Vacinação contra sarampo na Região Metropolitana de São Luís

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

O secretário adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Alberto Carneiro, e os secretários municipais de saúde da Região Metropolitana de São Luís participam de reunião, nesta quarta-feira, (19), às 10h30, para discutir a realização de uma vacinação extraordinária contra o sarampo.

A imunização se faz necessária devido ao grande número de casos da doença registrados em Fortaleza (Ceará), no início deste ano, considerando o grande fluxo de pessoas que transitam entre São Luís e a capital cearense.

Para prevenir a ocorrência de novos casos da doença, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, decidiu que, antes do Carnaval, todas as crianças das capitais e regiões metropolitanas do Nordeste, entre seis meses e cinco anos, deverão ser imunizadas contra o sarampo.

Na reunião desta quarta-feira será discutida a deflagração da campanha emergencial.

  Publicado em: Governo

Mototaxistas ribamarenses recebem capacitação em atendimento pré-hospitalar‏

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

DSC_0386Mototaxistas do município de São José de Ribamar estão participando de capacitação em atendimento pré-hospitalar promovida pela Prefeitura ribamarense com o objetivo principal de reduzir o número de acidentes na cidade, assim como na Grande Ilha.

Realizado em parceria com o Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys de São José de Ribamar (SINDIMOTO), o curso teve prosseguimento na última segunda-feira (17) – o primeiro módulo aconteceu no dia 10 – no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS). Divididos em turmas, os mototaxistas estão recebendo dos profissionais do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) informações importantes sobre Traumas Musculoesqueléticos e Suporte Básico de Vida (SBV). O próximo módulo do treinamento será realizado no dia 24 também no auditório da SEMUS. A expectativa é de que mais de 50 profissionais sejam capacitados até o fim deste mês.

O treinamento é composto de palestras dinâmicas e atividades práticas, com utilização de cartazes, folders, vídeos explicativos e de manequins de treinamento, sempre sob a instrutoria da equipe do NEP, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas.

“Ao repassarmos estas informações a estes profissionais, acreditamos que estamos formando novos agentes que, além de conscientizar a categoria, poderão atuar em situações de emergência na prestação de primeiros socorros”, afirmou a coordenadora do SAMU e do NEP, Renata Gabriela.

Para David Guarapiranga, presidente do SINDIMOTO, a iniciativa da administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) é extremamente louvável em todos os aspectos, visto que, demonstra total preocupação para com a categoria.

De acordo com o Ministério da Saúde/DATASUS, o número de mortos em acidentes envolvendo motocicletas no Estado do Maranhão aumentou progressivamente na última década, tendo sido registrado 1.481 óbitos nessas circunstâncias no ano de 2011, mais que o dobro do registrado no ano de 2002, que foram 648 casos.

Segundo dados registrados no Sistema de Informação – SISAMU do município de São José de Ribamar, as equipes da Base Descentralizada do SAMU atenderam 614 eventos traumáticos no ano de 2013. Destes, 199 atendimentos foram a vítimas de acidentes envolvendo motos.

  Publicado em: Governo

Monteiro presidente do PT…

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

ptzedocaA politicalha sempre foi utilizada pelos politiqueiros para tentar prevalecer seus desejos. Foi com essa artimanha antidemocrática e antietica que os perdedores no último PED tentaram surrupiar a votação expressiva de Raimundo Monteiro para continuar presidindo o PT maranhense.

Sabiam que seriam derrotados naturalmente, mas tinha que criar embaraços para tentar vencer no tapetão, ou seja, com uma definição final da executiva nacional…

O tiro saiu pela culatra!!! A executiva nacional decretou a vitória de Raimundo Monteiro, jogando, com isso, todas as artimanhas dos politiqueiros na lata do lixo.

Na democracia quem vence é a maioria e não meia dúzia de revoltados…

  Publicado em: Governo

O Maranhão e os analfabetos políticos…

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

ANALFABETO POLÍTICO 01O pior analfabeto é o analfabeto político. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que vive dela. Não sabe o imbecil que da sua ignorância nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio. Esses tipos de políticos são os mais procurados, pois são usados para fazer o papel de bobo da corte.

Os lacaios são aqueles que querem passar a imagem de moralidade, ética, honestidade, dignidade e cumpridor de suas obrigações, quando não passam de pilantras, que pensam em chegar ao poder a qualquer custo, seja de que for, mesmo que para isso atropele a todos e o Estado, o transformando sempre em terra arrasada. Esse é o pior tipo de todos, pois sabem utilizar da hipocrisia politiqueira. São safos!!!

Os canalhas, por sua vez, estão sempre revoltados porque tiveram seus interesses contrariados. Essa gente não aceita perder a fatia do bolo, principalmente dos recursos advindos para melhoria do bem-estar da população. São capazes das piores armadilhas para derrubar aqueles que buscam moralizar as coisas.

O falastrão… Isso é o que não falta na política maranhense em vive sempre na crista das ondas… Não está nem aí se o estado é uma terra arrasada, se os prefeitos não estão cumprindo com suas metas, se o governador está trabalhando direito, independente de quem esteja no poder. Seu negócio é não perder nunca a boquinha.

O verdadeiro político, classe em extinção, não aceita o discurso de terra arrasada para tirar proveito políticos. Essa classe vem sendo extinguida, visto que a verdadeira política pressupõe um conjunto de relações por meio das quais os indivíduos buscam o bem-estar do seu estado e, principalmente do seu povo.

Para ele independe quem esteja no poder, pois seu pensamento é pautado de que ninguém é dono do poder, mas o Estado precisa ser respeitado acima de qualquer circunstância política. Sua luta está pautada no crescimento e no desenvolvimento de sua terra e de sua gente. Num sentido mais amplo, a ciência política vem sendo substituída pela hipocrisia politiqueira.

Não é esse jogo da intriga, da inveja, da terra arrasada e da incapacidade, tão utilizada pelos políticos maranhenses que vão ajudar o Estado. Os políticos maranhenses precisam entender que eles apenas praticam a politicagem.

Em minha opinião, esta palavra não traduz ainda todo o desprezo de objeto significado. Não há dúvida de que rima bem com criadagem e parolagem, afilhadagem e ladroagem. Mas não tem o mesmo vigor de expressão que os seus consoantes. Quem lhe dará com o batismo adequado? Politiquice? Politiquismo? Politicaria? Politicalha? Neste último, sim, o sufixo pejorativo queima como um ferrete, e desperta ao ouvido uma consonância elucidativa.

A verdadeira política é a arte de gerir o Estado, seguindo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis, cujo objetivo de todos é o crescimento do Estado e as querelas políticas são pontuais e não generalizadas.

Já a politicalha, que tomou conta do Maranhão, é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui de quanto mais puder arrasar o estado em prol dos seus intentos pelo poder, não vão deixar de praticá-las, mesmo que para isso usem o óleo de peroba. A politicalha é envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A politicalha, a malária dos povos de moral estragada. Alguém ver de outra forma?

Os politiqueiros da politiquice e da politicalha – tanto os oposicionistas quanto os situacionistas, são os inimigos do Maranhão e de sua gente, pois seus interesses não são os mesmos do Estado e de sua população, que não querem viver numa terra arrasada, como esses politiqueiros usam para alcançar o poder.

Diante de tanta imundície deixo para reflexão uma oração dita pelo ilustre Rui Barbosa: “Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam com a outra. antes se negam, se repulsam mutuamente. a política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada”.

  Publicado em: Governo

Dilma ganha no primeiro turno? Acho muito cedo!!!

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

muito cedoDivulgada pesquisa hoje (18), a presidente Dilma Rousseff (PT) seria eleita no primeiro turno com 43,7% dos votos caso disputasse com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), cenário tido como mais provável atualmente. Se as eleições fossem hoje, o tucano teria 17%, e o governador de Pernambuco, 9,9%. O número de brancos e nulos chega a 20,4% nesse cenário, e não souberam ou não responderam são 9% dos eleitores. Foi considerado ainda o candidato Levy Fidélix, que teria 0,4% dos votos.

 Se a disputa fosse contra Aécio Neves e Marina Silva (PSB), Dilma teria 40,7% e também encerraria a disputa no 1º turno. Nessa situação, Marina Silva teria 20,6% e Aécio, 15,1%. Nesse cenário, brancos e nulos somam 14,9% e não souberam ou não responderam são 8,3%. Foi considerado ainda o candidato Levy Fidélix (PRTB), que teria 0,4% dos votos.

A pesquisa foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) em conjunto com o instituto MDA.

Foram entrevistadas cerca de 2.000 pessoas, em 137 municípios de 24 unidades federativas, das cinco regiões, entre os dias 9 e 14 de fevereiro de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 12/2014.

  Publicado em: Governo

Flávio Dino ataca Ed Wilson no twitter…

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

ed wilsonFlávio Dino se julga o mais correto, honesto, ético e moralista dos homens… Pena que esse pensamento existe apenas em sua cabeça!!!

Com toda sua arrogância, que lhe peculiar, Flávio Dino disse no twitter, em resposta a matéria de Ed Wilson, que as palavras do jornalista são antiquadas e imorais.

Mas o que existe de imoral e antiquado nas palavras do professor da UFMA, jornalista e blogueiro? Ele mentiu ou disse às verdades que atingiram de morte o ego e superego de Flávio Dino?

Leia esse trecho abaixo da matéria de Ed Wilson e procure mensurar:

VENTO E VENTANIA

Considerando que Flavio Dino lidera as pesquisas com folga, podendo até ganhar no primeiro turno, o processo foi um erro e virou uma arma nas mãos dos adversários.

É só uma questão de tempo para o conflito judicial ser usado contra Dino, atribuindo a ele os adjetivos de carrasco, perseguidor de jornalistas, censor, ditador etc., adicionados ao grotesco título de “chefão do comunismo”.

Flavio Dino tem fama de autoritário, traço característico da magistratura, onde ele militou como e juiz federal e antes advogando.

Nas circunstâncias de candidato a governador pelo PCdoB, partido onde vigoram o centralismo democrático e resquícios do stalinismo, ele seria a pessoa menos indicada para processar um jornalista fiel a Sarney.

Para ler o texto todo clique aqui.

  Publicado em: Governo

Assim se espera!!!

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

meloarnaldopreDiante da afirmação do presidente da Assembléia Legislativa: “Sou homem de grupo, e meu grupo tem um projeto. Não posso decidir por mim mesmo. Dependo dos meus pares e das decisões conjuntas do meu grupo”, fica evidenciado que a matéria de O Estado do Maranhão de que o deputado Arnaldo Melo teria dito que só debateria a resolução após a renúncia da governadora Roseana Sarney não passou de um mal entendido…

É certo afirmar que até o momento o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, vem conduzindo os trabalhos institucionais e que sempre primou em colocar os projetos importantes do governo em votação.

Por outro lado, é preciso convergir para a estratégia que melhor conduzirá as eleições do grupo do qual faz parte e não lutando por seus caprichos pessoais.

Que o presidente Arnaldo Melo cumpra com sua palavra e mostre que de fato é um homem de grupo.

  Publicado em: Governo

Pesquisa feita no “machado” vai tentar a todo custo diminuir o crescimento da pré-candidatura de Luis Fernando

Publicado em   18/fev/2014
por  Caio Hostilio

Legenda: Em janeiro, Luis Fernando apareceu praticamente empatado com Flávio Dino em São Luís, segundo o DataM, que deve divulgar outra nesses dias dizendo o contrário

Em janeiro, Luis Fernando apareceu praticamente empatado com Flávio Dino em São Luís, segundo o DataM, que deve divulgar outra nesses dias dizendo o contrário

Inconformada com o crescimento da pré-candidatura do secretário de Infraestrutura do Estado, Luis Fernando Silva (PMDB-15), a oposição liderada por Zé Reinaldo Tavares e seu pupilo Flávio Dino, está desesperada para encontrar números que escondam esse crescimento e ao mesmo tempo camufle a derrocada do candidato comunista em campanha há quatro anos, Flávio Dino (PCdoB).

O instituto de pesquisa escalado para tentar esconder o fracasso de Flávio Dino nas pesquisas, que já figurou com quase 70% pesquisa1no ano passado e hoje beira à casa dos 45% nas pesquisas, é o mesmo instituto que em 2004, por exemplo, nas vésperas das eleições municipais, deu para Luis Fernando uma derrota acachapante de 27% dos votos ribamarenses contra 58% que seriam dados ao suposto vencedor do pleito, o contratador de pipoca para servir em hospitais de Ribamar, o médico Júlio Matos, com 58%.

Mas o resultado das urnas foi Luis Fernando vencedor do pleito com 48% dos votos contra 45% de Júlio Matos, apoiado pelo governador da época, José Reinaldo Tavares, que fez de tudo para derrotar o peemedebista, então candidato pelo DEM. Detalhe: o proprietário da DataM, era do então secretário da área de comunicação do Governo Tavares, o jornalista José Machado.

De acordo com as informações que rolam nos bastidores, a orientação dada pela dupla Zé Reinaldo & Flávio Dino, é utilizar todas as estratégias possíveis para barrar o crescimento de Luis Fernando, inclusive manipulando pesquisas de opinião e tentando difamá-lo em blogs alinhados ao projeto comunista.

Os possíveis números desfavoráveis a Luis Fernando foi encomendado depois de um vacilo em que a DataM deixou vazar o resultado da última pesquisa feita em janeiro, em São Luís, em que Flávio Dino aparece praticamente empatado tecnicamente com Luis Fernando.

Comenta-se que o único ex-governador preso pela Polícia Federal, virou um búfalo com a divulgação desse resultado e tratou de providenciar outra feita no machado para minimizar a queda de seu filhote na política, o comunista Flávio Dino, na capital maranhense. E assim deve aparecer misteriosamente um novo resultado do instituto mais conhecido como “MisterM”.

  Publicado em: Governo

Notícias

Publicado em   17/fev/2014
por  Caio Hostilio

Coordenadores municipais do programa Alfa e Beto participarão de capacitação

Os coordenadores municipais que atuam no Programa Alfa e Beto participarão de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da supervisão de Programas Especiais (Suproes), em parceria com o Instituto Alfa e Beto. A capacitação será iniciada nesta terça-feira (18), a partir de 8h, no salão de convenções do Hotel Abbeville (São Francisco) e encerrada na próxima sexta-feira (21). A capacitação atenderá os coordenadores dos municípios que aderiram pela primeira vez ao programa, os coordenadores substitutos que ainda não foram capacitados e os coordenadores dos municípios que implantarão o programa no 2º ano do Ensino Fundamental. Em execução desde 2010, o programa alfabetizou 61.992 crianças do Maranhão, utilizando a metodologia fônica como principal ferramenta no processo ensino-aprendizagem. O conteúdo da capacitação do curso ofertará uma visão geral do programa, apresentação da proposta pedagógica, processos e métodos de alfabetização. Serão usados DVDs para demonstração do desenvolvimento do conteúdo em sala de aula.

Prefeitura e Defensoria firmam parceria pela educação

Reuniao_parceria_Defensoria_Publica_DivulgacaoUma parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) será mais um instrumento para assegurar educação de qualidade a todas as crianças de São Luís. No gabinete do secretário Municipal de Educação, Geraldo Castro, estiveram presentes os defensores públicos do núcleo de Infância e Juventude, Gabriel Furtado e Joaquim Neto, para articular parcerias e estreitar a relação interinstitucional. Entre outros aspectos, a articulação e as relações mais próximas entre as duas instituições vai viabilizar a solução administrativa das demandas referentes à educação. Na prática, isso significa maior agilidade nos trâmites necessários para a solução das demandas, evitando a utilização das vias judiciais. “Temos a forte determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de garantir a máxima celeridade na solução de qualquer questão que envolva nossas crianças e adolescentes. Congratulo-me com os defensores públicos que possibilitaram o estreitamento das relações entre as duas instituições a que pertencemos. Essa parceria será mais um benefício para nossas crianças na forma de garantia de dignidade e cidadania”, disse Geraldo Castro.

Lideranças políticas da região do Munim se reúnem com Weverton Rocha

_WevertonO deputado federal Weverton Rocha esteve hoje (17), no município de Cachoeira Grande, com lideranças políticas da região do Munim. No último sábado, o parlamentar se reuniu com lideranças na Câmara de Vereadores de Vitória do Mearim. Conforme explica Weverton, o objetivo é aproximar o seu mandato dos maranhenses. “Estamos realizando visitas em várias regiões do estado, para manter contato direto com os municípios e reafirmar que nosso mandato está à disposição do povo maranhense”, afirmou. O deputado estava acompanhado de sua esposa, a advogada Samya Rocha, e se reuniu com o vice-prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier, o presidente do PCdoB de Presidente Juscelino, Márcio Teixeira, vereadores da região, como Amanda (município de Morros), Marquinhos (Icatu), Lucianny e Dico de Nelson (Cachoeira Grande), além das lideranças políticas, Cardoso (município de Rosário), Márcio Vagner e Márcio Roberto (Morros), e Rennya Campos (Axixá).

Complexo de Comunicação é inaugurado 

_foto19INAUGURAÇÃONo início da noite desta segunda-feira (17), a inauguração do ‘Complexo de Comunicação’ da Assembleia Legislativa do Maranhão. O presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), presidiu a cerimônia, na presença de diversas autoridades, entre as quais o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Abreu, o senador Edison Lobão Filho (PMDB), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edmar Cutrim, o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), e diversas outras autoridades.

  Publicado em: Governo

Mais uma UPA para felicidade da população de São Luís…

Publicado em   17/fev/2014
por  Caio Hostilio

mais uma upa

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos