metas sejam alcançadas.

Portanto, acho melhor entrar num acordo, pois sem condições não conseguirão alcançar meta alguma!!!

  Publicado em: Governo

Holanda Junior e os salários atrasados dos servidores…

Publicado em   06/jan/2013
por  Caio Hostilio

casteloholandinha10A cada dia leio mais e mais baboseiras sobre esse assunto. Alguns ao invés de levar informações precisas ao leitor e, principalmente, aos próprios servidores, acabam por fazer uma balburdia generalizada, confundindo alhos com bugalhos.

No serviço público existem dois regimes que compõem os seus quadros de servidores, cujos ditames são completamente diferentes. Aí dizem que a Prefeitura teria até o quinto dia do mês subseqüente para efetuar os pagamentos dos servidores públicos, conforme determina a CLT. O que tem a ver a CLT com o Regime Jurídico do Estatutário?

Quanta ignorância!!! Essa determinação se aplica a iniciativa privada, haja vista que essa determinação surgiu após as necessidades das empresas privadas poderem ter condições suficientes de arrecadar o máximo para cumprir com os encargos sociais (impostos exigidos pelo governo federal) e ao mesmo tempo cumprir com o pagamento dos seus funcionários.  

Portanto, os servidores estatutários da Prefeitura de São Luís não são regidos pela CLT, mas sim pela Lei do Regime Jurídico do Estatutário.

Por outro lado, existem os servidores públicos regido pela CLT. Esses servidores são aqueles que têm celebrados um contrato de trabalho diretamente com o Serviço Público. Estes servidores têm direito ao FGTS.

O certo é que os servidores estatutários são ocupantes de cargos efetivos, enquanto que os servidores celetistas apenas ocupam cargo público. Caso comum utilizado nas áreas de Saúde e Educação. Podemos dizer que esse tipo de servidor é mínimo na Prefeitura de São Luís, cujo uso do terceirizado é bem maior, ou seja, empregados de uma empresa privada contrata pela Prefeitura.   

Com isso, o serviço público efetua seus pagamentos de acordo com os repasses das verbas públicas: SUS (diversas rubricas), Fundeb, FPM, ICMS e suas arrecadações através dos impostos municipais: ISS, IPTU, Certidões, Emissões de Notas Ficais e ECT.

O repasse do SUS é o único em que tanto os Estados quanto os municípios recebem sempre o um mês de atraso, ou seja, o recebido no mês de dezembro foi os valores referentes ao de novembro.

No dia 12 de novembro de 2012, publiquei a matéria “Vamos logo ao que interessa sobre a transição!!!”, onde eu já dizia quantas parcelas de repasses constitucionais o ex-prefeito João Castelo ainda receberia.

Falei que de FPM: parcela do dia 20 de novembro e a do dia 30 de novembro de 2012; parcela do dia 10 de dezembro de 2012, parcela do dia 20 de dezembro de 2012 e parcela do dia 30 de dezembro de 2012, que estará liberada na conta a partir do dia 31 de dezembro, ou seja, último dia de governo João Castelo. Não foi depositado!!!

Vale ressaltar que o FPM dos meses de novembro e dezembro teve um aumento bem substancial terá um acréscimo acima de 20%. É bom que os prefeitos eleitos estejam atentos a essa novidade.  

FUDEB: O repasse do dia 20 de novembro, mas os recursos do FNDE (merenda e transporte escolar), PDE e PPDE; a mesmas parcelas no dia 20 de dezembro de 2012. 

SUS: A última parcela recebida pelo prefeito Castelo foi referente ao mês de setembro. O SUS paga Fundo a Fundo, nesse caso, São Luís recebe por várias rubricas, basta acessar o site http://www.fns.saude.gov.br. A atual gestão deve receber em novembro os recursos do SUS referente aos custos de outubro e em dezembro referente ao de novembro. Aos custos referentes ao mês de dezembro de 2012, que receberá já será o futuro prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

ICMS: É um repassa variável, mas também caem todos os meses na conta da prefeitura, e São Luís é o município maranhense que leva a maior fatia.

Quantos aos recursos próprios da Prefeitura, principalmente os de tributação, ISS, emissão de Notas Fiscais, IPTU, Alvarás e demais documentações, é uma caixa preta, pois aí somente através de uma auditoria para saber quanto é a arrecadação mensal do município de São Luís com seus impostos municipais.

A partir do dia 10 de janeiro, o prefeito Edivaldo Holanda Junior passa a receber as parcelas correspondentes aos repasses constitucionais.

  Publicado em: Governo

Que o respeito aos ludovicenses se sobreponha as politicalhas idiotas!!!

Publicado em   06/jan/2013
por  Caio Hostilio

untitledQualquer pessoa que chega a São Luís e começa a questionar sobre as obras de modernização dessa cidade, acaba descobrindo que tudo aqui foi feito pelo governo do Estado, quando muitas deveriam ter sido feitas pelo governo municipal, por deter os recursos oficiais, de emendas, de convênios e, principalmente, de arrecadação própria.

Assim foi comigo ao chegar aqui em 1994.

Passei a observar que os prefeitos de São Luís nunca fizeram nada e ainda criticavam veementemente as obras efetuadas pelo governo do Estado, como se elas não fossem beneficiar a coletividade.

Quantas críticas li e escutei sobre a mudança da iluminação do Centro Histórico no primeiro governo de Roseana Sarney!!! Não conseguia entender o que de fato o povo queria, se a recuperação do acervo com uma iluminação moderna, porém no estilo colonial, ou a destruição por completo daquele grandioso acervo.

Coisa completamente diferente dos outros estados brasileiros, cujos governadores e prefeitos se unem para engrandecer a capital do Estado.

Mas o que levaria a estes prefeitos ludovicenses a tomarem estas medidas descabidas e que vão de encontro a tudo que possa dizer de modernidade em gestão pública e, principalmente, o bem-estar da coletividade? A politicalha!!! Ela e o jogo pelo poder do Estado. Que se danasse São Luís, pois o seu povo é rebelde e não liga para melhorias.

Mas desde que vim morar aqui passei a observar que muita coisa vem mudando, pois a população dessa cidade já passa de 1 milhão de habitantes e desses 1 milhão muitos são de outros estados, que possuem outra cultura e sabe das responsabilidades direta de um prefeito.

Em minha opinião, o governo do Estado do Maranhão – independente do governador -, já mostraram todo o empenho e querer bem por São Luís, coisa bem diferente de seus prefeitos, que não fizeram nada, nadica de nada por essa cidade e ainda jogam suas péssimas gestões nas costas do governo do Estado. É mole?

Por último, o governo Castelo – no apagar das luzes do seu desgoverno -, resolveu fazer uma parceria com o governo do Estado na área de Saúde, haja vista que sua gestão tinha trucidado os dois Socorrões e demais unidades de saúde.

O governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, colocou para funcionar todas as unidades hospitalares do município, isso dentro dos patrões exigidos pela OMS, numa semana, além de ter dado condições de trabalho ao SAMU.

Diante do exposto, verifica-se que a união entre Estado e Prefeitura – independente de interesses políticos -, é fundamental para dar qualidade de vida e bem-estar aos ludovicenses.

Seria providencial que tanto o prefeito Edivaldo Holanda Junior e seu grupo, quanto à governadora Roseana Sarney e seu grupo, sentassem e trabalhassem juntos por São Luís.

Que juntos recuperem o maior patrimônio dessa cidade: O Centro Histórico, que não é só dos ludovicenses, mas de toda humanidade.

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos