Publicado em: Política
Acompanhe ao vivo a sessão plenária da Assembleia Legislativa do MA de hj(09)
Publicado em 09/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Hildo Rocha visita IFMA de Barra do Corda e recebe pleitos da instituição
Publicado em 09/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Durante visita ao Campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica (IFMA), de Barra do Corda, o deputado federal Hildo Rocha se reuniu com a diretora da instituição, professora Marinete Moura, a fim de discutir pleitos.
Na ocasião, o parlamentar informou que a bancada federal do Maranhão decidiu colocar emendas impositivas para três instituições públicas de ensino superior do Maranhão. “O IFMA, a UEMA e a UFMA, tiveram emendas de R$ 40 milhões cada uma, aprovadas pela bancada federal do Maranhão”, destacou Hildo Rocha.
Pleitos relevantes
Entre os pleitos do IFMA de Barra do Corda constam a implantação de uma biblioteca e a compra de um veículo e equipamentos para serem utilizados na proteção das bacias hidrográficas dos rios Corda e Mearim, entre outros.
“O IFMA é uma instituição de ensino que presta excelentes serviços, nos setores do ensino e de pesquisa. Em Barra do Corda, por exemplo, a entidade realiza estudos a fim de preservar as bacias dos rios Corda e Mearim, estudos que necessitam de recursos humanos e financeiros. Sabemos que o órgão trabalha com limitações de recursos. Cientes dessa questão, nós destinamos parte das emendas de bancada para o IFMA. Sabemos que o total a ser repassado é insuficiente para financiar todas as ações que o órgão realiza, entretanto, vamos trabalhar para que possamos repassar emendas individuais para reforçar o orçamento dessa importante instituição pública de ensino superior do nosso Estado”, enfatizou Hildo Rocha.
Ampliação das atividades
A diretora da instituição, Marinete Moura, enfatizou que o apoio do deputado Hildo Rocha é fundamental para o fortalecimento e a consolidação das ações do IFMA, em Barra do Corda.
“Deputado, em nome de toda a comunidade escolar do IFMA, Campus de Barra do Corda, nós agradecemos o seu apoio. O IFMA tem se consolidado como a melhor instituição de educação de Barra do Corda e região e, com certeza, com o seu apoio as nossas ações e a nossa biblioteca serão ampliadas possibilitando assim melhorias nas práticas curriculares de todos os nossos cursos inclusive os cursos que ainda estão em planejamento como é o curso de Engenharia Civil, que precisa de todo apoio, de toda a logística da biblioteca e dos equipamentos para funcionar bem, a fim de qualificar os jovens de Barra do Corda. Portanto, nós agradecemos o seu apoio. O Campus de Barra do Corda conta sempre com o seu apoio”, declarou Marinete.
Publicado em: Política
Semed e Unicef renovam parceria no combate à evasão escolar em São Luís
Publicado em 09/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) renovou a parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no que diz respeito à plataforma Busca Ativa Escolar. A ferramenta visa apoiar a identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão, bem como implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão no ambiente escolar.
Por meio da plataforma é possível fazer uma busca da situação escolar de cada criança e adolescente e dar os devidos encaminhamentos necessários para garantir a rematrícula e a permanência deste aluno na escola.
“O enfrentamento da exclusão escolar precisa ser fortalecido com políticas públicas unificadas e com medidas para garantir a reabertura segura das aulas remotas, a fim de garantir a permanência dos estudantes e reduzir, de fato, o fracasso escolar”, disse a secretária municipal de Educação, Esmênia Miranda.
Ofélia Silva, chefe do escritório do Unicef no Maranhão, destaca a importância da parceria com a Prefeitura de São Luís. “Viemos reforçar nossa vontade de trabalhar junto à Semed nessa nova fase de gestão da educação municipal. O Unicef trabalha pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente, concentrando seus esforços naqueles mais vulneráveis, com foco especial nos que são vítimas de forma extrema de violência”, afirmou Ofélia Silva.
Evasão
Alice Calixto, coordenadora do Núcleo de Acolhimento Emocional da Educação (NAEE) da Semed, conta que devido à pandemia do novo coronavírus, a porcentagem de crianças e adolescentes que abandonaram as escolas aumentou e o papel dos órgãos educacionais é fundamental para esse retorno e acompanhamento.
“Os níveis de evasão escolar aumentaram com a chegada da pandemia, que também contribuiu para agravar situações já existentes em famílias em situação de maior vulnerabilidade. Com a diminuição nos postos de trabalho veio a necessidade de complementação de renda, o que, por muitas vezes, é transferida para os membros mais jovens da família. Tem ainda a dificuldade de acesso à internet, que também contribui para o crescimento desse índice”, disse.
A assessora técnica pedagógica e supervisora institucional do projeto Busca Ativa Escolar na Semed, Eliane Pinheiro, frisou que “todos os gestores já estão cadastrados na plataforma e com acesso ativo para o acompanhamento de cada criança matriculada para o ensino remoto. Na plataforma podemos identificar estudantes que não estão frequentando as aulas remotas e assim poder realizar visitas às famílias para identificar o que motivou a evasão desse aluno e fazer uma análise técnica para garantir a rematrícula.
Saiba mais – Plataforma Busca Ativa Escolar
A plataforma Busca Ativa Escolar é uma iniciativa desenvolvida pelo Unicef em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e reúne representantes de diferentes áreas: Educação, Saúde e Assistência Social, além do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos de Educação, Câmara Municipal, Ministério Público, Associação de Moradores, dentre outras instituições que trabalham unificando ações que garantam o direito à educação.
Publicado em: Política
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS

Juízes cotados para assumirem os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato já decidiram a favor do petista em casos passados. Uma decisão monocrática do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), as ações serão distribuídas automaticamente para um dos quatro magistrados de duas varas criminais federais do Distrito Federal: a 10ª ou a 12ª, relata o SBT.
Entre os titulares, estão Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara; ou Marcus Vinicius Reis Bastos, na 12ª Vara. Entre os suplentes estão Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª, e Pollyanna Kelly Maciel Medeiros Martins Alves, da 12ª.
Segundo o veículo, em julho de 2019, Vallisney de Souza Oliveira absolveu o petista da acusação de organização criminosa e lavagem de dinheiro em processo que apura suposto favorecimento à Odebrecht em contratos de Angola. Na mesma decisão, Oliveira absolveu um dos sobrinhos do ex-presidente de parte das acusações (Taiguara Rodrigues dos Santos). O juiz entendeu que não foram apresentadas provas de que Lula teria vínculo com o contrato da Odebrecht Angola.
Ele também é autor de decisão que recusou denúncia contra lobistas, empresários, advogados e o ex-conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Federais (Carf) José Ricardo da Silva durante a Operação Zelotes. Eles eram acusados de pagar propina para favorecer a montadora Ford no Carf.
Ainda segundo o SBT, o magistrado da 12ª Vara, Marcus Vinicius Reis Bastos, é conhecido por ter perfil mais garantista – ou seja, ele costuma favorecer o réu na maior parte de suas decisões. Foi, por exemplo, quem anulou provas colhidas pela Lava Jato contra ministros de governos petistas suspeitos de receber propina da Odebrecht. A decisão foi tomada em janeiro deste ano.
Antônio Palocci e Guido Mantega foram ministros em gestões de Lula e Dilma Rousseff. Ambos eram investigados sob suspeita e editar Medidas Provisórias que beneficiavam a empreiteira. Em decisão de 2020, Bastos também determinou o desbloqueio de R$ 32 milhões de empresa pertencente ao coronel João Baptista Lima, apontado pelo Ministério Público Federal de ser o operador financeiro do ex-presidente Michel Temer.
A empresa em questão é a Argeplan, cujos bens estavam bloqueados pela Justiça desde abril de 2019. Uma das suspeitas era de que a Argeplan era usada para repassar propina do setor portuário.
Entre os substitutos, Ricardo Augusto Soares Leite já determinou que o ex-presidente ficasse proibido de deixar o país e que entregasse o passaporte à Polícia Federal. A decisão ocorreu em 2018. Antes disso, no ano anterior, Leite já havia determinado a suspensão das atividades do Instituto Lula, por considerá-la um “local de encontro” para prática de crimes.
A decisão de Leite foi revogada na Justiça, com parecer do Ministério Público Federal (MPF) contrário à sentença. Em 2015, procuradores do MPF pediram que Leite fosse afastado da Operação Zelores após o magistrado negar pedidos de prisão feitos pelo órgão.
Publicado em: Política
Efeito corrupto elegível: Dólar dispara e Bolsa desaba
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS

Por consequência da decisão do ministro, o petista – que já havia sido condenado em segunda instância pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção – volta a ser elegível.
O dólar reagiu a apresentou uma forte disparada. Por volta das 15h30min, a moeda estadunidense estava sendo negociada com o valor de R$ 5,72. Após o anúncio, o câmbio encostava no valor de R$ 5,78, com tendência de aumento.
Além do dólar americano, a Ibovespa – principal índice da bolsa de valores – ás 16h, operava de maneira decrescente de -3,76% a 11.393 pontos.
Publicado em: Política
Defesa Civil de São Luís entrega cestas básicas a famílias da Vila Embratel
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Na manhã desta segunda-feira (8), a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), distribuiu 25 cestas básicas, doadas pela empresa Vale, a famílias no Residencial Primavera, na região da Vila Embratel. A entrega dos alimentos foi realizada pela Defesa Civil de São Luís, responsável pelo monitoramento das áreas de risco na capital.
As entregas ocorreram em uma área afetada pelos alagamentos que assolavam a região antes da limpeza e desobstrução do canal localizado no bairro em uma intervenção executada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e que também contou com a participação da Vale.
As famílias que receberam o material agradeceram à Prefeitura de São Luís e reconheceram o trabalho feito pelos órgãos municipais. “As cestas básicas são de extrema importância na comunidade, onde há muitas famílias carentes, devido aos alagamentos. Então, hoje, no Dia Internacional da Mulher, estamos muito felizes em poder receber e doar essas cestas básicas”, comentou Lindinalva Ferreira, liderança comunitária no Residencial Primavera.
Auxílio
O superintendente da Defesa Civil de São Luís, Alexssandro Nogueira, participou da entrega dos alimentos. “Foi uma ação ainda em resposta aos alagamentos que ocorreram no Residencial Primavera. Nós fomos chamados e comparecemos para averiguar a situação. De imediato, acionamos a Vale e a Semosp, que, em tempo recorde, começaram a intervenção para resolver os problemas na região. Nós fizemos um levantamento junto às lideranças comunitárias para saber quantas famílias foram afetadas. E, a partir da parceria com a Vale, conseguimos levar comida a esses moradores”, explicou Alexssandro Nogueira.
“Essas famílias estavam precisando dessas doações. A ajuda faz parte da nossa missão em contribuir, de alguma forma, com aquelas pessoas que mais necessitam. Ajudar as pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social é prioridade da Semusc. A Prefeitura de São Luís está sempre pensando em quem reside em áreas de risco, e a articulação de parcerias como a da Vale, é fundamental para o bem de todos”, disse o secretário da Semusc, Marcos Affonso.
Publicado em: Política
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Alguém tinha dúvida que isso aconteceria numa corte dominada por petista? E se brinca o Lula ainda vai pedir indenização por ter ficado preso. O ministro petista devolveu direitos políticos do petista ex bandido!!!

O ministro petista Edson Fachin, do STF, determinou a anulação de todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O STF é uma corte que envergonha os brasileiros!!!
Publicado em: Política
Semfaz: atendimento ao contribuinte deve ser agendado a partir de hoje (8)
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Para evitar filas, aglomeração e em cumprimento às recomendações do Decreto Municipal n° 56.887/2021, que visa a prevenção da proliferação do novo coronavírus, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), disponibilizou o serviço de agendamento do atendimento presencial na sede do órgão.
O serviço começou a funcionar nesta segunda-feira (8). O contribuinte deverá acessar o site Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br, para agendar o atendimento previamente.
Com a segunda onda da Covid-19 e os riscos de proliferação do vírus, a Prefeitura de São Luís vem adotando diversas medidas para conter a contaminação com a doença. Mesmo com as ações, a Semfaz continuará funcionando, uma vez que o órgão presta serviço essencial ao município.
Para agendar o atendimento, o contribuinte deverá emitir a senha pela internet, no site da Semfaz, para a data e horário de sua preferência e comparecer à sede da Secretaria com até 10 minutos de antecedência. O atendimento ao contribuinte estará aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
De acordo com o secretário Municipal da Fazenda, José Azzolini, o ideal é que façamos o atendimento mediante a marcação on line. “O agendamento será prioritário a partir de agora. Os contribuintes serão atendidos por dia e horário marcados para que possamos evitar a aglomeração de pessoas na sede da Semfaz, garantindo o funcionamento dos serviços. Nossas equipes estão trabalhando para disponibilizar a ferramenta ao cidadão e contribuinte com o máximo de celeridade e qualidade, visando bons resultados”, explicou.
Por enquanto, a ferramenta será apenas para o atendimento presencial na sede do órgão, localizado na Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima. No posto de atendimento disponível no Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab), as atividades continuam normalizadas e o contribuinte não precisa agendar previamente o atendimento. Já o posto da unidade do Viva (Shopping da Ilha), estará fechado, entre os dias 5 a 14 de março, prazo estabelecido nas medidas municipais.
No site da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), o contribuinte tem acesso a serviços como emissão de NFSE e NFSEA, IPTU, certidões, guias, acesso ao Sistema Tributário Municipal (STM), alvará e outros.
Atendimento Interno – Semfaz
O atendimento interno ao contribuinte estará suspenso até o dia 14 de março. Mais detalhes e informações, o contribuinte poderá entrar em contato diretamente com a Semfaz, pelos contatos (apenas WhatsApp): (98) 99162-9940 e 99156-0673, ou pelo e-mail, info@semfaz.saoluis.ma.gov.br.
Publicado em: Política
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Nesta segunda-feira (08), dia da mulher, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT) homenageia o público feminino em alusão à data, relembrando projetos que tem estabelecido na Casa Legislativa.
Vale destacar que o pedetista tem cultivado uma relação próxima e de fortalecimento às políticas públicas voltadas às ludovicenses.
Prestes a fazer dois anos, a Procuradoria da Mulher é uma das conquistas conjuntas da gestão. Em 2019, com o objetivo de ampliar e garantir a participação e atuação da classe feminina em diversos temas sociais, Osmar demonstrou sensibilidade e instituiu esse setor voltado especialmente para elas.
‘’A Casa sempre buscou a valorização da mulher. E como hoje é uma data especial, buscamos reforçar que nosso compromisso também levanta essa bandeira de trabalho em favor de todas as mulheres dessa nossa cidade e estado’’, parabenizou.
Osmar celebrou o aumento da bancada feminina na Câmara, que antes contava apenas com três vereadoras e atualmente o número de mulheres no Poder, ampliou, e conta com cinco parlamentares que compõem a 20º legislatura da Casa, são elas: Concita Pinto (PCdoB); Karla Sarney (PSD); Rosana da Saúde (Republicanos); Fátima Araújo (PCdoB) e Silvana Noely (PTB).
‘’Mais mulheres no Poder é sinal de que a sociedade está avançando, isso é relevante e coloca a atuação delas muito mais em destaque; na Câmara eu louvo por essa ampliação, pois assim, mais mulheres se sentem representadas e o nosso país cresce em progresso e mais garantias de direitos voltados a cada uma delas, que na verdade, são a maioria da população’’, pontuou o vereador.
Publicado em: Política
Para Weverton, candidato precisa trabalhar “para ser merecedor do governo”
Publicado em 08/mar/2021
por Caio Hostilio
COMENTÁRIOS
Publicado em: Política



