Rapidinhas

Publicado em   01/out/2012
por  Caio Hostilio

Será que vão todos??? Candidatos a prefeito participarão de debate na UFMA

A  Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (APRUMA), Seção Sindical do Andes – Sindicato Nacional,  realiza nesta terça-feira, dia 02 de outubro debate com os candidatos a prefeito de São Luís, nas eleições de 2012. O debate iniciará às 17h, no Auditório Ribamar Carvalho – Área de Vivência – Campus Universitário do Bacanga. Na oportunidade os candidatos terão a oportunidade de discutir ideias e apresentar suas propostas para a melhoria da educação. A intenção é contribuir com os eleitores da comunidade universitária na escolha do próximo prefeito.

Chiquinho participa de comício em Cururupu e de carreata em Urbano Santos  

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) esteve, nessa sexta- feira, em grande reunião no povoado de Aquiles Lisboa, em Cururupu, com mais de cinco mil pessoas presentes. O prefeito e candidato a reeleição, Júnior Franco, o secretário Alberto Franco e inúmeras lideranças locais e regionais prestigiaram o grande evento. Júnior Franco lidera e vem ampliando a vantagem na corrida eleitoral.Em Urbano Santos, o deputado participou de uma carreata, classificada como a maior de todos os tempos no município. A candidata Iracema (PT), preferida absoluta com mais de 70% das intenções de voto, comandou a carreata gigantesca, que culminou num comício com mais de 1.000 pessoas. O deputado Chiquinho ratificou seu apoio ao grupo de Iracema e do prefeito Aldenir e disse que a população de Urbano Santos merece um governo que traga de volta a felicidade e o progresso, e enterre definitivamente o passado de medo e opressão que sempre viveu.

Rosângela é considerada um fenômeno de popularidade em Imperatriz

E não é só nos bairros mais afastados que Rosângela tem seguidores. As duas caminhadas realizadas no Centro da cidade (rua XV de Novembro) foram muito animadas. Todos querem ver, abraçar e conversar com a candidata. Nem a chuva forte que caiu momentos antes da caminhada esfriou os ânimos das pessoas que compareceramem massa. Consideradaum fenômeno de popularidade, (inclusive pelos seus adversários), já que no começo da campanha poucas pessoas a conheciam, Rosângela faz questão de afirmar: “O fenômeno é o povo. Esse povo que sabe o que quer e está acreditando nas minhas propostas”.

TJMA cria Unidade de Monitoramento Carcerário

O Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou projeto de lei que cria a Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário. Na prática, a iniciativa vai ampliar as ações da Justiça estadual na área da execução penal. O projeto será enviado agora à Assembleia Legislativa para apreciação. A unidade de monitoramento deve firmar parcerias visando a cooperação e intercâmbio com órgãos e entidades públicas ou privadas, locais ou nacionais. A proposta é aperfeiçoar a execução penal no Estado, e propor ao Tribunal contratos e convênios com pessoas físicas ou jurídicas. Segundo o coordenador do Grupo de Monitoramento Carcerário do TJMA, desembargador Froz Sobrinho, a nova estrutura “dará apoio logístico às varas de execução e irá trabalhar com outros órgãos da execução penal do Poder Executivo, com o objetivo de estimular políticas públicas nas áreas de atuação da unidade”.

Educação será uma das prioridades do nosso governo, garante Eliziane

Criar escolas em tempo integral, pólos de informática, ampliar a rede de creches, valorizar o professor e eleger diretores democraticamente. Estas são algumas das propostas da candidata a Prefeita de São Luís, Eliziane Gama (PPS 23) para a área da educação. Eliziane assegura que a principal meta será todas as crianças em sala de aula no início do ano letivo. “Em nosso governo todas as crianças estarão em sala de aula. Educação será uma das prioridades do nosso governo”, garante.

  Publicado em: Governo

Caixa 2 é descartada!!! STF já derrubou caixa 2 para explicar mensalão

Publicado em   01/out/2012
por  Caio Hostilio

Congresso em Foco

Nos votos e apartes dados até agora, a maioria dos integrantes do Supremo já deu mostras de que não aceita a tese central da defesa, de que dinheiro era para pagar despesas eleitorais não contabilizadas

Não foi caixa 2. O posicionamento dos ministros do STF até agora vai derrubando uma teses centrais da defesa no julgamento do mensalão

As duas teses principais apresentadas pelos advogados de defesa dos réus do mensalão vêm sendo frequentemente derrubadas pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Tanto em votos quanto em comentários em plenário, os responsáveis por julgar o processo do mensalão derrubaram o argumento de que o dinheiro usado no esquema era o crime eleitoral de caixa 2, já prescrito. A estratégia de confessar tal crime foi um dos eixos centrais de boa parte dos advogados de defesa no início do julgamento. Os ministros também já deixaram clara uma importante mudança no entendimento sobre o crime de corrupção passiva: para eles, é necessário para a comprovação do crime apenas a existência do dinheiro recebido, e não mais a evidência de um ato de ofício correspondente. Se tal tese tivesse prevalecido no julgamento do ex-presidente Fernando Collor, ele não teria sido inocentado na ocasião pelo Supremo.

Com a proximidade do início do julgamento do item 6, que trata justamente da tese central do mensalão – a compra de apoio político –, os ministros passaram a soltar pílulas e adiantar questões que devem ser agora analisadas. Para os advogados dos réus, são deixas que já permitem antever o comportamento dos ministros na fase decisiva de análise da Ação Penal 470.

Pagamentos mensais

Um dos comentários mais recorrentes utilizados por quem afirma ter sido o mensalão uma farsa é o fato de nunca ter sido comprovada a existência de fato de uma mesada, de pagamentos mensais a partidos e políticos. Mesmo o ex-procurador-geral da República Antônio Fernando de Souza, autor da denúncia, chegou a dizer que “mensalão” era apenas um termo utilizado pelo delator e réu Roberto Jefferson. Que o que havia era um esquema de compra de apoio político, mas sem haver necessariamente um sistema mensal de pagamentos. Mas um dos comentários mais emblemáticos feitos até agora pelos ministros vai na linha de comprovar até mesmo a ideia de pagamentos mensais, da existência, literalmente, de um mensalão.

O comentário foi feito pelo presidente do STF, Carlos Ayres Britto, enquanto o relator da Ação Penal 470, Joaquim Barbosa, lia seu voto sobre os saques feitos por parlamentares de diferentes partidos. “Vossa excelência percebeu que esses saques eram mensais?”, comentou Ayres Britto. Para os advogados de defesa, mais do que apenas indicar a crença no mensalão, o comentário do presidente do STF aponta para o fato de que ele não aceitará a tese do pagamento de dívidas de campanha. Pagamentos mensais não servem para pagar despesas episódicas, como as de campanha.

Na análise dos atos cometidos pelos partidos e políticos já julgados, Ayres Britto ainda vai votar, o que deve acontecer nesta segunda-feira (1o). Antes dele, José Dias Toffoli completa seu voto – ele só apresentou uma parte por causa de sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Celso de Mello e Marco Aurélio Mello. E, mesmo sendo considerado o ministro mais simpático ao PT – afinal, foi advogado do partido e advogado-geral da União no governo Lula, Toffoli também tem votado pela condenação dos principais réus até agora.

Outros ministros também têm adiantado comentários sobre a tese do caixa 2. Numa entrevista, o ministro Luiz Fux disse com todas as letras não acreditar nesses argumentos. “Não”, respondeu Fux a uma repórter que literalmente lhe perguntou se teria havido caixa 2.  Já o ministro Marco Aurélio Mello lembrou que alguns dos partidos que compuseram a base de Lula, e receberam dinheiro vindo do valerioduto, eram concorrentes do PT nas eleições. Caso do PP, que apoiou a candidatura de José Serra, do PSDB, em 2002. “Eles são concorrentes [na arrecadação financeira]”, disse.

  Publicado em: Governo

Êpa!!! Chico Carvalho faz campanha milionária e declarou ser pobre ao TSE? Explica isso aí Chico?

Publicado em   01/out/2012
por  Caio Hostilio

O vereador Chico Carvalho (PSL) deveria explicar aos eleitores de São Luís essa proeza!!! Ele declarou a Justiça Eleitoral e ao povo não ter um bem sequer, mas informa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através do Sistema de Divulgação de Candidaturas (DivulgaCand 2012), que irá gastar R$ 1 milhão com sua campanha. Qual é a mágica?

Diante da declaração de Chico Carvalho, fica evidente que ele é o vereador mais pobre hoje da Câmara Municipal. Os seus pares deveriam fazer uma vaquinha para ajudá-lo!!! É incrível como um vereador de cinco mandatos não tem uma casa, apartamento, terreno, carro, moto ou um dinheirinho qualquer em sua conta. Será se o pobre vereador não tem onde morar? E como se locomove para ir a Câmara Municipal?

Por outro lado, a campanha de Francisco Carvalho vai custar R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Seu comitê é bem montado e localizado, pois fica no Renascença, área nobre da cidade. Possui mais de 20 carros de som, centenas de carros adesivados e plotados, milhares de cartazes espalhados na zona urbana e rural.

Um candidato do seu partido disse: “O vereador que é candidato a reeleição e é presidente de partido exibe uma das campanha mais ricas de São Luís, causando inveja aos 738 candidatos que disputam o pleito de 2012, principalmente os membros do PSL que estão furiosos com Chico Carvalho e Pereirinha, por fazerem dos demais candidatos do partido como  bucha de canhão.”

  Publicado em: Governo

Por que só Holandinha lançou um candidato laranja?

Publicado em   01/out/2012
por  Caio Hostilio

Claro que Flávio Dino sabia que o seu pupilo não poderia ir para o confronto direto com nenhum dos candidatos que pleiteiam a Prefeitura de São Luís.

Ele não poderia mostrar as mazelas da gestão do prefeito Castelo, haja vista que o Holandinha foi um dos maiores defensores da eleição do tucano em 2008, exatamente contra o próprio Flávio Dino.

Tinha que se encontrar um laranja para fazer esse trabalho em nome de Holandinha e que usasse o mesmo slogan do pupilo de Flávio Dino: “Mudança e o Novo”. 

O laranja logo se anunciou!!! Ednaldo Neves, do PRTB, partido de aluguel!!!

A recompensa virá? É o que ele esperava, caso Holandinha ganhe as eleições…

Holandinha não apresentou nenhuma proposta de mudança em gestão pública e nem tampouco de novo, visto que suas alianças foram em torno de pessoas que não podem aparecer.

A única proposta copiada, mas de forma completamente errada, foi o uso do GPS para controle dos ônibus coletivos. Quando viu que tinha copiado errado, parou de imediato de prometer algo mirabolante!!! O GPS funciona em cidades que adotaram o BRT, coisa que o candidato não falou!!!

O uso de um candidato laranja é uma forma de falsear, haja vista que o candidato oficial sempre usará do discurso de que está sendo atacado com mentiras e que não partiu para baixarias, quando fica claro que seus ataques será feito pelo laranja… Termina virando vítima.

Flávio Dino sabia que não precisaria de um laranja para bater no candidato Washington Oliveira, visto que esse serviço seria voluntário, ou seja, os candidatos do PSOL e do PSTU fariam isso, sem custos para seu grupo.

Essa estratégia do uso do laranja é antiga e visível, tal como nas eleições de 2006, quando o tucano Aderson Lago fez esse papel e foi recompensado com a Chefia da Casa Cível do governo Jackson Lago. Ao menos Aderson Lago assumiu que sua missão era o de ataque apenas!!!

Flávio Dino ainda tem a coragem de aparecer no programa de Holandinha para dizer que é preciso mudar a forma velha de fazer política!!! Só muito óleo de peroba!!!

O certo é que mais uma vez o uso de um laranja deu certo!!!

  Publicado em: Governo

Candidatos à Prefeitura de São Luís continuam lutando!!!

Publicado em   01/out/2012
por  Caio Hostilio

Continua em campanha!!! “Pesquisas não me abalam”, afirma Tadeu Palácio

Faltando apenas uma semana para o dia das eleições, o candidato pela coligação “Construindo uma nova história”, esbanja otimismo e credita o sentimento aos eleitores de São Luís. “As pesquisas não me abalam, pois o que vejo nas ruas é diferente. Nesta carreata, por exemplo, é nítida a aceitação do eleitorado. Então muita coisa pode acontecer após a contagem dos votos. O resultado pode ser surpreendente”, afirmou o candidato durante uma grande carreata realizada no bairro do Cohafuma neste sábado (29). O ex-prefeito ainda realizou na manhã do mesmo dia uma caminhada no bairro do Jaracaty e, à noite, reuniu-se com lideranças da Associação de Bumba Boi do João Paulo, onde recebeu o apoio dos presentes. Na manhã de domingo (30), Tadeu Palácio realizou outra grande carreata, desta vez no Anel Viário e reiterou suas expectativas ao ver o carinho da população: “O que os meus olhos veem é o que o povo quer”, afirma.

Enquanto isso, Washington Oliveira continua com seus arrastões do 13

Numa carreata, com centenas de carros, o candidato petista, ontem (30), participou de uma imensa carreata. Acompanhado do seu vice, Afonso Manoel e de candidatos, Washington percorreu os bairros do Anil, Vila Palmeira, Bequimão, Ipase e Calhau. O candidato disse está confiante em chegar no 2º turno. “Com a força de vocês chegaremos no 2º turno, e até lá teremos que trabalhar incansavelmente”, disse o petista.

Eliziane Gama esteve na região do Itaqui/Bacanga.

A candidata do PPS continua fazendo sua campanha sem ligar para os números das pesquisas. Ontem (30), na região do Itaqui/Bacanga, a candidata foi recebida com muita festa e saudada pelos eleitores. A candidata ainda tem esperança de disputar o 2º turno.

  Publicado em: Governo

Carreata do 15 arrasta multidão em São José de Ribamar

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

Acompanhado do ex-prefeito Luis Fernando Silva, Gil Cutrim, prefeito e candidato a reeleição, percorreu vários bairros da cidade e recebeu o apoio e carinho dos ribamarenses.

O maior ato político promovido no município de São José de Ribamar nos últimos anos. Assim pode ser definida a carreata do prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), realizada neste último fim de semana. Acompanhado da primeira-dama Juliana Cutrim; do ex-prefeito e atual secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; e de milhares de correligionários e simpatizantes da campanha do 15; Gil Cutrim percorreu diversos bairros da cidade e, em todos, recebeu o apoio e o carinho dos moradores.

“Não tem jeito. Não tem pra ninguém. É Gil Cutrim 15 na cabeça e no coração. Esse tem trabalho para mostrar e ótimas propostas para os próximos quatro anos. Queremos mais desenvolvimento e não voltar ao passado. Por isso, votaremos no Gil”, afirmou a professa Maria Madalena Freitas, moradora da Maiobinha.

A carreata, que contou com a participação de mais de quatro mil pessoas, saiu da Maiobinha, percorreu várias regiões do município, passando por bairros como Vila Flamengo, Vila Cafeteira, Vila Operária, Vila São Luís, Jardim Tropical, Mata, Matinha, Vila Sarney Filho, por exemplo, chegando na MA – 201 até a sede.

Para o policial militar Eugênio Vieira, morador da Sarney Filho, reeleger Gil Cutrim é dar continuidade ao excelente trabalho administrativo iniciado em 2005, já na gestão Luis Fernando. “Além de representar uma nova safra de políticos, o Gil é um gestor sério, que trabalha com transparência e que gosta de estar em contato direto com o povo. Ele fala a verdade, não faz falsas promessas com o objetivo de enganar o povo. Sem dúvida nenhuma, Gil Cutrim é o melhor candidato para continuar governando São José de Ribamar”, avaliou.

Luis Fernando fez questão de parabenizar a coligação Força Popular Ribamarense, organizadora do evento político, e disse ter certeza de que no próximo domingo (07) o povo ribamarense dirá SIM para mais progressoem São Joséde Ribamar. “O povo conhece o trabalho do Gil. Sabe que ele, em menos de dois anos, fez muito mais do que ex-gestores que passaram pelo município. São José de Ribamar quer mais trabalho, mais obras, mais desenvolvimento e progresso. Por tudo isso, no próximo dia 07 tenho certeza que os ribamarenses dirão SIM para Gil Cutrim15”.

Gil agradeceu as manifestações de apoio e carinho recebidas durante a carreata. Ele garantiu que muito mais será feito pelo município e seu povo nos próximos quatro anos. “Temos o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado. Temos o apoio, de forma incondicional, do povo ribamarense. Fizemos muito nos últimos anos e temos consciência de que ainda é preciso fazer muito mais. E o ribamarense pode ter a certeza que iremos fazer”.

  Publicado em: Governo

Hei Luiz da Amovelar, olha aí a Ambulância da SAMU trabalhando!!!

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

O prefeito Luiz da Amovelar fez maior escarcéu para receber Ambulâncias do SAMU… A politicagem foi grande!!!

O problema é que as ambulâncias do SAMU estão servindo para outra finalidade…

Veja essa aí, em pleno domingo (30/09), no estacionamento do Restaurante Cabana do Sol, na Litorânea.

Teria algum freguês de Coroatá necessitando de atendimento com urgência? Com certeza não!!! Pois caso fosse isso, ela estaria na porta do restaurante com a sirene ligada!!! Mas existe o SAMUem São Luís(mesmo estando a maioria das ambulâncias sucateada e os funciona em greve)!!!

O Cabana do Sol, da Litorânea, passou a ser uma unidade de saúde? Também não!!!

Ah!!! Com certeza a ambulância estava fazendo um tur por São Luís e chegando no horário do almoço, a rapaziada foi degustar as iguarias do restaurante Cabana do Sol!!!

Eita, Luiz da Amovelar!!! Essa tua gestão é mesmo ruim, sem controle e cheia de ilicitudes!!!

  Publicado em: Governo

Agora sem truques!!! Vem a pesquisa Escutec e crescimento do Dr. Magno‏ é evidente…

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

O Instituto Escutec deve divulgar nestes próximos dias os números de uma nova pesquisa com a intenção de votoem Chapadinha. Constano site do TSE (nº 00395/2012) a contratação de um novo levantamento, pela empresa Gráfica Escolar/jornal O Estado do Maranhão, sobre a preferência do eleitorado do município nestas eleições.

Os dados da Escute podem refletir um cenário eleitoral novoem Chapadinha. Restandooito dias para as eleições municipais, é visível o crescimento do nome do ex-prefeito e deputado estadual Magno Bacelar (PV), que disputa o pleito pela coligação Chapadinha Mais Feliz.

Magno, que colocou a sua campanha nas ruas com um mês de atraso em relação a da sua oponente, Dulcilene Pontes (PRB), a Belezinha, e chegou a ficar em segundo lugar em pesquisas realizadas por mais de um instituto, dá mostras de que conseguiu reverter o jogo. Carismático, ele segue consolidando seu nome em um momento importante, a reta final da campanha, quando a sua opositora já dava como certa a vitória nas urnas.

Provas incontestes do favoritismo de Magno Bacelar são as manifestações populares, espontâneas, promovidas por diferentes categorias, em apoio à candidatura do parlamentar. Sábado passado, dia 22, uma onda rosa choque, com milhares de mulheres – e tendo à frente Magno e o candidato a vice, Irmão Gomes – tomou conta das ruas da cidade em apoio ao deputado.

No dia seguinte, no domingo (23), Magno participou de uma passeata organizada pela juventude que o apoia. Batizado de Pancadão M, o movimento reuniu aproximadamente 15 mil jovens – o triplo do público da 1ª edição do Pancadão – realizado no domingo anterior.

Outro termômetro da popularidade e do favoritismo do candidato do PV é a presença expressiva dos chapadinhenses nas reuniões e comícios promovidos pelo Comitê de campanha de Magno Bacelar, que reúnem verdadeiras multidões.

Quantitativo

Conforme os dados do TSE, os pesquisadores da Escutec estarão em Chapadinha no período entre 30 de setembro e 1º de outubro. Serão ouvidos 400 eleitores.

  Publicado em: Governo

Por que o candidato Holandinha supera Castelo no segundo turno?

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

Esse questionamento ainda não foi feito pelos “Institutos de Pesquisa”, mas é evidente que ele sai na frente por uma simples conta numérica, a maioria dos votos dados ao candidato petista, Washington Oliveira, e os votos dados a candidata do PPS, Elizane Gama, migram para o candidato do PTC.

Isso não quer dizer que esses votos poderão permanecer com o Holandinha num segundo turno. São votos flutuantes, haja vista que ainda não foram trabalhados pelas lideranças e nem tampouco pelos candidatos detentores deles.

É como já disse aqui, tudo vai depender tanto do comportamento de Washington Oliveira quanto de Eliziane Gama no segundo turno.

Caso esses candidatos não declararem apoio a nenhum dos dois que estão no segundo, esses votos ficaram ainda mais em aberto, podendo, com isso, migrar para o candidato que melhor se sair no segundo turno.

Se eles declararem seus apoios a um dos dois candidatos, a sim o jogo fica pro lado daquele que conseguir puxar para o seu lado Washington e Eliziane.

Mesmo com a migração desses votos, ainda assim tem um grande número de indecisos e de branco/nulos. Essa camada tende realmente a abstenção e anular o seu voto.

O que vai ditar o segundo turno são as alianças, pois os13% dos votos de Washington e os 7% dos votos de Eliziane, segundo as pesquisas, são votos de confiança nos projetos apresentados por eles e estão ainda soltos para o segundo turno, porque ambas ainda não falaram em quem se aliariam num segundo turno.

Os INSTITUTOS DE PESQUISAS omitem isso e deixa um vácuo, coisa que não condiz com uma pesquisa realmente de campo.

  Publicado em: Governo

Apenas um adendo a matéria do Jornalista Marco D’eça

Publicado em   30/set/2012
por  Caio Hostilio

Voto não-consolidado definira vencedor do 1º Turno

O dado mais importante da pesquisa Escutec/O EstadoMaranhão divulgada neste domingo é o percentual de eleitores que ainda admitem mudar de candidato até o dia da eleição.

Este contingente está hoje em 24,6%.

Ou seja, 1/4 do eleitorado que já declarou voto em um dos nomes da disputa ainda pode mudar de candidato.

Os demais dados da pesquisa Escutec apenas confirmam o que o blog já anunciava desde quinta-feira: João Castelo (PSDB) em primeiro, empatado com Holanda Júnior (PTC) e Holandinha vencendo num eventual 2º Turno. (Releia aqui)

A possibilidade de mudança do eleitorado é significativa porque esta é a última semana da campanha, com apenas dois dias de propaganda eleitoral (2ª feira e 4ª feira) e o debate da TV Mirante, na quinta-feira.

Para o diretor do Instituto Escutec, jornalista Fernando Júnior, “o debate tem forte influência na decisão do eleitor no dia da votação”.

A capacidade de conquistar estes quase 25% do eleitorado poderá significar, portanto, a vitória ou a derrota no 1º Turno.

E até consolidar e eleição no 2º Turno…

O adendo: O certo é que São Luís não tem opção. Os candidatos não conseguiram mostrar suas reais propostas. Muitas delas repetidas por todos os candidatos, como se houve uma cola. A população está desconfiada e não sabe em quem votar de fato. Acredito que o número de abstenção e branco/nulos vai superar todas as expectativas. Será uma resposta do eleitor!!! A indecisão leva ao desanimo, isso as pesquisas não mostram!!!

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos