Arquivo do Autor

Secretário Ricardo Murad inaugura mais 13 leitos de UTI no Hospital Carlos Macieira

Postado por Caio Hostilio em 13/abr/2013 - 7 Comentários

Foto_1_in..[1]Mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram inaugurados na manhã deste sábado (13) no Hospital de Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, pelo secretário de estado de Saúde, Ricardo Murad. Com os novos leitos o hospital passa a oferecer 39 vagas de UTI.

Foto_3_in..[1]Também foram reativados 29 leitos de clínica de especialidades localizados no 5º andar daquele hospital, e que foram desativados em agosto do ano passado devido ao incêndio que atingiu a unidade de saúde. Com isso, o HCM passa a contar com 82 vagas destinadas a clínica especializada. A unidade de saúde, que atende pacientes considerados de alta complexidade, dispõe ainda de 13 leitos de UCI (semi-intensivos) e 10 máquinas de hemodiálise.

Foto_5_in..[1]Ricardo Murad destacou, durante a inauguração, que brevemente o Maranhão atingirá o número de leitos de UTI preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter ideia, havia em 2009, na rede estadual em todo Maranhão, apenas 88 leitos de UTI e UCI. Hoje a rede estadual conta com 325 vagas, sendo que, destas, 237 foram implantadas na atual gestão.     

O secretário disse ainda que os novos leitos de UTI são resultado da reforma pela qual o hospital vem passando e que deverá ser finalizada no começo do ano que vem. “Nossas UTIs não deixam nada a desejar a nenhuma outra, quer seja do sistema público quer seja do sistema privado de saúde em todo o Brasil. Temos equipamentos modernos, de primeiro mundo à disposição para a tendermos não só os maranhenses, mas os brasileiros que estejam no Maranhão”, destacou ele.

Equipada com respiradores mecânicos, monitores multi-paramétricos, estação cardio-pulmonar, entre outros modernos aparelhos, a UTI dispõe ainda de equipes médicas e de enfermagem especializadas no atendimento às mais diversas doenças. “Quero destacar que sem as equipes que operam o sistema com muita competência, isso não seria possível”, agradeceu Murad.

O secretário aproveitou ainda a oportunidade para anunciar novos projetos para a área de saúde no estado. “Vamos implantar quatro unidades do Hospital Geral, os chamados Geralzinhos, que serão destinados a atender pacientes que necessitam fazer procedimentos e cirurgias de baixo porte”, disse o secretário. Essas unidades serão implantados em Matões do Norte e em São Luís – no Maiobão, Vila Luizão e Vila Palmeira.

20130413_101933O deputado estadual André Fufuca, que é estudante de medicina, esteve presente na inauguração dos novos 13 leitos de UTI. O deputado disse que essa iniciativa engrandece a qualidade da saúde pública prestada pelo Governo do Estado e ficou encantado com os equipamentos ali disponíveis. “Estamos numa UTI que são vistas em poucos hospitais, isso na rede privada. A qualidade e a equipe médica que estarão a frente é algo que surpreende qualquer cidadão”, afirmou o deputado.    

Música

Um dos tratamentos aos quais são submetidos familiares e pacientes que estão na UTI é a musicoterapia, ou seja, a música como ferramenta para o alívio de dores.

Coordenado pela psicóloga Bernardete Milhomem, o projeto usa música clássica com os pacientes em dois momentos: na hora da higienização e medicação. “São sessões de 40 minutos nas quais buscamos tranquilizar o paciente e proporcionar conforto a ele”, disse a psicóloga. O serviço vem sendo oferecido no hospital desde 2011 com bons resultados.

Com os familiares as sessões ocorrem uma vez por semana e incluem, além de música, meditação.    

Luís Fernando participa de premiação e detalha investimentos em Balsas

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 1 Comentário

É preciso reconhecer os avanços do Maranhão, principalmente no agronegócio, que soube analisar as vantagens oferecidas pelo Estado, principalmente no que tange a Logística, fator fundamental para viabilizar o complicado mercado internacional. O Maranhão, hoje, oferece uma infraestrutura ímpar, haja vista que é um estado cortado por rodovias, tem duas excelentes ferrovias e, fundamentalmente, o Porto do Itaqui. Não é só o Sul do Maranhão que vem se desenvolvendo com o agronegócio, mas a região de Santa Quitéria deu um salto muito grande nessa área promissora.

Foto_1_-_..[1]O secretário de Estado da Infraestrutura, Luís Fernando Silva, participou, nesta quinta-feira (11), em Balsas, da entrega do Prêmio de Excelência em Produtos e Serviços para o Agronegócio. A premiação é uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial do município (ACIB) e visa reconhecer o trabalho dos empresários da região.

O evento teve presença de políticos, empresários e imprensa. Além de Luís Fernando, também participaram os secretários Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio), Claudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano e Assuntos Políticos); o deputado Stênio Resende e os prefeitos Germano Coelho (de Loreto), Crisógono Vieira (Riachão), Antônio Carlos Vieira (Tasso Fragoso), Itamar Vieira (Alto Parnaíba), Eliomar Nogueira (Fortaleza dos Nogueiras) e Santana (Sambaíba).

Em sua primeira edição, o Prêmio de Excelência em Produtos e Serviços para o Agronegócio homenageou o empresário José Antônio Gorgen. A escolha foi realizada por meio de pesquisa de opinião pública, na qual a forte atuação da sua empresa, Risa Máquinas, foi reconhecida.

Foto_2_-_..[1]Na oportunidade, o secretário Luís Fernando Silva parabenizou o homenageado. “Estou muito feliz em participar desta premiação a este grande empresário que eu posso chamar de Balsense, que veio de longe mais mostrou ao Maranhão e ao Nordeste a sua dedicação e vontade de vencer. E mais do que isso a sua contribuição, gerando empregos e renda. E contribuindo dessa forma para desenvolvimento econômico e social do estado”.

O secretário também reforçou o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da região, tratando sobre obras importantes como o Anel da Soja, o aeroporto regional, o hospital de alta complexidade e uma escola de tempo integral que serão instalados em Balsas.

Foto_3_-_..[1]Emocionando com a homenagem, José Antônio Gorgen destacou que a premiação vem como incentivo para que ele e toda sua equipe trabalhem com mais empenho. “Esse reconhecimento é para o trabalho da equipe da Risa Máquinas. Eu tenho o prazer e o privilégio de ter uma equipe muito competente, unida e dedicada”, afirmou.

O secretário de Estado da Agricultura, Claudio Azevedo, falou das ações no setor e sobre a contribuição do comércio e da indústria para empregabilidade. “Nós estamos mostrando aos prefeitos e à sociedade que o grande empregador nos municípios é a indústria e o comércio. Você faz a conta de quatro empregos em uma loja, três em outra e, no resultado da somatória, percebe-se de onde vem os empregos”, ressaltou.

Maurício Macedo, secretário de Desenvolvimento de Indústria e Comércio, chamou a atenção para a implementação de obras importantes no setor da indústria nos municípios.  “As obras do distrito industrial de Balsas devem ser entregues até julho de 2013, para que ele possa ser povoado pela classe empresarial. Temos, também, o terminal de grãos que deve começar a operar no início de 2014 com capacidade para 5 milhões de toneladas para melhorar a logística de distribuição”, anunciou.

A agenda do Governo do Estado em Balsas continua com a realização de audiência pública, nesta quinta-feira (12), para tratar do asfaltamento do Anel da Soja, obra muito esperada e desejada pelos produtores da região. Essa obra é de suma importância para facilitar o escoamento da produção de grãos, principalmente de soja, da região.

Vereador Roma avalia 100 dias do governo Madeira

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 1 Comentário

Gil Carvalho  

ROMa_vereador[1]O vereador Raimundo Nonato Gonçalves da Silva (PSL), o Raimundo Roma, fez ontem uma avaliação positiva dos cem dias do segundo mandato do governo Madeira, em Imperatriz. 

“É um governo que tem se dedicado às causas sociais e de infraestrutura, assim como aconteceu durante o primeiro mandato que viabilizou parcerias com os governos estadual e federal, deixando de lado às bandeiras e cores ideológicas do partido – o PSDB – lutando por recursos para investimentos em obras em Imperatriz”, disse ele. 

Roma considera positivo o início do segundo mandato do prefeito Madeira, pois não desleixou e continuou realizando investimentos nas áreas da infraestrutura, da ação social, da educação e da saúde pública. “É um prefeito determinado em cuidar dos problemas de Imperatriz, a maior cidade do interior do Maranhão”, acrescenta.

Também considerou respeitoso o relacionamento institucional mantido entre os poderes Legislativo e Executivo, principalmente quando da solicitação de melhorias para os bairros e povoados por intermédio de ofícios, indicações e projetos de leis voltados para o bem-estar da população de Imperatriz.

“A prerrogativa de executar às tarefas é do prefeito, porém sabemos que nem tudo é possível, mas o Executivo tem prestado esclarecimentos à Casa de Leis sobre os motivos, havendo um posicionamento harmônico entre os dois poderes”, ressaltou ele, que defendeu a parceria institucional, onde o parlamentar não é submisso ao gestor municipal, mas que esses dois órgãos tem trabalhado pelo desenvolvimento do município de Imperatriz. 

Greve – O vereador Raimundo Roma também se manifestou sobre o anúncio feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Imperatriz (Steei) que deflagrou greve para próxima segunda-feira (15). “Nós esperamos que a greve não aconteça e que haja um entendimento entre  os professores e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), pois sabemos que todos eles (professores) anseiam em está na sala de aula para preparar o futuro da Nação”, concluiu.

Uma iniciativa excelente!!! Parque do Bom Menino sedia abertura da Liga de Basquete de Rua

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - Sem Comentários

foto-divulgac3a7c3a3o_-etapa-estadual-ceara[1]O Secretário Municipal de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, recebeu na tarde desta quinta-feira (11) em seu gabinete, representantes da Central Única das Favelas do Maranhão (CUFA-MA). Na oportunidade, a assessora de comunicação da CUFA, Poliana Sales e o Coordenador Estadual da Instituição no Maranhão, Billy Wesley, convidaram oficialmente o Secretário Raimundo Penha, para participar da abertura da Abertura Oficial do Circuito Maranhense dos Jogos da maior Liga de Basquete de Rua do Brasil (LIIBRA), que será realizado no Parque do Bom Menino, neste sábado (13) ás 14h. 

O encontro também serviu para discutir futuras parcerias entre a organização não governamental e a pasta do Esporte de São Luis.

A reunião contou com a presença da Superintendente de Esportes, Joseléa Rodrigues e do Coordenador de Esportes da Semdel, Jasson Lago Júnior.

Promovidos pela CUFA, a edição de 2013 dos jogos 10 anos do Basquete de Rua no Brasil. No Maranhão, a edição da LIIBRA será realizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado com o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

A competição vai movimentar São Luís com 20 equipes (16 masculinas e 4 femininas) na disputa por uma vaga no circuito nacional que acontecerá no Rio de Janeiro em novembro. O circuito maranhense se estende para os dias 14, 20, 21 e 27 de abril. 

Além dos jogos, a LIIBRA vai apresentar ao público diversas atrações culturais durante os jogos. Estão confirmadas as apresentações de grupos de Break, Rap, BMX, Motocros, além de intervenções de grafite e o DJ para animar a torcida e as equipes da disputa.

O Dutra (UFMA) no meio das ilicitudes!!! TCU aponta falhas e irregularidades em contratos de hospitais universitários

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 5 Comentários

Estadão

ufmaAuditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) em sete hospitais universitários do País apontou uma série de falhas e irregularidades na contratação de serviços e compra de bens. A inexistência de funcionários especializados, pesquisas de preços deficientes e falta de pareceres jurídicos atestando a legalidade da dispensa de licitação são alguns dos problemas encontrados. O valor dos contratos auditados ultrapassa R$ 187 milhões, mas o TCU não informou quanto, desse total, está sob suspeita.

Segundo o TCU, os problemas identificados inibem o controle preventivo de fraudes e propiciam a aquisições com preços superiores à média de mercado.

O trabalho do órgão compreendeu auditorias em 24 hospitais universitários de várias regiões do País. Sete delas já tiveram seus relatórios publicados: os hospitais das universidades federais do Maranhão (UFMA), Mato Grosso (UFMT), Mato Grosso do Sul (UFMS), Triângulo Mineiro (UFTM), Espírito Santo (UFES) e Amazonas (UFAM), além do Instituto de Pediatria, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O resultado das auditorias foi divulgado no momento em que a rede de 46 hospitais universitários do País passa por um processo de mudança de gestão, com a entrada da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, a Ebserh (mais informações nesta pág.).

Problemas. Na análise dos contratos do Hospital Universitário Getúlio Vargas da UFAM – que superam R$ 35 milhões -, o TCU identificou que só três pessoas trabalham no setor de compras. E, sem sistema informatizado, não há controle de entrada e saída de material. “Fazemos tudo manualmente, como se estivéssemos na Idade da Pedra”, diz o diretor-geral do hospital, Lourivaldo Rodrigues.

No hospital da UFES, não há participação da unidade na contratação de terceirizados. De acordo com o TCU, a situação “pode levar a prejuízos financeiros, bem como a danos à imagem da entidade”. Em nota, a universidade reconhece a situação.

No Triângulo Mineiro, a auditoria identificou a não realização de controles preventivos de fraude, a falta de funcionários e a ausência de um setor específico para gerenciar os contratos do Hospital de Clínicas. A direção da instituição informa que as minutas são analisadas pela Procuradoria Jurídica da UFTM e “os contratos só são celebrados após parecer favorável”.

No Hospital Universitário Júlio Müller, da UFMT, “há um grande número de processos administrativos disciplinares desde 2010 que ainda está em andamento”. A unidade diz que, após a auditoria, remanejou servidores para finalizar os processos.

Em Campo Grande, a Polícia Federal deflagrou uma operação para combater o grupo que fraudava as licitações do Hospital Universitário da UFMS. O então diretor José Carlos Pontes foi afastado temporariamente.

Em quase metade dos processos de licitação examinados no hospital da UFMA, a pesquisa de preços prévia não foi adequadamente realizada, diz o TCU. Também há falta de pessoal.

No Instituto de Pediatria da UFRJ, na maioria dos casos examinados não houve comparação de pelo menos três propostas de preços nos processos de compra e não há parecer jurídico atestando que as licitações podem ser dispensadas. “São processos rotineiros, não vemos necessidade parecer jurídico”, diz Bruno Leite Moreira, vice-diretor do Instituto.

Consultada, a Ebserh informa que, para suprir a ausência de pessoal, há a previsão de concurso para os hospitais do Maranhão e do Triângulo Mineiro.

Notícias

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - Sem Comentários

Ministro Alexandre Padilha recebe deputado Chiquinho Escórcio em audiência da liderança do PMDB‏

ECRS5813[1]Em audiência na liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, concedeu uma audiência ao deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), vice-líder do partido, acompanhado do prefeito de São Benedito do Rio Preto, Dr. Maurício Fernandes, do presidente da Câmara de Vereadores, Irapoan de Sousa, e da secretária de saúde de IMGP2099[1]Açailândia. O ministro encaminhou favoravelmente tanto as reivindicações feitas pelo prefeito de São Benedito quanto pela secretária. Em relação à Açailândia, Padilha determinou à sua assessoria que fizesse uma audiência específica para tratar de assunto técnico relativo ao município, uma vez que a saúde de Açailândia é plena e os recursos enviados do Ministério da Saúde deixam muito a desejar pela demanda daquele grande município. O deputado Chiquinho Escórcio também acompanhou o prefeito de São Benedito do Rio Preto e o presidente da Câmara de Vereadores a uma produtiva reunião com o senador José Sarney.

SES inaugura 13 novos leitos de UTI no Hospital Carlos Macieira neste sábado (13)‏

sesrivO secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, inaugura neste sábado (13), às 9h, mais 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Estadual de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira, que passa a disponibilizar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) um total de 39 leitos de UTIs. Na ocasião também serão reativados 29 leitos de internação clínica no 5° andar, que foram desativados por ocasião do incêndio que atingiu parte da unidade de saúde, em uma ala do primeiro andar do prédio, em agosto do ano passado.

Prefeitura realiza vacinação antirrábica neste sábado

A Secretaria de Saúde (Semus), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza vacinação antirrábica para cães e gatos em todos os distritos sanitários de São Luís durante este sábado (13). O horário de atendimento será das 8h às 17h. Mais de 500 profissionais estarão trabalhando nos 270 pontos de vacinação (incluindo Unidades de Saúde, escolas e praças). Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir de três meses, independente do seu estado vacinal. A meta é vacinar 110 mil animais.

Famem ingressa na Justiça exigindo que União compense perdas financeiras dos municípios maranhenses

DSC_0092[1]A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) ingressou nesta sexta-feira (12) na Justiça Federal com uma ação na qual cobra da União que os municípios maranhenses sejam ressarcidos das perdas financeiras, relativas aos últimos cinco anos, ocasionadas pela desoneração do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados). A entidade municipalista também ingressou com uma segunda ação contra o Governo Federal objetivando que o mesmo não mais atrase o repasse da complementação do FUNDEB, a qual, segunda a legislação de regência, prevê que o referido repasse seja efetuado impreterivelmente até o último dia útil de cada mês. A ação judicial objetiva, ainda, o pagamento de valores correspondentes a juros que foram gerados pelos constantes atrasos no repasse da complementação, estes referentes aos últimos cinco anos. “Nosso objetivo é defender os interesses dos municípios, que são os entes federados mais discriminados na divisão dos recursos. Temos consciência que será uma luta árdua e intensa, visto que, estamos cobrando do ente mais forte, que é o Governo Federal. Mas não iremos desistir e tenho certeza que obteremos êxito nesta luta”, afirmou o presidente da Famem, prefeito Gil Cutrim (São José de Ribamar), que deu entrada pessoalmente nas duas ações.  

Semifinalistas do Intercolegial de Futsal serão conhecidos no fim de semana

DSC_8731[1]Oito partidas movimentam o Intercolegial de Futsal, categoria Infantil (de 12 a 14 anos), neste fim de semana. A competição promovida pela Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) está em sua reta decisiva e, os jogos deste sábado (13) e domingo (14), definem os quatro semifinalistas do torneio. No sábado, a bola rola a partir da 14h no Ginásio do Colégio Upaon-Açu, no Cohafuma. No domingo, os jogos começam às 8h, no Ginásio Guioberto Alves, no Bairro de Fátima. Na partida que abre a segunda rodada da fase de classificação, no sábado, o Santo Expedito tenta se reabilitar da derrota sofrida para o Êxitus diante do O Bom Pastor, que estreou goleando o Upaon-Açu por 8 a 1. Caso vença, a equipe do O Bom Pastor ficará muito perto das semifinais. No jogo seguinte, o Reino Infantil tenta manter os 100% de aproveitamento diante do Dom Pedro II e se garantir de forma antecipada para as semifinais. Ainda no sábado, serão realizadas outras duas partidas: Upaon-Açu x Êxitus e Militar Tiradentes x Rubem Goulart. No domingo, serão realizadas as seguintes partidas: O Bom Pastor x Êxitus, Dom Pedro II x Rubem Goulart, Santo Expedito x Upaon-Açu e Militar Tiradentes x Reino Infantil.

Por que debatem tanto sobre o IDH do Maranhão na politicalha?

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 13 Comentários

Quando será que veremos um debate franco sobre o IDH do Maranhão, cujas verdades sejam mensuradas e ditas os fatores reais?

Ontem (10), mas uma vez esse debate voltou a ser discutido na Assembléia Legislativa de uma forma canalha e recheado de politicalhas, hipocrisias, falsa ética e na base da falsa moralidade.

“Os representantes do povo” – meu não!!! – usam do discurso falacioso para jogar para debaixo do tapete as verdades sobre o IDH do Maranhão. Debatam com honestidade e seriedade sobre o assunto!!!

No dia 30 maio de 2012, pois aqui “IDH do Maranhão e a politicalha sobre o índice…”, onde disse e voltar afirmar:

IDH_lute-300x252O que mais se escuta dos políticos maranhenses, seja ele anti-sarney ou sarneysista, é que o Maranhão sempre fica na última colocação e culpado de tudo é sempre o governador… Isso é de praxe somente nesse Estado, que gosta das politiquices idiotas e passam para a população – a maioria desconhece por completo sobre administração pública e as esferas governamentais -, que o culpado de tudo é apenas um gestor, quando no Maranhão existem mais 217 gestores.

Sabe-se lá o porquê desses dois grupos continuarem a afirmar isso, como se fosse a verdade dos fatos.

Os mandatários de cargos eletivos para os Legislativos se calam porque precisam dos votos dos prefeitos para que se elejam, o mesmo ocorre com o Executivo Estadual por precisar desses prefeitos para poder chegar ao poder. A maior prova disso é sempre escutar nos períodos eleitorais que o grupo tal tem tantos prefeitos e outro tantos.

Ora bolas!!! Essa prática é desconecta da realidade em que vive o Maranhão e mostra apenas que todos não estão preocupados realmente com a melhora do IDH do Estado.

Vejam que nessas eleições para prefeitos os dois grupos estão ferozes em busca de fazer apenas o seu prefeito preferido e, assim, tentar aumentar o seu potencial eleitoral, isso sem mensurar se realmente aquele candidato é um gestor comprometido com a coisa pública.

Tanto faz ser do lado dos Sarnys quanto dos anti-sarneys!!!

Diante disso, sugiro que vejam o IDH por município e, assim, ver aqueles prefeitos que realmente aplicaram os recursos, convênios, emendas, parcerias etc. na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes.

Meses atrás fiz um artigo mostrando quem realmente eram os prefeitos maranhenses que se importavam com o desenvolvimento dos seus municípios e que aplicavam os recursos devidamente. Se não me engano foram sete ou oito prefeitos, sendo alguns Sarneysistas e outros anti-sarneys… Para uma quantidade de 217 municípios essa quantidade é muito mínima.

Com isso, vale questionar: Onde foram parar os bilhões e bilhões vindos para os municípios e que são geridos pelos prefeitos e não pelo governo do Estado?

Alguém em sã consciência tem noção de que se esses bilhões estivessem sendo aplicado corretamente, o Estado não estaria num patamar tão baixo?

Alguns exemplos de excelentes gestões: São José de Ribamar, Porto Franco, Santa Rita, Anajatuba, Itapecuru, Grajaú e em meio termo Imperatriz e Balsas. Procure saber quais são os IDHs desses municípios? Com certeza apareceram bem diferentes de muitos outros, exatamente porque os recursos estão sendo aplicados para o desenvolvimento da cidade.

O Maranhão é a bola da vez no tange o fator “LOGÍSTICO”, cuja realidade trará preços competitivos dos produtos brasileiros para o mercado internacional. Qual é o único prefeito maranhense que está sabendo vender a Norte/Sul e mostrando ser um grande empreendedor? Deoclides Macedo, prefeito de Porto Franco. Os demais, por onde passa a Norte/Sul ainda não se atentaram para isso, principalmente Açailândia, onde fica o entroncamento das ferrovias Norte/Sul e a de Carajás, que será uma rota para as exportações das Zonas Francas.

O certo é que esse estado já desenvolveu muito economicamente, porém ainda está péssimo no índice de IDH exatamente por falta de políticas públicas, que deveriam ser aplicadas com esses bilhões recebidos pelas prefeituras anualmente.

Estar na hora de deixar a politicalha de lado e pensar realmente no Maranhão e no seu povo…

Isso é sentido de cidadania e respeito aos excluídos!!! Ação Voluntária na Vila Apaco, no domingo (14)‏

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 10 Comentários

apacoA Vila Apaco, localizada na Cidade Operária (atrás da UEMA), vem sofrendo com os prejuízos causados pela chuva do dia 12 de fevereiro, 135 famílias perderam suas casas e pertences.

Sensibilizados com a situação, um grupo de voluntários formado por CRISTÃOS e NÃO CRISTÃOS promoveu uma Ação Voluntária no dia 17/03 junto à comunidade, criando um sistema de coleta de doações que segue funcionando. 

Muitas já foram as repercussões a cerca da comunidade, todavia, a nenhumas das autoridades responsáveis retornaram à comunidade para tomar providências cabíveis e prestar a devida assistência. São 399 pessoas vivendo em barracas, utilizando 6 banheiros químicos que nunca foram higienizados, sem documentos pessoais, sem saneamento básico, etc. 

Diante dessa situação, no domingo, dia 14 de abril, a partir das 8 da manhã será realizada uma nova ação social voltada principalmente pra área de saúde. Serão vários voluntários que prestarão serviços emergências de assistência médica, odontológica, psicológica, recreação infantil, entrega de doações, almoço comunitário e etc.

Devemos salientar que a ação em momento nenhum levantou ou levantará a bandeira de uma instituição, igreja ou partido político.

Contatos: 

Diego Brasil – 8707 0636, Angela Dias – 8161 2981, Klaus Aires – 81515611, Stephany Pinho – 8140 6264, Maurício de Paula – 96062542

MAURÍCIO VIEIRA DE PAULA

Vocês do PCdoB aprovam isso? Coreia do Norte ameaça Japão com represálias nucleares nesta sexta- feira

Postado por Caio Hostilio em 12/abr/2013 - 1 Comentário

As declarações de Tóquio foram consideradas provocadoras pela KCNA, que advertiu que isto poderia deixar o Japão envolvido “em chamas nucleares”.

France Presse

Anti-war civic group activists chant slogans during a rally in front of the foreign ministry in SeoulpcdobcacadoA Coreia do Norte ameaçou nesta sexta-feira (12/4) o Japão com represálias nucleares caso o país se envolva de alguma forma em um eventual conflito na península coreana.

A agência oficial norte-coreana, KCNA, classificou de provocadoras as declarações de Tóquio dizendo que poderia interceptar um míssil lançado por Pyongyang e advertiu que isto poderia deixar o Japão envolvido “em chamas nucleares”.

Notícias

Postado por Caio Hostilio em 11/abr/2013 - 2 Comentários

Os incautos já conferiram quantos hospitais foram entregues nesse ano? Roseana inaugura hospital em Lago do Junco

Foto_1_Governadora_em_Lago_do_Junco_foto_Handson_Chagas[1]As ações do Governo Itinerante movimentaram os municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues, com presença da governadora Roseana Sarney e comitiva de secretários, deputados e prefeitos da região, nesta quinta-feira (11). A primeira cidade a ser visitada foi Lago do Junco, onde a governadora foi recebida com entusiasmo pelo prefeito, Osmar Fonseca, vereadores e moradores. A caravana levou obras e serviços em diversas áreas, que terão Foto_2_Governadora_em_Lago_do_Junco_foto_Handson_Chagas[1]prosseguimento nesta sexta- feira (12). “Eu estou muito feliz por trazer o Governo Itinerante para esta cidade e, mais ainda, por estar entregando este hospital, que é muito importante para todo o povo de Lago do Junco e para esta região”, destacou a governadora, ressaltando o trabalho das secretarias e órgãos estaduais que, em parceria com a prefeitura, garantem atendimento de qualidade durante o Itinerante nos municípios. Ao lado do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, a governadora Roseana inaugurou o Hospital de Lago do Junco, com 20 leitos. A nova unidade de saúde da região do Médio Mearim, mais uma do Programa Saúde é Vida, foi batizada com o nome de Alcyr Alves Arruda, homenagem ao ex vice-prefeito da cidade. O secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, falou da relevância do Governo Itinerante. “É uma programação arrojada, que reúne os serviços oferecidos pelo governo em benefício das populações de todas as regiões do Maranhão”, declarou o secretário Luis Fernando.

Caema e Caixa vistoriam obras em conjunto do Minha Casa, Minha Vida

Foto_1_-_SES_-_Turiuba[1]O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, vistoriou, quarta-feira (10), as obras do conjunto habitacional Turiúba, no município de São José de Ribamar. O objetivo foi avaliar as instalações do sistema de esgotamento sanitário e abastecimento d’água do novo bairro, que precisam ser aprovadas pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) antes das casas serem entregues aos futuros proprietários. As moradias fazem parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, e serão ocupadas por famílias de baixa renda. Durante a visita foi averiguada as instalações de água e esgoto que servirão ao conjunto. As obras de implantação dos sistemas de saneamento e abastecimento de água são de responsabilidade das construtoras LN, Franere, Viluma, Meta e Angra, que estão construindo as casas. As instalações devem ser aprovadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) – para entrega das casas ser autorizada. O secretário estava acompanhado do superintendente da Caixa Econômica Federal na Região Nordeste, Gilberto Occhi, e pelo superintendente do órgão no Maranhão, Hélio Luiz Duranti. Além deles, estavam presentes o presidente da Caema, João Moreira Lima, e técnicos do órgão, além de representantes das construtoras. O superintendente da Caixa Econômica Federal na Região Nordeste, Gilberto Occhi explicou que as reuniões não tratarão apenas do saneamento e fornecimento de água, mas também de temas como infraestrutura e acabamento. “Vamos entregar as casas em perfeitas condições de moradia. Essas reuniões são para agilizar o processo e definir tarefas afim de cumprirmos o prazo”, disse.

SES intensifica atendimento de saúde no Médio Mearim durante Governo Itinerante

Foto_4_-_..[1]Além da inauguração do Hospital de Lago do Junco, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou outros benefícios para a região do Médio Mearim, nesta quinta-feira (11), durante a passagem do Governo Itinerante na Região do Médio Mearim. Foram ofertadas, gratuitamente, consultas de oftalmologia (com cirurgias de catarata e glaucoma), clínica médica, dermatologia e pediatra, exames clínicos, aferição de pressão, exames de glicemia e atualização da carteira de vacinação para crianças, jovens e adultos, além do mutirão de cirurgias de hérnia realizado no Hospital de Lago dos Rodrigues. A primeira etapa das ações foi desenvolvida nos municípios de Bernardo do Mearim e Lima Campos. Nesta segunda etapa, que termina nesta sexta-feira (12), as ações são desenvolvidas simultaneamente nos municípios de Lago do Junco e Lago dos Rodrigues – onde também foram realizadas 13 cirurgias de hérnia no primeiro dia de atendimento. Médicos, anestesistas, instrumentistas e enfermeiros do Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) realizaram as cirurgias. “Todos os pacientes foram triados antecipadamente e aguardavam pelos procedimentos”, informou o diretor do Hospital Geral, Luís Alfredo Guterrez.

Seduc e Instituto Ayrton Senna promovem capacitação pedagógica

seducDe terça (16) a 19 e 23 a 26 acontece, em São Luís, a capacitação pedagógica oferecida pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc),  aos profissionais que atuarão nos Programas de Correção de Fluxo – Se Liga e Acelera Brasil. O evento será no Praia Mar Hotel e contará com a participação de Coordenadores, Supervisores e Professores de 89 municípios com  turmas dos referidos Programas. A ação tem por objetivo formar profissionais para atuação na metodologia dos Programas de Correção de Fluxo, preparando-os para atender 11.660 alunos  não alfabetizados, na faixa etária de 9 a 14 anos, com distorção idade/ano escolar mínima de dois anos nas turmas do Se Liga.  E 4.570 alunos, nessa mesma faixa etária, alfabetizados, mas que também  apresentam distorção idade/ano escolar de dois anos, nas turmas do Acelera Brasil. Este trabalho vai oferecer aos mesmos os meios necessários para recuperar, em um ano, o que foi perdido em repetências, permitindo a continuidade da sua trajetória escolar. A Seduc está trabalhado a política educacional no sentido de ofertar educação de qualidade, trabalhando a metodologia que alcance o maior numero de pessoas, demonstrando assim seu compromisso com a educação, principalmente com os anos iniciais da escolaridade, determinantes para o sucesso escolar do aluno.

Escórcio cobra melhor divisão dos recursos da União entre os estados‏

chiquinholoucoApós reivindicar melhor distribuição dos recursos federais aos estados, especialmente ao Maranhão, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), em defesa constante pelo fim das desigualdades regionais e intrarregionais no país, voltou a subir à tribuna da Câmara dos Deputados, nesta manhã (11), para falar da divisão do Fundo de Participação dos Estados (FPE). “A maneira que estão querendo colocar o FPE para a distribuição nesse Brasil está errada. Não podemos concordar. O Maranhão que é o estado com quase sete milhões de habitantes ser o pior em termo de recebimento do governo federal. Não podemos deixar que isso aconteça, enquanto outros estados nadam de braçada no Sul do país. Não posso deixar de trazer a minha voz aqui em defesa do Nordeste brasileiro. Eu não posso deixar de vir aqui e enaltecer a minha voz em defesa daqueles mais carentes desse país. O Brasil precisa de igualdade e essa igualdade é que eu brigo, que eu venho aqui lutando nessa Casa para que nós tenhamos um Brasil que seja de todos os brasileiros, com igualdade de condição”, disse Chiquinho Escórcio.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

mpmaO Ministério Público do Maranhão esclarece à sociedade maranhense, tendo em vista as notícias divulgadas pela imprensa a respeito do habeas corpus concedido a Rafael dos Anjos Alves, responsável pelo atropelamento de seis pessoas em uma parada de ônibus na av. Jaime Tavares, em 9 de dezembro de 2012, que:  –        A 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís, ao receber os autos do Inquérito Policial, em 22 de janeiro de 2013, analisou o seu conteúdo e verificou a falta dos laudos cadavéricos e exames de lesão corporal, laudos estes obrigatórios no processo.  –        Por duas vezes (em 8 de março de 2013 e 22 de março de 2013), a 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís se manifestou no processo, solicitando o retorno dos autos ao 1° Distrito Policial para que fossem inseridos os devidos laudos periciais.  –        Nas manifestações, o Ministério Público reforça a necessidade de análise dos laudos, visto que a tipificação penal está condicionada às lesões provocadas às vítimas.  –        Para que haja o oferecimento de denúncia por parte do Ministério Público, é imprescindível a análise dos laudos cadavéricos e exames de lesão corporal emitidos pelo Instituto Médico Legal.  –        Fica claro, portanto, que o Ministério Público do Maranhão cumpriu com os dispositivos do Código de Processo Penal, ficando impossibilitado de oferecer denúncia criminal relativa ao caso, neste momento, por não existirem, ainda, no processo, as provas periciais necessárias.  –        A falta de provas materiais também levou a 25ª Promotoria de Justiça Criminal de São Luís a se manifestar pela concessão de Liberdade Provisória a Rafael dos Anjos Alves.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos