O PSB e sua história melancólica em São Luís…

Publicado em   11/dez/2012
por  Caio Hostilio

Eu já disse aqui que o nascimento mais bonito de um partido político no Maranhão foi o do Partido Socialista Brasileiro. Surgiu das lutas das bases, seguindo os princípios humanistas e sociais, cujos fundadores reuniram de intelectuais a lavradores.

Mas na capital sempre foi um partido usado pela “oposição” de forma covarde e de acordo com as conveniências.

Chegou ao governo da capital com Conceição Andrade, porém apenas pode ter ao seu lado poucos membros do partido, como Zé Carlos Sabóia, Juarez Medeiros e uns gatos pingados na estrutura que ficou sob o comando do PDT de Jackson Lago.

Ao tentar se libertar, o PSB foi taxado de vírus da oposição por Jackson Lago. O partido apoiou João Castelo em 1996 contra Jackson Lago.

Em 2000 teve candidatura própria, tendo como candidato o então deputado federal José Antônio Almeida. O PSB naquela disputa apresentou as denúncias mais contundentes contra a gestão de Jackson Lago, tais como: A máfia da empresa Sinal Verde e a colocação se semáforo até nas rotatórias, a máfia da Centurium nas administrações dos cemitérios de São Luís, a farra dos aparelhos de Raio “X” alugados por Zé Luís Lago para os Socorrões. O PSB esteve na rua e mostrou a sua cara.

Em 2004 lançou novamente candidatura própria, mas foi traído pelos acordos firmados com o então governador José Reinaldo – hoje filiado ao partido -. Pode-se dizer que foi a única vez que o PSB de São Luís realmente recebeu uma gestão de porteira fechada, a Gerência Metropolitana, cujo trabalho foi reconhecido.

Em 2008 lança o candidato o vice na chapa de João Castelo, Helena Dualibe, que rapidamente foi rifada e isolada. O PSB fica o governo Castelo a ver navios!!!

Em 2012 o partido se divide. Uns querem apoiar Castelo e outros Edivaldo Holanda Junior. A executiva Nacional dá a vitória ao grupo que apoiará Edivaldo Holanda Junior, tendo como o vencedor o ex-deputado federal Roberto Rocha, que vence as eleições como vice de Holanda.

O presidente do PSB, Eduardo Campos, vem a São Luís pedir votos para Holanda/Roberto Roberto Rocha.

Começa a escolha do secretariado, chega-se ao fim e ninguém do PSB foi escolhido ou indicado a compor a equipe de governo de Edivaldo Holanda Junior. Por que será? Seria a maldição do vírus?

  Publicado em: Governo

A força de Weverton Rocha!!!

Publicado em   11/dez/2012
por  Caio Hostilio

Ele pode não ter aparecido nos programas eleitorais do candidato Edivaldo Holanda Junior, mas foi fundamental para buscar recursos que pudesse garantir uma campanha que superasse até a do próprio João Castelo.

Foi a Goiás, Mato Grosso e outros lugares com o pires na mão pedir ajuda para a campanha de Edivaldo Holanda Junior. Resultado? Uma campanha com diversos comitês, carros de som, bandeiras, adesivos, plotagens etc.

Weverton Rocha é discípulo do pesadão Lupi, que veio a São Luís declarar apoio a Holanda Junior.

O camarada é bom nos bastidores e não deixaria barato a fatura. O “PDT” com quatro secretarias no governo de Edivaldo Holanda Junior. Ainda tinha gente que apoiava o candidato do PTC que dizia que nesse governo os famigerados do PDT não teriam vez. Ta aí a resposta!!!

Olha o segundo escalão!!! Com certeza vai pitar muito pedetista nessa lista.

  Publicado em: Governo

Allan Kardek faz parte da cota do PCdoB?

Publicado em   11/dez/2012
por  Caio Hostilio

Em minha opinião, equivocam-se aqueles que dizem isso. Ele é filiado ao PCdoB quando o partido era da base aliada ao governo Roseana Sarney.

Fatos que levam a crer que Allan Kardek não faz parte da cota do PCdoB. Antes de assumir a direção da ANP, ele era um dos blogueiros do imirante e chegou a defender a existência de gás em solo maranhense, conforme discurso do senador Sarney da tribuna do Senado.

Esta informação é de O Globo – “O candidato do presidente do Senado, José Sarney (PMDB), é o próprio Alan Kardec que ainda a preferência do ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Mas se o indicado pela presidente Dilma for um dos atuais diretores, ele não precisará passar pela sabatina.

Fontes afirmam que a presidente tem preferência em nomear a atual diretora da agência Magda Chambriard, que vem se destacando com suas ações em relação ao vazamento de petróleo da Chevron na Bacia de Campos.

Se não me falha a memória, quando da indicação de Allan Kardek para o ANP, somente os deputados da base governista, na Assembléia Legislativa, parabenizaram a indicação. Lembro-me de Joaquim Hackel e Tatá Milhomem.

Portanto, essa indicação não foi e nem faz parte da cota do PCdoB.

Acredito que ela seja uma indicação da cota do próprio Holanda Junior.

  Publicado em: Governo

“Shows da Virada” terão Fábio de Melo, Aline Barros, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, Victor & Leo e outros

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

Shows do Padre Fábio de Melo, Aline Barros, Paralamas do Sucesso, Roupa Nova, A5, Victor & Leo, Neguinho da Beija Flor, Arlindo Cruz e Bicho Terra vão marcar as festividades de Natal e Reveillonem São Luís. Aprogramação dos Shows da Virada, que será iniciada dia 21 deste mês e se estende até dia 31, foi apresentada nesta segunda-feira (10) pelos secretários de Comunicação Social, Sérgio Macedo; de Cultura, Olga Simão; e de Segurança Pública, Aluisio Mendes, além da presidente do São Luís Convention & Visitors Bureau, Marizinha Raposo. Os shows também marcam o encerramento das comemorações pelos 400 anos da capital maranhense.

A exemplo da primeira rodada de shows, promovida pelo governo em setembro, as festividades de fim de ano também serão realizadas na Lagoa da Jansen, onde a partir desta terça-feira (11) começam a ser montadas as estruturas de palco, telões, som, luz, iluminação artística das árvores, além do Parque Ambiental da Lagoa, em uma mega-estrutura que vai garantir conforto e segurança para os ludovicenses e turista que prestigiarem o evento.

“Com o mesmo nível de produção que garantiu o sucesso das festividades em setembro e com o mesmo aparato de segurança e atendimento emergencial de saúde, o Governo do Estado realiza a partir do dia 21 os Shows da Virada. A pretensão é fazer um grande final de ano, digno do ano que tivemos de muitas realizações. Encerrar com muita alegria o ano do quarto centenário de São Luís novamente na Lagoa da Jansen, repetindo a fórmula que deu muito certo no mês de setembro”, destacou o secretário Sérgio Macedo.

O governo terá como parceiros a Ambev, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), City Luz e Banco do Brasil. Estão envolvidos nas festividades da virada as secretarias de Comunicação Social (Secom), Cultura (Secma), Segurança Pública (SSP), Saúde (SES), Meio Ambiente (Sema), Infraestrutura (Sinfra), São Luis Convention & Visitors Bureau e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT). 

A secretária Olga Simão lembrou que as festividades em comemoração aos 400 anos de São Luís foram iniciadas com o Carnaval, o São João e, em setembro, com os shows na Lagoa da Jansen. “Agora, em dezembro temos uma vasta programação no Centro Histórico de São Luís com os presépios, as cantatas natalinas e cortejos de reis e pastores, uma programação visando preservar as nossas tradições, o nosso folclore”, disse a secretária.

Segurança

O secretário Aluisio Mendes informou que o plano de segurança será o mesmo usado nas festas dos 400 anos, em setembro que, segundo ele, foi extremamente positivo. “Nós tivemos mais de um milhão e duzentas mil pessoas reunidas na Lagoa da Jansen, nas seis noites de shows, sem nenhum incidente grave, o que mostra que o sistema funcionou muito bem. E é isso que nós faremos também nas festas de final de ano”, contou Aluisio Mendes.

“Esperamos também contar com a colaboração da população que foi importante naqueles eventos da Lagoa, que compareceu desarmada de qualquer espírito belicoso ou intranquilidade, para que todos pudessem curtir a belíssima festa”, completou. O vídeo monitoramento instalado ao longo da Lagoa da Jansen, de acordo com o secretário, também será importante para garantir a segurança da população, bem como o efetivo da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e o GTA com suas aeronaves.

A Secretaria de Saúde, por sua vez, irá disponibilizar no local ambulância e equipe médica para atender possíveis ocorrências nesta área. “As Unidades de Pronto Atendimento também estarão à disposição para serem referência para os atendimento”, declarou a gestora de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria do Socorro Bispo.

A presidente do São Luis Convention Bureau, Marizinha Raposo, destacou a importância do evento para São Luis e disse que não poderia deixar de estar nesta parceria com o governo para que as festividades em comemoração aos 400 anos de São Luís fossem encerradas com grande sucesso. “Essa troca de trazer grandes artistas para cá, nessa mistura com nossos artistas locais, vão brindar o povo maranhense com uma grande festa. E é isso que todos nós queremos. Esses divulgam e promovem a cidade internamente e externamente”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

Dia 21 (sexta-feira), a partir da 19h

– Natalina da Paixão e Corais

– Padre Fábio de Melo

Dia 28 (sexta-feira), a partir das 19h

– Bandas Gospel

– Aline Barros

Dia 29 (sábado), a partir das 19h

– Pepê e Banda

– Paralamas do Sucesso

Roupa Nova

Dia 31 (segunda-feira), a partir das 19h

– A5

– Victor & Leo

– Neguinho da Beija Flor, Bateria Passistas

– Arlindo Cruz e Banda

– Bicho Terra

  Publicado em: Governo

“Essas duas são minhas e as outras vocês brigam”, assim seria a divisão das outras secretarias?

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

Edivaldo Holanda Junior, conforme disse aqui, não é um gestor experiente, mas tem o tino político e mostra muita esperteza nas negociações.

Dos secretários já indicados, todas as pastas fundamentais são da conta pessoal do prefeito eleito.

A segunda leva de indicações, Edivaldo Junior completará sua conta pessoal formando exatamente as espinha dorsal de sua gestão, ou seja, indicará os secretários de planejamento – até que fim – e o de fazenda.

Parece que sobram cinco pastas, incluindo aí a do trabalho, juventude, cultura etc. Hoje (10), Holanda Junior descartou a indicação do PDT para a pasta do trabalho, que queria o Jerry Abrantes. Parece que o PDT ficará com a juventude, mas que não seja Jerry Abrantes.

O “PT” do Bira luta pela secretaria da Cultura. Já inventaram diversos nomes, porém todos foram recusados por Holanda Junior. Bira quer, ainda, subprefeitura da Cidade Operária.

O PSB de Roberto Rocha ficou a ver navios. Pode sobrar uma pasta sem orçamento!!!

O PCdoB é outro que vem buscando apenas pastas que não comprometam diretamente a gestão de Holanda Junior. Quiçá o prefeito não cria uma secretaria extraordinária “Bedel”, que terá a missão apenas de carregar a pasta do prefeito?

As reuniões continuam e tudo pode acontecer. Até disputa por pasta na porrinha!!!

  Publicado em: Governo

Roberto Costa pede afastamento do prefeito de São Luís, pena que a coisa não funciona assim!!!

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

O deputado Roberto Costa denunciou corretamente o descaso e a situação caótica por qual passa o sistema de saúde públicaem São Luíse afirmou que pedirá o afastamento imediato do gestor do município, João Castelo.

Aí é que o deputado erra!!! Pedir a quem? Baseado em quê? Se provocar o Ministério Público e esse conseguir investigar todas as malversações com os recursos do SUS, o órgão fiscalizador terá que encaminhar ao Tribunal de Justiça e esse acatar as denúncias. Com certeza não haverá tempo suficiente, uma vez que o mandato de Castelo termina no dia 31/12/2012, ou seja, faltam 20 dias.

Se pedir a Câmara de Vereadores de São Luís que faça esse expediente, o legislativo terá que abrir uma CPI para apurar os fatos e dependendo do relatório pedir o afastamento do Prefeito.

Roberto Costa está fazendo o que os vereadores de São Luís deveriam fazer, haja vista que as situações como a falta de condições para ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), falta de medicamentos e instrumentos nas unidades de saúde e Socorrões I e II, falta de alimentos para pacientes e funcionários, mortes decorrentes de negligência administrativa e falta de pagamentos para os médicos da rede municipal, é uma prerrogativa dos vereadores de São Luís.

  Publicado em: Governo

Joaquim Barbosa é o cara!!! STF deve cassar mandato de deputados do mensalão

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

Pelas manifestações em plenário e pelos comentários nos bastidores, maior parte da corte pretende seguir o relator Joaquim Barbosa. Decisão pode abrir briga com a Câmara

A partir desta segunda-feira (10), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) devem tomar uma posição que corre o risco de abrir uma queda de braço institucional com a Câmara. Sete integrantes da mais alta corte do país decidem hoje se os três deputados condenados no processo do mensalão devem perder o mandato como consequência ou não. A expectativa é que a definição saia até a próxima quarta-feira (12).

Até agora, dois ministros votaram sobre a possibilidade de João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP) perderem o mandato. O relator do mensalão, Joaquim Barbosa, opinou pela cassação como resultado do julgamento. “É compatível o exercício de mandato parlamentar por alguém condenado a 7, 8, 9 anos de prisão?”, perguntou ele. Já o revisor do processo, Ricardo Lewandowski, entendeu que o STF só pode suspender os direitos políticos, deixando a decisão da perda para a Câmara.

A tendência, pelos pronunciamentos em plenário e conversas nos bastidores, é que a decisão seja pela perda do mandato. E será apertada. O Congresso em Foco apurou que a expectativa é que o placar fique em cinco votos a quatro, já que apenas nove ministros votam. Teori Zavascki, empossado no fim de novembro, não se pronuncia sobre o caso. Junto com Joaquim, ficariam Rosa Weber, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Seguiriam o revisor José Dias Toffoli e Marco Aurélio Mello. Cármen Lúcia é dúvida, mas a tendência é que ela seja contra a cassação dos mandatos.

“Nós temos que declarar e comunicar ao Congresso que estamos aplicando esta sanção adicional, mas o que eu digo e enfatizo é que não podemos usurpar a decisão do Congresso na Carta da República, sem aquele procedimento lá estabelecido”, disse Lewandowski na sessão de quinta-feira (6), quando os ministros começaram a discutir o caso. Ele chegou a citar, ao ler as notas taquigráficas da Assembleia Constituinte, que esse era o “desejo do legislador”.

O argumento foi rebatido por outros ministros. Entre eles, o decano da corte, Celso de Mello. Segundo ele, o STF já decidiu que a intenção dos integrantes da Assembleia que aprovou a Constituição de 1988 não deve necessariamente ser seguida. “O STF, discutindo esta questão, entendeu que esta corte não pode ser pautada pelo teor dos trabalhos desenvolvidos no seio da Assembleia Constituinte, ainda que aqueles debates possam indicar algum caminho a ser seguido, mas isso não condiciona o tribunal”, afirmou.

Para Luiz Fux, a Constituição é taxativa. “A Constituição também é taxativa: perderá o mandato o parlamentar. Será que os mandatários poderão continuar falando pelo povo depois que condenados?”, disparou o ministro na sessão de quinta.

  Publicado em: Governo

Afinal, qual critério Edivaldo Holanda Junior adotou para escolher Raimundo Penha?

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

Técnico? De forma alguma, haja vista que este camarada sequer praticou algum esporte, organizou algum campeonato ou torneio, mesmo que seja de corrida de saco ou cuspi a distância. Também não tem formação em educação física ou tenha cursos preparatórios para o estimulo ao esporte.

Teria sido para controlar a pasta, uma vez que governo Holandista se propôs ao controle? Também não. Basta buscar o histórico de vida de Raimundo Penha as direções das entidades dos estudantes secundaristas, coisa que ele nunca conseguiu terminar!!!

Então, qual seria a razão para essa escolha esdrúxula? Teria a ver com Ministério do Esporte, ONGs, Ministério do Trabalho, ONGs, PCdoB e PDT, Lupi o pesadão e seu fiel escudeiro Weverton Rocha?

Cuidado pra não se enrolar Holanda!!!

Para o PCdoB do Maranhão não ter aceitado a pasta e o PDT de Weverton Rocha aceitar e indicar quem indicou, aí tem coisa!!!

  Publicado em: Governo

Se não houver contratempos, PMDB deve assumir a Câmara e o Senado em 2013

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

O PMDB é um partido profissional no jogo político e sabe jogar diante do tabuleiro. O PT perdeu a Prefeitura de Belo Horizonte para o PSB/PSDB, enquanto isso o PMDB faturou as prefeituras das principais cidades mineiras. O mesmo ocorreu em São Paulo, onde elegeu 89 prefeitos e transformou Chalita numa espécie de menino de ouro do PT de Dilma e de Lula. O PMDB consegue, ainda, ser o partido mais fiel ao governo Dilma, por isso ela lavou as mãos!!!

Correio Braziliense

O Planalto cedeu às pressões do PMDB para ter dois anos de paz no Congresso e menos queixas por mais espaço na Esplanada. A contragosto, Dilma Rousseff concordou que o partido presida a Câmara e o Senado a partir de fevereiro de 2013. Coincidirá, justamente, com o segundo biênio do mandato da presidente, que decidirá se ela terá ou não chances de se reeleger em 2014. O preço da fidelidade é alto: um orçamento total de R$ 8,43 bilhões sob o comando dos futuros presidentes da Câmara e do Senado, provavelmente os peemedebistas Henrique Eduardo Alves (RN) e Renan Calheiros (AL), respectivamente. O montante para investimentos é menor: R$ 287,19 milhões.

Os presidentes da Câmara e do Senado ditam a pauta de votações, autorizam a instalação de comissões parlamentares de inquérito e comandam acordos com os parlamentares para a aprovação ou a derrubada de projetos de interesse do governo. Em casos extremos, decidem pela abertura ou o arquivamento de pedidos de impeachment contra o presidente da República. O PT sempre temia que o PMDB tivesse tanto poder nas mãos. Não teve jeito. Dilma espera, com isso, que o partido diminua a pressão por mais espaço na Esplanada.

  Publicado em: Governo

Edivaldo Holanda Junior, não existe controle sem planejamento!!!

Publicado em   10/dez/2012
por  Caio Hostilio

Tirando o secretário de Esporte, que a meu ver sujou a lista de secretariado do futuro governo Holandista, haja vista que seu passado o denúncia em várias frentes, posso dizer que a escolha foi de técnicos mais voltados para o controle e não para atuar com rigor nas atividades fins das respectivas pastas.

É certo afirmar que o processo de planejamento e controle é de fundamental importância para a sobrevivência e o desenvolvimento de uma organização ou de uma gestão pública, partindo-se da premissa de que o gestor é capaz de planejar e controlar o destino das ações a serem praticadas.

Os tomadores de decisão podem tirar proveito dos pontos positivos das variáveis não-controláveis e se protegerem dos efeitos negativos resultantes daquelas, bem como manipular as variáveis controláveis a seu favor.

Pois é aí que entra a necessidade do planejamento. O planejamento e o controle financeiro tornam-se ferramentas indispensáveis para uma gestão pelas quais os gestores tomam decisões relevantes.

O orçamento e o controle financeiro permitem à organização ter parâmetros das necessidades dos recursos materiais, humanos e financeiros que precisará. Ao mesmo tempo, ambos viabilizam uma melhor utilização dos recursos, uma vez que permitem dimensionar quando e quanto será necessário em determinados períodos.

Muitos incautos acham que preparar um orçamento de uma gestão de um município com mais de 1 milhão de habitantes é tarefa fácil. Ele é flutuante e podem surgir suplementos do decorrer do ano, principalmente por conta da diminuição dos recursos. Esse é um plano de atividades, no sentido de se atingir um objetivo previamente determinado. Nesse contexto, o planejamento aparece como uma ferramenta essencial para uma gestão encontrar o melhor caminho na consecução de sua missão e se preparar para eventualidades. Sem um planejamento, a gestão terá variadas dificuldades em gerir seus recursos, além de causar conflitos e levar o controle a um caos sem limites.

Um controle sem planejamento, entretanto, não produz eficácia, pois planejar significa conhecer a realidade, poder comparar ao que deveria ser, tomar conhecimento rápido das divergências e suas origens, e tomar medidas para a sua correção. A ligação entre planejamento e controle é importante no sentido de fechar o ciclo, que conduz a gestão à eficácia.

Não existe um corpo sem cérebro!!!

Agora, a lambança no Esporte é algo constrangedor, tanto político quanto na essência da atividade fim e meio da pasta. Não haverá nem planejamento e sequer controle!!!

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos