Othelino Neto acompanha chegada de lote da vacina contra o coronavírus no Maranhão

Publicado em   19/jan/2021
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhou, na noite de segunda-feira (18), no Aeroporto Internacional de São Luís, a chegada  do 1º lote das doses da vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, para a imunização contra a Covid-19. O chefe do Parlamento estadual estava acompanhado dos secretários Carlos Lula (Saúde), Jefferson Portella (Segurança) e Diego Galdino (Governo).

“É o início de uma vitória contra o coronavírus, que, infelizmente, tem afetado milhares de famílias no mundo inteiro. A vacinação em nosso Estado começa com cerca de 160 mil doses e a nossa expectativa é que, à medida que forem chegando novos lotes, mais maranhenses sejam imunizados”, afirmou Othelino.

Othelino Neto disponibilizou a estrutura e logística da Alema para o transporte das doses aos municípios maranhenses. “Por entendemos que é necessário uma ampla mobilização, oferecemos ao Governo do Estado veículos e o que mais fosse necessário para a chegada das doses às regionais. Todos juntos para combater esse inimigo invisível, mas cruel”, completou.

Após a aterrissagem da aeronave, as cerca de 160 mil doses da vacina foram levadas à câmara frigorífica do Hospital Genésio Rego, na Vila Palmeira. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, as vacinas começarão a ser transportadas aos municípios a partir desta terça-feira (19).

“Já temos uma equipe pronta para separar as doses, de forma que possam chegar logo às regionais. Além dos aviões e helicópteros já disponibilizados, também contaremos com o apoio da Assembleia Legislativa, que nos dará esse suporte para agilizar o processo e fazer com que a imunização chegue o mais rápido possível ao interior do estado”, explicou Carlos Lula.

Os lotes de vacina CoronaVac chegaram sob a escolta da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portella, garantiu a continuidade da segurança na distribuição do imunizante aos municípios.

“Daremos toda a segurança policial, como foi estabelecido pela Secretaria de Saúde. Vamos garantir o transporte e a permanência segura no interior, para que a população tenha tranquilidade no acesso à esperada vacina”, afirmou Portella.

Imunização

Ainda na noite de segunda-feira, profissionais de saúde do Maranhão receberam as primeiras doses da CoronaVac no estado.  A técnica de enfermagem Egle Maia Sousa foi a primeira maranhense a ser imunizada contra o coronavírus. Fabiana Guajajara, de origem indígena, da aldeia Arariboia; a médica infectologista Conceição de Azevedo; o fisioterapeuta Henrique Novaes sobrinho e a enfermeira Sônia de Matos também foram vacinados contra a Covid-19, em ato realizado com a presença do governador Flávio Dino.

  Publicado em: Política

Quem será quem nas eleições de 2022?

Publicado em   19/jan/2021
por  Caio Hostilio

Leio no blog do jornalista Marco D’Eça a seguinte matérias: “Convênios usados na eleição da Famem desgasta Brandão com Flávio Dino“, mas faço um questionamento: O governador Flávio Dino ao sair de “férias” exatamente no período da disputa pela Famem não teria deixado carta branca ao seu vice Carlos Brandão, na busca de derrotar o senador Weverton Rocha? Ora bolas!!! Brandão não seria irresponsável para transformar os Leões num balcão de negócios sem o aval do chefe!!!

Em 2022, tudo indica que não haverá um candidato de oposição e sequer o surgimento de uma terceira via, ou ainda, quiçá o aparecimento de uma liderança nova que faça a diferença, com isso a disputa estará entre os membros do grupo de Dino, que parece ser um “deus” aos seus seguidores.

Logo vem os questionamentos:

Como ficarão os palanques dos candidatos ao governo do Estado?

Como ficarão os palanques dos candidatos ao senado?

Os programas de governo serão semelhantes, já que são do mesmo grupo político?

Apresentarão os mesmos feitos do governo Flávio Dino?

Quais seriam as críticas? Ou foi um governo de oito anos que transformou o Maranhão num mar de oportunidades?

Como seriam as disputas proporcionais?

Será que a disputa vem ocorrendo para quem deve ser o escolhido como candidato único, que disputará com ele mesmo?

Um mistério que precisa ser desvendado!!!

Se fossem escolher por número de vitórias, com certeza Weverton Rocha seria o candidato escolhido!!!

  Publicado em: Política

São essas práticas que fazem a política ser asquerosa…

Publicado em   19/jan/2021
por  Caio Hostilio

. Brasil. São Paulo - SP. Pandemia coronavírus. O Governador do Estado de São Paulo, João Doria dá início a Vacinação no Estado de São Paulo com a vacina na enfermaria Monica Calazans do Instituto Emílio Ribas. Enfermeira Monica Calazans ? primeira brasileira vacinada contra o Covid-19.

Fingir que ama pobre, criança e animal são as práticas mais asquerosas que vemos na política em época de eleição… Aí vale abraçar pobre suado, pegar no colo criança mijada e até cagada , e dizer que é um defensor assíduo dos animais. Mas ainda tem eleitor que se emociona com tanta patacoada. Ah!!! Nesse tempo de pandemia veio o álcool gel… Os políticos já usam álcool em suas caminhadas em época de campanha há décadas!!!

Ai ouve, entre os governadores, quem dissesse que o de São Paulo, João Doria, foi afoito ao entrar na foto de aplicação da vacina da covid logo no domingo. Em política, vale a máxima: quem pode mais, chora menos. E, com a situação de emergência, nenhum teria feito diferente. Ocorre que poucos admitem em público: “Eu teria feito a mesma coisa”…

Com certeza fazem, tanto que a maioria deles mandaram confeccionar um colete para o início da vacinação e aparecem em todas as fotos…

QUANTA HIPOCRISIA E MOLDURAS ASQUEROSAS!!!

  Publicado em: Política

Na estatística morreu mais idosos ou profissionais da saúde? Primeiro lote da Coronavac vai vacinar só 0,5% dos idosos e 34% dos profissionais de saúde

Publicado em   18/jan/2021
por  Caio Hostilio

O lote inicial de 6 milhões de doses da Coronavac que teve seu uso emergencial aprovado no domingo, 17, e começou a ser distribuído nesta segunda-feira, 18, será suficiente para a vacinação de apenas 0,5% dos idosos brasileiros e 34% dos profissionais de saúde do País, como mostra uma planilha do Ministério da Saúde com a divisão dos imunizantes por Estado e grupo prioritário. Não há previsão de data para o recebimento de mais doses.

Embora todos os idosos e trabalhadores da saúde do País sejam considerados população-alvo da imunização nas duas primeiras fases da campanha, o número limitado de doses disponíveis no momento obrigou o ministério a priorizar indivíduos com mais risco.

A pasta optou por priorizar idosos que vivem em instituições de longa permanência, grupo estimado em 156,8 mil pessoas e que equivale a 0,5% dos cerca de 29 milhões de idosos brasileiros, segundo estimativa do próprio ministério na versão do plano de imunização apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Já no caso dos profissionais de saúde, serão priorizados trabalhadores que atuem na linha de frente de combate à covid-19, tanto nos hospitais quanto em postos de saúde. Também serão vacinados funcionários das instituições de longa permanência de idosos e servidores que farão a vacinação da população, conforme informe técnico concluído nesta segunda, 18, pelo ministério e obtido pelo Estadão.

Os três primeiros grupos somam pouco mais de 2,2 milhões de pessoas, o equivalente a 34% dos mais de 5 milhões de profissionais da saúde do País, de acordo com estimativas do ministério.

“Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às UF e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional”, diz o documento.

“Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local: equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as seis milhões de doses; trabalhadores das instituições de longa permanência de idosos e de residências inclusivas (serviço de acolhimento institucional em residência inclusiva para jovens e adultos com deficiência); trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19; demais trabalhadores de saúde”, detalha o informe.Além dos 156,8 mil idosos institucionalizados e 2,2 milhões de profissionais de saúde, serão vacinados com esse primeiro lote da Coronavac 431,9 mil indígenas e 6,4 mil pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Outro fator que restringe ainda mais o número de aplicações é a necessidade de reserva da segunda dose para os imunizados e as perdas técnicas de doses, estimadas em 5% a 10%. Com isso, o primeiro lote entregue pelo Instituto Butantã imunizará cerca de 2,8 milhões de brasileiros.

Pazuello fez a entrega simbólica das doses da Coronavac na manhã desta segunda-feira, 18, e autorizou o início da vacinação ainda hoje  

Essa divisão foi proposta pelo Ministério da Saúde, mas os Estados têm autonomia para definir suas próprias estratégias, contanto que sigam as diretrizes federais sobre os grupos prioritários.

Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e titular da pasta no Maranhão, Carlos Lula diz acreditar que os Estados vão seguir, em sua maioria, a sugestão do ministério de como usar as primeiras doses.

Embora alguns especialistas e gestores tenham levantado a possibilidade de vacinar 6 milhões de pessoas com as primeiras doses e usar uma próxima remessa para administrar a segunda dose nesse mesmo grupo, Lula argumenta que essa seria uma estratégia arriscada e que ela não deve ser seguida pelos Estados e municípios.

“A eficácia da Coronavac é depois da segunda dose, então temos que fazer a reserva para, caso a gente não receba uma nova remessa em três semanas, termos condições de dar a segunda dose aos primeiros vacinados e garantir a imunidade. Se não fizermos isso, corremos o risco de perder o efeito da primeira dose”, diz ele.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabeleceu como 21 dias o intervalo entre as doses, podendo esse prazo ser esticado para até 28 dias. Se a segunda dose for dada após esse período, não há como garantir que o imunizante terá efeito.

Lula estima que o primeiro lote seja esgotado em apenas uma semana e diz não haver garantias de que, ao término desses 6 milhões de doses, o País já tenha recebido uma nova remessa. “O ministério nos disse que deve chegar nesta semana um lote da vacina de Oxford, mas não sabemos de onde nem quantas”, informou.

O ministério apostava na importação de 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca da Índia na semana passada, mas o envio foi barrado pelo governo indiano, que não deu data para que a encomenda tenha o despacho liberado. Além das doses prontas, o governo tem contrato para receber o ingrediente ativo do imunizante e produzi-lo nacionalmente na Fiocruz, mas também não há data para a chegada dos primeiros insumos.

O Butantã, por sua vez, já tem em solo brasileiro matéria-prima para fabricar outras 4,8 milhões de doses da Coronavac, e aguarda liberação do governo chinês para que a Sinovac possa enviar mais insumos que permitirão novas entregas a partir de fevereiro. A promessa é fornecer 46 milhões de doses até abril/maio.

  Publicado em: Política

Sensatez e na contramão do STF!!! PGR pede ao Ministério da Saúde investigação de colapso no Amazonas

Publicado em   18/jan/2021
por  Caio Hostilio

O procurador-geral da República, Augusto Aras, vai enviar ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta 2ª feira (18.jan.2021), pedindo a abertura de inquérito epidemiológico e sanitário para apurar causas e responsabilidades pelo colapso no sistema de saúde de Manaus (AM), em decorrência do aumento de casos de covid-19.

A situação do sistema de saúde amazonense se agravou na última 5ª feira (14.jan), quando faltou oxigênio em vários hospitais de Manaus.

O procedimento tem como base a legislação federal sobre vigilância epidemiológica (Lei 6.259/1975), que trata sobre o Programa Nacional de Imunização.

No último sábado (16.jan.2021), Aras também pediu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) a investigação de eventual omissão dos governo do Amazonas e da prefeitura de Manaus. Também solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre o cumprimento das medidas de sua competência no contexto da crise na saúde pública no Amazonas.

No pedido a ser feito a Pazuello nesta 2ª feira (18.jan), Aras afirma que a situação de Manaus causou “estado de apreensão local e nacional quanto à falta de insumos básicos de saúde”. Segundo o procurador-geral, a investigação é necessária para que, posteriormente, sejam definidas “diretrizes capazes de impedir a repetição do quadro registrado no Amazonas em qualquer outro ente da Federação”.

A investigação sanitária deve também revelar se houve qualquer mudança no perfil do vírus que tenha influenciado no agravamento da epidemia, informou a PGR. O inquérito tem caráter administrativo, mas poderá ser acompanhado pelo MPF (Ministério Público Federal).

Aras solicitou ainda ao Ministério da Saúde a realização de auditoria junto às secretarias de Saúde de Manaus e do Estado do Amazonas, tendo como foco avaliar a existência de recursos financeiros suficientes, aplicação eficiente, planejamento e regularidade na aquisição de insumos para o enfrentamento da pandemia. Nesse caso, a providência deve ser tomada pelo DenaSUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde).

A legislação federal sobre vigilância epidemiológica (Lei 6.259/1975) impõe que “dos resultados, parciais ou finais, das investigações, dos inquéritos ou levantamentos epidemiológicos (…) a autoridade sanitária fica obrigada a adotar, prontamente, as medidas indicadas para o controle da doença, no que concerne a indivíduos, grupos populacionais e ambiente”.

  Publicado em: Política

“Tão logo cheguem as vacinas, iniciaremos a vacinação seguindo os protocolos dos grupos iniciais”, afirma Fábio Gentil

Publicado em   18/jan/2021
por  Caio Hostilio

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, declarou que “tão logo cheguem as vacinas, iniciaremos a vacinação seguindo os protocolos dos grupos iniciais”. O anúncio foi feito pelo gestor municipal em suas redes sociais.

A afirmação do prefeito veio após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da vacina nesse domingo (17).

Por Noca

  Publicado em: Política

Brasil: O país da canalhice!!! Bolsonaro em 2020 liberou quase R$ 1 trilhão aos governadores e prefeitos… Cadê o dinheiro, STF?

Publicado em   18/jan/2021
por  Caio Hostilio

Aí vem a canalhice de uma corte suprema hipócrita, que garantiu total condução da pandemia aos governadores e prefeitos sem a interferência do governo federal, que ficou com a missão distribuir dinheiro a rodo para a corrupção desses governantes estaduais e municipais. A aparece um ministro petista Lewandowski para atender as politicalhas do PT e PCdoB e dá 48 horas para governo federal presentar plano de saúde para Manaus… Isso não é coisa de fdp?

Na verdade, caso o STF fosse de fato o guardião da Constituição e lutasse contra a corrupção, determinaria que a Polícia Federal apurasse a falta de oxigênio em Manaus e onde foram parar os milhões e milhões do dinheiro do contribuinte enviado para comprar falsos respiradores e outras insumos.

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: CADÊ OS QUASE R$ 1 TRILHÃO ENVIADOS AOS GOVERNADORES E PREFEITOS? ATÉ SÓ SE SOUBE DE MUITA!!!

  Publicado em: Política

Campestre ganha moderno Centro Poliesportivo financiado com emendas do deputado Hildo Rocha

Publicado em   18/jan/2021
por  Caio Hostilio

Construído e inaugurado ainda na gestão do ex-prefeito Valmir Morais, o Centro Poliesportivo Toca da Raposa, é mais uma importante conquista da população de Campestre financiada com recursos federais originários de emenda parlamentar individual do deputado federal Hildo Rocha e contrapartida da prefeitura municipal. O empreendimento é composto por ginásio poliesportivo, campo de futebol society, pista de skate e uma belíssima praça.

Desenvolvimento acima da média nacional 

O deputado Hildo Rocha assinalou que, durante a administração do prefeito Valmir Morais, Campestre obteve desenvolvimento acima da média nacional.

“Tive a satisfação de contribuir para esse extraordinário desenvolvimento, por meio de parcerias institucionais que possibilitaram a construção de inúmeras obras como esse maravilhoso Centro Poliesportivo que Valmir inaugurou no final do seu excelente mandato. Eu destinei as emendas, o prefeito aplicou corretamente e completou com recursos próprios do município proporcionando assim aos desportistas e à população de Campestre uma excelente área de esporte e lazer”, enfatizou o parlamentar.

Agradecimentos 

O prefeito Valmir Morais lembrou que por meio de inúmeras parcerias institucionais firmadas com o deputado Hildo Rocha foi possível assegurar dezenas de obras, durante todo o período em que o gestor administrou o município.

“O Centro Poliesportivo Toca da Raposa é mais uma obra viabilizada por emenda do deputado Hildo Rocha. A prefeitura também investiu recursos próprios, teve a contrapartida do município. Agradeço muito a parceria que o deputado Hildo Rocha manteve durante o nosso mandato que possibilitou a construção de inúmeras obras importantes como esse grande Centro Poliesportivo”, declarou Morais.

O assessor parlamentar do deputado Hildo Rocha na Região Tocantina, Valmir Alves, representou o deputado na inauguração do complexo esportivo.

“O deputado que mais tem se dedicado aos municípios da Região Tocantina é Hildo Rocha. A administração do Valmir Moraes teve o apoio forte do nosso deputado. Essa obra que estamos inaugurando é um exemplo do belíssimo trabalho do deputado aqui na região “, afirmou Valmir Alves.

https://www.youtube.com/watch?v=m7o32Oip6C8 

http://hildorocha.com.br/site/campestre-ganha-moderno-centro-poliesportivo-financiado-com-emendas-do-deputado-hildo-rocha/ 

https://bit.ly/3sBCs7k 

  Publicado em: Política

Othelino recebe visita da nova Diretoria da Famem e ressalta importância da parceria com a entidade

Publicado em   15/jan/2021
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), a visita do presidente eleito da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, que comandará novamente a entidade no biênio 2021-2022. O gestor esteve acompanhado de membros da nova Diretoria, prefeitos e ex-prefeitos da base aliada.

Na reunião, o chefe do Legislativo maranhense frisou a importância da proximidade com a entidade em prol da população maranhense. “Nós manteremos sempre o bom relacionamento institucional e político porque essa capacidade de diálogo que a atual direção da Famem tem com a Assembleia, os demais poderes e órgãos constitucionais autônomos é muito importante para a sociedade. Da nossa parte, continuaremos sempre abertos aos gestores, fortalecendo o municipalismo para que os serviços cheguem mais perto dos cidadãos”, afirmou Othelino.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, que é prefeito de Igarapé Grande, agradeceu a parceria. “Somos gratos ao presidente Othelino Neto, que sempre esteve de portas abertas para os prefeitos do nosso Estado, sem distinção de cor partidária, e buscando praticar a boa política”, disse.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Nicolau, esteve no encontro, oportunidade na qual também reforçou a importância da parceria permanente com os prefeitos. “Os gestores dos 217 municípios precisam ser parceiros do Ministério Público e nós temos de ser os orientadores de todas as prefeituras. Os nossos promotores estarão em suas comarcas para orientá-los em tudo o que precisarem”, afirmou.

Na ocasião, Nicolau ressaltou a importância do diálogo que o Ministério Público mantém com a Assembleia Legislativa. “Vim visitar o presidente desta Casa, o deputado  Othelino Neto, para reforçar a parceria que mantemos com o Parlamento. Os poderes constituídos devem sempre primar pelo diálogo institucional em favor dos cidadãos”, completou.

Agradecimentos

Prefeitos presentes à reunião manifestaram agradecimentos pelo apoio da Assembleia Legislativa. Fernando Pessoa, prefeito de Tuntum e tesoureiro da Famem, destacou que a união entre a entidade e o Parlamento tem contribuído para o enfrentamento das dificuldades pelas quais os municípios passam. “Esse apoio deixa os municípios muito mais fortes e, por isso, estamos sempre buscando pelo fortalecimento das instituições, pois este é o melhor caminho para promover dias melhores ao povo do Maranhão”, frisou.

O prefeito de Parnarama, Raimundo Silveira, também destacou o valor da união e da aproximação com a Assembleia Legislativa. “Temos um presidente neste Parlamento que é um exemplo para todos nós, sempre aberto ao diálogo e que recebe todos os prefeitos com muito respeito. E o Erlanio, que fez um mandato muito bom à frente da Famem, é o presidente da entidade que mais agregou. Por isso, não tenho dúvidas de que, agora, ele será muito melhor ainda com a experiência adquirida”.

  Publicado em: Política

Amazonas: Um estado marcado pela corrupção e desorganização!!! Em Manaus, polícia escolta oxigênio até hospitais e empresário foge com cilindros

Publicado em   15/jan/2021
por  Caio Hostilio

O desabastecimento de oxigênio nas unidades de saúde de Manaus (AM) virou caso de polícia nessa 5ª feira (14.jan.2021). Agentes civis e militares apreenderam 33 cilindros (dos quais 26 estavam carregados com oxigênio) que eram transportados por um empresário no bairro Alvorada, região centro-oeste da capital amazonense.

De acordo com o delegado Bruno Fraga, diretor do Departamento de Polícia do Interior, os cilindros estavam em posse de um empresário de 38 anos que disse ter retirado os produtos de seu estabelecimento por temer que a população invadisse o local para roubá-lo. Ele vai responder por retenção de produtos para fim de especulação.

Os cilindros foram encaminhados para 4 unidades de saúde que atendem pacientes com covid-19. São elas:

  • Hospital Beneficente Português (11 cilindros);
  • Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (6 cilindros);
  • SPA do São Raimundo (6 cilindros); e
  • SPA do Coroado (3 cilindros).

O estoque de oxigênio acabou em diversos hospitais de Manaus nesta semana. A situação levou à morte de pacientes por asfixia e mobilizou voluntários, convocados por médicos e enfermeiros nas redes sociais, para fazerem o revezamento na tarefa de oxigenação mecânica de pacientes. Parentes de pessoas internadas que precisam do insumo estão buscando com recursos próprios adquirir cilindros em empresas privadas.

A Polícia Militar do Amazonas passou a fazer a escolta do insumo para garantir que os cilindros cheguem às unidades de saúde. Na tarde dessa 5ª feira (14.jan), agentes de segurança acompanharam o transporte de 150 cilindros que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até a Central de Medicamentos do Amazonas. De lá, foram encaminhados para o interior do Estado (80 unidades) e para unidades hospitalares da capital (70).

O Amazonas atravessa momento de intenso recrudescimento dos casos de covid-19. Foram confirmadas 3.816 novas infecções na 5ª feira (14.jan), com 51 mortes por causa da doença notificadas nas 24 horas anteriores. Duas semanas atrás, em 31 de dezembro, esses números eram de 1.443 infectados e 24 mortes. O número atual de contágios é 17 vezes superior ao registrado no fim de novembro.

Esse aumento, de acordo com pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), pode estar relacionado à nova variante do coronavírus Sars-Cov-2 identificado no Estado.

A alta no número de casos se reflete na taxa de ocupação dos hospitais de Manaus. Até essa 5ª feira (14.jan), 90,48% dos leitos em UTI (unidade de terapia intensiva) reservados para pacientes com covid-19 estavam ocupados (média das redes pública e privada). Para leitos clínicos, a taxa de ocupação é de 93,19%.

De acordo com o governo do Amazonas, o consumo de oxigênio no Estado mais que dobrou em relação ao início da pandemia, de março a maio. Eram 30 mil metros cúbicos por dia. Hoje, são mais de 76 mil metros cúbicos por dia.

A gestão de Wilson Lima (PSC) fez requisição administrativa para obter o estoque ou produção de oxigênio de 17 indústrias do Polo Industrial de Manaus. O instrumento, previsto na Constituição, permite que o governo utilize bens privados (com pagamento posterior) diante de um perigo público iminente.

O governo federal também oferece apoio no abastecimento de oxigênio. Na madrugada desta 6ª feira (15.jan), um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) desembarcou com 6.000 litros de oxigênio líquido da empresa White Martins –uma das empresas que tiveram a produção requisitada administrativamente. O insumo será distribuído ainda nesta 6ª feira a hospitais de Manaus.

Desembarque de carga com oxigênio em Manaus, na madrugada desta 6ª feira

A capital amazonense teve a 1ª noite de vigência do toque de recolher determinado pelo governo estadual. A regra autoriza a circulação no período de 19h às 6h somente para trabalhadores de serviços essenciais, como profissionais de saúde e jornalistas.

As ações de fiscalização levaram ao fechamento de 8 postos de gasolina na noite desta 6ª feira (15.jan). Também resultaram na apreensão de mais 40 cilindros de oxigênio (20 cheios e 20 vazios) no porto do São Raimundo, zona sul da capital. O material foi periciado e levado a unidades de saúde.

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos