Postado por Caio Hostilio em 16/jun/2026 - Sem Comentários
A gestão de Lula tem enfrentado algumas críticas em torno de sua agenda de viagens. O motivo disso seria os impressionantes R$ 676 milhões que foram gastos só no primeiro semestre de 2026 com deslocamentos oficiais, incluindo compromissos nacionais e internacionais.
Parte dessas críticas se concentra na participação frequente da primeira-dama Janja, cuja presença em diversas agendas tem sido apontada por opositores como um fator de aumento nos custos. Para esses críticos, os gastos elevados contrastam com o cenário econômico enfrentado por grande parcela da população brasileira, marcado por desafios como inflação, desemprego e limitações no poder de compra.
É importante destacar ainda que a gestão do presidente Lula tem direcionado uma parcela significativa de recursos para compromissos internacionais, com foco na ampliação da presença do Brasil em agendas diplomáticas e fóruns globais. Esse tipo de atuação, que envolve deslocamentos frequentes e uma estrutura ampla de apoio, naturalmente demanda investimentos mais elevados, contribuindo para o aumento dos custos associados às viagens oficiais.
Além disso, questiona-se a coerência entre o discurso de responsabilidade fiscal e a prática administrativa, especialmente no que diz respeito ao uso de recursos públicos em viagens e hospedagens de alto padrão. Esse contexto tem alimentado debates sobre prioridades governamentais, transparência e a necessidade de maior controle sobre despesas oficiais, temas que seguem no centro das discussões políticas no país.
Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Jornalistas do Maranhão (SINDJOR-MA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiam publicamente os recentes ataques agressivos e reiterados do vereador Daniel Barros (Caxias) contra a jornalista e Secretária de Comunicação de Caxias-MA, Marcela Ramos Oliveira.
O parlamentar desvirtuou sua função para promover campanhas de desinformação e ofensas pessoais graves, chamando a profissional de “criminosa” e “manipuladora”, além de expor indevidamente seus dados privados.
Repudiamos o linchamento virtual e a imputação de crimes sem provas. A Imunidade parlamentar não é escudo para difamação e calúnia. Não toleraremos o uso de narrativas de ódio contra mulheres jornalistas.
Demonstramos nosso apoio integral à Marcela Ramos Oliveira. O Sindicato e a FENAJ acompanham de perto as ações judiciais e exige rigor da Câmara Municipal de Caxias.
A liberdade de imprensa é pilar da democracia.
São Luís, 13 de junho de 2026.
A diretoria
SINDJORMA
Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários
É correta a administração do governador Carlos Brandão ao conduzir sua gestão para o municipalismo, haja vista que as pessoas vivem nos municípios, com isso as ações devem ser voltadas diretamente onde se concentram as pessoas.Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários
Seja sábado ou domingo ou quiçá no jogo do Brasil na Copa do Mundo, a gestão de Gentil Neto não para com o trabalho em prol de sua gente.
É levando água para os que precisam de água potável saindo de suas torneiras de suas casas e ainda tanto uma nova roupagem ao Centro de Caxias, com um asfaltamento novinho, que trará mais tranquilidade ao transito tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
E assim segue a gestão que vem fazendo a diferença!!!
“Enquanto a torcida se prepara para a Copa, a nossa equipe segue em campo. Mais uma etapa do recapeamento asfáltico avançando para melhorar o trânsito, garantir mais segurança e trazer mais qualidade de vida para a população.”, garantiu Gentil Neto.
“ÁGUA CHEGANDO, QUALIDADE DE VIDA AUMENTANDO! Mais um passo importante para transformar a realidade da zona rural de Caxias. Nesta sexta-feira, entregamos novos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água, levando mais dignidade, saúde e qualidade de vida para as famílias dos povoados. Água de qualidade é compromisso com quem vive e trabalha no campo. Povoado Barragem. Seguimos trabalhando para que o desenvolvimento chegue a todos os cantos de Caxias. Porque cuidar das pessoas também é garantir acesso àquilo que é essencial: água na torneira e mais qualidade de vida para todos.”, destacou Gentil Neto.
Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários
O deputado federal e pré-candidato à reeleição Aluísio Mendes (Republicanos) reafirmou, em ato na cidade de São João Batista, seu apoio ao trabalho do governador Carlos Brandão e, consequentemente, ao projeto do pré-candidato ao governo Orleans Brandão (MDB).
“Sem dúvida nenhuma, é um governador que já deixou a sua marca. Governador simples, humilde, municipalista, que abriu as portas do Palácio dos Leões para a classe política”, declarou.
Aluísio Mendes destacou que Brandão foi o melhor governador para São João Batista e abriu mão de uma eleição garantida ao Senado para seguir trabalhando pelo Maranhão.
“Por isso, reafirmo aqui o meu compromisso com o governador Carlos Brandão”, assegurou Aluisio Mendes.
Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (15), a Operação Benedicte, que apura um suposto esquema de desvio de recursos provenientes de emendas parlamentares com possível participação de integrantes de facção criminosa. A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil do Maranhão.
De acordo com as primeiras informações, os principais alvos da operação são o vereador de São Luís, Beto Castro, e o ex-vereador Umbelino Júnior. Ao todo, estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em diversos endereços da capital maranhense.
A Justiça também determinou a prisão de sete pessoas investigadas por suposto envolvimento no esquema. As apurações buscam esclarecer a destinação de recursos públicos oriundos de emendas parlamentares e a possível atuação de uma organização criminosa no desvio dessas verbas.
Segundo o Ministério Público, a investigação apura a existência de um esquema estruturado para o uso irregular dos recursos, com indícios de ligação entre os beneficiários das emendas e integrantes de facções criminosas. Os detalhes sobre os valores movimentados e o alcance do suposto esquema ainda não foram divulgados oficialmente.
Equipes do Ministério Público e da Polícia Civil seguem realizando diligências para o cumprimento das medidas judiciais. Novas informações sobre a Operação Benedicte e os resultados das buscas devem ser divulgadas pelas autoridades ao longo do dia.
Postado por Caio Hostilio em 15/jun/2026 - Sem Comentários
Pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio afirma que a saída de Lahesio Bonfim confirma o esvaziamento de uma candidatura que vinha em declínio e defende articulação para garantir palanque competitivo a Flávio Bolsonaro no estado.
A saída de Lahesio Bonfim da disputa pelo Governo do Maranhão reacendeu o debate sobre os rumos da direita no estado. Para o médico, advogado, deputado estadual e pré-candidato a deputado federal pelo PRD, Dr. Yglésio, a decisão não chega a surpreender, porque a pré-candidatura de Lahesio já vinha apresentando sinais claros de desgaste.
Segundo Dr. Yglésio, o declínio de Lahesio era resultado direto da falta de posicionamento político firme, da ausência de uma estratégia clara para o campo conservador e da dificuldade de dialogar com os diferentes grupos da direita maranhense.
“A saída de Lahesio não criou a confusão. Ela apenas confirmou um processo de esvaziamento que já vinha acontecendo. A candidatura dele vinha em declínio constante, principalmente pela falta de posicionamento. A direita precisa de liderança, clareza, coragem e capacidade de articulação”, afirmou Dr. Yglésio.
Para o pré-candidato, a decisão de Lahesio abre uma lacuna importante no campo conservador, especialmente no debate sobre a construção de uma candidatura majoritária capaz de representar a direita e oferecer um palanque forte para Flávio Bolsonaro no Maranhão.
“Agora há uma lacuna evidente. E essa lacuna precisa ser recomposta com urgência. O eleitor conservador do Maranhão não pode ficar sem rumo, sem projeto e sem palanque. É preciso construir uma alternativa que una o campo, dialogue com os municípios e represente de verdade a direita no estado”, declarou.
Dr. Yglésio também revelou que houve diálogo com o ex-senador Roberto Rocha, que avalia a possibilidade de entrar na disputa pelo Governo do Estado diante do novo cenário.
“Conversamos hoje com o ex-senador Roberto Rocha, que está avaliando com responsabilidade essa possibilidade. O momento exige grandeza, diálogo e senso de missão. A prioridade deve ser aglutinar o campo conservador e garantir uma candidatura com densidade política para defender nossas bandeiras e dar sustentação a Flávio Bolsonaro no Maranhão”, destacou.
O deputado avaliou que a direita maranhense precisa evitar a fragmentação e construir uma frente com coerência programática, foco em segurança pública, liberdade econômica, defesa da família, combate à pobreza e enfrentamento ao crime organizado.
“Não basta lançar um nome por lançar. O Maranhão precisa de alguém com capacidade de enfrentar o sistema, mas também com preparo para governar, montar equipe, dialogar com lideranças e apresentar soluções reais para os problemas do povo”, completou.
Enquanto acompanha as articulações majoritárias, Dr. Yglésio afirmou que sua pré-campanha a deputado federal segue em ritmo acelerado em todo o estado. Filiado ao PRD, ele é apontado como um dos nomes mais competitivos da legenda para a eleição proporcional de 2026.
“Nossa pré-campanha segue em ritmo acelerado. Estamos percorrendo o Maranhão, conversando com lideranças, fortalecendo nossa base e ampliando o diálogo com o eleitor de direita, conservador e independente. Dentro do PRD, sou hoje um dos favoritos para a disputa de deputado federal, e vamos trabalhar com muita intensidade para construir uma candidatura forte, limpa e competitiva”, disse.
Dr. Yglésio ressaltou que sua atuação política seguirá voltada à defesa de pautas conservadoras, ao fortalecimento da direita e à construção de um projeto que represente o eleitor que se sente abandonado pela política tradicional.
Para o pré-candidato, a direita maranhense segue viva, forte e exigente, mas precisa de lideranças com firmeza, posicionamento e coragem para ocupar o espaço deixado pela indefinição no campo majoritário.
Postado por Caio Hostilio em 14/jun/2026 - 1 Comentário
Pelo que se observa, não!!! Haja vista que a aprovação do governo Carlos Brandão é bem avaliada pelos maranhenses e as recepções ao pré-candidato ao governo Orleans mostram um cenário de aceitação e vibração.
A narrativa é a tentar desqualificar a gestão Brandão, com as mais diversas críticas que não se sustentam, esquecendo que o governo anterior, o de Flávio Dino, ficou marcado pelos respiradores que nunca chegaram, bastando, para isso, rebuscar as notícias do macabro consórcio do Nordeste.
Por que fogem desse debate? Os maranhenses precisam saber dos milhões levados pelo ralo!!!
Criaram a narrativa de uma suposta oligarquia, coisa que esse blog desqualifica com a matéria “A narrativa esdrúxula de oligarquia no Maranhão… Vamos aos fatos!!!“, publicada no dia 05/07/23026, cujo teor mostra se existe uma oligarquia todos fizeram e fazem parte.
Tentaram desqualificar o pré-candidato Orleans, o chamando de bebezão, apelido que ganhou bons frutos ao pré-candidato. Na verdade, Orleans tem uma excelente postura, pois não é orgulhoso, não é soberbo, tem capacidade de gerir de a coisa pública com coerência e sem bravatas, além de conhecer as necessidades do Estado e de sua gente.
Vamos a um comparativo entre os governos Roseana Sarney, Flávio Dino e Carlos Brandão.
Roseana Sarney foi uma governadora que deixou um legando imenso de obras, por todo o Maranhão, principalmente em São Luís. Fomentou o Turismo e a Cultura, expandiu a saúde pública, com uma rede de hospitais e UPAs. Atraiu investimentos, com a Fábrica de Celulose em Imperatriz. Gerou emprego e renda, criou o 1º emprego. Trouxe os Vivas Cidadãos e deixou o Estado saneado, onde ficaram recursos para dar seguimento as obras.
Flávio Dino foi um governador que não fez obras, fechou hospitais importantes da rede existente, cujos 20 de leitos eram importantes para a saúde básica, não fez nenhuma obra em São Luís, não atraiu investimentos, não criou emprego e renda, não deu seguimento as obras com recursos alocados. Restringiu-se a inaugurar poucos Restaurantes Populares.
Carlos Brandão deu um nova roupagem ao Maranhão. Triplicou o número de Restaurantes populares. Transformou o estado num verdadeiro canteiro de obas, isso pelos quatro cantos do Maranhão, especialmente em São Luís, recuperou e vem recuperando rodovias estaduais. Fomentou a saúde pública, a educação, a atração de investimentos, a geração de emprego e renda. Criou programas fundamentais contra a pobreza extrema. Deu maior ênfase à Cultura e ao Turismo. Conseguiu dar uma nova investida no agronegócio, na pecuária e o incentivo ao pequeno agricultor. Aumentou os investimentos do Maranhão, com arrecadações recordes e com o compromisso com a LRF.
Como se pode observar, o Maranhão se tornou um antro de narrativas macabras que não se sustentam, uma vez que o histórico está aí na internet para todos verem e tirarem suas conclusões.
Sabe-se que o período eleitoral brasileiro é cheio de bravatas e, agora, narrativas, cujo sonho é que ganhe repercussão na internet e, com isso, ficar firmado que uma mentira dita consiga persuadir as pessoas.
Mas parece que o povo está abrindo os olhos para esse tipo de covardia, pois está vendo os feitos em prol de seu bem-estar.
É importante para democracia o papel do contraditório, mas com responsabilidade e coerências com atos corretos que engrandece a vida do povo.
Jogar por jogar informações na internet sem que se veja as consequências é algo irresponsável.
Li que o pré-candidato Felipe Camarão pode deixar de lutar pelo governo do estado para facilitar a eleição do pré-candidato Eduardo Braide. Assim como fez o Lahesio Bonfim.
Ora, ora, ora… Então, o PT brigou por Felipe Camarão em vão? Lula deixaria de ter um palanque seu no Maranhão, para facilitar a eleição de Eduardo Braide? É BRINCADEIRINHA!!!
Caso uma bravata desses tivesse um fundo de verdade, com certeza Lula iria totalmente para o palanque de Orleans, pois o MDB sempre foi o partido mais fiel a Lula em todos os seus governos.
Para quem sabe, Lula não sofreu o impeachment, no Mensalão, graças ao MDB e especialmente, a José Sarney, que presidia o Senado.
É necessário para de debater política, conhecer sua historicidade!!!
E qual seria as vantagens para Lula ou até mesmo para Flávio Bolsonaro, em apoiar Eduardo Braide, se ele nunca declarou voto a nenhum dos dois? PARA COM ISSO!!!
O certo é que todo esse jogo não é porque querem Braide, mas sim porque odeiam Carlos Brandão por não ter dado o seu governo de porteiras abertas para os agora opositores!!!
Postado por Caio Hostilio em 13/jun/2026 - Sem Comentários
A garantia dos direitos da pessoa idosa foram o mote do 11º Arraiá da FelizIdade, promovido pelo vereador Raimundo Penha com o apoio do Governo do Estado e a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O pré-candidato a governador Orleans Brandão prestigiou a festa que reuniu cerca de 1.500 idosos participantes de grupos da terceira idade, no Centro de Convenções da UFMA
Recebido com muito carinho pelo público 60+ que lotou o Arraiá da FelizIdade, Orleans Brandão lembrou de outros encontros que já teve com idosos de São Luís, para ouvi-los e discutir propostas voltadas para essa parcela da população maranhense. “Estivemos no Baile da FelizIdade, já tivemos a nossa roda de conversa e hoje participamos desse grande arraial com muita alegria. E mais uma vez reafirmamos o nosso compromisso de seguir avançando em políticas públicas voltadas para os idosos. Vocês precisam e têm direito ao lazer, à cultura, à saúde. Por isso temos sido parceiros desse grande vereador que é o Raimundo Penha, a quem agradecemos por levantar a bandeira da terceira idade”, declarou o pré-candidato.
Orleans Brandão também disse que tem sido motivado por um número cada vez maior de pessoas que acreditam em seu projeto de continuar melhorando São Luís e o estado do Maranhão, sempre trabalhando em parceria com os representantes da população que têm efetivo trabalho para melhorar a vida das pessoas, como o vereador Raimundo Penha. “Essa parceria vai ter continuidade para que possamos continuar buscando, juntos, resolver os problemas da terceira idade”, concluiu.
Raimundo Penha fez questão de agradecer pela parceria do Governo do Estado, indispensável para a realização do Arraiá da FelizIdade, e pela atenção dispensada por Orleans Brandão aos projetos que buscam garantir os direitos das pessoas com mais de 60 anos de idade. “Nós oferecemos ao longo do ano atividades físicas, recreativas e culturais aos nossos idosos, no projeto SuperAção 60+ e em outros grupos que apoiamos, como a Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) da UFMA, para possibilitar que eles possam cuidar da saúde física e mental, e tenham assegurado a convivência social. E nada disso seria possível se não fossem os nossos parceiros”, enfatizou ele.
O já tradicional Arraiá da Felizidade, que acontece há 11 anos, reuniu mais de 1.500 idosos de diversos bairros de São Luís na tarde de quarta-feira (10). No palco, atrações culturais e grupos formados por idosos se revezaram para completa animação do público presente. A festa mais uma vez garantiu o direito ao lazer e à cultura ao público com mais de 60 anos de idade.
Postado por Caio Hostilio em 12/jun/2026 - Sem Comentários
Lula está gastando 1,4 bilhão de reais por dia nesta temporada eleitoral. É uma combinação de aumento de despesas com redução de receitas (via subsídios financeiros) que, por manobras governamentais, ficou à margem do Orçamento. Não há ilegalidade aparente, mas predomina uma certa ideia de informalidade nas contas públicas.
Uma pista sobre a dimensão desses gastos extras em plena temporada eleitoral foi levantada pelo economista Marcos Mendes. Ao pesquisar 33 medidas anunciadas pelo governo entre janeiro e maio, ele encontrou 215 bilhões de reais em aumento de despesas e redução de receitas fora dos padrões de controle fiscal.
É despesa bilionária que avança num ritmo significativo: gastos extras de 58 milhões de reais por hora, média de 970 000 reais por minuto.
Essa dinheirama sustenta as ofertas governamentais direcionadas a segmentos relevantes do eleitorado — entre eles, pessoas endividadas; estudantes carentes; motoristas de caminhão, de táxi e e motoqueiros. Mas não é só. Financia, também, subsídios ao consumo de combustíveis nos postos de abastecimento, na produção industrial e no agronegócio, para mitigar o impacto da alta de preços do petróleo (mais de 50% nos primeiros cinco meses) provocada pela guerra no Oriente Médio.
Continue lendo aqui