Por que tanto ódio no coração?

Publicado em   10/nov/2012
por  Caio Hostilio

Como é de costume, sempre me comunico com meus parentes em Brasília e no Rio de Janeiro, nos finais de semana. Falei agora pouco com uma sobrinha, que mora em Brasília e ela disse-me que estava muito abalada com que viu no Núcleo Bandeirante (não se pode chamar de cidade satélite do Distrito Federal, pois fica próximo ao aeroporto internacional), o assassinato de um travesti sem que ele estivesse feito algo para merecer morrer com três tiros. Apenas disse a ela que os seres humanos carregam em seus corações muitos preconceitos advindos de suas próprias lutas internas.

Então, pensei em republicar um texto que postei aqui no dia 02 de abril de 2011 “O racismo e os preconceitos estão enraizados”, onde tento explicar essas causas psíquicas dos seres humanos.

Vamos ao texto:

Falar sobre racismo e preconceitos no Brasil é bastante difícil, mas necessário, principalmente depois das declarações do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) e do Pastor deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O primeiro passo para que a discussão possa acontecer, é assumirmos, que trazemos enraizados em nós mesmos: o racismo e os preconceitos.

Mesmo que digamos o contrário, não sou racista, não tenho preconceito, vamos perceber que infelizmente, não estamos livres de algum tipo de preconceito. Isto porque como já disse, está enraizado, faz parte do imaginário coletivo, está no nosso dia a dia e quase não nos damos conta disso.

Contudo, vale ressaltar que o racismo e os preconceitos estão enraizados, velados, disfarçados, mas sempre violentos, acontecem em nossa sociedade brasileira. Por outro lado, esquecem que somos todos mestiços, como pode haver racismo e preconceitos?

Quanto aos preconceitos com gays é algo estranho – só se o preconceituoso tem vontade de experimentar e ataca -, visto que a existência dos gays, não implica em ter de namorar eles ou beijá-los. Conviver não quer dizer fazer as mesmas coisas!!! Se não é a sua identidade sexual, natural, pois a homossexualidade, a heterossexualidade e a bissexualidade são apenas a identidade natural sexual das pessoas, significa apenas aceitar, que existem pessoas que gostam de pessoas do mesmo sexo e respeitar a necessidade delas de se relacionarem intimamente com pessoas do mesmo sexo. Isso não está prejudicando em nada quem não faz parte dessas opções sexuais.

Portanto, persegui-las ou excluí-las, apenas por terem a sexualidade diferente da heterossexualidade é algo desumano. É necessário se libertar desses preconceitos, que só geram mazelas, miséria, conflito, exclusão. Ninguém nasce preconceituoso, todos podemos nos livrar dos preconceitos ou tentar conviver pacificamente com eles.

Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido. É preciso “des-preconceituar”, O preconceito pode ser motivado pelo medo.

Alguns preconceitos étnicos: “Todo cigano é ladrão.”  “O judeu é perverso”. “Os índios em geral são improdutivos e preguiçosos”.  “Todo negro é adepto de feitiçaria”. “Todo gay estimula os outros a praticar seus desejos sexuais”.  Outros preconceitos: a mulher no volante e o velho vagaroso são ridicularizados e acabam excluídos. Há patrões que defendem: “A todo operário falta à inteligência”. O pobre que “nada tem” (não contribui financeiramente, não compra, não paga imposto) e “nada sabe”, é marginalizado na sociedade. Não vendo a sua participação valorizada, ausenta-se. Em seguida, os pobres são acusados de apatia, preguiça, ingenuidade e de fuga nas festas. Finalmente lembramos aqui os preconceitos moralistas contra o corpo nu, contra a dança, a umbigada. E o preconceito contra a magia.

Como se ver, existe preconceito para tudo. O ser humano é, na verdade, movido aos conceitos e preconceitos.

  Publicado em: Governo

Alguém pensa em repartir o pão? Apesar da cautela, projeto dos royalties deve virar briga judicial

Publicado em   10/nov/2012
por  Caio Hostilio

Adriana Caitano

Apesar da pressão de parlamentares do Rio de Janeiro e do Espírito Santo para acelerar a judicialização do debate sobre a divisão dos royalties do petróleo, os outros poderes tratam o tema com cautela. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, que analisa o pedido de um grupo de deputados fluminenses e capixabas, feito na quinta, para cancelar a votação do projeto de lei aprovado no Congresso, sinalizou ontem que não pretende atropelar a decisão do Legislativo. Até representantes do governo do Rio avaliam que a ação dos parlamentares pode ter sido precipitada.

Durante um eventoem São Paulo, Fux disse que vai analisar o tema sob os pontos de vista técnico e político. %u201CPrimeiro, (verificar) se esta questão está no momento de ser judicializada, em nome do respeito ao princípio da separação dos poderes%u201D, comentou.

Comentário do blog: Depois não sabem responder com argumentos plausíveis os motivos verdadeiros pelos quais as Regiões favorecidas são sempre a Sul e a Sudeste, enquanto que as Regiões Norte e Nordeste, além de grande parte da Região Centro Oeste, esquecidas. Num país continental não pode haver tanta discriminação assim. Isso é preconceito e falta de respeito com mais 60% do território desse país. A riqueza no solo brasileiro, independente de que estado esteja, pertence aos brasileiros, essa é a minha concepção de brasileiro.

  Publicado em: Governo

Roberto Rocha já admite entrar na Justiça para obter informações… Castelo deu um nó de mestre!!!

Publicado em   10/nov/2012
por  Caio Hostilio

Mas que informações, cara pálida? Leio no blog do jornalista Gilberto Léda que o presidente da Comissão de Transição do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC), vice-prefeito eleito Roberto Rocha (PSB), admitiu, ontem, que pode até mesmo entrar na Justiça para garantir que a Prefeitura de São Luís entregue todas as informações determinadas pela Constituição Estadual.

Vamos ao que interessa. Castelo deu um nó de mestre, tanto administrativo quanto jurídico, ao criar sua comissão. Pena que nem a imprensa prestou a atenção devida para o fato e sequer “os representantes da mudança e do novo”, que parece desconhecer por completo os transmites de uma gestão pública.

Observem o número de membros da comissão montada por Castelo. Ela é maior que a de Holanda Junior. Qual o sentindo para isso? Busquem entender um pouquinho de fluxo. Por outro lado, Castelo determina que qualquer documento para ser liberado deva ser aprovado por ele. Ora bolas!!! A Constituição diz que você tem acesso, mas não pode levar consigo o documento, apenas com autorização do responsável ou gestor.

Então, Roberto Rocha, assuma que o Castelo foi muito mais esperto que você e toda sua turma e que entrar na Justiça levará um tempo tremendo, pois você entraria pedindo as cópias de quais processos e documentos?

  Publicado em: Governo

Jornalistas discutem uso do Facebook em evento

Publicado em   10/nov/2012
por  Caio Hostilio

Por Leonardo Araujo

O primeiro debate do “Curtindo o Facebook”, evento totalmente voltado à rede social, que aconteceu ontem (9), discutiu a atuação jornalística na rede de Mark Zuckerberg, além de vislumbrar quais serão as novidade do site.

O bate-papo teve mediação de Solon Brochado, sócio-diretor de Planejamento da New Vegas, participação de Rafael Sbarai, jornalista editor de mídia social da Veja e de Cauã Taborda, editor da Info.

O Jornalismo e o Facebook

Dentre os diversos assuntos abordados, Sbarai ressaltou o uso de APIs (interface de programação de aplicações aberta para qualquer desenvolvedor) no Facebook e como eles podem auxiliar os jornalistas a prover um conteúdo mais segmentado para o leitor. Outro fator enfatizado por ele, é que a veiculação de notícias precisa ser “menos centralizada e mais distribuída”. 

O editor afirma que não é o ambiente que precisa se adaptar ao jornalista ou qualquer profissional de comunicação e sim o contrário.

Para Sabarai, o Facebook é uma excelente fonte de tráfego. É importante estar lá, mas não estar lá apenas para publicar conteúdo, mas para aproximar pessoas, segundo o jornalista. “As pessoas gostam de fazer parte de um grupo”, disse. 

Permitir comentários em seu site jornalístico interligados ao Facebook pode aumentar a audiência e gerar mais buzz, além de revelar o perfil dos leitores, conforme revela Taborda ao narrar que, após a implantação da ferramenta no site da Info, eles descobriram que muitos leitores eram mulheres.

Fanpages substituindo sites

Os palestrantes também discutiram o fato de algumas empresas substituírem seus sites oficiais por fanpages. “Tem muita agência que está apostando só no Facebook. Isso é um erro”, analisa Taborda.

Solon, mediador do debate, também entrou na discussão e disse discordar 100% dessa ideia, apesar de ter clientes que fazem isso. “O canal proprietário da marca é o site da empresa”, diz o sócio-diretor de Planejamento.

Sbarai concorda com os dois e lembra que tudo é mutável na internet, citando o exemplo do Orkut, outrora hegemônico.

  Publicado em: Governo

Castelo sumiu, a Comissão de Transição se perdeu e o que você espera do novo prefeito?

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

A partir do dia 1º de janeiro de 2013, São Luís será governada pelo senhor Edivaldo Holanda Junior e seu vice Roberto Rocha.

Logo após a sua vitória foi só festa. Passou férias em Fortaleza, depois foi para Brasília ser mostrado como troféu pelo seu líder Flávio Dino, quando o país debatia o pacto federativo.

Agora, faltam exatamente um mês e meio para que o novo prefeito coloque a mão na massa para tentar minimizar os diversos problemas crônicos que São Luís já vinha enfrentando e vai piorar ainda mais nesses últimos dois meses de 2012.

Não foi falta de aviso!!!

Muitos desses problemas crônicos foram debatidos exaustivamente na própria campanha eleitoral, principalmente nas áreas de Saúde Pública, Infraestrutura, Educação e Transporte.

O tempo passou e não vimos nenhuma tomada de posição do novo prefeito em planejamento para colocar em prática ações que pudessem minimizar essas situações. A desculpa será a mesma: “Teremos que arrumar a casa, pois pegamos um balaio de gatos”.

Um verdadeiro gestor público sabe que toda mudança de gestão é época de vacas magras e ele deve se preparar com um bom planejamento para isso. É hora de pensar no que virá daqui pra frente.

Como não vi até agora nada que mostre qualquer ato que comprove um planejamento para dar início a um governo que se inicia em 1º janeiro, deixo os seguintes questionamentos:

1)- O que você espera do novo prefeito de São Luís?

2)- Você acredita que suas promessas (as simples) manter os prestadores de serviço e a Bilhetagem Única será colocada em prática em curto prazo?

3)- Você acredita que as demais promessas serão cumpridas em médio prazo?

4)- Você acredita que os secretários não serão escolhidos politicamente?

5)- Você acha que realmente tem alguém que conheça de gestão pública?

6)- Em que você acredita que vai mudar?

  Publicado em: Governo

Tecnicamente ou politicamente? Secretário Luis Fernando representa a governadora em reunião da Sudene com a presidenta Dilma

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney na 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), realizada nesta sexta-feira (9),em Salvador. Noencontro, que teve a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, foi feito um balanço das ações emergenciais de enfrentamento da estiagem e discutidos investimentos no âmbito dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), além da apresentação da legislação que regulamentará a financeirização dos dois Fundos.

Antes da reunião, Luis Fernando Silva participou de almoço com a presidenta Dilma Rousseff, no Hotel Deville, onde também aconteceu o evento da Sudene. Presentes, ministros e os governadores Jacques Wagner (Bahia), Eduardo Campos (Pernambuco), Cid Gomes (Ceará), Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte), Wilson Martins (Piauí), Ricardo Coutinho (Paraíba), além dos vices-governadores Jackson Barreto (Sergipe), José Thomaz Nonô (Alagoas), Gilvado Vieira (Espírito Santo) e Alberto Pinto Coelho (Minas Gerais).

Luis Fernando Silva destacou o compromisso da presidenta Dilma Rousseff nesse momento de dificuldade para o Nordeste, ao liberar recursos para os estados poderem executar ações emergenciais de enfrentamento da estiagem. “A governadora Roseana Sarney nos incumbiu de participar dessa reunião, que foi muito positiva, pois no balanço apresentado, o Maranhão conseguiu, por meio dos ministérios da Integração Nacional e das Cidades, aprovar vários projetos com o objetivo de minimizar os efeitos da seca no Estado, mediante o aporte de recursos da ordem de mais de R$ 100 milhões”, ressaltou.

Segundo Luis Fernando Silva, que estava acompanhado do secretário de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o programa Água para Todos é uma dessas ações e está garantindo a implantação de cisternas de armazenamento em benefício de 4.302 famílias maranhenses, em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Os reservatórios estão sendo instalados em municípios na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

Já o Ministério das Cidades liberou R$ 26 milhões para a instalação de sistemas de abastecimento de água, com três grandes obras,em Chapadinha. Oministério deve liberar para o Maranhão mais R$ 48 milhões, no âmbito do PAC-Seca para projeto de abastecimento de água.

De acordo com dados da Defesa Civil, 88 municípios maranhenses decretaram situação de emergência em decorrência da seca, que castiga principalmente a região centro-leste do estado. Desse total, 64 cidades tiveram o problema reconhecido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, as quais terão assegurados recursos para perfuração de poços, operação de carro pipa, cesta de alimentação e até ração animal.

Reunião

A 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel) foi aberta pela presidenta Dilma Rousseff, com a presença do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra; superintendente da Sudene, Paes Landim; e de governadores dos estados da Região Nordeste e ainda de Minas Gerais e do Espírito Santo, que fazem parte da área de atuação da Sudene.

Além das ações de enfrentamento à estiagem, esteve em pauta os Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). No caso específico do FNE, foi aprovada a elevação de disponibilidades do Programa Emergencial para a Seca, dos atuais R$ 500 milhões para R$ 1,5 bilhão.

Foi votado e aprovado ainda o Programa de Aplicação dos Recursos do FNE para o exercício de 2013, como também as prioridades para aplicação dos recursos do FDNE no próximo ano. O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, teve seu nome aprovado para integrar a partir de agora assento no Condel/Sudene.

  Publicado em: Governo

As coisas ainda fervem em Nunes Freire…

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

Ontem (08/11), a Coligação “Defensores de Nunes Freire” ingressaram na Justiça Eleitoral com uma ação contra o candidato a prefeito Marcel Everton Dantas Silva e seu vice Josimar Alves de Oliveira, além da Coligação Esperança Renovação.

A Ação de Investigação trata das denúncias do processo de falsificação de documentos para fins eleitorais, que vieram à tona logo depois da prisão do Deyslan, em abril desde ano.

A ação foi protocolada pelo advogado Marcos Barretos, que espera que siga o tramite dentro dos prazos.

  Publicado em: Governo

Viraram confusão as subprefeituras!!!

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

Depois que um passarinho grande me contou do histerismo de Bira do Pindaré pela Subprefeitura da Cidade Operária e adjacências, pois precisa garantir votos para sua reeleição, um gavião me contou que outro “petista” anda atrás de outra subprefeitura, a do Centro da Cidade e adjacências, trata-se de Dimas Salustiano.

O gavião disse que o cara não abre mão dessa boquinha e que ter levado a outra parte do PT tinha um preço e fatura era essa. Caramba!!! É agora?

O grupo que comanda a distribuição, Flávio Dino, Roberto Rocha e Márcio Jerry, já está preocupado, pois tem ainda outro petista que ainda não se manifestou e estão preocupados do camarada pedir a subprefeitura da região do Itaqui/Bacanga.

Segundo o Gavião, a turma do comando já anda comentando que não vai demorar em os “petistas” pedirem a cadeira do Holanda Junior.

Olha que a turma faminta do PDT ainda não entrou em campo pra valer!!! Renato Dionísio, que andou quilômetros e quilômetros para não deixar os carregadores de bandeiras não deixar de tremular suas bandeirolas quando das carreatas, ainda, espera ansioso por uma nomeação no primeiro escalão. Tem ainda Julião Amim, Aziz Santos, Julio França e por aí vai. Ah!!! Tem o laranja, Edinaldo Neves, o Carioca e o João Câncio, mas esses aí podem ser colocados nos gabinetes dos deputados na Assembléia.

  Publicado em: Governo

O Lucas Sá nasceu abençoado…

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

Quando eu fiz o texto abaixo, eu já me encontrava no hospital São Marcos, pois a cesariana a que Silvana seria submetida para o nascimento de Lucas estava marcado para as 10h. Ele nasceu por volta das 10:20h do dia 09 de novembro de 2012.

Chegando ao apartamento 410, Lucas já chegou faminto e quase nem espera para que arrumassem sua mãe direito. Sugou as duas mamas o que pode e depois partiu para uma soneca.

Paparicado, deixou Maira um pouco enciúma, coisa normal, pois sempre foi a princesa da casa, como o pai costumava chamá-la.

Fiquei muito emocionado ao ver o filho do meu grande amigo Décio Sá e saber que nasceu saudável e cercado com todo amor e carinho pelas duas famílias, tanto da parte da mãe quanto a do pai.

Pude relembrar os nossos papos sobre suas pretensões quanto ao futuro do filho.

Um sonho seu irei realizar. Estarei no Rio e irei às Laranjeiras, para comprar um lindo macacão tricolor para Lucas…

  Publicado em: Governo

O questionamento não é quem vai ser o presidente, mas sim se Câmara de Vereadores vai funcionar?

Publicado em   09/nov/2012
por  Caio Hostilio

A briga pela presidência pela Câmara de Vereadores de São Luís já virou uma novela, assim como foram das outras vezes, mas suas práticas não mudam em nada!!!

Vi, por exemplo, agora o secretário de Urbanismo, Domingos Brito, ser afastado por determinação do Ministério Público, por duas vezes. A Câmara de Vereadores se manifestou? Não!!! Sabia das cagadas do secretário? Sabia. E por que fez vistas grossas? Porque sempre acatou tudo sem ao menos ter uma oposição para reclamar.

Se já não bastassem 21 vereadores bancados com o dinheiro do contribuinte, agora são 31. No prédio onde funciona a Câmara de Vereadores já não cabia os 21 vereadores, não sei onde vão colocar mais 10.

O prefeito Holanda Junior disse que não vai se meter na disputa pela presidência do Legislativo. Correto a atitude dele, além de esperto, pois ele conhece como ninguém como funciona aquele pedaço e suas raposas. No final, basta chamá-los e tudo é governo.

Aí aparecem alguns espertos, que sabem como funcionam as coisas por ali e começam a querer minar, não pela presidência, mas por uma boa fatia bolo. Qual a saída? Lançar-se candidato a Presidência da Casa.

Falaram tanto de mudança e novo!!! Até agora não vi mudança alguma e de novo nada. Para piorar, a Câmara de Vereadores continuará sendo um feudo, onde brincam de legislar, aprovam tudo do Executivo, não debatem os interesses da população, recebem bem do contribuinte para fazer tudo isso e faz exatamente o que o Executivo (mudança e novo) quer!!!

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos