Recesso regimental na Assembleia Legislativa do Maranhão encerra-se neste domingo

Publicado em   30/jul/2022
por  Caio Hostilio

O recesso regimental na Assembleia Legislativa do Maranhão, iniciado no dia 18 de julho, encerra-se neste domingo (31). Na segunda-feira, 1º de agosto, os parlamentares retornarão às atividades cotidianas da Casa.

De acordo com o cronograma da Mesa Diretora, está prevista para as 10 horas do dia 1º uma sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao advogado Gilson Ramalho, mediante projeto de resolução legislativa de autoria do deputado Marco Aurélio (PSB).

O diretor geral da Mesa, Bráulio Martins, informou que, na terça-feira (dia 2), será realizada sessão ordinária normal, sem nenhuma solenidade, como acontece a cada início do ano legislativo.

Com a chegada do período eleitoral, a expectativa é que os parlamentares realizem um esforço concentrado para a votação de matérias logo nas primeiras semanas de retorno aos trabalhos.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), já conversou sobre o assunto com todos os deputados.

“Já está acertada a adoção de uma estratégia para que toda semana tenhamos sessões e votações no Plenário, de modo que as atividades legislativas da Casa não sejam prejudicadas e para que os trabalhos tenham continuidade pelo bem do Maranhão. Isso é uma determinação do presidente Othelino, que será cumprida à risca”, declarou Bráulio Martins.

 

Ele explicou que neste segundo semestre, em razão da campanha eleitoral, há a expectativa de um ritmo mais ágil na Casa, graças ao avanço da tecnologia.

“A possibilidade de votação remota, que veio com a pandemia da Covid-19, ficou aqui na Casa, e permite que o parlamentar, mesmo ausente do plenário, possa participar das sessões de forma virtual. Com estes modernos recursos da internet, a Assembleia Legislativa não terá prejuízos em seus trabalhos e funcionará de maneira normal neste segundo semestre”, frisou o diretor geral da Mesa.

  Publicado em: Política

Convenção do PDT: Weverton Rocha vira a página da política do Maranhão ao peitar os Leões e mostrar que Foguete não tem ré!!!

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

 

Após a Convenção que confirmou Weverton Rocha como candidato ao governo do Maranhão, verifica-se que virou a página da política do Maranhão, pois o pedetista mostrou como peitar o Palácio dos Leões e firmar de fato que Foguete não tem ré.

Viu-se um casamento perfeito, pois Josimar de Maranhão e Erlânio entraram com suas forças políticas e Weverton Rocha com sua habilidade, adjetivo que o coloca como o político mais articulado do Maranhão.

Weverton Rocha peitou os Leões ao não desistir de sua candidatura e mostrou aos que ainda duvidavam de que foguete não tem ré.

Ele e seus apoiadores conseguiram colocar no estádio Nhozinho Santos e em sua jurisdição aproximadamente 50 mil pessoas, todos expontaneamente.

Pessoas que apostam e tem esperança de mudança com Weverton Rocha.

  Publicado em: Política

A diferença é que agora teve a pandemia da Covid!!! Brasil tem 98,3 milhões de pessoas trabalhando, recorde desde 2012

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

É sempre bom ressaltar que o STF, a maioria esmagadora dos governadores e prefeitos defenderam o fica em casa, coisa que poderia está bem melhor o Brasil. Esse resultado significa alta de 3,1%, com mais 3 milhões de pessoas no mercado de trabalho, em relação ao primeiro trimestre

Carteira de trabalho CT

O contingente de pessoas ocupadas, ou seja, trabalhadores com emprego, chegou a 98,3 milhões. É recorde desde o início da série histórica iniciada em 2012.

O panorama foi divulgado na manhã desta sexta-feira (29/7) pelo IBGE.

Este é o menor índice para o segundo semestre desde 2015 (8,4%), época em que a economia vivia uma recessão.

Neste período, o rendimento real habitual, que é a renda média do trabalhador, caiu 5,1% neste ano. Atualmente, o valor está R$ 2.652, estável em relação ao primeiro trimestre.

Conjuntura

Os números de empregados sem carteira assinada no setor privado e de brasileiros que trabalham por conta própria aumentaram no Brasil. Os dados bateram recorde no segundo trimestre deste ano.

São 13 milhões de empregados sem carteira assinada no setor privado, o maior da série histórica, iniciada em 2012. O número de brasileiros que trabalham por conta própria (25,7 milhões de pessoas) também foi o maior para um trimestre desde o início da série histórica, em 2012.

Informalidade estagnada

A taxa de informalidade  foi de 40% da população ocupada, contra 40,1% no trimestre anterior, e 40% no mesmo trimestre de 2021.

O número de trabalhadores informais chegou a 39,3 milhões, recorde da série histórica do indicador, iniciada em 2015.

  Publicado em: Política

Gestão inovadora!!! Fábio Gentil paga abono salarial aos garís e funcionários da educação de Caxias… Assistam ao vídeo!!!

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

Pela primeira vez na história de Caxias, os Garís do município, recebem abono salarial da prefeitura.
Além do Garís, todos os funcionários da educação municipal também estão recebendo abono.
Já tá na conta!

Isso é respeito!
Isso é valorização!
Isso é Caxias!
Cidade que tem um prefeito que valoriza o trabalhador.

  Publicado em: Política

“Feliz em ver mulheres cada vez mais engajadas”, disse Ana Paula no lançamento do Movimento Vamos Juntas

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

A pré-candidata a primeira suplente na chapa de Flávio Dino ao Senado, Ana Paula Lobato (PSB), participou, nesta quinta-feira (28), do lançamento do Movimento ‘Vamos Juntas’.

“Feliz em ver as mulheres cada vez mais engajadas e tomando a iniciativa de lutar por nossos espaços e direitos. Estou à disposição para colaborar com este lindo projeto, de grande importância para nossas companheiras maranhenses, que, sem dúvida, será exitoso”, disse Ana Paula Lobato, que também é vice-prefeita de Pinheiro.

O projeto, encabeçado pela deputada estadual Ana do Gás, pré-candidata à reeleição, é feito por mulheres de comunidades que atuam com políticas públicas para a classe e para a melhoria de seus locais de vivência. “É somando forças que vamos fortalecer a rede em prol das mulheres”, disse a parlamentar.

Outras mulheres engajadas na política e ativistas em movimentos sociais também estiveram presentes no evento, entre elas, a secretária de Estado da Mulher, Célia Salazar, e a suplente de vereadora de São Luís, Antonieta Lago.

O Movimento recebeu também o apoio do grupo ‘O Maranhão Não Pode Parar’. Presentes ao evento, o deputado federal Márcio Jerry e o ex-secretário de Educação, Felipe Camarão, pré-candidatos a reeleição e a vice-governador, respectivamente, enalteceram a importância da mulher na política.

“Nosso governo deu muitas oportunidades e ajudou muitas mulheres a ocuparem espaços importantes. Mas, ainda assim, temos uma luta muito grande por direitos iguais. Seguiremos em busca de vez e voz para as mulheres”garantiu Jerry.

“Precisamos fazer um governo cada vez melhor para as mulheres. Seguiremos em luta pela igualdade de gênero”, completou Camarão.

  Publicado em: Política

Em Imperatriz, Hildo Rocha palestra sobre a Emenda Constitucional 120 e destaca os novos benefícios para Agentes de Saúde e Agentes de Endemias

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

Em palestra no Congresso dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Combate às Endemias, na cidade de Imperatriz, o deputado federal Hildo Rocha (MDB) destacou os benefícios proporcionados pela Emenda Constitucional 120, dispositivo que estabelece piso salarial nacional de dois salários-mínimos (equivalente hoje a R$ 2.424) para a categoria e prevê adicional de insalubridade e aposentadoria especial.

Hildo Rocha é o presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Combate às Endemias. Hildo Rocha coordenou todas as ações legislativas e foi o responsável pela articulação política que resultou na aprovação da PEC 22/2011 que se tornou a emenda constitucional 120.

Além de assegurar piso salarial nacional, a EC 120 determina que os vencimentos dos agentes serão pagos pela União e que os valores para esse pagamento serão consignados no Orçamento com dotação própria e específica.

Conforme o novo texto constitucional, os recursos financeiros repassados pela União aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para pagamento do vencimento ou de qualquer outra vantagem dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias não serão objeto de inclusão no cálculo para fins do limite de despesa com pessoal.

O texto também determina que estados, Distrito Federal e municípios deverão estabelecer outras vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

“Todas essas conquistas foram alcançadas com muito sacrifício. As lideranças da categoria souberam se articular, tiveram paciência, foram persistentes, demonstraram muita força de vontade. Eu tive a honra de, na qualidade de presidente da frente, coordenar todas as ações necessárias para aprovar a PEC 22 que hoje se transformou na emenda 120 da nossa Constituição Federal. Foram três importantes benefícios para essa categoria que é de fundamental importância para a saúde pública preventiva do nosso País”, comentou Hildo Rocha.

Ampliação da representatividade nos parlamentos: uma necessidade, um desafio
Rocha enfatizou que os ACS e os ACE precisam se manter unidos a fim de preservar as conquistas já asseguradas e ampliar as garantias legais imprescindíveis para a melhoria das condições de trabalho da categoria.

União, gratidão, confiança
A presidente da Federação Maranhense dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes Comunitários de Combate às Endemias, agradeceu aos participantes do Congresso e destacou a necessidade da categoria aumentar a representatividade da categoria no poder legislativo estadual e federal.

“É importante lutarmos para que o deputado Hildo Rocha obtenha um novo mandato para que possamos continuar com um defensor da nossa categoria na Câmara Federal. Também é importante que a partir de 2023 tenhamos representação efetiva na Assembleia legislativa do Maranhão. É por esse motivo que me coloco à disposição da categoria. Sou pré-candidata a deputada estadual porque quero dispor de força política para representar os meus colegas de profissão”, declarou Marleyde Barnabé.

  Publicado em: Política

No Maranhão está aumentando… Não tem fiscalização!!! No segundo corte no mês, Petrobras reduz preço da gasolina em 3,88%…

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

A Petrobras anunciou nessa quinta-feira (28) um corte de 3,88% no preço da gasolina, a segunda redução na gestão de Caio Paes de Andrade – que assumiu o comando da estatal no fim de junho. A redução para as distribuidoras vale a partir desta sexta-feira (29). Com dois reajustes em menos de dez dias, o preço do insumo nas refinarias da Petrobras já acumula queda de 8,6%, o que dá alívio à inflação e ajuda a reduzir a pressão do governo sobre os executivos da empresa.
Com dois reajustes em menos de dez dias, o preço da gasolina para os postos acumula queda de 8,6%

Com dois reajustes em menos de dez dias, o preço da gasolina para os postos acumula queda de 8,6%

De acordo com a estatal, o valor médio de venda da gasolina nas refinarias vai passar de R$ 3,86 para R$ 3,71 por litro, com um corte de R$ 0,15 por litro. Já a partir de 1º de agosto, os preços médios do querosene de aviação (QAV) serão reduzidos em 2,6%, da gasolina de aviação (GAV) em 5,7% e do asfalto em 4,5%. O preço do diesel se manteve inalterado, apesar dos apelos do presidente Jair Bolsonaro para que a empresa reduza também o combustível.
A Petrobras destaca que os ajustes de preços de QAV, GAV e asfalto são mensais, definidos por meio de fórmula contratual negociada com as distribuidoras. Segundo a empresa, os clientes já foram informados sobre os novos preços, mas as tabelas só serão divulgadas oficialmente no site da companhia na segunda-feira, 1º.
A estatal vende o QAV e a GAV produzidos em suas refinarias ou importados apenas para as distribuidoras, que transportam e comercializam os insumos para as empresas de transporte aéreo, outros consumidores finais em aeroportos ou revendedores.
Em nota, a Petrobras lembrou que o método de precificação destes busca o “equilíbrio com o mercado” e “acompanha as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, a fim de mitigar a volatilidade diária das cotações internacionais e do câmbio.
O novo anúncio ocorreu um dia depois de o conselho de administração da empresa ganhar mais poder para supervisionar a política de preços para os combustíveis. Apesar da medida, a Petrobras afirmou que a decisão final sobre novos reajustes permanece com a diretoria executiva.
Inflação
A redução de R$ 0,15 no preço da gasolina deve retirar 0,17 ponto porcentual do IPCA em agosto, calcula o economista da Garde Asset Luis Menon. Dessa forma, a projeção da Garde para a inflação no próximo mês mudou de um recuo de 0,04% para deflação de 0,21%. “Como hoje (ontem) é o último dia de coleta do IPCA de julho, o impacto não pega nesse mês, só começa em agosto”, diz o economista.
O economista avalia ainda que o corte de 3,88% no preço nas refinarias deve se traduzir em redução em torno de 2,6% no preço nas bombas.
Pedro Shinzato, da divisão de óleo e gás da consultoria StoneX, diz que no curto prazo, com a demanda global por gasolina em queda, as cotações do produto no exterior devem cair ainda mais, abrindo espaço para novas reduções de preços da Petrobras.
A partir de setembro, porém, com o início da temporada de furacões no Golfo do México, essa tendência pode ser revertida, com encarecimento da gasolina no exterior.

  Publicado em: Política

Convenção vai oficializar Weverton Rocha candidato ao governo do Maranhão

Publicado em   29/jul/2022
por  Caio Hostilio

Nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o senador Weverton Rocha vai ter sua candidatura confirmada em convenção do PDT.
“Teremos a oportunidade formalizar nossa proposta para todo o Maranhão”, afirma Weverton.
A Convenção Juntos Pelo Trabalho terá a participação de outros partidos que formarão a coligação: Republicanos, PROS, PL e o PTB. A convenção também irá confirmar o nome do vice-governador na chapa, o deputado estadual Hélio Soares (PL).
“Minha meta é gerar oportunidades de emprego para o povo do Maranhão”, defende Weverton.
O senador realizou 30 grandes encontros pelo Maranhão, ouvindo a população, conversando com lideranças locais e levantando os principais problemas do estado.
“É importante conhecer a realidade local, ouvir quem vive nos municípios, quem conhece a realidade do dia a dia das cidades.
Fiz toda minha pré-campanha falando que o que está dando certo, vou continuar, mas o que estiver errado, vou ter coragem de mudar”, afirma.
Weverton Rocha falou ainda que lança sua candidatura defendendo uma pauta de geração de emprego e combate à pobreza no Maranhão.
“Vamos colocar comida na mesa das famílias maranhenses. Vamos gerar emprego para que as pessoas tenham dignidade. Eu conheço as dificuldades que muitos enfrentam. Já vivi isso. Quem conhece minha trajetória sabe.
Não sou filho de nenhum político poderoso nem empresário desse estado, por isso, incomodo tanto as elites”, afirmou Weverton.

  Publicado em: Política

Em Timon, Othelino participa de ato de lançamento da pré-candidatura de Flávia Alves a deputada federal

Publicado em   28/jul/2022
por  Caio Hostilio

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), participou, nesta quinta-feira (28), na cidade de Timon, de um grande ato político que marcou o lançamento das pré-candidaturas da advogada Flávia Alves (PCdoB) a deputada federal e do deputado Ricardo Rios (PC do B) a estadual.

Durante o encontro, os três pré-candidatos enfatizaram, junto às suas bases políticas de Timon, a força do movimento ‘O Maranhão Não Pode Parar’, que apoia a reeleição do governador Carlos Brandão (PSB) e as pré-candiduras de Felipe Camarão  (PT) a vice, Flávio Dino (PSB) ao Senado Federal e Lula (PT) à Presidência da República.

No ato, Othelino Neto destacou que Flávia Alves vem somar com este time de força e irá representar todos os maranhenses na Câmara Federal, trabalhando pelo desenvolvimento do estado. “Sob a vontade do povo, Flávia será eleita, vai ajudar muito o Maranhão e com um olhar todo especial para a querida cidade de Timon“, ressaltou o líder do Parlamento estadual, que também concorre à reeleição.

Em sua manifestação, Flávia Alves ressaltou que vem somar com o grupo político de Timon e legitimar a participação das mulheres nos espaços de poder e de luta por melhorias à população. “Venho lembrar que hoje, em Brasília, não há nenhuma deputada federal eleita representando o Maranhão. Se eu chegar à Câmara Federal, quero conhecer todas as necessidades do meu povo”, afirmou.

O deputado estadual Ricardo Rios elogiou o caráter de Flávia Maciel e seu potencial para representar os maranhenses na Câmara federal. “Honesta e trabalhadora, sei que Flávia será uma grande deputada federal e trabalhará muito por Timon e por nosso estado”, enfatizou.

Com forte apoio na cidade de Timon, Ricardo Rios também falou sobre a relação de parceria com o presidente Othelino Neto no Legislativo maranhense. “Othelino, além de um grande amigo, é um grande companheiro com o qual eu tenho a honra de trabalhar e caminhar junto”, disse

O encontro em Timon contou com o apoio e a articulação política do ex-secretário municipal de Infraestrutura, Delfino Guimarães, forte liderança política do município. Para ele, Flávia Alves e Ricardo Rios têm a força que a cidade de Timon e o restante do Maranhão  precisam para se desenvolverem ainda mais.

Além de Delfino Guimarães, a pré-candidata conta também com o apoio dos suplentes de vereador James Cebolão (PT), Edson Lima (PROS), Nacy (PSD) e José Erisvaldo (PT).

  Publicado em: Política

Vale a pena conferir!!! Final de férias hoje no Turu com o grupo Pé no Chão…

Publicado em   28/jul/2022
por  Caio Hostilio

Saudações! Nesta quinta-feira, 28 de julho, reta final das férias de julho, grande show em São Luís, com seu Raimundinho, grupo “Pé Chão” e César Nascimento, a partir das 20h, no Grill Rei de França – TURU.. transmissão ao vivo pelo YouTube.com/blogdomarcial e pelo face/marciallima, sucesso!

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos