Arquivo do Autor

Rio de Janeiro se prepara para a Jornada Mundial da Juventude

Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - 2 Comentários

turismoEncontro dos jovens católicos é um dos grandes eventos internacionais a serem realizados no Rio de Janeiro a partir de 2013

A Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em julho de 2013 no Rio de Janeiro, deverá trazer ao Brasil cerca de 700 mil turistas estrangeiros. A projeção é do Ministério do Turismo, que tem uma série de investimentos programados para cidade – voltados não só na preparação para a Jornada, mas também para Copa do Mundo da FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Somente em obras previstas na Matriz de Responsabilidade da Copa, que deverão estar concluídas em 2013, foram destinados pela pasta ao Rio de Janeiro cerca de R$ 17 milhões. São recursos para sinalização turística, acessibilidade aos principais atrativos turísticos e implantação de centros de atendimento ao turista.

Além disso, o estado do Rio de Janeiro é signatário do Pacto pelo Desenvolvimento do Turismo, assinado recentemente entre ministro do Turismo Gastão Vieira e 16 governadores. Com isso, será contemplado com R$ 12,6 milhões para a realização de obras em cidades litorâneas, como Armação de Búzios, Arraial do Cabo e Mangaratiba.

Faz-se necessário!!! Seminário reunirá prefeitos e secretários municipais de educação

Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - 3 Comentários

Foto 2 DO..[1]pedroDentro da filosofia de investir na parceria do Estado com os municípios e a União, em busca da educação de excelência e melhorar a qualidade de ensino, os 217 prefeitos e secretários de educação foram convidados para participar do 1º Seminário Educacional de Cooperação Estado e Municípios.

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento será realizado nesta quarta-feira (23), a partir de 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.

O seminário será aberto pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes, e terá como meta intensificar as ações que possibilitem a ampliação do diálogo e integração do Estado com a União e os municípios, para fortalecer o regime de colaboração entre os entes federados.

O evento, que será encerrado às 17h, tem como foco apoiar e orientar as redes municipais de educação no desenvolvimento dos programas federais e de outras ações em curso no Estado.

“Nós entendemos que a construção de um sistema estadual de educação forte no Maranhão só será possível se Estado e municípios estiverem articulados, por isso convidamos os municípios para apoiá-los, ampliando o diálogo e realizar uma integração em prol de um ensino de qualidade em todos os níveis da educação”, destacou o secretário Pedro Fernandes.   

PROGRAMAÇÃO

–         8h – Credenciamento

–         8h30 – Abertura

–         9h – Palestra: O Plano de Ações Articuladas (PAR) e os Programas do Governo Federal

–         14h        – Painel: Censo Escolar, Indicadores Educacionais, Programa Brasil Alfabetizado e Proinfo

–         14h40 – Painel: Programas na Área de Gestão e Formação Continuada: PDDE, PDDE Campo, PDE Escola, PDE Interativo, Formação pela Escola, Parfor e Programa Darcy Ribeiro

–         15h20 – Painel: Orientações Gerais sobre Educação Infantil e Ensino Fundamental: Brasil Carinhoso, Programa Bolsa Família, Lei n. 11.274/2006, Programa Mais Educação, Regularização de Escolas e Pacto Nacional pela Alfabetização – PNAIC

–         16h – Painel: Planejamento e Gestão Educacional Democrática: Conferências Municipais/Intermunicipais, Plano, Fórum, Conselho Municipal de Educação

–         17h – Encerramento

Êpa!!! Então, querem que o Ministro Padilha pratique uma malversação para pagar uma improbidade? Isso é desrespeito ao contribuinte!!!

Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - 23 Comentários

juniorholandaPrefeito Holanda Junior, Vossa Excelência é um homem urgido e abençoado por Jesus Cristo, haja vista que não participou daquele ato impensado no Ministério da Saúde. Parece-me, também, que o Ministro Padilha se livrou de ser ridicularizado.

Eu já lhe disse aqui, prefeito Holanda Junior, para que Vossa Excelência não deixasse que transformassem sua gestão num picadeiro!!!

Também já tive a oportunidade em dizer que Flávio Dino é um excelente jurista e que não conhecia nada, nadica de nada, em gestão pública, e que não era nenhum epistêmico.

Mas essa visita maluca ao Ministério da Saúde passou dos limites!!!

Como disse o jornalista Barbosa Lima Sobrinho: “sem a participação do povo, do contribuinte, do leitor, o dinheiro público será aplicado segundo critérios que nem sempre representam as melhores soluções para os problemas da comunidade. Participar é tão importante quanto votar. E é com a participação ativa que se constrói a verdadeira democracia social”.

saudeprefeituraAí vejo a matéria com o título: “Prefeitura busca parceria com Ministério da Saúde”. Pensei: que bom!!! Será que conseguiram fazer com que o Hospital Dutra, que leva R$ 5 milhões, todos os meses, do repasse do SUS para a prefeitura de São Luís, decidiu assinar um convênio com a Prefeitura baseado na autonomia universitária?

De início vi logo que a coisa não ia dá em nada, haja vista que a reunião foi entre o Secretário de Saúde do Município, Vinicius Ninas, e o Secretário de Atenção à Saúde do MS, Helvécio Magalhães. Não que eles sejam incompetentes, muito pelo contrário, mas é que ambos não possuem poder de decisão. Essa é a verdade.

Dando continuidade a leitura, li que o secretário Nina apresentou um relatório detalhado das improbidades praticadas pelo ex-prefeito Castelo. E o Ministério da Saúde com isso? Ele é um órgão fiscalizador? Não!!! Punitivo? Em alguns casos sim. E com a apresentação desse relatório, o MS poderia mandar abrir uma sindicância e punir o município, isso independente de quem seja o gestor, diminuindo os repasses.

Quanto à redistribuição de pacientes, chamei a atenção do prefeito, ainda em dezembro do ano passado, para ações paliativas que deveria adotar na Saúde e uma delas era exatamente a redistribuição dos pacientes dos Socorrões nos hospitais que se encontram obsoletos em São Luís, mas que mantém ainda uma boa estrutura física.

De repente leio apenas que o Ministério da Saúde e não mais o secretário Helvécio irá avaliar a possibilidade de investimento no sistema de São Luís para resolver as necessidades imediatas. O anúncio deve ser feito nos próximos dias.   

Meu Deus!!! Caso o Ministro da Saúde Padilha pratique uma imoralidade dessas, ele estará praticando uma malversação com os recursos da Saúde para pagar por um crime de improbidade praticado com os recursos da Saúde.

Para que se entenda melhor: quando se trata de desperdício o crime é malversação. Quando se trata de se beneficiar diretamente o crime é improbidade.

Ora bolas!!! O contribuinte não pode pagar duas vezes para que seja praticado o mesmo serviço.

Se houve desvio dos recursos do SUS, os criminosos devem pagar e devolver os recursos roubados, através de tomada dos bens materiais dos ladrões e não o contribuinte pagar por ele, ainda mais com outro crime.

Que sacanagem é essa? Se quiserem fazer politicalhas, que façam, mas não subestimem a inteligência do contribuinte.

Governadora Roseana inaugura estrada e entrega embarcações na região do Baixo Parnaíba

Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - Sem Comentários

Foto 4 Go..[1]A MA-312, trecho de 23,5 quilômetros, no município de Água Doce do Maranhão (a 450km de São Luís), foi inaugurada pela governadora Roseana Sarney, nesta sexta-feira (18), durante visita à região do Baixo Parnaíba, portão de entrada do Delta das Américas. “Estamos tirando do isolamento todos os municípios que ainda não tinham estrada pavimentada. E uma ação que representa progresso, mais desenvolvimento, emprego e renda e um incentivo para o turismo”, declarou Roseana Sarney.

 Foto 3 Go..[1]Acompanharam a governadora na inauguração da estrada, o prefeito de Água Doce, Rocha Filho, e os secretários estaduais Luis Fernando Silva (Casa Civil), Max Barros (Infraestrutura), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Hildo Rocha (Assuntos Políticos e Cidades), coronel José Ribamar Vieira (Casa Militar) e o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires. A solenidade contou com presença de vereadores e prefeitos da região, lideranças políticas e a população.

Foto 2 Go..[1]“Desde a criação do município, ato que assinei, tenho grande responsabilidade sobre Água Doce”, revelou. Roseana Sarney reafirmou que a cidade continuará recebendo outras benfeitorias. “Evidentemente que não podemos resolver tudo, mas vamos continuar trabalhando em parceria com a Prefeitura para ajudar a população”, garantiu.

Para o prefeito de Água Doce do Maranhão, Rocha Filho, a estrada representa o fim do isolamento do município. “É um grande passo para o desenvolvimento do turismo, já que integramos o Delta das Américas. A estrada é uma grande obra do governo estadual que deve continuar colaborando para a melhoria do município”, ressaltou.

Facilidade

Para a população, a estrada representa um sonho realizado. O agente comunitário de saúde, Raimundo Nonato Santos Silva, destacou que a estrada facilita o acesso ao município. “Agora, ficou mais fácil chegar a Araioses e Parnaíba. Ninguém queria fazer transporte de passageiro, mas hoje já temos carro fazendo frete e transporte de pessoas”, observou.

O lavrador Reginaldo Alves Menezes, também, ressaltou a importância do serviço para a cidade. “Será mais fácil o escoamento da produção agrícola”. O vendedor ambulante, Nonato Santos, acredita que o custo de vida vai cair no município. “Antes, tudo chegava caro demais, vinha de lancha, mas as mercadorias já estão vindo pela estrada, bem mais baratas”, disse.

Roseana Sarney e comitiva percorreram 23,5 quilômetros da MA-312 até chegar a Barro Duro, no município de Tutóia, onde o prefeito Diringa e população aguardavam para descerrar a placa de inauguração da estrada. “Temos muito a agradecer por tirar nossa região do isolamento e abrir portas para o turismo no Delta das Américas”, declarou o prefeito.

O secretário de Infraestrurura, Max Barros, assinalou que o Governo do Estado trabalha intensamente para melhorar a infraestrutura de todas as regiões. “Somente nesta estrada foram investidos R$ 10 milhões, mas, já concluímos as obras dos trechos São Bernardo/Piragi, Araioses, Tutóia, Paulino Neves e entregaremos a estrada de Santana do Maranhão no mês de fevereiro”, anunciou.

Kits de pesca

Após a inauguração da estrada, a governadora Roseana Sarney participou da solenidade de entrega de 25 embarcações tipo canoa, com motores e rabeta, além de apetrechos de pesca para os pescadores da Colônia Z-78 de Água Doce. “O município tem um grande potencial pesqueiro que precisa ser incentivado. O investimento vai garantir uma melhoria na renda das famílias dos pescadores”, destacou Roseana Sarney.

O projeto tem investimento de R$ 296 mil, recursos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). Segundo o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, a iniciativa visa contribuir para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no município. “A iniciativa faz parte do programa de combate à pobreza e vai permitir que os pescadores tenham condições de trabalhar, pois muitos alugavam embarcações”, declarou.

Entre as metas do projeto, a melhoria da qualidade do processo de captura da produção pesqueira e da renda dos pescadores, além da contribuição para a pesca sustentável com capacidade de abastecer o município e áreas adjacentes no eixo que compreende todo o Delta do Parnaíba.

A estimativa é de que os pescadores do município passem a capturar mais de 20 kg de peixe por viagem. O preço médio para a comercialização é de R$ 8,00/kg. Portanto, o pescador artesanal pode passar a ter renda acima de R$ 2 mil/mês.

“Sem um barco a motor é muito difícil a nossa lida, assim vai ficar mais fácil ir para além-mar”, disse o pescador José Dantas Carvalho. Para José Ribamar Conceição Nunes, pescador há 20 anos, a iniciativa vai melhorar a vida dos pescadores da região. “Até mesmo para conseguir ajudante na hora da pesca vai ser mais fácil. A renda vai melhorar para essas famílias”, ressaltou.

A implantação do projeto vai garantir que a comunidade passe a contar com uma frota pesqueira bem equipada, além de possibilitar a circulação financeira, o desenvolvimento e a sustentabilidade da comunidade local.

O vilão foram os materiais escolares!!! Subida dos preços em seis das sete capitais assusta governo federal

Postado por Caio Hostilio em 19/jan/2013 - 1 Comentário

É preciso maior fiscalização desde a produção até a venda dos materiais escolares!!! É sabido que a indústria e o comércio desse ramo ficam ferozes exatamente nos meses de janeiro e fevereiro, porém se ver poucos órgãos e institutos preocupados em ajudar os contribuintes nesse momento de martírio. As editoras se transformam e fazem dos livros didáticos um Best seller com edições esgotas. É preciso controlar!!! Delfin Neto já inventou usou até a subida do preço do pepino no regime militar como vilão, mas que os materiais escolares foram são os vilões de agora, isso sem dúvida alguma!!!

Vânia Cristino

Educação foi um dos itens que contribuíram para o resultado do IPC-S.

escolaA inflação no início do ano assusta o consumidor e ameaça tirar o sono do governo. Em seis das sete capitais, houve aumento dos preços de produtos e serviços que integram o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a alta, os movimentos da equipe econômica, que busca saídas para conter a aceleração da carestia, inclusive procurando apoio na oposição, deverão se intensificar nos próximos dias. O grande temor é que o poder de compra da fatia mais pobre da população seja afetado e anule ganhos reais de salários acumulados nos últimos anos. O que poderia comprometer, inclusive, a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Independente dos temores do Planalto, a inflação avança, de acordo com os dados divulgados ontem pela FGV referentes à comparação da primeira com a segunda quadrissemana de janeiro. No período analisado , o IPC-S passou de 0,77% para 0,89%. O índice registrou aceleração de preços em Brasília (de 0,63% para 0,72%), Belo Horizonte (de 0,72% para 1,01%), Recife (de 1,01% para 1,11%), Rio de Janeiro (de 0,86% para 1,04%), Porto Alegre (de 0,43% para 0,60%) e São Paulo (de 0,78% para 0,87%). A única capital que registrou desaceleração da alta de preços foi Salvador, onde o recuo foi de 1,12% para 1,02%.

Um desabafo que precisa ser esclarecido!!!

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 9 Comentários

desabafoRecebi o desabafo abaixo via email e o mesmo foi encaminhado a outros jornalistas. O remetente pede sigilo, coisa que respeitarei seu pedido. Não fiz nenhuma revisão ortográfica ou sequer modifiquei qualquer informação.

Estou postando esse desabafo no sentido do comando geral da Policia Militar e, principalmente, o Secretário de Segurança Pública, tomem conhecimento e dêem suas justificativas, haja vista que existem denúncias com o descaso com o patrimônio público, assim como o respeito ao ser humano, mesmo que exista uma hierarquia a ser seguida.

Vamos ao desabafo:

A SITUAÇÃO ESTÁ COMPLICADA, A TROPA ESTÁ MUITO DESISTIMULADA, NÃO TRABALHAMOS MAIS  COM AFINCO, OS SALÁRIOS DEFASADOS, OS COMANDANTES SÓ PERSEGUEM E FALAM EM PRENDER, OS  POLICIAIS, A PERSEGUIÇÃO É TANTA, QUE TRANSFEREM POLICIAIS PARA O INTERIOR DO ESTADO, SEM AO MENOS FAZER UMA CONSULTA AO MESMO, DESSA FORMA DESESTRUTURAM TODA A FAMÍLIA DO SERVIDOR. E ALEGAM NECESSIDADE, SE FOR MESMO NECESSIDADE PQ ENTÃO NÃO DESLOCAM UM POLICIAL QUE MORA MAIS PERTO DE TAL REGIÃO? O MAIS INCRIVEL É QUE OS POLICIAIS TRANSFERIDOS TEM ALGUM PROBLEMA COM OS COMANDANTES..  ISSO É REPUGNANTE. E PARA PIORAR A SITUAÇÃO OS POLICIAIS ESTÃO VIRANDO ALVO DOS CRIMINOSOS, ANO PASSADO CHEGOU CERCA 5 MIL PISTOLAS NA PM, OS COMANDANTES NEGAM ATÉ A MORTE EM DAR UMA PISTOLA PARA CADA PM, ESSA PISTOLAS FICAM ENFERRUJANDO NAS RESERVAS E NA D.A.L, EM CONTRA PARTIDA CADA POLICIAL OFICIAL TEM UMA EM SEU PODER, QUEM ESTÁ DANDO A CARA A TAPA NÃO SÃO OS OFICIAIS E SIM POLICIAIS DE RUA, MAIS MESMO ASSIM SÃO INTRANSIGENTES, ELE PESAM QUE AS ARMAS OS CARROS, E OS BENS PUBLICOS, PERTENCENTES AO ESTADO SÃO DELES. TUDO QUE É BOM NESSA MERDA DE POLICIA, VAI PARA OS COMANDANTES E OS OFICIAIS…  SOMOS TODOS POLICIAIS, SOMOS TODOS SERVIDORES. E ANTES QUE ME PERGUNTEM OQUE FAÇO AQUI ? RESPONDO, ESTOU LUTANDO PARA SAIR, NÃO QUERO MAIS SER DESRESPEITADO NO MEU AMBIENTE DE TRABALHO, (NEM SER TRATADO COMO CRIANÇA, TODO DIA DE TRABALHO MA LADAINHA TOLA, TUDO MUNDO É ADULTO E RESPONDE PELOS SEUS ATOS)  E NEM TRATADO COM LINGUAJAR POBRE E CHULO E COM DEBOCHES POIS É ASSIM QUE MUITO DELES FAZEM.  EXITEM BONS, MAS SÃO POUCOS.. 

POR FAVOR, PEÇO SIGILO, POIS AQUI O ESTADO DE DIREITO NÃO EXISTE. A “DITADURA” NOS QUARTEIS AINDA ESTÁ VIVA.

Em um fator a terceira via já sai ganhando do grupo de Flávio Dino!!!

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 14 Comentários

salvarAo ler a matéria “criada a “Alternativa Popular” para 2014”, no blog do jornalista Marco D’Eça, observei essa alternativa leva uma grande vantagem sobre o grupo comandado por Flávio Dino.

Já escrevi aqui, que o Maranhão é desprovido de bons gestores públicos e num texto publicado apontei os prefeitos que realmente apresentavam conhecimentos de como gerir a coisa pública.

Por incrível que pareça dos 217 gestores apontei apenas 10, cujos nomes de Deoclides Macedo e de Ilton Gonçalo estavam relacionados, haja vista que acompanhei o trabalho desenvolvido por eles em seus municípios.

Não vejo no grupo liderado por Flávio Dino nomes que possam traduzir a boa gestão pública, ficando apenas o discurso recheado de modernidade e do novo, sem que apresente uma conjuntura de inovação em administração, economia, contabilidade, social, educacional, empreendedorismo (geração de emprego e renda – atraindo investimentos privados), em saúde, lazer, esporte etc.

Gestão pública não é discurso, mas sim ação praticada como vêem em São José de Ribamar, nas mais diversas áreas, como educação (escolas de tempo integral), saúde (hospitais funcionando de fato e ambulatório realmente que marca e atende de imediato). A única cidade do Maranhão que tem um parque!!! Parabéns Luís Fernando.

Deoclides Macedo. Nunca tive a oportunidade de parabenizá-lo pessoalmente. Mas volto aqui para dizer novamente, principalmente depois da minha viagem a Brasília de automóvel. Você realmente foi o único prefeito da região que soube vender as vantagens da ferrovia Norte/Sul e atrair para o município de Porto Franco investimentos que se traduziu em geração de emprego e renda. É preciso saber empreender e não viver atrás do governo federal com o pires na mão ou querendo ser o principal amigo da Presidenta.

Ilton Gonçalo, Você foi um dos únicos prefeitos que realmente usou corretamente – dentro dos objetivos dos convênios -, quando da farra dos convênios eleitoreiros do ex-governador José Reinaldo em 2005, além de ter melhorado de fato as políticas públicas do município de Santa Rita.  

Que bom!!! Prefeitura protocola representação no TCE com pedido de auditoria na estrutura da saúde.

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 8 Comentários

Primeiramente quero parabenizar o procurador Marcos Braide pela providência. Por outro lado, perguntar ao prefeito Edivaldo Holanda o porquê de ter só tomado essa decisão agora.  Pois no dia 15 de dezembro de 2012 postei aqui o artigo “Edivaldo Holanda Junior, para ser o novo é preciso ter coragem!!!”, onde disse: “Sei de suas excelentes qualidades políticas e de suas deficiências com gestor público, coisa que com uma excelente equipe de trabalho tenho certeza que você superará esses percalços da vida, haja vista que ninguém é epistêmico. Mas uma das coisas que mais chama a atenção nesse país é a falta de coragem de seus gestores públicos em tomar medidas firmas ao suceder um companheiro ou adversário político. Tudo se transforma numa guerrinha… Sabe-se que comissões de transições não conseguem alcançar as peripécias praticadas pelo gestor que vai deixar o cargo, principalmente as do último ano de gestão, uma vez que nem prestação de contas ainda existe. Quando será que veremos um gestor público corajoso nesse país, que assim que tomar posse, não adentrar na Prefeitura e em nenhum dos órgãos da administração municipal, partir para um escritório alugado e baixar seu primeiro ato de governo: Exigir uma Tomada de Conta Especial, seguida de auditoria, mantendo a máquina em pleno funcionamento pagando apenas o funcionalismo e os custos fixos, ou seja, conta água, luz, telefone e impostos.”

3985O_documento_foi_entrA Prefeitura de São Luís, por meio da Procuradoria Geral do Município (PGM) protocolou representação com pedido de auditoria a ser realizada nas contas deixadas pela gestão anterior na Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O documento foi entregue pessoalmente pelo procurador-geral do Município, Marcos Braid, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA), Edmar Cutrim, na última quinta-feira, 17.

A situação dos funcionários é mais precária ainda. Há a existência de diversas folhas, sem uniformidade de critérios, nem observância de carga horária ou categoria profissional, sendo que em algumas dessas, o pagamento está atrasado desde outubro do ano passado. “Como foram identificadas muitas irregularidades, a Procuradoria resolveu representar junto ao TCE para que seja feita uma auditoria na Secretaria a fim de apurar responsabilidade dos ex-gestores e, consequentemente, resguardar o prefeito e o atual secretário de Saúde”, explicou o procurador.

Que seja feita a auditória e os responsáveis paguem por suas improbidades!!!

Informativo

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - Sem Comentários

É preciso consciência!!! Campanha de doação de sangue será realizada neste sábado em Ribamar

sangue 1[1]A administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) realizam, neste sábado (19), a primeira campanha de doação de sangue do município de São José de Ribamar. A campanha será realizada durante todo o dia (das 9h às 16h) nas dependências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), localizado na sede do município, e o objetivo é arrecadar, no mínimo, 70 bolsas de sangue que serão direcionadas para o estoque do Hemomar com vistas ao atendimento da demanda transfusional durante o período carnavalesco. “É de extrema importância a participação da população ribamarense nesta campanha de doação de sangue para que o estoque seja garantido especialmente neste período de Carnaval, onde há uma diminuição da coleta devido às viagens e período de férias. Atendemos rotineiramente vítimas de traumas em vias publicas que apresentam hemorragias significantes. Portanto, sabemos da real importância destas bolsas de sangue nas emergências e demais indicações cirúrgicas”, afirmou Renata Miranda, gerente do SAMU de Ribamar. O ônibus do Hemomar, totalmente adaptado para receber os doadores, estará localizado em frente ao SAMU ribamarense. O doador terá que preencher os seguintes requisitos: estar bem de saúde; ter peso acima de 50 quilos; idade variando entre 18 a 67 anos; estar alimentado; ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior; e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. É necessário, no momento da doação, apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável para autorização formal.

Seduc realizará provas para ingresso no ensino médio neste domingo (20)

seducOs alunos inscritos no processo seletivo para ingresso no primeiro ano do ensino médio na rede estadual, em escolas onde a demanda de vagas superou a oferta nos turnos matutino e vespertino, farão as provas neste domingo (20). Os candidatos deverão consultar os locais das provas por meio do seu cartão de inscrição no endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br/matricula2012. A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc) alertam os candidatos que fariam provas no CE Arthur Carvalho, que por motivo de impedimento dessa escola, os testes serão aplicados no CE Humberto de Campos, situado na Av. Kennedy, s/n, Bairro de Fátima. E os que realizariam provas no CE Barjonas Lobão (Cohatrac) farão suas provas nos locais determinados a seguir: CE Barjonas Lobão – salas de 1 a 10: deslocados para a U.I. Pe. Newton (Cohatrac I) e CE Barjonas Lobão – salas de 11 a 20: deslocados para a U.I. Maria Pinho (Cohatrac I).Os candidatos deverão chegar aos locais das provas com 30 minutos de antecedência, portando documento de identificação e o número de inscrição. As provas começarão às 13h00 e constarão de 20 questões de Matemática e 20 de Português. Para mais informações, os candidatos podem acessar o site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br) ou ligar para os telefones 3232-2771, 3232-1329, 3232-1923 ou 3231- 8491. Informações também podem ser obtidas na sede da Seduc, Rua Conde D’Eu, n° 140, Monte Castelo, São Luis.

NOTA SSP

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que o secretário Aluísio Mendes deu entrada na manhã desta sexta-feira (18), no UDI Hospital, onde foi submetido a procedimento cirúrgico para retirada de um cálculo renal. Ele passa bem e seu quadro de saúde permanece estável. O secretário havia sido internado pela primeira vez no UDI Hospital, no dia 19 de dezembro do ano passado, após ter sentido fortes dores abdominais, em que foi diagnosticado, depois de uma bateria de exames, um problema de cálculo renal. Aluisio Mendes deverá receber alta neste sábado (19), e permanecerá em repouso conforme orientações médicas.

Na verdade, dinheiro sempre houve para que a Prefeitura de São Luís prestasse um excelente serviço em saúde pública…

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 3 Comentários

holandafilhoroseanamuradQuando cheguei aqui em São Luís, passei a observar alguns pontos que me intrigavam quanto à gestão pública da capital e nos mais diversos municípios desse Estado.

Dois fatores sempre me deixam perturbados. Por que a saúde pública é tão deficiente, tanto quanto a educação? Como pode isso acontecer se essas duas áreas são praticamente financiadas com verbas federais?

Naquela época ainda trabalhava no Sarah e não tinha muito acesso aos imbróglios políticos e administrativos daqui do Maranhão.

Lembro-me das eleições de 1996 para prefeito de São Luís, cujo candidato Jackson Lago tinha como vice Domingos Dutra, um integrante do PT, partido que fui filiado por vários anos e que sempre votei. Então passei a ir aos comícios e observar o Dr. Jackson Lago falar. Contudo, observei que em sua fala havia distorções quanto ao que prima à responsabilidade das três esferas governamentais. 

Em 2000, como coordenador da campanha do candidato do PSB à Prefeitura de São Luís, eu passei a buscar diversas informações quanto ao uso dos recursos do SUS e FUNDEF. Foi quando soube que os recursos de São Luís eram superiores ao de todo Estado e que o mesmo era pleno, além de receber recursos advindos dos demais municípios por atender os pacientes vindos de lá.

Verifiquei vários escoadouros das verbas públicas tanto da saúde quanto da educação, mesmo os gestores se utilizando do mesmo discurso nefasto: “Procissão de Ambulâncias”. Passei a delatar essas falcatruas através de centenas de artigos publicados nos principais jornais dessa cidade.

Depois passei a observar que os gestores públicos maranhenses não cumpriam com suas obrigações junto ao SUS. Os que tinham que oferecer saúde básica não cumpriam, os que tinham que oferecer baixa complexidade também não cumpriam, dos 52 que tinham que cumprir com a média complexidade apenas 12 cumpriam, mesmo todos recebendo os recursos públicos para a Saúde.

O mesmo ocorre na educação, cujos recursos do Fundeb e do FNDE são desviados as claras e o ensino infantil e fundamental são precários. O infantil sequer é oferecido na capital pelo poder público.

Portanto, as cartas e os verdadeiros valores foram colocados na mesa de discussão – coisa que nunca fizeram -, agora fica a cargo do Prefeito Edivaldo Holanda se deve ou não passar o Socorrão II para as mãos do Estado.

Caso eu fosse o prefeito, passaria o Socorrão II e o valor pré-determinado, mas com uma condição: que os pacientes vindos da baixa e média complexidade (interior) sejam todos atendidos no Socorrão II, além de parte dos ludovicenses, deixando o Socorrão I exclusivamente para os ludovicenses.

O bom gestor ou administrador é aquele que sabe barganhar!!!

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos