Governadora lança “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”

Publicado em   05/jun/2014
por  Caio Hostilio

Foto 1 Lançamento do São João foto Geraldo FurtadoO “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira” foi lançado pelagovernadora Roseana Sarney, no fim da tarde desta quarta-feira (4), no Palácio dos Leões (Centro). No ato, ao lado da secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, ela destacou os números da programação, deu detalhes dos arraiais que movimentarão o período e anunciou o incremento de 42% no valor do cachê das manifestações. Ao final, houve apresentação de diversas manifestações.

Foto 4 Lançamento do São João foto Geraldo FurtadoO festejo acontecerá no período de 19 a 29 deste mês em diversos espaços. Ao todo, serão 1.600 apresentações, entre elas 550 manifestações juninas e 90 shows musicais de maranhenses e 7 de artistas nacionais. O roteiro contempla bumba-meu-boi, tambor de crioula, quadrilha, cacuriá e danças diversas.

Foto 5 Lancamento do São João foto Geraldo Furtado“Sob as bênçãos dos santos juninos, vamos fazer uma grande festa para celebrar a nossa cultura e a nossa seleção, daquele jeito que nós, maranhenses, sabemos fazer como ninguém: com muita alegria, paz e muito orgulho da nossa cultura”, declarou a governadora.

Roseana Sarney também destacou que o festejo junino incrementa outros setores, como a economia. “Além da beleza e alegria, a festa cria emprego e gera renda para o povo maranhense”, observou.

Na programação apresentada, haverá dois Cortejos Juninos que movimentarão as ruas de São Luís, nas sextas-feiras, dias 20 e 27 de junho. Os grupos se concentração na Praça Deodoro, seguindo pela Rua Grande até a Praia Grande.

Já no período de 20 a 29, haverá festança no Ceprama, na Vila Palmeira e na Praia Grande, que abrigará uma grande Vila Junina, com tradicionais pontos de apresentação no Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina.

Sete espaços Vivas, em diversos bairros, vão se transformar em arraiais, garantindo mais conforto aos moradores, que não precisarão se deslocar para outras localidades. A festa movimentará o Anjo da Guarda, Bairro de Fátima,Estiva, João Paulo, Liberdade, Praça da Saudade (Madre Deus) e Vila Embratel.

Presentes à cerimônia, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, e os deputados estaduais Leo Cunha, Magno Bacelar, Carlos Filho, Rogerio Cafeteira, Dr. Pádua, Graça Paz, Edilázio Jr, Vianey Bringel, Alexandre Almeida, Zé Carlos Nunes, Rigo Teles, Jota Pinto, Raimundo Louro. Além deles, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; de Comunicação Social, Carla Georgina; de Direitos Humanos, Luiza Oliveira; de Ciência e Tecnologia, José Costa; do Gabinete Militar, Coronel Vieira; da Casa Civil, Anna Graziela; de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; Meio Ambiente, Genilde Campagnaro; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Azevedo; e de Articulação Institucional, Pâmela Santos.

A secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, disse que cada detalhe da programação foi pensado para mostrar a grandiosidade dos festejos juninos maranhenses. “Serão 1.600 apresentações em vários arraiais. Além de São Luís, o projeto contempla festejos em 100 municípios do interior do estado, que vão contar com apresentações de bois de todos os sotaques, danças e muito mais”, observou.

Olga Simão falou também sobre o Arraial da Lagoa que já se firmou como ponto das celebrações juninas. “Essa mistura atraiu grande público em 2013 e deve repetir o sucesso neste ano”.

Arraial da Lagoa

Assim como aconteceu no ano passado, o Arraial da Lagoa será um espaço com atrações à parte para toda a família. Além de apresentações de manifestações da cultura popular no tablado central, o espaço contará com shows no palco.

Ao todo, serão 11 noites de shows. Passarão pelo palco Waldonys (dia 19), Elba Ramalho (dia 20), Geraldo Azevedo (dia 21), Betto Pereira e Gerude (dia 22), Banda do Barrica (dia 23), Orquestra Sanfônica do Piauí (dia 24), Jorge de Altinho (dia 25), Papete (dia 26), Alcione (dia 27), Mano Borges e Cesar Nascimento (dia 28) e Alceu Valença (dia 29).

Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e Turismo (Setur), com apoio da Comunicação Social (Secom), o “São João do Maranhão – A Copa da Cultura Brasileira”conta com apoio da Suzano Papel e Celulose, Mateus Supermercados, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e São Luis Convention & Visitors Bureau.

Manifestações presentes

Dirigentes de manifestações e brincantes também participaram do lançamento. Entre os presentes, Maria José Soares (do Boi de Maracanã), Cláudio Sampaio (Boi Brilho da Ilha), José Inaldo Ferreira (Boi da Maioba), Helena Leite (Boi da Pindoba) e Concita Braga (Boi de Nina Rodrigues). Todos comemoraram o anúncio de aumento de 42% no valor do cachê das manifestações.

O presidente do Boi Brilho da Ilha, Claudio Sampaio, ressaltou que já vive a expectativa para o início da festa. “Esse é um São João diferente, nós temos também a Copa do Mundo, por isso nós nos preparamos para trazer muita beleza e alegria que são a marca do nosso São João”, destacou.

Cultura Ações 2013

Na ocasião, a secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, lançou a edição do Cultura – Ações 2013. O balanço documenta uma nova fase de difusão cultural no Maranhão, permeada pela descentralização das políticas públicas, potencialização dos recursos, democratização das decisões e pela preservação e ampliação ao acesso ao patrimônio do Maranhão.

A publicação comprova o alinhamento com as políticas públicas do Ministério da Cultura (MinC), traço marcante da gestão. Além disso, destaca as atividades desenvolvidas pelos equipamentos culturais, como museus, bibliotecas, centros culturais, teatros, entre outros, também conhecidos como Casas de Cultura.

SAIBA MAIS

SÃO JOÃO DO MARANHÃO – “A Copa da Cultura Brasileira”

– Promovido pelo Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e Turismo (Setur), com apoio da Comunicação Social (Secom)

– No período de 19 a 29 de junho

– Cortejos Juninos (dias 20 e 27 – da Praça Deodoro à Praia Grande)

– Vila Junina da Praia Grande (de 20 a 29 – Canto da Cultura, Praça Nauro Machado, Casa do Maranhão, Praça da Faustina)

– Espaços Alternativos (de 20 a 29 – Ceprama e Vila Palmeira)

– Espaços Viva (de 23 a 29 – Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Estiva, João Paulo, Liberdade, Madre Deus/Praça da Saudade e Vila Embratel)

– Arraial da Lagoa (de 19 a 29 – na Lagoa da Jansen)

– Arraiais comunitários

Apresentações

– 1.600 apresentações no total

– 550 grupos juninos e afins (tambor de crioula, bumba-meu-boi, cacuriá, coco, dança portuguesa; dança do boiadeiro, espetáculos de teatro de rua, quadrilhas juninas e danças diversas)

– 90 shows musicais

– 50 artistas locais

– 07 shows nacionais (Arraial da Lagoa)

Grupos

– 18 Grupos alternativos

– 48 Bois Sotaque Baixada

– 04 Bois Sotaque costa de mão

– 88 Bois Sotaque de orquestra

– 45 Bois Sotaque de matraca

– 15 Bois Sotaque zabumba

– 72 Tambores de crioula

– 57 Danças Portuguesas

– 32 Danças do Boiadeiro

– 29 Grupos Mirins

– 33 Quadrilhas Juninas

– 29 Cacuriás

– 07 Cocos

– 29 Grupos mirins

– 33 Quadrilhas juninas

ARRAIAL DA LAGOA   

Quinta (19) – Waldonys

Sexta (20) – Elba Ramalho

Sábado (21) – Geraldo Azevedo

Domingo (22) – Betto Pereira e Gerude

Segunda (23) – Banda do Barrica

Terça (24) – Orquestra Sanfônica do Piauí

Quarta (25) – Jorge de Altinho

Quinta (26) – Papete

Sexta (27) – Alcione

Sábado (28) – Mano Borges e Cesar Nascimento

Domingo (29) – Alceu Valença

  Publicado em: Governo

Hemomar lançará campanha de doação de sangue no período junino

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

doação de sangue1 (3)A Campanha Junina de Incentivo à Doação de Sangue, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) será lançada no próximo dia 13, na sede da unidade em São Luís, com o slogan “No São João a solidariedade é o sotaque da vida. Doe sangue!”. O objetivo é manter um estoque de sangue capaz de atender a demanda transfusional da rede pública de saúde, que tende a aumentar no período de festas juninas.

“Nós temos, durante estes períodos de grande festa e movimentação popular, um aumento na demanda por sangue. Por isso, sempre nos programamos para que seja mantida uma quantidade de bolsas que possam suprir as necessidades urgentes durante as festas, e também logo após”, disse a coordenadora do Setor de Captação de Doadores do Hemomar, Maria do Socorro Ferreira.

Ela também alerta para a congruência das festas juninas com o período de realização da Copa do Mundo no Brasil. O que julga uma preocupação a mais devido a uma série de eventos sociais que se estabelecem em função da euforia. “Será um período de grande movimentação, onde as pessoas estarão envolvidas com muitas comemorações e outros eventos. Portanto, o que queremos, além de captar novos doadores espontâneos, é alertar ao doador parceiro, aquele que já realiza este gesto humano e solidário sempre que possível, sobre a importância do mesmo ir doar sangue antes de beber e se divertir”, alertou a coordenadora.

A campanha terá duração coincidente com todo o período em que funcionarão os arraias e terreiros de São João. A programação conta com coletas externas, que serão feitas em datas específicas e em localidades na capital e no interior do Maranhão.

Dia Mundial

No dia 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, oportunidade em que se destaca a importância do ato de doar sangue. Para a data, estão programadas divulgação em estande, palestras, exibição de vídeos e distribuição de informativos e cartazes, ações que acontecerão na Faculdade Pitágoras, no Olho d’Água.

Durante todo o dia potenciais doadores e a população serão convidados a comparecer ao hemocentro e fazer uma doação voluntária de sangue.

  Publicado em: Governo

Por que usar da prática mais imunda contra o adversário político?

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

VOTOQuando a fome pelo “poder” transcende todos os limites da racionalidade, pode-se esperar todo tipo de presepada, trapaça e armações que atinjam seu adversário.

Começam os caçadores de todo tipo de factóide a entrar em ação e de imediato tentar jogar essa artimanha covarde o mais rápido possível no seio da coletividade. Isso foi feito contra Jackson Lago em 2010 pelos cupinchas da dupla: Flávio Dino e José Reinaldo, e agora estão fazendo o mesmo contra o candidato Lobão Filho.

Esse tipo de disputa pelo poder é uma espécie de luta sem escrúpulo algum, cujo objetivo é se utilizar as mais diversas trapaças contra o seu oponente.

O interessante é que a massa não consegue mensurar e, por isso, se deixa levar pelas trapaçarias políticas, que só tem em mente alcançar o poder, isso sem pensar na coletividade.

pedrosaAí vejo no blog do jornalista Marco D’Eça uma declaração do candidato do PSol, que é um adversário do Lobão Filho, falando da prática espúria utilizada contra a candidatura do seu oponente e chego a conclusão de que os demais candidatos e até partidos políticos deveriam se manifestar contra essa forma política escrota e covarde, que vai de encontro a todos os princípios democráticos e republicanos.

certidãoPara quem diz ter certeza da vitória e que já se considera o governador, essa atitude é de quem tem muito medo de uma disputa franca e democrática…

Portanto, fica claro que o porquê do uso da prática imunda é totalmente pelo medo de disputar uma eleição com quem pode enfrentá-lo…

  Publicado em: Governo

Senador Lobão Filho repudia ataques da oposição aos maranhenses

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

Lobao Filho e Dilma (1)Em recentes inserções na TV, o senador e pré-candidato ao governo do Maranhão pelo PMDB, Lobão Filho, lamenta as duras críticas da oposição ao próprio estado. Endossando palavras do senador José Sarney (PMDB), ele destaca que aqueles nunca fizeram nada pelo Maranhão.

José Sarney esteve em São Luís, no último dia 30, para a cerimônia de inauguração da atual sede da Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, ele analisou os ataques como críticas pessoais e apontou a posição privilegiada do Maranhão no cenário econômico nacional: “O Brasil é a 5º economia do mundo. O Maranhão é o 16º no Brasil, conta-se a riqueza do estado não pelo IDH, mas sim pelo PIB”. Para o senador, os oposicionistas não conseguiram produzir nada em favor do estado, mesmo quando comandaram o governo.

Lobão Filho adverte ainda que, na tentativa de prejudicar a imagem da governadora Roseana Sarney, a oposição vem insultando também o Maranhão, nossa gente e nosso progresso. “Como senador do PMDB, sou representante e defensor dos maranhenses. Não podemos mais aceitar que algumas pessoas continuem falando tão mal do nosso estado”, diz.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad (PMDB) também se pronunciou sobre o pessimismo da oposição. “Estamos realizando uma revolução sem armas. Mas uma revolução que fere de morte o atraso, fere de morte os desencantados da vida, mata aqueles que vivem pregando o ruim, que vivem buscando só o ódio, o rancor, a vingança. Nós, aqui, mostramos que existe um Maranhão, que existem maranhenses que, com a oportunidade que nos foi dada, com essa infraestrutura extraordinária desse estado, nós podemos realizar como ele (José Sarney) fez”, afirmou.

Na TV, o senador Lobão Filho completa: “Nosso Maranhão tem uma história construída por uma gente que não desiste nunca. Hoje o PMDB vive um momento histórico. Uns falam em mudança, nós somos a renovação. Uns pregam a discórdia, nós somos a união. Uns só fazem discurso, nós realizamos. Uns defendem o comunismo. E nós temos fé em Deus”.


  Publicado em: Governo

Hei Flávio Dino, então essa é o Novo e a Mudança na educação?

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

Veja essa situação abaixo em Timon, cujo prefeito foi eleito com as prerrogativas do “Novo e da Mudança” de Flávio Dino.

O pior é ver Flávio Dino em suas inserções falar como professor e ainda tentar debater mudanças na área de educação… Só muito óleo de peroba!!!

  Publicado em: Governo

Como os governos do Novo e da Mudança só ficaram na mentira, sobrou para Roseana fazer!!!

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

E ainda tem politiqueiro canalha e safado que diz que a responsabilidade dessas péssimas gestões que enganaram a coletividade foi culpa da governadora Roseana, como se fosse ela a apoiadora desses prefeitos eleitos com o slogan do “Novo e da Mudança”, como em São Luís, Santa Inês, Caxias, Tuntum, Timon, Matões, Parnarama etc… Quem deveria está cumprindo com as promessas juntos com esses prefeitos era o chefe maior, Flávio Dino.

Já que Ribamar Alves não, o governo do Estado vai asfaltar 7 km de ruas em Santa Inês.

Com Informações do Jornal Agora

governoO Governo do Estado anuncia mais um grande benefício pra a população de Santa Inês. Além das obras que estão em execução, sendo a maior e mais importante delas, a construção do Hospital Macrorregional com mais de 100 leitos, que deve ser inaugurado no segundo semestre.

O estado deve iniciar nos próximos dez dias os serviços de pavimentação asfáltica de várias ruas de alguns bairros de Santa Inês. Serão 7 Km de asfalto, o suficiente para asfaltar dezenas de ruas. A empresa que ganhou a concorrência para fazer o serviço também confirmou a realização da obra, mas disse que o asfalto não contemplará ruas centrais da cidade, isso seria obra de responsabilidade da prefeitura.

  Publicado em: Governo

Como desassociar Flávio Dino de sua turma?

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

flavio dino e sua turmaQuando viu que a gestão de Holanda Junior já nasceu destrambelhada, isso por sua culpa, pois quem é o pai do “Novo e da Mudança”, que sequer tem um plano emergencial para desentupir vasos sanitários, foi orientado por seus marqueteiros que se afastasse o mais rápido possível do Prefeito Edivaldo Holanda Junior.

A idéia do marqueteiro é até sensata, mas é preciso combinar com os ludovicenses ou o marqueteiro acha que todos são otários aqui em São Luís?

Senhor marqueteiro, é preciso saber que a população ludovicense foi enganada pelo canto sereia do “Novo e da Mudança” por Flávio Dino, que sempre usou esse slogan sem ter nada que mostrasse alguma novidade ou mudanças no que tange avanços para uma gestão pública.

Por outro lado, todos sabem que o prefeito Edivaldo Holanda Junior ainda é tutelado por Flávio Dino.

Agora, tentar desassociar a péssima gestão que aí está a Flávio Dino é querer subestimar a inteligência dos ludovicenses.

Ninguém é otário!!!

Agora, senhor marqueteiro, como fazer para desassociar Flávio Dino das lambanças das gestões que venceram com “Novo e a Mudança”, tais como: Caxias, Tuntum, Matões, Parnarama, Timon e Santa Inês? Ah!!! E como dissociar Flávio Dino das presepadas da EMBRATUR e de sua pirâmide?

Ta difícil de transformar o camarada numa noiva virgem!!!

  Publicado em: Governo

Então, a sede da prefeitura de São Luís se mudou para o Calhau?

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

unnamed-5O que os moradores desse prédio onde mora o prefeito Holanda Junior têm a ver com as reivindicações dos professores de São Luís? Nada!!! Eles podem negociar ou exigir do prefeito que receba em sua residência os líderes da greve? Não!!! Então, as favas com esse tipo de manifestação idiota que só atrapalha a vida das pessoas que sequer tem relação com a Prefeitura.

portaQuer fazer manifestação? Que vá para frente da prefeitura ou para frente da Secretaria de Educação, pois esses são os locais ideais para manifestar em favor de seus direitos.

Vale ressaltar que essa greve já foi decreta ilegal e abusiva pela Justiça.

  Publicado em: Governo

Abalado, Flavio Dino apela por ‘Voto”

Publicado em   04/jun/2014
por  Caio Hostilio

Flávio-DinoDe uma coisa eu tenho certeza: O ex-juiz e comunista burguês, Flávio Dino, anda muito abalado. Ele, ou o seu faz tudo, Márcio Jerry, no desespero, resolveram tirar coelho de cartola.

Do nada, aparece uma tal de revista ‘Voto’. Coisa de mágico barato. Só pra seqüenciar o papo de galinha goguenta dos maus fadados ‘Diálogos do Maranhão’. E dá-lhe ‘oligarquia’, ‘libertação’ e outros lugares pra lá de comuns. Esta turma deveria procurar mais o que fazer.

Alto aí, cara pálida! Esta conversa já brochou. Tá faltando Viagra por aquelas bandas. Se a tal ‘Voto’ fosse séria, deveria ter apurado melhor.

Tipo os votos comprados que tornaram um deputado com votos lá de Tuntum. Hei, e não adianta me processar. Ta provado que tudo desta turma foi comprado em 2006. É só consultar os anais (oppss!) do TSE.

E aí me vêem com ‘Voto’. Ou o meio milhão de reais de dinheiro em espécie de empresa escravagista falida.

Vade retro. Vade ‘voto’

  Publicado em: Governo

Justiça decreta ilegalidade da greve dos professores municipais

Publicado em   03/jun/2014
por  Caio Hostilio

Marcos_Braid_Foto_MauricioAlexandreA Procuradoria Geral do Município (PGM) teve liminar deferida pelo Tribunal de Justiça do Maranhão quanto ao movimento grevista do Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação). O desembargador Antonio Guerreiro Jr. decretou a ilegalidade da greve dos professores municipais e determinou a imediata suspensão do movimento paredista com o consequente retorno dos servidores grevistas ao trabalho.

A decisão autoriza o município a executar o desconto em folha dos servidores pelos dias não trabalhados e anotações funcionais daqueles servidores que continuarem em greve após a decretação da ilegalidade. O parecer permitiu ainda que a gestão municipal instaure processo administrativo disciplinar para apuração de responsabilidade funcional e determinou multa diária no valor de 10 mil reais no caso de descumprimento da ordem judicial.

Na ação, o Procurador Geral do Município, Marcos Braid, elencou uma série de requisitos que não foram observados para a deflagração da greve. “Não houve a publicação do edital de convocação da assembleia em órgão de imprensa, com a observância dos requisitos legais, conforme determina o estatuto do sindicato. Não houve aviso de greve à sociedade com publicação na imprensa e nem a fixação de percentual mínimo para atendimento dos serviços, sem falar que o aumento exigido está acima da capacidade orçamentária e financeira do município”, completou Braid.

 O desembargador apontou ainda que a aplicação de um percentual, a título de reajuste, superior ao proposto pelo município implicaria na inobservância das regras impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que prevê como limite de gasto com pessoal 54% para o município, podendo acarretar inúmeras sanções à municipalidade.

De acordo com o parecer, o movimento grevista é ilegal porque o serviço público essencial não pode ser interrompido, um dos argumentos expostos pela Procuradoria. “O direito de greve não é absoluto, devendo observar outros direitos como o princípio da continuidade do serviço público”, argumentou Braid.

Caso não haja retorno imediato dos professores às aulas, o magistrado autorizou ainda a contratação imediata de professores por excepcional interesse público, para atuarem durante o período em que perdurar a greve.

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos