Noblat: Um imbecil que quebra a cara com todas as suas enquentes!!! Ministro da Justiça diz que vai investigar conduta de jornalistas

Publicado em   11/jan/2021
por  Caio Hostilio

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou neste domingo (10/1) que vai pedir a abertura de inquérito policial para “apurar a conduta” de dois jornalistas por “instigarem dois presidentes da República a suicidar-se”.

“Apenas pessoas insensíveis com a dor das famílias de pessoas que tiraram a própria vida podem fazer isso. Apenas pessoas irresponsáveis cometem esse crime contra chefes de Estado de duas grandes nações. Fazê-lo é um desrespeito à pessoa humana, à nação e ao povo de ambos os países”, disse Mendonça, acrescentando que a pena para o crime seria de até 2 anos de prisão.

Apesar de não mencionar os nomes dos profissionais, o ministro refere-se aos colunistas Ruy Castro, da Folha de S. Paulo, e Ricardo Noblat, da revista Veja. Neste domingo, Castro escreveu um artigo intitulado “Saída para Trump: matar-se”, no qual sugere o suicídio como uma saída para o presidente norte-americano tornar-se “um herói, um mártir, um ícone eterno para seus seguidores idiotizados”.

Noblat, por sua vez, compartilhou o texto no Twitter e acrescentou à publicação o seguinte trecho do artigo: “Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil, nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais”. O jornalista, contudo, não utilizou as aspas — que indicam a citação —, levando diversos internautas a crerem que a fala era sua.

Repercussão

Após a publicação de Noblat tornar-se assunto no Twitter, a revista Veja disse repudiar “com veemência a declaração”. “Não achamos que esse tipo de opinião contribua em nada para a análise política do país”, alegou a publicação.

O próprio jornalista, que apagou o post original, também usou a rede social para se explicar. “Não desejo a morte de ninguém. Minha religião o impediria. Mas ao fazer, como faço aqui, um clipping diário da mídia, não posso nem devo ignorar o que me pareça que repercutirá, mais ainda quando publicado em um grande jornal”, afirmou. “Por fim: vida longa ao presidente Jair Bolsonaro para que ele possa colher o que plantou”, acrescentou.

Durante a noite, Guga Noblat também foi a público comentar o caso e defende o pai: “Ei, minionzada, papai Noblat apenas citou o texto do Rui Castro que falava em suicídio do dono de vocês. E deu link para lerem. O texto, portanto, não é dele. E ele não concorda em sugerir suicídio. Procurem outra fake news que essa terá o mesmo destino da mamadeira de piroca”.

Além de Mendonça, outros ministros posicionaram-se sobre as declarações. Entre eles, Augusto Heleno e Damares Alves. “Se a conta deste homem não for encerrada agora, imediatamente, vai ficar muito feio para o Twitter, pois veremos que existem dois pesos e duas medidas. Além do mais, incitar o suicídio é crime”, cobrou a titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também se manifestou. “Não foi só o Noblat, é diário esse ódio. Conclusão: se Adélio tivesse assassinado Jair Bolsonaro, estas pessoas poderiam até lamentar publicamento, mas comemorariam no íntimo. Se a Veja quiser que acreditemos em seu repúdio, ela precisa tomar ação, pois de discurso estamos fartos”, escreveu.

  Publicado em: Política

Projeto do deputado Hildo Rocha prevê piso de 2 salários mínimos para agentes comunitários de saúde em 2022

Publicado em   11/jan/2021
por  Caio Hostilio

O Projeto de Lei 3394/2020, do deputado federal Hildo Rocha, estabelece que o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias será de, no mínimo, dois salários mínimos (atualmente R$ 2.200,00) a partir de janeiro de 2022.

Autor do projeto, o deputado Hildo Rocha (MDB-MA) diz que de nada adianta haver previsão de um piso nacional salarial sem formas adequadas de correção dos valores. “O piso atual não teve seu valor adequadamente corrigido nos últimos anos”, argumenta o parlamentar.

“Considerando-se a força do princípio constitucional da dignidade da pessoa, objetiva-se com o projeto assegurar a devida correção do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, de modo a lhes assegurar preservação da subsistência humana e o resguardo do seu padrão de vida”, diz Rocha.

O agente comunitário de saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde por meio de ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas. Já o agente de combate às endemias atua em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

  Publicado em: Política

Braide faz visita surpresa ao Hospital da Criança

Publicado em   11/jan/2021
por  Caio Hostilio

 O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, fez uma visita surpresa neste sábado (9), ao Hospital da Criança Dr. Odorico Amaral de Mattos, no bairro da Alemanha. Acompanhado do secretário de Saúde (SEMUS), Joel Nunes Júnior, e do secretário de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), David Col Debella, o prefeito visitou todas as dependências da unidade.

“Essa será uma rotina da nossa gestão: visitas surpresas em unidades do Município. Aqui no Hospital da Criança, a exemplo do Socorrão II, nosso objetivo é ouvir as principais necessidades dos pacientes, acompanhantes e servidores; para atender as demandas mais urgentes do hospital”, afirmou o prefeito, que fez questão de entrar nos consultórios, conversar com quem estava em atendimento na unidade, além dos servidores.

No laboratório do hospital, Eduardo Braide ouviu relatos sobre a falta de alguns insumos para a realização dos exames. Por dia, o laboratório realiza uma média de 100 exames de pacientes da urgência/emergência e ainda da internação, e que uma vez melhor estruturado, poderia funcionar 24h e assim agilizar os atendimentos.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide nós estamos tomando nota de todas as demandas do Hospital da Criança e traçando um planejamento para os próximos 15 dias, como insumos, regularização de EPIs e melhoria da alimentação dos funcionários e pacientes”, frisou Joel Nunes Júnior, secretário municipal de Saúde.

Braide determinou ainda ao secretário da SEMOSP, David Col Debella, que sejam tomadas as providências necessárias para sanar os alagamentos no local, provocados por uma obra inacabada em uma rua atrás da unidade de saúde.

“Precisamos recuperar, de forma emergencial, a parte física do hospital que tem uma rachadura, por isso já determinei que a Semosp mande uma equipe o mais rápido possível aqui no hospital, para que possamos melhorar as condições de trabalho dos funcionários e do atendimento das crianças e seus acompanhantes”, assegurou o prefeito.

Além das medidas emergenciais, o prefeito Eduardo Braide destacou que o mais importante nesse primeiro momento é preparar o hospital para abrir o ambulatório. “Precisamos ampliar a capacidade de atendimento e a médio e longo prazos, concluir essa obra que é fundamental para fazer com que os andares do hospital possam ser ocupados, que cheguem os equipamentos e que o hospital possa ser realmente voltado para o atendimento integral da criança”, concluiu o prefeito.

Por Marrapa

  Publicado em: Política

Câmara de São Luís realizará sessão extraordinária para votar reforma administrativa de Braide e medidas contra a pandemia

Publicado em   11/jan/2021
por  Caio Hostilio

A Câmara Municipal de São Luís realizará nesta segunda-feira, dia 11, sessão extraordinária híbrida para a apreciação de projetos de lei, encaminhados pelo Executivo Municipal, que dispõem sobre a criação, transformação e extinção de órgãos da prefeitura e também sobre medidas econômicas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Mesmo os vereadores estando em recesso parlamentar, a realização da sessão extraordinária da próxima semana faz-se necessária em virtude das matérias apreciadas serem urgentes e de relevante interesse público, conforme está previsto no artigo 44, inciso I, da Lei Orgânica de São Luís.

O primeiro projeto de lei a ser discutido trata principalmente da criação da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEMEPED) e da Subprefeitura da Zona Rural de São Luís. O projeto foi encaminhado pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos) ao parlamento municipal por meio da Mensagem nº 001/2021.

Mudanças – No texto da mensagem, o prefeito pontua que o projeto visa a efetivação de compromissos firmados com a população ludovicense e a adequação da estrutura administrativa do Poder Executivo à realidade da nova gestão, iniciada no dia 1º de janeiro.

Dessa forma, a Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEMEPED) passará a integrar a administração direta municipal e terá a missão de assessorar e formular políticas de interesse da pessoa com deficiência, bem como apoiar atividades que contribuam para a efetiva integração cultural, econômica, social e política, garantindo a representação dessas pessoas junto às áreas de saúde, habitação, transporte, educação e outras.

Já a Subprefeitura da Zona Rural terá a finalidade aproximar a gestão municipal dos moradores dessa região, realizando o gerenciamento e o controle dos assuntos municipais naquela localidade, respeitando ainda a legislação vigente e observando as prioridades estabelecidas pelo Poder Executivo. A área de abrangência e o limite territorial de atuação do órgão serão definidos por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Também estão incluídos nesse projeto de lei a criação da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SEMGOV); a transformação da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (SEMPE) em Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (SEMISPE); e a extinção da Secretaria Municipal Extraordinária de Relações Parlamentares.

A proposição prevê ainda transformações de cargos e remanejamento de servidores para as novas secretarias e órgãos. Na mensagem enviada à Câmara, o prefeito Eduardo Braide coloca que as mudanças objetivam ajustar a estrutura administrativa do Poder Executivo e que as mesmas não acarretarão aumento de despesas.

O segundo projeto de lei, encaminhado pelo Executivo à Câmara de São Luís por meio da Mensagem nº 002/2021, visa dotar a Administração Municipal de mecanismo legal que permita a reorganização da sua estrutura funcional, promovendo mudanças na estrutura de cargos em comissão do Poder Executivo, não acarretando aumento de despesas.

Já o terceiro projeto de lei, encaminhado por meio da Mensagem nº 003/2021, pretende colocar em prática ações que reduzam os impactos da pandemia de Covid-19, alterando a legislação tributária da cidade com o objetivo de incentivar o desenvolvimento econômico e social da capital.

Nessa perspectiva, o projeto visa ampliar o alcance da isenção da Taxa de Licença e Verificação Fiscal para Localização e Funcionamento, mediante aumento da faixa de faturamento das microempresas destinatárias do incentivo fiscal previsto da Lei nº 4.827, de 31 de julho de 2007.

Atualmente, são beneficiadas as empresas com receita bruta anual de até R$ 177.013,00. O referido projeto encaminhado ao parlamento municipal para ser apreciado visa aumentar essa faixa de faturamento para beneficiar empresas que, no ano de 2020, alcançaram receita bruta de até R$ 250 mil.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Filho (PDT), já convocou os vereadores para a apreciação dos projetos de lei do Executivo. A sessão extraordinária será realizada às 9h no Plenário Simão Estácio da Silveira, em formato híbrido, por meio do Sistema de Deliberação Remota, e de forma presencial.

  Publicado em: Política

Famem: Erlânio Xavier mantém favoritismo

Publicado em   10/jan/2021
por  Caio Hostilio

Apesar da suposta mobilização dos presidentes de partidos nos bastidores da eleição para presidente da Federação dos Municípios do Maranhão, o atual presidente da entidade, Erlânio Xavier (PDT), mantém o favoritismo e conquista cada vez mais adesões no campo do adversário.

A eleição para presidente da Federação dos Municípios está convocada para a próxima quinta-feira, dia 14 de janeiro, e ao que tudo indica, como em todo processo democrático, haverá disputa, porém, com todas as chances do atual presidente Erlânio Xavier ser reeleito

  Publicado em: Política

Famem: Chapa 2 garante representatividade

Publicado em   10/jan/2021
por  Caio Hostilio

A Chapa 2 “Zé Gentil”, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) garate que estará sempre junto aos prefeitos, os representando na relação com os governos estadual e federal, em busca de diálogo e recursos.

  Publicado em: Política

Um canalha!!! Doria divulga reportagem editada da Science sobre Coronavac; escondeu crítica à falta de dados

Publicado em   09/jan/2021
por  Caio Hostilio

Nesta sexta-feira (8), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), divulgou, no Twitter, uma versão com título editado de reportagem publicada pela revista científica Science que criticava a divulgação da eficácia da vacina Coronavac, realizada na quinta (7) pelo Instituto Butantan.

“Brasil anuncia resultados ‘fantásticos’ para a vacina de Covid-19 de fabricação chinesa, mas detalhes permanecem vagos”, diz o título original da reportagem. Na versão compartilhada por Doria, encurtada, o tucano escondeu a parte dos “dados vagos”: “Brasil anuncia resultados ‘fantásticos’ para a vacina de Covid-19 de fabricação chinesa”.

“[Dimas] Covas [presidente do Instituto Butantan] não fez menção aos números dos casos, afirmando que os dados serão divulgados em publicação científica e aos órgãos reguladores brasileiros. Mas, quando pressionado por jornalistas, ele admitiu que havia 218 casos de doenças leves”, diz o texto da Science.

“A falta de dados —sem falar na discrepância de eficácia— previsivelmente levou ao ceticismo imediato”, segue a publicação.

Leia aqui a reportagem da Science

  Publicado em: Política

Atuação do Congresso durante a pandemia: Hildo Rocha diz que “apesar de todas as limitações, devido à pandemia, o Congresso Nacional teve um ano produtivo”

Publicado em   09/jan/2021
por  Caio Hostilio

O deputado federal Hildo Rocha fez uma avaliação positiva acerca do desempenho do Congresso Nacional, no ano de 2020. De acordo com o parlamentar maranhense, apesar de todas as limitações devido a pandemia, o Congresso Nacional teve um ano bastante produtivo.

“O Congresso Nacional adaptou-se ao momento com a instalação do sistema digital de deliberações e deu pronta resposta à sociedade. Em 2020 trabalhamos muito”, afirmou o deputado.

Matérias relevantes aprovadas 

Hildo Rocha enumerou cinco projetos relevantes, aprovados no ano passado:

1) Projeto de Lei 786/2020, de sua autoria, que autoriza estados e municípios a destinar os ingredientes da merenda escolar para as famílias dos alunos, caso as escolas onde eles estudam estejam fechadas em razão de estado de calamidade pública;

2) auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda, concedido durante a pandemia do novo coronavírus (PL o Projeto de Lei Complementar 1067/2020);

3) Projeto de Lei Complementar (PLP) 39/20, que destina ajuda de R$ 125 bilhões para os estados, o Distrito Federal e os municípios;

4) projeto de lei (PL 4372/20) que regulamenta o repasse de recursos do Fundeb a partir de 2021;

5) PLP 133/2020, que trata da reposição de perdas de arrecadação dos estados em virtude da Lei Kandir, de 1996.

 Benefícios para a faixa mais pobre da população 

De acordo com o parlamentar, das proposições aprovadas, a Lei da Merenda Escolar e o Auxílio Emergencial foram as mais impactantes para a população do Maranhão porque, além de atender famílias mais pobres, ajudaram a movimentar a economia maranhense.

Auxílio de R$ 332 milhões ao Maranhão 

Também merece destaque a atuação do deputado Hildo Rocha na relatoria da Medida Provisória 938/2020. O parlamentar maranhense apresentou substitutivo que possibilitou a ampliação de auxílio financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal, com a finalidade de abrandar os efeitos das perdas nos repasses dos fundos de participação dos municípios e dos estados (FPM e FPE), decorrentes dos efeitos da pandemia da Covid-19.

Por meio dessa ação do deputado Hildo Rocha, a Medida Provisória 938/2020 foi transformada em Norma Jurídica (Lei nº 14.041 de 18/08/2020), que assegurou o pagamento de R$ 16 bilhões, aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Aos municípios maranhenses foram assegurados R$ 132 milhões de reais, enquanto que coube ao governo estadual a quantia de R$ 200 milhões de reais.

Com base no pressuposto de que a crise ocasionada pela Covid-19 iria durar quatro meses, o governo federal editou medida provisória que fixava repasses financeiros aos estados e municípios durante esse período, para complementar as perdas dos repasses dos fundos de participação dos municípios e estados, em relação ao ano de 2019.

Porém, a duração da crise extrapolou as previsões iniciais, fato que motivou o deputado Hildo Rocha a propor o prolongamento do auxílio até o mês de dezembro de 2020.

Lei 14.069: um poderoso instrumento de combate ao estupro 

Outra conquista relevante do parlamento brasileiro, no ano de 2020, foi a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, instituída pela Lei 14.069, de iniciativa do deputado Hildo Rocha. A iniciativa tem como finalidade fortalecer o combate e a prevenção de crimes de estupro, por meio de acesso à informação.

O cadastro deverá conter obrigatoriamente as características físicas, impressões digitais, perfil genético (DNA), fotos e endereço residencial dos estupradores.

“Essas informações irão facilitar o trabalho investigativo dos agentes da Segurança Pública que passam a dispor de uma ferramenta imprescindível para esclarecer crimes, identificar quem praticou e evitar novos crimes de estupro sejam cometidos”, argumentou Hildo Rocha.

http://hildorocha.com.br/site/atuacao-do-congresso-durante-a-pandemia-hildo-rocha-diz-que-apesar-de-todas-as-limitacoes-devido-a-pandemia-o-congresso-nacional-teve-um-ano-produtivo/

https://bit.ly/2XpPlmi

  Publicado em: Política

Osmar Filho traça metas para o biênio 2021-2022

Publicado em   09/jan/2021
por  Caio Hostilio

Em sua segunda gestão como presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT) se reuniu nesta terça-feira (05) com a diretoria administrativa da Casa, para traçar metas e alinhar procedimentos importantes para a legislatura que se iniciou no dia 1º de janeiro, com a posse dos vereadores eleitos para o período de 2021 a 2024 e a eleição da nova Mesa Diretora.
“Os bons resultados vêm de uma administração séria e comprometida com a gestão pública e com a população. Assim, um dos pontos que considero da maior importância para o Parlamento Municipal é buscar meios que aproxime ainda mais a população do Legislativo Municipal”, observou o parlamentar em seu primeiro dia de trabalho após a posse.
Para o diretor administrativo, Márcio Lucas, os resultados obtidos nos dois últimos anos, com o pedetista presidindo a Mesa Diretora da Casa, são mostras dos avanços conquistados durante a sua gestão. “Sob a liderança do presidente Osmar Filho, a Casa tem se modernizado. O nosso objetivo é melhorar, cada vez mais, a administração do Parlamento Municipal em favor da cidade e dos ludovicenses”, falou.
A Câmara de São Luís atualmente soma inúmeras inovações em seu funcionamento, como ferramentas de comunicação que intensificam o diálogo com a população. A pedido de Osmar Filho, a Casa também instituiu um setor de qualidade que projetou um serviço arrojado, eficiente e com mais praticidade ao atendimento dos processos administrativos da Casa. Vale destacar, ainda, a sua atuação durante o contexto de pandemia, quando foi instituída uma série de protocolos visando proporcionar segurança ao colegiado de vereadores, servidores, colaboradores e visitantes.

  Publicado em: Política

Prefeitos do Republicanos aderem ao grupo de Erlanio Xavier

Publicado em   09/jan/2021
por  Caio Hostilio

Três prefeitos do partido Republicanos aderiram ao projeto de reeleição do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem. A eleição acontece nesta quinta-feira, 14, em São Luís.

Ontem, 07, o prefeito de Palmeirândia, Edilson da Alvorada, registrou o pedido de inscrição para compor a chapa de Erlanio Xavier na disputa para Nova Diretoria e Conselho Fiscal.

Nesta sexta-feira, 08, os prefeitos de Paulino Neves, Raimundinho Lídio e de Milagres do Maranhão, José Augusto, ambos do Republicanos, também aderiram ao grupo de Erlanio.

“Agradeço o apoio dos amigos e prefeitos que aderiram ao nosso projeto. Juntos trabalharemos ainda mais em favor dos nossos municípios”, disse o prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos