Internautas destacam primeira noite do “Arraiá do Povo em Casa”

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Internautas maranhenses, de diversos estados  brasileiros e até do exterior mostraram todo o seu amor pela cultura maranhense, durante a exibição do primeiro dia do “Arraiá do Povo em Casa”, transmitido pela TV Assembleia, na noite de quinta-feira (24). Pelo YouTube, Whatsapp, Instagram e Facebook da emissora, eles destacaram, positivamente, a iniciativa em milhares de comentários.

Só no canal da TV Assembleia no YouTube, cerca de oito mil internautas acompanharam a programação, exaltando a beleza e a alegria da festa em comentários instantâneos. A versão eletrônica e digital do Arraiá do Povo gerou muitas reações durante a transmissão.

Seguidores do perfil da Assembleia Legislativa do Maranhão enviaram fotos ao WhatsApp da produção (98 9972-6181), vestidos com trajes juninos ou posando ao lado da televisão no momento da evolução do seu grupo folclórico preferido.

Em todos os momentos retratados, os internautas mostravam-se curtindo a festa com a família e amigos. Alguns deles foram Suzana, do bairro Vinhais; o casal Daniel e Marilena e Bruno Rocha, que se disse emocionado com a oportunidade de assistir às apresentações dos grupos que tanto gosta, no conforto de sua casa.

Já Luan Santos escreveu que o “Boi de Morros é uma festança à parte” e parabenizou a TV Assembleia pelo espetáculo que ele acompanhou no YouTube, assim como Dona Helena Farias. Ela agradeceu a alegria que o evento estava proporcionando também às pessoas idosas em seu isolamento necessário por conta da pandemia.

Rosélia Penha Mendonça, que acompanhou tudo de Brasília (DF), elogiou os grupos folclóricos. “Assistindo diretamente do Distrito Federal e curtindo essas maravilhas dos festejos juninos do Maranhão”, disse.

  Publicado em: Política

”Um gesto de amor ao próximo”, diz Neto Evangelista durante entrega de alimentos em povoados de Coroatá e Santa Rita

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Coroatá e Santa Rita receberam, durante essa semana, alimentos para ajudar a enfrentar a crise causada pela pandemia da COVID-19. A ação faz parte do movimento iniciado pelo deputado estadual Neto Evangelista (DEM), que segue entregando cestas básicas em todo o Maranhão.
“Precisamos dar as mãos para ajudar o maior número de pessoas possível. A pandemia continua e, infelizmente, falta comida na mesa de muitas famílias. Recebam esse alimento como gesto de amor e carinho para com o próximo”, disse Neto.
O parlamentar adquiriu, por meio de emenda parlamentar, 40 toneladas de alimentos que estão sendo entregues em São Luís e demais municípios maranhenses. Famílias nos povoados Alto da Cana, Santo Antônio e Bananal, em Coroatá, agradeceram o deputado pelo gesto.
“Essa cesta chegou em boa hora. A situação tá bem difícil. Muitas vezes falta comida na mesa. Tenho muita gratidão ao Neto e ao vereador Cássio que sempre atenderam nossa comunidade”, agradeceu Francisco, morador do povoado Alto da Cana.
Participaram das entregas das cestas o vereador Cássio Reis (PDT), o deputado estadual Glalberth Cutrim (PDT), o prefeito interino de Coroatá, Juscelino da Fazendinha (PT), além de vereadores e secretários do município.
*Santa Rita*
Acompanhado do vereador Jancimauro e do líder comunitário Pedro Viana, Neto também esteve no povoado Sítio do Meio, em Santa Rita.
Na ocasião, o parlamentar entregou cestas básicas a 250 famílias e conversou com a população sobre as demandas da região.

  Publicado em: Política

Othelino Neto e Ana Paula exaltam a cultura maranhense na abertura do “Arraiá do Povo em Casa”

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Othelino Neto e Ana Paula exaltam a cultura maranhense na abertura do “Arraiá do Povo em Casa”

Othelino Neto e Ana Paula participam da abertura do “Arraiá do Povo em Casa”, que tem transmissão pela TV Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), acompanhado da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, participou, nesta quinta-feira (24), da abertura oficial da segunda edição do “Arraiá do Povo em Casa”, realizado pela Diretoria de Comunicação da Alema, transmitido pela TV Assembleia (canal 9.2 ou 17 TVN). No ato, eles exaltaram a importância da preservação da cultura maranhense.

Na abertura, que contou também com a presença do Diretor de Comunicação da Assembleia, Edwin Jinkings, o chefe do Legislativo disse que o objetivo do evento é amenizar a saudade dos arraiais do Maranhão, que continuam suspensos devido à pandemia da Covid-19.

“Já são dois anos sem termos a satisfação de andar por São Luís aproveitando os arraiais e o melhor da nossa cultura popular. A ideia é diminuirmos a saudade de ver o Maranhão cheio de terreiros juninos, podendo curtir nossos grupos de bumba boi, quadrilha, cacuriás, dança português, enfim, todas brincadeiras que tanto gostamos”, disse o parlamentar, ao lado da sua filha Guilhermina Lobato, que também prestigiou a abertura do evento.

Othelino disse que o "Arraiá do Povo em Casa" visa levar aos lares um pouco da alegria do São João maranhense

Othelino disse que o “Arraiá do Povo em Casa” visa levar aos lares um pouco da alegria do São João maranhense

Othelino Neto ratificou a importância do “Arraiá do Povo em Casa”, que conta com três dias de festança. “Estamos na segunda edição para que possamos não só prestigiar as nossas brincadeiras tradicionais, como também permitir que possamos curtir de forma diferente, em casa, com segurança e respeitando as normas sanitárias, ao lado de nossas famílias, saboreando comida típica. O importante é fazer o São João dentro de casa”, frisou.

Hino cultural

Na abertura oficial, o parlamentar e a presidente do Gedema acompanharam a apresentação do cantador Zequinha de Coxinho, filho de Bartolomeu dos Santos, o saudoso “Mestre Coxinho”, e seu batalhão do Boi Fruto da Raça Show, que executou a toada “Urrou do Boi, o hino cultural do Maranhão”.

“Conseguimos matar um pouquinho da saudade do São João. Queríamos estar mesmo era dançando nos arraiais, mas, infelizmente, ainda não é possível. Enquanto isso, vamos curtir de casa as melhores atrações do nosso Arraial, torcendo para que, ano que vem, tudo já tenha voltado à normalidade”, disse Ana Paula.

Na abertura do evento, Othelino e Ana Paula destacaram a importância de manter viva as tradições culturais do Maranhão

Na abertura do evento, Othelino e Ana Paula destacaram a importância de manter viva as tradições culturais do Maranhão

Dentre as principais atrações do primeiro dia do “Arraiá do Povo em Casa” estavam o batalhão pesado do Boi da Maioba, com suas matracas e pandeirões; os bois de Morros, Santa Fé e Nina Rodrigues; o Cacuriá de Dona Teté e o Tambor de Crioula de Leonardo.

  Publicado em: Política

China: Criaram o vírus e fizeram a pior vacina!!! Matéria do New York Times detona vacinas da China e cita irresponsabilidade: “Confiaram nas vacinas chinesas. Agora estão lutando contra surtos”

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Matéria do New York Times detona vacinas da China e cita irresponsabilidade: “Confiaram nas vacinas chinesas. Agora estão lutando contra surtos”

O jornal The New York Times comentou o que muitos já sabiam. Uma matéria (aqui) chama atenção para países que apostaram nas vacinas produzidas na China e, mesmo após ter boa parte da população “imunizada”, agora lutam contra novos surtos de Covid-19.

Segundo a reportagem, exemplos de vários países sugerem que as vacinas chinesas podem não ser muito eficazes na prevenção da propagação do vírus, particularmente as novas variantes.

O jornal americano cita, por exemplo, as ilhas Seicheles, Chile, Bahrein e Mongólia, onde de 50 a 68 por cento das populações foram totalmente inoculadas majoritariamente com imunizantes de dois fabricantes chineses e, na semana passada, estavam entre os 10 principais países com os piores surtos de Covid, de acordo com dados do The New York Times. As informações são do Focus.

A matéria destaca que todos esses países apostaram nos imunizantes produzidos pela Sinopharm e Sinovac Biotech, este responsável pela Coronavac, que até abril foi o imunizante mais utilizado no Brasil.

A matéria destaca que nos Estados Unidos, cerca de 45% da população está totalmente vacinada, principalmente com doses feitas pela Pfizer-BioNTech e Moderna. E os casos caíram 94% em seis meses. Já Israel, que apostou nas vacinas da Pfizer e tem a segunda maior taxa de vacinação do mundo, atrás apenas de Seicheles viu o número de novos casos diários de COVID-19 caírem para 4,95 por milhão. Enquanto na própria Seicheles, que dependia principalmente do imunizante da Sinopharm, esse número é de mais de 716 casos por milhão.

“A Mongólia prometeu ao seu povo um ‘verão sem Covid’. O Bahrain disse que haveria um ‘retorno à vida normal’. A minúscula nação insular das Seicheles pretendia impulsionar sua economia. Todos os três confiavam, pelo menos em parte, em vacinas chinesas de fácil acesso, o que lhes permitiria lançar programas ambiciosos de inoculação quando grande parte do mundo estava sem esses programas. Mas, em vez de se livrar do coronavírus, todos os três países agora estão lutando contra um surto de infecções”, diz a matéria.

Reprodução Twitter.

Estudos para terceira dose
Na semana passada, o Chile, que vacinou boa parte de sua população com a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, já estuda aplicar uma terceira dose em quem recebeu a vacina chinesa, após os casos aumentaram no país. No Brasil, onde até abril, a Coronavac era o imunizante mais utilizado, a Anvisa já autorizou estudos para aplicar uma terceira dose, mas da vacina da Pfizer, nos que já receberam duas aplicações da vacina chinesa.

  Publicado em: Política

As presepadas de um falsário!!! Irmão de Miranda visitou laboratório nos EUA dias antes da denúncia “ele terá que se explicar”… No Brasil os corruptos tomam conta!!!

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

BOMBA: Irmão de Miranda visitou laboratório nos EUA dias antes da denúncia “ele terá que se explicar”

O enrolado com a Justiça deputado federal Luís Miranda (DEM-DF), pivô do tititi ontem sobre suspeita de compra irregular da vacina Covaxin pelo Ministério da Saúde, não contou a história toda ainda.

A bomba jogada por ele no noticiário, de que alertou o presidente Jair Bolsonaro sobre suposto esquema na pasta, saiu dois dias após o retorno dos Estados Unidos de seu irmão, Luís Ricardo Miranda, chefe da Divisão de Importação do Departamento de Logística do Ministério.

Segundo consta no D.O. da União, em pesquisa pela reportagem, ele ficou em Miami por seis dias, em missão oficial, para acompanhar tratativas de doação e possível negociação de vacinas do laboratório Janssen Cilag.

Luis Ricardo pode ter muito a contar para a CPI da Pandemia sobre sua visita. E o deputado encrenqueiro terá de explicar, também na Comissão, por que só revelou há dias algo sério que aconteceu em março – e não deu publicidade quando ocorreu há três meses.

Luís Ricardo Miranda é servidor de carreira da Saúde e foi promovido para o cargo atual em 2018, no Governo Michel Temer, pelo então ministro Gilberto Occhi. O deputado Luís Miranda, um neobolsonarista, acusado de picaretagem e estelionato, é filiado ao DEM, opositor ao Governo. Ele tenta proximidade com o presidente, que não o recebeu mais. Bolsonaro suspeita de sua ligação com o ex-ministro Luís Mandetta.

Conforme a Coluna noticiou meses atrás, há uma guerra velada de laboratórios dentro do Ministério da Saúde por vendas das vacinas em contratos vultosos. Miranda chegou a perder a função na gestão Pazuello, mas o ministro recuou e o manteve.

Blog do BG

  Publicado em: Política

Não houve nem entrega e sequer pagamento pela vacina!!! Bolsonaro confirma reunião com Luis Miranda e critica o deputado

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Afirma que vai tomar providências se houver “roubalheira” e que congressista quis desgastar o governo

O presidente Bolsonaro  confirmou nesta 5ª feira (24.jun.2021) que se reuniu com o deputado Luis Miranda (DEM-DF). O congressista afirmou na 4ª feira (23.jun.2021) ter alertado Bolsonaro sobre irregularidades nas negociações da Covaxin, vacina indiana contra a covid-19.

“Conversou, conversou sim, não vou negar isso aí”, disse Bolsonaro em sua live semanal, transmitida ao vivo em suas páginas oficiais.

O chefe do Executivo, porém, agora critica o ex-aliado, a quem se referiu como “deputado aí que tem uma ficha, um prontuário bastante extenso”.

Bolsonaro transmitiu a live desta 5ª feira (24.jun.2021) ao lado do ministro Fábio Faria (Comunicações). Disse que há uma “onda”  e uma “coisa ridícula” contra o governo nas supostas fraudes na aquisição da Covaxin.

“Vou deixar bem claro que, em março deste ano, os auditores do TCU não viram indícios de sobrepreço na vacina Covaxin. Por que 1000% [de sobrepreço]? Tem uma nota, que estava escrito 300.000 vacinas e faltava um zero. Eram 3.000.000. Dá mais ou menos 1000%”.

E completou:

“Se tiver roubalheira no meu governo, ministério qualquer, pode haver, se Deus quiser não vai ter (…) A gente vai tomar as providências, como determinei que a PF [Polícia Federal] investigue esse caso”.

O presidente afirmou que o encontro com Miranda aconteceu em março: “Daí 4 meses depois ele resolve falar para desgastar o governo. Esteve andando de moto em Brasília, esteve aqui conversando comigo, abro portas do Alvorada para todo mundo. De repente, o cara ‘vapt’”.

Bolsonaro disse que não houve corrupção e que as vacinas não foram adquiridas. Vai ser apurado. Com toda certeza, quem buscou armar vai se dar mal. Agora corrupção? Não gastamos 1 centavo com Covaxin, não recebemos uma dose da Covaxin”.

  Publicado em: Política

Corrupto só tem culhão para roubar!!! Bolsonaro: Renan Calheiros não tem “culhão” para ir para o meio do povo… Assistam ao vídeo

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Nesta quarta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o relator da CPI da Covid, o senador esquerdistaRenan Calheiros. “Seja honesto, faça o que eu faço e venha para o meio do povo”, disse o chefe do executivo, que ouviu gritos de “Mito, Mito” após a declaração.

Bolsonaro cumpre agenda no Rio Grande do Norte. Os ministros Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, e Fábio Faria, das Comunicações, que acompanharam o presidente na visita.

“Não adianta inventar CPI para querer me tirar do poder. Lá, sete senadores, tendo à frente Renan Calheiros, dizem que eu não dou bom exemplo na pandemia. Renan Calheiros, siga o meu exemplo e seja honesto. Faça o que eu faço. Venha para o meio do povo. Não tem culhão para isso”, disparou o mandatário brasileiro.

  Publicado em: Política

Atenção!!! Braide anuncia 2ª chamada de vacinação a partir de 50 anos

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

  Publicado em: Política

“Arraiá do Povo em Casa” dá a largada em primeira noite de apresentações

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Um sucesso a primeira noite do “Arraiá do Povo em Casa”. A programação de estreia da segunda edição do evento, que foi ao ar nesta quinta-feira (24), com transmissão pela TV Assembleia (tvassembleiama), Instagram e Facebook da emissora, contou com apresentações inéditas de seis grupos folclóricos que evoluíram cerca de três horas para levar toda a alegria e a magia do São João maranhense à casa dos telespectadores.

A festança, apresentada pelos jornalistas Ronald Segundo e Ely Coelho, direto de um cenário típico especialmente montado no Complexo de Comunicação da Casa, começou por volta das 19h. De casa, telespectadores e internautas que acompanhavam as apresentações interagiam pelas redes sociais, fazendo comentários sobre os grupos convidados e enviando fotos para integrarem-se à festa mesmo a distância.

O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, acompanhado de sua esposa, Ana Paula Lobato, que também é presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema); da filha Guilhermina e do diretor de Comunicação da Alema, Edwin Jinkings, fez a abertura oficial do evento, enfatizando que o objetivo da iniciativa é diminuir a saudade que a população maranhense sente dos arraiais juninos, que não puderem ser realizados novamente este ano por causa da pandemia da Covid-19.

“Há dois anos que, para cobrir essa lacuna, temos a satisfação de realizar o ‘Arraiá do Povo em Casa’. Assim, todos podem apreciar as nossas brincadeiras juninas com a família e em segurança, cada um em sua casa. Serão três noites de programação com o melhor da nossa cultura”, disse Othelino.

Na abertura, o diretor de Comunicação da Assembleia, jornalista Edwin Jinkings, lembrou que, no ano passado, devido à pandemia, a primeira edição do “Arraiá do Povo em Casa” fez um apanhado das apresentações do “Arraiá do Povo”, realizado em 2019 no estacionamento da Alema. “Agora, realizamos a segunda edição com três noites de muita energia e toda a beleza do nosso São João. Fique em casa, compre seu mingau de milho e vamos guarnicê”, disse.

Hino Cultural

A programação foi aberta com a presença surpresa do cantador Zequinha de Coxinho, filho de Bartolomeu dos Santos, o saudoso “Mestre Coxinho”, e seu batalhão do Boi Fruto da Raça Show, que executou a toada “Urrou do Boi”. Há 30 anos, a Lei 5.299, de 12 de dezembro de 1991, determina a execução da toada na abertura de qualquer evento cultural e artístico no território maranhense. A toada foi oficializada como hino cultural e folclórico do Maranhão.

O primeiro a surgir na tela da TV Assembleia foi o Boi de Morros, sotaque de orquestra e um dos mais contagiantes grupos de bumba meu boi do Maranhão. Morros entoou lindas toadas autorais, ressaltando sua religiosidade e a preocupação constante com a preservação da natureza.

Em seguida, o “Arraiá do Povo em Casa” recebeu o Cacuriá de Dona Teté. Enquanto as caixeiras davam o tom, os casais rodopiavam e cantavam o repertório de duplo sentido característico dessa manifestação folclórica que é tão amada pelos maranhenses.

Os elogios dos internautas foram os melhores para a apresentação do Boi de Nina Rodrigues, que se destacou, entre outros aspectos, pela beleza das índias adornadas ricamente por suas indumentárias em homenagem aos primeiros habitantes do Brasil.

Indumentária

Na sequência, Ronald Segundo e Ely Coelho anunciaram o Boi de Santa Fé, cuja apresentação remete a um ritual africano. A exuberante indumentária dos caboclos de pena, índias tapuias e rajados ganhou cores vibrantes na tela da TV Assembleia, ressaltando a beleza do grupo originário do Bairro de Fátima. Depois, ecoaram as matracas do Boi da Maioba, legítimo representante desse sotaque.

O último a passar pelo terreiro na primeira noite de transmissão do “Arraiá do Povo em Casa” foi o Tambor de Crioula de Leonardo, exaltando a importância do povo negro para a história do Brasil. As coreiras mostraram ginga, rodopiando freneticamente e só parando no momento da pungada (movimento em que tocam seus ventres). Os homens, por sua vez, conduziam o ritmo incessante dos tambores e das toadas.

Programação

Sexta

BOI PIRILAMPO

DANÇA PORTUGUESA ARTE E BELEZA DE PORTUGAL

BOI NOVILHO BRANCO

BOI UNIÃO DA BAIXADA

BOI DE RIBAMAR

BOI DE ITAPERA

BOI BRILHO DA ILHA

Sábado

BOI DE SONHOS

BOI DA PINDOBA

BOI DA LUA

QUADRILHA MOCINHA DO SERTÃO

BOI DE MARACANÃ

BOI BRILHO DA ILHA

BOI BAIRRO DE FÁTIMA

BOI DA LUA

BOI MOCIDADE DE PINHEIRO

  Publicado em: Política

Hildo Rocha cobra do Ministro da Infraestrutura investimentos e reivindica trem de passageiros rápido e moderno para a ferrovia São Luís -Teresina

Publicado em   25/jun/2021
por  Caio Hostilio

Durante Audiência Pública Extraordinária, da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara, que ouviu o Ministro dos Transportes, Tarcísio Gomes de Freiras, o deputado Hildo Rocha cobrou investimentos na ferrovia São Luis Teresina e reivindicou a implantação de trens de passageiros para atender moradores de Cantanhede, Coroatá, Timon, Bacabeira, Itapecuru, Caxias, Pirapemas, Rosário, entre outras cidades maranhenses.

O parlamentar ressaltou que no passado não muito distante, antes da concessão à iniciativa privada, a São Luis/Teresina, ferrovia implantada há 83 anos, disponibilizava trens de passageiros com passagem incomparavelmente mais baratas do que o transporte rodoviário.

“Eu sou daqueles que entende que o governo deve se dedicar à saúde, educação, segurança pública, justiça entre outras atividades típicas do poder público. Quem tem que explorar serviços de transportes é a iniciativa privada, o governo tem que regular e incentivar. Mas depois da concessão da linha ferroviária São Luís/Teresina para a iniciativa privada os habitantes das cidades cortadas pela ferrovia, que utilizavam o trem de passageiros, foram prejudicados porque deixaram de ter passagens mais baratas e os comerciantes e prestadores de serviços perderam parte de suas rendas”, comentou Hildo Rocha.

Concessão
Até o ano de 1997, a ferrovia São Luis/Teresina era operada pela estatal Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). No ano seguinte a estrada, passou a ser explorada pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) empresa que obteve a concessão por meio de leilão. Em 2008, dez anos depois de assumir as operações, a CFN, teve a sua razão social alterada e passou a se chamar Transnordestina Logística S/A (TLSA).

Ferrovia subutilizada
Hildo Rocha disse que atualmente a ferrovia é subutilizada. “Serve penas para o transporte de combustíveis de São Luis para Teresina. Quais são os planos do seu Ministério, para o Maranhão, em relação a essa ferrovia? Já que nós vamos ligar o Porto de Itaqui ao Porto de Santos, por meio da ferrovia que a Norte-Sul, por que não ter uma ligação melhor e mais eficiente entre o Porto de Pecém e o Porto do Itaqui? Também quero que Vossa Excelência pense nessa questão do trem de transporte de passageiros entre São Luis e Teresina”, argumentou Hildo Rocha.

Revisão contratual e investimentos
O Ministro Tarcísio de Freitas reconhece que a ferrovia São Luis Teresina (atualmente denominada de Transnordestina) tem dificuldades. “O deputado Hildo Rocha tem razão. Ali nós temos problemas, a manutenção ruim. Então o que fazer para solucionar tais dificuldades? Estamos em negociação com o TCU em busca de entendimentos para que possamos fazer um novo arranjo contratual. Vamos fundir dois contratos num único, o da velha Transnordestina com o da Nova Transnordestina, tirar do contrato aqueles seguimentos que já não fazem mais sentido, que foram abandonados por serem antieconômicos, para que possamos investir e ter operações ferroviárias no Nordeste”, explicou o Ministro.

Ferrovia é uma prioridade do governo Bolsonaro
Tarcísio de Freitas ressaltou que melhorar a malha ferroviária do país é uma prioridade do governo do Presidente Jair Bolsonaro. “Hoje já temos quase 30 bilhões de reais privados contratados para o seguimento ferroviário e, nossa estimativa, é de que até o final do governo teremos 60 bilhões de contratos privados para investimentos na infraestrutura ferroviária do Brasil”, afiançou o Ministro.

https://youtu.be/T404vZt7zbc

http://hildorocha.com.br/site/hildo-rocha-cobra-do-ministro-da-infraestrutura-investimentos-e-reivindica-trem-de-passageiros-rapido-e-moderno-para-a-ferrovia-sao-luis-teresina/

https://bit.ly/2Sq2q0d

  Publicado em: Política

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos