Arquivo do Autor

Parabéns!!! Prefeitura de São Luís começa ação permanente de limpeza no Centro de São Luís

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 21 Comentários

edivaldojunior2-208x3001Espero que dêem continuidade a esse trabalho, mesmo que muitos achem ser desnecessário ou até de pequena expressão. Mas não o é!!! Os lugares mais visitados das grandes cidades estão sempre limpos e lavados, como em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio pode ter havido uma enchente nessa semana. Com certeza grande parte da Zona Sul sofreu, principalmente os lugares visitados por turistas, como a descida do Alto da Boa Vista, mas pode ir agora lá que o muro de arrimo do lado esquerdo de quem desce está pintado novamente e todas as ruas lavadas, assim como acontece toda vez que acaba as feiras volantes e as noitadas na Lapa. É preciso preservar o que temos como nosso maior tesouro!!! E começar pela limpeza é uma demonstração de urbanização.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), deu início ao seu plano de ação de valorização do Centro Histórico da cidade.  No tocante à limpeza pública, a partir de agora todos os domingos, a partir das 9h, será dia de lavagem e desinfecção das ruas, além da coleta de lixo, que é realizada diariamente.

“Nossa equipe está firmada em dar uma nova aparência àquela região. Não estamos aqui falando de mutirão ou ação de emergência. A determinação é que o trabalho seja permanente”, afirmou o titular da pasta, José Silveira.

O Mercado das Tulhas, a Praça Nauro Machado, Teatro Alcione Nazaré e escadaria Catarina Mina são algumas das áreas citadas no planejamento da Semosp. A operação se estenderá também pela Praça Deodoro, Biblioteca Pública e Rua do Outeiro.

Segundo o coordenador de limpeza pública da secretária, Nelson Buriti, a meta é deixar a região limpa e adequada para receber a polução e turistas. Ressaltou, no entanto, que o apoio dos frequentadores desses locais é fundamental.

“Naquela área nosso trabalho não se limita apenas à remoção do lixo. Com a lavagem e desinfecção das ruas reverteremos o odor do local”, disse.

O coordenador afirmou que a Semosp pretende reabrir banheiros fixos existentes na região.

Marco D’eça ficou impressionado com Flávio Dino?

Postado por Caio Hostilio em 18/jan/2013 - 5 Comentários

Chamou muito a atenção do jornalista Marco D’eça uma das resposta do presidente da EMBRATUR, o “comunista” Flávio Dino, defendendo o capitalismo, pois ele quer abrir o mercado da aviação comercial para as companhias estrangeiras.

Meu amigo Marco D’eça, na verdade, Flávio Dino acaba de se declarar neoliberal com essa resposta, haja vista que essa atitude é totalmente do neoliberalismo, coisa que melhora sim a concorrência, mas diminui a geração de emprego e renda, além dos lucros dessas empresas não serem aplicados no Brasil, mas sim nos seus países de origem, tal como aconteceu com a telefonia brasileira.

Dizem os incautos que houve uma melhora, mas desconhecem quantos brasileiros ficaram desempregados e ficam a ligar para os tele-atendimentos até cair a ligação.

Para refrescar a mente daqueles que acreditam em ideologias partidárias, deixo aqui o seguinte artigo que fiz no dia 18/02/2011 “Comunismo de araque!!!”, deliciem-se com a leitura:

comunistaaraque-150x150Galera… Galera: Calma!!! Existem mais coisas entre o céu e a Terra do que imaginam. Calminha… Não condenem o verdadeiro comunismo baseando-se nessas porqueiras que existiram e existem ainda.

O que mais chama a atenção dos que se dizem “comunistas” aqui no Maranhão são as suas posturas burguesas e o gosto pelo capital. Querem impor uma intelectualidade sem conhecimento dos seguimentos científicos, baseando seus discursos em chavões ultrapassados. Discursos do tempo do ronca!!!  Tentam dominar a situação com cara de indignados.

Esses manés não são comunistas por ideologia, mas sim porque acham bonito, porém conhecem como ninguém as benesses do capitalismo, sistema que adoram, pois gostam de carrões, bons salários, boas casas, boas roupas, além de adorarem degustar boas comidas e bebidas. Ora bolas!!! Querem enganar quem? Acham que colando imagens de Che e pregando o proselitismo arcaico do comunismo vão conseguir persuadir as pessoas? Seria melhor tentarem criar uma seita religiosa!!!

E não é que esses caras acham que todos que não rezam em suas cartilhas decoradas são idiotas, por não aceitarem suas ideologias chinfrins tirada de um panfletário pseudo-cultural!!!

Gostam muito de se enquadrarem num estereotipo de revolucionário tupiniquim, mas usam Nike e se deliciam com Big Macs, mas enquanto come resmungam palavras débeis que saem de suas consciências pesadas e torpes.

Dá-me preguiça essas pessoas, achando-se acima de todos por serem “comunista”; de araque. De suas bocas só saem palavras insossas e impregnadas de ideologia caduca que deve fazer sucesso entre os idiotas. Desculpe, não sou burro o suficiente pra baixar a orelha pra frases feitas e de efeito roubadas de livros que impressionam somente pelo efeito e nunca pela praticidade. O conteúdo de suas frases é inócuo e vazio, perfeito pra universitários neo-hippies que gritam, mas nada falam em rodas extremamente chatas e cansativas. E quando indagados perdem o olhar no vazio, fingindo intelectualidade e introspecção, mas que a mim não enganam!!! Estão somente ganhando tempo pra formular mais uma merda homérica e blá blá blá comunista que atrai universitários jovens – Maria vai com as outras -, que se deliciam com os vômitos de uma ideologia parda, sem cor.

Esses comunistas de araque devem fazer sucesso entre esses jovens que nada tem na cabeça, visto que os acham idealistas, quando na verdade nada entendem das palavras vomitadas por esses “comunistas” de araque. Na verdade, apenas potencializam suas merdas num fedor desagradável que impregna o ambiente.

Pra cima de mim não, mané! Revolução; também quero! Mas não espero, faço do meu jeito, não com frases feitas de caderninhos resmungões, mas com as minhas próprias frases resmungonas. Pode ser uma grande merda também, mas não a vendo como salvação a preços baratos como bugiganga a 1,99; no máximo. Frases feitas não surtem efeito sobre as minhas próprias.

Aproveitem e leiam também esses dois artigos abaixo:

Flávio Dino, não faça comparações esdrúxulas!!!!

Não demorou em vir à tona a corrupção dos comunistas brasileiros!!!

 

Com certeza seria excelente para ludovicense!!! Governo propõe assumir Socorrão II mediante repasse de parte de recursos do SUS pela Prefeitura

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 17 Comentários

conscienciaA governadora Roseana Sarney respondeu, nesta quinta-feira (17), à solicitação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para que o governo prorrogue a parceria na área da saúde. Em ofício, após análise e orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado propõe assumir a gestão do Clementino Moura (Socorrão II) desde que a Prefeitura Municipal disponibilize os recursos de outros municípios repassados anualmente à Prefeitura de São Luís pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referentes a atendimentos na capital de pacientes de outras cidades. O total de R$ 77 milhões.

“Queremos celebrar a parceria e garantir atendimento com presteza à população, mas não temos como fazer isso usando as verbas que temos para o custeio das unidades estaduais. Por isso, estamos encaminhando essa proposta ao prefeito”, declarou a governadora Roseana Sarney.

No encaminhamento, a governadora reconhece o caráter emergencial da questão e pede celeridade na decisão do prefeito Holanda Júnior. “Em razão da gravidade da situação em que se encontra o atendimento de urgência e emergência na rede pública de saúde de São Luís, aguardo sua manifestação com a maior brevidade possível”, afirma no ofício.

O documento base elaborado pela SES e também encaminhado ao prefeito pela governadora, faz uma análise detalhada da atual situação do setor, considerando o papel de cada ente federado (União, Estados e Municípios) e os recursos disponibilizados para o bom atendimento nas unidades de saúde. Também cita pactuação celebrada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e destaca as responsabilidades de cada um.

O texto informa, por exemplo, que a Prefeitura de São Luís recebe do SUS o montante global de R$ 248.911.141,07 em recursos para o custeio das unidades/ano. Há ainda a contrapartida obrigatória correspondente a 15% do total da receita líquida de impostos e transferências arrecadadas anualmente. O Estado, por sua vez, recebe o total de R$ 218.154.879,31 ao ano.

“Cada ente federado tem que administrar sua parte com seus insumos, só assim o sistema funciona. Como a SES tem suas obrigações financeiras, sua programação orçamentária, não dá para assumir sem que se receba esses recursos”, reforçou o subsecretário de Saúde, José Marcio Leite.

O documento considera, ainda, que a parceria no setor foi ampliada, com participação dos municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara, e o reforço de recursos do Ministério da Saúde para ações emergenciais, por meio da Portaria nº 3.110, de janeiro deste ano, que aprovou Plano de Ação Regional de Atenção às Urgências e Emergências da Região de Saúde de São Luís (PAR/São Luís).

MTur regulariza pagamentos e fecha 2012 com execução financeira 54% superior a 2011

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 3 Comentários

turismoDo total de R$ 1,181 bilhão empenhado, 75% foram destinados para investimentos; obras de infraestrutura são destaque

No último ano, o Ministério do Turismo regularizou o pagamento de todas as obras concluídas e em andamento com medição pela Caixa Econômica Federal. Ao todo, os pagamentos realizados em 2012 somam R$ 1,336 bilhão, dos quais R$ 1,102 bilhão (83%) eram restos a pagar acumulados desde 2006. Em 2011 foram pagos R$ 867,7 milhões.

Outro destaque da aplicação dos recursos do MTur em 2012 foi o percentual destinado a investimentos: R$ 885,7 milhões, o equivalente a 75% do total empenhado de R$ 1,181 bilhão. Esse valor é 6,7% superior aos R$ 829,7 milhões verificados em 2011, que contou com 66% para investimentos. As obras de infraestrutura turística receberam quase a totalidade desses recursos: R$ 882,7 milhões (99%). A promoção internacional contou com 13% dos recursos empenhados – R$ 149,7 milhões. O orçamento da Embratur responde pela maior parte desta verba: R$ 149,4 milhões.

Regularização

Do total da execução financeira, R$ 874,7 milhões foram destinados aos 4.933 contratos de repasse que tiveram uma ou mais medições realizadas pela Caixa ao longo do ano. Esse valor foi 86% superior ao que foi pago em 2011, quando foram destinados R$ 469,7 milhões para 2.728 obras. O ministro Gastão Vieira enfatiza que isso foi possível graças à opção pela valorização do profissionalismo, a gestão eficiente dessas obras e à criação de novos mecanismos de controle interno, que possibilitaram acelerar as análises.

“A ordem é: tem medição, pague-se. Isso é profissionalismo”, afirma o ministro. A medição é o instrumento que comprova a execução da obra. Algumas já foram concluídas e são de grande importância para o turismo, como a Ponte Gilberto Amado, que liga o sul de Sergipe ao norte da Bahia; a rodovia que liga Bonito à Serra da Bodoquena, no Pantanal (MS), o anel viário de Gramado (RS); a duplicação das rodovias CE-040, que liga Fortaleza ao sul do Ceará, e AL-101, que liga Maceió ao sul de Alagoas; e obras de saneamento em Fernando de Noronha (PE).

Execução orçamentária

A execução orçamentária do Ministério do Turismo em 2012 foi superior a dos dois anos anteriores, em relação ao limite liberado para desembolso. O valor de R$ 1,181 bilhão empenhado representa 98,1% do limite; em 2011, esse percentual foi de 96,9% e, em 2010, de 92,7%. A dotação orçamentária total foi de R$ 2,609 bilhões, dos quais R$ 1,406 bilhão foi contingenciado e R$ 1,203 bilhão liberado para empenho.

Do total empenhado, R$ 601,9 milhões (51%) foram provenientes de emendas parlamentares, e R$ 579,1 milhões (49%) da programação orçamentária. Dentre as emendas, 31% foram individuais, 17% de comissão e 3% de bancada.

Por que não concedeu na leva o Nhozinho Santos?

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 5 Comentários

nhozinho santosedivaldo holanda juniorJá que o ex-prefeito João Castelo, no apagar das velas negras do seu desgoverno, passou o controle dos estádios de futebol Gilzão – Eucalipto, no Cohatrac II; André Uchôa – Asa Negra, no Cohatrac Primavera; Josenor Soares – Caixa d’Água, no Cohatrac IV; além da quadra esportiva Sabará, também no Cohatrac IV, ao sempre presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Isaias Pereira, por que não concedeu na leva o estádio Nhozinho Santos?

Ora bolas!!! Se o negócio era agraciar o sempre presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Isaias Pereira, que sempre fechou os olhos para todas as artimanhas do desgoverno João Castelo, que passasse logo também o Nhozinho Santos!!!

Quiçá, o Pereirinha não administrasse melhor o estádio municipal que a própria prefeitura?

Esse Pereirinha já mostrou ser terrível, pois conseguiu, mesmo depois de dá total apoio a candidatura de João Castelo, permanecer na presidência da Câmara de Vereadores de São Luís.

Ele já acenou a bandeira branca para o prefeito Edivaldo Holanda!!! Se o Castelo não concedeu, então que o Holanda conceda, pois assim ficaria livre dessa responsabilidade e com os gastos que o Nhozinho gera.

A Chevrolet vai ser uma das financiadoras do campeonato maranhense de futebol. Quem é o dono da concessória Chevrolet em São Luís e dono da TV Guará? Um dos amigões de João Castelo, que tem como amigo o Pereirinha, que ficaria com a responsabilidade em manter sempre o estádio Nhozinho Santos em condições de jogo e esse dinheiro sairia de onde? Não mais dos cofres da Prefeitura, mas sim das empresas do ex-prefeito e amigo de Pereirinha, que é amigão do dono da Chevrolet e da TV Guará em São Luís.

Pense nisso Edivaldo Holanda!!!

Povo de João Lisboa clama por investimentos…

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 3 Comentários

Mas uma vez pergunto aos politiqueiros do Maranhão: Cadê os bilhões e bilhões que vieram para os gestores municipais, que supera o orçamento do Estado em mais de cinco vezes? Pergunto, ainda: Se esses bilhões estivessem sendo bem aplicados os índices do Maranhão seriam os piores? Por que se calam diante de tanto desvio do dinheiro público e culpam apenas um gestor, quando nesse estado são 218?

Por Gil Carvalho

vereadoraA vereadora Maria Rodrigues de Araújo Mendes (PSB), a Maria do Sindicato, deposita esperança que o novo prefeito [Jairo Madeira] desenvolva um trabalho de reconstrução do município de João Lisboa. “A cidade realmente está um caos e necessita ser reconstruída urgentemente para que possamos dar resposta positiva à comunidade”, disse.

Ela diz que reivindicações são feitas diariamente pela população que clama por melhorias na área da infraestrutura, principalmente em relação a recuperadas das ruas, avenidas e estradas vicinais.

Maria do Sindicato reivindica ainda que o serviço de limpeza urbana seja realizado nas dependências do cemitério municipal, pois a comunidade enfrenta dificuldades em visitar o local devido ao matagal. “A falta de iluminação pública no cemitério e das ruas da cidade é um outro problema que precisa ser agilizado pelo prefeito Jairo Madeira”, cobra.

O reflexo da ausência dos serviços de roço, limpeza e pintura dos meios também pode ser observado na Avenida Industrial de João Lisboa, considerada o “cartão postal” da cidade quando da realização do tradicional Carnaval do Lava-Pratos, o segundo maior do Maranhão.

Ela defendeu que seja realizada, em caráter de urgência, uma grande operação limpeza, roço e pintura dos meios fios das ruas e avenidas do centro, dos bairros e povoados de João Lisboa. A medida é acabar com os “depósitos de lixo” espalhados por cidade em terrenos baldios, transformando-se em fonte de contaminação e transmissão de doenças à comunidade, principalmente em crianças e idosos.

A vereadora Maria do Sindicato também solicitou providências em relação à recuperação dos trechos críticos da estrada vicinal que interliga os povoados Pé de Galinha, Centro dos Carlos, Bom Lugar, Mussambê e Capemba D’Água. “Nós reconhecemos que é muita coisa para ser feita, mas acreditamos que passo-a-passo o prefeito Jairo Madeira [e sua equipe] conseguirá resolver esses problemas emergenciais em João Lisboa”, concluiu. 

Os questionamentos críticos válidos não servem para nada!!!

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 5 Comentários

Este artigo abaixo, eu escrevi no dia 27/05/2003 e foi publicado no jornal O Imparcial no dia 28/05/2003. “A saúde pública e sua hipocrisia”…

Esse mesmo artigo foi publicado no Jornal Pequeno e no Jornal Estado do Maranhão, coisa que sequer chamou a atenção dos políticos, dos órgãos fiscalizadores e dos próprios usuários dos serviços públicos de saúde oferecidos.

Antes desse artigo e depois dele fiz diversos chamando a atenção para o descaso, o desvio dos recursos, as aplicabilidades, os maus exemplos, os bons exemplos e até a falta DE UM VERDADEIRO SERVIÇO AMBULATORIAL EM SÃO LUÍS, constante do artigo abaixo.

As pessoas daqui não se interessam pelas verdades, mesmo sabendo que aquilo é de grande importância para coletividade, mas sim para os mexericos e os factóides politiqueiros.

Caso perguntem para os políticos maranhenses como funciona o SUS, o FUNDEB, o FNDE e os embaraços financeiros e contábeis da administração pública, 95% desconhece por completo. Caso façam isso com a população, acredito que apenas 1% sabe como de fato funcionam.

Da data desse artigo para cá, você, leitor, acredita que foram desviados do SUS no Maranhão quantos bilhões? Lembre-se, são 218 gestores!!!

saude publica

Por que nunca debateram urbanismo e urbanização em São Luís?

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 1 Comentário

imagesCA67PPQ7Sabe-se que no Brasil, continuamos ainda muito atrasados nessa matéria. Em São Luís, sequer sabem debater sobre esse assunto e confundem suas funcionalidades.

O que se ver é uma aglomeração metropolitana, evidenciando o aumento vertiginoso de habitantes.

A urbanização nesse sentido trás graves dificuldades, haja vista que os serviços públicos (força, luz, água, transporte coletivo etc.), e sociais (recursos educacionais, sanitários e de serviço sociais) dos centros urbanos supercongestionados não podem atender às necessidades da sua população.

Com o déficit residencial, o próprio poder público facilita a criação de favelas, que aumentam até se formarem em bolsões de miséria.

Por isso, é preciso um conjunto de providências bem planejadas, levadas com o propósito de organizar, de forma racional, no âmbito urbano, com o fim de atender a aspectos de higiene e bem-estar social, serviços públicos e outros, com o objetivo de dar aos habitantes condições humanas de vida.

Nessa ordem de idéias, os outros também merecem mediante uma subdivisão criteriosa de áreas residenciais, comerciais e industriais. Pois o crescimento das cidades não pode ser deixado aos jogos das forças livres, com vem acontecendo aqui em São Luís.

Diante disso, o poder público sem o devido urbanismo e urbanização precisa reconhecer a importância da política urbana, no sentido de criar, nelas, uma política habitacional e urbanística a exemplo do que fez o governo do Rio de Janeiro, de autoria do urbanista grego Dopxiades, em 1966, e daí por diante os aspectos de urbanização não foram mais descuidados.

Portanto, desprezar a política urbanista e habitacional aqui em São Luís, pelo fato de acreditar que urbanismo trata simplesmente do traçado das ruas, praças, hospitais, escolas, museus e demais fatores da vida urbana, tem sido uma falha imperdoável, porque, a par disso, o urbanismo trata igualmente dos problemas sócio-econômico, da educação, do saneamento, das comunicações, da administração, da segurança e da recreação da cidade.

Que passem a cuidar melhor de São Luís. Ela merece, pois possui um dos acervos patrimoniais da humanidade mais rico do mundo. Como São Luís é uma cidade desnuda de belos jardins e de árvores!!!

Aprendam Rubens Pereira Junior e Bira do Pindaré que não se deve tripudiar e fazer patacoadas sobre orçamento!!!

Postado por Caio Hostilio em 17/jan/2013 - 12 Comentários

rubens juniorbiraprevilegiaPrimeiramente que elogiar a atitude corajosa do Secretário de Cultura do Município de São Luís, professor Francisco Gonçalves, em dizer as verdades sobre a situação da pasta e das dificuldades reais para realização do carnaval de 2013. Também aproveitar para parabenizar o prefeito Edivaldo Holanda pelo realinhamento orçamentário ao dispor dos R$ 2 milhões que estavam disponíveis para o carnaval, R$ 1 milhão no orçamento da Saúde.

Eu disse aqui por diversas vezes que o orçamento do município de São Luís precisaria ser realinhado assim que o prefeito Edivaldo Holanda tomasse posse.

Orçamentos numa gestão pública são exigências de praxe, porém os mesmos nunca serão seguidos a risca, haja vista que são flutuantes e imprevisíveis. Um gestor público pode destinar R$ 1 real apenas para uma determinada pasta e de repente (no final do exercício) ela ser a que mais consumiu recursos públicos. Por isso existem as suplementações.

Portanto, tripudiar e fazer patacoadas politiqueiras quando da aprovação de um orçamento, só mostra o despreparo e a falta de compostura de quem deveria era acompanhar as aplicabilidades dos recursos e as suplementações que são feitas no decorrer do exercício. Entenderam Rubens Pereira Junior e Bira do Pindaré!!! Ou vocês vão tripudiar sobre o ato do prefeito Edivaldo Holanda em ter tirado 50% dos recursos do Carnaval e destinar para a saúde? 

Que essa atitude do prefeito Edivaldo Holanda sirva também para apaziguar os neurôniosdo diretor do Socorrão I, “são Yglésio”, pois fez o povo doar alimentos a unidade hospitalar que dirige sem necessidade alguma. É preciso explicar a esse rapaz que um dia de arrecadação de tributos próprios do município daria para ele fazer a festa nos diversos supermercados, açougues e farmácias de São Luís, isso usando até o seu CPF, visto que o município não precisa de abertura de orçamento, de uso dos recursos do SUS deixado por Castelo e os escambau, para utilizar esse recurso, bastava que o prefeito desse uma canetada e o suplemento orçamentário estaria disponível em menos de duas horas para “são Yglésio” fazer a farra. Quiçá pagar o segurança que mantém na porta de seu gabinete no Socorrão I, durante sua permanência na unidade!!!  

Portanto, deixem de tripudiar e fazer patacoada com a coisa pública. Ela merece respeito e não algazarra de gralhas numa plantação de arroz!!!

Já não era sem tempo!!! Isso é importante para atrair o turismo, ainda mais num país que gera muitos impostos

Postado por Caio Hostilio em 16/jan/2013 - 5 Comentários

Da coluna do Cláudio Humberto

Gastão estuda devolução de impostos a turistas

O Ministério do Turismo estuda reembolsar parte dos impostos cobrados dos turistas estrangeiros sobre produtos brasileiros. Para o ministro Gastão Vieira, o País precisa criar incentivos, sobretudo às vésperas de eventos como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. “O Brasil não dá atrativos, continuamos com a média de cinco milhões de turistas por ano, sendo metade da Argentina”, lamenta.

Prática comum

Na Europa, turistas são ressarcidos dos impostos de suas compras no aeroporto, em dinheiro vivo ou por meio de crédito no cartão.

Quem gasta mais

Segundo Gastão Vieira, a prioridade hoje são turistas de países do Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) e Canadá, os gastadores.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos