Olha aí uma boa idéia, Flávio Dino!!! Comandante da polícia no RS sugere o ‘Batman’

Publicado em   07/jun/2015
por  Caio Hostilio

dupla dinamicaDepois de fardar e armar um vigia da Prefeitura de Vitória do Mearim, cujo resultado foi o assassinato brutal de cidadão, e ainda querer jogar a culpa nos verdadeiros policiais militares, essa sugestão do Tenente-coronel do 9ºBPM é providencial!!! Que o governador Flávio Dino – que ama ficar nas redes sociais ao invés de gerir a coisa pública -, faço o mesmo, ou seja, crie um comentário de igual teor do coronel gaúcho, no Whatsapp, e espere a vinda do Batman para socorrer os maranhenses!!!

Do G1 RS

montagem1Um oficial da Brigada Militar se envolveu em uma polêmica na noite de sábado (6) ao fazer um comentário em um grupo de Whatsapp que reúne jornalistas e policiais. Dois repórteres relataram que havia somente uma viatura fazendo o policiamento em um evento noturno que ocorria no Parque da Redenção, em Porto Alegre, por volta da meia-noite, com a presença de milhares de pessoas. Em resposta, o tenente-coronel Francisco Vieira, comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sugeriu que os participantes chamassem “o Batman ou o super-homem” e alegou que o público não queria a presença dos policiais militares. “A BM pra eles não presta. Mande ligar para o 190”, completou.

montagem2A conversa ocorreu em um grupo de Whatsapp utilizado para informar sobre ocorrências da área do 9º BPM. O evento em questão se chama Serenata Iluminada, que ocorre periodicamente para discutir e estimular a ocupação de locais públicos. Segundo os jornalistas que questionaram o oficial, assaltantes estavam aproveitando para atacar as pessoas em locais mais escuros da Redenção.

“Quem frequenta esse tipo de evento não quer BM perto. Agora aguentem! Que chamem o Batman! Ou o super-homem”, escreveu. “Gente do bem está em casa agora!” (…) Então que saiam dali. Eu não aconselho a ficar ali. Até porque se eu mandar uma viatura lá, com dois PMs, serão hostilizados”, continuou.

Ao G1, o coronel disse que não se tratava de uma declaração, apenas um comentário em uma conversa informal. “Não foi uma declaração. Foi uma conversa informal. Fiz uma certa analogia em tom de brincadeira”, afirmou. “Quantas vezes nesse grupo de whatapp a gente já brincou, falou e compartilhou piadas e nunca aconteceu nada disso”, diz.

Ainda de acordo com o tenente-coronel Vieira, o evento no parque aconteceu sem autorização ou apoio do poder público. “É um grupo que se reúne de vez em quando. Em momento algum se consulta a Brigada Militar. Nunca foi feito um pedido formal para que acompanhássemos o evento, nada disso. Não posso tirar mais de uma viatura para cuidar de um evento que acontece a revelia do poder público, organizado por pessoas que não querem a nossa presença”, avaliou.

Segundo ele, uma viatura circulou pelo Parque da Redenção durante todo o evento, que terminou por volta das 3h. “Seriam hostilizados [outros PMs], é óbvio. Isso acontece sempre. Eu sou hostilizado sempre. Eu vou botar mais uma viatura policial lá pra quê?”, comenta.

Ele reconhece que a área é perigosa e não recomenda que se frequente o Parque da Redenção à noite. “Não dá para frequentar o parque à noite. À noite quem frequenta aquele local são pessoas da prostituição, drogaditos, criminosos”.

Ainda conforme o tenente-coronel Vieira, houve um registro de assalto, feito por meio do 190, durante a Serenata Iluminada. Ainda segundo ele, os dois jornalistas foram retirados do grupo do whatsapp por “falta de consideração”. Ainda na ferramenta, direcionado aos outros repórteres, o tenente-coronel afirmou que a BM “nunca se negou e nunca se negará a atender qualquer ocorrência. Somente que deve ser usado o canal formal: 190”.

  Publicado em: Governo

A picaretagem no jornalismo maranhense

Publicado em   07/jun/2015
por  Caio Hostilio

Itamargarethe Corrêa Lima

Jornalista, advogada e pós graduanda em Direito Tributário

picaretaApesar da recente publicação questionando a postura da OAB, acerca da cobrança para aquisição do crachá de acesso ao fórum de São Luís,  num ponto específico, ou seja, na defesa da prerrogativa do advogado, em não dividir espaço no mercado de trabalho com aqueles desabilitados, não posso deixar de externar a admiração que nutro pela entidade, orgulho, que, infelizmente, não tenho enquanto jornalista.

Como profissional da imprensa, por conta de um preceito constitucional, sou obrigada a conviver, rotineiramente, com forasteiros despreparados, e sem a devida cognição acadêmica, o que, no mínimo, implica ignorância aos princípios e fundamentos que consubstanciam a Comunicação Social, enquanto ciência responsável pelo estudo dos meios de comunicação de massa.

Hoje, eu e os meus verdadeiros colegas, infelizmente, dividimos espaço com picaretas, que ainda se intitulam “profissionais”, sem nem ao menos saber o real significado da expressão utilizada. Refiro-me aquela meia dúzia de canalhas,  que além da falta do conhecimento acadêmico, não possuem o padrão ético-moral indispensável aos formadores de opinião.

Criaturas desonestas que desvirtuam a essência do jornalismo, utilizando o ofício, apenas, para se beneficiar, abrindo empresas e transformando-se em prestadores de serviço junto à administração pública. Trapaceiros desprezíveis que se intitulam os “arautos da moralidade”, no entanto, na prática, são piores que os “batedores de carteira”, aqueles que abordam o cidadão e utilizam a clássica frase, “mãos ao alto”.

Impostores que não são o que aparentam quando estão diante de um microfone ou de uma câmera de televisão, pois, na essência, são propineiros, que usam o poder da mídia, assim como aqueles que criticam, para abarrotar o bolso com o dinheiro saqueado do erário público.

Seres hipócritas que falam em dignidade, honestidade e decência, mas que ao vislumbrar a aquisição de um carro do ano, uma casa bem localizada, e uma vida de alto padrão, esquecem que essas conquistas devem advir da combinação competência x trabalho, e não do mau-caratismo.

Indivíduos baixos, sem escrúpulos, senso crítico e nem vergonha na cara, que muitas vezes batem no peito se achando “os caras”, dizendo que fazem e acontecem, porém ao virar a esquina ou passar por um corredor de um órgão público, são taxados como bandidos, pilantras e escroques, e o que é pior, ainda vislumbram com naturalidade tais adjetivações.

Embusteiros que enquanto estão sendo pagos, alguns a peso de ouro, se fazem de cegos, surdos e mudos, entretanto, tão logo deixam de receber o faz me ri, ainda se acham moralmente capazes de tecer criticas ao outrora patrão.

É, lamentavelmente, precisamos reconhecer a dificuldade da nossa entidade classista em nos proteger da convivência com esse tipo de “profissional mela mão”, nos obrigando a projetar nosso olhar, às vezes, para o chão, visto que, quando somos atacados, temos o dever de nos defender.  Fora isso o melhor é seguir o conselho da colega Katia Persovisan, não devendo olhar muito para baixo, haja vista que existem certas pedras que nos impedem de olhar o brilho do sol.

Mas antes de finalizar, muito embora esteja tecendo duas críticas aos intrusos, aqueles que não tiveram competência para ladrilhar o caminho correto, não poderia deixar de referendar e, ainda, externar, o meu respeito às exceções, digo, a alguns dos ícones de nossa profissão, que mesmo sem a formação acadêmica, muitas contribuições deixaram ao jornalismo brasileiro e maranhense. Isso foi possível, acredito, pela profunda convivência com textos de qualidade, associado ao balizamento de suas práticas profissionais em consistentes princípios éticos, alicerçado, acima de tudo, por valores como dignidade, caráter e respeito mútuo ao próximo.

  Publicado em: Governo

Sou mais o Golfinho!!! Golfinho ‘disputa corrida’ com submarino nuclear em testes nos EUA

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

golfinhoConhecidos por sua inteligência e curiosidade, animais da espécie costumam se aproximar de embarcações e nada em suas proximidades, mas este é um dos primeiros registros dessa interação com um submarino.

  Publicado em: Governo

Seria medo de ser roubada? Mulher é flagrada andando nua em via de Santos e atrai olhares de curiosos

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

Mulher foi flagrada andando nua em rua de Santos, SP (Foto: Celina Rodrigues / Arquivo Pessoal)

Mulher foi flagrada andando nua em rua de Santos, SP (Foto: Celina Rodrigues / Arquivo Pessoal)

E quando os ladrões assaltam e deixam a vítima completamente nua, também deve assinar um termo circunstanciado? O bolas!!! Ela apenas se antecipou ao que poderia acontecer atualmente com a falta do Aparelho de segurança pública!!! Guardas Municipais foram acionados e levaram a mulher até o 1° DP. Após assinar um termo circunstanciado, ela foi liberada.

Do G1 Santos

Mulher foi levada por Guardas Municipais até o 1° DP de Santos (Foto: Celina Rodrigues / Arquivo Pessoal)

Mulher foi levada por Guardas Municipais até o 1° DP de Santos (Foto: Celina Rodrigues / Arquivo Pessoal)

Uma mulher foi flagrada andando completamente nua no bairro Ponta da Praia em Santos, no litoral de São Paulo, no meio da tarde desta sexta-feira (5). De acordo com testemunhas, a mulher parecia não se importar com os olhares de curiosos. Agentes da Guarda Municipal foram acionados e encaminharam a mulher até o 1° Distrito Policial da cidade, onde a mulher assinou um termo circunstanciado por atentado ao pudor e foi liberada.

Moradores registraram o momento em que a mulher, apenas com calçados e carregando uma bolsa e um plástico, passeava em via pública. “Eu estava passando de carro e a vi andando por volta das 15h. Achei uma cena inusitada e enquanto eu dava uma volta no quarteirão as pessoas olhavam espantadas”, diz a advogada Celina Rodrigues.

Logo depois disso Celina acionou a polícia e após dar mais uma volta no quarteirão ela viu a mulher sendo acompanhada por Guardas Municipais. “Ela não dizia absolutamente nada. Só estava andando tranquila. Às vezes ela parava e olhava os papéis que carregava, mas sempre quieta”, conclui Celina.

  Publicado em: Governo

Parabéns ao Neymar!!! Com direito a Neymar artilheiro, Barcelona derrota o Juventus e é penta da Champions League…

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

000_dv2057261_1Aos poucos, Neymar consegue feitos raros para qualquer jogador do futebol mundial. Com o título da Uefa Champions League conquistado, o atacante virou o quinto brasileiro a conquistar o torneio e a Libertadores na carreira. Além do camisa 11 do Barcelona, apenas Dida, Roque Júnior, Cafú e Ronaldinho Gaúcho conseguiram o feito. Neymar também conseguiu campeão de três campeonatos na temporada. Além disso, Neymar se iguala Messi e Cristiano Ronaldo na artilharia da Uefa Champions League.

  Publicado em: Governo

Então, a ordem partiu do comandante: “Militares não podem mais adoecer?”

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

reclamaçãoApós esse blog dá em primeira mão, através das matérias “Que absurdo é esse? Que o MPMA tome as providências cabíveis!!! Policiais Militares não podem mais adoecer…” e logo depois “Êpa!!! O absurdo contra os policiais militares de não poder adoecer só não está em vigor no 6º BPM…“, publicadas no 04/06/2015, os denunciantes voltam a dizer que a ordem continua em vigor e que teria saído do comandante da Polícia Militar, conforme acima.

Os denunciantes cobram ainda a falta de empenho do deputado Cabo Campos quanto essa inconstitucionalidade.

Abaixo as determinações:

IMG_056911392794_1455861971392889_8466304950278869715_n

  Publicado em: Governo

Êpa!!! Com certeza não foi o Sgt Miguel e segue o Sd Gomes que fardou e armou o assassino de Vitória do Mearim

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

Por Ricardo Murad (Facebook)

Seria providencial que Marcio Jerry antes de acusar dissesse quem fardou e armou o assassino!!!

Seria providencial que Marcio Jerry antes de acusar dissesse quem fardou e armou o assassino!!!

GOVERNANTES IRRESPONSÁVEIS

MÁRCIO JERRY, O PRIMEIRO-DAMO DO ESTADO, EM MAIS UMA DE SUAS BARBARIDADES.
Após divulgar versões e mais versões falsas para a execução brutal do mecânico Irialdo, hoje, com a cara mais cínica, pelo Twitter, diz que “agora a sociedade quer condenação exemplar pela Justiça para o vigilante e para os dois policiais militares a quem denomina de “CÚMPLICES”. Afastar os responsáveis dentro da cadeia de comando do sistema de segurança, exigir uma apuração rigorosa sobre a responsabilidade dos dois policiais militares no assassinato cruel do mecânico Irialdo, executado friamente por um funcionário do Município de Vitória do Mearim, que estava a serviço da Secretaria de Segurança, mandar abrir inquérito para investigar a participação de civis que exercem atividades policiais com a permissão e o conhecimento das autoridades policiais, além de um público pedido de desculpas e pêsames à família do trabalhador é o que se esperava do governador.

Mas, Márcio Jerry, da forma mais cínica, como é do seu feitio, dá o assunto por encerrado porque estão presos o assassino e os seus dois “cúmplices”. Afirmar que os policiais militares são cúmplices do assassino, é o mesmo que dizer que os três se associaram para praticar o crime. Isso vindo de uma pessoa mais íntima e poderosa do governo demonstra o quanto estão expostos os agentes públicos no cumprimento do dever. Para livrar a cara do governador e do secretário de segurança, Márcio Jerry condena os policiais militares antes mesmo da apuração rigorosa e isenta de suas ações no episódio e antes de um julgamento onde tem direto à ampla defesa.

Que o comportamento dos dois policiais no episódio, como vimos no vídeo, é condenável sob todos os aspectos, principalmente para quem tem o dever de garantir a ordem e a lei acima de tudo, não se tem nenhuma dúvida. Daí a condená-los, como fez Márcio Jerry, como cúmplices do funcionário, como se tivessem agido premeditadamente em conjunto com ele, tem uma diferença muito grande.

Governar não é pra qualquer um.

  Publicado em: Governo

Questionamentos a serem feitos após o assassinato brutal em Vitória do Mearim!!!

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

assassinatos brutaisQuem deu o fardamento policial ao assassino? Quem deu a arma ao assassino? Qual a origem dessa arma? Por que deram uma arma a um servente que sequer tem poste de arma?

Por que o comandante da PM em Vitória do Mearim não fala de quem partiu a ordem sobre esses questionamentos acima?

Espera-se o pronunciamento da prefeita de Vitória do Mearim, Dóris Rios, ou quiçá do seu filho, o deputado estadual, Ricardo Rios!!!

  Publicado em: Governo

É preciso que o MPMA exija do poder público que indenize os familiares das vítimas nos coletivos e no caso de Vitória do Mearim

Publicado em   06/jun/2015
por  Caio Hostilio

Assassinatos brutais por falta de segurança pública!!!

Que o MPMA exija do Estado essas reparações em forma de indenizações!!

Não que isso amenizará a dor dos familiares dos jovens assassinados brutalmente nos coletivos e sequer do cidadão que foi assassinado covardemente em Vitória do Mearim por um suposto policial, porém é dever do Estado fazer essas reparações e, ainda, exigir das empresas de ônibus que usem os equipamentos necessários para coibir essas atrocidades, haja vista que é obrigatório o uso de câmara ligada diuturnamente, fator que inibe essas transgressões… Simplesmente o ônibus em que a técnica de enfermagem foi assassinada, a câmara estava desligada, coisa que facilitou a fuga do executor sem que se tenha uma imagem do mesmo!!!

Segundo especialistas, “Para atender a esse objetivo busca-se inicialmente conhecer as interpretações, favoráveis ou desfavoráveis aos passageiros, dos principais dispositivos legais das diversas áreas do direito que regulam o assunto quais sejam: os referentes à responsabilidade pela segurança pública, aos contratos de concessões e direitos do consumidor, no âmbito da Constituição Federal e das leis específicas; os referentes à responsabilidade civil do estado, suas responsabilidades referentes à segurança pública e ao poder de polícia no âmbito do Direito Administrativo; os referentes à responsabilidade civil das transportadoras no âmbito do Código Civil, que estabelece regras específicas para contratos de transporte; os referentes à responsabilidade civil das transportadoras na qualidade de fornecedoras de serviço no Código do Consumidor; os referentes às reais responsabilidade assumidas pelas concessionárias de transporte na assinatura do contrato de concessão, estabelecidas no âmbito da Lei de Concessões e Permissões; os referentes aos casos de exclusão da responsabilidade, seja do estado seja da empresa fornecedora”.

“Em casos de prejuízos decorrentes de acidentes de trânsito as empresas têm sido responsabilizadas juridicamente pela reparação dos danos causados aos passageiros, pois a jurisprudência tem entendido que a empresa, ao assumir a atividade de transporte, assume esse e outros riscos inerentes a essa atividade econômica”, falou um especialista.

Entretanto, nos casos de roubos dentro dos coletivos, alguns juízes, e principalmente o STJ, têm entendido que não fazem parte do risco da atividade de transporte, isentando, assim, as empresas transportadoras de qualquer responsabilidade civil de reparação de danos aos passageiros, deixando-os totalmente desamparados e tendo que arcar com todos os prejuízos aos quais não deram causa.

Tal interpretação decorre do fato de ser a segurança pública responsabilidade do estado e do fato de as empresas alegarem tratar-se de situação excludente de sua responsabilidade.

Com esse entendimento as empresas de transporte coletivo se acomodam e não tomam providências adequadas para evitar roubos dentro dos coletivos.

Em vários locais os roubos em algumas linhas de ônibus são freqüentes, sem que o estado (a polícia) ou a companhia de ônibus façam algo para reprimi-los.

Quanto ao caso de Vitória do Mearim, é preciso uma reparação urgente pelo Estado, haja vista que o cidadão assassinado covardemente pelo poder público era cumpridor de suas obrigações e, principalmente, por ser tutor de uma família.

  Publicado em: Governo

Hildo Rocha: A luta pela retomada da duplicação da BR 135

Publicado em   05/jun/2015
por  Caio Hostilio

hildo rochaDepois de organizar uma visita a obra da duplicação da BR 135, o deputado Hildo Rocha diz no vídeo abaixo que os serviços já foram retomados, mesmo que tenha sido de forma mais lenta. Hildo Rocha afirma que as dívidas da obra já foram pagas e que espera que os serviços sejam retomados de forma mais urgente. Que todos os representantes do povo façam o mesmo que o deputado Hildo Rocha, que vem lutando sozinho, lá em Brasília, por essa obra tão importante para os maranhenses.

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos