Prefeitura de São Luís instala o quarto Ponto Limpo da cidade, no bairro Areinha

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, instalou, neste sábado (13), mais um Ponto Limpo na cidade, o quarto desde que a ação de revitalização de áreas degradadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos foi iniciada, há um mês. Desta vez, o espaço que se tornou um canteiro ajardinado está localizado na Avenida Vitorino Freire, na Areinha.

O prefeito Eduardo Braide, que acompanha a atividade desde o início, também foi ao local para entregar o novo espaço à comunidade. Até o fim do ano, cerca de 40 áreas, após mapeamento já realizado, serão recuperadas com a ação Ponto Limpo, que conta com a articulação conjunta de vários órgãos municipais.

O ponto revitalizado na manhã deste sábado integra o canteiro central que divide a avenida. Por muito tempo, foi um local em que carroceiros, e até mesmo alguns moradores próximos, descartavam resíduos domésticos e entulhos provenientes da construção civil, atraindo insetos e se tornando, portanto, um ambiente degradado em meio a uma via de intenso fluxo de veículo, poluindo o cenário urbano e contribuindo para os alagamentos em partes da via, ma vez que o lixo se espalhava e entupia os bueiros por onde escoam as águas pluviais.

“Com a ação Ponto Limpo temos recuperado vários espaços que por anos foram considerados terreno para o descarte de lixo. Essa ação serve para conscientizar a população sobre a necessidade de manter as áreas da cidade sempre limpa, colaborando com o serviço público. Por meio dessa ação transformamos áreas degradadas em jardins e, a cada vez que recuperamos um ponto, tornamos São Luís uma cidade mais bonita para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A atividade de recuperação da área para a concretização do Ponto Limpo utiliza de materiais provenientes dos Ecopontos da cidade e do Centro Ambiental Ribeira. Deles provêm pedregulhos da construção civil, como resto de tijolos, blocos de concreto entre outros, e o adubo que se utiliza para manter viva a grama e as mudas que são plantadas para tornar a área verde, própria para um aspecto urbano conservado e que reflete a preocupação de todos para a beleza natural da cidade.

“Esse é o quarto Ponto Limpo que estamos instalando em São Luís. A situação dessa área da Avenida Vitorino Freire era de descarte crônico de lixo, como todos os outros que já recuperamos neste um mês da ação executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana, conforme determinação do prefeito Eduardo Braide. Para contribuir com essa iniciativa, também estamos trabalhando a questão da educação ambiental, para que as pessoas preservem o ponto revitalizado e não criem outros pela cidade”, frisou o presidente do Comitê de Limpeza, Joabson Júnior.

O projeto faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Um total de 41 locais de descarte irregular crônico já foram mapeados e serão revitalizados até o fim deste ano. Para esse semestre, a meta inicial é de que sejam instalados 18 pontos, de modo que, desde o início da ação, todos os sábados tem sido um novo local de descarte de lixo.

  Publicado em: Política

Neto Evangelista num ato de fé pede a Deus que cuide e abençoe São Luís…

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Política

Rigo Teles adota vacinação com proteção em Barra do Corda…

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Política

Não pode haver duas medidas!!!Cunha “segue” Lula, acusa Moro de “suspeição” e pede anulação de condenação… Se um corrupto ficou livre os outras também merecem!!!

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

A defesa do ex-deputado seguiu a mesma estratégia adotada pelo ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação das condenações no âmbito da Operação Lava Jato. A decisão do ministro Edson Fachin foi muito criticada por autoridades, juristas e, inclusive, pelo colega na Corte, Marco Aurélio Mello.

O pedido do ex-presidente da Câmara já foi protocolado e alega que Cunha foi vítima de um suposto “complô” entre Moro e a força-tarefa.

Por Jornal da Cidade

  Publicado em: Política

Fazendo o que o PT de Rui Costa não fez em 4 governos… Só roubou!!!Governo entrega duplicação da BR-116/Bahia… E para alegria da nação, Doria fala em desistir de 2022!!!

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

Tarcísio

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura, entregou, nesta sexta-feira (12), mais um trecho de duplicação da BR-116/Bahia, entre Feira de Santana e Santa Bárbara. Localizado no lote de obras nº 6, o novo segmento de 16km concluído pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) torna a rodovia integralmente duplicada entre as duas cidades. As obras avançam agora no sentido Serrinha.

“Quando falamos na duplicação desse trecho, estamos falando de Feira de Santana, que é o maior entroncamento rodoviário do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Além disso, o empreendimento vai beneficiar diretamente os moradores de Santa Bárbara, cidade conhecida pela produção de requeijão. A BR-116 é fundamental em nossa estratégia de interiorizar a logística do país. Em especial, na Bahia, onde ela opera como principal corredor de integração do estado”, afirmou o ministro Tarcísio de Freitas.

Os serviços feitos nesse lote tiveram o investimento de mais de R$ 169 milhões e contribuem para o desenvolvimento desse corredor logístico, além da redução do número de acidentes. Ainda estão previstos serviços de construção de quatro viadutos, duas pontes e 12 passarelas.

Patinando nas pesquisas, Doria começa a desistir de disputar a Presidência da República em 2022…

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), admitiu pela primeira vez que poderá desistir de se candidatar à Presidência da República em 2022.

Mal colocado nas pesquisas para 2022, o tucano pode sair candidato ao governo de São Paulo.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, Doria afirmou que pode dar preferência à disputa de uma reeleição ao seu atual cargo em vez da tentativa inédita de chegar ao Palácio do Planalto.

“Diante deste novo quadro da política brasileira, nada deve ser descartado”, declarou o governador, que em 2018 surfou na ‘onda Bolsonaro’, mas acabou rompendo com o presidente tentando se colocar como adversário.

O “novo quadro” ao que se referiu Doria é a possibilidade de o ex-presdiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentar voltar ao cargo que ocupou entre 2003 e 2010.

  Publicado em: Política

Prefeitura retoma aplicação da primeira dose da vacina contra Covid em idosos de São Luís

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) retomou, nesta sexta-feira (12), a vacinação em primeira dose contra a Covid-19 para idosos na capital. A imunização incluiu pessoas acima dos 80 anos previamente cadastradas na plataforma #VacinaSãoLuís que ainda não haviam iniciado o ciclo de imunização por terem perdido o prazo anterior de chamamento da Campanha Municipal de Vacinação.

Nesta sexta-feira (12), estão sendo vacinados no Centro Municipal de Vacinação (CMV) que fica no Multicenter Sebrae (Cohafuma), idosos na faixa etária dos 80 a 84 anos; já os idosos acima dos 85 anos receberam a primeira dose no Drive Thru montado na Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O horário de atendimento nestes locais é das 8h às 17h.

No sábado (13), a vacinação permanece em primeira dose no CMV e no Drive Thru da Ufma somente aos idosos entre 75 e 79 anos também já cadastrados na plataforma disponibilizada pelo Município.

A Semus reforça ainda que, além da primeira dose, pessoas que já iniciaram o ciclo (idosos de diferentes faixas etárias e profissionais de saúde de linha de frente da Covid) estão tomando nesta sexta-feira (12) e no sábado (13) a segunda dose, conforme estabelecido na aplicação inicial na carteira de vacinação.

Para receber a primeira dose, além do cadastro, é preciso que o idoso apresente um documento com foto. A retomada da primeira dose ocorre após o Município receber, na quinta-feira (11), cerca de 5,3 mil frascos de vacina CoronaVac e que se incorporaram à rotina da campanha que ocorre de forma ininterrupta desde o dia 19 de janeiro deste ano.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a vacinação registra fluxo de atendimento satisfatório, com base na oferta de vacinas disponíveis. “A população está ansiosa para se vacinar, no entanto, é preciso ressaltar que o andamento da campanha depende do recebimento de novos lotes de vacinas. Por isso, o prefeito Eduardo Braide deve intensificar as negociações para a compra autônoma de doses pela Prefeitura”, disse.

A aposentada Josilda de Almeida, de 81 anos, esteve no Centro Municipal de Vacinação nesta sexta-feira e foi uma das imunizadas. “Perdi o prazo e agora consegui a minha vacina. Estou com certeza mais segura e protegida desta doença”, afirmou.

Até sexta-feira (12) pela manhã, 77.359 doses de vacina contra a Covid-19 foram aplicadas na capital. Destas 55.247 são de primeira dose e 22.112 referentes à segunda dose.

  Publicado em: Política

Cientistas brasileiros descrevem nova variante do coronavírus com potencial de maior transmissão

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

Uma nova variante do novo coronavírus, potencialmente mais transmissível, acaba de ser descrita em pesquisa de cientistas brasileiros. Especialistas temem que a N9, nome dessa cepa, também tenha capacidade maior de escapar do ataque dos anticorpos, o que poderia reduzir a eficácia das vacinas. A mutação foi identificada pela 1ª vez em novembro, em São Paulo. Com disseminação muito rápida, já chegou a quase todas as regiões do País. A exceção é o Centro-Oeste.

Aceito para publicação na revista científica Genomic Epidemiology, o trabalho foi feito a partir do sequenciamento genético e análise de 195 amostras de pacientes de covid-19. Elas foram colhidas em 39 municípios em cinco Estados – Amazonas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rio. As amostras foram coletadas entre 1º de dezembro e 15 de fevereiro de 2021, em indivíduos de idades entre 11 e 90 anos.

“A identificação da nova variante foi feita em um pequeno número de amostras, mas nos causa preocupação porque já está em praticamente todo o País”, afirmou o virologista Fernando Spilki, coordenador da Rede Corona-ômica. “Ela foi identificada pela primeira vez em dezembro e continuou se espalhando.”

No 1º semestre de 2020, duas linhagens dominavam a pandemia no Brasil: a B.1.1.28 e a B.1.1.33. As variantes P1 e P2 derivaram da B.1.1.28. Atualmente, a P2 é a dominante no Brasil. Mas a P1, a variante amazônica identificada no fim do ano passado, se espalha rapidamente. A nova variante, a N9, deriva da B.1.1.33.

O trabalho que descreve a nova variante é assinado por pesquisadores da Rede Corona-ômmica, do Laboratório Nacional de Computação Científica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual de Santa Catarina e Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Em levantamento paralelo, a Fiocruz também identificou a nova variante em amostras.

Cientistas falam que Brasil pode se tornar ‘fábrica’ de mutações

Com mais de duas mil novas mortes pela covid-19 por dia, o Brasil é considerado hoje o epicentro mundial da pandemia e uma “fábrica” de novas variantes do Sars-CoV-2. Com a transmissão descontrolada da doença e vacinação extremamente lenta, a tendência é de que surjam cada vez mais novas variantes no País, alertam cientistas.

Quanto mais o vírus circula e se replica, maior a chance de apresentar uma mutação potencialmente perigosa. A única forma de deter esse processo é com a imunização em massa e a quebra da cadeia de transmissão.

  Publicado em: Política

Prefeito Fábio Gentil alerta para cenário crítico da pandemia em Caxias e pede à população que cumpra recomendações

Publicado em   13/mar/2021
por  Caio Hostilio

Prefeito Fábio Gentil fez grave alerta à população de Caxias em razão do cenário crítico da pandemia no município

O prefeito Fábio Gentil fez um grave alerta nesta sexta-feira (12) sobre o cenário dapandemia em Caxias e pediu ao povo que cumpra as recomendações dos órgãos sanitários e de saúde para conter a transmissão do novo coronavírus no município. Segundo o gestor, a situação é crítica e requer a colaboração de todos para haja o recuo do contágio.

“Peço aos irmãos caxienses que respeitem as recomendações dos órgãos de saúde. Caxias, como vários outros municípios do Maranhão, entrou no estágio crítico de contaminação”, advertiu. “Por favor, respeitem as normas sanitárias. É a única forma de conter o contágio”, conclamou Fábio Gentil.

O prefeito orientou aos conterrâneos que usem máscaras, mantenham o distanciamento, só saíam de casa se necessário, lavem as mãos sempre, usem álcool em gel, se possível e que não promovam aglomerações. “Quem puder, fique em casa. Precisamos da ajuda de todos neste momento* apelou.

Confira o apelo do prefeito Fábio Gentil aos caxienses:

  Publicado em: Política

Presidente da Famem elogia iniciativa dos governadores do Nordeste para compra da Sputnik

Publicado em   12/mar/2021
por  Caio Hostilio

 

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, comentou nesta sexta-feira, 12, a iniciativa do Consórcio   Nordeste em providenciar a compra de doses de vacina russa Sputnik V.

“O Brasil está passando por uma crise sem precedentes em termos de ameaça a vida. A decisão dos governadores em firmar este pacto pela vida neste momento em que a pandemia da Covid-19 ceifa mais de 2 mil mortes por dia é uma iniciativa sem precedentes na história deste país sacudido por um tragédia”, disse o prefeito de Igarapé Grande.

Numa negociação fechada no ano passado os governadores obtiveram desconto na compra do imunizante, ficando a unidade pelo valor de US$ 9,95.

O memorando sobre intenção de voto foi enviado em outubro do ano passado, quando aparentemente a pandemia estava em contenção.

De acordo com o porta voz do Consórcio Nordeste, o governador Wellington Dias (PI), a antecipação nas negociações além de baixar o valor da compra, foi acertada a compra de 39 milhões de vacinas.

A negociação fechada pelo Ministério da Saúde obteve 10 milhões de doses da vacina.

A Spunik ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter emergencial.

  Publicado em: Política

Nova pesquisa confirma grande vantagem de Bolsonaro em 2022

Publicado em   12/mar/2021
por  Caio Hostilio

Brazilian President Jair Bolsonaro laughs during the inauguration ceremony of his new Tourism Minister Gilson Machado (not depicted) at Planalto Palace in Brasilia, on December 17, 2020. (Photo by EVARISTO SA / AFP)

Uma nova pesquisa foi realizada e aponta uma vantagem esmagadora do atual presidente da república Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais do próximo ano. A pesquisa EXAME/IDEIA é um propósito que liga a Exame Invest Pro e o IDEIA, que é uma instituição de pesquisa especializada em opinião pública.

A pesquisa foi realizada com 1.000 pessoas, entre os dias 10 e 11 deste mês. Sua margem de erro concentra-se em 3 pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o resultado, supondo que a eleição para a presidência do Brasil fosse hoje, o possível candidato e atual presidente Bolsonaro seria reeleito ainda no primeiro turno com uma vantagem de 15 pontos à frente dos seus adversários.

Todavia, considerando um possível cenário de segundo turno, de acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro se elegeria com no mínimo 7 pontos de vantagem sobre o ex-presidente Lula e o apresentador global, Luciano Huck.

O levantamento também testou 3 supostos cenários de primeiro turno com os candidatos Lula e Bolsonaro. Na pesquisa eles apareceram como os candidatos que possuem maiores chances de disputarem um segundo turno.

Já para a sondagem do segundo turno foram supostos 4 cenários. Entre eles, uma disputa entre o atual presidente e o petista. Nesta perspectiva, Bolsonaro aparece com 44% das intenções de voto e o ex-presidente Lula com 37%, 7 pontos a menos que atual chefe do poder executivo. Quando feita a comparação entre Luciano Huck e Bolsonaro, a diferença foi de 9 pontos à frente para o atual presidente, respectivamente, 46% contra 37%.

E a vantagem também prevalece contra Ciro Gomes, que aparece com 34% das intenções de votos e Bolsonaro com 45%. Por último, o governador João Doria representou 26% das intenções de votos, contra 47% de Bolsonaro.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos