Soliney declara apoio a Gil Cutrim para presidente da FAMEM

Publicado em   05/dez/2012
por  Caio Hostilio

União entre os dois prefeitos foi selada durante encontro realizado na noite desta terça-feira. Cutrim segue como candidato único para presidir a entidade no biênio 2013/14.

Agora é oficial. Durante encontro realizado na noite desta terça-feira (04), o prefeito reeleito do município de Coelho Neto, Soliney Silva (PSD), declarou apoio a candidatura do prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) – biênio 2013/14.

O encontro entre os dois gestores também contou com a participação do deputado estadual licenciado e secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros.

Com a desistência de Soliney Silva em disputar a eleição para a presidência da FAMEM, Gil Cutrim, que é vice-presidente da entidade, segue como candidato único contanto, até o momento, com os apoios declarados de mais de 120 prefeitos (entre eleitos e reeleitos), além do apoio do atual presidente, prefeito Júnior Marreca (PR), da cidade de Itapecuru Mirim. A eleição para a presidência da Federação ocorrerá na última semana de janeiro ou na primeira semana de fevereiro.  

“Desisti da disputa para apoiar o Gil por entender que eu e ele fazemos parte do mesmo grupo político, comandado pela governadora Roseana Sarney. Por este motivo, a unidade na eleição da FAMEM vai prevalecer. Além disso, o Gil governa uma cidade que fica praticamente ao lado da sede da entidade, situação que irá ajudá-lo no processo de administrar a Federação. A partir de agora, sou eleitor e cabo eleitoral de Gil Cutrim”, disse o prefeito de Coelho Neto, que comporá a chapa encabeçada por Cutrim na condição de vice-presidente.

Com base eleitoral forteem São Joséde Ribamar e Coelho Neto, Max Barros avaliou a união selada entre Gil e Soliney como um ato de total desprendimento dos dois gestores e que fortalecerá, ainda mais, o grupo político do qual fazem parte.

Gil Cutrim agradeceu o apoio do colega Soliney Silva e ratificou o seu compromisso de trabalhar para fortalecer, cada vez mais, o municipalismo no Maranhão. Disse, ainda, que, já a partir dos próximos dias, intensificará o trabalho de visita a todas as regiões do Estado com o objetivo de conversar diretamente com os prefeitos e prefeitas, ouvir suas propostas e reivindicações e transformá-las em compromissos que serão executados ao longo dos próximos dois anos. “Vamos trabalhar pela valorização das administrações municipais como forma de beneficiar o povo maranhense”, afirmou o prefeito ribamarense.

  Publicado em: Governo

Êpa!!! Holanda Junior, controlar é fundamental, mas antes vem planejar e organizar!!!

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

Este blog já havia dito que o prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior teria oferecido a Secretaria de Comunicação do governo municipal ao dirigente do PCdoB, Márcio Jerry. Disse que não via nada de errado, visto que Márcio é jornalista e foi professor do curso de comunicação da UFMA por muito tempo.

Mas agora leio que o Rodrigo Marques será o Secretário de Governo. Por quais critérios? Qual é sua experiência com o tato com políticos? Será Rodrigo uma espécie de gerentão? Além de tentar apaziguar os ânimos entre a fome do PCdoB e do PSB? É uma posição fora do perfil do escolhido!!!

Filipe Camarão na Secretaria de Urbanismo? O que Filipe Camarão entende de urbanismo de uma cidade, ainda mais com 1 milhão de habitantes e cheia de problemas? O Filipe Camarão tem um excelente perfil de controlador e fiscalizador. Será possível que o prefeito quer colocá-lo lá para fiscalizar? Seria um erro grandioso de gestão pública. Se existem falcatruas, muda-se o fluxograma nos processos licitatórios da pasta. Basta que todas as licitações, a partir de Carta Convite, passem a ser adjudicada pela Procuradoria do Município, isso com um parecer técnico. Quanto às medições das obras, que sejam acompanhadas por um técnico da secretaria da fazenda.

A pasta de Urbanismo precisa de um técnico que conheça de fato os problemas crônicos de São Luís, que possa planejar e organizar melhorias. O prefeito Edivaldo Holanda Junior precisa compreender que São Luís é a capital brasileira mais desnuda nesse país. Simplesmente não se ver o verde contracenando com seus prédios e avenidas. Que seus retornos são mal elaborados. Que sua engenharia de trânsito é completamente fora dos princípios de modernidade.

Na procuradoria do Município foi escolhido o advogado Marcos Braide. Um excelente nome. Mas ele terá tempo para se empenhar exclusivamente aos casos do município e deixar o escritório de advocacia, que hoje é muito rentável?

Se esses nomes forem realmente confirmados nessas pastas, observa-se que o prefeito Edivaldo Holanda Junior não visou à parte técnica para escolher seus auxiliares mais próximos, mas sim levou em conta dois pontos: amizade e um controle em todos os pontos com uma pessoa sua.

Vamos aguardar pra ver!!!

  Publicado em: Governo

Afinal, qual foi o sentido da visita da presidenta Dilma a São Luís?

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

Gestão precisa de respostas positivas, ainda mais quando existem críticas com desperdícios com dinheiro público.

Nas últimas semanas o PAC sofreu muitas críticas por conta da transposição do Rio São Francisco, mostrando paralisação da obra em alguns estados, em outros o trabalho seguindo e em alguns a existência de máquinas paradas.

A presidenta Dilma tinha que mostrar a inauguração de uma obra vultosa do PAC que pudesse dar a resposta as críticas e dizer que o Programa de Aceleração é viável para o país.

Nada melhor que um Berço de um Porto estrategicamente importantíssimo para o escoamento da produção agrícola e industrial para o mercado internacional.

Por outro lado, a presidenta fez questão de firmar a parceria com o PMDB e dizer em outras palavras que espera a ajuda do Presidente do Congresso Nacional, José Sarney, na aprovação do pacto federativo, cujos aumentos do FPE e FPM são fundamentais para dar continuidade aos acertos firmados sobre os royalties do petróleo.

Com certeza a presidenta Dilma saiu satisfeita.

  Publicado em: Governo

Por isso prefiro ser imoral a ser falso moralista…

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

O que aconteceu com Demóstenes Torres e o Cachoeira? Nada!!! Demóstenes anda pintando de moralista no Ministério Público de Goiás e seu comparsa, Carlinhos Cachoeira, já foi solto, inventou uma doença, os goianos ainda ficaram com muita pena dele e os seus negócios estão crescendo cada vez mais.

Afinal, o que aconteceu com o “comunista” Orlando Silva? Esse camarada saqueou o Ministério do Esporte, através de ONGs, juntamente com seus companheiros de PCdoB. Entrou o tal Aldo Ribeiro e parece que as presepadas continuam.

E o pesadão do Lupi? Esse meteu a mão no jarro e ainda mandando no PDT.

De repete aparece uma quadrilha!!! O ex-advogado-geral adjunto José Weber de Holanda, o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, o irmão dele e diretor afastado da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Rubens Vieira, e a ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da Repúblicaem São Paulo RosemaryNoronha. Essa quadrilha foi descoberta pela Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Os irmãos Vieira chegaram a ser presos, mas já estão soltos.

Poxa!!! Pensei outra vez “Tem receita pronta para acabar com a corrupção?”, um texto que escrevi no dia 15 de agosto de 2011 e cheguei à conclusão que não existe.

Vamos ao texto:

Não tem e nem terá, visto que desde que o homem passou a habitar a terra esse mal passou a fazer parte do cotidiano lldo ser humanoem sociedade. Fazparte da personalidade do homem, porém pode-se diminuir em muito esse mal que assola o Brasil em todos os seguimentos sociais.

Existem três tipos de corrupção: a institucional, a cultural e a moral. Contra esta, não há solução. Se você não vê problema em pequenos gestos ilícitos, como molhar a mão de um guarda, não é o Estado que vai convencê-lo do contrário.

É certo afirmar que “deuses” comandam o mundo da corrupção. A burocracia (dificulta o acesso aos serviços públicos e abre brechas para os “jeitinhos”) e a impunidade (os corruptos raramente são punidos – o que gera mais corrupção).

Exatamente porque há um fator moral – e portanto pessoal – que possibilita a corrupção, é impossível extingui-la da política. Mas dá para diminuir o problema. 3 fatores formam a base de sustentação de uma política honesta: educação (leva tempo, mas garante resultados duradouros), participação popular e Estado atuante.

A corrupção começa antes de o candidato se eleger. Campanhas realizadas com dinheiro sonegado – o tal caixa 2 – alimentam a sujeira. O candidato recebe uma grana preta de um empresário e, depois de eleito, paga em favores. É o famoso rabo preso.

Várias medidas podem inibir o uso de caixa 2. Limitar os gastos dos candidatos e usar financiamento público de campanhas, por exemplo. O problema é que elas não resolvem o problema: o dinheiro sujo sempre encontra um jeito de aparecer.

O poder público é obrigado a abrir licitações para compra de materiais e contratação de serviços. O problema é que elas se tornaram foco de corrupção: empresários são favorecidos nos processos de licitação, em troca de propina. O resultado é o superfaturamento: nós acabamos pagando muito por produtos ou serviços que custam bem menos.

Quando a sociedade toda pode acompanhar as compras do poder público, o risco de fraude é menor. Um jeito de garantir essa transparência é instituir licitações eletrônicas, em que qualquer empresa pode concorrer via internet . Tudo às claras.

Político preso é artigo raríssimo no Brasil. A imunidade parlamentar e as diversas possibilidades de recursos permitem que mesmo os corruptos escapem das punições.

A impunidade se acaba com agilização do judiciário. Os próprios juízes deveriam ser eleitos por mérito e notório saber jurídico e não por indicação de qualquer presidente. Em seguida, prender, de fato, corrupto e corruptor.

Simplificar as leis brasileiras e torná-las intelectíveis e não interpretativas, como acontece hoje… Deveria haver uma reforma política, efetiva, eliminando-se as facilidades que existem hoje… onde qualquer um pode se inscrever, basta não ter sido descoberto. Em seguida a própria sociedade deveria entender que grande parte da culpa pelo que acontece hoje lhe pertence por causa da sua passividade, do seu conformismo e do “deixa para lá…

Extinção do que possa ser usado como moeda política como: Cargos, comissionados, Cargos em empresas estatais, Processos sobre a conduta parlamentar deveriam ser julgados pelo supremo para garantir a isenção, Dirigentes com mais de um certo número de processos seriam afastados temporariamente até os processos serem julgados, fim do sigilo bancário para quem exercer cargo público eletivo. (assim como na Finlândia), detalhamento de todo o dinheiro público gasto com acesso fácil, público e legível a leigos, Quem fosse condenado por corrupção e outros crimes contra o patrimônio público não poderia exercer nenhum cargo eletivo por 20 anos.

A corrupção tem como combustível a impunidade, coisa que os corruptos não deixaram acabar…

  Publicado em: Governo

Gastão Vieira e demais ministros do Turismo do Mercosul se reúnem para promover o bloco como destino turístico internacional

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

O Brasil é o anfitrião da 12ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), no próximo dia 7, no Palácio dos Leões,em São Luís. Areunião será aberta pelo ministro do Turismo brasileiro, Gastão Vieira, com a presença da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, às 9h. Confirmaram presença representantes de todos os integrantes do bloco: Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela.

O objetivo do encontro é promover o Mercosul como destino turístico internacional. Para isso, os ministros decidirão estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre os países e ampliar a promoção turística compartilhada dos destinos, entre outros assuntos.

Reunião técnica

A reunião dos ministros será precedida, na quinta-feira (6), por uma reunião técnica – a Reunião Especializada em Turismo do Mercosul (RET), que acontecerá no Hotel Luzeiros. Os técnicos discutirão a atual situação e os avanços da criação do Fundo de Promoção Turística do Mercosul em cada país, além da estratégia de divulgação conjunta em mercados de longa distância.

Serviço:

Reunião Especializada em Turismo do Mercosul (RET):

Data: 6 de dezembro de 2012

Hora: 9h

Local: Hotel Luzeiros – Rua João Pereira Damasceno, 2, Ponta do Farol.

12ª Reunião de Ministros de Estado de turismo do Mercosul (RMTur)

Data: 7 de dezembro de 2012

Hora: 9h – Abertura

           18h30 – Solenidade de assinatura da Ata da 12ª RMTur

           20h – Jantar de confraternização

Local: Palácio dos Leões – Avenida Beira-Mar, Praça Dom Pedro II, s/n.

  Publicado em: Governo

Agora, os serviços ficarão mais caros!!! Duda Mendonça vai abrir nova agência

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

AdNews

De acordo com a revista Veja, o publicitário baiano Duda Mendonça, que teve seu nome envolvido, mas foi absolvido no Caso Mensalão, acaba de firmar acordo com o sociólogo pernambucano Antonio Lavareda para a abertura de uma nova agência de propaganda.

Ainda segunda a publicação, a nova agência DM/Blackinja, decorrente da fusão, terá entre os seus produtos a realização de campanhas políticas. Duda é reconhecido como marqueteiro e tem em seu currículo as vitórias de Maluf para a prefeitura de São Paulo e a primeira eleição de Lula para presidente da República. Já Antônio Lavareda, colunista da rádio BandnewsFM, é considerado pelo mercado como um dos maiores especialistas do Brasil em leitura de pesquisas de opinião, além de ter lançado recentemente o livro “Como o eleitor escolhe seu prefeito: campanha e voto nas eleições municipais”.

Duda Mendonça será o Presidente de Criação da DM/Blackninja, que abre as portas com escritóriosem São Paulo, Pernambuco, Distrito Federal e Maranhão. Os sócios das agências originais, entre eles Zilmar Fernandes, Ricardo Braga e Benjamin Azevedo, continuarão à frente da operação. O economista cearense Antônio Caminha conduziu as negociações da fusão.

  Publicado em: Governo

Holanda Junior divulgará sua equipe até sexta-feira?

Publicado em   04/dez/2012
por  Caio Hostilio

Ta tão difícil assim de encontrar as pessoas certas para os lugares certos? Ou as exigências do prefeito eleito Edivaldo Holanda Junior é que se transformou numa barreira para jogar água fria na pretensão de muita gente que esperava uma boquinha no seu governo?

Edivaldo Holanda Junior parece que acordou para o mundo e não vem se deixando levar por conversas politiqueiras.

Tenho observado que ele não tem experiência alguma em gestão pública, porém se mostra muito esperto quando o assunto é política. Ele sabe dizer não sorrindo. Deixa para depois sorrindo, também. Foi com esse seu sorriso que ele conseguiu ganhar a maioria dos votos que obteveem São Luís.Quenão se enganem os politiqueiros!!!

Política tem muito a ver com a arte da sedução. O jogo teatral. Aquele que não gera guerras, mas sim a conciliação.

Verificando essa foto acima, o Holanda Junior passa tranqüilidade, um sorriso farto e não forçado, isso no mesmo local em que se encontravam seu adversários como o prefeito atual João Castelo e Washington Luís.

Não posso afirmar que sua equipe será excelente, uma vez que não conheço as pessoas escolhidas. Mas acho que ele deve ter usado de sua esperteza política para superar sua deficiência em gestão pública.

Em minha opinião, Edivaldo Holanda Junior errou ao demorar montar sua equipe (espinha dorsal), para realinhar o orçamento de 2013 e buscar alternativas paliativas para os caos existentes nas pastas diversas vezes citadas aqui.

Quanto a esperar o relatório de sua equipe de transição, acho que isso não passa de uma cortina de fumaça, haja vista que desse mato não sai coelho!!!

  Publicado em: Governo

Caso encerrado!!! SSP prende quadrilha envolvida na tentativa de fraude em concurso na área da Segurança

Publicado em   03/dez/2012
por  Caio Hostilio

Que os aprovados na prova escrita se preparem para as demais etapas, principalmente a física, pois o que tem de gente acima do peso não tá no gibi!!!

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) apresentou na tarde desta segunda-feira (3), os mentores da quadrilha responsável pela tentativa de fraudar o concurso público realizado neste pelo Governo do Estado, último final de semana, na área de segurança. Presentes na coletiva de imprensa, os secretários de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e o de Gestão e Previdência, Fábio Gondim.

“Acompanhamos todo o desenrolar das ações. Não houve nenhuma fraude consumada. Todas as pessoas envolvidas foram identificadas e autuadas antes que houvesse a fraude. O concurso público está preservado, tanto da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar quanto o da Polícia Civil, com a garantia dos técnicos da instituição FGV como também da Secretaria de Segurança”, afirmou Aluísio Mendes. 

O secretário Fábio Gondim ratificou que está eliminada qualquer possibilidade de fraude no concurso. “Não houve vazamento das provas de nenhum dos concursos feitos neste final de semana no Maranhão. Todos os malotes e segurança das impressões foram preservados. Todos os beneficiados foram identificados e presos. A polícia já sabia e monitorou todos eles. Todo o certame está dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e está preservado. Efetivamente os melhores serão selecionados”, disse Gondim.

O diretor de qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição responsável pelos Concursos da área da Segurança no Maranhão, Francisco Torres, afirmou também que não houve contaminação. “A SSP nos deu toda a assistência e informação necessárias para eliminar qualquer possibilidade de contágio”, disse ele.

As investigações do Serviço de Inteligência da SSP e da Polícia Civil resultaram na identificação e prisão de Antonio Ferreira Lima Sobrinho, segundo a polícia, o líder do bando, e Wemerson Abreu Castro. Os dois são apontados como mentores da tentativa de fraude na prova do Concurso Público das Policias Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

De acordo com as investigações, Antonio Ferreira já participou de dezenas de concursos públicos em outros estados, onde, mediante métodos fraudulentos, conseguiu ser aprovado. O núcleo de inteligência da SSP já tinha conhecimento da intenção de fraudar o certame maranhense e iniciou às investigações há cerca de 30 dias até que se comprovasse a efetivação do crime para decretação da prisão em flagrante.

  Publicado em: Governo

Governadora Roseana entrega medalha da Ordem dos Timbiras a presidenta Dilma Rousseff

Publicado em   03/dez/2012
por  Caio Hostilio

A governadora Roseana Sarney condecorou a presidenta da República, Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões,em São Luís, com a medalha Ordem dos Timbiras. A honraria é concedida àqueles que expressaram por meio de ações e gestos, iniciativas para evolução da terra e do povo maranhense. Na ocasião, o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, entregou a Dilma Rousseff a medalha Manoel Bequimão, honraria concedida pelo Poder Legislativo do estado.

Conceder a medalha à presidenta, disse a governadora, é uma forma do Maranhão prestar uma justa homenagem ao Governo Federal, com quem se tem firmado parcerias importantes. “No anoem que São Luíscomemora 400 anos de fundação, contar com a presença da presidenta Dilma é uma honra. Sabemos que precisamos melhorar a qualidade de vida do povo, mas temos a certeza que com os projetos e obras realizados em parceria com o Governo Federal teremos condições de contribuir para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo, falou da importância de conceder a medalha Manoel Bequimão a Dilma. “O governo da presidenta Dilma tem investido na parceria com o Governo Estadual para beneficiar o Maranhão e a população. A medalha é destinada a todos aqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico, artístico e social do Brasil e é uma homenagem da casa para as ações do Governo Federal destinadas ao Maranhão, que incluem as ações para redução da pobreza extrema, valorização da mulher, educação e saúde de qualidade”, destacou.

A presidenta Dilma Rousseff comentou sobre a alegria em receber condecorações importantes no Maranhão, que segundo ela, é um estado de grande importância para o Brasil. “Fico honrada em receber as medalhas como grã-cruz da Ordem dos Timbiras e a Manoel Bequimão, sobretudo pelo fato delas representarem honrarias importantes para o estado. Considero que um país só pode ser integral, se cada região for um polo desenvolvido, que é o caso do Maranhão”.

Dilma Rousseff aproveitou a visita para parabenizar os ludovicenses e maranhenses pelo quarto centenário da capital. “São Luís é parte fundamental do Brasil, seu povo é seu maior patrimônio. Parabenizo São Luís pelos seus 400 anos, uma história que temos que conhecer e honrar”, ressaltou a presidenta.

Ela lembrou que São Luís é uma das cidades beneficiadas pelo PAC Cidades Históricas, pois a capital reúne um acervo único de beleza arquitetônica. “São Luís encanta pelas lendas, danças, bumba meu boi, cacuriá, tambor de crioula, praias e principalmente, pelo povo receptivo”.

Também participaram da solenidade o vice-governador, Washington Luiz Oliveira; o prefeito de São Luís, João Castelo; o presidente do Senado, José Sarney; os senadores Edison Lobão Filho e João Alberto; os ministros do Turismo, Gastão Vieira; dos Portos, Leônidas Cristino; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, e do Gabinete de Segurança da Presidência, José Carvalho. Além de secretários de estado; deputados estaduais e federais, vereadores, representantes da iniciativa privada e da sociedade civil.

Autoridades prestigiam homenagens à Dilma Rousseff

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de entrega das medalhas do Mérito Timbira, concedida pelo Governo do Estado, e Manoel Bequimão, pela Assembleia Legislativa, à presidenta Dilma Rousseff, na tarde desta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões. Secretários de Estado, deputados estaduais e federais, vereadores, senadores, prefeitos e empresários acompanharam o encontro entre a governadora Roseana Sarney com a presidenta.

O deputado federal Francisco Escórcio lembrou que esta é a segunda vez que a presidenta Dilma Rousseff vem ao Maranhão em apenas um ano, fato que há que se destacar, face sua importância para o Maranhão. “A vinda da presidenta, significa que ela está dando atenção a este momento especial por que passa o Maranhão”, disse.

Para o senador Edson Lobão Filho, a presença da chefa do executivo federal será sempre um motivo de alegria para um Estado e o Maranhão está felizem receber Dilma Rousseff.”Sem dúvida alguma, a presença da presidenta do Brasil é um motivo de festa para todos nós, maranhenses” destacou.

O secretário de Estado chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, disse que a visita de Dilma Rousseff é um fato oportuno uma vez que aqui ela poderá ver os investimentos que estão sendo feitos em prol do desenvolvimento do Maranhão, a exemplo das obras de ampliação do Porto do Itaqui. “O Maranhão está em pleno desenvolvimento e a visita da nossa presidenta do Brasil é oportuna para que ela veja a maneira como estamos caminhando para o desenvolvimento. Aliás, ela também contemplou a nossa exposição de arte em homenagem ao quarto centenário de São Luís, no Palácio dos Leões”, disse Luís Fernando Silva.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão, Haroldo Cavalcante Júnior, ressaltou o significado da visita da presidenta Dilma Rousseff. Para ele, foi uma oportunidade para que ela testemunhasse os grandes projetos aqui em andamento, a exemplo do Porto do Itaqui. “O Porto do Itaqui é um dos melhores do mundo e, ao lado da governadora eministros, ela  viu como estamos avançando e como o Maranhão está se transformando”.

Presidenta conhece exposição sobre os 400 anos de São Luís

Ainda no Palácio dos Leões, acompanhada da governadora Roseana Sarney, a presidenta Dilma Rousseff visitou a exposição alusiva aos 400 anos de fundação de São Luís, que reúne peças criadas por artistas, designers e marcas reconhecidas em todo o mundo. No acervo, presentes livros, selos, quadros, joias, calçados, perfumes, latas de bebidas, roupas, sapatos, móveis e outros objetos inspirados nos encantos da capital maranhense. Todas as peças produzidas em homenagem ao quarto centenário da capital maranhense estarão reunidas em uma grande exposição realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secma). A Exposição Extraordinária Homenagem ao IV Centenário de São Luís foi montada inicialmente no Palácio dos Leões. Em seguida, será transferida em caráter permanente para o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, onde ficará aberta para a visitação.

Governadora Roseana e presidenta Dilma visitam instalações do Sarah

A visita da presidenta Dilma a São Luís foi encerrada na tarde desta segunda-feira (3), no Hospital Sarah de Neuroreabilitação, localizado no Monte Castelo. Lá, a presidenta e a governadora Roseana percorreram os ambulatórios, o ginásio de reabilitação, que é voltado aos pacientes com comprometimento cerebral causado por traumas neurológicos, a sala de hidroterapia e a área de reabilitação voltada para o esporte. Nas enfermarias infantis, a presidenta Dilma e a governadora Roseana conversaram com as crianças e suas famílias. Elas aproveitaram a oportunidade para conhecer o trabalho desenvolvido na reabilitação das crianças especiais. Além da comitiva da presidenta, acompanharam a visita ao Sarah os ministros do Turismo, Gastão Vieira, e dos Portos, Leônidas Cristino; o presidente do Senado, José Sarney e deputado federal Chiquinho Escórcio.

  Publicado em: Governo

Dilma Rousseff e Roseana Sarney inauguram berço 100 e alargamento do cais sul do Itaqui

Publicado em   03/dez/2012
por  Caio Hostilio

O que falta para os maranhenses saberem definitivamente da importância logística do Porto do Itaqui para o agronegócio e a indústria brasileira, quando se trata de competitividade de preço de competição no mercado internacional, principalmente com a diminuição com os custos de transporte? É tão difícil sair do mundinho politiqueiro do Maranhão e ver as vantagens que estão deixando passar e ficar nas mãos de investidores de outros estados? Eis a questão!!! 

Uma das obras de expansão de maior importância para o Porto do Itaqui, a construção do berço 100 e alargamento do cais sul, foram inaugurados, nesta segunda-feira (3), pela presidenta Dilma Rousseff e pela governadora Roseana Sarney. A inauguração abriu a agenda de compromissos da presidenta em sua primeira visita a capital maranhense. O descerramento da placa contou com a participação do presidente do Senado, José Sarney, do ministro da Secretaria de Portos, Leônidas Cristino e do presidente da Empresa maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fosati. A obra de R$ 139,5 milhões integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“O Maranhão com este porto oferece uma contribuição decisiva para o Brasil e para a melhoria da nossa logística, porque os portos são um dos elos principais da cadeia logística. Ter um porto aqui viabiliza ferrovias, rodovias, localização de indústrias, porque desse porto chegamos ao mundo e ao nosso país” disse a presidenta durante seu pronunciamento.

A governadora Roseana Sarney agradeceu a visita da presidenta e o carinho que tem com o estado. “O Maranhão sente-se honrado com a presença da presidenta Dilma Rousseff. É uma alegria muito grande estamos aqui comemorando essas datas com a autoridade máxima do nosso país”, disse a governadora, se referindo aos 400 anos de São Luís e 15 de Capital Patrimônio da Humanidade.

Roseana Sarney aproveitou para falar dos investimentos do governo nas áreas de segurança, saúde, educação, qualificação profissional e geração de emprego e renda. “O Maranhão vive hoje um grande momento de sua história. Estamos construindo uma economia forte, moderna e competitiva. Estamos vencendo a guerra contra a pobreza com programas de inclusão social e inserção no mercado de trabalho”, disse. Ela destacou que, com apoio do Governo Federal, os desafios serão superados, consolidando a posição do Maranhão de liderança regional, prosperidade econômica e justiça social.   

Os ministros do Turismo, Gastão Vieira; da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Helito Carvalho; o vice-governador Washington Luiz Oliveira; e o prefeito de São Luís, João Castelo, participaram da solenidade que reuniu ainda secretários de Estado e trabalhadores do Porto do Itaqui.    

A presidenta iniciou seu pronunciamento falando da alegria de estarem São Luísno ano em que a cidade comemora 400 anos de fundação e 15 de Cidade Patrimônio da Humanidade. “Eu disse a governadora Roseana que eu não poderia deixar de vir aqui antes do dia 31 de dezembro. E cumpri”, disse a presidenta. “Eu, também, estou feliz de estar aqui, no Porto do Itaqui, nessa Baía de São Marcos que enche os nossos olhos. É uma localização privilegiada e estratégica para o Brasil”, completou Dilma. 

Dilma Rousseff destacou que o porto é importante para São Luís, para o Maranhão, mas imensamente importante para o Brasil. “Por isso, as obras que inauguramos aqui hoje são imensamente importante. Também não poderia deixar de mencionar o Tegram. Este terminal de grãos é uma obra da iniciativa privada e essas obras, tanto a do poder público quanto da iniciativa privada representam mais uma etapa vitoriosa do projeto de transformar o porto em um porto estratégico para exportação e importação de cargas, não só para a região, mas para o Brasil e para o mundo”, disse a presidenta.

As obras, segundo a presidenta, são exemplo de preparação do Porto do Itaqui para fazer frente ao crescimento do Maranhão, que vem sendo objeto de interesse crescente da iniciativa privada com vários e diversificados projetos. “Aqui nós temos um local que é muito especial para toda a região Norte e Nordeste do país. E eu acredito, também, que ele cria um corredor de Norte a Sul do País e vai permitir que nós tenhamos uma infraestrutura competitiva, moderna e que vai levar riqueza para o nosso país”, observou a presidenta.

Os investimentos do PAC, computado com os investimentos da iniciativa privada, segundo informou Dilma, somam R$ 700 milhões. “Para nossa concepção essa parceria entre estado do Maranhão, governo federal e a iniciativa privada é uma alavanca para que possamos construir um país mais desenvolvido, um estado do Maranhão mais desenvolvido”, disse Dilma.

Berço 10

O Berço 10 obra de R$ 139,5 milhões integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O novo berço, com 320 metros de comprimento e 40 metros de largura, proporcionando um aumento de 5 milhões de toneladas/ano à capacidade de movimentação do porto. O berço 100 será utilizado na segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), projeto estruturante que atenderá a demanda crescente por armazenagem de grãos.

O volume cada vez maior de movimentação no Porto do Itaqui exige reforma e ampliação da infraestrutura portuária com recursos próprios, da iniciativa privada e do Governo Federal. O ministro dos Portos destacou que as obras inauguradas são estruturantes, que o governo federal vem realizando em todos os portos do país.

“Hoje, o governo está mostrando três obras importantes: a recuperação e melhoria do cais 101, 102 e a construção do cais 100 que vai dar uma condição melhor de movimentação de cargas e olhado para o futuro no sentido de trazer outros empreendimentos”, observou Leonidas. “Esses outros empreendimentos já estão acontecendo como o Tegram e o terminal de celulose. Isso demonstra que o governo federal faz a sua parte, o governo do Estado, a iniciativa privada e o desenvolvimento vai chegando”, completou.

O presidente da Emap destacou que o porto é um dos pilares de desenvolvimento para o estado. “O Itaqui é um porto em pleno desenvolvimento, com novas e importantes perspectivas de mercado. Nosso objetivo é alcançar o patamar de 150 milhões de toneladas até 2031”, contou Fosati.

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos