Postado por Caio Hostilio em 05/nov/2019 - 1 Comentário
O Antagonista revelou há pouco que Jonas Suassuna, apontado pela Lava Jato como laranja de Lula no sítio de Atibaia, intermediou contatos iniciais da estatal de petróleo venezuelano PDVSA com armadores gregos.
Numa troca de emails, em agosto de 2008, Jonas fala com o venezuelano Juan Carlos Chourio, então dirigente da PDVSA, sobre projeto de fornecimento de óleo leve venezuelano para a companhia grega Tsakos Shipping and Trading.
“Por favor, fala com senador Ney para ver si esta lista la información de la Bacia de San Francisco. Es Urgente Tengo gente interesada en el proyecto.”
No mesmo email, o então sócio de Fábio Luís Lula da Silva cita negociação com o frigorífico Bertin, que seria absorvido pela JBS no ano seguinte – o grupo dos irmãos Batista passaria a dominar o mercado venezuelano.
“Acabo de enviar seu email pro Bumlai. Depois informo”, escreve Jonas, em referência ao pecuarista José Carlos Bumlai, amigão de Lula.
O MPF descobriu a atuação de Jonas quando investigava seu primo Ney Suassuna, ex-senador do MDB, denunciado em julho passado com o ex-cônsul grego Konstantinos Krotonakis, num esquema de cobrança de propina para contratos de afretamento pela Petrobras.
Dentre as empresas contratadas pela estatal brasileira está a Delta Tankers, operadora do navio Bouboulina, apontado pela Polícia Federal como responsável pelo óleo que atingiu a costa brasileira.
O óleo transportado pelo petroleiro grego é de origem venezuelana.

Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
Já virou onda e agora resta saber se o autor está ganhando com as mais diversas corretes da música está cantando essa bela “canção”…
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - 1 Comentário
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PC do B), pronunciou-se, com indignação, na sessão desta segunda-feira (4), acerca do problema verificado na educação da cidade de Monção, cujas denúncias sobre desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) foram levadas ao ar pelo Fantástico da TV Globo, na noite de domingo (3). Em aparte ao deputado Wellington do Curso (PSDB), o parlamentar disse que o problema é da maior gravidade e deixa todo o estado do Maranhão entristecido.
De acordo com Othelino, a matéria é fruto de denúncia que foi feita por cidadãos daquele município, há cerca de um ano, e encaminhada também à Polícia Federal, ao Ministério Púbico Federal, ao Ministério Público Estadual e Controladoria Geral da União, solicitando a todos que tomassem providências com relação ao grande volume de fraude no censo escolar daquele município.
O deputado disse ser lamentável que a prefeita daquela cidade, Cláudia Silva, tenha cometido esses atos irregulares. “Acho que o caso tem que ser mesmo apurado e os envolvidos responsabilizados, porque é algo muito grave. A população de Monção não merece isso e o povo do Maranhão não pode passar por uma vergonha nacional como passou ao ver o estado sendo citado dessa forma”, frisou Othelino.
O presidente do Legislativo maranhense pontuou ainda que isso é o fruto da irresponsabilidade e da falta de seriedade para com a coisa pública, por conta do desejo apenas de arrecadar mais, sem se importar com o objetivo principal do recurso do Fundeb, que é o de promover a educação de qualidade, fazer com que as crianças possam estudar em escolas dignas e tenham de fato o atendimento que merecem.
“Os órgãos devem punir exemplarmente os culpados por essa irresponsabilidade, que acabou por provocar uma grande mancha na imagem do Maranhão”, acrescentou.
Othelino Neto afirmou também que, enquanto o governador Flávio Dino promove uma grande revolução na educação estadual, “políticos sem qualquer compromisso com a causa pública agem desta forma, prejudicando as crianças e os maranhenses de um modo geral”.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
O Condor Super Center esclarece que a decisão da empresa em suspender suas veiculações na Globo limita -se aos programas jornalísticos nacionais da emissora, que são Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Fantástico, bem como em programas que contrariem os princípios e valores familiar, como Malhação e a novela das 21h.
Permanecemos com nossos investimentos na RPC, afiliada Globo no Paraná, remanejando e reforçando a programação regional e de entretenimento saudável.
Tal decisão está fundamentada na parcialidade que o jornalismo nacional desta emissora vem demostrando, onde apresenta materias sem o devido cuidado, apenas de cunho sensacionalista, especialmente contra o Presidente da República.
Temos constatado muitas medidas que beneficiarão o futuro do país, mas muito pouco tem sido divulgado, demonstrando a parcialidade que parte da imprensa tem praticado.
Portanto, não cortamos as propagandas da RPC, afiliada Globo, apenas não serão veiculadas em certos horários. Atitude semelhante vem sendo adotada por várias empresas que compactuam da nossa mesma preocupação com o futuro do nosso país.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários

A área Itaqui-Bacanga, uma das regiões mais populosas de São Luís, receberá, nesta terça-feira (05), a segunda audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores com o objetivo de discutir com a sociedade a proposta do novo Plano Diretor da capital maranhense, elaborada pela Prefeitura.
O encontro será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir das 19h.
A exemplo do que aconteceu na última sexta-feira, no auditório do IFMA do Monte Castelo, quando foi realizada a primeira audiência, centenas de moradores de bairros situados nesta região, como Sá Viana, Vila Embratel e Anjo da Guarda, por exemplo, estão sendo aguardados, assim como parlamentares; membros do Poder Executivo; e representantes de entidades.
No evento do IFMA, um dos pontos que gerou mais debate entre os presentes foi a possível redução territorial da área da Zona Rural, composta por dezenas de bairros.
Nas audiências, é importante destacar, todos os participantes têm assegurado o direito de opinar sobre a proposta e apresentar questionamentos.
Os trabalhos são coordenados por uma Mesa Diretora composta pelos vereadores que presidem as Comissões Temáticas responsáveis em analisar o projeto.
Outras seis audiências públicas – sendo duas na zona urbana e quatro na zona rural (nesta região, para oferecer comodidade e estimular a participação popular, a CMSL disponibilizará ônibus para fazer o transporte dos moradores, caso haja necessidade) – serão promovidas ao longo deste mês.
Cronograma de audiências públicas
Dia 05 de novembro (terça-feira): Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na Avenida dos Portugueses, nº 1966, bairro Bacanga. Início às 19h.
Dia 09 de novembro (sábado): Escola Estadual Professor Mário Martins Meireles, na Avenida Engenheiro Emiliano Nogueira, km 15, Rua 06, s/n, Mangue Seco, bairro Pedrinhas. Início às 9h.
Dia 12 de novembro (terça-feira): Auditório localizado na Cidade Universitária Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), na Avenida Lourenço Vieira da Silva, nº 1000, bairro Jardim São Cristóvão. Início às 19h.
Dia 16 de novembro (sábado): Quadra Poliesportiva do Bairro Itapera, situada na Avenida Principal, s/n, bairro Itapera. Início às 14h.
Dia 19 de novembro (terça-feira): Auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão, na Avenida Jerônimo de Albuquerque, Sítio do Rangedor. Início às 19h.
Dia 23 de novembro (sábado): Igreja Evangélica do Quadrangular, na Rua 10, s/n, bairro Coquilho. Início às 9h.
Dia 26 de novembro (terça-feira): Unidade de Educação Básica Gomes de Sousa, na Rua da Igreja, nº 100, bairro Vila Maranhão. Início às 18h.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
Mesmo com o reflexo positivo aos brasileiros e investidores, a oposição e a mídia quatrocentona vão a loucura com essa diminuição, que traz equilíbrio financeiro, aquecimento da indústria e do mercado de modo geral, além da atração de investimentos e geração de emprego e renda.
O mercado financeiro passou a prever um novo corte de juros em fevereiro do ano que vem, mostra o Boletim Focus divulgado hoje.
Segundo a nova estimativa, a Selic chegará em 4,25% ao ano e se manterá neste patamar até agosto de 2020.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
Essa afirmação vem jogar por terra todo o discurso falacioso daqueles que pretendem jogar a culpa na atual Polícia Federal, Ministério Público Federal e até mesmo sobre a autal Funai… Ora bolas!!! Se o indígena vinha sofrendo ameaça de morte há vários anos, por que os governos anteriores e até o governo do Estado não garantiram a vida de Paulo Paulino Guajajara? O que ver é a politicalha, a falta de respeito com a vida e, principalmente, o respeito aos índios… Tudo não passa de politicalhas!!!
O indígena Paulo Paulino Guajajara, morto em emboscada na Terra Indígena Araribóia, no Maranhão, na sexta-feira (1º), já vinha sofrendo ameaças há anos, afirma um cacique da região da etnia guajajara.
“Ele era uma pessoa guerreira mesmo, mas vinha sendo ameaçado há muito tempo, já. Ele andava de colete, não andava desprotegido“, afirma o cacique Antônio Wilson Guajajara.
Paulo Paulino foi assassinado com um tiro no pescoço na região de Bom Jesus das Selvas, entre as aldeias Lagoa Comprida e Jenipapo. Um madeireiro também morreu durante a troca de tiros.
Paulo Paulino atuava como guardião da floresta, grupo formado por indígenas que têm como missão proteger as matas da região, denunciando ações de desmatamento. Os indígenas já capturaram madeireiros suspeitos de praticarem a atividade ilegal de extração de madeira e os levaram à polícia.
Além de Paulino e o madeireiro, o indígena Laércio Guajajara também foi atingido no braço e nas costas, sendo hospitalizado em estado grave.
A Polícia Federal anunciou que vai investigar a emboscada. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que não vai poupar esforços para que os responsáveis pelo crime sejam levados à Justiça.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
Como lembrou o ministro Luís Roberto Barroso, a prisão de condenados em segunda instância passou a ser executada em outubro de 1941, quando passou a vigorar o Código de Processo Penal. Só inventaram que o “trânsito em julgado” era o último recurso possível no STF em 2009. Em 2016, o Supremo voltou a considerar constitucional a prisão em segunda instância — e, nesta semana, deverá voltar atrás mais uma vez, sob o argumento de que se trata de um atentado ao Estado de Direito.
Por esse raciocínio, de 1941 a 2009 e de 2016 a 2019, não houve Estado de Direito no Brasil. Mesmo que se subtraia dessa contagem o período do Estado Novo, de 1941 a 1946, e do regime militar, de 1964 a 1985, o resultado dá 45 anos com prisão em segunda instância — ou seja, a maior parte do tempo em plena democracia.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
O deputado federal Hildo Rocha, parlamentar que preside a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma tributária, foi um dos palestrantes do Encontro Nacional de Legislativos Municipais e Fórum da Mulher Vereadora, evento promovido pela União dos Vereadores e Câmaras do Maranhão, em São Luis. Além de destacar as principais mudanças contidas na PEC 45/19, Rocha destacou iniciativas de sua autoria que se converteram em relevantes fontes de receitas para os municípios de todo o país.
Atos de Hildo Rocha em defesa das finanças municipais: recursos do pré-sal, Lei do ISS, CFEM
Rocha enfatizou que trabalhou intensamente a fim de ajudar na aprovação do Projeto de Lei 5478/19, que define o rateio entre estados e municípios, de parte dos recursos do leilão de petróleo do pré-sal, que será realizado este mês.
“O dinheiro a ser repartido é uma parte do chamado bônus de assinatura, que totaliza R$ 106,56 bilhões. Desse total, Os municípios receberão R$ 10,5 bilhões de reais e os Estados a mesma quantidade. No Maranhão, o município que receberá menos será Junco com R$ 810.507, 00. Já São Luís, nossa maior cidade, receberá R$ 58.487. 334,33, graças ao trabalho que realizei, juntamente com outros parlamentares do nosso Estado. Se nós, deputados federais do Maranhão, não tivéssemos trabalhado firme, nessa questão, os municípios não teriam esse dinheiro”, destacou.
O parlamentar explicou que esse dinheiro tem destinação específica. “Será usado para pagar previdência ou para fazer investimentos. Os municípios não poderão usar esse recurso para pagar dívidas e despesas correntes, ou seja, é para aplicar em pavimentação de ruas, construção de praças, construção de estradas, de campos de futebol, escolas, hospitais etc.”, esclareceu.
Outra ação realizada pelo deputado Hildo Rocha que foi destacada por ele é a que implantou mudanças na legislação do ISS, efetivadas por meio da Lei Complementar 157/2016, que reformula as normas de arrecadação e distribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS). Por meio desse dispositivo legal, a arrecadação e distribuição dos tributos originados em operações com cartão de crédito/débito, que antes ficavam concentradas em apenas vinte municípios de São Paulo, passaram a ser distribuídos para todos os 5.570 municípios brasileiros.
“Graças a proposta que apresentei, que mudou a legislação do ISS, todos os municípios do Brasil podem receber os recursos provenientes do ISS das operações de cartão de crédito e débito. Agora estamos aprimorando a legislação para que não haja dúvidas em relação à sua operação. Estudos da CNM indicam que a arrecadação desses tributos ultrapassa R$ 6 bilhões. Assim, os municípios menos populosos do nosso Estado passam a receber em média R$ 400 mil por ano. As cidades maiores, naturalmente, receberão muito mais. São Luis, por exemplo, R$ 58 milhões”, frisou o parlamentar.
Hildo Rocha explicou que a proposta não foi bem recebida pelo sistema financeiro. “Em razão disso, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), entrou com ação, no Supremo tribunal Federal (STF) com a finalidade de tornar a lei sem efeito. Em decisão monocrática, o Ministro Alexandre de Moraes concedeu liminar em favor do Sistema Financeiro. Como a lei está sub judicie, os recursos estão sendo depositados em conta judicial. Espera-se que, no julgamento do mérito da questão, os ministros do STF percebam que essa lei corrige uma distorção que durante anos penalizou os municípios brasileiros”,
Recursos do minério
Vinte e três municípios maranhenses localizados no eixo da Ferrovia Carajás passaram a receber recursos extras provenientes da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM). Essa conquista também decorre da atuação do deputado Hildo Rocha.
Na condição de membro titular da comissão especial que analisou a MP 789/2017, que deu origem à Lei 13.540 que trata sobre a nova forma de distribuição dos royalties da mineração, Rocha é autor de emenda que assegurou a inclusão de vinte e três municípios maranhenses no rateio dos recursos do CFEM. O parlamentar enfatizou que antes apenas os municípios produtores de minérios tinham direito aos recursos.
“Ao longo dos debates, na Comissão que analisou a MP 789/2017, defendi a inclusão dos municípios maranhenses impactados pela Ferrovia Carajás. Os deputados Cléber Verde (PRB) e André Fufuca (PP) também apresentaram emendas referentes a essa questão. Dessa forma, a partir do exercício financeiro de 2018 os 23 municípios maranhenses, localizados no eixo da ferrovia Carajás, passaram a receber recursos provenientes do CFEM. Essa foi, portanto, mais uma conquista municipalista que contou com o meu apoio, com a minha ajuda”, afirmou Hildo Rocha.
Postado por Caio Hostilio em 04/nov/2019 - Sem Comentários
Mesmo sendo o que é de interesse da maioria esmagadora dos brasileiros, que buscam melhor qualidade de vida, emprego e renda, atração de investimentos e, principalmente, o resgate da econômia do Brasil, não ver os políticos brasileiros terem o interesse de mostrar o antes e o agora, assim como a mídia quatrocentona, que se liga nas pautas negativas e a tentativa de derrubar um governo legitimamente eleito.
Os “políticos” e a mídia quatrocentona quer apenas fazer o jogo do poder pelo poder, sem buscar fatos que poderiam está prejudicando o crescimento do Brasil, mas como não encontram o pior câncer dos últimos governos: A CORRUPÇÃO, A FALTA DE TRANSPARÊNCIA E MUITO MENOS O DECLÍNIO ECONÔMICO, VISAM APENAS
CRITICAR O PRESIDENTE QUE AÍ ESTÁ.
Contudo, os números e os índices que os “políticos” e a mídia quatrocentona não querem enxergar estão aí e servem para fazer as comparações com os governos anteriores!!!!