Projeto do deputado Hildo Rocha evita catástrofes em áreas de risco

Publicado em   27/abr/2022
por  Caio Hostilio

Projeto de Lei 578/22, do deputado Hildo Rocha, classifica como improbidade administrativa a conduta de facilitar, permitir ou concorrer para autorizar a ocupação ou construção de edificação em área de risco. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei 8.429/92, que trata das sanções para os atos de improbidade administrativa. O objetivo da proposta é “mitigar os riscos de novas catástrofes em áreas de risco”, explica o parlamentar.

“A Lei 8.429/92 necessita de aperfeiçoamento, sobretudo quando identificamos que por ação equivocada ou omissão dolosa de agentes públicos, frequentemente ocorrem gravíssimas catástrofes devido ocupações ou construções irregulares em áreas de risco, a exemplo da tragédia em Petrópolis, no Rio de Janeiro no início deste ano”, argumenta Hildo Rocha.

Permitir construção em áreas de risco caracteriza improbidade 

O parlamentar lembra que desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, os agentes públicos estão submetidos a rígidos princípios e regras balizadores do exercício da função pública, passíveis de severas sanções no caso de cometimento de ato de improbidade.

Hildo Rocha enfatizou que a Lei n° 8.429/1992, define como atos de improbidade: enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação dos princípios da administração pública.

“Dessa forma, a fim de abrandar os riscos de novas catástrofes em áreas de risco, o Projeto de Lei de minha autoria, que tramita na Câmara, propõe que a conduta de “facilitar, permitir ou concorrer para autorização de ocupação ou construção de edificação em área de risco passe a ser considerada como ato de improbidade”, explicou.

Vidas serão preservadas 

De acordo com o parlamentar, a proposição de sua autoria é uma resposta aos graves problemas relacionados a ocupações e edificações em áreas inadequadas.

“O projeto de minha autoria irá contribuir para evitar que novas edificações sejam construídas em áreas de risco. Se, e quando, as normas forem descumpridas gestores e servidores poderão ser enquadrados nos crimes de improbidade. Acredito que essa proposta, caso seja aprovada, ajudará a salvar milhares de vidas”, afiançou Hildo Rocha.

Tramitação 

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

https://youtu.be/Fvs8t6SMZ4A

http://hildorocha.com.br/site/projeto-do-deputado-hildo-rocha-evita-catastrofes-em-areas-de-risco/

https://bit.ly/3MxsQ6B

  Publicado em: Política

Weverton Rocha continua determinado com sua candidatura ao governo do Estado

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

As tentativas na busca em persuadir Weverton Rocha a desistir de sua candidatura em prol de unidade não surtiu o efeito desejado, já que usaram sempre da tática de atacá-lo para depois afagá-lo.

Agiram de forma do estrangulamento, ou seja, cooptar todos aqueles que apoiavam Weverton Rocha, mesmo assim não conseguirão que o pedetista desistisse de sua determinação em disputar o governo do Estado.

Sabe-se que ofereceram ao senador as condições e benesses das mais variadas e diversas formas, porém não adiantou.

E Weverton Rocha continua firme.

Na verdade, a candidatura de Weverton Rocha é hiper importante para o engrandecimento da democracia, visto que poderemos ver um disputa justa no Maranhão, e não algo unânime… É importante ressaltar que toda unanimidade é burra!!!

E com o contraditória, os maranhenses poderão ver um debate aberto sobre os problemas do Maranhão.

Que siga a disputa e que nenhum dos pré-candidatos ao governo do Maranhão desista, haja vista que o princípio republicano necessita do debate a exaustão!!!!

  Publicado em: Política

Enfim, chegou a promoção de Joselito Mendes Costa ao posto de CORONEL da briosa PMMA

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

Hoje 26, foi publicada no Diário Oficial as promoções dos saudosos policiais militares do Maranhão.

Entre ela, a do Tenente-coronel Joselito Mendes Costa, que por merecimento subiu ao posto de Coronel da briosa Polícia Militar do Maranhão.

Joselito se destacou por onde passou e chegou à Assembleia Legislativa do Maranhão, onde vem prestando relevantes serviços ao presidente Othelino Neto.

Fica aqui os parabéns do Blog.

  Publicado em: Política

Será que não recuarão por medo do STF??? “Última palavra é do legislativo”, diz Pacheco sobre cassação de Daniel Silveira

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

“Última palavra é do legislativo”, diz Pacheco sobre cassação de Daniel Silveira
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta terça-feira (26) que a perda de um mandato parlamentar precisa ser apreciada pelo Congresso Nacional, na casa legislativa do parlamentar, seja ele deputado federal ou senador.
Pacheco foi questionado sobre o seu entendimento em relação à cassação, tendo em vista a discussão em torno do caso do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na última semana pelo STF a oito anos e nove meses de prisão, bem como à suspensão dos direitos políticos e à perda do mandato.

“Recorro muito mais à questão jurídica do que política. Em uma situação de uma decretação de perda de mandato por parte do Judiciário, há a necessidade de se submeter à casa legislativa, para que a casa legislativa decida sobre isso”, disse.

O presidente do Senado acrescentou: “Então, eu considero que a melhor inteligência da Constituição é nesse sentido, quando se exige a apreciação da maioria dos pares. Um mandato outorgado pelo voto popular só pode ser retirado pela própria casa legislativa através da votação dos seus pares”.

  Publicado em: Política

Othelino convida classe política para participar do ‘Assembleia em Ação’ nesta sexta em Paulino Neves

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

Othelino convida classe política para participar do ‘Assembleia em Ação’ nesta sexta em Paulino Neves

Othelino disse que o ‘Assembleia em Ação’ é uma forma dos deputados conhecerem melhor as demandas das regiões do estado

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), convidou toda a classe política das regiões dos Lençóis Maranhenses, Munim e Baixo Parnaíba para participar, nesta sexta-feira (29), da sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, que será realizado no município de Paulino Neves.

O evento acontecerá das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura, abrindo o ciclo de encontros de 2022 sob a condução do chefe do Parlamento Estadual.

Othelino Neto afirmou que o programa itinerante da Assembleia Legislativa é uma oportunidade para os deputados estreitarem o relacionamento com prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e cidadãos para que possam trocar experiências, falar sobre as necessidades dos seus municípios e a maneira como a Casa do Povo pode interceder nas ações do poder público em suas regiões.

“É uma forma de nós, deputados estaduais, estarmos mais próximos e conhecermos melhor as demandas de cada região. Desta vez, estaremos nos Lençóis Maranhenses, que têm um potencial turístico muito grande. Precisamos ampliá-lo ainda mais e transformá-lo em geração de emprego e renda, levando sempre em consideração a preservação dos belos recursos naturais existentes ali”, destacou o parlamentar.

Além de Paulino Neves, representantes de outros 16 municípios foram convidados para esta nova edição do programa, entre eles Barreirinhas, Santo Amaro, Araioses, Água Doce, Axixá, Belágua, Icatu, Magalhães de Almeida, Milagres do Maranhão, Morros, Santa Quitéria, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, Tutóia e Urbano Santos.

Programação

A programação terá início com a saudação de abertura do chefe do Legislativo maranhense e dos deputados presentes aos participantes do evento, seguida da palestra ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha, e pelo diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins.

Logo após, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, proferirá a palestra ‘Inovações do Direito Eleitoral’. No encerramento, com a etapa de audiência pública, os participantes poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e apresentar suas demandas aos parlamentares.

  Publicado em: Política

Se Bolsonaro acatar as decisões juridiques do STF vai ser desmoralizado!!! Moraes: indulto a Silveira só pode ocorrer após trânsito em julgado

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

Na decisão, o magistrado ainda diz que constitucionalidade do “perdão” presidencial é passível de análise do STF

O ministro Alexandre de Moraes
Alexandre de Moraes afirmou que indulto dado por Bolsonaro Daniel Silvera é “passível de controle” do Judiciário. E que só poderia ser concedido após trânsito em julgado da sentença.

Agora, Moraes dá 48 horas para a defesa de Daniel se manifestar sobre o “perdão”, Moraes salienta que o Código Penal assegura o “cabimento da graça e do indulto somente após o trânsito em julgado da sentença condenatória”. Na concepção do ministro de Temer!!!

E provoca, a análise de constitucionalidade do “perdão” presidencial está a cargo do STF e poderá ser feita apenas pelo plenário da Suprema Corte.

De acordo com Alexandre de Moraes, a defesa de Silveira ainda não juntou cópia do decreto presidencial aos autos. O ministro esclarece que, enquanto isso não for feito, a ação penal prosseguirá normalmente, “inclusive no tocante à observância das medidas cautelares impostas ao réu Daniel Silveira e devidamente referendadas pelo Plenário dessa Suprema Corte”.

  Publicado em: Política

Imperdível!!! Venha assistir o futebol Solidário em Caxias… Será show de bola!!!

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

O maior evento esportivo e solidário do nordeste está chegando.
Neste final de semana, Caxias será palco de grandes shows e de muita solidariedade, com o Futebol Solidario e a Festa do trabalhador.

  Publicado em: Política

PF realiza operação mirando a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

URGENTE: PF realiza operação mirando a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste
A Polícia Federal deflagrou operação nesta terça-feira para colher provas em uma investigação sobre desvios na compra de respiradores pelo consórcio de governadores do Nordeste.
Os investigadores cumprem busca e apreensão contra empresários, laranjas e lobistas envolvidos no suposto esquema. O caso tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque o governador da Bahia, Rui Costa, presidente do consórcio à época dos fatos, é investigado por ter dado autorização à aquisição dos aparelhos, que nunca foram entregues. Rui Cota já negou irregularidades na sua atuação. Não há mandados contra governadores na operação.

A apuração mira em um contrato feito pelo consórcio, no valor de cerca de R$ 45 milhões, para a compra de 300 respiradores que nunca foram entregues.

Uma operação chegou a se deflagrada em 2020 pelo Ministério Público da Bahia, mas o caso foi enviado ao STJ depois que surgiram indícios da participação de Rui Costa nos fatos.

O Globo

  Publicado em: Política

Paulino Neves sediará programa Assembleia em Ação nesta sexta-feira

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

O município de Paulino Neves, na região dos Pequenos Lençóis Maranhenses, sediará a sétima edição do programa ‘Assembleia em Ação’, nesta sexta-feira (29), das 8h às 12h, no auditório da Prefeitura. O evento abre o ciclo de encontros de 2022 sob a condução do presidente do Parlamento Estadual, deputado Othelino Neto (PCdoB).

Representantes de mais de 20 municípios da Região dos Lençóis Maranhenses serão convidados para esta nova edição do programa.

Segundo Othelino Neto, o programa itinerante da Alema já se consolidou como um importante instrumento para o intercâmbio de conhecimento e troca de experiências entre a Assembleia e os legislativos municipais, bem como a classe política dos locais por onde passa.

“Gostamos muito de realizar esta ação, pois aproxima os deputados da classe política e da população, além de dar oportunidade para que nos sejam apresentadas as demandas das regiões que a caravana visita. Nesta primeira edição do ano, tenho certeza de que teremos uma participação expressiva e muita troca de experiências”, disse Othelino.

A programação terá início com a saudação de abertura do chefe do Legislativo maranhense e dos deputados estaduais presentes, seguida da palestra ‘Processo Legislativo’, ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha, e pelo diretor-geral da Mesa Diretora, Bráulio Martins.

Logo após, o diretor de Administração da Alema, Antino Noleto, proferirá a palestra ‘Inovações do Direito Eleitoral’. No encerramento, com a etapa de audiência pública, os participantes poderão fazer perguntas, tirar dúvidas e apresentar suas demandas aos parlamentares.

Edições

Instituído pela Resolução Legislativa 953/19, de autoria da Mesa Diretora, o programa ‘Assembleia em Ação’ visa promover a troca de experiências entre o Legislativo Estadual e as Câmaras de Vereadores.

Já foram realizadas edições do evento nos municípios de Balsas, Timon, Trizidela do Vale, Imperatriz, Santa Inês e Carolina, contando com expressiva participação de parlamentares e de lideranças políticas e comunitárias das regiões envolvidas.

  Publicado em: Política

Assistam ao vivo a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão de hoje 26

Publicado em   26/abr/2022
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos