Justiça em Rosário bloqueia contas do município para pagar servidores

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

A juíza Rosângela Prazeres, titular da comarca de Rosário, deferiu liminar na qual determina o bloqueio de todas as contas do Município. O objetivo da medida é pagar os salários dos servidores municipais, que estão em atraso desde agosto. As contas municipais somente poderão ser movimentadas mediante determinação judicial.

Ficam bloqueados, ainda, todos os recursos do Município, sobretudo aqueles oriundos do FEP, ITR, ICS, CFM, FUS, IPM, FUNDEB, SNA, observadas as disposições referentes à vinculação dos fundos especiais às finalidades para as quais foram criados, até alcançar o limite do valor total dos salários atrasados dos seus servidores. E uma vez atingido o montante necessário para atualização do débito, proceda-se o imediato desbloqueio, comunicando-se previamente à juíza.

De acordo com o pedido do Ministério Público, diversos setores da prefeitura fizeram a denúncia, alegando atraso no pagamento dos meses de agosto, setembro e outubro. Os servidores informaram ao MP que o Poder Executivo Municipal não vem efetuando o pagamento dos servidores públicos de forma regular, acarretando em atraso salarial que alcança até quatro meses em alguns casos, a exemplo dos servidores da Casa do Idoso.

Ao procurar a administração municipal, o MP encontrou sérias dificuldades na busca de um entendimento, pois a situação não seria novidade, estendendo-se desde o mandato anterior do atual prefeito. Acrescentou que não haveria qualquer justificativa plausível para o permanente atraso salarial, uma vez que o Município de Rosário estaria recebendo regularmente os repasses oriundos do SUS, FUNDEB, FPM, PROJOVEM, dentre outros.

Em razão disso, requereu a antecipação dos efeitos da tutela, a fim de sejam bloqueados todos os recursos municipais do FUNDEB, SUS, FPM, PROJOVEM e demais repasses que se encontram nas contas do Município de Rosário, necessários ao pagamento das folhas dos meses em atraso.

Notificado para se manifestar sobre o pedido, o Município de Rosário alegou que a dificuldade no pagamento dos servidores está diretamente relacionada ao bloqueio realizado pela Receita Federal ao Fundo de Participação do Município, haja vista o atraso no pagamento da Previdência Social. Alegou, ainda, que o único mês pendente seria o de setembro/2012 e apenas para os servidores da Saúde e da Secretaria de Administração.

A manifestação da prefeitura veio acompanhada de espelho do SIAFI e de folhas de pagamento referentes aos meses de junho/2012, julho/2012, agosto/2012, setembro/2012, 13º salário, férias e pessoal da limpeza pública.

Ao deferir a liminar, a juíza citou que, como decorrência lógica do direito ao trabalho, assegura-se ao salário garantias como irredutibilidade, valor mínimo e, principalmente, sua proteção contra retenção dolosa (art. 7º, X), pois a retribuição pecuniária constitui, para a maioria dos trabalhadores, a única base de subsistência, sendo essencial para a satisfação das necessidades vitais e familiares, haja vista sua natureza alimentar (art. 100, § 1º). Logo, as normas que impõem o seu pagamento pontual e integral são inderrogáveis e de ordem pública.

No caso dos autos, os documentos demonstram, em tese, a veracidade dos fatos articulados, uma vez que declarações do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino e da secretária Municipal de Assistência Social de Rosário convergem no sentido de indicar a ocorrência de atraso salarial por parte do município.

Segundo a magistrada, também há perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, pois o prolongamento do atraso noticiado nos autos comprometerá ainda mais a dignidade humana e o mínimo existencial dos servidores municipais, haja vista o comprometimento da qualidade de vida, pois a verba salarial constitui meio satisfação das necessidades básicas de sobrevivência do trabalhador e de sua família, sobretudo daqueles que recebem remuneração mínima.

A juíza Rosângela Prazeres determinou, também, a intimação do representante legal do Município de Rosário, para que providencie as medidas necessárias ao pagamento dos salários em atraso aos servidores públicos municipais, inclusive contratados, enviando as respectivas folhas de pagamento ao Banco do Brasil, no prazo de 72 horas, conforme bloqueio judicial determinado, demonstrando em juízo, o cumprimento da obrigação, no mesmo prazo. A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 5 mil.

  Publicado em: Governo

PMDB é mais Flávio Dino do que nunca!!!

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

Caramba!!! E eu que pensei que fosse só em 2008 que o grupo Sarney se debandasse em penso para o lado de Flávio Dino!!! Ledo engano…

Dessa vez só não foi o PMDB não!!! Foi o PSD, o DEM e os outros “Ps”…

O senador João Alberto levou todo mundo para apoiar a turma de Flávio Dino e olha que desde o primeiro turno!!!

Mas não é que o “comunista” anda espalhando pelos quatro cantos que o Castelo vai para o PMDB de Sarney!!! É uma cara de pau!!!

Em Brasília, a conversa é outra completamente diferente da que ele anda contandoem São Luís!!! Na capital da Republica dizem que é o Holandinha que deve se tornar peemedebista, caso ganhe a eleição e, assim, passe ter maior apoio do Palácio do Planalto, pois é o PMDB o maior partido do Brasil. Dizem também que o Flávio Dino pensa até em passar para o PMDB!!! Já pensou?

  Publicado em: Governo

Por que os candidatos atualmente são virtuais?

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

Até meados da década de 90, os candidatos tinham que ter argumentos e conhecimentos técnicos para vencer uma eleição. Nessa época ainda era pouco a presença do marqueteiro político – coisa copiada dos USA -, como um agenciador para vender um produto.

Esses marqueteiros se especializaram em transformar até produto ruim em algo que pudesse ludibriar o povo. Transformando da aparência até as perguntas e respostas programadas. Uma Casca!!!

Lembro-me de programas, discursos em palanques e debates entres grandes políticos e técnicos em sua essência, que davam aula, cada um em sua linha científica, a dialética e positivismo… Um Leonel Brizola, Mário Covas, Darcy Ribeiro etc…

Hoje me deparo com candidato mal preparados, robotizados, sem conhecimento algum, com textos decorados e fora do contexto real.

Ainda  leio alguns dizendo que fulano se saiu melhor que sicrano… Em que, cara pálida? Em quem falou mais merda?

Que diabo de mudança é essa? Mudança é um jeito novo de gestão e qual foi esse jeito novo de gestão apresentado pelo candidato Edivaldo Holanda Junior? Ele não apresentou até agora!!! Quiçá apresentará no debate de hoje da Mirante!!!

Que diabo de melhorias Castelo fez? Até agora não apresentou!!! Quiçá apresentará no debate de hoje da Mirante!!!

Chega de perguntas e respostas programadas!!!

  Publicado em: Governo

Afinal, era Castelo que estava surdo ou Holandinha que se fazia de desentendido?

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

No debate de ontem da TV Difusora, o candidato Castelo insistiu por diversas vezes com a pergunta sobre a reunião no Comitê Militar com a participação do candidato Edivaldo Holanda Junior. Verificou que foi proposital para medir o grau de equilíbrio do candidato do PTC.

Pois não é que deu certo!!! Holandinha chamou Castelo por três vezes de surdo, além de entrar em contradição em todas as suas respostas sobre o vídeo, além de desqualificar a veracidade do mesmo, quando a própria Justiça já deu parecer dando a veracidade.

Uma coisa é certa, o candidato Holanda Junior não tem respostas consistentes para o vídeo e deve orar muito para que esse assunto não venha à tona no debate da Mirante logo mais!!!

  Publicado em: Governo

Secretário Luis Fernando destaca crescimento da atividade leiteira no Maranhão

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, enalteceu as potencialidades da Região Tocantina na pecuária leiteira e destacou o satisfatório crescimento na produção de leite que o Maranhão vem apresentando, estando em quarto lugar no ranking dos estados do Nordeste. A afirmação foi feita durante a abertura do X Encontro Nordestino do Setor de Leite de Derivados (Enel), na noite desta quarta-feira (24), no auditório do Palácio do Comércio e Indústria, em Imperatriz. No evento, ele representou o Governo do Estado.

“Atualmente, temos 3,4 milhões de litros de leite produzidos por ano no estado e 2,6 milhões de quilos de derivados do leite, o que coloca o Maranhão em posição significativa perante a produção nacional, e por isso o governo estadual tem a missão de oferecer as condições necessárias para que haja o aumento de produtividade e ocorra maior distribuição de renda”, disse.

O Enel, que acontece até a sexta-feira (26), tem apoio do Governo do Maranhão e é realizado pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae/MA. Presentes os secretários estaduais Hildo Rocha (Assuntos Políticos), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), José Antonio Heluy (Trabalho), Maurício Macedo (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Pesca e também presidente do Conselho de Administração do Sebrae/MA).

Para uma plateia formada por produtores, consumidores, industriais, empresários, autoridades do setor privado e de órgãos públicos, técnicos governamentais e instituições financeiras, o secretário Luis Fernando Silva apresentou números que reforçam o potencial maranhense na produção de leite e derivados e reforçou a determinação da governadora Roseana Sarney em continuar fomentando a cadeia produtiva leiteira, que envolve em sua maioria os pequenos e médios produtores.

Para isso, Luis Fernando Silva detalhou a execução do Programa Viva Oportunidades, criado com a finalidade de reduzir a extrema pobreza no estado, com ações voltadas para inclusão social e produtiva com foco em capacitação, acesso ao crédito e trabalho e renda para as famílias. Os pequenos e médios produtores leiteiros serão beneficiados com a iniciativa, pois terão acesso as linhas de microcrédito para aplicação em investimentos na melhoria de sua produtividade.

“Com essas medidas, vamos possibilitar a construção de arranjos produtivos locais para a produção leiteira e seus derivados e buscar agregar ainda mais valor à cadeia produtiva, gerando oportunidades de trabalho e renda e ampliando a produção regional e o aumento no PIB no setor primário do Maranhão”, destacou o secretário.

Luis Fernando Silva aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho realizado pelos órgãos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) nas ações de fomento à produção leiteira e ressaltar o compromisso da governadora Roseana com o setor, tanto que Imperatriz sedia pela primeira esse importante evento.

 

X Enel

Pela primeira vez o Encontro Nordestino do Setor de Leite de Derivados (Enel) está sendo realizado em uma cidade do interior brasileiro (as edições anteriores só haviam ocorrido nas capitais).  A coordenação do evento, espera reunir cerca de 5 mil pessoas, entre participantes e visitantes.

O secretário de Estado da Agricultura e presidente do Conselho Administrativo do Sebrae/MA, Cláudio Azevedo, destacou a importância da realização do Enel no estado e reconheceu o marco para o setor leiteiro. “Teremos o antes e o depois deste evento. Estamos tendo a oportunidade de debater temas importantes para o setor e um espaço de troca de experiências, onde os produtores estão aprendendo a utilizar técnicas mais modernas da pecuária de leite no Brasil para incremento na produção”, assinalou.

Cláudio Azevedo foi homenageado com o troféu Gledson Araújo Cangussu. O prêmio foi uma homenagem do proprietário da Fazenda Princesa, Luís Augusto Lula, e do Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural), ao secretário, pelos serviços prestados ao setor leiteiro da Região Tocantina.

O X Enel prossegue até sexta-feira (26), sendo realizado simultaneamente em três locais: no Palácio do Comércio, no Centro de Convenções e no Parque de Exposições. A programação abordará as cadeias da Bovinocultura, Caprinocultura e Bubalinocultura de Leite, por meio de palestras, oficinas, clínicas tecnológicas, mesas redondas, painéis, exposição de animais e demonstração de raças leiteiras.

No pavilhão estão instalados 48 estandes com exposição de máquinas e equipamentos, serviços, insumos e embalagens. Ações paralelas como Encontro de Negócios, Vitrine de Produtos Lácteos, Concurso de Lácteos, Cine Produtor e atendimento a empreendedores também prometem atrair o público participante.

  Publicado em: Governo

Debate do desequilíbrio e do desconhecimento…

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

Quando eu digo que São Luís não tem opção é porque não tem mesmo. E esse papo de mudança e novo é só balela para vender algo que não existe, haja vista que sequer projeto de governo o candidato Edivaldo Holanda Junior possui.

Quanto ao candidato Castelo, também, mostrou despreparo com a coisa pública.

O candidato Holanda fala de projetos superficialmente, mas não entra em sua essência e nem tampouco diz como poderia implantar tal projeto e se o orçamento suportaria.

Nesse quesito parece que Castelo aprendeu, pois mostrou que promessas mirabolantes precisam ser adequadas ao orçamento e se saiu bem quando do total de guarda municipais.

Castelo se enrolou com o terreno onde está sendo construído o hospital e Holanda Junior não conseguiu explicar em vários blocos sua presença num Comitê Militar, chegando a apelar, chamando o seu adversário de surdo.

Propostas coerentes, orçamento, tributação, gestão pública? Nada!!!

Quem saiu ganhando? Acho que foi o povo que saiu perdendo!!!

  Publicado em: Governo

Afinal, por que Igor Lago prefere Castelo a Edivaldo Holanda Junior?

Publicado em   26/out/2012
por  Caio Hostilio

Igor sabe das covardias rasteiras que fizeram com seu pai nas eleições de 2010 e agora querem usar seu nome de forma politiqueira para chamar uma suposta construção de um hospital. Por outro lado, sabe da forma covarde que o presidente do PDT Nacional tentou usar o nome de Jackson Lago para jogar a culpa de uma de suas falcatruas aqui no Maranhão… Um aluguel de um avião.

A Nota de Igor Lago

Amiga e amigo,

Companheira e companheiro,

Lutei para que o Partido Democrático Trabalhista fosse reorganizado sob o legado de Jackson Lago, mas a sua Executiva Nacional, tocada por dois homens, impediu que isto acontecesse.

Lutei pela candidatura própria a prefeito de São Luis e, mais uma vez, isto nos foi negado.

No primeiro turno votei no candidato Haroldo Sabóia (PSOL).

Agora, no segundo turno, após refletir e comparar as duas candidaturas, as suas trajetórias e campanhas, opto por recomendar à(o)s amiga(o)s e companheira(o)s o voto no candidato João Castelo (PSDB).

Como cidadão de São Luis, tenho uma posição crítica em relação a atual administração, mas creio, também, que muitos de seus aspectos podem ser melhorados com disposição e vontade política.

Com todo o devido respeito, creio ser pior para São Luis aceitar uma aventura mal acompanhada, superficial e duvidosa, que se esconde sob o manto da mágica palavra “mudança”, além de atrelar a gestão da cidade a projetos político-eleitorais futuros de cunho pessoal e autoritário.

Saudações Trabalhistas!

Igor Lago

  Publicado em: Governo

Perícia diz que vídeo sobre “Milícia 36” é manipulado? Perícia de quem, cara pálida?

Publicado em   25/out/2012
por  Caio Hostilio

Questionamentos básicos: Quem solicitou a perícia? Foi a Justiça, a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública? Ou foi o interessado em desqualificá-lo?

Qual foi o laboratório que fez a perícia? Tem registro da Polícia Federal, da Justiça ou da Secretaria de Segurança Pública para tal? Ou foi feito um perito aleatório, que não possui nenhum laboratório ou sequer equipamentos especializados para verificação e fez ao gosto do freguês?

Portanto, o que é manipulado é o laudo, que não tem valor algum perante o aparelho de Segurança e, principalmente, ao poder Judiciário.

Apenas serviu como efeito eleitoreiro!!!  

 

  Publicado em: Governo

Flávio Dino e sua incoerência…

Publicado em   25/out/2012
por  Caio Hostilio

Em uma das inserções do candidato Edivaldo Holanda Junior, o “Presidente da EMBRATUR” Flávio Dino aparece falando que o prefeito Castelo passará para o PMDB de Sarney e que eles estarão juntos.

Acho que Flávio Dino é maluco ou doente do pé!!! Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Então vejamos: A candidatura de Edivaldo Holanda Junior é apoiada pelo senador peemedebista João Alberto e recebeu o apoio da vereadora eleita pelo PMDB, Helena Duailibe, conforme vídeo abaixo.

A quem Flávio Dino quer tanto enganar?

  Publicado em: Governo

E aí Holandinha, quem tem razão, Flávio Dino ou Silas Malafaia?

Publicado em   25/out/2012
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos