Othelino e Ana Paula participam da  inauguração do Cais de Parnarama

Publicado em   01/jul/2022
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (30), da inauguração do Cais Juarez Nunes Leal, no município de Parnarama. Acompanhado da sua esposa, Ana Paula Lobato, e do prefeito Raimundo Silveira, o parlamentar destacou a importância da obra de urbanização da beira-rio da cidade, concretizando um sonho antigo da população.

O Cais é um importante ponto de travessia de veículos em transportes marítimos de Parnarama, no Maranhão, para Teresina, no Piauí, e vice-versa. Com a urbanização, o local também se transformou em um cartão-postal e ponto turístico da cidade.

Na ocasião, Othelino Neto afirmou que essa é mais uma importante obra entregue pela gestão municipal, que se soma a muitas outras ações executadas pelo prefeito Raimundo Silveira, muitas delas em parceria com o seu mandato parlamentar.

“Uma obra que, certamente, será bastante utilizada pela população, assim como as outras já executadas no município, como a unidade básica de saúde, a pavimentação de ruas e a construção de escola. E nós temos tido a satisfação de utilizar nosso mandato para destinar emendas parlamentares e, assim, também ajudar a cidade”, afirmou o chefe do Legislativo maranhense.

Ana Paula Lobato falou da satisfação em ver o prefeito Raimundo Silveira cercado de boas parcerias para o desenvolvimento do município. “Ele está sempre buscando melhorias para a cidade e quem ganha com isso é o povo de Parnarama”, afirmou a primeira-dama do Legislativo.

Também presente ao evento, o deputado federal Rubens Júnior (PT) destacou o empenho do prefeito Raimundo Silveira para promover o desenvolvimento de Parnarama. “Ele trabalha muito pelo povo. Aqui, todo mês tem inauguração de obras importantes, como esse belíssimo Cais que, agora, é um ponto turístico e ainda vai contribuir na geração de renda”, disse.

Parceria

Othelino Neto já indicou serviços públicos e destinou emendas parlamentares a Parnarama, que contribuíram para a execução de obras nas áreas da saúde e infraestrutura, tanto na sede como na zona rural do município.

O prefeito Raimundo Silveira agradeceu a parceria do chefe do Parlamento Estadual para a concretização de ações importantes, que têm alavancado o desenvolvimento da cidade.

“Ele tem nos ajudado muito. Parnarama é uma das cidades que mais tem obras, justamente por conta desse trabalho e união de esforços em benefício da população”, declarou.

  Publicado em: Política

Ufa!!! Brandão de volta… Será que agora o Maranhão entra nos trilhos?

Publicado em   01/jul/2022
por  Caio Hostilio

Será que veremos o Maranhão encontrar meios para amenizar a fome de milhares de seus filhos?

Será que veremos o Maranhão saber planejar de fato ações para atração de investimentos?

Será que veremos o Maranhão entrar na rota da criação de emprego e renda, e assim poder amenizar a situação de sua população que tem acima de 57% de suas famílias vivendo com menos de R$ 500,00 por mês, ficando em último lugar entre todos os estados da federação, segundo o IBGE?

Será que veremos o perverso e maldito ICMS baixar sua alíquota sobre os combustíveis, a conta de luz, a conta de telefone etc, pois aliviará o bolso do povo sofrido do Maranhão?

Será que veremos menos propagandas mirabolantes e veremos algo que possa de fato trazer a esperança ao povo desalentado do Maranhão?

Pois é preciso deixar de tentar passar para opinião pública que o Maranhão é a Ilha da Fantasia…

  Publicado em: Política

Na Tribuna da Câmara, mais uma vez, deputado Hildo Rocha denuncia precariedade nos serviços de saúde indígena do Maranhão

Publicado em   01/jul/2022
por  Caio Hostilio

Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, o deputado federal Hildo Rocha voltou a denunciar a precariedade dos serviços prestados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) no Maranhão. De cordo com o parlamentar, o coordenador do órgão, no Estado, Sr. Alberto José Goulart, tem tratado com desdém as lideranças indígenas, os caciques, os indígenas Guajajara, Cricatis, Gaviões e Canelas.

“Isso me preocupa bastante. No último final de semana estive em Barra do Corda e, em conversa com lideranças indígenas, eles me relataram que veículos estão parados nas aldeias indígenas por falta de combustível. Quando os índios e as índias adoecem, inclusive quando as índias precisam ir à sede dos Municípios de Barra do Corda ou de Grajaú, parir, elas não estão tendo transporte. Está faltando transporte porque não há combustível. Parece que desviaram dinheiro do combustível dos índios no DSEI do Maranhão”, disse o deputado.

Sem médicos e medicamentos
Ainda de acordo com Hildo Rocha, há escassez de medicamentos e faltam médicos e dentistas. “Não há remédios nos postos das aldeias indígenas. Também estão faltando médicos. Não há médicos nas aldeias como havia anteriormente. Falta também material para procedimentos odontológicos. O dentista quer trabalhar, mas não consegue. Além disso, em alguns postos de saúde, os equipamentos odontológicos estão estragados; em outros, não há equipamentos”, enfatizou o deputado.

Recursos financeiros desperdiçados
Hildo Rocha destacou que este ano, há mais dinheiro para a saúde indígena do que havia no ano passado. “Não era para faltar medicamentos. O órgão paga um dentista que está sem poder fazer o que deveria, por falta de um planejamento melhor, por falta de gestão competente. Parece que o atual gestor foi colocado ali para acabar com o Dsei do Maranhão”, declarou Hildo Rocha.

Dsei
O Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etnocultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado – que contempla um conjunto de atividades técnicas, visando medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde.

O órgão promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias e desenvolve atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com o Controle Social.

No Brasil, são 34 Dsei divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas. Não obedece aos limites dos estados. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos bases e as Casas de Saúde Indígena (Casai).

  Publicado em: Política

Mais abono aos professores de Caxias…

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Pela primeira vez na história de Caxias um prefeito concede abono aos garís.
Vigia, zelador, professor, diretor… Todos os profissionais da educação, também receberão abono em julho.

  Publicado em: Política

Ladrão furta moto da Polícia, liga sirene sem querer, acha que a PM tá chegando e se entrega, VEJA VÍDEO

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Lascou-se: Ladrão furta moto da Polícia, liga sirene sem querer, acha que a PM tá chegando e se entrega, VEJA VÍDEO
Em vídeo postado pelo Sargento Fahur, um ladrão furta uma moto sem saber que era da polícia e liga a sirene sem querer. Confuso, ele acha que a PM está vindo e se deita para se entregar.

Veja o vídeo:

Ainda não conseguimos confirmação do local e do criminoso.

  Publicado em: Política

Será ou é mais um bate e assopra??? Moraes: Podemos e devemos aperfeiçoar o sistema eleitoral

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Moraes: Podemos e devemos aperfeiçoar o sistema eleitoral
Aperfeiçoamento de governo deve ter como baliza pilares da democracia, disse; ministro também criticou milícias digitais
Movimentos antidemocráticos não podem contaminar as importantes discussões sobre o aperfeiçoamento da democracia, disse o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes durante o 10º Fórum Jurídico de Lisboa do IDP (Instituto de Direito Público) nesta quarta-feira (29).

Para o ministro, discussões sobre aperfeiçoamento de instrumentos democráticos e das relações entre os poderes são imprescindíveis “para o fortalecimento das regras democráticas, mas sempre dentro do absoluto respeito aos 3 grandes pilares das democracias”, afirmou.publicidade

O ministro da Suprema Corte afirmou que esses pilares —definidos por ele como liberdade de imprensa, eleições livres e periódicas e poder Judiciário independente— vêm sendo atacados no mundo todo por milícias digitais. Para o ministro, o Brasil já tem “anticorpos” para esses ataques. Ele também garantiu a manutenção da democracia brasileira e a independência do Judiciário.

Moraes, que assumirá a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que manifestações em diferentes países que visam atacar os 3 fundamentos citados “não é coincidência”. O ministro afirmou que o ataque à liberdade de imprensa se dá, por exemplo, pelas fake news“que muito mais do que notícias falsas são noticias fraudulentas” com finalidade “corrosiva”.

Segundo ele, o sufrágio universal vêm sendo deslegitimado para desvalorizar a democracia: “Não se enganem, não importa como são serão e ou foram feitas as eleições, o que importa é atacar as eleições. Se o voto é por urna eletrônica, então ‘vamos atacar o voto por urna eletrônica’”, declarou.

Presidência do TSE

Ainda no evento, Moraes se referiu à ocupação da vice-presidência do TSE pelo ministro Ricardo Lewandowski: “Deus me deu essa honra e essa fortaleza de poder contar” com ele. A fala originou aplausos durante o evento em Portugal. Ambos tomarão posse dos cargos em 16 de agosto, sendo responsáveis pelas eleições presidenciais em outubro deste ano.

  Publicado em: Política

Famem quer posição uniforme a respeito da contratação de apresentações culturais

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

O presidente da Famem e prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, reclama sobre as decisões judiciais provocadas por ações civis públicas que tiveram como consequência o distrato de vários procedimentos firmados com a devida transparência e rigor da lei da licitação. A própria Lei permite claramente a contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública, o que é o caso dos artistas nacionais de renome contratados para festas juninas.

“É razoável que o Ministério Público interfira na defesa dos preceitos constitucionais e a garantia de direitos estabelecidos pela Carta Magna, mas é necessário que haja clareza e uniformidade nestas decisões. Assim, temos a situação injusta na qual um município pode realizar sua tradicional festa junina, movimenta economia, atrai recursos, e o outro não pode fazê-lo através de decisão judicial tendo a situação semelhante ao outro. É preciso isonomia”, afirmou.

Erlanio lembrou que o próprio governo do Estado está investindo R$ 25 milhões na festa junina, mesmo tendo problemas em outras áreas para solucionar. “Por que se fala que um município não pode realizar sua festividade pelo fato de carência em outra área da gestão? Qual o parâmetro? Se considerarmos as carências do Estado, que vive uma crise no sistema de transporte de ferry boat, muitas estradas estaduais danificadas, não haveria os gastos em curso com o São João do governo”.

Erlanio Xavier ressaltou o direito à cultura previsto na Constituição Federal que está sendo usurpado por decisões que frustram a população que durante dois anos teve que permanecer em isolamento devido à pandemia da Covid-19.

“Estamos superando um período traumático para todos. É claro que entendemos o compromisso com as prioridades da administração pública, mas temos que entender que dentro da razoabilidade está o lazer e a cultura. A proibição dos contratos na véspera do evento atinge também os artistas locais, o barraqueiro que gastou comprando seus produtos, o mototaxista, enfim, todos que contavam com a cadeia da festa junina”, disse Xavier.

O presidente da Famem manterá agenda durante a semana com o Procurador Geral de Justiça e com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado para equalizar o posicionamento em relação aos gastos previstos em orçamento.

  Publicado em: Política

Nova Presidente da Caixa Econômica Federal é o braço direito de Guedes

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Uma notícia que tomou conta dos jornais nacionais no dia de hoje foi a saída do presidente da Caixa Econômica Federal. Em síntese, após uma denúncia por assédio sexual, Pedro Guimarães foi deposto do seu cargo comandando esta grande instituição financeira.

A saber, Daniela Marques Consentino, é a nova presidente da Caixa Econômica Federal, antes deste cargo ocupava a liderança da Secretária de Produtividade e Competitividade.

Além disso, também é considerada a braço direito de Paulo Guedes, bancário e atual Ministro da Economia. Ademais, a profissional é graduada em “administrador de empresas” pela PUC do Rio de Janeiro.

Em conclusão, alguns internautas já deram sua opinião a respeito da nova presidente:

Assim, segundo Velu Silva em publicação no Twitter, estabelece:

“Se ela é braço direito do Guedes. Seja bem vinda. Guedes, o que conhecemos dele jamais iria indicar uma incompetente pro cargo. Agora, vamos esperar que o ex prove sua inocência. E volte. Fez um excelente trabalho, e merece o retorno. E vamos nos preparar, pra mais denuncias”.

Enfim, parece que parte da população ainda não está convencida sobre as alegações que envolvem Pedro Guimarães. Assim, Daniela Marques Consentino já tem o aval da população, principalmente por sabermos de onde vem a indicação que fez com que garantisse o cargo.

  Publicado em: Política

Mas do que adianta se ele é o queridinho do STF? Senador Carlos Portinho quer mover ação contra Rodrigo Pacheco

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Segundo noticiado pela Jovem Pan, Carlos Portinho senador do PL do Rio de Janeiro diz que irá apresentar uma ação contra Rodrigo Pacheco. Em síntese, Portinho já havia mencionado que apresentaria um requerimento para solicitar respeito à ordem cronológica para a instalação dos colegiados.

Assim, ele disse: “Caso a Presidência trate de forma desigual os senadores, que têm o mesmo status, e entenda que há os mais privilegiados e os menos privilegiados, recorrer ao Judiciário é sempre um caminho”. 

Além disso, o senador mostrou a sua indignação com mais uma declaração que mostra claramente sua opinião:

“Estou aguardando a manifestação do presidente Rodrigo Pacheco. Tenho certeza de que ele sabe que não existe classe de senadores e que não há uma assinatura que valha mais que a outra. Temos dois requerimentos lidos e outros três esperando leitura. Se ele quiser avançar com a CPI do MEC, terá que instalar as cinco comissões respeitando a ordem cronológica”.

Embora a CPI do MEC esteja em pleno vapor, ainda estabelece que seja necessário que verifique outros assuntos, pois caso contrário:

“Traria a dolorosa impressão de que existem senadores mais importantes do que outros. O que seria profundamente negativo para o Parlamento brasileiro” estabeleceu o senador Carlos Portinho no Twitter .

  Publicado em: Política

TCU aprova por unanimidade as contas do governo federal de 2021

Publicado em   30/jun/2022
por  Caio Hostilio

Os ministros do Tribunal fizeram algumas ressaltas, mas não as consideraram graves o suficiente para justificar a reprovação das contas.

Os opositores esperavam que as contas do governo Bolsonaro fossem reprovadas pelo TCU e, assim, abrir uma guerra contra a corrupção, como se o PT fosse o vestal da moralidade, quando é o partido mais corrupto do mundo, que comandou uma onda de corrupção nunca vista no mundo.

Saquearam a Petrobras, os fundos de pensão e todas estatais.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos