Neto Evangelista destina 1 tonelada de alimentos para atletas e profissionais da Educação Física

Publicado em   17/maio/2021
por  Caio Hostilio

Vários atletas e profissionais de educação física que foram fortemente afetados pela pandemia da COVID-19 foram beneficiados com 1 tonelada de alimentos. A doação foi feita pelo deputado estadual Neto Evangelista (DEM) ao projeto “Vencendo Barreiras” da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), e entregue aos profissionais da categoria no estádio Nhozinho Santos.
“É o momento de darmos às mãos para ajudar  quem mais precisa. E hoje realizamos mais um gesto de amor ao próximo com a entrega das cestas básicas aos profissionais do esporte. Não vamos resolver o problema de todo mundo, mas se cada um que pode, fizer um pouco, conseguiremos amenizar a situação de muita gente”, destacou Neto.
O deputado, por meio de emenda parlamentar, adquiriu 40 toneladas de alimentos que estão sendo entregues à categorias e pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado.
O secretário de Esporte, Ricardo Diniz, elogiou e agradeceu o apoio do democrata ao projeto Vencendo Barreiras. “O Neto é uma pessoa amiga, que tem um carinho muito grande pelo próximo. E quando nós solicitamos ele prontamente atendeu. Que esse seu gesto seja exemplo para muitas outras pessoas fazerem sua parte”.
Também participaram do evento os secretários adjuntos de esporte, Arnaldo Murad e Débora Pinheiro e os vereadores Octávio Soeiro (Podemos) e Karla Sarney (PSD).

  Publicado em: Política

Mistério!!! Polícia investiga se MC Kevin tentou pular da sacada do hotel para a piscina

Publicado em   17/maio/2021
por  Caio Hostilio

Polícia investiga se MC Kevin tentou pular da sacada do hotel para a piscina

A Polícia Civil investiga a morte do funkeiro Kevin Nascimento Bueno, de 23 anos, conhecido como MC Kevin. Ele morreu na noite deste domingo (16) depois de cair da sacada de um hotel na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A informação sobre a morte foi confirmada em nota pela Secretaria de Saúde do Rio.

De acordo com informações preliminares, passadas pela Polícia Militar, o funkeiro teria tentado pular da varanda do quarto para a piscina e teria batido com a cabeça na borda dessa piscina.

A esposa de MC Kevin, a advogada Deolane Bezerra, amigos e a equipe de produção que trabalhava com o funkeiro prestaram depoimento na madrugada desta segunda-feira (17) na 16ª DP (Barra da Tijuca), que investiga o caso. Alguns já tinham sido ouvidos no hotel.

MC Kevin morava em Mogi das Cruzes, em São Paulo, mas estava no Rio porque tinha feito um show em uma boate em Vila Valqueire, na Zona Norte no sábado (15).

Há duas semanas, ele se casou com Deolane em uma praia do México. Os dois estavam juntos no último show do cantor.

O corpo do funkeiro foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) e deve ser liberado nesta manhã por amigos e parentes.

  Publicado em: Política

Prefeito Eduardo Braide entrega Ponto Limpo na região do Coroadinho

Publicado em   17/maio/2021
por  Caio Hostilio

A gestão do prefeito Eduardo Braide tem avançado no combate ao descarte irregular de resíduos sólidos nos bairros de São Luís, desde o início do ano, com a  instalação de pontos limpos em áreas degradadas pelo acúmulo de detritos pela cidade. Neste sábado (15), foi entregue o 11º Ponto Limpo, desta vez no na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho.

Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide destacou que o objetivo da instalação do Ponto Limpo é incentivar atitudes conscientes por parte da população. “Infelizmente, temos muitas áreas degradadas nos bairros por causa do acúmulo indevido de lixo, mesmo com o trabalho diário realizado pelas nossas equipes de limpeza urbana. Por meio da ação Ponto Limpo, estamos mostrando à população que é possível, sim, acabar com os lixões que poluem nossos bairros, se houver cooperação e atitudes sustentáveis de todo mundo”, disse.

O novo Ponto Limpo fica entre as avenidas Sarney Filho e São José de Ribamar, na Vila São Sebastião, comunidade do polo Coroadinho. O espaço que agora se assemelha a um jardim após ser totalmente limpo e revitalizado pela Prefeitura era usado para o descarte irregular de todo tipo de resíduo, de móveis sem uso a lixo doméstico, incluindo restos de alimentos, recicláveis e até mesmo animais mortos.

Zuíla Santos, que mora próximo ao local há 42 anos, disse que o Ponto Limpo representa mais bem-estar para a comunidade. “Esse lixão que tinha aqui atraía  muitas baratas, ratos, moscas, além do mau cheiro. Agora a gente vai poder sair na porta de casa mais feliz porque não vai mais ver sujeira”, comentou.

O presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU), Joabson Junior, frisou que a limpeza do local depende da população. “A Prefeitura fez toda a limpeza da área, recupera o espaço e instala um Ponto Limpo, mas, se a população não cooperar, não será possível manter desta forma. Por isso, durante todo o processo de instalação do Ponto Limpo nossos agentes de limpeza conversam com a população, explicam a forma correta de descartar o lixo entre outras informações educativas”, explicou.

A meta é instalar pelo menos 100 pontos limpos em toda a cidade. O Ponto Limpo traz diversos impactos positivos para a área. O mais importante deles é o fim dos lixões nas vias públicas. Outra mudança importante é relativa à saúde pública, já que inibe que mosquitos vetores de doenças façam seus criadouros na área. Tem ainda a recuperação urbana do espaço, a melhoria visual da via e o impacto na educação ambiental da população.

O Ponto Limpo deste sábado, instalado na Vila São Sebastião, é o 11° espaço revitalizado em cinco meses da iniciativa, que já passou por vários bairros e se fará presente em outras dezenas ainda neste primeiro semestre de 2021, como prevê a Prefeitura de São Luís que, em paralelo, mantém regular o serviço de coleta domiciliar de lixo e conta com a colaboração de toda a população para a construção de uma cidade melhor.

O prefeito Eduardo Braide estava acompanhado do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; do presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Joabson Junior; do vereador Daniel Oliveira (PL), do ex-vereador Nato, de lideranças e moradores da comunidade.

  Publicado em: Política

Em pronunciamento alusivo aos 39 anos de Estreito, Hildo Rocha cita conquistas do município viabilizadas por emendas de sua autoria

Publicado em   17/maio/2021
por  Caio Hostilio

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal o deputado Hildo Rocha fez saudação especial ao município de Estreito que comemorou 39 anos de emancipação política e administrativa. Na oportunidade, o parlamentar enumerou algumas das realizações da administração do ex-prefeito Cicin que foram viabilizadas por emendas parlamentares de sua autoria.

“Estreito é uma cidade bonita e aprazível. Graças à força do trabalho dos seus habitantes, esse município tem se desenvolvido, até mais do que outras cidades do Maranhão. Logicamente, esse desenvolvimento também decorre da capacidade de inúmeras pessoas que ocupam ou ocuparam cargos públicos no município como é o caso do ex-prefeito Cicinho, dos vereadores, ex-vereadores e outros ex-prefeitos que ajudaram no desenvolvimento da cidade”, ressaltou o deputado.

Confiança e retribuição 

Hildo Rocha lembrou que nas duas eleições que ele concorreu ao cargo de deputado federal (2014 e 2018) os eleitores de Estreito confiaram e apoiaram a sua eleição.

“Em reconhecimento à boa vontade do povo de Estreito, à confiança que a população depositou em mim, tenho retribuído com trabalho que se reverte em benefícios para a população. Graças ao trabalho que fiz, em parceria com o ex-prefeito Cicin, a orla do Rio Tocantins está urbanizada e muito bonita. Graças ao nosso trabalho, Estreito ganhou um belíssimo Centro de Convivência dos Idosos; várias famílias passaram a receber água potável em suas casas; destinei recursos para a compra de equipamentos, inclusive escavadeira hidráulica, que ajuda na construção de açudes e também em outras atividades; patrulhas mecanizadas foram entregues através de convênios com a Prefeitura; adquirimos veículos para a saúde; destinei recursos para compra de equipamentos para postos de saúde e para o hospital, recursos de emendas de minha autoria também para construir quadras poliesportivas “, destacou Hildo Rocha.

Investimentos na infraestrutura municipal 

Outra realização grandiosa, citada pelo parlamentar, foi a pavimentação da Estrada que liga a BR-230 à praia da Cigana. “Além dessa obra importantíssima, também destinei recursos para a pavimentação de ruas e avenidas. O Bairro Cibrazem foi pavimentado com recursos que destinei para o ex-prefeito Cicinho fazer essa obra e pavimentar inúmeras ruas de outros bairros na sede do município”, enfatizou o deputado.

Recursos para a administração do prefeito Leo Cunha 

Hildo Rocha lembrou ainda que a atual administração também recebeu recursos federais viabilizados por emenda parlamentar de sua autoria. “Para que o prefeito Leo Cunha possa continuar trabalhando e promovendo o desenvolvimento da cidade destinei recursos para investimentos em estradas municipais. Esse dinheiro é para ser aplicado na reforma, recuperação e melhoria das estradas de acesso a diversos povoados. Também há recursos para a construção de uma fábrica de beneficiamento de mandioca. Portanto, ao longo dos dois mandatos de deputado que conquistei com o apoio da população de Estreito, tive a felicidade de também contribuir para o desenvolvimento do município”, afirmou Hildo Rocha.

Saudações aos parlamentares municipais 

O deputado encerrou o pronunciamento com uma saudação especial aos parlamentares do Poder Legislativo de Estreito. “Saúdo todos os representantes do povo de Estreito no Legislativo Municipal, saúdo os Vereadores do Município, em nome do Vereador Diney e saúdo todas as Vereadoras saudando a Vereadora Mariana. Um grande abraço a todos estreitenses! Meus parabéns!”, completou Hildo Rocha.

https://youtu.be/vYS2MZfEFDg

http://hildorocha.com.br/site/em-pronunciamento-alusivo-aos-39-anos-de-estreito-hildo-rocha-cita-conquistas-do-municipio-viabilizadas-por-emendas-de-sua-autoria/

https://bit.ly/3bvHPxX

  Publicado em: Política

Catadores recebem auxílio de R$ 400 reais e Estado reforça parceria com município

Publicado em   17/maio/2021
por  Caio Hostilio

O evento de entrega dos cartões para 17 catadores que integram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis ocorreu no auditório da Prefeitura de Caxias (MA). Eles estão sendo contemplados com o Auxílio Emergencial do Programa Estadual de Incremento à Renda dos Catadores Maranhenses (auxílio emergencial) no valor de R$ 400,00 até o mês de dezembro de 2021, que visa ajudar esse segmento à enfrentar as adversidades sociais decorrentes da pandemia da covid-19.

“Vai ser importante, porque estamos seguros até dezembro. A pandemia atrapalhou 90% o nosso trabalho. Nós não estamos conseguindo encontrar a matéria prima para nossa produção. Essa ajuda vem em boa hora”, disse seu Damião Gomes, catador.

“Ficou complicado, porque não podemos sair para lugar nenhum, temos medo de adoecer com essa doença. A gente tem que se proteger. Com essa ajuda vai ficar melhor”, frisa Rôse Maylane, catadora.

“O Inasa trabalhou para a fundação da associação, porque esse é um trabalho que vem de longa data. Nós conseguimos formalizar a associação, que agora está possibilitando que eles recebam este benefício”, destaca Luis Neves, representante do Inasa.

A solenidade contou com a presença do secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves; Amanda Gentil, Assessora Especial da Prefeitura de Caxias; Kiara Braga, secretária municipal Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; além de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil e Secretaria Municipal do Trabalho e Economia Solidária.

“Temos trabalhado junto ao poder público e a sociedade para a adoção de políticas públicas. Com este programa mais de 800 famílias foram assistidas. Estamos atuando em 40 municípios com mais de 3 mil catadores. Hoje, estamos beneficiando 17 pessoas com o auxílio”, frisa Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.

“É muito importante dar visibilidade para as classes mais necessitadas da nossa cidade e do nosso Estado. Fico feliz com a presença do Governo do Estado, por essa parceria com o município, de poder está ajudando os nossos catadores com o auxílio emergencial de R$ 400,00 até dezembro, que ajuda a proporcionar uma vida melhor, e a colocar comida na mesa”, afirma Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).

O edital para cadastramento dos catadores de resíduos sólidos, vinculados a associações e cooperativas, conforme previsto pela Lei Estadual Nº 11.380, foi realizado pelo governo do estado. O pagamento do auxílio emergencial é feito pela Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), de forma prioritária aos beneficiários do Projeto Pró Catador. O Programa de Renda dos Catadores Maranhenses é uma proposta de cooperação entre poder público e catadores de materiais recicláveis, com o objetivo de apoiar esses trabalhadores no enfrentamento às adversidades sociais decorrentes da pandemia da covid-19.

Os catadores de resíduos sólidos atuam nas atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

“Nós estamos fazendo o incremento da estrutura das cooperativas. O município de Caxias vai doar o galpão para fazer a coleta seletiva no município e selecionar esses produtos para que gerem renda para essas famílias de catadores. O Programa atende mais de 70 pessoas em Caxias (MA)” destaca Jowberth Alves, secretário estadual do Trabalho e Economia Solidária.

“Além disso, a parceria do Estado com o município é importante, porque o município está doando um galpão para melhorar as condições de trabalho desses catadores. E, o governo do Estado está doando caminhão e EPI’s, com isso vai ajudar muito o trabalho dos nossos catadores de materiais recicláveis”, frisa Amanda Gentil, assessora especial da Prefeitura de Caxias (MA).

Por meio de parceria com a Prefeitura de Caxias, o trabalho junto aos catadores está avançando com a organização das pessoas em um espaço, onde será possível a separação adequada do material recolhido do lixão controlado de Caxias (MA).

“O benefício vai ser muito bom, e em nome da associação eu agradeço ao governo, porque vai ajudar muito aos catadores. Já possuímos o galpão, agora temos a garantia de receber o caminhão e os EPIs”, afirma Michele Henrique, presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis.

“O Programa Pró Catadores, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está acompanhando desde o início. O município além do suporte está entrando com o galpão, onde será um local mais salubre para que eles possam estar executando o trabalho” afirma Kiara Braga, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

  Publicado em: Política

Lula não enche uma kombi!!! Assistam aos vídeos: O Agronegócio e caminhoneiros lotam Brasília em apoio a Bolsonaro… As pesquisas mequetrefes da UOL só convence idiota!!!

Publicado em   15/maio/2021
por  Caio Hostilio

O agronegócio marcou um grande ato para esse sábado, dia 15, em Brasília, como um gesto de apoio do povo rural que está com o presidente Bolsonaro e ”não larga”. Sindicatos do agronegócio, cooperativas, políticos, especialistas e trabalhadores em geral, dos mais ricos aos mais pobres, e de todo o país, confirmaram presença em Brasília espontaneamente. E os primeiros a chegar foram os caminhoneiros. “Por volta das 15h30, estarei com o povo na esplanada. Um abraço a todos”, comentou o presidente Bolsonaro.

Vejam as fotos e os vídeos abaixo:


protesto agro 15 mai 2021

protesto agro 15 mai 2021 9
protesto agro 15 mai 2021 7

  Publicado em: Política

Prefeitura de São Luís segue com vacinação contra Influenza neste sábado (15)

Publicado em   15/maio/2021
por  Caio Hostilio

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), prossegue com a vacinação contra a Influenza/H1N1 neste sábado (15) no Terminal da Praia Grande, das 8h30 ao meio-dia e em 16 postos do programa Saúde na Hora, das 7h ao meio-dia.

 A imunização no terminal conta com a participação da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) que opera no apoio logístico da ação. No terminal, serão aplicadas doses aos seguintes públicos: idosos e professores (grupo da segunda fase da campanha), além de gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde que perderam os prazos de chamamento da primeira fase da campanha.

 Já nos postos do programa Saúde na Hora, também no sábado (15), além dos públicos contemplados no Terminal da Praia Grande, também serão vacinadas as crianças entre seis meses e menores de seis anos que perderam os prazos da primeira etapa da campanha, que começou oficialmente em abril deste ano.

Para o secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, a estratégia de ampliação de locais de vacinação e de dias de atendimento fortalece a cobertura imunológica. “A população deve comparecer aos locais para buscar a sua proteção imunológica. Por determinação do prefeito Eduardo Braide, ampliamos nossos pontos para que a vacina chegue a quem precisa e para que São Luís cumpra a meta de imunização contra a Influenza”, disse.

Cronograma

Na segunda (17), terça (18) e na quarta-feira (19), das 9h às 17h, a equipe de imunização da Semus estará no Terminal da Cohab (na Avenida Jerônimo de Albuquerque). Nos dias 20 e 21, das 9h às 17h e no dia 22, das 8h30 às 12h, a vacinação contra a Influenza também estará disponível no Terminal do São Cristóvão (na Avenida Lourenço Vieira da Silva).

Nos dias 24 a 26, das 9h às 17h, equipe itinerante da Semus aplicará doses no Terminal da Cohama (na avenida Daniel de La Touche) e, por fim, nos dias 27 e 28 de maio deste ano, das 9h às 17h, as equipes estarão no Terminal do Distrito Industrial, na BR-135.

Orientações

O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses (Influenza e Covid-19) de forma simultânea. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19 devem priorizar a dose contra o coronavírus e agendar a vacina contra a Influenza com um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

 Calendário de atendimento nos Terminais de Integração para a Influenza

              Terminal da Praia Grande – dia 15, das 8h30 às 12h

              Terminal da Cohab – dias 17 a 19, das 9h às 17h

              Terminal do São Cristóvão – dias 20 e 21, das 9h às 17h; dia 22, das 8h30 às 12h

              Terminal da Cohama – dias 24 a 26, das 9h às 17h

              Terminal do Distrito Industrial- dias 27 e 28, das 9h às 17h

               Públicos a serem contemplados neste sábado

              – Crianças entre seis meses e menores de seis anos (cujos pais ou responsáveis que perderam o prazo anteriormente estipulado para vacinação)

              – Gestantes e puérperas com 45 dias de parto

              – Trabalhadores de saúde (ativos e de instituições hospitalares)

 Postos abertos neste sábado, dia 15 de maio:

1.              CS ANTÔNIO CARLOS REIS (OLÍMPICA I) – Rua 2, quadra 64, Bloco A

2.              CS FABICIANA MORAES – Rua 5, Conjunto Habitar Nice Lobão

3.              CS TURU – Avenida 7, Conjunto Habitacional Turu

4.              CS GENÉSIO RAMOS FILHO – Rua Padre Vieira, sem número, Cohab Anil IV

5.              CS COHAB ANIL – Avenida 4, sem número, Cohab Anil 4

6.              CS SÃO FRANCISCO – Rua das Paparaúbas, quadra 13, lote 31, São Francisco

7.              CS VILA NOVA – Praça Sousa Gomes, sem número, Vila Nova

8.              CS VILA BACANGA/EMBRIÃO – Avenida dos Portugueses, sem número, Vila Bacanga

9.              CS CLODOMIR PINHEIRO COSTA – Avenida Principal, sem número, Anjo da Guarda

10.              CS AMAR – Rua Deputado Luís Rocha, Vicente Fialho

11.              CS LIBERDADE – Rua Machado de Assis, Liberdade

12.              CS Dr. JOSÉ CARLOS MACIEIRA – Avenida dos Africanos, Sacavém

13.              CS SÃO CRISTÓVÃO – Travessa Campo da Estrela, sem número, São Cristóvão

14.              CS SÃO RAIMUNDO – Avenida José Sarney, sem número, Mauro Fecury II

15.              CS SANTA BÁRBARA – Rua Principal, nº180. Santa Bárbara

16.              CS LAURA VASCONCELOS – BR-135, sem número, Estiva

  Publicado em: Política

Prefeitura de São José de Ribamar assina termo de adesão ao Programa Cidade Empreendedora

Publicado em   15/maio/2021
por  Caio Hostilio

Nesta sexta-feira (14), o município de São José de Ribamar assumiu um compromisso com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) e com o Governo do Estado de trabalhar o empreendedorismo como uma das prioridades da gestão.

O prefeito do município, Dr. Julinho, assinou o protocolo de intenções do Programa Cidade Empreendedora, na sede da Secretaria Estadual de Industria e Comércio, na companhia do Secretário da pasta, Simplício Araújo e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda, Gilvana Dualibe.

O Programa Cidade Empreendedora foi idealizado pelo Sebrae, com o apoio do Governo do Maranhão e tem como objetivo alavancar a economia dos municípios maranhenses a partir do empreendedorismo, oferecendo um conjunto de ferramentas e soluções efetivas para reduzir a burocracia, gerar emprego, renda e oportunidades. Promover o aprimoramento do ambiente de negócios e torná-lo mais favorável, também é um indicador importante do programa.

Com o programa serão desenvolvidos os eixos voltados para a capacitação dos microempreendedores da cidade, desburocratização de processos e abertura da Sala do Empreendedor, que já será inaugurada na próxima segunda-feira, 17 de maio, na sede do prédio da Agência do Trabalho.

A Sala do Empreendedor vai atender pequenos, médios e grandes empreendedores interessados em instalar suas atividades na cidade, facilitando os processos de abertura, regularização e baixa de empresas, assim como, serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI).

  Publicado em: Política

E qual seria o adjetivo a um chileno/Botafogo? Maia chama ACM Neto de ‘Malandro baiano’: ‘Este baixinho não tem caráter’

Publicado em   14/maio/2021
por  Caio Hostilio

Nesta sexta-feira (14), o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (RJ) formalizou  o pedido de saída do DEM. Os comentários do ex-presidente da Câmara foram enviados ao perfil no Instagram do DEM, no qual ACM Neto havia feito várias críticas ao governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por tirar o vice-governador Rodrigo Garcia do DEM e filiá-lo ao PSDB.

Maia publicou mais de dez comentários em postagem do Instagram na qual ACM Neto critica João Doria por ter, segundo ele, pressionado Rodrigo Garcia a deixar o DEM e migrar para o PSDB.

Maia chamou ACM Neto de “malandro baiano” e escreveu que “esse baixinho não tem caráter”. Além disso, disse que o presidente do DEM será vice de Bolsonaro.

Mais cedo, em uma série de posts no Twitter, ACM Neto disse que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), é despreparado para “liderar um projeto nacional”. Também afirmou que o tucano tem “postura desagregadora” e “inabilidade política”.

“Oportunista. Você avisou que não apoiaria o Doria”, começou. “Neto. Vai pra casa. Na política você perdeu o respeito”, disse depois.

“Este baixinho não tem caráter. E ainda tem um pouco de pessoas que acreditam nele”, disparou Maia.

Também disse que ACM Neto “está ficando apenas com bolsonaristas”. E acrescentou: “Vice do Bolsonaro. Sobrou isso”.

  Publicado em: Política

Aí está Dino… Governo Federal não é obrigado a fazer o Censo em 2021, decide STF… Diga não as politiquices!!!

Publicado em   14/maio/2021
por  Caio Hostilio

O governador do Maranhão, Flávio Dino, na ânsia de mostrar serviço ao ex-presidiário Lula e quiçá ser o escolhido para vice, fez uma fanfarra tremenda encima do Censo, cujo Orçamento é votado e aprovado pelo Congresso Nacional, onde fez o corte dessa rubrica, porém Dino quis atingir o governo Bolsonaro… O tiro saiu pela culatra, haja vista que seria uma interversão no Congresso Nacional, ou seja, em 513 deputados federais e 81 senadores… O Ministro Marco Aurélio, com certeza, já velho, não observou sua asneira. 

O Supremo Tribunal Federal (STF ) formou maioria para que o governo federal não seja obrigado a realizar o Censo neste ano. O Censo foi cancelado após governo cortar orçamento do IBGE. Governo do Maranhão foi à Justiça. Ministro relator da ação, Marco Aurélio Mello, havia determinação realização ainda neste ano.

A maioria dos ministros seguiu o voto do ministro Gilmar Mendes, que votou pela realização do Censo em 2022.

De acordo com Gilmar, a realização do estudo no próximo ano evitará dificuldades que os recenseadores teriam neste ano, por causa da pandemia.

“Cuida-se de solução que, em suma, além de evitar as dificuldades inerentes ao recrutamento de mais de 200 mil agentes censitários e ao treinamento dos supervisores e recenseadores durante um período de agravamento da pandemia causada pelo SarsCoV-2 [o vírus da Covid], é capaz de trilhar caminho que preserva as bases da democracia representativa, especialmente a liberdade de atuação das instâncias políticas”, disse Mendes.

Gilmar disse ainda que “a concessão de prazo razoável se alinha com a necessidade de preservar o espaço de deliberação próprio das instâncias políticas, assegurando outra oportunidade para que o Poder Executivo, em articulação direta com o Congresso Nacional, assegure créditos orçamentários suficientes para a realização do Censo Demográfico do IBGE”.

Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso votaram nesse sentido. Assim, o Censo de 2020 que foi adiado para 2021 por causa da pandemia só deve acontecer, na verdade, em 2022.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos