Meta dos Dinistas&Braidistas é tentar esvaziar a pré-candidatura de Orleans…

Publicado em   18/jun/2026
por  Caio Hostilio

A narrativa do já ganhou, conforme a matéria “Maranhão: A narrativa do já ganhou fácil e suas controversas…“, não passa de babela, pois sabem que o pré-candidato Orleans Brandão é super competitivo e pode vencer as eleições no 1º turno.

Por isso continuam atrás de alternativas para tentar minar a pré-candidatura do medebista.

Fica evidente com as últimas movimentações, que vão tentar esvaziar a pré-candidatura do Orleans Brandão. Apostando o deputado federal André Fufuca, do cassado Josimar de Maranhãozinho, através de seus supostos apoios de prefeitos.

É um jogo um tanto complicado, pois prefeitos estão vendo o grandioso trabalho municipalista que vem ocorrendo no Maranhão e, por isso, ficaria difícil apostar num imaginário de alguém teve sequer contato com prefeitos antes de se lançar pré-candidato ao governo do Estado. Seu histórico político nunca foi de parcerias ou quiçá de companheirismo com o Legislativo Municipal.

O tiro tem tudo para sair pela culatra!!!

  Publicado em: Política

PT na mira!!! PF cumpre buscas contra líder do governo Lula no Senado

Publicado em   18/jun/2026
por  Caio Hostilio

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão que foram autorizados por André Mendonça

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, 18, uma nova fase da operação Compliance Zero agora mirando o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo Lula no Senado.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão que foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça na Bahia, São Paulo e no Distrito Federal. Um dos locais da busca é o hotel Brasília Palace, na capital federal, onde Wagner reside.

Segundo a Polícia Federal, também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte.

“Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro”, informa a PF.

Também foi alvo da PF o empresário Augusto Lima, aliado de Vorcaro. A PF suspeita que Wagner atuou em favor de Lima no Senado e que, em contrapartida, teria recebido propina da ordem de 3,5 milhões de reais por meio de um imóvel registrado em nome de parentes, entre outras formas de pagamento. Wagner também teria recebido ingressos para shows e feito viagens em jatinhos bancados por Vorcaro.

A PF sustenta que Wagner atuou em favor do Master tanto na chamada “Emenda Master”, que visava ampliar o limite coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), quando em outra proposta para ampliar os limites de concessão de crédito consignado.

As investigações também miram a rede supermercadista Cesta do Povo, rede que pertenceu ao governo da Bahia. Conforme as primeiras informações da Polícia Federal, há suspeitas de fraudes em carteiras de crédito. Durante o governo Jaques Wagner, essa rede de supermercados foi privatizada e beneficiou Augusto Lima.

As suspeitas surgiram a partir de mensagens apreendidas no celular de Daniel Vorcaro.

Por o antagonista

  Publicado em: Política

Pulando do barco? Lula diz que “nunca foi esquerdista” em conversa no G7

Publicado em   18/jun/2026
por  Caio Hostilio

Que loucura é essa? Lula sempre apoiou ditaduras de esquerda, tais como as de Cuba, Venezuela, Nicarágua, China, Russia, Colômbia e até mesmo seguimentos terroristas como o RAMAS e o Irã, além do Foro de São Paulo…

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse que “nunca foi esquerdista” durante uma conversa, na França, com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o chanceler alemão, Friedrich Merz.© DR

A conversa informal entre os três ocorreu nos bastidores da Cúpula do G7, em Évian-les-Bains, na França, e acabou sendo divulgada durante a transmissão da organização do evento.

Na conversa com Georgieva e Merz, Lula começou explicando que governos de direita, como os republicanos nos Estados Unidos e os conservadores na França, permaneceram mais tempo no poder do que os chefiados pela esquerda.

“Nos Estados Unidos, os republicanos ficaram mais no governo do que os democratas. Na França, os socialistas também ficaram bem menos tempo governando”, disse Lula aos dois, com o auxílio do seu tradutor.

“O que isso prova? Que o mundo não é de esquerda”, declarou o presidente brasileiro, arrancando gargalhadas do chanceler alemão.

“O mundo é do caminho do meio. Essa é a verdade”, completou.

Na sequência, a presidente do FMI lembrou o período em que Lula foi presidente do Brasil pela primeira vez, ainda em 2003: “Todos esperavam que você fosse um esquerdista. Mas você não foi”.

Lula interrompeu Georgieva e repetiu duas vezes que “nunca foi esquerdista”, ao que a chefe do FMI afirmou que “essa era a imagem da época”.

“Eu era um dirigente sindical com uma belíssima relação com o sindicalismo alemão. Tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano. Tinha uma relação boa com a UGT da Espanha”, respondeu o chefe de Estado brasileiro.

Lula fundou, em 1980, o maior partido de esquerda do país, o Partido dos Trabalhadores (PT), e disputou as eleições para a Presidência do Brasil em 1989, 1994, 1998 e foi finalmente eleito em 2002 e 2006.

Desde que assumiu o terceiro mandato, em 2023, Lula tem sido crítico do próprio PT e da esquerda brasileira, por entender que a direita e grupos conservadores se aproximaram de forma mais eficaz da sociedade brasileira na última década.

O petista, como são chamados os filiados ao PT, entrou na vida pública como líder de um sindicato de metalúrgicos em São Paulo e liderou uma das maiores greves de trabalhadores do país na década de 1970, sendo preso pela ditadura militar.

O seu passado como líder sindical é utilizado pelo presidente brasileiro para dizer que, na sua época, o PT conversava melhor e entendia melhor os clamores dos trabalhadores.

No entanto, as pesquisas de popularidade do presidente brasileiro realizadas por institutos de pesquisa ou pelo próprio governo brasileiro revelam a dificuldade de Lula em converter os feitos dos governos do PT em popularidade.

Embora tenha dito na França que nunca foi esquerdista, esta não é a mesma percepção que o setor do agronegócio e o mercado financeiro têm de Lula, conforme mostram pesquisas no Brasil.

A Lusa pediu um comentário à Presidência da República sobre a declaração de Lula, mas não obteve resposta até o momento.

No Brasil, a declaração de Lula no G7 tem sido celebrada nas redes sociais por militantes opositores e políticos adversários.

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança usou as redes sociais para dizer que agora a esquerda “quer fingir que nunca foi esquerda”.

“Quando a marca apodrece, eles trocam a embalagem, chamam de ‘meio’, ‘centro’, ‘democracia’ ou qualquer outro nome que esconda o velho projeto de sempre”, destacou.

  Publicado em: Política

Assistam ao vídeo!!! Líderes do União Brasil reafirmam lealdade à pré-candidatura de Orleans Brandão

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

O presidente nacional do União Brasil, Antônio de Rueda, e o dirigente estadual do partido no Maranhão, deputado Pedro Lucas Fernandes, receberam o pré-candidato a governador Orleans Brandão em Brasília, nesta quarta-feira (17), para reafirmar total apoio da legenda à sua pré-candidatura. Eles fizeram questão de destacar o compromisso de manter a lealdade ao projeto político que dará continuidade ao processo de desenvolvimento que vive o Maranhão.

“Estamos recebendo o próximo governador do Maranhão com muito entusiasmo. Fizemos nosso compromisso com ele já no ano passado e estamos aqui, hoje, reafirmando nosso apoio à sua candidatura. Orleans, conte conosco: o União Brasil seguirá com você, com toda força e todo espírito de vitória”, afirmou Antônio de Rueda.

Dirigente estadual do União Brasil, Pedro Lucas enfatizou que ele e seu grupo sempre estiveram ao lado de Orleans Brandão e continuarão determinados em apoiar e trabalhar para que ele possa dar continuidade aos avanços conquistados no Maranhão nos últimos anos. “Compromisso é para ser honrado. Por isso, estamos aqui reafirmando nosso apoio a esse projeto vitorioso que com certeza o povo do Maranhão vai abraçar”, declarou o deputado.

Orleans Brandão agradeceu aos líderes do União Brasil pela confiança e lealdade, reafirmando sua convicção na vitória: “Agradeço ao presidente Rueda pela confiança, e ao amigo Pedro Lucas, que sempre esteve com a gente, pela lealdade. Obrigado pelo apoio para que possamos continuar esse grande trabalho pelo povo do Maranhão. O governador Carlos Brandão já implantou grandes programas, com ele o estado já avançou e tenho certeza que podemos avançar muito mais. Vamos seguir juntos para uma grande vitória!”

  Publicado em: Política

Então, está contra Lula??? Yglésio diz que Braide é candidato de Dino e sugere que ministro faz “chantagens”

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

O deputado estadual Yglésio Moyses (PRD) afirmou nesta quarta-feira (17) que Eduardo Braide (PSD) seria o verdadeiro candidato do ministro Flávio Dino ao Governo do Maranhão. Durante discurso, o parlamentar descartou que o vice-governador Felipe Camarão (PT) seria a predileção do ex-governador e apontou Braide como beneficiário das articulações atribuídas ao ministro do STF.

Yglésio também relacionou a saída de Fufuca da base governista e futuras movimentações do PL, de Josimar de Maranhãozinho, a supostas ameaças de Dino a políticos maranhenses.

“O que se repudia é o que Flávio Dino faz no Maranhão, de chantagear políticos para tentar chegar ao objetivo que tem”, declarou.

  Publicado em: Política

Deu na Veja!!! Ex-ministro de Lula vai disputar o Senado em chapa adversária do PT no Maranhão… Embolada!!!

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

Por Veja

André Fufuca, filiado ao PP, foi confirmado como integrante do grupo de Eduardo Braide, ex-deputado do PSD que concorre ao governo local

O deputado federal André Fufuca (PP-MA), que é ex-ministro dos Esportes de Lula, vai disputar uma das duas vagas ao Senado do Maranhão na chapa de oposição ao partido do presidente, o PT. A informação foi confirmada pelo ex-prefeito de São Luís Eduardo Braide (PSD), que encabeça a frente opositora pelo comando do governo maranhense.

“Agora, quem é Braide é Fufuca. E quem é Fufuca é Braide. Estamos no mesmo time, o da transformação do Maranhão”, anunciou Eduardo Braide.

Atrás dele, tentando viabilizar um segundo turno, diante das chances de vitória de Braide já no primeiro ciclo eleitoral, aparece o ex-secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Carlos Orleans Brandão Júnior (sem partido).

Fufuca, que foi expulso do PP por continuar no governo Lula por mais tempo do que o partido gostaria, entra no lado opositor para fazer tentar se viabilizar como nome viável de centro — com visões de direita, mas capaz de dialogar com governos petistas.

  Publicado em: Política

Maranhão: A narrativa do já ganhou fácil e suas controversas…

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

Virou a prática dos inocentes, que se deixam levar pelos que praticam a política psicológica. Se utilizam das pesquisas mequetrefes e esdrúxulas para impor essa prática na republicana.
Sabe-se que a narrativa do “já ganhou” é uma estratégia psicológica e de marketing eleitoral em que candidaturas e cabos eleitorais propagam a ideia de vitória iminente antes mesmo da apuração, gerando o chamado efeito “bandwagon” (adesão ao vencedor).
As controvérsias centram-se na desmobilização do eleitorado, na manipulação de pesquisas e na criação de terreno para falsas alegações de fraude.
O efeito Bandwagon consiste na tendência de eleitores indecisos apoiarem o candidato que parece estar na liderança, gerando uma autoprofecia que pode impulsionar votos de última hora.
Essa prática pode gerar desmobilização, já que o eleitorado da própria candidatura, ou da oposição, pode acreditar que a eleição já está decidida e não comparecer às urnas, afetando o quórum de votação.
O objetivo principal é manter a moral alta entre apoiadores e criar uma aura de invencibilidade que dificulta críticas ou questionamentos sobre o projeto político, onde existem Controvérsias.

Essa prática pode ser abuso de Poder, haja vista que em alguns contextos, a divulgação ostensiva de que a eleição é favas contadas pode ser usada para coagir doadores a financiarem o “vencedor” ou pressionar servidores públicos e o empresariado, configurando práticas questionáveis sob a Legislação Eleitoral.

  Publicado em: Política

Orleans Brandão reúne pré-candidatos do MDB para alinhamento político

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu nesta terça-feira (16) os pré-candidatos do MDB à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa em São Luís para discutir o mobilização partidária visando as eleições de outubro. O encontro demonstrou a união dos emedebistas em torno do projeto político liderado por Orleans para o Maranhão.

Participaram do encontro os pré-candidatos a deputados Neto Evangelista, Rui Jorge, Júnior Viana, Larissa DP, Bruna Pessoa, Daniela, Iracema Vale, Abigail Silva, Nathassia Weba, Vanessa Marreca, Ricardo Arruda, Guilherme Paz, Keké Teixeira, Francisco Nagib, Arnaldo Melo, Davi Brandão, Yuri Arruda, Osmar Filho, Ariston e Antônio Pereira, que disputarão vagas na Assembleia Legislariva e na Câmara Federal pelo MDB.

Ao final do encontro, Orleans Brandão destacou o alinhamento do partido e a importância da união dos pré-candidatos para a continuidade do trabalho liderado pelo governador Carlos Brandão.

“Tivemos uma ótima reunião de alinhamento aqui com o nosso partido. E o MDB é Orleans Brandão, juntos seguiremos avançando”, afirmou.

O encontro integra a agenda de reuniões de Orleans Brandão com diferentes segmentos políticos e marca mais uma etapa da mobilização do MDB para as eleições de 2026.

  Publicado em: Política

Instituto João Evangelista conquista reconhecimento nacional e fortalece combate à fome com apoio de Neto e Thay Evangelista

Publicado em   17/jun/2026
por  Caio Hostilio

O trabalho desenvolvido pelo Instituto João Evangelista em São Luís acaba de alcançar mais um importante reconhecimento nacional. A entidade foi uma das cinco organizações escolhidas em todo o Brasil para receber o projeto Gastronomia Periférica, iniciativa realizada em parceria com a Coca-Cola que promove a formação, qualificação e estruturação de cozinhas solidárias.

A escolha coloca São Luís entre as únicas cinco capitais contempladas pelo programa e confirma a credibilidade construída pelo Instituto João Evangelista ao longo dos últimos anos, especialmente por meio do projeto Sopão Solidário, que semanalmente leva alimento, acolhimento e dignidade a centenas de pessoas em situação de rua e famílias em vulnerabilidade social no Centro da capital maranhense.

As aulas, EAD e práticas, já foram iniciadas e representam um novo passo na missão da entidade de transformar vidas por meio da segurança alimentar, da qualificação profissional e da geração de oportunidades. Além de fortalecer as cozinhas solidárias, o curso prepara participantes para empreender e conquistar autonomia financeira.

Esse reconhecimento também reforça uma trajetória construída com o apoio permanente do deputado estadual Neto Evangelista, um dos principais incentivadores das ações do Instituto. Desde quando esteve à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, Neto acompanha e fortalece iniciativas voltadas ao combate à fome e à inclusão social, sendo um dos apoiadores do Sopão Solidário desde sua criação, durante a pandemia.

“O reconhecimento que o Instituto João Evangelista recebe hoje é resultado de um trabalho sério, feito com compromisso e amor ao próximo. Ver São Luís entre apenas cinco capitais escolhidas mostra que iniciativas que transformam vidas merecem ser fortalecidas”, destacou Neto Evangelista.

A vereadora Thay Evangelista também faz parte dessa história. Além de atuar voluntariamente como médica da instituição, ela apoia diversos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto, com destaque para as ações de empreendedorismo feminino, que incentivam mulheres a conquistarem independência financeira e novas perspectivas de vida.

A formação reúne integrantes da equipe do Sopão Solidário, familiares de alunos dos projetos esportivos do Instituto, jovens da comunidade do São Francisco e participantes do Empreende Mermã, iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

Mais do que um curso de gastronomia, o projeto representa o reconhecimento de uma instituição que se consolidou como referência em transformação social no Maranhão. A confiança depositada pela Coca-Cola e pela Gastronomia Periférica evidencia que o impacto gerado pelo Instituto João Evangelista ultrapassa fronteiras e reforça seu papel como agente de desenvolvimento comunitário, promovendo inclusão, dignidade e oportunidades para quem mais precisa.

  Publicado em: Política

Arraial da Assembleia 2026 será aberto nesta quinta-feira com o melhor do São João maranhense

Publicado em   16/jun/2026
por  Caio Hostilio

Espaço junino terá quatro dias de festança e contará com mais de 40 atrações, entre grupos de bumba meu boi, cacuriá, dança portuguesa, quadrilhas, grupos de forró e outras apresentações culturais

Uma das mais aguardadas programações do São João 2026 já tem data para acontecer. De 18 a 21 de junho, o estacionamento da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), no Cohafuma, em São Luís, será palco do que tem de melhor na cultura popular maranhense, o tradicional Arraial da Assembleia. O espaço,  neste ano, reunirá mais de 40 atrações, entre grupos de bumba-boi, quadrilha, dança portuguesa, grupos de forró e diversas outras apresentações culturais que fazem com que o São João do Maranhão seja um dos mais reconhecidos de todo o Brasil.

A programação do arraial da Casa do Povo começa às 17h30 e terá entrada gratuita ao longo dos quatro dias de apresentações. Será uma grande festa da cultura popular em seus mais diversos aspectos, e tudo está sendo preparado para oferecer conforto e diversão para todos aqueles que vierem conferir as apresentações.

“O Arraial da Assembleia é mais do que uma celebração junina, é um espaço de valorização da nossa identidade, das nossas raízes e da riqueza da cultura popular maranhense. A expectativa é de mais uma grande festa, reunindo famílias, artistas e brincantes em um ambiente de alegria, tradição e pertencimento. Preparamos uma programação especial, com destaque para manifestações que representam a alma do Maranhão, como o bumba meu boi, o tambor de crioula, as quadrilhas e outras expressões que mantêm viva a nossa história. É a Assembleia abrindo as portas para o povo e reafirmando o compromisso com a preservação da nossa cultura”, destacou a presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (MDB).

Programação

O Arraial da Assembleia já é esperado por toda a população em virtude, principalmente, da sua programação que reúne o melhor do São João do Maranhão em sua diversidade de cores e sotaques. Durante os quatro dias de festança junina, sempre a partir das 17h30, o público terá a oportunidade de conferir as primeiras atrações no palco, e a festança seguirá ao longo de toda a noite.

Na quinta-feira (18), primeiro dia do arraial, o destaque ficará por conta das apresentações do Boi de Nina Rodrigues, Boi de Axixá e Boi de Morros. Na sexta-feira (19), o público terá a oportunidade de conferir o Cacuriá do Jhon, Boizinho Barrica, Boi Pirilampo, Boi de Maracanã e diversas outras apresentações. No sábado (20), será a vez do Boi da Floresta, Boi da Madre Deus e do tradicional Boi da Maioba. E no domingo (21), último dia de apresentações, a festança será comandada pelo Coco Pirinã, Boi Encanto da Ilha, Boi de Matinha e diversos outros.

Estrutura

O público terá à disposição uma estrutura montada para garantir segurança e conforto, com destaque aos espaços específicos para crianças, idosos e pessoas com deficiência. Outro diferencial, que garante inclusão e acessibilidade, será a instalação de rampas para cadeirantes ou pessoas com baixa mobilidade. Haverá, ainda, mesas e cadeiras nos espaços das barracas, além da presença de intérpretes de Libras durante as apresentações.

A segurança do arraial é reforçada pelo Gabinete Militar da Assembleia, com apoio da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além de detectores de metais e controle de acesso. Quem for ao arraial, terá à sua disposição o estacionamento no Multicenter Sebrae, com transporte gratuito até o local da festa, o que garante comodidade para quem deseja curtir o arraial sem preocupação.

Este ano, segundo a organização, serão 15 barracas, a maioria ligada a entidades filantrópicas que comercializarão comida e bebida, além dos carrinhos do Mais Renda, estandes de artesanato e vendedores ambulantes.

Transmissão

Mesmo quem não puder comparecer presencialmente ao Arraial da Assembleia poderá acompanhar tudo o que vai acontecer no espaço junino. Isso porque toda a festança será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; Sky, canal 309), YouTube (@tvassembleiamaranhao). Também haverá cobertura pelas redes sociais Facebook, Instagram e X (antigo Twitter). A Rádio Assembleia (96,9 FM) também transmitirá a programação diariamente, com uma equipe totalmente mobilizada para levar o melhor do arraial até a população.

Na agência de notícias (https://www.al.ma.leg.br/sitealema/), estarão disponíveis material informativo – texto e fotos – produzidos por jornalistas e fotógrafos, tudo ao alcance da mão, já que pode ser acessado por meio de computadores, celulares e tablets. Pelo site também é possível acessar todos os canais de comunicação da Casa, bem como as redes sociais e canal digital da Alema.

Programação

Quinta-feira — 18 de junho

17h30 — Forró Pé de Serra (Raimundinho)

18h — Quadrilha Juventude do Sertão

18h30 — Boi Valente da Ilha

19h — Boi D’Itaparí

19h30 — Dança Portuguesa Vira Luzitanos

20h15 — Boi de Nina Rodrigues

21h10 — Companhia Vem BB

22h — Boi de Upaon-Açu

23h — Boi de Axixá

00h — Boi da Pindoba

01h — Boi de Morros

Sexta-feira — 19 de junho

17h30 — Cofo de Sotaques

18h — Companhia Mirim Princesinha do Jordoa

18h30 — Boi Mirantes da Ilha

19h10 — Companhia Encantar

20h — Quadrilha Alegria Caipira

20h30 — Boi Estrela da Cohab

21h15 — Boi Tamarineiro

22h — Cacuriá do Jhon

23h — Boi da Lua

00h — Boizinho Barrica

01h — Boi Pirilampo

01h45 — Boi de Maracanã

Sábado — 20 de junho

17h30 — Paula Nordestina

18h — Quadrilha Flor do Amor

18h30 — Boi da Floresta

19h — Bumba Meu Boi Melodia

19h30 — Quadrilha Rosas Juninas

20h — Dança Country Coração de Peão

20h20 — Boi Estrela dos Lençóis

21h40 — Cacuriá Vila Goreth

22h — Boi da Madre Deus

22h45 — Novilho dos Lençóis

23h45 — Boi de Sonhos

00h45 — Boi Lendas e Magia

1h30 — Boi da Maioba

Domingo — 21 de junho

17h30 — Renan Soeiro

18h — Quadrilha Junina Dançando ao Luar

18h30 — Dança Portuguesa Tesouro de Coimbra

19h — Boi Revelação de São Marçal

19h30 — Coco Pirinã

20h — Boi Pérola dos Lençóis

21h — Boi Encanto do São Cristóvão

22h45 — Boi Encanto da Ilha

23h30 — Boi de São Simão

00h30 — Boi de Matinha

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos