Postado por Caio Hostilio em 19/fev/2013 - 2 Comentários
A bolsa de apostas está aberta!!! Caso fosse uma aposta de corrida de cavalos, diria que ficaria muito difícil dizer quem venceria, visto que os quadrúpedes foram adquiridos de ciganos, e como todo mundo sabe esses camaradas vendem até cavalo cego com olho de vidro!!!
Essa disputada toda é pelas comissões permanentes da Assembléia Legislativa do Maranhão. Êpa!!! Mas que comissões? Elas funcionam? Ah!!! Nas coxas, durante as sessões… O presidente dá uma paradinha e no plenário as comissões se reúnem e aprovam ou reprovam – de acordo com as conveniências – os pareceres já prontinhos.
Mas os dois blocos querem medir forças!!! Esse é o barato da Assembléia nesse primeiro semestre de 2013.
Os “oposicionistas” ficam de gaiatos no navio… Herbert Viana, esse teu verso caiu bem pra esses camaradas “entrei de gaiato no navio”.
Ontem (18), conversei com dois apostadores de peso. Um deles me disse que se fosse numa corrida de cavalo, apostaria no Blocão, pois o cavalo do bloquinho é um pangaré com duas patas quebradas, mas como é um jogo de xadrez, Blocão colocou o bloquinho em xeque. Mas cadê o xeque mate?
Outro apostador de peso, disse-me que o cavalo do blocão é um pangaré cego dos dois olhos e sem dentes, e que o xeque foi dado com um peão, coisa facilíssima de sair.
Vamos aguardar as próximas mexidas desse jogo prá lá de babaca!!!
Postado por Caio Hostilio em 19/fev/2013 - Sem Comentários
Afinal, por que o Papa – Mais Chefe de Estado que Líder da Igreja – não fala as verdades dos porões do Vaticano? Sua renúncia tem tudo a ver com os atos de corrupção, haja vista que o Estado do Vaticano é um dos mais ricos da Europa (É uma Suíça disfarçada). Existe muita hipocrisia por trás de tudo isso e, ainda, irão enclausurá-lo até a morte nos milhares de quartos do Vaticano!!! Essa sua conversa com o presidente italiano faz lembrar Jesus quando viu a Casa de Deus ser transformada num comércio: com várias moedas nas mãos, Jesus disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”… O Vaticano foi um Estado criado pelo ditador Mussolini, cujos tributos são altos!!!
Agência Brasil
Em meio às discussões sobre sua renúncia e sucessão, o papa Bento XVI, de 85 anos, passará a semana em retiro espiritual até sábado (23). Em decorrência do período de meditações, ele cancelou todas as atividades. Ao longo desta semana, no entanto, Bento XVI deverá se reunir com o secretário particular, Georg Ganswein, para despachar os assuntos considerados urgentes. A próxima atividade ocorrerá apenas no dia 23.
Ao encerrar o período de orações, ele se reunirá em audiência privada e de despedida com o presidente da Itália, Giorgio Napolitano. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, lembrou que o período de retiro para meditações durante a Quaresma é habitual.
Após renunciar, no dia 28, Bento XVI passará a viver, pelo menos por dois meses, na residência pontifícia de Castel Gandolfo. Depois, ele viverá no mosteiro de clausura, no Vaticano, que está sendo reformado. Segundo o porta-voz, a escolha do mosteiro foi proposital para permanecer próximo ao Vaticano.
Bento XVI avisou que depois da renúncia vai se retirar da vida pública e passar a viver escondido, expressões utilizadas por ele na última semana. Nas missas e audiências, o papa reiterou a necessidade de renovação da fé, da Igreja Católica Apostólica Romana, da humildade e da sinceridade.
No próximo dia 27, Bento XVI terá uma audiência geral com 35 mil pessoas, mas é possível que esse número seja ainda maior, segundo o porta-voz do Vaticano. Ontem (17) o papa celebrou missa na Praça São Pedro, reunindo mais de 50 mil pessoas. Falando em vários idiomas, Bento XVI enviou mensagens sobre a Quaresma e a necessidade de desmascarar as farsas.
“Jesus teve que desmascarar e repelir as falsas imagens de Messias que o tentador lhe propunha. Mas essas tentações são também falsas imagens do homem, que em todos os tempos insidiam a consciência, travestindo-se de propostas convenientes e eficazes, até mesmo boas”, ressaltou Bento XVI.
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - 3 Comentários
Foi só a Eliziane Gama ter se lançado candidata à Prefeitura de São Luís, isso a contragosto do PPS, do PSDB, do PCdoB, do PSB, do PDT, de parte do PT maranhense, com total apoio do presidente nacional da legenda, Roberto Freire, e ainda trazendo para o seu lado o apoio da ex-senadora Marina Silva, que se viu a falta de um líder da oposição no Maranhão.
Para piorar a situação, muitos querem pular para o novo partido de Marina Silva!!! Mas a Marina tem como pessoa de confiança aqui no Maranhão exatamente a Elizane Gama…
Acho que ainda não surgiu o substituto de Jackson Lago!!! Escrevi sobre isso no dia 07 de abril de 2011 “Afinal, quem substituirá Jackson Lago?”, leiam abaixo:
Este tema virou o assunto predileto, hoje, na Assembléia Legislativa, pelos jornalistas que cobrem a política maranhense há vários anos, independente de sua linha editorial.
Alguns concordaram com o meu artigo: “A oposição está órfã de líder”, outros acham que esse posto caberá ao ex-deputado Flávio Dino ou a Roberto Rocha.
Contudo, por unanimidade, os jornalistas não vêem um histórico político em Flávio Dino, além de sua arrogância de ex-juiz. Enquanto que vêem em Roberto Rocha um bom articulador e de fácil comunicação.
Em minha opinião, não se faz um líder, ele nasce líder. Também é certo afirmar que não se faz um líder de uma hora pra outra!!!
Por isso, não vejo ninguém hoje com perfil de líder para congregar suas opiniões entre os partidos que se dizem de oposição no Maranhão. Aqui não entram os partidos de esquerda. Estamos falando do grupo oposicionista ao grupo Sarney.
Sabe-se que Flávio Dino detém poderes no PSB dos Tavares e no PCdoB, mas não é bem vistos pelo PDT, PPS, PTC e PSDB. Vale ressaltar que Flávio Dino para o povo é arrogante, coisa negativa em quem pretende ser um líder.
Roberto Rocha, por sua vez, agrega o PSDB, PDT e o PTC, porém não tem vez no PSB dos Tavares e no PCdoB de Flávio Dino. Vale ressaltar que falta a Roberto Rocha determinação, coisa também negativa em quem pretende ser um líder.
Os demais nomes, tais como José Reinaldo, João Castelo, Dutra e outros, estão fora de cogitação, pois já mostraram que jamais conseguirão ser líder de alguma coisa, além da idade.
Por isso, a oposição ficará órfã até que apareça alguém com o verdadeiro perfil de liderança e poder de aglutinação. Por enquanto, vamos ver a divisão de grupos com pensamentos e objetivos diferentes.
Com isso, para se tornar um líder é primordial a capacidade de mobilizar as pessoas em torno de um objetivo comum. Para isso, o líder precisa ter uma visão capaz de inspirar, mobilizar e criar um senso de propósito capaz de aglutinar os liderados em torno do objetivo comum.
O líder precisa saber esclarecer, motivar, educar e também saber ser humilde nas horas certas, para enfrentar os obstáculos e as resistências que envolvem mudanças de valores, de crenças e de atitudes. O teste decisivo da qualidade da liderança reside na capacidade do líder institucionalizar mudanças e reformas que constituem o seu legado para os seus liderados.
Portanto, para ser líder não é necessário ser robusto, falar alto e achar que só ele é o dono da verdade. O verdadeiro líder é aquele que mesmo sem subir a voz, com fala mansa, com tom meigo, tem o dom da persuasão, que leve seus liderados a acreditar em suas palavras.
Diante do exposto, após a morte de Jackson Lago, temos visto uma oposição desunida com alguns se achando “lideres”.
Que lideres são esses? Que puxam brasa para sua sardinha ao invés de ajudar na compreensão, deixando, com isso, os oposicionistas ainda mais confusos!!!
Com certeza vai demorar em surgir o substituto de Jackson Lago.
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - Sem Comentários
Enquanto os gestores públicos não investirem de fato no ensino infantil, detentor da alfabetização, oferecendo um ensino/aprendizagem voltado ao questionamento crítico, mudando o sistema de avaliação e a valorização do corpo docente, jamais teremos um seguimento coerente no ensino fundamento, médio e superior.
Com a participação de autoridades governamentais, prefeitos, secretários municipais de educação, gestores e professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) foi lançado, nesta segunda-feira (18), no auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que assegura que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
A solenidade foi presidida pelos secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Chefe da Casa Civil), representando a governadora Roseana, Pedro Fernandes (da Educação), e o reitor da Ufma, Natalino Salgado. Participaram, também, o promotor de justiça da Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Paulo Avelar, e o secretário de Educação de São Luís, Alan Kardec.
Luís Fernando ressaltou o esforço conjunto de todos os entes federados em torno de um tema nacional para garantir o acesso à educação pública de qualidade, corrigindo questões fundamentais no processo ensino-aprendizagem. “A efetivação do pacto pela alfabetização no Maranhão representa um passo importante, congregando o esforço conjunto de todos para corrigir questões como baixo rendimento, repetência, evasão escolar e um grande prejuízo econômico e social”, destacou.
“Estamos todos juntos – Estado, União e municípios – com o mesmo foco que é melhorar os índices educacionais. A Universidade Dom Bosco (UnDB) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, apoiará as secretarias municipais de educação, para que o pacto chegue a todos os municípios do Maranhão”, enfatizou o secretário de Educação, Pedro Fernandes.
O reitor da Ufma, Natalino Salgado destacou a participação da Universidade nesse processo. “A Ufma está honrada em participar de um pacto tão relevante. Além da formação dos professores que é fundamental, acima de tudo, queremos ver a formação de nossas crianças. Sem educação, não há caminho nem futuro”, frisou.
O prefeito de Cachoeira Grande, Francivaldo Vasconcelos Sousa, ressaltou a importância do pacto para o município. “Este pacto é um incentivo para que possamos inserir nossos alunos nas políticas governamentais, que visam o benefício da alfabetização para todos”, realçou.
Formação
Os cursos de capacitação de professores, que fazem parte das ações do pacto, serão realizados ao longo deste ano, nos núcleos de Imperatriz, que reunirá professores de 34 municípios; São Luís, que sediará a formação para 43 municípios; Pinheiro (42 municípios); Caxias (17); Presidente Dutra (32); e Bacabal, que receberá outros 33 municípios.
A meta é que 938 professores orientadores e 32 formadores alfabetizem 22.571 alunos, de 201 municípios maranhenses, distribuídos da seguinte forma: 3.030 alunos em Imperatriz; 5.884 em São Luís; Pinheiro (3.953); Caxias (3.037); Presidente Dutra (2.955) e Bacabal (3.712).
O Pacto Nacional desenvolve um conjunto de ações coordenadas por um Comitê Gestor Nacional, do qual participam o Ministério da Educação (MEC); o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE); o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep); o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed); a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - Sem Comentários
Mesmo que simbolicamente, o ato da Assembléia Legislativa do Maranhão em devolver os mandatos dos deputados cassados covardemente na revolução de 1964, foi de grandeza e democrático.
A sessão solene comemorativa do Dia do Poder Legislativo foi emocionante, com relatos históricos e discursos que engrandecem a democracia brasileira.
A homenagem aos três deputados estaduais Benedito Buzar, Sálvio Dino e Kleber Leite, valorizou o legislativo maranhense.
Após receberem os certificados de devolução dos mandatos parlamentares, os homenageados proferiram emocionados discursos de agradecimento.
Os discursos de Buzar e Sálvio Dino foram marcados pela emoção, pela sapiência da maturidade e, principalmente, sem rancor e ódio, coisa que engrandecem a alma.
Parabéns, aos dois oradores!!!
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - Sem Comentários
Enquanto isso, o Senado, na última gestão do presidente Sarney, diminuiu os gastos com horas extras de R$ 42,4 bilhões para apenas R$ 7,5 milhões. O Sarney, com seus 82 anos, ainda mostra como se deve administrar os recursos públicos e cortar as benesses daqueles que sobem na tribuna para cobrar moralidade, mas que usam seus funcionários, em época de recesso para ganhar dinheiro fácil do contribuinte!!! O certo é que o benefício da Câmara infla ainda mais os já generosos salários dos funcionários, recém-reajustados com a aprovação do plano de cargos… Fala isso aí da tribuna, deputado Domingos Dutra!!!
Ana D’Angelo
Enquanto o Senado diminuiu drasticamente as despesas com horas extras em 2012, a Câmara dos Deputados gastou, no mesmo período, cinco vezes mais — desembolsou R$ 44,4 milhões em benefício de seus funcionários que fizeram serviço extraordinário. O dinheiro excedente engorda os já supersalários das categorias da Casa, que estão ainda maiores desde janeiro, com a entrada em vigor do novo plano de cargos, que concederá, até janeiro de 2015, aumentos de mais de 50%.
O desembolso do Senado com horas extras passou de R$ 42,4 bilhões, em 2010, para cerca de R$ 7,5 milhões, em 2011, e R$ 8 milhões, no ano passado. O valor destinado pela Câmara em 2012, por sua vez, é igual ao de 2010, porém, abaixo do total liberado em 2011, de R$ 69,4 milhões. A justificativa da Casa é que houve mais sessões deliberativas, nas quais os servidores teriam trabalhado mais de oito horas por dia, com intervalo para o almoço, ou mais de seis horas corridas.
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - 2 Comentários
Incubadora de alta tecnologia será instalada em uma ambulância e atenderá recém-nascidos em situações de urgência e emergência.
O setor municipal de saúde de São José de Ribamar recebeu mais uma importante ferramenta que reforçará, ainda mais, o seu Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192). Trata-se de uma incubadora, modelo IT158TS, de transporte de alto risco de prematuros de baixo peso ou recém-nascidos com graves enfermidades.
A aquisição do equipamento foi feita pelo Governo Federal e sua disponibilização para o município foi fruto de uma parceria solicitada pela administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB).
“Esse equipamento de alta tecnologia prestará um relevante serviço à população ajudando, inclusive, a salvar vidas em situações de urgência e emergência. Essa é mais uma ação que demonstra todo o esforço que o prefeito Gil Cutrim está fazendo para oferecer um serviço de qualidade ao povo”, afirmou o secretário municipal de Saúde de São José de Ribamar, Rodrigo Valente.
O equipamento será instalado, até o fim deste mês, em uma das ambulâncias do SAMU 192 de São José de Ribamar e será fundamental no atendimento de recém-nascidos em situações de urgência e emergência – principalmente prematuros – transportando-os para as UTIs Neonatais mais próximas com conforto e segurança.
Acomodado na incubadora, o paciente é transportado em condições estáveis de temperatura adequada, umidade e concentração de oxigênio. O estado de saúde do recém-nascido é controlado por meio de um painel microprocessado, com displays de ampla visualização da temperatura do ar e da pele, e por um complexo sistema de alarmes.
Nos próximos dias, a equipe da Base Descentralizada do SAMU 192 de Ribamar participará de uma capacitação, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, sobre reanimação neonatal, imobilização e transporte do recém-nascido com o objetivo de utilizar bem o novo equipamento.
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - Sem Comentários
Pobre contribuinte!!! O pior de tudo é que esses camaradas ainda acham que ganham pouco e não fazem nada!!! Eles Brigam por seus interesses e pelo poder, tudo a custa dos otários contribuintes brasileiros. Os USA estão na frente, mas tem menos sanguessugas… Vai uma verbinha aí de paletó? Vejam que na lista, os países mais pobres figuram como bons pagadores aos seus “representantes do povo”.
PAULO GAMA
DE SÃO PAULO
O congressista brasileiro é o segundo mais caro em um universo de 110 países, mostram dados de um estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com a UIP (União Interparlamentar).
Gastos do Congresso seguem lógica de todo o setor público… clique aqui
Cada um dos 594 parlamentares do Brasil –513 deputados e 81 senadores– custa para os cofres públicos US$ 7,4 milhões por ano.

Para permitir comparações, o estudo usa dados em dólares, ajustados pela paridade do poder de compra –um sistema adotado pelo Banco Mundial para corrigir discrepâncias no custo de vida em diferentes países.
O custo brasileiro supera o de 108 países e só é menor que o dos congressistas dos Estados Unidos, cujo valor é de US$ 9,6 milhões anuais.
Com os dados extraídos do estudo da ONU e da UIP, a Folha dividiu o orçamento anual dos congressos pelo número de representantes — no caso de países bicamerais, como o Brasil e os EUA, os dados das duas Casas foram somados. O resultado não corresponde, portanto, apenas aos salários e benefícios recebidos pelos parlamentares.
Mas as verbas a que cada congressista tem direito equivalem a boa parte do total. No Brasil, por exemplo, salários, auxílios e recursos para o exercício do mandato de um deputado representam 22% do orçamento da Câmara.
Entre outros benefícios, deputados brasileiros recebem uma verba de R$ 78 mil para contratar até 25 assessores. Na França –que aparece em 17º lugar no ranking dos congressistas mais caros– os deputados têm R$ 25 mil para pagar salários de no máximo cinco auxiliares.
Assessores da presidência da Câmara ponderam que a Constituição brasileira é recente, o que exige uma produção maior dos congressistas e faz com que eles se reúnam mais vezes –na Bélgica, por exemplo, os deputados só têm 13 sessões por ano no plenário. No Brasil, a Câmara tem três sessões deliberativas por semana.
No total, as despesas do Congresso para 2013 representam 0,46% de todos os gastos previstos pela União. O percentual é próximo à média mundial, de 0,49%.
Em outra comparação, que leva em conta a divisão do orçamento do Congresso por habitante, o Brasil é o 21º no ranking, com um custo de cerca de US$ 22 por brasileiro. O líder nesse quesito é Andorra, cujo parlamento custa US$ 219 por habitante.
O estudo foi publicado em 2012, com dados de 2011. O Brasil não consta no documento final porque o Senado atrasou o envio dos dados, que foram padronizados nos modelos do relatório e repassados à Folha pela UIP.
Ao todo, a organização recebeu informações de 110 dos 190 países que têm congresso. Alguns Estados com parlamentos numerosos, como a Itália, não enviaram dados.

para ver toda lista clique aqui
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - Sem Comentários
A Prefeitura de São Luís, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM), encaminhou ofício à Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para que esta instaure um processo administrativo disciplinar em relação à construtora responsável pela obra do canal Cohab-Cohatrac.
Financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e orçada em R$ 13 milhões, o canal da Cohab/Cohatrac começou a ser construído no ano passado. Por certo tempo, as obras ainda ficaram paradas. Durante as fortes chuvas desta terça (12) e quarta-feira (13), a água arrastou as peças de concreto do canal.
A Procuradoria Geral do Município (PGM) solicitou à Semosp que seja instaurado processo administrativo para apurar eventuais irregularidades. De acordo com o procurador-geral do município, Marcos Braid, as penas variam da simples advertência até a declaração de inidoneidade, que se traduz na proibição de a empresa prestar serviços e realizar obras nas três esferas do poder público, no prazo de cinco anos.
Postado por Caio Hostilio em 18/fev/2013 - 16 Comentários
Ao ler a matéria “ABSURDO! Por falta de médico, criança de Barra do Corda morre com diarréia”, no blog do jornalista Gilberto Léda, observei que as coisas nesse Estado não mudarão tão cedo. Falta consciência, respeito e, principalmente, comprometimento com a coisa pública.
Tudo isso é decorrência da própria politicalha exercida no Maranhão, cujos politiqueiros acham que toda e qualquer responsabilidade pela educação, saúde, infraestrutura, geração de emprego e renda, atração de investimentos, zelar pelo bem-estar de todos os maranhenses é dever exclusivo do governo Estadual, isso de preferência se estiver sentado na cadeira um membro da família Sarney.
Os outros 217 gestores, que recebem recursos para prestar e ter responsabilidade com a saúde, educação, infraestrutura, atrair investimentos e zelar pelo bem-estar dos munícipes que votaram nele para gerir a coisa pública do município, não devem ser cobrados por nada e sequer prestar contas dos bilhões e bilhões que recebem anualmente, que é cinco vezes mais que o orçamento do governo do Estado.
Aí leio que uma criança de 9 anos morre em decorrência de uma diarréia e vômitos? Vão todos para…!!!
Hei politiqueiros, vocês tem noção de quanto o município de Barra do Corda recebeu do SUS do dia 01/01/2013 ao dia 08/02/2013? O valor de R$ 878.345,00. Segue abaixo, o quadro dos repasses, conforme o site do Ministério da Saúde:
http://www.fns.saude.gov.br/visualizarFundoaFundo.asp?tc=faf&NU_CGC_ENTIDADE=10452044000106
Vejam as rubricas que o município de Barra do Corda recebeu do SUS e verifiquem se todos foram cumpridos.
Isso sim seria o papel de vocês, politiqueiros!!! Pois não é justo o contribuinte bancar suas vidas nababescas, nas casas legislativas e em órgãos, para ficar debatendo baboseiras, como quem vestiu fofão e quem foi para um retiro…
Criem vergonha!!!
Se fosse um filho de vocês, com certeza estavam puxando os cabelos…
