O deputado estadual e pré-candidato a prefeito Duarte Júnior (Republicanos) sentiu o fardo que colocou nos seus ombros ao se aliar com o controverso Josimar de Maranhãozinho (PL).
Por meio das redes sociais, Duarte acusou o golpe, com o já famigerado vitimismo, se dizendo alvo de baixaria na internet, mas sem citar o “Moral da BR” e sua forma retrógrada de fazer política às margens da BR-316.
Para se descolar da velha política com quem se aliou, Duarte Júnior copiou o discurso do pré-candidato da Rede Jeisael Marx, que vem, desde o ano passado, chamando a atenção para o filhotismo existente na corrida pela Prefeitura de São Luís, e enfatizando a importância de eleger um representante do povo.
Só que ao lado de nomes como Josimar e Carlos Brandão, dificilmente Duarte vai convencer a população de que ele é um legítimo “filho do povo” a disputar o Palácio Lá Ravardière.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, o deputado Hildo Rocha classificou como absurdo a decisão do governador comunista Flávio Dino que pretende torrar 1 milhão e oitocentos mil reais na construção de quartos de motel para presidiários.
“No Maranhão falta dinheiro para habitação popular, falta dinheiro para compra de remédios, mas não está faltando dinheiro para construir motel em penitenciária. O Governador Flávio Dino contratou uma empresa para construir 24 quartos de motel dentro da Penitenciária de Pedrinhas. O valor é de 1 milhão e 800 mil reais”, destacou o parlamentar.
Inversão de prioridades
Hildo Rocha disse que neste momento de pandemia, o correto seria priorizar a saúde pública e a habitação popular. “Seria importante que ele aplicasse melhor os recursos do povo maranhense, porque esses recursos se originam de tributos, de impostos que os maranhenses pagam. Do ano passado para cá, Flávio Dino não fez uma casa popular pelo menos para dar a um pobre. Ele jamais perguntou ao povo do Maranhão se esse dinheiro deveria ser usado para construção de motel em penitenciária ou para compra de medicamentos neste período de pandemia”, argumentou o parlamentar.
Projeto é motivo de chacota
A proposta do governador motivou críticas contundentes que partiram de inúmeros setores da sociedade. A Câmara de vereadores de Arari, por exemplo, aprovou por unanimidade uma moção de repúdio ao governador, em razão dessa proposta
“Eu acho que o Governador tem que rever essa decisão. Nunca ouvi dizer que Governador de Estado construa motel — essa é a primeira vez —, ainda mais no lugar errado, numa penitenciária, para dar vida boa pra bandido. Isso é um absurdo”, afirmou Hildo Rocha.
O Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno, usou o twitter nesta quinta-feira (3) para dizer que ‘brasileiros estão se mobilizando na Europa contra o Gov Bolsonaro, usando dados e argumentos mentirosos’.
Veja a declaração de Augusto Heleno no Twitter:
“Brasileiros, com apoio de ONGs e capital estrangeiros, estão se mobilizando na Europa, em campanha contra o Gov Bolsonaro. Usam dados e argumentos mentirosos sobre a Amazônia e o Brasil. Ato impatriótico que prejudica o agronegócio, acordos comerciais e a imagem do País.”
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, é o entrevistado do Poder em Foco, programa semanal realizado por meio de parceria editorial entre SBT e Poder360
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse que o presidente Jair Bolsonaro não tem hoje concorrentes para as eleições de 2022. Para ele, o PT, que chegou ao 2º turno em 2018, não conseguiu criar 1 novo líder que suceda ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Não surgiu nenhuma liderança dentro do Partido dos Trabalhadores capaz de ter a mesma atração para o eleitorado que o ex-presidente Lula tinha… Hoje eu vejo que o nosso presidente está correndo numa raia única e com boa velocidade.”
A declaração foi feita em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, apresentador do programa Poder em Foco, uma parceria editorial do SBT com o jornal digital Poder360.
Assista ao trecho (1min36s)
O general avalia que o PT perdeu força nos últimos 2 anos porque ficou muito dependente da figura de Lula. Mesmo que o ex-presidente tente emplacar como herdeiro Fernando Haddad –chamado de “poste” por Mourão–, o vice-presidente declarou que não há quem consiga disputar com Bolsonaro.
“Vamos esperar o que vai acontecer nessa eleição agora municipal. Eu vejo o partido dos trabalhadores tendo se enfraquecido. Ficou muito tempo dependente do ex-presidente Lula, não surgiu nenhuma liderança, por mais que o Lula batize aquele poste como herdeiro dele, mas não surgiu nenhuma liderança dentro do partido dos trabalhadores ainda capaz de ter a mesma atração para o eleitorado que o ex-presidente Lula tinha.”
Bolsonaro fala abertamente que disputará a reeleição daqui a 2 anos. Em maio, disse que ficará no cargo até janeiro de 2027.
Indagado sobre especulações de que seria substituído como vice na chapa de Bolsonaro na próxima eleição, Mourão não descartou a possibilidade. Ele, entretanto, disse que é leal a Bolsonaro e que o presidente sabe disso.
“O presidente sabe muito bem que eu sou formado na mesma escola dele e na nossa escola lealdade é virtude. Ele sabe que ele tem a minha lealdade. Agora, quando chegar no momento da eleição, pode ser necessário algum tipo de composição. A gente nunca descarta isso aí [sair da chapa de Bolsonaro].”
Ele disse, entretanto, que não é o momento de se discutir essa possibilidade: “Eu acho que nós temos tanto problema agora pra resolver que vamos deixar essa conversa para quando chegar o momento certo.”
Mourão também declarou que não considera, atualmente, concorrer a outros cargos eletivos. Ele contou que seu título de eleitor é do Distrito Federal.
“No momento, não. No momento eu não enxergo ainda nenhuma outra disputa. Mas a gente não pode dizer que dessa água não beberá. Mas, no momento, eu tô pronto aqui para acompanhar o presidente Bolsonaro em mais 1 mandato.“
A avaliação positiva do governo impulsiona os desejos do presidente de seguir na cadeira. A última pesquisa realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do Poder360, mostrou que 50% dos brasileiros aprovam o governo de Jair Bolsonaro e 41% desaprovam.
A parcela da população que avalia positivamente a administração federal cresceu 10 pontos percentuais desde o início de julho. A melhora na taxa de aprovação coincide com 1 período de mudança no comportamento do presidente, que passou a evitar falar com a imprensa ou fazer ataques a adversários.
As variações das taxas ficaram dentro da margem de erro (de 2 pontos percentuais) se comparadas com o último levantamento (de 17 a 19 de agosto).
Foram 2.500 entrevistas em 509 municípios, nas 27 unidades da Federação
TRABALHO DE BOLSONARO
O PoderData também perguntou o que os entrevistados acham do trabalho de Bolsonaro como presidente: ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo.
A avaliação positiva do desempenho pessoal do presidente ficou estável, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais. Oscilou de 38% para 39% em duas semanas.
Os que acham o trabalho de Bolsonaro “ruim” ou “péssimo” são 34%. Os que o consideram “regular” são 24%. Os percentuais tiveram variação dentro da margem.
UBS Mutirão funcionará em horário estendido para atender a população de Caxias
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Atenção Primária, abriu, no último sábado (29) a 10ª Unidade Básica de Saúde com horário estendido das 18h às 22h e com funcionamento nos finais de semana (sábado e domingo), das 8h às 14h, a UBS do Bairro Mutirão.
“Das 13 unidades de saúde nós conseguimos entregar 10 Unidades Básicas de Saúde. Então, a comunidade está recebendo mais esse serviço e a facilidade de acesso aos finais de semana”, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.
Profissionais de saúde estão sempre de prontidão para atender os pacientes
Na manhã desse domingo (30), os atendimentos ocorreram normalmente. Seu Edivaldo Vieira foi um dos assistidos. Ele destaca a importância do funcionamento em horário ampliado.
“A gente sair daqui pra UPA é muito longe, e sendo aqui próximo é muito melhor. Eu já fui atendido a noite alí na Cohab. Agora vai ser melhor mil vezes, com certeza melhorou muito”, afirma Edivaldo Vieira, morador do Bairro Mutirão.
A enfermeira Roberlene Gomes integra a equipe da UBS Mutirão
As UBS’s com horário estendido fazem parte do Programa Saúde na Hora do governo federal. A Prefeitura, após a adesão está garantindo atendimento com todos os serviços oferecidos durante o dia. Já estão em funcionamento as UBS’s dos Bairros: Cohab, Residencial Vila Paraíso, Volta Redonda, Campo de Belém, Cangalheiro, Vila Arias, Salobro, Antenor Viana, Castelo Branco e Mutirão.
“Vai ampliar o atendimento, porque muitas famílias não podem vir durante a semana. Agora tem a disponibilidade de atendimento aos finais de semana, sábado e domingo, das 08h00 às 14h00 e o atendimento noturno”, frisa Roberlene Gomes, enfermeira responsável da Unidade Básica de Saúde do Mutirão aos finais de semana.
“O Programa contempla a extensão da Atenção Primária da estratégia de saúde que é feita durante o dia. Todos os serviços devem acontecer em todas as unidades com horário ampliado: Curativos, vacinas, administração de medicamentos, pequenas urgências e consultas de rotina, a exemplo do pré-natal e da puericultura”, destaca Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.
A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes, destaca mais uma possibilidade de atendimento pelo SUS
“É mais uma possibilidade de atendimento pelo SUS. Estamos oferecendo os mesmos serviços durante o dia, como consultas e exames. Se quiser retornar comigo no final de semana para mostrar os exames, estamos aqui para avaliar. Caso sejam necessário o encaminhamento para o especialista, eu também vou estar fazendo, renovamos receitas para facilitar a vida deles”, frisa Nédina Mesquita, médica da UBS Mutirão.
A coordenadora lembra ainda, que a Secretaria Municipal de Saúde e a Atenção Primária, estão estudando os territórios para saber quais outras UBS’s podem também absorver os atendimentos aos finais de semana.
“Nós estamos estudando os territórios para saber qual unidade abrir aos finais de semana. Hoje temos duas nos finais de semana, Mutirão e Antenor Viana”, afirma Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.
Depois de alguns meses fechados, os restaurantes populares reabriram seguindo todas as medidas de prevenção ao novo coronavírus. Estive na unidade do Sol e Mar, conversando com usuários do equipamento. Esta é mais uma política social do Governo do Maranhão que tenho orgulho de ter contribuído.
Erick Witzel, filho do governador afastado Wilson Witzel, citou os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff para defender o pai no Instagram. Na quarta-feira, dia em que o plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o afastamento dele do cargo, Erick Witzel escreveu em seus stories:
“Podem não gostar governador, mas ser a favor da democracia é ser contra o que está sendo feito. Olhem bem o que fizeram com a presidenta Dilma, olhem o que fizeram com o presidente Lula. Vamos abrir os olhos!
O próprio governador afastado, que está sendo investigado por fraudes em contratos na área da saúde, já tinha citado Lula em seu pronunciamento após a operação que determinou sua saída do governo, na última sexta-feira.
“Eu não sou a favor de Lula nem contra Lula, mas o Supremo Tribunal Federal está chegando à conclusão de que, infelizmente, Sergio Moro foi parcial”, falou.
Witzel foi eleito contando com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, um dos principais críticos do PT. Depois, ao longo do governo, tornou-se adversário do bolsonarismo.
São Luís terá um antes e depois ao fim da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior em todas as áreas. E uma de grande destaque é a Limpeza Urbana onde ele está fazendo mais um importante investimento: a construção de um Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, Pátio de Compostagem, Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil e de um Centro de Educação Ambiental. Juntos os equipamentos vão garantir a reciclagem de mais de 8 mil toneladas de resíduos.
Com isso Edivaldo vai garantir o reaproveitamento do resíduo orgânico das feiras como frutas, legumes e outros vegetais, do entulho de obras que é entregue nos Ecopontos ou descartado de forma irregular na cidade, além dos materiais recicláveis.
Toda esta estrutura está em construção na área do antigo Aterro da Ribeira, que durante mais de 20 operou como um lixão a céu aberto e durante a gestão Edivaldo passou por uma completa transformação e em nada lembra o estado de degradação em que se encontrava.
Com mais estes investimentos Edivaldo vai garantir que São Luís se destaque ainda mais nos índices de sustentabilidade. Hoje São Luís já tem 18 Ecopontos em funcionamento, outros para inaugurar, além da Coleta Seletiva Domiciliar.
Edivaldo fez de São Luís a cidade do Nordeste com maior taxa de reciclagem, cerca de 5,5%. Bem diferente da cidade que ele recebeu 8 anos atrás.
Nesta quarta-feira, a senadora Rose de Freitas, do Podemos-ES, anunciou que vai apresentar uma PEC para permitir a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) e de Davi Alcolumbre (DEM-AP) às presidências da Câmara e do Senado.
Caso seja aprovada, a PEC vai permitir mais dois anos de poder aos dois políticos, que têm deixado caducar Medidas Provisórias importantes e impedido a votação de importantes projetos para o país.
Os presidentes precisarão pautar a matéria em suas casas com urgência inexplicável do ponto de vista do interesse público. Com isso, os dois confirmam que os políticos brasileiros, em sua maioria, legislam em causa própria e não pensando no bem comum do povo brasileiro.
O texto precisa de 27 assinaturas para começar a tramitar no Senado. Cabe ao próprio Alcolumbre pautar a PEC que, se for à votação, precisa de no mínimo 49 votos para ser aprovada no Senado e 308 votos na Câmara.
Neto Evangelista recebe apoio de pastores e líderes de igrejas evangélicas, em encontro promovido pela deputada Mical Damasceno
O pré-candidato a prefeito de São Luís pelo Democratas, deputado estadual Neto Evangelista, participou, na quarta-feira (02), a convite da deputado Mical Damasceno, de encontro com pastores da Assembleia de Deus e líderes de igrejas evangélicas de São Luís.
Durante o evento, Mical fez um balanço do mandato e anunciou Neto como pré-candidato a prefeito de São Luís. Para ela, Neto Evangelista reúne todos os requisitos para desempenhar uma excelente gestão à frente da prefeitura da capital maranhense.
“O Neto possui uma atuação em defesa dos valores ligados às igrejas evangélicas e à família. E já provou que tem experiência como gestor, pois comandou no governo Flavio Dino uma das mais bem avaliadas secretarias do estado, a de Desenvolvimento Social, que cuida diretamente das pessoas em vulnerabilidade social, mesmo princípio seguido pela igreja”, justificou.
“Ele é amigo do povo cristão. Sempre agiu com lealdade, além de sempre ter me acompanhado em todos os projetos que apresentei em defesa do povo cristão”, completou a deputada.
O pré-candidato a prefeito pelo Democratas, de forma emocionada, agradeceu a todos pela acolhida e disse que o apoio recebido representa muito na sua caminhada.
“Quando eu conheci a deputada Mical foi uma empatia de cara. Essa mulher é de Deus e eu quero ela ao meu lado. E hoje estamos aqui, juntos, e contando com o apoio de todos em mais uma batalha pela transformação da nossa cidade”, disse.
“Eu sei que assim como eu, todos que estão aqui são pessoas que respeitam os valores da família cristã e, principalmente, são pessoas defensoras de Deus e preocupadas com o próximo. Vamos enfrentar e vencer este desafio juntos para fazer um mandato diferenciado na prefeitura de São Luís”, assegurou.
Manifestações de Apoio
Vários pastores de igrejas evangélicas ouviram de Neto Evangelista suas principais propostas para administrar São Luís, especialmente aquelas ligadas aos valores cristãos.
Do mesmo modo, houve várias manifestações de apoio a Neto Evangelista. Uma delas, foi a do pastor Wilson Santos, da Igreja Batista Nacional. “Gostei muito das propostas no tocante à preservação da família, o que é muito importante nesses dias que a família é bombardeada. Ele é de família cristã e isso é muito importante nos tempos atuais”, garantiu.
Antônio José, pastor da Igreja Internacional da Graça de Deus, disse que a atuação parlamentar de Neto o ajudou a se definir. “Conheço o trabalho dele como deputado estadual, por isso tenho certeza que Neto tem condições de ser um grande prefeito que fará a transformação que a nossa cidade precisa”, explicou. O pastor Tarcis Damasceno foi outro a ser categórico na afirmação de que “Neto será um grande prefeito”.