Othelino participa da assinatura de acordo para doação de bloquetes a municípios maranhenses

Publicado em   01/jul/2021
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quarta-feira (30), no Palácio dos Leões, da solenidade de assinatura do acordo de cooperação técnica de doação de blocos intertravados de concreto (bloquetes) para a pavimentação de vias públicas em municípios maranhenses. O ato foi conduzido pelo governador Flávio Dino.

A fabricação de blocos de concreto é um dos projetos do programa ‘Trabalho com Dignidade’, idealizado e executado pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). Os bloquetes são produzidos por detentos do Sistema Penitenciário de Pedrinhas.

Segundo Othelino Neto, a assinatura desses convênios oportuniza ganhos múltiplos para a sociedade, uma vez que, além de melhorar a infraestrutura urbana dos municípios, aproveita a mão de obra dos apenados como parte do processo de ressocialização e remissão de pena.

“É uma iniciativa que permite àqueles privados de liberdade a oportunidade de produzir, trabalhar e se ressocializar, deixando sua contribuição para a sociedade”, afirmou o parlamentar.

Beneficiados

Na ocasião, Othelino participou da assinatura do acordo de doação para os municípios de São Vicente Férrer, Turilândia e Senador La Rocque. Também foram beneficiadas as cidades de Amapá do Maranhão, São João dos Patos, Caxias e Sucupira do Norte.
Benefícios

O governador Flávio Dino destacou o alcance social do programa. “Nós vamos chegar a 70 fábricas, o que significa dizer que estaremos, ao longo deste ano, aptos a fornecer, permanentemente, blocos de cimento para as cidades do Maranhão, ajudando as Prefeituras a conservar as ruas”, ressaltou.

O secretário da SEAP, Murilo Andrade, afirmou que a pavimentação de vias públicas com os bloquetes vem incentivando o trabalho, além de gerar emprego e renda. “É um projeto que, além de atender às necessidades dos municípios, também trabalha com as pessoas privadas de liberdade, que antes não tinham um ofício e, hoje, estão inseridas nessas fábricas de produção de blocos de concreto”, ressaltou.

Também estiveram presentes ao evento os deputados estaduais Ariston Ribeiro (Avante), Adelmo Soares (PCdoB), Ana do Gás (PCdoB), Dr. Yglésio (PROS), Roberto Costa (MDB), Neto Evangelista (DEM), Cleide Coutinho (PDT), Daniela Tema (DEM) e Luiz Henrique Lula da Silva (PT); o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB); os prefeitos dos municípios contemplados e secretários de Estado.

  Publicado em: Política

Emenda de Weverton cria programas para enfrentar crise hídrica

Publicado em   01/jul/2021
por  Caio Hostilio

O senador Weverton apresentou uma emenda à Medida Provisória que cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (MP 1055/2021). A proposta prevê a articulação do governo federal, estados e municípios com o objetivo de implantar programas para enfrentar a crise de energia elétrica.
“Temos que trabalhar para que a população não sinta o impacto de uma crise hídrica que sempre reflete na conta de luz, que acaba ficando mais cara”, afirmou o senador.
De acordo com Weverton, é fundamental que os governos federal e estadual e os gestores municipais trabalhem juntos para que o Brasil não tenha que passar novamente por racionamento de energia.
“Precisamos estimular o uso consciente da energia, mas é importante que todos se articulem para evitar o risco de racionamentos, o que tem custos maiores e isso se reflete nas conta de luz e pesa no bolso das famílias brasileiras”, explicou.
Para o parlamentar, é necessário que todos se articulem para proteger o consumidor.
“Itens essenciais como, por exemplo, o gás, não param de subir. Reajustar os serviços básicos em um momento de crise como este é complicado. As pessoas estão na luta para colocar comida na mesa, imagina a dificuldade de pagar aumento de conta de luz. Muita gente perdeu renda com a pandemia. Temos que ter sensibilidade com isso”, declarou.
A MP 1055/2021, que cria a Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, tem o objetivo de estabelecer medidas emergenciais para a otimização do uso dos recursos naturais e para o enfrentamento da atual situação de escassez de água, na tentativa de garantir a continuidade do suprimento eletroenergético no país. O texto está em análise no Congresso Nacional.

  Publicado em: Política

Na tribuna da Câmara, Hildo Rocha presta homenagem póstuma ao prefeito Ronei Alencar

Publicado em   01/jul/2021
por  Caio Hostilio

O deputado federal Hildo Rocha lamentou a morte do prefeito de São Francisco do Brejão, Ronei Alencar, ocorrida ontem, pela madrugada. Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o parlamentar destacou que Ronei foi um grande empresário do Município, produtor do melhor queijo da região tocantina. O parlamentar também ressaltou que o prefeito estava fazendo excelente administração.

“Tive a oportunidade de conhecer a administração do prefeito Ronei quando estive em São Francisco do Brejão, no mês passado. Na ocasião, pude constatar o entusiasmo que ele nutria acerca dos projetos que pretendia realizar em prol do desenvolvimento do município”, anunciou Hildo Rocha.

Luto e esperança 

O deputado enfatizou que o Maranhão e o município de São Francisco do Brejão estão de luto. “Registro aqui, portanto, os meus pêsames a toda a família do Ronei, aos seus amigos e a toda a população de São Francisco do Brejão. Agora a esperança de São Francisco do Brejão está depositada nas mãos da Vice-Prefeita, Edinalva Brandão. Tenho certeza que ela vai dar continuidade ao trabalho desse grande Prefeito, desse grande empresário, desse grande pai e filho, que foi o nosso querido amigo Ronei”, comentou Hildo Rocha.

Ronei Alencar foi eleito em 2020 com 57,65% dos votos válidos. Era o oitavo prefeito de São Francisco do Brejão, município de apenas 26 anos de existência, localizado a 447 Km de São Luis.

https://youtu.be/96SdNdKEy_M

http://hildorocha.com.br/site/na-tribuna-da-camara-hildo-rocha-presta-homenagem-postuma-ao-prefeito-ronei-alencar/

https://bit.ly/3qD8BdY

  Publicado em: Política

DESENVOLVIMENTO – Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil participa nesta quinta-feira (01), a partir das 10h, da Conferência estadual do G51 que reúne prefeitos de municípios da região do Matopiba no NE

Publicado em   01/jul/2021
por  Caio Hostilio

O evento online será na próxima quinta-feira (1º de julho), às 10h, com transmissão pelo Youtube (https://youtu.be/FcEqq3xIuw4) da Sudene. Sudene e prefeitos irão debater ações para a retomada econômica das cidades

Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil na última noite do São João Que a Gente Quer em Casa

O encontro contará com a participação de gestores municipais da Bahia e do Maranhão, além de apresentações do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto; do diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Autarquia, Raimundo Gomes de Matos; e da diretora geral do Agronordeste/Ministério Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Adriana Melo Alves. Confirmaram presença os prefeitos de Barreiras (BA), Zito Barbosa; Bacabal (MA), Edvan Brandão; Balsas (MA), Erick Augusto; Caxias (MA), Fábio Gentil; Imperatriz (MA), Assis Ramos; Presidente Dutra (MA), Raimundo Alves; e Santa Inês (MA), Felipe dos Pneus.

O prefeito Fábio Gentil, durante a última noite do São João Que a Gente Quer em Casa, falou sobre a importância de participar do evento. “Nós vamos ter uma reunião da Sudene, onde a Prefeitura de Caxias foi uma das convidadas, pelo patamar do município, por ser uma macro regional, por ser uma referência para outros municípios da região. Será uma discussão salutar, que irá tratar do Matopiba, projetos e parcerias, onde a gente poderá evitar que danos mais graves possam ocorrer na nossa regional. O município de Caxias tem se sobressaído, e, a gente tem a oportunidade de enaltecer o que Caxias tem de bom e ajudar os nossos municípios da região”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Serão debatidas as propostas do G51 para uma nova abordagem de desenvolvimento regional e as ações da Sudene para o desenvolvimento local. Os prefeitos terão a oportunidade de expor os principais projetos, demandas urgentes e prioridades para retomada da economia em cada município. Já foram realizados encontros estaduais com prefeitos de municípios localizados em Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí e Sergipe. Os encontros vêm debatendo temas como Cidades Inteligentes, Gestão Pública, Habitação, Saneamento e Agricultura Familiar.

Essas conferências são preparatórias para um encontro nacional, em Brasília, que irá reunir instituições governamentais e parceiros para consolidar uma nova estratégia de potencialização de políticas públicas, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão municipal através de novos projetos. Formado pelos municípios-polo da área de atuação da Autarquia que possuem condições de ampliar o alcance de políticas públicas e programas de governo, o G51 faz parte da rede de cidades intermediárias propostas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e são a base da estratégia territorial de implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene.

Programação do evento

10H: ABERTURA

Saudações pela equipe da Sudene.

10H05: EXPOSIÇÕES

Evaldo Cruz Neto – Superintendente da Sudene (10 minutos)

G51: propostas para uma nova abordagem de desenvolvimento regional

Raimundo Gomes de Matos – Diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudene (5 minutos)

Ações da Sudene pelo desenvolvimento local

Sudene: ação pelo desenvolvimento regional (3 minutos)

Vídeo institucional

Adriana Melo Alves – diretora geral do Agronordeste do Mapa (15 minutos)

Desenvolvimento regional

10H45: DEBATES

Cada prefeito participante terá até 7 minutos para abordar principais projetos, demandas urgentes e prioridades para retomada da economia em cada município.

11H30: ENCERRAMENTO

Informes finais e respostas às perguntas.

O evento é público e será transmitido pelo canal da Sudene no Youtube. Portanto, o encontro poderá ser acompanhado por outras instituições parceiras, secretários de outros municípios, além da sociedade civil.

Site: Sudene

  Publicado em: Política

Prefeito Eduardo Braide reúne-se com equipe de formadores da rede municipal de São Luís

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

A equipe de Formadores da Rede Municipal de Ensino de São Luís se reuniu, nesta quarta-feira (30), para o encerramento do primeiro semestre de preparação do corpo docente do município. O encontro aconteceu no Centro Avançado de Apoio à Educação (CAAED), no bairro Alemanha, e contou com a presença do prefeito Eduardo Braide, que agradeceu o empenho da equipe na formação dos profissionais para o ensino remoto, e do secretário municipal de Educação, Marco Moura

 “Vocês têm realizado um ótimo trabalho para que os alunos da nossa rede municipal de ensino continuem tendo aula mesmo diante dessa crise que estamos enfrentando. Agradeço todo o empenho e me coloco à disposição dos que mais precisarem para continuarmos aperfeiçoando o modo ensino e a educação de São Luís”.

No último mês, a equipe de formadores da Prefeitura de São Luís realizou um treinamento para os quase três mil profissionais que integram a rede municipal de ensino sobre os recursos da plataforma Google For Education, espaço virtual voltado para o setor da educação com ferramentas para o ensino, aprendizagem e conexão. Entre os serviços oferecidos estão: Meet, Sala de Aula ou Google Classroom, Gmail, Agenda, Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações, entre outros.

O prefeito Eduardo Braide lembrou que a Prefeitura de São Luís tem se empenhado para a retomada da normalidade, inclusive para a volta às aulas presenciais. “São Luís foi a primeira capital do Nordeste a iniciar a vacinação contra a Covid dos profissionais de Educação, assim como a primeira capital do Brasil a iniciar a vacinação da população acima de 18 anos. Nos próximos dias a gente deve vacinar 100% da população adulta e a boa notícia é que eu já solicitei a autorização do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes com idade entre 12 e 17 anos”, anunciou.

Já o secretário de Educação de São Luís destacou que o grupo de formadores foi e continua sendo essencial neste momento de ensino remoto em razão da pandemia de coronavírus e do futuro da educação. “Por meio dos nossos formadores, temos trabalhado para novas tecnologias para o ensino híbrido que se apresentou à comunidade devido à pandemia e que hoje é uma realidade para todo o mundo. Finalizamos o primeiro e nos próximos meses seguiremos atualizando os nossos profissionais de educação do que se faz necessário para melhorar cada vez mais o ensino”, destacou Marco Moura.

  Publicado em: Política

Corrupto e desequilibrado!!! Aziz deixa escapar áudio com ameaça a Marcos Rogério: ‘quebrar ele todinho’

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), ameaçou nesta quarta-feira (30) o senador Marcos Rogério (DEM-RO). Aziz olha para o relator, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), e dispara: “Rapaz, ainda vou encontrar com esse cara e quebrar ele todinho”, disse o senador do Amazonas em áudio vazado.

O presidente da CPI ficou irritado após o Marcos Rogério chamar a CPI da Covid-19 de “circo”. Em Seguida ele foi repreendido por Omar Aziz (PSD-AM). “Vossa Excelência é o maior palhaço que tem aqui”, rebateu. “E o senhor é o chefe do circo”, disse Marcos Rogério.

O vídeo com o áudio em que Aziz ameaça Marcos Rogério foi publicado pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

“Ouvimos direito? Seria o Presidente da CPI do lula em conversa com o relator da CPI do lula ameaçando a vida de outro senador?”, questionou o filho do presidente Jair Bolsonaro.

  Publicado em: Política

Neto Evangelista pede justiça no caso de feminicídio de Mariana Costa

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

O deputado estadual Neto Evangelista (DEM) manifestou, nesta quarta-feira (30), durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, apoio ao julgamento e pediu justiça no caso de feminicídio de Mariana Costa, vítima de feminicídio em 2016.

“Após algumas manobras jurídicas e, por último, o abandono da sessão por parte dos advogados de defesa do acusado, começou hoje, o julgamento do Tribunal do Júri do feminicídio da Mariana. Esperamos que a justiça de Deus e a dos homens possa ser feita e o réu seja condenado por este crime brutal ocorrido na cidade de São Luís”, declarou Neto.

Segundo investigações, a publicitária Mariana Costa foi violentada sexualmente e assassinada por asfixia pelo empresário Lucas Porto, cunhado da vítima. Preso no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, desde 2016, pelos crimes de estupro, homicídio e feminicídio, ele pode ser condenado a até 60 anos de reclusão.

  Publicado em: Política

Othelino Neto viabiliza ‘Arraial da Vacinação’ em Vargem Grande

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), reuniu-se, nesta quarta-feira (30), com o secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, e o prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, para solicitar a realização do ‘Arraial da Vacinação’ no município. Na ocasião, o parlamentar destacou a importância da mobilização que vem ajudando a acelerar a imunização no interior do Estado.

Segundo Othelino, Vargem Grande já aplicou quase a totalidade das doses disponibilizadas pela SES e, por isso, necessita ampliar a vacinação para que avance na redução da faixa etária de imunização. “O secretário Carlos Lula se disponibilizou a atender ao nosso pedido e, em breve, o ‘Arraial da Vacinação’ chegará também a Vargem Grande”, afirmou.

O prefeito Carlinhos Barros agradeceu ao parlamentar pelo apoio. “O deputado Othelino é sempre muito sensível com as demandas de Vargem Grande. Saímos com a garantia de que o ‘Arraial da Vacinação’ será realizado em nossa cidade, o que nos deixa muito felizes por isso”, disse o gestor.

Outros municípios 

Na reunião, o chefe do Legislativo maranhense solicitou, ainda, que o ‘Arraial da Vacinação’ também seja levado a outros municípios, como Presidente Sarney, São Vicente Férrer e São Francisco do Maranhão, que também estão demandando mais doses de imunizantes.

O secretário Carlos Lula reforçou que o objetivo é levar a ação para todos os municípios. “A nossa ideia é que tenhamos condições de vacinar toda a população adulta do Maranhão com as duas doses até o final do ano. As vacinas são dos municípios e o Estado é apenas um parceiro no sentido de viabilizar a imunização o mais rápido possível”, afirmou.

  Publicado em: Política

Assistam ao vídeo!!! Caxias vem recebendo pessoas de outros municípios para vacinar e Fabio Gentil anuncia mais vacinas

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

Devido a procura de muitas pessoas oriundas de outras cidades, usando de má fé com comprovantes de residência de Caxias, se passando por moradores da cidade, a secretaria de saúde do município, definiu que, a partir de agora, as pessoas que não tiverem nenhum comprovante de residência de Caxias em seu nome, deverá apresentar como critério de comprovação residencial, o documento de domicílio eleitoral, ou título de eleitor, para comprovar seu domicílio em Caxias.

Afim de resguardar as vacinas para a população caxiense, essas norma entra em vigor a partir de hoje, quarta-feira dia 30 de junho de 2021.

Secretaria municipal de saúde de Caxias.
Prefeitura de Caxias, a cidade que a gente quer.

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, anuncia mais vacinas e mais conquistas para Caxias.

  Publicado em: Política

O Maranhão é o 14º estado em distribuição das vacinas contra o Covid-19… Por isso cabe sempre questionar: Cadê o restante das vacinas?

Publicado em   30/jun/2021
por  Caio Hostilio

De acordo com o mapa do Ministério da Saúde, o Maranhão figura na 14ª posição em distribuição das vacinas contra o Covid-19.

O Rio Grande do Norte, da incompetente governadora petista Fátima Bezerra, figura em último lugar, mostrando a irresponsabilidade de uma gestão em salvar vidas.

Alagoas, terra do corrupto Renan Calheiros, cujo filho e governador, mostra a ineficiência na distribuição das vacinas e olha que o estado é minúsculo.

Vejam a hipocrisia, canalhice e politicalha dessa gente, que usa das mortes pelo Covid-19 como palanque para suas presepadas eleitorais.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos