Os recursos são do Fundeb!!! MPMA obtém bloqueio de 60% dos recursos da Prefeitura de Presidente Juscelino para pagar salários atrasados

Publicado em   08/dez/2012
por  Caio Hostilio

Servidores municipais ainda não receberam os salários de setembro e outubro

A Justiça determinou, em 28 de novembro, o bloqueio de 60% das receitas da prefeitura do município de Presidente Juscelino (a 91 km de São Luís), com exceção dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), para regularizar o pagamento dos salários dos meses de setembro e outubro dos servidores municipais.

A liminar, proferida pelo juiz Lúcio Paulo Fernandes Soares, atende aos pedidos formulados na Ação Civil Pública com Pedido de Liminar ajuizada, em 27 de novembro, pelo promotor de justiça da Comarca de Morros, Fernando Antonio Berniz Aragão, contra a Prefeitura de Presidente Juscelino. O município é termo judiciário da Comarca de Morros.

A decisão judicial também determina que o secretário municipal de Administração encaminhe as folhas de pagamento aos gerentes das agências do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal (CEF) para que estes paguem imediatamente os salários em atraso de todos os servidores concursados, aposentados, contratados e detentores de cargos comissionados do município. Os recursos devem ser transferidos para uma conta usada exclusivamente para este fim.

De acordo com a decisão, o secretário de Administração de Presidente Juscelino também deve encaminhar aos bancos anteriormente citados a folha de pagamento de todos os funcionários municipais cujos salários estão em atraso, descriminados por mês, bem como seus respectivos contracheques e possíveis folhas suplementares de pagamento.

TOM JOCOSO

Após denúncias feitas por alguns servidores com salários em atraso no município, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) apurou que, desde o início do segundo semestre deste ano, o funcionalismo municipal tem recebido salários sempre com, no mínimo, um mês de atraso.

Na ação, o promotor de justiça Fernando Antonio Berniz Aragão classifica como “calamitosa e vexatória” a situação dos servidores com salários atrasados. De acordo com ele, a inadimplência da Prefeitura de Presidente Juscelino faz com que eles fiquem sem crédito em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos etc. Em muitos casos, a situação faz com que os funcionários municipais servidores com que eles não tenham como pagar contas de água, energia elétrica e telefone, entre outras.

“Os municípios recebem periodicamente repasses advindos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), do Sistema Único de Saúde (SUS), de recursos relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundeb, entre outras receitas. Isso evidencia que o atraso dos salários é resultado da ineficiência da gestão pública e de possível desvio de finalidade”, destaca o promotor.

Na manifestação do MPMA, Aragão relata que o prefeito Dacio Pereira Rocha raramente é encontrado na cidade, para dar satisfação do caos instalado na prefeitura. “E quando dá explicações aos servidores é sempre em tom jocoso, desmerecendo-os, como se estes estivessem pedindo favores ao administrador do município”, enfatiza.

SANÇÕES

Em caso de descumprimento das determinações judiciais, o secretário de Administração de Presidente Juscelino deverá pagar multa diária de R$ 2 mil.

Por sua vez, a Prefeitura de Presidente Juscelino estará sujeita ao pagamento de multa diária de R$ 5 mil. A mesma multa também incidirá sobre os bancos do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica Federal (CEF).

  Publicado em: Governo

Com a presidente Dilma, lançamento do programa de investimento portuários

Publicado em   08/dez/2012
por  Caio Hostilio

O presidente do Senado Federal, senador José Saney, participou, nesta quinta-feira (6), do lançamento do Programa de Investimento em Logística: Portos no palácio do Planalto. A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer que faleceu ontem aos 104 anos.

De acordo com a Secretaria de Portos da Presidência da República, o Programa de Investimento em Logística: Portos prevê um novo marco regulatório para os portos brasileiros e investimento de R$ 54,2 bilhões para modernizar a infraestrutura do setor portuário brasileiro. A expectativa do governo é aumentar a eficiência e reduzir os custos do setor.

Segundo a Presidência da República, até 2015, R$ 31 bilhões serão aplicados em novos investimentos em arrendamentos e Terminais de Uso Privativo (TUPs). E entre 2016/2017, serão aplicados mais R$ 23,2 bilhões. A Secretaria de Portos ficará responsável pela centralização do planejamento portuário, além de portos marítimos, fluviais e lacustres; e o Ministério dos Transportes pelos modais terrestres e hidroviários.

Na Região Sudeste serão beneficiados os portos do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos; na região Nordeste, Cabedelo, Itaqui, Pecém, Suape, Aratu e Porto Sul/Ilhéus; na região Norte, Porto Velho, Santana, Manaus/Itacoatiara, Santarém, Vila do Conde e Belém/Miramar/Outeiro; e na região Sul do país, Porto Alegre Paranaguá/Antonina, São Francisco do Sul, Itajaí/Imbituba e Rio Grande.

O Governo Federal ainda prevê outros R$ 2,6 bilhões para investimentos em acessos hidroviários, rodoviários, ferroviários e em pátios de regularização de tráfego nos 18 principais portos públicos brasileiros, sendo R$ 1 bilhão do Ministério dos Transportes. O restante será executado principalmente pelos estados e iniciativa privada.

  Publicado em: Governo

Governadora Roseana e ministro Gastão Vieira abrem Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

A governadora Roseana Sarney e o ministro Gastão Vieira fizeram a abertura solene da 12ª Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), organizada pelo Ministério do Turismo, nesta sexta-feira (7), no Palácio dos Leões. A escolha de São Luís para sediar a reunião é uma homenagem aos 400 anos da capital maranhense. No encontro, ministros de Turismo que compõem o Mercosul discutiram estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações do bloco, a definição de roteiros integrados e a ampliação da promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos. 

   Em seu pronunciamento, Roseana Sarney destacou que o encontro fortalece as relações entre os países. Ela aproveitou o momento para falar das ações com vistas à promoção do Maranhão em roteiros turísticos nacionais e internacionais e ressaltou que a prioridade do governo é recolocar o estado nos principais roteiros turísticos brasileiros. “Atualizar os projetos e ações previstas no Plano Maior, retomar o planejamento estratégicos e estimular os empresários a investir em novos produtos, novos roteiros e maior qualidade de serviços, estas são as nossas metas, pois o turismo é uma indústria que gera mais emprego e renda para o nosso país e para nosso estado”, enfatizou a governadora.

Roseana Sarney declarou que o Maranhão está preparado para receber, até 2014, a visita de pelos menos 2,6 milhões de turistas. “Nos anima o fato de termos um maranhense à frente do ministério”, disse referindo-se ao apoio recebido do Ministério do Turismo, que tem à frente o conterrâneo Gastão Vieira.

Durante o evento, o ministro Gastão Vieira e a ministra do Turismo do Uruguai, Lilian Kechichian, assinaram o Memorando de Entendimento para Cooperação em Matéria de Turismo. O memorando fortalece as relações amistosas entre as nações signatárias para promover e estimular o desenvolvimento do turismo e fortalecer a cooperação entre as organizações oficiais de turismo e instituições relacionadas com atividades turísticas, em referência ao convênio para o fomento ao turismo assinado em 1937 entre o Brasil e o Uruguai e o convênio básico de cooperação cientifica e técnica de 1975.

Além da ministra do Uruguai, participaram da reunião, o vice-ministro do Desenvolvimento do Turismo da Venezuela, Carlos Henrique Martinz; o secretário de Turismo da Argentina, Daniel Pablo Aguiera; o sub-secretário de Comunicação do Turismo do Equador, e Marcos Vilamar; os secretários de Estado do Maranhão, Jurandir Filho (Turismo), Olga Simão (Cultura) e Sérgio Macedo (Comunicação Social), a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa; o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, entre outras autoridades.

Intercâmbio

Atualmente, dos 5,4 milhões dos turistas internacionais que visitam o Brasil, quase a metade – 2,6 milhões – vem da América do Sul. Desses, 1,6 milhões são da Argentina. “O que nos desejamos é que o turista que vá à Argentina venha ao Brasil e entre pelo Nordeste. Os próprios argentinos, que só frequentam o Sul do país, que eles venham para o Nordeste”, disse o ministro Gastão Vieira. Ele destacou que foi inaugurada uma linha Buenos Aires/Salvador que deve ser uma alça para atrair turistas para São Luís e Fortaleza. “Pegamos uma carona pela rota das emoções. Alternativas existem”.

A reunião, segundo Gastão Vieira, busca uma relação comercial mais forte entre os países. A ministra do Uruguai, Lilian Kechichian, também destacou a importância do evento para estreitar as relações entre os países. “Esses eventos são uma grande oportunidade para buscarmos alternativas para desenvolver o turismo”, disse. Ela falou que o acordo assinado durante a reunião vai possibilitar um melhor posicionamento das políticas públicas voltadas para esta questão.

O secretário Jurandir Filho falou sobre a importância da reunião. “São Luís hoje é o centro das discussões do turismo na América do Sul. Discute-se as novas diretrizes, os rumos, os investimentos e as potencialidades que a America do Sul tem para mostrar ao mundo”, observou.

Ainda como parte da programação dos ministros em São Luís, foi organizado para os visitantes um city tour pelos principais atrativos turísticos da Ilha. Entre os locais no roteiro de visita, a Fábrica Santa Amélia e o Museu da Língua Portuguesa, que está sendo instalado na capital.

  Publicado em: Governo

Rapidinhas

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

Hei Castelo, fala a verdade sobre o SAMU…

O que irrita não é a falta de respeito com a coisa pública, haja vista que é visto desvio de conduta por diversos gestores por esse país afora. Mas o que deixa o povo indignado é o gestor querer mentir diante de uma reportagem que mostra a verdade dos fotos. Porra!!! Fica calado, assim é bem melhor. Estou na Rua do Catete tomando um suco, quando o Jornal Nacional mostra o descaso da prefeitura de São Luís com o SAMU. Na reportagem o Ministério da Saúde diz que envia todos os meses recursos para ajudar a manter o programa e depois vem uma nota da prefeitura com uma desculpa esfarrapa. Camarada, a rapaziada caiu matando pra cima de Castelo.

Enquanto isso, Ricardo Murad viabiliza recursos emergenciais para os serviços de saúde em São Luís‏

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou na quarta-feira (5) a portaria 2.749, que disponibiliza para o Município de São Luís o repasse de R$ 4 milhões, em parcela única. Esses recursos deverão ser aplicados nos serviços de saúde da rede municipal e foram viabilizados graças à intermediação do secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad. “O ministro acatou nossos argumentos e determinou esse repasse emergencial de recursos para o Município de São Luís. Estamos, dessa forma, dando mais uma importante contribuição para que o atendimento à população na rede municipal de saúde da capital seja normalizado”, declarou Ricardo Murad. A portaria toma por base a necessidade de expansão da oferta de serviços de saúdeem São Luíse a Resolução nº 231/2012, de 9 de novembro de 2012, da Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Maranhão (CIB/MA), que referendou ofício do secretário Ricardo Murad ao ministro da Saúde, reivindicando o aporte adicional e pontual de recursos/SUS de média e alta complexidade para cobertura de despesas emergenciais de manutenção da rede de serviços de saúde. “Ficam estabelecidos recursos no montante de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais) a serem disponibilizados ao Município de São Luís, Estado do Maranhão”, diz o texto da portaria. De acordo com o documento, o Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos R$ 4 milhões, em parcela única, ao Fundo Municipal de Saúde de São Luís. Ainda de acordo com a portaria, os referidos recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde, devendo onerar o Programa de Trabalho 10.302.2015.8585 – Atenção à Saúde da População para Procedimentos de Média e Alta Complexidade.

Secretariado de Holanda Junior só amanhã (08).

O anúncio oficial de parte do Secretariado do Prefeito Edivaldo Holanda Júnior será feito via e-mail amanhã (08) até o meio dia, e não mais hoje como inicialmente previsto. A mudança de data deve-se à necessidade de fazer os últimos ajustes na montagem do Secretariado.

Secretário Luis Fernando participa da abertura do III Ciclo de Estudos de Gestão Municipal

O secretário Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representando a governadora Roseana Sarney, participou da abertura do III Ciclo de Estudos de Gestão Municipal, evento promovido pelo Partido Verde no Maranhão, no Auditório do Sesc Olho D`Água,em São Luís. Ostrabalhos de abertura foram coordenados pelo deputado federal Sarney Filho, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e da Bancada Federal do Maranhão. O evento contou com a presença de secretários estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos dos municípios do Maranhão. “Essa é uma importante iniciativa do Partido Verde, que está orientando os novos gestores, sobretudo em relação aos aspectos legais e de controle em todas as instâncias, federal, estadual e municipal, para que as administrações municipais possam efetivamente ter êxito”, declarou Luis Fernando Silva. De acordo com o deputado Sarney Filho, líder do Partido Verde, o Ciclo tem como objetivo qualificar os gestores. “Esperamos que os prefeitos iniciem sua gestão já sabendo da realidade e dos caminhos que podem ser buscados para diminuir as dificuldades e, assim, cumprir as promessas eleitorais”, revelou Sarney Filho. Os debates contaram com o apoio da Fundação Herbert Daniel do PV. Segundo o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, o evento é importante para se discutir os problemas enfrentados atualmente pelas gestões municipais. “São informações necessárias sobre a real situação que os municípios estão enfrentando, alertando e preparando os novos gestores para superarem os grandes desafios nos próximos anos”, observou.

Parabéns a Justiça de Goiás, que mandou Cachoeira pra cadeia!!!

Será que dessa vez não vão arrumar uma liminar para o contraventor Carlinhos Cachoeira? Pois a Justiça de Goiás o condenou a 40 anos de prisão e a Polícia Federal já recebeu a ordem a efetuar a prisão.

  Publicado em: Governo

Resposta à Revista Veja. Parabéns, professora!!!

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

Cópia da carta escrita à revista Veja por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, de Curitiba. O texto pode ser longo, mas vale a pena lê-lo, principalmente os políticos que mensuram a educação dentro do senso comum e meramente no uso da politicalha….

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima, “Aula Cronometrada”. 

É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS  razões que  geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas  para diagnosticar as falhas da educação.  Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.

Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital?  Em que pais de famílias oriundas da pobreza  trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos  em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida?  Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.

Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola. Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores, e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê?  De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou, o que é ainda pior, envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.

Realmente, nada está bom.  Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.

Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos,  há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais.

Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos,  de ir aos piqueniques, subir em árvores?

E, nas aulas, havia respeito, amor pela Pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.

Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.

Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução),  levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a “passeios interessantes”, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.

E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom.

Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;

Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40h semanais.

E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.

Há de se pensar, então, que  são bem remunerados… Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que se esforcem em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas.

Como isso é motivante..e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.

Temos notícias, dia-a-dia,  até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.

Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.

E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina… E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.

Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é  porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. 

Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade..

Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos se sentarem. E é essa a nossa realidade!  E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo

Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões  (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falarem cronômetros. Francamente!!!

Passou da hora de todos abrirem os olhos  e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores  até agora  não responderam a todas as acusações de serem despreparados e  “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.

Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

  Publicado em: Governo

Não adianta só recuperar as estradas, é preciso fiscalização

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

Criadores de animais, principalmente de jumentos e búfalos, na Baixada, já foram responsáveis por vários acidentes com vítimas fatais. É preciso uma ação educativa, seguida de uma corretiva, para baixar esse índice assustador.

Luis Antonio

Viana – Um acidente fatal na MA-014, na manhã de quinta feira (5) entre Viana e Vitória do Mearim, vitimou quatro pessoas da mesma família e levou óbito a professora Joana Ghilhermina Lobo que faleceu no local.

Segundo informações, um veículo fez uma ultrapassagem perigosa e assustou três búfalos – animais que são criados soltos na região da Baixada – que foram de encontro ao pálio da família Lobo. O impacto foi tão grande que o veículo capotou por várias vezes até parar em um barranco, para em seguida explodir.

Populares que passavam no momento socorreram as vitimas, o policial reformado, Hilbert lobo e os filhos do casal, Hilbert e Hildejane, que foram encaminhados para o hospital Dr. José Murad em Viana com ferimentos leves e já receberam alta. O corpo da professora Joana Lobo está sendo velado em sua residência, e o sepultamento será hoje (6) após uma missa de corpo presente na Igreja São Benedito em Viana.

Perigo

A MA-014 no percurso de Vitória do Mearim até Pinheiro oferece inúmeros riscos aos motoristas em função da grande quantidade de animais que circulam livremente na via, principalmente no período noturno, quando vão se aquecer no asfalto. Muitos motoristas desavisados que imprimem alta velocidade, geralmente são surpreendidos pela presença de búfalos, que se confundem com o asfalto e a escuridão noturna. É preciso cautela e prudência para viajar a noite para a Baixada e, principalmente conscientização dos criadores para que não deixem o gado solto circulando próximo a estrada.

  Publicado em: Governo

A desculpa esfarrapada!!!

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

Esse papo de que o “professor” Antonio Lisboa dispensou o convite para ser secretário de educação do governo Holanda Junior para não abrir vaga na Câmara de Vereadores para o tal suplente Paulo César do Beira-Mar, por não ser bem visto dentro do PCdoB, além de esfarrapada ainda joga o próprio partido na sarjeta.

Como pode um partido que se intitula como os representantes da mudança e do novo ter em seus quadros um elemento com o nome de “Beira-Mar”, ser mal visto dentro do partido? Ah!!! Queriam usá-lo apenas como bucha de canhão e o cara conseguiu ficar na suplência? Esse papo não cola!!!

Na verdade, o professor Lisboa não é otário e sabe de suas limitações. Nota 10 pra ele. Assumir uma rede de ensino de um município com mais de 1 milhão de habitantes, cujo ano letivo de 2012 sequer tem previsão de encerramento, além dos problemas que virão com o corpo docente e as reparações nos recursos da educação, principalmente os advindos do FNDE, tais como o PPDE, PDE, merenda e transporte escolar, não é tarefa fácil.

Às vezes penso que nossos gestores acham que um professor de sala aula tem condições de tocar uma Secretaria de Educação do porte de município como São Luís, pois a visão é apenas a de que ele conseguirá segurar qualquer greve do corpo docente por ser um deles.

Quanta babaquice!!! Isso é querer esconder as mazelas educacionais pra debaixo do tapete, quando deveriam era buscar empreender corretamente na educação infantil, principalmente na alfabetização e no ensino fundamental, além de valorizar o professor e lhe dar uma formação continuada.

Azzolini desistiu da secretaria da Fazenda? Porque não tem bom relacionamento com Edivaldo Holanda (pai)? Outro papo que não cola!!!

Pelo que já ficou mais que provado, o prefeito será mesmo Edivaldo Holanda Junior. Azzolini não aceitou por questões técnicas. A tributação estadual se pode classificar de uma caixa preta (cor de abobora como as dos aviões), enquanto que a municipal é uma caixa preta bem negra!!!

Ele é esperto e sabe que mexer com taxas e tributos que não agradam a maioria esmagadora dos munícipes, Azzolini prefere ficar onde estar!!!

  Publicado em: Governo

Ora bolas!!! Que mudança e novo que tanto esperavam?

Publicado em   07/dez/2012
por  Caio Hostilio

Quando será que o brasileiro vai deixar de ser otário? Já caíram na vassoura no Jânio, no caçador de marajás de Collor e até numa inesquecívelem Belo Horizonte, cujo candidato prometeu acabar com todas as subidas e deixar só as descidas!!!

Não existe mágica e nem conto de fadas nesse jogo politiqueiro canalha em que se transformaram as disputas pelo poder pelo Brasil afora.

Disse aqui nesse blog, por diversas vezes, que nenhum candidato tinha programa de governo, sequer um caminho a ser seguido.

Falei que o prefeito Holanda Junior foi eleito por ser carismático, mas se o eleitor prestasse a atenção em seus programas eleitorais viria claramente que só existia um slogan “Mudança e Novo”, mas que diabo de mudança é essa? Não foi mostrado por não havia mudança nenhuma a ser mostrada. E que novo é esse? Outro engodo. Novo nesse sentido seria uma nova estrutura de gestão, aquela que revolucionasse São Luís.

Mudar as práticas políticas do toma lá dá cá no Brasil tem que começar de cima pra baixo, ou seja, primeiro da esfera federal.

Todo cargo de confiança exercido em Brasília é por conchavo político ou a pedido dos partidos aliados. Não é assim, Flávio Dino? Então, como falar em mudança se faz parte das práticas já efetuada por Pero Vaz de Caminha, que em sua carta ao Rei de Portugal pede um emprego a seu sobrinho.

Aí fala do novo. Mas que novo mais esquisito é esse, em que montaram o corpo e deixaram sem cabeça? Como gerir algo sem planejamento e gestão? Ah!!! Então o novo alardeado é excluir da administração o planejamento, transformar a organização numa balburdia e fazer do controle o centro das atenções?

Como São Luís será a pioneira nesse experimento do “Novo”, espero que as cobaias – mais de 1 milhão de habitantes – não sofram tanto nesse grande laboratório.

  Publicado em: Governo

Roseana participa da abertura da 12ª Reunião de Ministros de Estado de turismo do Mercosul (RMTur)

Publicado em   06/dez/2012
por  Caio Hostilio

A governadora Roseana Sarney participa da solenidade de abertura da 12ª Reunião de Ministros de Estado de turismo do Mercosul (RMTur), nesta sexta-feira (7), às 9h, no Palácio dos Leões (Centro). Na ocasião, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebe os ministros dos países que atualmente compõem o Mercosul. Confirmaram presença no evento, representantes de todos os integrantes do bloco.

O objetivo é discutir estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações, definir roteiros integrados e ampliar a promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos. Na pauta, estão temas como a utilização de recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (FOCEM) para o setor turístico, o planejamento da promoção turística no Japão e projetos de qualificação profissional.

Após a assinatura de um documento oficial pelos ministros, haverá coletiva de imprensa com o ministro Gastão Vieira.

À tarde, as autoridades participam de um city tour pelos principais atrativos turísticos da ilha. Estão previstas visitas à Fábrica Santa Amélia, reformada com recursos do Ministério do Turismo, e ao Museu da Língua Portuguesa. As atividades do dia serão encerradas com um jantar de confraternização, oferecido pela anfitriã Roseana Sarney. No dia seguinte, sábado (8), o ministro Gastão Vieira levará os convidados para um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses.

A escolha da capital maranhense foi feita em homenagem aos 400 anos da cidade, comemorados neste ano. Atualmente, dos 5,4 milhões dos turistas internacionais que visitam o Brasil, quase metade vem da América do Sul (2,6 milhões). Desses, 1,6 milhão são da Argentina. Os dados são do Estudo da Demanda Internacional no Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

  Publicado em: Governo

Financiamentos públicos para o turismo sobem e acumulado em 2012 chega a R$ 7,9 bilhões

Publicado em   06/dez/2012
por  Caio Hostilio

Marca supera o registrado em 2011, quando R$ 6 bilhões foram concedidos ao setor

Os financiamentos concedidos pelos bancos públicos para o turismo nacional no acumulado do ano atingiram R$ 7,9 bilhões. O valor supera o registrado no mesmo período do ano passado, quando o setor recebeu R$ 6 bilhões para investimentos em hotéis, agências, operadoras, empresas de transportes, entre outras.

“Os números revelam uma tendência de aumento nas operações de crédito, o que é fundamental para a preparação dos megaeventos que o país sediará nos próximos anos”, afirmou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

De janeiro a setembro de 2012, a Caixa Econômica Federal foi responsável por 54,8% das operações de crédito contratadas, com R$ 4,3 bilhões, seguida do Banco do Brasil, que financiou 1,9 bilhão para o setor (24,7%). Os demais recursos foram financiados pelo BNDES, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia.

Comparando somente o mês de setembro, os empréstimos dos bancos oficiais atingiram R$ 900 milhões, número 51% maior que o registrado no mesmo mês de 2011.

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos