ProMaranhão já responde pela geração de 54 mil empregos no estado

Publicado em   01/dez/2012
por  Caio Hostilio

O Programa de Incentivo às Atividades Industriais no Maranhão – ProMaranhão, criado pela governadora Roseana Sarney, em 2010, já conta com 24 novas indústrias, em funcionamento ou em fase de implantação, distribuídas por 10 cidades de diferentes regiões do Estado. Esses empreendimentos representam investimentos de mais de R$ 7 bilhões e já colocam no mercado de trabalho mais e 54 mil pessoas, entre empregados diretos e indiretos – a relação é de 3 indiretos para cada direto.

Diante desses resultados, a governadora Roseana Sarney afirmou que o ProMaranhão foi um grande acerto e que muito mais investimentos, em razão desse programa, irão acontecer no estado. “São sete bilhões de reais em investimentos e mais de 54 mil postos de trabalho em razão de uma das alternativas que desenvolvemos para a industrialização do Maranhão. Numa outra ponta estão os mais de 120 bilhões de reais em investimentos públicos e privados, dentre os quais a refinaria da Petrobrás, com uma perspectiva de aproximadamente 250 mil empregos”, ressaltou Roseana Sarney.

Das 24 empresas beneficiadas pelo ProMaranhão, 11 optaram pela capital, enquanto 13 foram para o interior. Cidades como Miranda do Norte, Itapecuru Mirim e Governador Edison Lobão, entraram para o mapa da industrialização do Maranhão.

São 13.733 empregos diretos e mais de 41 mil indiretos. Cinquenta e quatro mil pessoas trabalhando representam, em termos quantitativos, as populações inteiras de cidades como Tutóia e Zé Doca. Somente na construção da fábrica de celulose da Suzano, em Imperatriz, quando atingir o pico da obra em março de 2013, serão 9.000 empregos diretos.  

Os dados positivos foram apresentados pelo secretario de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, durante a avaliação do Seminário “Maranhão: Oportunidade de Investimento”, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com o Jornal Valor Econômico.

O programa

O ProMaranhão se destina a atrair indústrias e agroindústrias. Funciona com a dispensa do pagamento de 75% do saldo devedor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), por até 20 anos, dependendo de cada situação, por exemplo, se a atividade é ou não pioneira na região em que ela se instala.

O benefício aumenta para os empreendimentos que se implantam ou se transferem para municípios com IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, inferior ao índice médio do Estado. Serve também para ampliação de negócios, como foi o caso da Ambev, que duplicou sua fábrica de cerveja e o número de empregados.

Mauricio Macedo informou que o programa age em duas frentes: na aceleração do desenvolvimento econômico do Estado e no combate à pobreza extrema, levando oportunidade de emprego e distribuição de renda para as regiões até então distantes da industrialização.

Segundo a Sedinc, existem mais pedidos de ingresso no ProMaranhão e que pelo menos cinco novas empresas devem receber esse incentivo nos próximos dias. “O ProMaranhão já nos oferece o efeito de ampliação de negócios e da agregação de valores às cadeias produtivas, como é o caso da Brascopper, que fabrica fios, cabos elétricos e vergalhões de alumínio, a partir do alumínio líquido fornecido pela Alumar”, salientou o secretario Maurício Macedo.

Brascopper gera 230 empregos em São Luís

Uma das indústrias instaladasem São Luís, graças aos incentivos do ProMaranhão, é a fábrica de condutores elétricos de cobre e alumínio, Brascopper. Localizada no Distrito Industrial de São Luís, de acordo com o gerente comercial, Ricardo Jardim, a empresa, já gerou 230 empregos diretos e indiretos, o que tem possibilitado a produção de mil toneladas de cabos e vergalhões por mês, que são comercializados para concessionárias de energia elétrica de todo Norte e Nordeste do país.

Para os profissionais que hoje integram o quadro de empregados da Brascopper, o programa de incentivo às atividades industriais representou uma guinada em suas carreiras. É o caso do supervisor de laminação João Egídio Júnior, que em pouco mais de um ano viu a vida tomar um novo rumo. “Eu acredito muitoem ciclos. Eacho que naquele momento um ciclo estava se fechando, para um novo se abrir. Por acaso, eu passei pelo local onde a fábrica estava se instalando e, por curiosidade, resolvi perguntar o que era aquela obra. Acabei conhecendo um dos gestores de implantação da indústria, que pegou os meus contatos e, para minha surpresa, cinco meses depois, me chamou para trabalhar”, contou.

Embora contratado para desempenhar a mesma função que realizava na empresa em que antes trabalhava, Egídio Júnior diz que em tudo valeu a pena envolver-se no novo projeto: “Na indústria em que eu trabalhava, eu desempenhava a mesma função. Há vários anos. Era muita gente e nem sempre as oportunidades surgiam para todos. Na Brascopper, em menos de um ano, tive três promoções e alcancei um status na minha carreira, até por conta da minha formação profissional. Hoje sou supervisor de laminação aqui na Brascopper e, inclusive, lido com os meus antigos gestores, já que compramos matéria prima da fábrica em que trabalhei”, diz.

João Egídio disse que os investimentos que estão chegando no estado estão abrindo novas oportunidades de empregos para a população maranhense. “Há 15, 20 anos, um pai de família que trabalhava nessa área em que eu trabalho temia perder o emprego a qualquer momento e não ter uma nova oportunidade tão cedo, até porque só havia duas empresas desse setor no Maranhão. Hoje, com o incentivo para que cada vez mais novas indústrias operem no estado, já podemos respirar mais aliviados e até pensar em crescimento profissional”, finalizou.

  Publicado em: Governo

Por essa ele não esperava!!! Eike Batista perde o posto de homem mais rico do Brasil para Lemann

Publicado em   01/dez/2012
por  Caio Hostilio

Estado de Minas

Jorge Paulo Lemann, um dos principais acionistas da Ambev, se tornou o homem mais rico do Brasil com patrimônio de US$ 18,9 bilhões e ultrapassou o empresário Eike Batista, de acordo com a Bloomberg. Eike agora tem uma fortuna de US$ 18,6 bilhões. A troca de posto acontece uma semana depois da Ambev ser considerada a empresa mais valiosa do Brasil, pela primeira vez, no lugar da Petrobras.

Lemann viu a quantia em seu nome avançar 50% este ano – principalmente depois da compra do mexicano Grupo Modelo. A fortuna de Lemann se deve aos 10% da AB Inbev, que valem cerca de US$ 14,6 bilhões, além da participação em outros investimentos, como a Lojas Americanas, ALL e o Burguer King.

Nesta sexta-feira, as ações das empresas de Eike registram queda. Em e-mail enviado à Bloomberg, Eike garantiu que o “Brasil merece ter mais pessoas na lista” de mais ricos, dizendo que torce para que os empresários continuem investindo e gerando empregos – como o grupo EBX.

Eike sempre assumiu desejar passar Carlos Slim como homem mais rico do planeta, e chegou a ficar em oitavo lugar, segundo a Bloomberg, mas perdeu patrimônio este ano, conforme as ações de sua principal empresa, a OGX Petróleo. A fortuna de Eike já caiu 50% este ano.

  Publicado em: Governo

Não tem santo, Eduardo Campos!!! Presidente do PSB nega ligação de número 2 da Secretaria de Portos com PSB

Publicado em   01/dez/2012
por  Caio Hostilio

Adriana Caitano

O governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, negou nesta sexta-feira (30/11) qualquer relação do secretário executivo da Secretaria de Portos da Presidência (SEP), Mário Lima Júnior, com o partido. Número dois da pasta comandada pelo ministro Leônidas Cristino (PSB-CE), Júnior é suspeito de negociar com o esquema criminoso descoberto pela Polícia Federal na Operação Porto Seguro.

Gravações feitas pela PF e divulgadas esta semana revelam que Mário Lima Júnior teria articulado a criação de um porto privativo no valor de R$ 2 bilhões com o ex-diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) Paulo Vieira, preso durante a operação e considerado pelos investigadores o chefe da quadrilha responsável por comprar relatórios técnicos feitos por funcionários públicos em favor de empresas particulares. O interesse do secretário-executivo seria passar a exploração do porto da Ilha de Bagres, em Santos, para a São Paulo Empreendimentos, ligada ao ex-senador Gilberto Miranda.

De acordo com o presidente do PSB, Mário Lima Júnior nem sequer é filiado à legenda. “Não o conheço e ele não é ligado ao partido, mas fui informado há pouco de que ele estás endo investigado e vamos aguardar o resultado das apurações”, comentou Eduardo Campos, que esteve em Brasília pela manhã para um seminário com os prefeitos eleitos pela sigla socialista.

  Publicado em: Governo

Maranhão estreia com vitória no futsal masculino

Publicado em   01/dez/2012
por  Caio Hostilio

Nada como estrear com um bom resultado nas Olimpíadas Escolares 2012 – categoria Infanto (de15 a17 anos). A garotada do Maranhão, representada pelo Colégio Upaon-Açu, sofreu, mas iniciou sua caminhada nas disputas do futsal masculino com uma importante vitória sobre a equipe do Ejorb (AC) por3 a2, em jogo realizado no Ginásio Salesiano, na cidade de Cuiabá (MT). Com o resultado, os maranhenses dividem a liderança do Grupo B ao lado do Colégio Amorim (SP), que venceu o Colégio Eduardo Marques (SE) por3 a1.

No duelo contra os acreanos, a equipe maranhense começou melhor. Criando boas oportunidades para abrir o placar nos minutos iniciais, o Maranhão não demorou muito para achar o caminho do gol. Após pressão maranhense, Gabriel mandou para o fundo das redes aos 7min30:1 a0.

O jogo parecia sob controle para os meninos do Colégio Upaon-Açu, mas, a 23 segundos do fim do primeiro tempo (19min37), a equipe acreana empatou com Lucas:1 a1.

No segundo tempo, os maranhenses começaram a pressionar os adversários e a perder inúmeras oportunidades até que Rodrigo, aos 29min11, e Muniz, aos 29min25, acertaram a pontaria:3 a1 para o Maranhão.

O que parecia uma vitória tranquila, ficou complicada quando Fábio descontou para os acreanos aos 30min29 alimentando uma reação. Porém, os maranhenses souberam se defender muito bem. Com grande defesas, o goleiro Matheus Estrela fechou o gol e segurou a primeira vitória do Maranhão no futsal masculino nas Olimpíadas Escolares 2012:3 a2.

Outros resultados

Se no futsal o Maranhão estreou com vitória, o vôlei maranhense não teve a mesma sorte. Na primeira rodada do vôlei feminino, as imperatrizenses do Colégio Rui Barbosa, estiveram bem perto de comemorarem um resultado espetacular diante do Colégio Christus (CE). Após perderem o primeiro set por25 a17, as maranhenses reagiram no set seguinte e fecharam a parcial em25 a22 e levaram a partida para o tie-break.

No set desempate, o Maranhão chegou a abrir14 a11 ficando a um ponto de vencer o jogo. No entanto, as maranhenses não conseguiram marcar o último ponto e viram as rivais pontuarem cinco vezes seguidas para fecharem a partida em16 a11: 2 sets a 1 para as cearenses.

Já no vôlei masculino, o Maranhão não esteve em um dos seus melhores dias. Diante do Colégio Campos Salles (SP), os maranhenses do Colégio Upaon-Açu foram facilmente derrotados por 2 sets a 0, com parciais de25 a9 e25 a13.

 utras informações sobre as Olimpíadas Escolares estão disponíveis no site da Sedel. O endereço é www.esporteelazer.ma.gov.br.

  Publicado em: Governo

Governo do Estado avança no processo de regularização da Vila Cafeteira, em Imperatriz

Publicado em   01/dez/2012
por  Caio Hostilio

O sonho de milhares de moradores da região da Grande Vila Cafeteira, em Imperatriz, de residir em sua casa própria e ter moradia digna com o título definitivo do imóvel, começa a se materializar. Na tarde desta quinta – feira (29), os secretários de Estado, Luís Fernando Silva (Casa Civil) e Hildo Rocha (Assuntos Políticos), juntamente com o prefeito Sebastião Madeira e o presidente do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma), Luis Alfredo, promoveram a segunda reunião de trabalho com a comunidade para apresentação do relatório de conclusão da primeira etapa do processo de regularização das áreas construídas no bairro.

 Conforme explicou o secretário Luis Fernando, o trabalho faz parte do compromisso da governadora Sarney de criar condições para que o cidadão maranhense tenha uma habitação digna. “Isso que estamos fazendo aqui é um resgate da cidadania”, disse o secretário, que exaltou a decisão da governadora em conceder as escrituras aos moradores da Vila Cafeteira.

Luis Fernando Silva lembrou que a parceria entre Governo do Maranhão e prefeitura de Imperatriz tem produzido resultados positivos para o município e diversas ações estão saindo do papel, sendo colocadasem prática. Elelembrou que a regularização das áreas construídas na Vila Cafeteira era um desejo de mais de 25 anos e nos próximos meses, a iniciativa estará se concretizando.

“Até junho do ano que vem vamos fazer a entrega dos títulos definitivos dos terrenos e os moradores dessas habitações serão verdadeiramente os donos de suas casas. É um trabalho de resgate da cidadania do povo da Vila Cafeteira”, disse Luis Fernando, sendo bastante aplaudido pela plateia.

O evento foi realizado na quadra de esportes da Escola Municipal Maria das Neves Marques e contou com a participação de centenas de habitantes das áreas beneficiadas. Gente que aguardava por mais de 25 anos por esta realização. Até hoje, a maioria destas pessoas não possui a escritura do terreno onde as casas foram construídas, sendo a maior parte delas estabelecidas em local pertencente ao Estado.

Presentes ao encontro, o deputado federal, Chiquinho Escórcio; o deputado estadual, Léo Cunha; o presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda; os vereadores José Carneiro, o Buzuca e José Gomes, o Zé do Creia.

Na reunião, foi detalhado o resultado de todo o trabalho realizado pelos técnicos do Governo do Estado entre os meses de março à novembro deste ano, nesta primeira etapa do projeto, que consistia em promover o georreferenciamento da área demandada e o levantamento do terreno a ser demarcado. Na planta geral e no memorial descritivo, constam28 hectaresde área, com a distribuição de 1.320 lotes residenciais.

O trabalho é resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Maranhão (Iterma) e Empresa Maranhense de Administração e Recursos Humanos e Patrimônio (Emarhp), com a prefeitura de Imperatriz.

“Há uma determinação da governadora Roseana para que este trabalho fosse feito com todo critério possível e sob a coordenação do secretário Luis Fernando, nós concluímos esta fase do projeto e dentre em breve será possível entregar os títulos definitivos aos moradores locais”, disse Luis Alfredo Soares, presidente do Iterma.  

Cadastro

A partir de agora, o Governo do Maranhão abrirá edital de licitação para contratação de empresa especializada para fazer o cadastro físico e social das famílias a serem beneficiadas. Esta etapa do projeto será realizada pela secretaria de Estado de Cidades.

O secretário Hildo Rocha explicou que só terá direito ao benefício os moradores que realmente residem na área e anunciou que até janeiro de 2013, o cadastramento será iniciado. O objetivo é concluir o levantamento no menor tempo possível.

“Esta é uma ação que demonstra o quanto o Governo do Estado tem sido sensível a questão habitacional do Maranhão e reafirma o compromisso da governadora Roseana com a população de Imperatriz”, declarou Hildo Rocha.

Reconhecimento

Para o prefeito Sebastião Madeira, essa decisão é mais uma demonstração de carinho e respeito da governadora Roseana Sarney com o município de Imperatriz. “Procuramos o Luis Fernando no início deste ano e ele imediatamente se prontificou a estudar a viabilidade, e hoje já estamos acompanhando o resultado de uma grande conquista para essa população da Vila Cafeteira”, destacou o prefeito.

O deputado federal Chiquinho Escórcio parabenizou a governadora Roseana pela coragem e a determinação em realizar a ação que está possibilitando a regularização das terras na Vila Cafeteira e fez um reconhecimento ao trabalho do secretário Luis Fernando em prol do município de Imperatriz. “Só temos a parabenizar esta medida. É um momento de muita alegria e um sonho que se realiza”, disse.

  Publicado em: Governo

MTur orienta prefeitos eleitos do Maranhão

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

O Ministério do Turismo oferecerá um seminário sobre temas da Administração Pública aos prefeitos eleitos do Maranhão, nos próximos dias 3 e 4 de dezembro,em Brasília. Osprefeitos receberão orientação de técnicos de seis pastas sobre como participar de programas e ações e acessar os recursos disponíveis. Já confirmaram presença 38 novos prefeitos.

“Temos o maior interesse em mostrar como são implementados os programas disponíveis no governo federal. Quanto mais conhecimento os prefeitos tiverem, mais facilidade eles terão para realizar melhorias em suas cidades. É fácil, mas é preciso saber o caminho”, explicou Gastão Vieira. Fazem parte da programação os ministérios do Turismo, Esporte, Educação/Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Desenvolvimento Social, Saúde e Cidades. As palestras acontecerão no auditório térreo do MTur.

Confira a seguir a programação:

Segunda-feira, 3

10h – Abertura – Ministério do Turismo

14h – Ministério do Desenvolvimento Social

15h30 – Ministério do Esporte

Terça-feira, 4

9h30 – Ministério da Educação/FNDE

14h – Ministério da Saúde

16h – Ministério das Cidades

  Publicado em: Governo

Na mosca!!! Blog antecipou qual seria a decisão da Dilma sobre da divisão dos royalties

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

Nas matérias “Dilma em São Luís…”, editada hoje (30/11), às 9h; “Royalties: Tudo leva a crer que Dilma vai jogar o abacaxi para o Congresso!!!”, editada no dia 29/11;  “Aí Presidenta, a senhora veta ou não? Eis a questão!!!”, editada no dia 28/11 e “É preciso o empenho de todos!!! Sarney pede aos senadores “absoluta prioridade” na votação de novas regras do FPE“, editada no dia 27/11, mostrei como seria a estratégia para agradar a todos.

Não deu outra!!! Dilma sanciona vetando exatamente o que tinha dito, ou seja, os contratos antigos ficam com os estados produtores.

Para agradar os não produtores, Dilma sancionou o projeto aprovado pelo Congresso, e para agradar os estados produtores, a presidenta vetou o artigo terceiro, que citava os contratos já estabelecidos e corrigiu o total da distribuição dos rendimentos dos royalties, antes totalizando 101% em 2017. As novas regras na partilha dos royalties, portanto, valerão para os contratos assinados a partir desta data. 

A presidente também editou uma medida provisória que destina 100% dos recursos provenientes de contratos futuros de exploração do petróleo para a educação. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (30) pelo ministro o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão,  a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista coletiva, no Palácio do Planalto. 

Com certeza a segunda parte será o aumento do FPE e FPM…

  Publicado em: Governo

Ser gestor público é pensar em equipe com experiência, pois se trabalha com recursos do contribuinte

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

Li no blog do jornalista Marco D’eça que o PCdoB não quer assumir a Secretaria de Educação do governo de Holanda Junior por medo de se queimar. Prefiro não acreditar nisso, mas caso seja verdade, fica evidente que os partidos que apoiaram o prefeito eleito não têm quadros técnicos para formar uma equipe técnica de governo.

Administrar um município com mais de 1 milhão de habitantes não é tarefa para amadores ou marinheiros de primeira viagem. É preciso saber antes de tudo qual é a espinha dorsal ideal para se governar uma gestão dessa magnitude, visando enxugamentos, facilitando fluxogramas, diminuindo os custos fixos e os custos variáveis.

Fazer oposição com politicalha é uma coisa, mas administrar em sua essência é outra completamente diferente.

Quem – sem experiência – não ficaria apavorado em assumir exatamente as pastas que representam o caosem São Luís? Educação, Saúde, Urbanismo, Finanças/Orçamento e Fazenda, são pastas para técnicos capacitados ou para políticos/técnicos com ampla experiência em gestão pública.

Administrar a Secretaria de Educação de São Luís não é o mesmo que coordenador apenas a parte pedagógica de uma escola particular. O secretário de educação passa a ser ordenador de despesas, com isso será o responsável tanto pela atividade fim (ensino/aprendizagem) quanto pela atividade meio (administrativa).  

Administrar uma secretaria dessas não é uma tarefa fácil, ainda mais na situação em que se encontra. Para o escolhido, requer esforço, dedicação e aprimoramento contínuo, ou seja, um educador e ao mesmo tempo um gestor público.

É inerente ao detentor dessa pasta, assim como das mencionadas acima, que entenda área.

Vale ressaltar que uma pasta como essa é cheia de conflitos, de problemas, e que é exatamente aí que entra a experiência do gestor público e do educador.  

Volto a dizer: Não se mensura um bom gestor pelo discurso inflamado e cheio de controvérsias que não condizem com a realidade.

  Publicado em: Governo

Um dado que precisa ser divulgado: Quantos leitos (diversos) e de UTI o Maranhão recebeu desde que Roseana assumiu o governo?

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

Hospital Estadual Presidente Vargas passa a contar com moderna UTI‏

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e sete de Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) foram inaugurados nesta sexta-feira (30), no Hospital Estadual Presidente Vargas, pelo subsecretário de Estado da Saúde, José Márcio Soares Leite. A unidade de saúde é referência para tratamento de doenças infecto-contagiosas como HIV/Aids, tuberculose, malária e leishmaniose. 

 José Márcio disse que o Hospital Presidente Vargas, inaugurado em 1943, passou por diversas reformas e pela primeira vez recebe leitos de UCI e UTI. “Recebemos pacientes gravíssimos que precisavam de cuidados intensivos e tinham que aguardar vagas em outras unidades estaduais. Estes novos leitos são equipados com o que há de mais moderno na área e profissionais médicos preparadíssimos”, ressaltou ele.

 A nova ala recebeu o nome do pneumologista José Ribeiro Quadros – falecido recentemente e pioneiro no tratamento da tuberculose no Maranhão. “Ele dedicou anos de sua vida ao tratamento da saúde das pessoas. Foi médico, diretor do Hospital Presidente Vargas e um dos pioneiros na Academia Maranhense de Medicina”, declarou José Márcio. A viúva do médico, Euda Batista Quadros, membros da Academia e diretores das unidades estaduais de saúde estiveram prestigiando a cerimônia de inauguração dos novos leitos. 

 O Presidente Vargas conta agora com 66 leitos, incluindo as enfermarias. O diretor da unidade, Raimundo Pinto Costa, disse que aproximadamente 3 mil pacientes soropositivos recebem acompanhamento na unidade. “São pessoas com infecções crônicas e que precisam de constante tratamento. Estes novos leitos garantem um grande alcance médico e social”, acrescentou.

 O representante do Movimento Maranhense de Pessoas Vivendo com HIV/Aids e do Fórum Aids Maranhão, Ronaldo de Oliveira, disse que os novos leitos vão contribuir para diminuir os óbitos no Presidente Vargas. “Os pacientes soropositivos tinham que ficar esperando vagas nas unidades públicas e particulares porque não havia leitos prioritários. Estou muito emocionado e feliz por esta iniciativa do governo estadual”, enfatizou ele. 

Fotos: Nestor Bezerra

  Publicado em: Governo

Por que a gestão pública demora tanto para observar as mazelas?

Publicado em   30/nov/2012
por  Caio Hostilio

O Brasil é um país das controvérsias!!! É o que mais cobra impostos e o que menos aplica adequadamente os mesmos. É o país que possui o maior número de órgãos fiscalizadores, porém é o mais corrupto. É o país que ver suas falhas, mas não procura alternativas viáveis para melhorá-las.

Não sei qual foi o imbecil que disse que tudo deve partir da ponta, ou seja, dos municípios. Aproveitaram essa deixa e jogaram diversas responsabilidades para os prefeitos, como se eles tivessem em suas cidades uma mão de obra especializada, principalmente na área de educação e saúde. Ora bolas!!! Nem nas capitais têm!!!

Agora, vejo uma boa ação do governo Dilma. Ela vai investir R$ 2,7 bilhões nos próximos dois anos para que as crianças brasileiras sejam plenamente alfabetizadas em língua portuguesa e matemática até os 8 anos de idade, ao final do terceiro ano do ensino fundamental. O investimento faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, cuja responsabilidade passará a ser das três esferas governamentais.

Isso fez me lembrar de um artigo que postei aqui no dia 19 de maio de 2011 “O galho sempre quebra do lado mais fraco: Assim são distribuídas as atribuições entre as três esferas governamentais”, onde eu chamo a atenção para o descaso nessas duas áreas: educação e saúde.

Vamos ao texto:

É claramente observado por qualquer conhecedor de administração que as responsabilidades, que podemos classificá-las como preventivas ou até preditivas, ficam sempre sob a responsabilidade dos municípios brasileiros.

Vou citar apenas dois casos para que você tenha uma idéia da falta de responsabilidade dos elaboradores das arbitrariedades administrativas: Ensino Infantil e Programa de Saúde da Família.

Conceituar qualidade se torna uma tarefa muito difícil, pois elementos intrínsecos estão enraizados no intelecto de cada ser. Portanto se exercícios forem feitos dando como missão para cada grupo, várias definições são apresentadas, mas o que mostra como bem próximo de se considerar é como sendo um método gerencial que através de processos e procedimentos disseminados pôr toda a organização busca uma posição de excelência e que propicie a satisfação da sociedade ao longo do tempo. Isso não foi efetivado nos dois casos citados acima.

Vamos primeiro rebuscar um pouco de administração para que possamos chegar ao denominador comum. Quem não conhece o ditado popular: – É mais fácil PREVINIR do que REMEDIAR. Sim, é muito mais econômico atuar PREVENTIVAMENTE do que CORRETIVAMENTE. Para desenvolver qualquer fluxo e rotina de programas e atividade sociais, educacionais, de saúde e nas demais áreas, tanto na administração pública quanto na privada, é necessário que sejam estudados bem os investimentos com prevenção, pois fazem diminuir os gastos com correções.

O certo é que os que jogaram a responsabilidade do Ensino Infantil (principalmente alfabetização) e o programa do PSF nos municípios brasileiros foram irresponsáveis com a coisa pública e com o dinheiro do contribuinte, pois sabiam que essa esfera não teria a menor condição de manter esses dois pilares da educação e da saúde preventiva. O resultado é vermos ações corretivas dos Estados e do próprio Governo Federal.

Os municípios jamais teriam condições de manter essas duas missões. Uma porque não tem profissionais especializados suficientes para dar realmente condições de funcionamento preventivo nesses dois seguimentos. Esses profissionais deveriam ser concursados pelo Governo Federal (regionalizando) ou pelo governo do Estado, isso dando condições reais de salário e recursos para um trabalho realmente de qualidade.

Os idiotas que fizeram isso, na verdade, não estavam preocupados com o povo brasileiro, principalmente o excluído. Para preciso estudos e pesquisas, que mostrariam, com certeza, que os resultados seriam de omissões, falhas, defeitos, improdutividade, dispêndios de dinheiro, que afetariam os seres humanos. Contudo, só vemos a prática da hipocrisia politiqueira, sem que apareça um político que mostre de fato que isso precisa mudar o mais rápido possível.

Com uma educação infantil medíocre, como é a oferecida pelo poder público, nosso processo educacional não demonstra o menor sintoma de melhoria para os próximos 25 anos, isso se as modificações forem feitas agora.

A burocracia da educação do país, promovida pelo Ministério da Educação – MEC, não captou o sentido histórico da evolução do conhecimento necessário para que o nosso país não perdesse os “Trens do desenvolvimento”. E não ficasse entre as 10 maiores economias, como um mostrengo RETARDADO, nos diversos RANKINGs de evoluções civilizatórias e tecnológicas, nas posições entre 60ª e 70ª em média.

É preciso planejar, organizar e controlar tudo novamente, pois isso consiste em deduzir as possibilidades do futuro a partir de um conhecimento definido e completo do passado. É perscrutar o futuro e traçar um novo programa de ação.  

Não se pode negar que a intenção do Governo Federal ao criar o Programa Saúde da Família foi louvável e digna de aplauso. Em tese, seria um Programa ímpar na área da saúde básica, cuja atuação estaria centrada nas práticas preventivas. Contudo, a execução do PSF na maioria esmagadora municípios tem sido feita à margem da lei, contrariando princípios constitucionais da administração pública, princípios do direito do trabalho e, também, normas constitucionais e legais, trazendo prejuízos ao erário público e aos trabalhadores.

Como já dito, a maioria esmagadora dos municípios brasileiros, interessados nas vultosas quantias destinadas ao PSF pelo Governo Federal, firmaram convênios com o Ministério da Saúde e com a FUNASA para fins de implantação deste Programa. Entretanto, vendo que não tinham condições em recursos humanos e, por isso, não tinham condições para a execução do PSF, os municípios têm optado pela “terceirização” do mesmo, o que constitui uma prática ilegal e ilegítima.

Como se ver, nem mel nem cabaça, ou seja, sem saúde preventiva e sem o pilar da educação… Mas o dinheiro público tem sido encaminhado!!!!

  Publicado em: Governo

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos

Arquivos