Você aceitou o questionamento crítico?

Publicado em   27/dez/2012
por  Caio Hostilio

imagesCA6ODJT3Fiz essa pergunta antes das eleições de 2012 aqui nesse blog. Passou-se a campanha eleitoral, a eleição do candidato Edivaldo Holanda Junior e vieram vários questionamentos críticos salutar de diversos colegas das mais diversas linhas editorais e de pensamento.

Pude ler muito desses textos e posso afirmar que foram questionamentos que se fossem num país realmente com uma democracia consolidada seriam mensurados e tirados diversos proveitos mesmos.

Creio que os políticos brasileiros, em sua maioria, os empresários e a classe “A” brasileira ainda não conseguem digerir o senso crítico e eles vêem isso como uma ofensa pessoal e não como agentes públicos ou membros que representam uma sociedade de certa coletividade.

Que cada jornalista mensure seus textos desde quanto eu publiquei “Você aceita o questionamento crítico?” e veja se os seus questionamentos críticos foram aceitos.

Eis o texto:

Não poderia deixar de fazer esse questionamento, depois das últimas informações sobre as eleições de 2012 e 2014, no Maranhão. Observa-se que os homens ainda não absorveram a importância do questionamento crítico para o crescimento intelectual da coletividade e dele mesmo como membro integrante do coletivo. O questionamento crítico é fundamental para que a democracia se consolide…

O principal aspecto de qualquer texto conceitual é a qualidade do conteúdo. Ele envolve dados, informações e idéias selecionadas e organizadas que expressam a visão crítico-analítico de quem redige. Tal material costuma estar apoiado em uma ciência, em uma disciplina, em uma área de conhecimento, ou em várias delas ao mesmo tempo. Deve, portanto, respeitar a veracidade de informações, conceitos e dados consagrados — social, cultural e historicamente aceitos como válidos. Isso não significa, porém, que conceitos e dados consagrados não possam ser questionados. Claro que sim. O trabalho intelectual implica questionar posições consagradas, acrescentar novidades, expor idéias. Aliás, o ensaio, em suas principais variantes, é a forma mais significativa de registro dessas novidades.

Vale ressaltar que o conteúdo de um ensaio pode questionar o conhecimento já existente sobre o assunto abordado ou apoiar-se nele. Sabemos que as mudanças são inevitáveis e necessárias, em todos os campos da atividade humana. Uma postura conservadora em relação à cultura, aos costumes e aos valores, que despreze a possibilidade evolutiva, é uma postura reacionária.

Por outro lado, é preciso saber que nada é verdade absoluta, visto que em qualquer área de conhecimento, não se pode considerar o que foi aprendido como verdade absoluta, imutável. Isso seria um erro. Se observarmos os conteúdos de textos, trabalhos e projetos verdadeiramente revolucionários, seja no social, na política e na economia, veremos que estes se caracterizam pela crítica ao conhecimento já existente e, portanto, pela crítica e reformulação da tradição cultural precedente.

Diante do exposto, é necessário que o homem esteja sempre disposto a debater as críticas e os questionamentos, porém nunca repudiá-los, pois dessa forma estará cerceando o direito de expressão. Não se pode achar que estaremos livres dos questionamentos críticos e que somos os detentores do saber e do posicionamento da coletividade como um todo. É preciso aprender a questionar criticamente no campo das idéias e aquelas que forem aceitas pela maioria da coletividade, com certeza darão o rumo que se espera, haja vista que democracia é saber respeitar o desejo da maioria.

  Publicado em: Governo

Para reflexão dos futuros secretários de educação…

Publicado em   27/dez/2012
por  Caio Hostilio

Amar a educação é acima de tudo querer o bem-estar do seu semelhante e, principalmente, viver numa luta árdua para que de fato sua nação consolide sua democracia, essa livre e soberana.

Não existe mudança sem educação e ela é o pilar para todos os seguimentos profissionais, técnicos e científicos existentes. Tudo começa pela base. Se na política dizem que tudo se inicia no município, na educação tudo começa com uma excelente alfabetização.

Por isso, deixo aqui o artigo “Educação é direito do cidadão e não mercadoria”, que de publiquei no dia 18 de abril de 2011, para que os futuros secretários de educação dos mais de 5 mil municípios desse país continental possam refletir e mensurar suas responsabilidades diante dos desafios que terão pela frente.

Vamos ao texto:

edumercObserva-se que a escola e a educação no Brasil encontram-se sob um desafio que se apresenta sob dois pares de pilares conceituais irreconciliáveis: o par modernidade/qualidade e o par democracia/eqüidade. O fato é que a sociedade brasileira opera por meio da desigualdade e da exclusão, considera-se que modernidade e qualidade do ensino excluem necessariamente a democratização – isto é, o direito universal de acesso à escola e ao saber – e a eqüidade – isto é, o reconhecimento do outro como igual e com os mesmos direitos. A escola e a educação têm por isso estado a serviço do aumento e da legitimação da desigualdade social e política.

Penso que é nesse quadro que podemos compreender um fenômeno que percorre a educação brasileira em todos os níveis, qual seja, a simultaneidade entre massificação e privatização do ensino. A massificação substitui a democratização: em lugar do igual direito de todos de acesso ao saber, a massificação envolve o ensino público no nível fundamental e no nível médio, de maneira que embora o número de crianças e adolescentes escolarizados seja grande, a qualidade do ensino é baixa e precária. Por sua vez, a privatização se torna sinônimo de modernidade e qualidade, sobretudo nos níveis fundamental e médio, de maneira que a educação supostamente de qualidade torna-se claramente uma mercadoria, desaparecendo a idéia de que seja um direito do cidadão.

Na verdade, são poucos os brasileiros que compreendem que a educação é um direito. Por outro lado, o desejo de instrução é forte porque freqüentemente vem associado à possibilidade de um emprego melhor, contudo as classes populares lastimam a perda da qualidade do ensino nas escolas públicas e as classes médias abominam a escola pública porque ela não oferece instrumentos para a competição pelo ensino universitário e, conseqüentemente, para a obtenção de empregos mais qualificados.

Não temos então que nos surpreender com a educação sem qualidade na rede pública de ensino. No Brasil não há cidadania nem democracia. O jogo pelo poder e as desigualdades econômicas fazem com que a sociedade brasileira esteja polarizada entre as carências das camadas populares e os interesses das classes abastadas e dominantes, sem conseguir ultrapassar carências e interesses e alcançar a esfera dos direitos. Os interesses, porque não se transformam em direitos, tornam-se privilégios de alguns, de sorte que a polarização social se efetua entre os carentes e os privilegiados. Estes, porque são portadores dos conhecimentos técnicos e científicos, são os “competentes”, cabendo-lhes a direção da sociedade. Enquanto que os remanescentes das escolas públicas, cujo ensino/aprendizagem é de péssima qualidade, sobram apenas a obediências, com raras exceções.

A democracia é criação e garantia de direitos, podemos dizer que a sociedade brasileira, polarizada entre a carência e o privilégio, não consegue ser democrática e nela a população não consegue perceber a esfera dos direitos sociais e políticos, além do jogo sujo pelo poder.

Partindo desses argumentos, a “oposição” maranhense e o sindicado dos professores comandado pelo PCdoB, não podem usar de artifícios hipócritas para mensurar o ensino que é oferecido pela rede pública, pois tantos os “opositores” (mesmo que estejam no poder) e, nem tampouco, os professores da rede pública de ensino, matriculam seus filhos nas escolas públicas. Portanto, cobrar por salários dignos para os professores é necessário, mas necessário ainda era que esses políticos e professores cobrassem que fosse oferecido a todo cidadão apto ao ensino infantil, básico e superior uma educação de qualidade e gratuita.

É essa luta, portanto, que definirá se a população maranhense, além de compreender, finalmente, que a educação não é privilégio nem mercadoria, mas um direito do cidadão, poderá também valorizar a escola pública como espaço da formação de um ser humano completo e de um cidadão ativo, abandonando a idéia de que a educação é um instrumento do mercado.

  Publicado em: Governo

Vale a pena divulgar… Meus parabéns ao IPAM!!!

Publicado em   27/dez/2012
por  Caio Hostilio

Prezado Caio Hostilio, Boa tarde! 

Venho através deste informar, com muita alegria e satisfação, que o Instituto de Previdência e Assistência do Município de São Luís – IPAM recebeu no último dia 21/12/2012 após a auditoria do Organismo Certificador Bureau Veritas o certificado ISO 9001:2008 (Sistema de Gestão da Qualidade). Está data marcou por ter sido também o aniversário do nosso Presidente, Guilherme Frederico Souza de Abreu. O IPAM torná-se o primeiro órgão público municipal do MA e a terceira entidade gestora do Regime Próprio de Previdência Social do país a obter tal certificação. Sendo assim, segue anexo um release e fotos que serão publicadas e divulgadas nos diversos meios de comunicação.

Solicitamos que o se possível  faça uso desse material e divulgue para toda comunidade, uma vez que, sou leitora assídua do seu blog e percebo que você prima pela boa gestão pública. 

Desde já agradeço!

Atenciosamente,

Luana Sarmento

premio

 premio2

 

  Publicado em: Governo

Desembarques domésticos crescem 4,2% em novembro

Publicado em   27/dez/2012
por  Caio Hostilio

turismoNo acumulado do ano, o aumento é de 8% em relação ao resultado de 2011 

 Brasília (DF) – Os desembarques de voos nacionais cresceram 4,2% em novembro na comparação com o mesmo período do ano passado. A marca subiu de 6,58 milhões para 6,86 milhões nos 66 aeroportos onde é realizada a pesquisa, configurando recorde histórico para o mês de novembro.

 

No acumulado de janeiro a novembro também houve crescimento em relação a 2011. O número de desembarques domésticos saltou de 72 milhões para os atuais 77,9 milhões, um aumento de 8%.

 

O levantamento mostra também que o número de desembarques internacionais foi de 694,7 mil – retração de 4,7% em relação a novembro do ano passado. No acumulado do ano, foram registrados 8,5 milhões desembarques internacionais, uma variação positiva de 2,75%.

A pesquisa é feita nos 63 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e nos três terminais concedidos à iniciativa privada: Guarulhos (SP), Brasília (DF) e Viracopos (Campinas). O indicador é utilizado pelo Ministério do Turismo para avaliar o desempenho da atividade turística no Brasil.

 

  Publicado em: Governo

JOÃO CASTELO UM ATENTANDO CONTRA A VIDA

Publicado em   26/dez/2012
por  Caio Hostilio

Por Evan de Andrade

João+Cast..Véspera de natal, voltando da casa dos parentes na Estiva, observei um grande movimento no Km 16 da Br-135, entre o bairro de Pedrinhas e a entrada de Itapera. Viaturas da Policia Rodoviária Federal com giroflex ligados e o movimento das pessoas nas bordas da pista chamava atenção dos motoristas. Por curiosidade, reduziam a velocidade e o transito fluía lentamente no local.

João+Cast.._1Parei o carro no acostamento, coloquei o colete refletivo e fui
verificar aquele tumulto. As pessoas estavam envolta do senhor José
Augusto Cavalcante que fora atropelado por uma moto, o condutor do veículo evadiu-se do local deixando o pedestre com diversas fraturas expostas, inclusive, na perna direita.

João+Cast.._2Perguntei se haviam ligado para o Samu e os populares, para minha
surpresa, disseram; “há três horas chamamos uma ambulância do Samu e até agora nem sinal”.

João+Cast.._3Imediatamente pensei no La_____ do prefeito, esse… que colocou a
cidade nesta situação, minha raiva subiu, pensei até em esco__ o
prefeito, suspirei, contei até dez e fiquei orando pro socorro médico
chegar logo, era o que podíamos fazer naquele momento, já que o homem estava cheios de fraturas.

João+Cast.._4Meia hora depois, chegou duas ambulâncias, uma da Secretaria Estadual de Saúde e outra dos Bombeiros, mas nenhuma do Samu. Para minha alegria e de todos, claro, o socorro chegou, entretanto por parte do Governo do Estado do Maranhão, e não da Prefeitura Municipal de São Luís, que, diga-se, “administra” os recursos do Ministério da Saúde na capital maranhense.

Castelo, por favor, sai logo!

  Publicado em: Governo

“A Comunidade rubra”, novela de JM Cunha Santos, já está nas livrarias.‏

Publicado em   26/dez/2012
por  Caio Hostilio

rubaO livro “A Comunidade rubra” de autoria do poeta, escritor e jornalista JM Cunha Santos, lançado recentemente na Assembléia Legislativa do Maranhão, já se encontra à disposição dos leitores nas livrarias “Vozes”, localizada na rua do Sol, Centro e “Poeme-se”, localizada na Praia Grande – Projeto Reviver.

SOBRE O LIVRO DISSERAM:

Alberico Carneiro Filho, poeta, jornalista, escritor e professor de literatura  – “Sem dúvida, estamos diante de uma narrativa escrita com forte poder de criação verbal. E “A comunidade rubra” não é mais um título que se acrescenta à bibliografia da literatura brasileira. Pelo contrário, no gênero romanesco a proposta e o propósito de JM Cunha Santos rubricam uma pequena grande obra de ruptura, como raridade. Um novo arranjo que se subscreve entre os textos excepcionais produzidos para surpreender e prender o leitor do começo ao fim”.

Manoel dos Santos Neto, jornalista, escritor e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – “Com este novo livro, confirma-se que Cunha Santos é uma das mais importantes figuras da poesia em língua portuguesa surgidas na segunda metade do século XX. E confirma-se também que grandes obras literárias serão sempre fonte de deleite, de conhecimento e de vida”.

César Bello, advogado e blogueiro – Sinto-me rubro, rubro sem medo ou vergonha de falar o que penso da nossa comunidade “inexoravelmente apodrecida pela corrupção”, como mostra JM Cunha Santos em “A Comunidade rubra”.

Caio Hostílio, professor, jornalista e blogueiro – “Seu livro transmite com muita sutileza e numa linguagem literária primorosa, a hipocrisia dos seres humanos, que até em pensamento buscam a falsa moralidade”.

Eliziane Gama, deputada estadual – “O livro é muito bom, Cunha Santos”.

  Publicado em: Governo

Então, SES teve que assumir a responsabilidade da saúde “municipalizada e plena” de São Luís?

Publicado em   26/dez/2012
por  Caio Hostilio

Foto  1 - Pacientes transferidos Foto Nestor BezerraPacientes que estavam internados nos hospitais municipais Clementino Moura (Socorrão II) e Djalma Marques (Socorrão I) continuam sendo transferidos para as unidades mistas Itaqui-Bacanga, Bequimão e São Bernardo, e para os hospitais da Mulher e Tarquínio Lopes Filho. A ação, realizada em parceria entre as secretarias municipal (Semus) e de Estado da Saúde (SES), desde sábado (22), e durante o período natalino, objetiva normalizar o atendimento e desafogar os hospitais de urgência e emergência de São Luís.

24.2.2012.. criançaDo Socorrão II já foram transferidos para o Hospital Tarquínio Lopes Filho (Geral) 30 pacientes que aguardavam por cirurgias ortopédicas no hospital municipal. Destes, 12 foram operados na segunda-feira (24), quando foi iniciado um mutirão de cirurgias que prossegue até sexta-feira (28) e deve atender 60 pacientes.

Para o Hospital da Mulher estão sendo encaminhados 40 pacientes do Socorrão I, a maioria diabéticos que necessitam de algum procedimento cirúrgico. Os que necessitam apenas de internação clinica vão ser transferidos para as unidades mistas Itaqui-Bacanga (28 pacientes), Bequimão (20) e São Bernardo (20).

Os pacientes são transferidos em ambulâncias da SES, e as unidades municipais recebem do Estado todo o suporte necessário para garantir assistência aos internados, desde serviços de limpeza, até medicamentos, rouparia e alimentação.

  Publicado em: Governo

Estrutura de “Shows da Virada” inclui espaço para cadeirantes e segurança reforçada

Publicado em   26/dez/2012
por  Caio Hostilio

Uma superestrutura foi montada na Lagoa da Jansen para receber o público dos Shows da Virada, neste fim de ano. Além de palco, luz e som de última geração, o espaço dispõe de área especial para cadeirantes; corredores de segurança para facilitar o acesso e o deslocamento de policiais e bombeiros; torres de observação, câmeras de videomonitoramento e muito mais. Tudo para garantir tranquilidade e conforto para quem está na plateia.

Essa estrutura, que já mostrou eficiência na apresentação do Padre Fábio de Melo, na sexta-feira (21), permanece instalada para as próximas atrações. Nesta sexta (28), tem shows de bandas gospel e Aline Barros; no sábado (29), subirão ao palco Pepê e Banda, Paralamas do Sucesso e Roupa Nova. Encerrando a programação, na noite de Reveillon (segunda, 31), tem os shows do A5, Victor & Leo, Arlindo Cruz e Banda e Bicho Terra.

Realizados pelo Governo do Estado para marcar as festividades de fim de ano e o encerramento das comemorações pelos 400 anos de São Luís, os shows têm patrocínio do Banco do Brasil, Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e empresa Citéluz.

 “Essa estrutura foi pensada para que o público possa assistir aos shows com conforto e segurança, afinal de contas é um momento de comemoração. Esperamos que todos venham com esse mesmo espírito de paz”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Sérgio Macedo, destacando o espaço para cadeirantes, que foi bastante elogiado nos “Shows dos 400 Anos”, em setembro, e reeditado para este final de ano.

Segurança reforçada

Para os shows, a Secretaria de Segurança montou um planejamento especial, dentro da “Operação Cidade Segura”, envolve uma ação integrada das polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O trabalho na área será realizado com o uso de barreiras de contenção, torres de observação e câmeras de monitoramento. A ação que vai da Avenida dos Holandeses até a Avenida Colores Moreira, com atenção redobrada nos estacionamentos.

Na área, também há um plantão especial da Polícia Civil, reunindo equipe com delegado, escrivão e investigadores. O Corpo de Bombeiros fará um trabalho de prevenção e combate a incêndio. Em caso de necessidade, também fará salvamentos, atendimentos pré-hospitalares e pós-trauma, além de outros.

 A exemplo do que ocorreu nos shows do mês de setembro, um Hospital de Campanha foi montado na área da Lagoa, para atendimentos médicos necessários. O trabalho tem apoio do Grupo Tático Aéreo (GTA), que disponibilizou duas aeronaves, além de viaturas e uma equipe de médicos e enfermeiros. As Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Anjo da Guarda e Araçagi também estarão de plantão para receber possíveis pacientes transportados pelo GTA.

 

  Publicado em: Governo

SES realiza mutirão de cirurgias ortopédicas e ações de apoio à rede de urgê‏ncia e emergência

Publicado em   26/dez/2012
por  Caio Hostilio

22.12.2012 Mutirao de Ortopedia Foto Nestor Bezerra (1)Pacientes do Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II) estão sendo operados no Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral) como parte das ações emergenciais desencadeadas pelo Governo do Estado para normalizar o atendimento na rede de urgência e emergência da capital. O mutirão de cirurgias ortopédicas vai acontecer até a próxima sexta-feira (28) e pretender atender no mínimo 60 pacientes, dos 103 que aguardavam por cirurgias no Socorrão II.

Os outros pacientes que estavam nos corredores do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) foram transferidos para outras unidades de saúde municipais.  O diretor do Hospital Geral, Luis Alfredo Guterres, explicou que toda a equipe ortopédica está mobilizada neste mutirão, que tem como objetivo dar rotatividade ao atendimento no Socorrão II.

 “O secretário Ricardo Murad visitou as instalações do Socorrão II neste final de semana e antecipou o mutirão, previsto inicialmente para começar na quarta-feira, para que o hospital municipal tenha condições de receber novos pacientes”, explicou Luis Alfredo.

A dona-de-casa Selma da Silva Cardoso, proveniente do município de Pindaré Mirim, era uma das pacientes transferidas do Socorrão II para ser operada no Geral. Assim como quase 80% dos casos, ela sofreu acidente com moto e estava há mais de 30 dias esperando pela cirurgia. “Não vejo a hora de voltar para casa e encontrar com os meus cinco filhos. É tudo que peço a Deus neste momento”, falou emocionada.

Vítima de acidente de trânsito ocorrido no dia 10 deste mês no Anel Viário, quando três pessoas morreram atropeladas, Raimunda de Fátima Santos Moraes estava no Socorrão II e foi operada no mutirão de cirurgia ortopédica do Geral. “Estou há 13 dias passando pelos Socorrões I e II para fazer esta cirurgia no braço. Graças a Deus, o Estado está ajudando e agora espero parar de sentir estas dores e viver um pouco mais”, disse ela, antes de entrar no centro cirúrgico.   

Também nesta segunda-feira (24) foi feita a limpeza e desinfecção do Hospital da Criança que, assim como aconteceu no Socorrão I e no Clementino Moura (Socorrão II), recebeu material cirúrgico, medicamentos, material cirúrgico, rouparia e alimentação.  No Socorrão II, macas foram substituídas por camas, que receberam rouparia hospitalar. O mesmo trabalho foi estendido às unidades mistas do Bequimão, Itaqui-Bacanga, São Bernardo e Hospital da Mulher, para onde estão sendo transferidos 108 pacientes clínicos e cirúrgicos que estavam em macas e corredores dos hospitais de urgência e emergência.

  Publicado em: Governo

Nota de pesar‏

Publicado em   24/dez/2012
por  Caio Hostilio

Foi com grande comoção que recebi a notícia da morte de Ledo Ivo. Perde a Academia uma das figuras mais expressivas de seu quadro. Grande erudito, autor de uma obra marcada pela poesia, onde ele se destacou e dominou como um dos maiores poetas do Brasil. Dono de personalidade singular, Ledo Ivo  era presença constante na Academia Brasileira de Letras, onde tinha sempre o gosto do debate e da polêmica e, por isso mesmo, era voz ouvida, marcante, cheia de ensinamentos e encantamentos. Perde a literatura brasileira um de seus criadores maiores. A Academia está menor com sua ausência. Particularmente, vai-se mais um amigo muito querido e admirado.

José Sarney  

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos