Arquivo de 2019

Drogas nas universidades: Weintraub mostra tudo na Câmara e Freixo “foge” (veja o vídeo)

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Weintraub deu inúmeros exemplos do uso e do cultivo de drogas nas instituições de ensino, utilizando como fonte reportagens divulgadas pela própria grande mídia.

Deputados de esquerda protestaram em relação ao uso das reportagens e Marcelo Freixo, covardemente, deixou a sessão assim que o ministro iniciou a apresentação.

Veja o vídeo:

Abaixo a entrevista completa do ministro Abraham Weintraub ao Jornal da CIdade Online

Campanha pressiona parlamentares a votarem contra o aumento do fundo eleitoral 2020

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Organizações da sociedade civil são contra projeto que aumenta recursos de campanha para R$ 3,8 bilhões 

Cerca de 20 organizações da sociedade civil que compõem a plataforma de ação conjunta Pacto Pela Democracia, pressionam contra a aprovação do item no projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2020 que destina R$ 3,8 bilhões do orçamento público ao fundo eleitoral. As organizações produziram uma campanha online, na qual cidadãos podem enviar e-mails pressionando parlamentares a votarem contra o projeto.

A medida, que pode representar um aumento de 120% em relação ao ano passado, foi aprovada nesta quarta-feira (4), na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e ainda deve passar por votação no relatório final da comissão e pelo plenário da Câmara, previsto para o dia 17.

O site da campanha contra o aumento do fundo destaca que “em um momento em que o desemprego cresce, políticas e serviços essenciais à população e ao desenvolvimento do país estão comprometidos por conta da escassez de recursos, é inadmissível que um fundo que, na prática, concentra ainda mais o poder nas mãos daqueles que já dominam a política brasileira”. Além disso, com a Lei de Teto de Gastos que limita a quantidade de despesas públicas, estão previstos cortes de 1,7 bilhões em orçamentos de mais de 15 ministérios para que o aumento possa ser implementado.

Apesar de condenarem o aumento do repasse de recursos públicos para o fundo eleitoral dos partidos, as organizações não se colocam absolutamente contrárias ao financiamento público de campanha. “Esse é um debate importante e que deve ser feito dentro da sociedade”, diz o manifesto.

O site da campanha é www.naoaofundao.org e nele, além da possibilidade de envio de e-mails diretamente para os deputados, é possível entender o contexto de votação da LDO, a proposta de aumento do fundo e seus impactos.

Assinam a campanha as seguintes organizações:

Acredito

Agora!

Bancada Ativista

CLP

Civi-co

Frente Favela Brasil

Gestos

Grupo Mulheres do Brasil

Inesc

Instituto Cidade Democrática

Instituto Não Aceito Corrupção

Livres

Movimento Transparência Partidária

Plataforma pela Reforma do Sistema Político

Política Viva

Programa Cidades Sustentáveis

Vote Nelas

Sobre o Pacto Pela Democracia
O Pacto Pela Democracia é uma coalizão de movimentos criada em abril de 2018, financiada por pessoas físicas e entidades privadas, comprometida com o resgate e aprofundamento das práticas e valores democráticos.

Imprensa

Ricardo Borges Martins
(11) 96382-5567
ricardo@pactopelademocracia.org.br

Ele é lulista até na alma!!! Moro diz que presidente da OAB tem postura de “militante político-partidário”

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Sergio Moro, no Twitter, rebateu os ataques do presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, ao governo.

“Tenho grande respeito pela OAB, por sua história e pela advocacia. Reclama o presidente da OAB que não é recebido no MJSP. Terei prazer em recebê-lo tão logo abandone a postura de militante político-partidário e as ofensas ao PR e a seus eleitores.”

Hildo Rocha destaca candidatura do Bumba Boi ao título de Patrimônio da Humanidade

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão pode também ser consagrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Em pronunciamento na Câmara federal, o deputado Hildo Rocha lembrou que a candidatura do Bumba Boi ao título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é uma das pautas da 14a reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco que está sendo realizada em Bogotá, na Colômbia.

Rocha enfatizou que a candidatura se justifica pelo conjunto de elementos que compõem o Bumba boi. “Entendo que essa brincadeira centenária é a mais completa de todas as manifestações culturais do Maranhão. Quem já teve a oportunidade de assistir as apresentações sabe que a beleza e a riqueza não estão apenas nos enredos, mas nas danças, nas músicas, nas melodias. Tudo isso faz do São João do Maranhão um dos mais bonitos do Brasil, graças ao Bumba boi”, destacou o parlamentar.

Complexo Cultural

O Bumba meu Boi realizado no Maranhão é considerado um Complexo Cultural por congregar diversos bens associados em uma manifestação. No campo da expressão popular, por exemplo, apresenta performances dramáticas, musicais e coreográficas, destacando-se ainda a riqueza das tramas e personagens.

Já no plano material, podem ser apreciados os artesanatos, como os bordados do couro do boi e das indumentárias de seus personagens, além dos instrumentos musicais confeccionados artesanalmente. O Bumba meu Boi reúne todas as matrizes da formação cultural brasileira: indígena, negra e branca por meio do ritmo, da dança e das músicas.

Candidatura

A candidatura que está em análise no Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial é a último passo de um longo caminho que deve atender a critérios nacionais e internacionais.

O deputado Hildo Rocha ressaltou que o dossiê que embasou a proposta encaminhada para a Unesco foi elaborada pelo Iphan, por meio de trabalho coordenado pela presidente do órgão, Kátia Bogéa.

“O documento está bem fundamentado, bem elaborado. Por esse motivo, acredito que a Unesco irá deliberar a favor da proposição que transformará o Bumba boi em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade”, afiançou.

Capital Nacional do Bumba boi

Rocha disse que a aprovação da candidatura irá se somar a outra conquista relevante para a cultura maranhense. “São Luis, a capital do Maranhão, Estado que represento, é detentora do título de Capital Nacional do Bumba Boi, graças à Lei 13.851/19 de minha autoria que foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, em julho deste ano”, declarou o deputado.

https://youtu.be/IC-RJ6IXDLg

http://hildorocha.com.br/site/hildo-rocha-destaca-candidatura-do-bumba-boi-ao-titulo-de-patrimonio-da-humanidade/

 

Onde tem falcatrua lá está ele!!! MPF apura pagamentos ilícitos de pelo menos R$ 2,3 milhões a José Dirceu…

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

A nova fase da operação Lava Jato levanta uma série de acusações contra o ex-ministro José Dirceu, suspeito de ter recebido ilicitamente mais de R$ 2,3 milhões.

O Ministério Público diz em sua denúncia que foram obtidos indícios de pagamentos ilícitos a Dirceu provenientes de dois escritórios de advocacia e de uma prestadora de serviços contratada pelo Grupo Oi/Telemar.

Os escritórios envolvidos são o Lima, Serra, Fernandes & Associados, sediado em Portugal, e o Serra, Fernandes e Volk, com sede no Brasil. A figura chave seria o advogado João Abrantes Serra, sócio de ambos os escritórios.

De acordo com os procuradores, parte dos pagamentos do escritório a Dirceu ingressava antes em contas bancárias no Brasil em nome da empresa JD Assessoria e Consultoria e do escritório Oliveira e Silva & Ribeiro Advogados.

O Ministério Público Federal (MPF) acredita que ao menos parte dos pagamentos provenientes de Lima, Serra, Fernandes & Associados tendo como beneficiário final Dirceu esteja relacionado a negócios envolvendo a Zagope Construções e Engenharia, que atua na Europa.

A empresa faz parte do Grupo Andrade Gutierrez. O escritório português transferiu para Dirceu R$ 662 mil, entre 2008 e 2012.

Levantamento dos procuradores apontou que a empresa R.T Serviços Especializados, pertencente a Julio Cesar Oliveira Silva, foi responsável pelo pagamento de despesas em favor do grupo de Dirceu que atingiram quase R$ 1,59 milhão.

Essa empresa, que chegou a ter no máximo dois funcionários, recebeu, entre 2009 e 2015, R$ 10,8 milhões do grupo Oi/Telemar.

De acordo com o MPF, a Receita Federal apurou que Dirceu, por meio de sua empresa de consultoria, simulou diversos contratos de prestação de serviços com construtoras e empreiteiras. A Receita informou ter identificado indícios de tráfico de influência para favorecer empresas de setores como bebida e medicamentos.

E ainda quer ser inocente!!! Aporte bilionário do BNDES na Oi acelerou repasses para empresas de Lulinha

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

A fase Mapa da Mina, deflagrada hoje pela Lava Jato, lembrou que os repasses da Oi para as empresas de Fábio Luís Lula da Silva cresceram substancialmente depois que Lula autorizou o BNDES aportar R$ 1,8 bilhão na operadora, para que comprasse a Brasil Telecom, em 2008.

O pedido de busca e apreensão do Ministério Público Federal conta que, em fevereiro de 2008, Otávio Azevedo, então presidente da Andrade Gutierrez, acionista da Oi, recebeu em seu e-mail notícia da Folha informando que Lula editaria decreto para autorizar a fusão.

Inicialmente, Coutinho informou que iria emprestar R$ 1,8 bilhão aos empresários Sérgio Andrade, da Andrade Gutierrez, e Carlos Jereissati, da La Fonte, principais controladoras da Oi à época. Mas em abril, o BNDESPar anunciou a compra de R$ 1,3 bilhão em ações.

Ao final daquele ano, a aquisição foi concluída com a contribuição de R$ 2,5 bilhões por parte do BNDES; R$ 4,3 bilhões do Banco do Brasil; e mais R$ 3 bilhões dos fundos de pensão Previ, Petros e Funcef, todos controlados pelo governo.

A perícia da Polícia Federal nas contas da Gamecorp e empresas ligadas a Lulinha mostra que é nessa época em que os créditos sobem a valores que, em 2009, chegariam a R$ 7 milhões. Entre 2004 e 2016, a Oi abasteceu as firmas do primogênito de Lula com mais de R$ 132 milhões.

Um excelente nome ao Senado!!! Presidente da Famem chama Othelino de ‘futuro senador’

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Quem ganharia seria o Maranhão em ter o atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Othelino Neto, no Senado, haja vista que assim o Estado ganharia um senador com uma postura equilibrada, diplomata, que sabe debater no campo das ideias, que respeita a minoria e busca a indepência do poder legislativo, além de mostrar conhecimento sobre os problemas atuais do Maranhão e da Nação. 

Por Gilberto Leda 

Chamou atenção durante o evento político comandado pelo senador Weverton Rocha (PDT), ontem (10), em Imperatriz uma declaração prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT).

Com o status de presidente da Famem e de coordenador da vitoriosa campanha de Weverton em 2018, ele se referiu ao presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), como “futuro senador”.

Termo de Cessão garante parceria por mais cinco anos entre TV Assembleia e EBC

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

Diretores da Assembleia Legislativa do Maranhão participaram, nesta terça-feira (10), da solenidade de assinatura do Termo de Cessão que garantiu a parceria por mais cinco anos entre a TV Assembleia e a Empresa Brasil de Comunicação. O acordo foi celebrado entre a Alema, a EBC e o Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifma).

Estavam presentes na solenidade o diretor geral da Assembleia, Valney Pereira; o diretor de Comunicação, Edwin Jinkings; o reitor do Ifma, professor Roberto Brandão; o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do Ifma, Carlos César; o diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes; o diretor de Finanças e Administração da EBC, Márcio Kazuaki, e o subdiretor técnico da Assembleia, Alexandre Lopes.

Na oportunidade, também foi estabelecida parceria de uso gratuito e temporário de imóvel com o Instituto Federal do Maranhão, que vai disponibilizar seus serviços de educação no antigo prédio da EBC. “Compartilhamos, com muita satisfação, esse momento em que a EBC se despede de suas atividades no estado. Agora chega o IFMA com relevantes serviços na área da educação”, enfatizou diretor geral da Alema, Valney Pereira.

Para o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, o momento concretiza a continuidade da parceria. “Vamos continuar utilizando a torre e o setor de transmissão, além de todo o núcleo que envolve essa parte técnica, que é de extrema importância para continuarmos levando as notícias da Alema, com transparência, para que a sociedade tome conhecimento de tudo que é feito no Parlamento Estadual”, acentuou.

Parceria

O diretor-presidente da EBC, Luiz Carlos Pereira Gomes, destacou a importância da parceria com a Assembleia. “É algo que já vem dando certo e que consolida um processo de redefinição das nossas estratégias em relação ao Maranhão, passando a ser uma transmissora. Para nós foi muito significativa essa parceria tripartite. A partir de agora, teremos projetos junto com o IFMA e a Alema, de quem já somos parceiros antigos”, enfatizou.

O reitor do IFMA, professor Roberto Brandão, explicou que o intuito da instituição é implantar projetos, principalmente na área de Educação a Distância (EAD). Além disso, investir na instalação da TV e Rádio IFMA. “Nossa proposta foi ocupar o espaço como cessão de uso para que pudéssemos implantar projetos estratégicos do próprio Instituto Federal. Permanecem as questões técnicas e operacionais de contrato da TV e Rádio Alema, sendo que o IFMA passa a ter uma ação de gestão, com aproveitamentos dos servidores da EBC e dos equipamentos da Alema”, esclareceu.

Segundo o subdiretor técnico da Assembleia, Alexandre Lopes, a manutenção da parceria avaliza os avanços no alcance da transmissão conquistados nos últimos anos. “Temos conseguido, com qualidade, chegar, além de São Luís, em mais 24 municípios, o que corresponde a cerca de R$ 1,3 milhão de habitantes.  Foi uma melhoria significativa e, com esse evento, garantimos a manutenção dessas melhorias, já que precisamos daquela estrutura para alcançar todas essas áreas com qualidade”, explicou.

Zé Gentil repercute pesquisa que aponta Caxias como uma das melhores cidades do Brasil

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - Sem Comentários

O deputado Zé Gentil (PRB) destacou da tribuna da Assembleia, na sessão desta terça-feira (10), pesquisa que mostra a cidade de Caxias como a quinta melhor cidade do Brasil e a quinta do Maranhão com maior fluxo de turismo. Segundo o parlamentar, a informação foi dada na tarde de ontem, em reunião no Palácio dos Leões, com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e do secretário de Estado de Turismo, Catulé Júnior, que é caxiense.

“É motivo de orgulho todos nós, caxienses, sabermos que nossa cidade foi reconhecida, em todo o Brasil, no setor do Turismo. Nós, de Caxias, temos certeza de que estamos contribuindo para que o povo da cidade se sinta mais orgulhoso em dizer ‘eu sou caxiense’”, afirmou o parlamentar, emocionado.

Administração

O deputado aproveitou o ensejo para tecer elogios à administração do prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), que é seu filho. “Eu sei que ainda tem muito a se fazer em Caxias, mas o prefeito Fábio Gentil tem trabalhado demais, diuturnamente, em prol da cidade de Caxias. Essa semana, pagará a segunda parcela do 13º e, na próxima semana. vai depositar o mês de dezembro”, enfatizou.

Natal

Zé Gentil concluiu seu pronunciamento convidando seus pares  para irem em Caxias  para ver  como é que a cidade se encontra, agora, no Natal. “O Natal de Caxias é tão lindo que, nesta época do ano, você vai no sábado ou domingo em Caxias e não vê um restaurante vazio, não vê um hotel vazio, todos lotados para as festividades natalinas de Caxias”, ressaltou.

Dário Rubens e Luiz Júnior receberão Título de Cidadão Ludovicense

Postado por Caio Hostilio em 11/dez/2019 - 1 Comentário

Em solenidade marcada para esta quinta-feira, 12 de dezembro, a Câmara Municipal de São Luís, em Sessão Solene, promoverá a entrega de Títulos de Cidadão Ludovicense a dois representantes da cultura de nossa cidade.
O violonista Luiz Júnior é natural do Estado do Piauí, reconhecido pelo grande trabalho prestado à cultura maranhense. Ele sempre esteve presente nos grandes eventos da capital maranhense com participação em “shows” de diversos artistas. Para o homenageado, “é um dos momentos mais importantes da minha carreira e da minha vida, ser reconhecido por unanimidade entre todos os vereadores de São Luís. As pessoas sabem que sou apaixonado por esta terra que adotei e escolhi para viver com minha família. São Luís me garante uma nova certidão de nascimento”. Diz o músico bastante agradecido.
O outro homenageado é o professor e cantor Dário Rubens.  Ele é natural do município de Vargem Grande (MA). Dário é reconhecido pelo trabalho prestado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) durante muitos anos e ocupa um papel importante na música maranhense. Atualmente, encontra-se envolvido com os projetos desenvolvidos pelo Movimento em Defesa da Música Nordestina. É figura integrante e participativa no Tributo ao Rei do Baião e suas atividades culturais.
Há mais de trinta anos, Dário vive na capital do Maranhão. Aqui, construiu família e muitas amizades. Ele é uma pessoa solidária com as causas da população. “Agradeço a este momento importante da minha vida, ser reconhecido com o Título de Cidadão Ludovicense. É sem dúvida um grande incentivo pela continuidade do nosso trabalho nesta terra maravilhosa. São Luís me deu tudo, uma família espetacular e muitos amigos”, agradece.
Os títulos, propostos pelo vereador Marcial Lima (PODEMOS), foram aprovados, por unanimidade, pelos parlamentares da Câmara Municipal de Sâo Luís.
A solenidade começará a partir das 14h, no Plenário da Casa Legislativa municipal, localizada no Centro Histórico.  Para Marcial Lima, “os dois indicados são merecedores dos títulos pelo grande trabalho prestado aos segmentos culturais da nossa cidade. Cada um, na sua área, tem dado uma participação especial a música e aos eventos de São Luís”. E acrescenta:  “São pessoas presentes e que não se cansam em atuarem em defesa das atividades culturais da ilha”, concluiu o vereador.

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos