Notícias

Publicado em   07/maio/2014
por  Caio Hostilio

Governadora entrega 395 viaturas e efetiva 68 novos delegados e sete coronéis

Foto 1 governadora entrega novas viaturas foto Handson ChagasCom a entrega, nesta quarta-feira (7), de 395 viaturas, a efetivação de 68 novos delegados e sete coronéis, a governadora Roseana Sarney reforça o 07.05.2014 Entrega de Novas Viaturas Foto Nestor Bezerra (116)policiamento na capital e no interior do estado e garante mais segurança à população maranhense. Os investimentos na aquisição de veículos chegam a Foto 2 governadora entrega novas viaturas foto Handson ChagasR$ 32 milhões e para este ano, segundo informou a governadora, ainda serão entregues mais 230 carros, 15 ambulâncias e 10 viaturas Auto-Bomba Tanque. “Só este ano, o meu Governo incorporou à tropa mais de 1.800 PMs, 380 policiais civis e 122 bombeiros. Nunca, em nenhum outro Governo, tantos policiais ingressaram nas forças militares do Maranhão em tão pouco tempo. E, além de termos reforçado o número de policiais, investimos no reaparelhamento dos comandos em todas as unidades da polícia de cada região, com presença em todos os 217 municípios do Maranhão. Determinei ainda a qualificação de todos os profissionais militares”, declarou Roseana Sarney. A governadora também destacou em seu pronunciamento que, como forma de valorizar a Polícia Militar do Maranhão, foi garantido, no começo deste ano, o aumento linear no salário de 7%. A solenidade que marcou a entrega de veículos e a apresentação dos novos delegados e coronéis foi realizada no Palácio dos Leões, com a presença do secretário de Segurança, Ricardo Murad; do senador Lobão Filho; deputados federais, estaduais e prefeitos. Participaram ainda os adjuntos de Inteligência e Ações Estratégicas da SSP, Laércio Costa; e de Articulação e Desenvolvimento Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos; a delegada geral da Polícia Civil, Maria Cristina Resende; os comandantes gerais da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, e do Corpo de Bombeiros, Vanderley Pereira, o secretário chefe do Gabinete Militar, José Ribamar Vieira, entre outras autoridades. O secretário Ricardo Murad destacou que esse reforço na segurança vai refletir na garantia de mais tranquilidade para a população. “Hoje, o problema da segurança alcança as populações do mundo inteiro, do Brasil e do Maranhão. Por isso, o governo realiza investimentos constantes no setor, com novos equipamentos, incremento do efetivo e qualificação profissional, para garantir maior tranquilidade às famílias de todo o estado”, afirmou o secretário.

Famem define pauta de reivindicações para Marcha dos Prefeitos

DSC_5943A Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) definiu a pauta de reivindicações dos gestores que será apresentada na XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília, evento municipalista que acontece no período de 12 a 15 deste mês no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal. Este ano, o evento tem como tema “A Crise nos Municípios e a Conjuntura Eleitoral”. O documento é composto de temas abordados pelos gestores durante reunião de trabalho realizada no último dia 25 no Hotel Premier, em São Luís. Na oportunidade, mais de 80 prefeitos e prefeitas, de diversas regiões do Estado, elencaram uma série de situações emergenciais que devem ser discutidas durante a Marcha com o objetivo de modificar a triste realidade financeira pela qual passa as cidades maranhenses. Integram a pauta as seguintes reivindicações: “Rediscussão do Pacto Federativo”, “Subfinanciamento dos Programas Federais (áreas da Saúde e Educação)”, “Lei Fundeb X Lei do Piso dos Professores”, “Encontro de Contas com a Previdência”, “Necessidade de Consulta aos Municípios antes da Aprovação de Leis e Emendas com Impacto Financeiro aos Entes, sem Definição de Novas Fontes de Custeio”, “Burocratização em Relação a Formalização de Convênios Federais”, “Prorrogação do Prazo para Implementação da Lei nº 12.305/10 – Lei dos Resíduos Sólidos”, dentre outras. De acordo com o presidente da Famem e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, as reivindicações surgiram das necessidades comuns dos municípios maranhenses, apontadas por seus respectivos gestores. “Vamos pressionar sim, exigir do Governo Federal a modificação deste pacto federativo injusto que só prejudica o ente mais fraco da Federação, que são os municípios”, afirmou o presidente. As inscrições para a XVII Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Brasil à Brasília continuam abertas e podem ser feitas no site da Confederação Nacional dos Municípios (www.cnm.org.br) ou através do link disponível no site da Famem (www.famem.org.br). Nos dois sites também já está disponível a programação da Marcha 2014.

Pedro Fernandes quer isenção de IPI e ICMS para móveis escolares

pedro fernandesO deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) está buscando – junto ao Ministério da Fazenda e ao Conselho de Nacional de Política Fazendária (Confaz) – isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para mobiliário escolar. No documento em que trata do assunto, Pedro Fernandes justifica que a situação degradante em que se encontram a maioria das escolas públicas brasileiras – móveis quebrados, carteiras em péssimas condições de uso, quadros inutilizáveis e escolas fazendo até rodízio de aulas por falta de carteiras – prejudica o processo de ensino-aprendizagem e, por conseguinte, o futuro de nossos estudantes. Segundo do parlamentar, um dos fatores que impede a renovação, ampliação e construção de novas salas de aulas é o alto custo na aquisição de mobiliário escolar. Para tanto, Fernandes enviou a Indicação 6153/2014 para que o Ministério da Fazenda faça um estudo de viabilidade e tome as providências para que os móveis escolares se tornem isentos do IPI. Quanto ao ICMS, o deputado está contactando o Confaz para que tome as devidas providências para haver um convênio de isenção.

Polícia Civil recaptura foragidos da Justiça em Bacabal

Operação deflagrada pela 16ª Regional de Bacabal resultou na recaptura, nesta quarta-feira (7), dos foragidos da Justiça, Carlos André Vieira, o “Carlinhos”, 32 anos e Dailton de Jesus Alves, conhecido como “Daiô”, de 27 anos, nas cidades de São Luís Gonzaga e Bacabal. Contra eles, havia dois mandados de prisão por tráfico de drogas e roubo qualificado, respectivamente, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Bacabal. Segundo o delegado regional de Bacabal, Carlos Alessandro Assis a prisão dos foragidos se deu após várias diligências realizadas pela Polícia Civil, que começaram há, pelo menos, uma semana. Conforme explicou o delegado, um dos detidos, Carlos André foi recapturado em via pública, no centro, em São Luís Gonzaga e Dailton foi detido próximo a Rodoviária, na BR-316. “Carlinhos” foi condenado a cinco anos de reclusão por tráfico de drogas, no município de São Luís Gonzaga. Já contra Dailton há um mandado de prisão de sentença condenatória pelo crime de roubo qualificado em Bacabal, com uma pena de reclusão de quatro anos, além de outros processos por roubo na Polícia Civil. Carlos e Dailton foram encaminhados à Delegacia Regional de Bacabal, após os procedimentos policiais foram recambiados para a Unidade de Ressocialização de Bacabal e ficarão à disposição da Justiça.

GTA recaptura foragidos de Pedrinhas

Um trabalho de incursões deflagrado por equipes do Grupo Tático Aéreo (GTA) com apoio da Polícia Civil e do Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop) conseguiu recapturar quatro dos cinco presos que fugiram do Presídio São Luís I, nesta quarta-feira (7). Segundo informações, cinco presos fugiram no início da manhã de hoje por meio de um túnel aberto no Presídio São Luís. Os cinco fugitivos eram do Bloco A, celas 7 e 8. Foram recapturados Luís Cesar Rodrigues, o Cesinha, de 32 anos; Sidney Silva, conhecido Gamarra, de 29; Antônio César Pereira, o Coco, de 32 anos; e Anderson Clayton Silva Viana, o Bodão. Eles foram recapturados em uma ação conjunta do GTA e da Polícia Civil com o apoio do GEOP. Foram feitos sobrevoos com as duas aeronaves, além de incursões e campanas por terra. Eles foram localizados e presos ainda no matagal, na Vila Maranhão. Após a recaptura os quatro retornaram ao Sistema Prisional. As buscas continuam a fim de localizar o quinto fugitivo, identificado por Flávio Barros Oliveira.

NOTA – SEJAP

A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que foram recapturados quatro dos cinco presos que fugiram por um túnel aberto no Presídio São Luís I, nesta quarta-feira (7). Todos os fugitivos eram do Bloco A, celas 7 e 8. Na ação conjunta realizada por policiais civis, militares, Grupo Tático Aéreo (GTA) e Grupo Especial de Operações Penitenciárias (Geop), foram recapturados Sidney Silva, Antonio Cesar Pereira, Anderson Clayton Silva e Luis César Rodrigues. As buscas foram intensificadas para recapturar Flavio Barros Oliveira. A Sejap informa, ainda, que o chefe de Segurança do Presídio São Luís I foi exonerado do cargo e determinada a abertura de sindicância.

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos