O presidente Jair Bolsonaro manteve o tom adotado no discurso feito, pela manhã, na abertura da Assembleia-Geral das Nações Unidas e retomou as críticas à imprensa oposicionista em encontro com apoiadores. “Se a mídia está criticando é porque o discurso foi bom”, disse aos simpatizantes antes de entrar no Palácio da Alvorada, sua residência oficial.
Bolsonaro reitera seu posicionamento de governar conforme as opiniões da população e não da imprensa, que considera oposição ao governo.
No pronunciamento, o líder brasileiro afirmou que parcela da imprensa brasileira politizou o vírus e disseminou o pânico. “Sob o lema “fique em casa” e “a economia a gente vê depois”, quase trouxeram o caos social ao País”, afirmou, em vídeo divulgado no evento.
O mandatário ouviu de um apoiador que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “depois do seu discurso, matou a pau” no pronunciamento também feito na Assembleia-Geral das Nações Unidas.
O anúncio da reunião foi uma consequência de um parecer favorável do Ministério da Saúde quanto ao retorno dos torcedores às arquibancadas já no mês de outubro
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou nesta terça-feira que vai se reunir com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para discutir sobre o retorno dos torcedores aos estádios. O Brasileirão foi iniciado, em agosto, sem a presença de público nas arenas do País.
O anúncio da reunião foi uma consequência de um parecer favorável do Ministério da Saúde quanto ao retorno dos torcedores às arquibancadas já no mês de outubro. Pelo estudo do órgão governamental, há previsão de uso de até 30% da capacidade dos estádios do Brasileirão. Mas não há data definida para esta primeira abertura aos torcedores.
“O próximo passo para o desenvolvimento deste plano será a realização de uma reunião com os Clubes disputantes da Série A para discussão do tema, a realizar-se na próxima quinta-feira, 24, às 16h30, por videoconferência, seguida do início da consulta às autoridades estaduais e municipais responsáveis”, anunciou a CBF, em comunicado.
Nas últimas semanas, a CBF havia elaborado um rascunho da proposta com informações preliminares. O conteúdo trazia principalmente a limitação para somente a torcida mandante frequentar os estádios e não contempla as Séries B, C e D da competição nacional. A intenção da entidade é aprofundar a discussão com os clubes para se ter um protocolo mais rígido de conduta e de cuidados com o distanciamento social.
Alguns times incentivam o retorno da torcida principalmente para amenizar problemas financeiros da falta de bilheteria. Clubes como Palmeiras, Corinthians e Flamengo faziam, em média, R$ 2,5 milhões de renda por apresentação. Como os jogos têm sido realizados com portões fechados desde o início da competição, as equipes têm acumulado prejuízos com os custos operacionais das partidas.
A CBF avalia uma forma de conseguir a abertura dos portões em todos os Estados brasileiros para que não haja desequilíbrio nas disputas. O que a entidade não quer é que determinado time tenha torcedores em seus jogos e outros não.
A discussão, de acordo com especialistas, diz respeito ao momento dessa volta da torcida. Em julho, profissionais da área médica não admitiam sequer a possibilidade da abertura ao público de eventos esportivos. “Torcedor no estádio é um problema. Por mais que se reduza a capacidade das arenas, por exemplo, em 50%, teremos de estudar uma logística de entrada e saída para evitar aglomeração. É natural existir um afunilamento nos portões e isso é extremamente perigoso”, alertou o infectologista Jean Gorinchteyn, que trabalha nos hospitais Emílio Ribas e Albert Einstein.
O candidato a Prefeito de São Luís pelo Democratas, deputado estadual Neto Evangelista, e a candidata à vice-prefeita, Luzimar Lopes (PDT), reuniram-se com pessoas surdas que integram a comunidade de surdos da capital. Neto foi recepcionado pela anfitriã do evento, Gisele Frazão, candidata a vereadora de São Luís pelo Democratas.
A reunião também contou com a presença das intérpretes de libras Lilian Frazão, Andrea Castro e Fabiano Coelho. De acordo com membros da comunidade, existem cerca de três mil pessoas surdas em São Luís.
Durante a reunião, Neto conversou com a comunidade e ficou conhecendo os principais problemas estruturais enfrentados pelos surdos em São Luís. No decorrer do evento, ele recebeu muitas declarações de apoio por ser o único candidato a prefeito de São Luís que firmou compromisso com a comunidade.
“Não estou aqui para prometer mágica. Estou aqui para construir, junto com vocês, nosso plano de governo para uma cidade cada vez melhor, na qual a comunidade de surdos e surdas seja tratada com mais respeito”, disse Neto Evangelista.
Vários surdos presentes à reunião falaram sobre as principais dificuldades enfrentadas. Jucielen Frazão, que integra a comunidade há vários anos, disse que um dos principais problemas vivenciados é a falta de intérprete de libras nos órgãos públicos. Citou como exemplo o Detran, onde os surdos têm dificuldade para tirar a carteira de habilitação. “Sentimos falta deste profissional de libras no Detran para nos auxiliar e isso nos causa uma tristeza muito grande”, afirmou.
Outro local onde os surdos e surdas enfrentam muita dificuldade são as agências bancárias. Segundo Jucielen, quando precisam resolver alguma coisa em bancos, as pessoas surdas ligam para alguém ou escrevem em folhas de papel. “Gostaríamos de ter esse profissional para nos auxiliar. É uma angústia que a gente sente, um sofrimento muito grande”, ressaltou.
Além de Jucielen, Neto Evagelista também ouviu atentamente as colocações de José Gomes, pedagogo, também formado em administração e membro da comunidade de surdos e surdas. Professor de libras no CRAs do Estado, ele afirmou que sente falta de intérpretes de libras em vários setores da administração pública. “É um sonho meu que um dia isso possa acontecer na Prefeitura e no Estado”.
Ramon, outro membro da comunidade de surdos e surdas, disse a Neto que quando precisou de carteira de habilitação no Detran solicitou a presença de um profissional de libras no momento de fazer a prova. “Nossa língua é o libras, então, nós precisamos de intérprete, para ficar mais claro na hora da explicação da prova. Sem este profissional, ficamos sem entender o assunto”.
No decorrer da reunião, com a troca de muitas informações, Antonio Hercles, também membro da comunidade, apresentou a Neto Evangelista as propostas de gestão que pessoas surdas planejam para São Luís. “Queremos concurso para os surdos e que haja vaga nos órgãos públicos para esse profissional técnico”.
Antonio Hercles afirmou que conseguiu passar no vestibular da UFMA com muita luta e sofrimento e gostaria muito que os surdos deixassem de ser vistos como coitadinhos, mas sim, como pessoas que conseguiram vencer as dificuldades.
Após ouvir todas as colocações dos membros da comunidade, Neto Evangelista disse compreender a necessidade de intérpretes de libras no poder público como a maior dificuldade enfrentada pelos surdos. Ele explicou que hoje existe legislação federal que determina percentual de vagas em concursos para a referida comunidade.
Neto afirmou que não estava naquela reunião para prometer mágica de transformar o mundo de uma só vez, mas firmou o compromisso de quando chegar à Prefeitura, implantar estrutura administrativa inclusiva para pessoa surda, impondo respeito à comunidade surda, de São Luís.
“Em nossa gestão administrativa teremos a Secretaria de Direitos Humanos e, dentro dela, teremos um grupo para discutir políticas públicas para a comunidade surda com a participação de intérpretes de libras”, explicou Neto.
A reunião no Bairro do Anjo da Guarda, organizada pela coligação do deputado federal Eduardo Braide (PODEMOS), pré-candidato à Prefeitura de São Luís, foi um sucesso. Na oportunidade, Braide anunciou, como Plano de Governo, a construção de um Terminal de Integração no eixo Itaqui-Bacanga, proposta bem-vinda pelas pessoas que estavam presentes no encontro.
Entre os presentes na caravana de Eduardo Braide, o vereador Marcial Lima, pré-candidato à reeleição, defendeu investimentos nos bairros do eixo Itaqui. Marcial Lima informou a todos os presentes que há verbas, o que falta é investimento e coragem de fazer.
“Não é por falta de reivindicação e cobrança. Os bairros do Itaqui-Bacanga precisam receber o que é de direito. O dinheiro arrecadado aqui deveria ser aplicado com planejamento”, concluiu Marcial Lima.
O senador Weverton (PDT-MA) se reuniu nesta terça-feira (22) com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e com a diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis). Na pauta do encontro a reforma administrativa proposta pelo governo federal.
“É importante promovermos um amplo debate sobre o tema. Este é um assunto que precisa e deve ser discutido. Precisamos ouvir os sindicatos para construirmos uma proposta que não prejudique as pessoas que trabalham no serviço público”, declarou Weverton.
No encontro, em Brasília, o presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, o vice-presidente da entidade para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar, e o vice para o TCU, Alison Souza, analisaram o conteúdo da proposta e ofereceram suporte para ajudar a construir um texto que seja justo e que reconheça a importância da prestação de serviço aos cidadãos.
“O tema é prioridade para o país. Ficamos agradecidos ao senador Weverton que nos proporcionou este encontro para que os servidores sejam ouvidos e participem do debate de forma ativa”, declarou Petrus.
Para Weverton, o momento requer cautela para que não haja prejuízo para a carreira dos servidores.
“Todos os pontos da reforma precisam ser discutidos. Não podemos fazer nada com pressa ou pular etapas importantes. Não podemos permitir que trabalhadores sejam prejudicados”, disse o senador.
O Congresso Nacional recebeu a reforma administrativa pretendida pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 3 de setembro. Nesta primeira fase, as mudanças elaboradas pela equipe econômica do governo estão todas contidas numa única proposta de Emenda à Constituição (PEC), identificada como 32/2020.
De acordo com a Constituição, uma proposta de emenda deve ser discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional em dois turnos e só pode ser aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos de senadores e deputados.
Depois de aprovada, uma emenda constitucional não se submete a sanção do chefe do Executivo. Ela é promulgada pelas Mesas da Câmara e do Senado, passando a integrar definitivamente o texto da Constituição.
Principais pontos da reforma administrativa proposta pelo governo
. Vale para servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário das três esferas da federação: União, estados e municípios.
. Não vale para os chamados membros de Poder: parlamentares, juízes, desembargadores, ministros de tribunais superiores, promotores e procuradores. Também não vale para militares.
.Para os servidores ocupantes de carreiras típicas de Estado, é vedada a realização de qualquer outra atividade remunerada, incluída a acumulação de cargos públicos. A exceção está somente no exercício da docência e atividades regulamentadas na área de saúde.
. Para os demais servidores, é autorizada a acumulação remunerada de cargos públicos, quando houver compatibilidade de horários e não houver conflito de interesse.
. Os cargos comissionados e funções gratificadas serão gradativamente extintos para dar lugar aos novos cargos de liderança e assessoramento.
. Nenhum servidor poderá ter férias com mais de 30 dias de duração. Em alguns estados, há contagem de férias em dias úteis, por exemplo, o que alonga o período de ausência do servidor de seu posto de trabalho.
Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a maior parte das emendas do Senado ao Projeto de Lei 3267/19, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O texto seguirá para sanção do presidente da República.
Entre as principais medidas, a proposta aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração.
De acordo com o texto, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.
Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.
Profissionais que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) seguem a regra geral.
Emendas do Senado
Os parlamentares aprovaram 8 das 12 emendas do Senado ao texto do relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), como a que proíbe converter pena de reclusão por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por motorista bêbado ou sob efeito de drogas.
“Algumas emendas do Senado promovem reparos na versão aprovada nesta Casa”, disse Juscelino Filho. “A proibição da troca de pena privativa de liberdade por penas alternativas melhora e muito o texto”, concordou o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).
Como o homicídio de trânsito é culposo, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) pode ser interpretado favoravelmente ao motorista porque permite a conversão da pena de qualquer tamanho no caso de crime culposo.
O código impõe pena de reclusão de 5 a 8 anos para o homicídio culposo ao volante praticado por motorista embriagado ou sob efeito de drogas e pena de reclusão de 2 a 5 anos no caso de lesão corporal grave ou gravíssima. As penas alternativas podem envolver, por exemplo, o cumprimento de serviços comunitários.
Mantida a integralidade do texto aprovado pelo Congresso, todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei.
Bebida alcoólica
O parecer do relator recomendou a rejeição de quatro alterações feitas pelos senadores. Uma delas tornava infração grave punida com multa o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.
Para Juscelino Filho, o texto deveria trazer exceção para os veículos de transporte turístico. Ele lembrou que a bebida aberta pode ainda estar sendo consumida pelo passageiro e não pelo motorista.
O relator pediu a rejeição de emenda que condicionava o condutor a escolher entre a CNH em meio físico ou digital, impossibilitando a escolha das duas formas ao mesmo tempo ou uma ou outra separadamente, como defende a Câmara.
A terceira emenda com parecer contrário especificava que a multa gravíssima aplicável a motociclistas seria por falta de uso de capacete “e” roupa de proteção segundo as normas do Contran.
Juscelino Filho explicou que o conectivo “ou”, como está na redação aprovada pelos deputados, é que atende às preocupações dos senadores, ao permitir a aplicação da multa pela falta de um equipamento ou outro de segurança, em vez de condicionar a multa à falta de ambos.
Outro ponto com parecer contrário foi a emenda que permitia aos médicos com curso de capacitação para essa atividade continuarem atendendo em clínicas mesmo sem a especialização exigida pelo projeto.
Cadeirinha
Quanto ao uso da cadeirinha, o Senado propôs que o equipamento, que pode ser um assento de elevação (booster) ou uma cadeira especial presa ao assento, deverá ser adequado ao peso e à altura da criança.
Juscelino Filho já havia acrescentado o limite de altura de 1,45 metro à idade de dez anos para a qual é feita a exigência de permanecer no banco traseiro.
A obrigatoriedade da cadeirinha, hoje prevista em resolução do Contran, foi incorporada ao Código de Trânsito e a multa continua gravíssima. No texto original, o Executivo propunha o fim da penalidade.
Advertência
Uma das emendas aprovadas condiciona a substituição obrigatória de multas leves ou médias por advertência ao fato de o infrator não ter cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
Na redação da Câmara, a advertência não seria aplicada somente se o infrator fosse reincidente no mesmo tipo de infração cometida nos 12 meses anteriores, abrindo o leque de situações nas quais a advertência seria aplicada.
Hoje, a conversão de multa em advertência fica a critério da autoridade de trânsito. Entretanto, o substitutivo aprovado retira do código a possibilidade de essa advertência ser aplicada também ao pedestre.
Farol em rodovias
A infração de dirigir sem faróis acesos em rodovias, tornada restrita pelo texto da Câmara apenas às rodovias simples, passa a existir apenas para aquelas fora do perímetro urbano, segundo emenda do Senado.
Brasília seria uma das cidades visadas com a mudança, pois possui várias vias classificadas de rodovias em perímetro urbano.
Pontuação
Quanto à pontuação a partir da qual a pessoa tem o direito de dirigir suspenso, o texto de Juscelino Filho estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não.
Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.
Com a nova regra, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Parlamentares analisam emendas em votação virtual na sessão do Plenário
Para o condutor que exerce atividade remunerada, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Isso valerá para motoristas de ônibus ou caminhões, mas também para taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.
Entretanto, se o condutor remunerado quiser participar de curso preventivo de reciclagem quando, em 12 meses, atingir 30 pontos, toda a pontuação será zerada. Atualmente, essa possibilidade existe para aqueles com carteiras do tipo C, D ou E se acumulados 14 pontos.
Exame toxicológico
Juscelino Filho manteve a exigência de condutores com carteiras das categorias C, D e E fazerem exame toxicológico na obtenção ou renovação da CNH e a cada dois anos e meio.
Para adaptar os prazos em razão das validades diferenciadas da carteira, somente os motoristas com menos de 70 anos precisarão fazer novo exame depois de dois anos e meio da renovação.
Atualmente, quem tem 65 anos ou mais precisa repetir o exame depois de um ano e meio, periodicidade que passa a ser exigida para aqueles com 70 anos ou mais.
O relator incluiu no código uma multa de cinco vezes o valor padrão, pontuação de infração gravíssima, penalidade de suspensão do direito de dirigir por três meses e necessidade de apresentar exame com resultado negativo para acabar com a suspensão.
A multa será aplicada se o infrator for pego conduzindo veículo das categorias C, D ou E e também para aquele que exerce atividade remunerada com esse tipo de veículo e não comprovar a realização do exame toxicológico periódico quando da renovação da CNH.
Proibições
Atualmente, para que uma pessoa possa habilitar-se nas categorias D ou E, ou ser condutora de transporte escolar, ônibus, ambulância ou transportar produto perigoso, o Código de Trânsito exige que não tenha cometido infração grave ou gravíssima ou não seja reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Pelo texto aprovado, será exigido do profissional que ele não tenha cometido mais de uma infração gravíssima nesse período.
Retenção de CNH
Na penalidade por dirigir com velocidade 50% superior à permitida na via, o deputado Juscelino Filho retirou a apreensão da CNH e a suspensão imediata do direito de dirigir. Esta suspensão passará a depender de processo administrativo.
No dia 29 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucionais esses procedimentos incluídos no código pela Lei 11.334/06 e questionados em ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
“O tema é importante para o País, mas lamento que seja tratado no meio de uma pandemia. É fundamental aperfeiçoar a legislação de trânsito porque, a cada cinco horas, perdemos um compatriota num acidente de trânsito”, disse o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
A ala militar do governo aprovou com louvor o discurso do presidente Jair Bolsonaro na Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (22/09). Estão todos em êxtase, como diz um integrante do governo. “Foi tudo o que esperávamos. O presidente marcou posição, atacou críticos, sem ser agressivo”, acrescenta.
Todo o discurso do presidente passou pelo crivo dos ministros militares, que, bem antes da participação dele na Assembleia-Geral da ONU, já vinham expressando a posição que seria apresentada pelo chefe de governo. “Creiam, atingimos nosso objetivo. O que estão fazendo com a imagem do Brasil é um crime”, ressalta um militar.
Na avaliação dos ministros militares, quem apoia o governo entendeu perfeitamente os recados. “E temos certeza de que aqueles que têm dúvidas ante a campanha internacional contra o Brasil passaram, agora, a comungar das posições do presidente”, acrescenta o mesmo militar.
Os militares acreditam que o governo conseguirá, com a postura mais firme de Bolsonaro, “mostrando a verdade”, reverter a imagem horrível que o Brasil está no exterior. “Não temos dúvidas de que demos visibilidade à nossa posição. O discurso do presidente foi um contraponto importante”, diz um assessor do Planalto.
O próprio presidente, em conversa com militares, disse acreditar que seu discurso na ONU teve o efeito esperado e abriu espaço para o governo se posicionar de forma mais enfática no exterior. A determinação é repetir o discurso sempre que possível.
Dentro dessa estratégia, o Planalto escalou as representações do país no exterior para mapear toda a repercussão do discurso de Bolsonaro lá fora. Com base nas análises desses dados, serão definidas estratégias de comunicação para reverter o pessimismo com o Brasil.
“Estamos numa guerra de desinformação, e entramos nela certo de que podemos sair vencedores. A fala do presidente do presidente na ONU foi só o começo dessa batalha”, frisa o mesmo assessor.
O candidato a Prefeito de São Luís, Jeisael Marx (REDE), concedeu entrevista ao programa Jornal na Mira, na rádio Mirante FM, nesta terça-feira (22). Nas considerações finais, o jornalista disse que sua candidatura tem uma representação. “A minha foto na urna vai representar mais do que um simples candidato. Vai representar uma história, vai representar um povo esquecido nessa cidade, especialmente esquecido na política, que é o povo da periferia”.
Durante a entrevista, Jeisael também pontuou sobre sua carreira profissional. Ressaltou que nunca concorreu a um cargo político e sua candidatura não tem nenhuma ligação com grupos políticos tradicionais.
O comunicador aproveitou para refletir mais uma vez sobre a construção de alianças buscando somente o poder, deixando o povo fora dos planos.
“Precisamos colocar mais pessoas boas na política. Não posso criminalizar a política. Não existe outro caminho para buscar soluções para os problemas da sociedade, que não seja através da política. O problema é a forma como as pessoas estão caminhando na política”, ressaltou Jeisael.
O candidato da REDE criticou os candidatos que transformam convenções em shows de pirotecnia. Alegando que o sistema político é injusto, ao lembrar que não pode desempenhar seu ofício de jornalista por consequência da lei eleitoral. Jeisael concorrerá com deputados que continuam com seus mandatos e benefícios do cargo.
“Este ano as pessoas não vão poder dizer que não tinham opção. Nós temos uma boa opção fora desse binarismo “ruim” e “menos ruim”. Esperamos que a população entenda o recardo”, destacou.
O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo à comunidade internacional para combater a “cristofobia” e pela defesa da “liberdade religiosa” durante seu discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU na manhã desta terça-feira (22). A fala foi encaixada quando o chefe do Executivo se solidarizava com os libaneses pela explosão em porto de Beirute em agosto que deixou mais de uma centena de mortos.
“A liberdade é o bem maior da humanidade. Faço um apelo a toda a comunidade internacional pela liberdade religiosa e pelo combate à cristofobia”, pediu o presidente. Na sequência, Bolsonaro exaltou acordos recentes firmados entre Israel, nações árabes e os Estados Unidos.
Em 2019, mais de 250 milhões de cristãos foram perseguidos no mundo.
A mídia viciada, os politiqueiros, os falsos diplomatas e os esquerdopatas se irritaram com o discurso de Bolsonaro na ONU por ele ter falado a verdade, principalmente com o cumprimentos de metas orçamentárias, cujo resultado foi muita corrupção entre os governadores e prefeitos.
Assista ao pronunciamento completo do presidente Jair Bolsonaro na abertura da 75ª Assembleia-Geral da ONU:
Emenda parlamentar do deputado federal Hildo Rocha possibilitou a compra de um caminhão ¾ que foi entregue para a Associação de Moradores do Povoado Bom Sossego. Durante o ato de entrega do veículo, Hildo Rocha destacou a importância do benefício e ressaltou que a conquista foi alcançada graças a um pedido do presidente da Câmara de Vereadores de Fortuna, professor Roberto.
“Um veículo desse tipo é muito útil para os agricultores familiares porque, além de transportar a produção e os insumos necessários para a produção rural, também são úteis em outras atividades demandadas por moradores que muitas vezes necessitam fazer o transporte de materiais de construção, móveis, enfim, a partir de agora eles irão dispor de um meio de transporte próprio sem que sejam obrigados a gastar dinheiro no momento em que houver necessidade de fazer mudanças e outras atividades que necessitem de um caminhão de porte médio”, argumentou Hildo Rocha.
Pedido do vereador Roberto
O parlamentar lembrou que a chegada do benefício aconteceu graças ao trabalho do vereador Roberto, presidente da Câmara Municipal. “O vereador Roberto conhece as dificuldades dos produtores rurais de Fortuna. Então, para facilitar o trabalho e melhorar a renda dos agricultores familiares, ele solicitou a minha ajuda. Eu fiz a indicação da emenda para a Codevasf, empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional que licitou e fez a compra do caminhão que foi entregue para a comunidade de Bom Sossego”, explicou o parlamentar.
Trabalho reconhecido pela população
O vereador Roberto ressaltou que, o deputado Hildo Rocha tem demonstrado atenção especial com os moradores da zona rural. “Hoje o deputado veio a este povoado fazer a entrega de um caminhão. Recentemente ele esteve na comunidade São José onde inaugurou o asfaltamento de ruas. Pela primeira vez um deputado federal pisou nessas localidades. Isso é uma demonstração da sua sensibilidade, mostra que ele é um parlamentar que se preocupa também com os moradores da zona rural. Portanto, nós só temos a agradecer ao deputado Hildo Rocha”, afirmou Roberto.