Neto Evangelista manifesta apoio ao PL que institui piso dos enfermeiros e auxiliares

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

“Junto-me ao coro dos brasileiros e declaro apoio irrestrito à aprovação do PL 2.564/2020, que estabelece o piso salarial nacional da enfermagem e regulamenta a jornada de trabalho da categoria”, disse Neto Evangelista em apoio aos profissionais, durante a manifestação ocorrida nesta quarta-feira (12), em frente à Assembleia Legislativa.

No Brasil, existem mais de 2,4 milhões de profissionais de enfermagem, envolvendo enfermeiros, técnicos e auxiliares. Pelo projeto, fica estabelecido o piso salarial no valor de R$ 7.315,00 para enfermeiros, R$ 5.120,00 para técnicos, e R$ 3.657,00 para auxiliares de enfermagem, além da jornada de trabalho de 30h.
O parlamentar lembrou que a causa é uma luta antiga e que em 2011, presidiu na Casa Legislativa, uma audiência pública que tratou sobre o tema, mas na época houve o entendimento e a jurisprudência de que o tema precisaria ser aprovado no âmbito federal, como exige a Constituição do país.
“Passaram-se 10 anos, e foi necessário que tivéssemos uma pandemia para que pudesse ser reconhecida a importância desses profissionais”, lamentou Neto, ressaltando que aprovar esse PL é uma questão de justiça e reconhecimento com esses profissionais que estão no dia a dia das unidades hospitalares públicas e privadas, e que nesse cenário atual levam de alguma forma ânimo e acolhimento às pessoas acometidas pela COVID-19 e também a seus familiares.
Neto Evangelista encaminhou ainda, junto com o deputado Zé Inácio (PT), requerimento aos presidentes do Senado e da Câmara Federal, solicitando apoio na aprovação do projeto 2.564/2020, que segue tramitando no Congresso Nacional.

  Publicado em: Política

Deu a louca no relator corrupto!!! Sem provas, Renan Calheiros afirma que 70% dos brasileiros apoiam a CPI da Covid… Os brasileiros querem saber dos desvios dos bilhões!!!

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

Durante depoimento do ex-secretário de Comunicação Social da Presidência da República Fabio Wajngarten, na Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, que acontece nesta quarta-feira (12), o relator do colegiado, senador Renan Calheiros, do MDB, de Alagoas disse que 70% dos brasileiros aprovam a instauração do colegiado.

“Essa comissão tem uma audiência enorme, 70% da população brasileira apoia a comissão, e quer que a comissão acesse a verdade”, disse Renan Calheiros.

O senador, contudo, não citou provas, ou fontes que atestem tal informação. Não até o momento, nenhum dado de opinião pública sobre a instauração desta comissão.

Siga a Gazeta Brasil no Instagram e veja o vídeo:

  Publicado em: Política

Assembleia Legislativa do Maranhão emite Nota de Pesar pelo falecimento de Simone Lucília de Andrade Macieira

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

NOTA DE PESAR

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão lamenta, com profundo pesar, o falecimento da ex-vereadora de São Luís, bibliotecária Simone Lucília de Andrade Macieira, 72 anos, ocorrido nesta quarta-feira (12), em São Luís.

Simone Macieira era filha da médica e líder comunista Maria José Aragão. Foi vereadora de São Luís pelo PCB de 1988 a 1992, ex-diretora da Biblioteca Benedito Leite e ex-delegada do MEC. Prestou grandes serviços ao povo de São Luís e do Maranhão, deixando sua marca na defesa das causas populares.

A Assembleia Legislativa expressa as mais sinceras condolências aos familiares e amigos de Simone Macieira, solidarizando-se com a dor da perda.

Deputado Othelino Neto

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

  Publicado em: Política

Só no Brasil um corrupto ameaça alguém de prisão!!! Renan Calheiros se irrita por Wajngarten não falar mal do governo Bolsonaro e diz que vai pedir prisão do ex-secretário; VEJA VÍDEO

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

URGENTE: Renan Calheiros se irrita por Wajngarten não falar mal do governo Bolsonaro e diz que vai pedir prisão do ex-secretário; VEJA VÍDEO

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), disse nesta quarta-feira (12) que a comissão vai pedir a prisão do ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten. Irritado, Renan não se conformou por Wajngarten negar que chamou o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, de “incompetente” e negar omissão na compra de vacinas, por parte do governo federal.

  Publicado em: Política

Prefeito Eduardo Braide acompanha início da vacinação contra Covid-19 de rodoviários e agentes de limpeza urbana

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

O prefeito Eduardo Braide acompanhou o início da vacinação contra Covid-19 para rodoviários e agentes de limpeza urbana, nesta quarta-feira (12), no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

“A vacinação em São Luís tem avançado cada vez mais. Chamamos mais dois grupos prioritários, os rodoviários e os agentes de limpeza pública, trabalhadores essenciais que não saíram das ruas ao longo de toda esta pandemia. Agora eles vão trabalhar com mais segurança”, acrescentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior, que também acompanhou a vacinação, afirmou que a inclusão dos agentes de limpeza urbana é fundamental para a continuidade dos serviços. “Os agentes de limpeza urbana não param, estando nas ruas todos os dias. Por isso, garantir a saúde destes profissionais é tão essencial quanto o serviço que eles prestam”, disse.

Há quatro anos trabalhando para manter São Luís sempre limpa, Abelardo Coelho Araújo, 48 anos, é um dos 1.250 agentes de limpeza urbana que serão vacinados em São Luís. “A gente estava esperando essa vacina com muita ansiedade. A gente está na rua todos os dias, então, é muito bom poder se vacinar”, comentou.

Rodoviários

Cerca de 3 mil motoristas e cobradores, profissionais da linha de frente do sistema de transporte urbano, também começaram a ser vacinados nesta quarta-feira. “Com o início da vacinação desta categoria, o prefeito Eduardo Braide está preservando a saúde de uma categoria extremamente importante para nossa cidade, afinal, são eles que transportam grande parte da nossa população para os seus locais de trabalho e outros compromissos diariamente”, informou Cláudio Ribeiro, secretário Municipal de Trânsito e Transportes.

Tomar a primeira dose da vacina foi um momento muito importante para Cícero Sousa da Silva, motorista há 11 anos. “Esta vacina chegou em boa hora. A gente passa o dia tendo contato com a população. Agora vamos ficar mais protegidos”, declarou.

Neste primeiro dia, estão sendo vacinados rodoviários e agentes de limpeza urbana a partir de 40 anos de idade, conforme listas enviadas pelas empresas prestadoras dos serviços, distribuídos pela data de nascimento. Pela manhã, foi a vez dos que fazem aniversário de janeiro a junho e à tarde, para os de julho a dezembro.

A vacinação está ocorrendo no Centro de Convenções e no Drive Thru da UFMA. O trabalhador precisa apresentar um documento oficial com foto e o último contracheque. O atendimento é feito das 8h às 18h.

  Publicado em: Política

Weverton defende mudanças em projeto cria a Loteria da Saúde

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

O senador Weverton (PDT-MA) defendeu mudanças no projeto que cria a Loteria da Saúde. O parlamentar, que é relator da proposta, quer apresentar algumas sugestões que devem ser incluídas no substitutivo que pretende apresentar ao texto. Entre as alterações propostas está a inclusão do item que pretende vincular o bilhete da aposta ao CPF do jogador.

Esta medida pode ajudar a enfrentar a lavagem de dinheiro, além de ser um benefício ao apostador, que receberá o prêmio mesmo se perder o bilhete”, disse.

O parlamentar quer apresentar ainda outras mudanças.

Pretendemos, dialogando com os colegas senadores, apresentar algumas sugestões no substitutivo como, por exemplo, não termos prazo definido para essas duas modalidades, porque são ações importante que podem ser tidas como permanentes, de Estado, para termos condições de arrecadar recursos”, afirmou.

PL 1.561/2020, que cria a Loteria da Saúde, prevê o financiamento de ações de combate à pandemia da covid-19. O texto também prevê a criação da Loteria do Turismo, cujos recursos financiarão o setor até 31 de dezembro de 2021.

A proposta aprovada na Câmara prevês que enquanto estiver vigente a emergência de calamidade pública por causa da pandemia, os recursos da Loteria da Saúde deverão ser usados exclusivamente em ações de prevenção, contenção, combate e mitigação dos efeitos da covid-19 por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS), que ficará também com os prêmios não resgatados. No caso da Loteria do Turismo, a renda líquida e os prêmios não resgatados ficarão com o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). 

  Publicado em: Política

Osmar Filho ratifica compromisso com políticas públicas direcionadas para as mulheres

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

Acompanhado da sua esposa, Clara Gomes, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), participou, ontem, da cerimônia de retomada dos trabalhos da Procuradoria da Mulher do Parlamento ludovicense.

A Procuradoria, que será presidida pela vereadora Concita Pinto (PC do B) neste biênio, foi criada por Osmar ainda na sua primeira gestão e ratifica o compromisso do pedetista com as causas femininas e luta pela garantia dos direitos das mulheres da capital.

“A Câmara Municipal de São Luís tem priorizado a realização de políticas públicas para as mulheres. Na nossa primeira gestão, como presidente, nós instituímos a Procuradoria da Mulher, para, de fato, deixar registrada esta política prioritária aqui na Câmara. Então, agora, existe um órgão na Câmara Municipal para amparar as mulheres, especialmente aquelas que estejam em situação de vulnerabilidade por alguma situação”, comentou Osmar.

A Procuradoria da Mulher é um órgão permanente e especializado da Mesa Diretora que tem como objetivo zelar pela defesa dos direitos das mulheres. Foi criado por meio do Projeto de Resolução Nº 13/2017, que alterou e acrescentou dispositivos ao Regimento Interno da Câmara de São Luís.

Cabe à Procuradoria, por exemplo, desenvolver ações de combate à violência doméstica, além de auxiliar no desenvolvimento de políticas públicas que visem à preservação dos direitos das mulheres.

O público feminino poderá ter acesso aos serviços da Procuradoria da Mulher ao se deslocar à sede da Câmara Municipal de São Luís. Durante o atendimento, serão disponibilizados os serviços de profissionais como advogado, assistente social e psicólogo para fazer o acolhimento necessário das cidadãs que tiverem os direitos violados. Todas as demandas recebidas pela Procuradoria serão encaminhadas para os órgãos competentes que se encarregarão de buscar as devidas soluções.

“Nós vamos fazer um trabalho itinerante. Pretendemos ir às comunidades, com todos os cuidados necessários diante do cenário de pandemia, para falar com as mulheres sobre os direitos delas, para ouvi-las, e também, para mostrar a elas a importância das mulheres para a sociedade. Também iremos desenvolver parcerias para realizar palestras e cursos que auxiliem as mulheres a terem a renda delas”, explicou Concita Pinto.

A primeira presidente do órgão foi a ex-vereadora Bárbara Soeiro, no biênio 2019/20.

  Publicado em: Política

O relator corrupto é contra investigar corrupção!!! Senador Ciro Nogueira aperta Renan para investigar Estados e municípios: “existe uma resistência pra convocar governadores”

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

Senador Ciro Nogueira aperta Renan para investigar Estados e municípios: “existe uma resistência pra convocar governadores”

Ciro Nogueira, entrou novamente em atrito com Renan Calheiros, o relator da CPI da Covid. Ele cobrou avanço nas investigações sobre repasses federais a estados.

O senador questionou a resistência da comissão em convocar governadores, prefeitos e “secretários que roubaram dinheiro público”.

“Quem desvia recurso público da saúde é assassino, é assassino! E essa Casa tem que punir

  Publicado em: Política

Assistam ao vivo a sessão plenária da Assembleia Legislativa do MA de hoje (12)

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Política

Hildo Rocha defende projeto que impulsiona a economia e gera empregos

Publicado em   12/maio/2021
por  Caio Hostilio

O deputado Hildo Rocha trabalhou em defesa da aprovação da proposta que torna permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado para socorrer o setor durante a pandemia de Covid-19.

A medida consta do Projeto de Lei 4139/20, do Senado. Devido às mudanças feitas pelos deputados, o texto seguirá para nova votação pelos senadores. No ano passado, o Pronampe socorreu com R$ 37 bilhões cerca de 520 mil micro e pequenos negócios.

“Trabalhei pela aprovação da Lei que criou o Pronampe e agora estou me esforçando para que seja aprovada a proposta do senador Confúcio Moura, que cria o Pronampe Permanente, porque ele beneficiará trabalhadores de todos os 5.570 municípios brasileiros. Isso porque, em todas as cidades do nosso País existem pequenas e microempresas. Às vezes não há uma grande ou uma média empresa, mas existem pequenas e microempresas em todos os Municípios do Brasil. As pequenas e microempresas do Brasil têm uma capacidade fabulosa de gerar empregos, tanto no comércio como na prestação de serviços”, argumentou Hildo Rocha.

Existem no País, cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas. Essas instituições asseguram empregos formais para aproximadamente 52% dos trabalhadores com carteira assinada. “As micro e pequenas empresas geram algo em torno de 30% da riqueza do nosso País”, destacou o parlamentar.

Projeto relevante 

Hildo Rocha disse que o projeto, idealizado pelo Senador Confúcio Moura (MDB), foi modificado e aprimorado tanto pela relatora Deputada Joice Hasselmann como também pelo Deputado Joaquim Passarinho, na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

O texto aprovado autoriza a prorrogação das parcelas vencidas e a vencer dos empréstimos concedidos até 31 de dezembro de 2020. Essa prorrogação será por até um ano, prorrogando-se por igual período o prazo do parcelamento.

Segundo o texto, a taxa máxima de juros para os novos empréstimos muda de Selic mais 1,25% para Selic mais até 6%, aplicável às operações contratadas a partir de 1º de janeiro de 2021. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia definirá a taxa e o novo período de funcionamento do programa.

Para os empréstimos contratados em 2021 no Pronampe, o limite individual de contratação, estipulado em 30% da receita bruta anual, terá como referência desse cálculo o maior faturamento dentre os anos de 2019 e 2020.

Portabilidade 

Outra novidade no substitutivo é a permissão para o mutuário praticar a portabilidade do empréstimo, ou seja, mudar de banco se isso for vantajoso, contanto que sejam obedecidos, pelos bancos, os limites operacionais de cada instituição para contarem com a garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

O fundo garante até 100% de cada operação garantida, mas o conjunto dos empréstimos de cada banco é limitado a 85% do valor. Se o tomador do empréstimo não consegue pagar, o FGO honra os pagamentos junto ao banco, que deverá se esforçar para receber os atrasados.

Caso ao fim de 36 meses não tenha sido possível recuperar os valores devidos ou amortizá-los por meio da oferta dos títulos da dívida com deságio em leilões, o fundo deverá dar baixa definitiva.

Seguro vinculado 

O texto aprovado proíbe as instituições de ofertarem produtos e serviços no momento da contratação, como seguros para suportar a prestação. Por outro lado, elas deverão informar, na internet e nos aplicativos de celular, informações sobre a linha de crédito, a taxa de juros e o prazo de pagamento.

Para reforçar o programa, o Projeto de Lei (PLN) 2/21 redirecionou ao Pronampe parte de receitas do Orçamento, estimadas pelo Ministério da Economia em até R$ 5 bilhões.

Eventos 

O substitutivo aprovado permite ainda às empresas participantes do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que se enquadram nos critérios do Pronampe contarem com a garantia de um mínimo de 20% dos recursos do FGO.

Para as micro e pequenas empresas do Perse, o Executivo poderá incluir outros setores, o prazo de vigência e eventuais taxas de juros diferenciadas.

Mais garantia 

Devido à extensão do funcionamento do programa, a União poderá aumentar sua participação no FGO até 31 de dezembro de 2021 com dinheiro do Orçamento federal, de doações privadas, de recursos obtidos com operações de crédito externo realizadas com organismos internacionais, além de emendas parlamentares de comissão e de relator.

Se o dinheiro vier de créditos extraordinários do orçamento, como no caso do PLN 2/21, deverá ser usado até 31 de dezembro de 2021, podendo esse uso ser ampliado por até 12 meses.

As sobras e os valores recuperados após o uso da garantia para suportar perdas dos bancos terão de ser devolvidos para pagar a dívida pública da União.

Limites globais 

O substitutivo aprovado também limita o ressarcimento dos bancos por meio da garantia prestada pelo fundo ao total direcionado ao Pronampe. O FGO garante outros tipos de operações.

https://youtu.be/_PZalDIRYd4

http://hildorocha.com.br/site/hildo-rocha-defende-projeto-que-impulsiona-a-economia-e-gera-empregos/

https://bit.ly/3o9i7nJ

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos