Neste sábado 10, a Deputada Bia Kicis publicou no Twitter o quão grande é a incoerência do Ministro Edson Fachin do STF quando as decisões envolvem Bolsonaro. A saber, esta semana se iniciou votação para decidir sobre a nomeação de Reitor e Vice-Reitor das Universidades Federais. Por conseguinte, o Ministro Edson Fachin votou determinando que o Presidente da República deve nomear apenas o candidato mais bem colocado na lista tríplice.
Começou nesta sexta-feira dia 9, o julgamento em plenário virtual pelo STF que vai decidir se o presidente Jair Bolsonaro pode ou não escolher qualquer nome da lista tríplice. A decisão visa definir se caso seja escolhido um Reitor que não esteja no topo da lista, estaria violando ou não a autonomia universitária.
Em 2016 o Ministro Edson Fachin decidiu que o presidente poderia escolher livremente o nomeado
A Deputada Bia Kicis relembrou em outra oportunidade a incoerência do Ministro Edson Fachin. Afinal em 2016, o ministro decidiu que na lista tríplice não havia hierarquia e portanto o presidente poderia escolher e nomear qualquer um dos nomes. Contudo, na época quem estava na presidência da República era a petista Dilma Rousseff.
Esta incoerência de Edson Fachin geral debates nas redes sociais. Por conseguinte, “Obrigando o presidente escolher o primeiro da lista, ela não serve para nada”. perguntou um internauta. Em conclusão, Bia Kicis deixa claro: existe a decisão “com Bolsonaro” e a decisão “sem Bolsonaro”.
Publicado em: Política




