Postado por Caio Hostilio em 21/jan/2013 - 19 Comentários
Assim como Rui Barbosa representa o Senado Federal, o ex-vereador Eurípedes Bernardino Bezerra deveria representar a Câmara de Vereadores de São Luís, haja vista que foi o úncio que até hoje, ao presidir uma sessão da Casa, disse as verdades sobre aquele legislativo. Quanta honestidade!!!
EURÍPES BERNARDINO BEZERRA – nasceu em 17 de dezembro de 1915, na cidade de Curador (hoje, Presidente Dutra); filho de Ludgero Alves Bezerra (cearense) e de Maria Bernardina de Oliveira (maranhense). Maria Bernardina era irmã do legendário Manoel Bernardino, o Lenine do Sertão.
Ele ingressou na Polícia Militar, como soldado, em 1936; promovido a 3º Sargento, por ter feito curso de enfermeiro; em 1941, foi para o Rio de Janeiro cursar Educação Física, na Escola do Exército, a mando do Interventor Paulo Ramos; na volta, passa a ser o responsável pela educação física na Polícia e torna-se professor do Marista e São Luís. Chega a Coronel.
Na política, ele foi do PTB. Chegou a ser prefeito de Imperatriz, mas não ficou no posto por seis meses, visto que os vereadores cairam feito urubu na carniça, segundo ele, quando souberam que o município receberia uma grana em recursos públicos. Ao renunciar disse: “senhores vereadores, minha presença aqui representou um cachorro fiel encarregado de uma carniça gorda, os urubus famintos não permitiram que eu zelasse até o fim, só assim seu instintos podres e imundos que eu saberei cumprir meu dever. Mulher embarcada com a caixa arrumada através da cerrada, adeus!”
Euripedes chegou a deputado estadual por pouco tempo, por ser suplente. Foi vereador de São Luís, também por pouco tempo, onde chegou a apresentar um projeto polêmico, em que pretendia oficializar o Dia da Sogra, projeto não aprovado, porque descobriu que os vereeadores, em sua maioria, não iam nada com as mães das respectivas esposas.
Enfim, descobriu que não pederia ser político. Mas deixou sua marca registrada na Câmara de Vereadores de São Luís e, por isso, sugiro que um vereador entre com um projeto de Lei proponto que Eurípedes seja o patrono daquela casa legislativa.
Ele se tornou um ícone exatamente por sua honestidade. Certa vez ao presidir uma sessão na Câmara de São Luís, Eurípedes disse, perante diversas autoridades presentes: “Esta é uma sessão ordinária, de uma Câmara também ordinária e de veradores mais ordinários ainda.”
Quanta sinceridade!!!
Postado por Caio Hostilio em 21/jan/2013 - 2 Comentários
Pensei que essa história demagógica e canalha de procissão de ambulâncias vindas do interior fosse perdurar para sempre nesse Estado. Eu que sempre travei uma luta contra essa mentira desde que ouvi essa safadeza pela primeira vez num discurso de campanha, na eleição para prefeito de São Luís em 1996, passei a questionar através de vários artigos publicados nos principais jornais desse estado e depois através de matérias no meu blog, vi hoje que São Luís recebe R$ 110 milhões para efetuar exatamente os atendimentos de urgência e emergência dos pacientes vindo do interior.
Hoje (21), numa coletiva, no hospital Carlos Macieira, o secretário de saúde do Estado, Ricardo Murad, fez uma explanação bem detalhada do SUS no Maranhão e disse que desde o governo de Conceição Andrade, a Prefeitura de São Luís assinou com o Ministério da Saúde o acordo para atender no serviço de Urgência/Emergência os pacientes vindos do interior, que recebe atualmente R$ 110 milhões, com isso, ficando claro que os municípios pagam por esse serviço.
A proposta que o governo do Estado fez a Prefeitura foi de que ele passaria a ficar responsável pelo todos os atendimentos dos pacientes vindos do interior e ainda parte dos ludovicenses, se a gestão de Holanda Junior passasse o Socorrão II e apenas R$ 77 milhões dos R$ 110 milhões destinados a esse atendimento.
Murad disse que o governo federal só pode entrar no máximo com 40% de recursos para a Saúde e que os Estados e Municípios é que devem cumprir com os outros 60%. Segundo o secretário, o problema é que a maioria dos prefeitos passa a correr atrás dos recursos federais, porém esquece-se de suas contrapartidas, deixando, com isso, os serviços sem fazer.
Tal como já havia afirmado aqui, o secretário disse que se não adianta o MS liberar R$ 20 milhões esse mês, visto que irão precisar dos mesmos R$ 20 milhões para os meses seguintes. Ele disse, ainda, que isso abrirá um precendente para os outros municípios pedirem reforços financeiros, ou seja, os mais de cinco mil.
Ricardo disse, ainda, que o governo do estado não politizar a parceria com a Prefeitura sobre a saúde. Para ele se fosse pela política, não faria parceira alguma, porque era melhor deixar a desgraça.
Abaixo, alguns artigos que falei sobre o discurso canalha da procissão de ambulâncias:
Então, querem transformar a saúde pública numa algazarra?
Vamos aos fatos reais que os politiqueiros escondem sobre a saúde pública em São Luís.
Má gestão de recursos gerou caos no sistema de saúde de São Luís
Fotos: Nestor Bezerra
Postado por Caio Hostilio em 21/jan/2013 - 24 Comentários
Não quero citar quantas politicalhas e atos de malversações e de improbidades eu já vi nesse município desde que vim morar aqui. Mas vou citar uma obra que o atual vice-prefeito, Roberto Rocha, quando deputado federal, conseguiu verbas para que fossem revitalizadas as margens do Rio das Bicas. Alguém ainda se lembra dessa obra? Cadê ela? A verba veio e até emendas!!! Sempre é bom relembrar as como funcionam as demagogias daqui. No dia 05 de agosto de 2011 postei “Basta!!! O Maranhão cansou da demagogia…”
Eu, sinceramente, me preocupo com o futuro da nossa São Luís no limiar do seu quarto centenário.
Alguém precisa dar de conta da capital de todos os maranhenses. Já basta de ignóbeis, péssimos e incompetentes administradores!!!
É assim há muito tempo. Prefeito incompetente vai, prefeito incompetente chega e a cantilena é a mesma: o governo do estado não ajuda.
Ora Bolas!!! Isto é conversa pra boi dormir. Os ‘prefeitos’, e mais ainda porque é atual, o prefeito, o senhor João ‘Caostelo’, faz o de sempre e o mais do mesmo que é achar um culpado para a sua infinita incompetência.
Como não tem idéias, projetos ou qualquer proposta para tornar São Luis melhor, morre de inveja.
Inveja mata, e isto é uma expressão q o ‘Caostelo’ não aprendeu. E, como esta em vias de se aposentar (que bom) jamais aprenderá. Menos mal!!! Só que a cidade de São Luis e sua população não podem ser vitimas das vaidades do incompetentíssimo prefeito.
Agora, ele ordenou embargar a obra da Via Expressa por pura soberba. A sua incompetência é tamanha, que ele embargou a obra de uma simples ponte sobre o Rio Pimenta, que melhoraria o fluxo de veículos da Avenida dos Holandeses. Apenas uma pergunta: O que diabos a população de São Luís tem que pagar pelo ego e o superego de um prefeito incompetente feito Castelo? Por que ele não faz tudo isso com os R$ 75 milhões que ele deu sumiço? Convenhamos que tudo isso seja uma patacoada de um velho esclerosado e moco, que já deveria está de pijama jogando gamão…
Espero que esse prefeito do faz de conta não venha com a conversa fiada de agressão ao meio ambiente. Caso seja essa desculpa, ele merece ser xigando até sua décima geração, pois foi ele que impantou a fábrica da Alcoa em São Luís, que degradou totalmente a Ilha, além de ser uma das maiores conseqüências para vários tipos de câncer nos cidadãos ludovicenses… Seria algo repugnante partindo de uma pessoa como Castelo… Demagogia e hipocrisia têm limites!!!
Senhor ‘Caostelo’, deixe a governadora Roseana trabalhar. O senhor pode morrer de inveja, a cidade ta nem ai. Mas deixa a mulher continuar trabalhando como nem o senhor, repito, ‘Caostelo’ e antecessores, jamais puderam e nunca poderão por conta da inveja e, melhor, incompetência. Vede retro!!!
Postado por Caio Hostilio em 21/jan/2013 - Sem Comentários
No dia 22 de novembro de 2012 postei aqui o artigo “A atração de investimentos privados é primordial para o desenvolvimento…”, onde início falando que não tinha visto esse debate entre os candidatos à Prefeito de São Luís. “Apenas se limitaram a disputa de quem era mais amigo da presidenta Dilma. Um país, estado ou município precisa buscar atrativos para atrair investimentos privados, pois são eles os maiores geradores de emprego e renda, isso numa cadeia, haja vista que dela surgem os serviços prestados.”
Agência Brasil
Falta aos pesquisadores brasileiros espírito empreendedor e melhor aproveitamento dos investimentos no setor de inovação tecnológica. Segundo especialistas que participaram do 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da União Nacional dos Estudantes (UNE), o país precisa investir em tecnologia para se inserir na economia mundial.
“Inovação é algo essencial para qualquer país que queira se modernizar. Ou nos incorporamos à inovação ou vamos envelhecer como um país marginal do ponto de vista da inserção na economia mundial. Seremos menos ricos e teremos mais desigualdade social”, disse o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Celso Pinto de Melo.
Um dos problema enfrentados pelo país é a falta de empreededorismo, que pode ser notada pelo número de registros de patentes. Em 2011 o número de pedidos atingiu, em dezembro, a marca de 30 mil, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Um avanço, mas ainda inferior à China, que atinge a casa dos milhões em pedidos de registro de patentes.
“A China há 10 anos não registrava patentes. Hoje faz o processo reverso, registrado inclusive estrangeiros em seu território”, diz a presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Luana Bonone. Ela afirma também que, no Brasil, 80% dos investimentos em pesquisa são do Estado. “Os empresários brasileiros têm a característica de querer resultados imediatos. Não existem no país programas que atraiam esse investimento para as universidades”, complementa.
O representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) José Luiz de Lima Filho afirma ainda que os investimentos muitas vezes são mal aproveitados. Ele alerta para a necessidade de captar recursos, mas usá-los com qualidade. “Temos que gerar riqueza. Temos algumas produções que são vantajosas no Brasil como a soja e o açúcar. Ambos são vendidos como commodities cotados em Chicago. Não estamos colocando neles valor agregado. Não estamos investindo em tecnologia nessas áreas que temos vantagem.”
O estudante de Engenharia Eletrônica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Felipe Duque Belfort fez questão de compartilhar a experiência que teve nos Estados Unidos. Ele morou um ano em New Jersey, pelo programa Ciência sem Fronteira. “Quando estudei lá, tinha um indiano que trabalhava comigo no laboratório. Ele estava lá noite e dia. Mas, certa vez, parou de ir. Quando perguntei por ele, disseram que tinha aberto uma empresa exatamente com a tecnologia na qual estávamos trabalhando. Não vejo esse espírito nos brasileiros.”
O 14º Coneb da UNE acontece em Recife (PE) até segunda-feira (21). Este ano foram mais de 3,5 mil inscrições de entidades de todas as regiões do país. Sob o tema “A Luta pela Reforma Universitária: do Manifesto de Córdoba aos Nossos Dias”, o Coneb oferece debates e grupos de discussão sobre temas ligados às universidades e ao Brasil. Ao final, os delegados vão decidir os rumos e posicionamentos da UNE para 2013. O evento antecede a Bienal da UNE, espaço de diálogo de estudantes e movimentos culturais que, este ano, está em sua 8ª edição.
Postado por Caio Hostilio em 21/jan/2013 - 5 Comentários
Tenho certeza que o objetivo do prefeito Edivaldo Holanda Junior é o de governar São Luís em prol do bem-estar dos ludovicenses e não usar a gestão da capital para fazer o jogo politiqueiro que consome a verdadeira aplicabilidade dos recursos públicos e passa a utilizá-lo como moeda que traduza que o Estado é uma terra arrasada.
Vi a escolha da primeira leva do seu secretariado mais ligado ao controle, porém sem tendências politiqueiras, coisas que trazia a boa fé e a excelente intenção do jovem prefeito com a coisa pública. Vi ali excelentes nomes.
Muitos cobraram uma vida pregressa de santo para os secretários de Edivaldo Holanda, coisa que rebati aqui, pois não existe aquele ser humano moralista e ético. Vi que o seu secretariado pode sim fazer um excelente trabalho, mas que tivessem de fato condições de agir dentro do que se espera daquele que foi eleito para governar.
Até agora já muitas ações corretas da gestão de Edivaldo Holanda, isso por seus secretários, mas já vi algumas ações completamente desconectadas, fora de propósito e, principalmente, que vão contra os princípios de uma gestão pública responsável com a coisa pública.
Sei que esses atos não partiram dos secretários e até mesmo do prefeito Edivaldo Holanda Junior, mas de forças ocultas que querem usar essa gestão para as intrigas do jogo politiqueiro que sempre viveu esse estado.
Quem perde é o povo e até mesmo aqueles dessa gestão de Holanda Junior que realmente têm a intenção de mostrar que São Luís pode ser viável.
Antes que muitos incautos digam que estou fazendo proselitismo ou algo parecido, sugiro que leiam um artigo que escrevi no dia 26 de junho de 2011 “Quem mais atrapalha Roseana são membros do seu próprio governo!!!”, muitos ao invés de ajudar, terminam é atrapalhando muito!!!
Postado por Caio Hostilio em 20/jan/2013 - 1 Comentário
O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, fala à imprensa sobre parceria com a Prefeitura de São Luís, nesta segunda-feira (21), às 10h, no auditório do Hospital Carlos Macieira (Calhau).
Na quinta-feira (17), a governadora Roseana Sarney respondeu à solicitação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para que o governo prorrogue a parceria na área da saúde. Em ofício, após análise e orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado propõe assumir a gestão do Clementino Moura (Socorrão II) desde que a Prefeitura Municipal disponibilize os recursos de outros municípios repassados anualmente à Prefeitura de São Luís pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referentes a atendimentos na capital de pacientes de outras cidades. O total é de R$ 77 milhões.
O documento informa, por exemplo, que a Prefeitura de São Luís recebe do SUS o montante global de R$ 248.911.141,07 em recursos para o custeio das unidades/ano. Há ainda a contrapartida obrigatória correspondente a 15% do total da receita líquida de impostos e transferências arrecadadas anualmente. O Estado, por sua vez, recebe o total de R$ 218.154.879,31 ao ano.
Postado por Caio Hostilio em 20/jan/2013 - 14 Comentários
Segundo o blog do jornalista Gilberto Leda, o Ministério pode mandar R$ 20 milhões para a Saúde de São Luís. Por quê? Seria porque o ministro Padilha e amiguinho do secretário para “assuntos pra lá de importante em Brasília”, o ex-subsecretário fantasma de Maricá/RJ, Márcio Jardim? Só se for!!!
Gilberto Leda diz que o secretário de Saúde de São Luís, Vinícius Nina, deve anunciar esta semana os termos da possível parceria entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para investimentos na rede de urgência e emergência da capital. Quero saber por qual rubrica e que justificativa usarão para mandar os R$ 100 milhões pedidos pelo secretário de saúde de São Luís. Atenção TCU e CGU!!!
Parece-me que o MS andou buscando uma saidinha para tentar ajudar o amiguinho do ministro Padilha, Márcio Jardim.
Pelo que li no blog de Leda, querem usar a Bipartite (CIB) como o bode expiatório para confirmar que é preciso recursos urgentes para a saúde de São Luís, tirando, com isso, toda responsabilidade do Ministério da malversação com o dinheiro público para pagar improbidades praticadas pela Prefeitura de São Luís com recursos do SUS.
Para jogar água na fervura, o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, foi pra cima e exigiu também que receba esses recursos “extras”, coisa de se for descoberto pelos mais de 5 mil municípios brasileiros, pode esperar que não vai dar outra!!! Todos vão exigir esses recursos extras!!!
Te segura Padilha!!!
Postado por Caio Hostilio em 20/jan/2013 - 1 Comentário
Alimentos foram adquiridos por Benito Filho, quando o ex-vice prefeito assumiu a prefeitura em setembro do ano passado
Por Luis Antonio
Um grande carregamento de itens alimentícios que seriam utilizados para o preparo da merenda escolar dos estudantes da rede municipal em Viana, foi encontrado na tarde de ontem (18) em um depósito clandestino no centro da cidade.
A carga foi descoberta por acaso por populares, que comunicaram o fato à Secretaria de Educação, cujo titular Carrinho Cidreira, mandou registrar imagens dos alimentos e em seguida recolheu os produtos para o depósito da Secretaria.
Descalabro – Esse é apenas mais um dos descalabros administrativos herdados pelo prefeito Chico Gomes (DEM) que recebeu a prefeitura de Viana sem transição, com toda infraestrutura física da administração em estados deploráveis, sem material de expediente, sem computadores e sem mobiliário.
A merenda escolar, tão necessária para as crianças das escolas municipais, era tratada como negócio privado pelos antigos gestores, que forneciam eles próprios, em família, alimentos com preços superfaturados, muitas vezes, produtos com prazo de validade vencido, colocando em risco a saúde de milhares de estudantes. Segundo informações de moradores, antes de entregarem a pasta da educação, foram saqueados todos os depósitos da pasta. Alimentos, botijões de gás e até as panelas de preparo foram colocadas em veículos particulares, com destinos ignorados.
Calamidade – Todas as secretarias estão sendo auditadas e, em breve o prefeito Chico Gomes receberá os relatórios escritos e fotográficos das pastas, de forma que os larápios do patrimônio público vianense sejam responsabilizados criminalmente. Os fiscais e funcionários tem se mostrado indignados com o estado dos prédios, das instalações hidráulicas, elétricas, banheiros, entre outros absurdos reinantes na gestão passada. O estado de abandono se reflete em todos os recantos da cidade e, desembocaram também na autoestima dos vianenses, principalmente os funcionários municipais que não receberem seus salários no final do ano.
Na surdina – O Blog apurou que o prefeito Rilva Luis (PV) sacou na boca do caixa do Banco do Brasil e nas barbas da Justiça, cerca de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) no apagar das luzes do ano passado, colocou a mala na cabeça e sumiu da cidade, na maior cara de pau. O resultado é que o comércio está parado, ninguém compra ninguém vende. Enquanto isso, o prefeito Chico Gomes e sua equipe, tentam minimizar o sofrimento dos trabalhadores ao imprimirem um ritmo trabalho dentro da legalidade e da transparência com os recursos públicos. Os salários devem ser atualizados, mesmo que de forma parcelada, enquanto o município não entra nos eixos financeiros.
Confira abaixo registros do estado de algumas secretarias que estão passando por auditoria.
BASTOU UMA PEQUENA CHUVA PARA EXPOR O ESTADO CRÍTICO DA SEDE DA PREFEITURA DE VIANA. TUDO VEIO ABAIXO.




ESTADO DE EMERGÊNCIA TAMBÉM NO HOSPITAL MUNICIPAL – CESP, NO BAIRRO CITEL.




Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - 11 Comentários
O Estado gasta em São Luís, na rede própria da SESMA, com recursos do Tesouro do Estado, fonte 121, mais recursos em São Luís (57%) que nas unidades do estado no interior (42%), em 2012, em razão
de aqui concentrar-se o maior número de UTIs s e a alta complexidade, servindo de apoio, de referencia, para todo estado, nos atendimentos mais especializados. Na segunda feira, dia 21/1/13, às 9 horas, o Conselho Estadual de Saúde vai se reunir para apreciar a situação de urgência e emergência de São Luís, com isso virá à tona os custos gastos na capital.
CUSTOS COM SERVIÇOS HOSPITALARES COM RECURSOS ESTADUAIS (só do Estado).
DESCRIÇÃO VALOR. VAR (%)
ILHA DE SÃO LUIS. 365.921.348,83. 57,60%
INTERIOR. 269.372.360,24. 42,40%
TOTAL. 635.293.709,07. 100,00%
Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - Sem Comentários
NOTA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COROATÁ
O estado de calamidade encontrado pela nova administração, fruto de uma gestão criminosa e irresponsável de oito anos do ex-prefeito Luís da Amovelar, obrigou a Prefeitura de Coroatá a decidir pelo cancelamento dos eventos para realização do Carnaval 2013 com recursos do orçamento municipal. A Prefeitura tomou essa decisão em defesa do interesse público e tendo em conta a situação deplorável em que o nosso Município se encontra e num momento em que todos os recursos são insuficientes para fazer face às intervenções emergenciais visando restabelecer a prestação dos serviços públicos essenciais para a população. Mas a Prefeita de Coroatá reconhece a importância do Carnaval para o desenvolvimento econômico, cultural e turístico do Município e irá buscar apoio de empresas privadas para garantir as festas carnavalescas sem ônus para a Prefeitura. Para a atual administração municipal de Coroatá, política e gestão pública são sinônimos de responsabilidade e seriedade. Para nós, um tostão é um tostão, um real é um real.
Sistema de Videomonitoramento será ampliado e atenderá diversos bairros de São Luís
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) vai implantar mais 200 novas câmeras de videomonitoramento em São Luís, totalizando 300 unidades ligadas 24 horas por dia. Esta segunda fase, que terá início ainda este semestre, contemplará vários bairros e regiões da capital maranhense, observando a movimentação das ruas, avenidas e vários pontos da cidade. Instalado há quatro meses pelo Governo do Estado, o Centro de Comando e Controle do Videomonitoramento da Região Metropolitana já registrou 1.222 eventos, fatos ou incidentes captados pelas câmeras de segurança móvel. No primeiro mês, foram contabilizados apenas 312 ocorrências. Já no terceiro, o balanço foi fechado com 928 eventos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já mapeou, com base em dados estatísticos do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), os bairros com maiores incidências de criminalidade. Estas localidades, além do patrulhamento diário, feito pelas viaturas e motocicletas que cobrem a área, contarão com câmeras interligadas 24 horas à Central instalada no prédio do Ciops. A previsão é que elas já estejam funcionando ainda no primeiro semestre deste ano. Bairros como Cidade Operária, Cidade Olímpica, Maiobão, eixo Itaqui-Bacanga, Liberdade, Coroadinho, São Francisco, Ilhinha, Bairro de Fátima, Coroadinho, entre outras localidades, estão na lista para serem beneficiados. Atualmente, o Sistema de Segurança tem 100 câmeras cobrindo pontos na Avenida Guajajaras, Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar, São Luís Rei de França, Holandeses, Daniel de La Touche, Litorânea, Lagoa da Jansen, Castelo Branco, João Pessoa, Kennedy, Magalhães de Almeida, Beira-Mar, Rua do Egito, entre outros.
Cortejo carnavalesco anima ruas do Centro Histórico de São Luís
Foi dada a largada na folia carnavalesca promovida pelo Governo do Estado em São Luís, com a realização do Cortejo de manifestações populares pelas ruas do Centro Histórico, indo da Praça Deodoro até a Praia Grande, além de apresentações nas Praças da Faustina, Nauro Machado e no Canto da Cultura (Rua Portugal). O público acompanhou a beleza e a alegria do cortejo, que teve a presença de grupos de tambor de crioula, blocos tradicionais, organizados e alternativos, entre outros. O tema deste ano é com o tema “A mistura é a nossa maior riqueza”. Para a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, a prévia carnavalesca é um aperitivo do que será apresentado nos dias de folia na capital. “Iniciamos o carnaval com o cortejo. Tudo foi planejado com muito cuidado e responsabilidade para desenvolver e fomentar a cultura local”, declarou. Participaram do cortejo da Praça Deodoro – Praia Grande, a Tribo de Índio Tapiaca Uhu; os blocos tradicionais Os Tremendões, Os Foliões e Os Apaixonados; os alternativos, Fuzileiros da Fuzarca, La Boêmios de Fátima e Mocidade Independente Turma do Saco; os blocos organizados Beatos do Samba e Os Liberais; além das escolas Marambaia do Samba e Turma da Mangueira; da Banda do Galo; Trupe Carnavalesca (Banda do Bom Menino, Irê, Gilson, Sandra e Silvana); Legião dos Fofões e Bloco Afro Aruanda. Na noite de abertura, domingo (3), a folia ficará por conta de Monobloco, Pepê Junior, Ronald Pinheiro e Bicho Terra. A segunda noite, no sábado (9), a animação será da Big Band, Alcione e Bicho Terra. A programação do domingo (10) destaca Máquina do Tempo, Timbalada, Pepê Junior e Betto Pereira. Na segunda-feira (11), as atrações serão Pepê Junior e Erasmo Dibell, Diogo Nogueira e Bicho Terra. Para fechar o Carnaval, na terça-feira gorda (12), a festa será animada por Mano Borges, Jorge Ben Jor, Pepê Junior e Gerude. Nesse mesmo período (dias 3, 9, 10, 11 e 12), o Circuito Deodoro-Madre Deus funcionará a todo vapor, com o desfile de manifestações populares, num percurso já consolidado pelos foliões em carnavais anteriores.
Maranhão participa de pesquisa nacional sobre educação
Foi realizada esta semana em São Luís a visita técnica de uma equipe do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar uma pesquisa sobre Governança nas Secretarias Estaduais de Educação. A técnica da FGV, Érica Ruiz, que é responsável por esta fase da pesquisa na Seduc do Maranhão, entrevistou o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, adjuntos e técnicos da secretaria, além de representantes de instituições ligadas à educação pública como o Conselho Estadual de Educação, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Sindicato dos Professores da Rede Estadual. Iniciada em novembro de 2012, a pesquisa tem como principal objetivo elaborar um mapa das inovações e boas práticas de gestão que possam servir para todos os estados. O diagnóstico será feito a partir de uma análise da gestão das secretarias, de seus principais aspectos institucionais, dos recursos humanos e financeiros, principais programas e políticas, a articulação com outros níveis de governo e com a sociedade, além das inovações e ações bem-sucedidas e dos resultados educacionais obtidos.