A Unidade de Pronto Atendimento de Caxias (UPA) está passando por melhorias na infraestrutura. Até a próxima sexta-feira (11) a empresa responsável deve entregar a reforma pronta para que os trabalhos sejam retomados.
A unidade de saúde teve um diminuição nos atendimentos a pessoas com covid-19, o que fez com que a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizasse a reforma na unidade para reabrir serviços que antes da Pandemia já eram oferecidos, a exemplo de: curativos, dor de cabeça, pequenos traumas, pressão alta, queda, desidratação, enfim, casos urgentes que aconteçam próximo à unidade.
Leosk Pinto, diretor da UPA
“A partir da próxima sexta-feira (11) dentro do nosso planejamento, vamos estar reabrindo a unidade para tudo que já era realizado antes da covid-19. Mas nós vamos continuar atendendo a população que apresente alguma síndrome gripal, porém estamos readequando a UPA justamente para não haver a mistura de pacientes com sintomas sugestivos a covid-19 e os demais casos”, explicar Leok Pinto, diretor da UPA.
“Estamos fazendo a manutenção, remoção de esquadrias que estão danificadas, manutenção de vasos sanitários, pintura, janelas novas, dentre outras. A unidade já foi desinfectada e a ideia é dar um conforto para todos os pacientes, dando um clima aconchegante aos pacientes”, frisa Guilherme Lacerda, engenheiro civil.
O com a reabertura do atendimento de urgência na UPA é dar um suporte ao Complexo Hospitalar Gentil Filho que está recebendo uma grande demanda de casos de urgência, o que em alguns momentos sobrecarrega o atendimento. Com duas unidades realizando estes atendimentos, a meta é desafogar a busca por atendimentos de urgência no Complexo de Saúde e agilizar a assistência ao paciente.
“Com a diminuição dos casos de covid-19, temos que reabrir porque o atendimento no Complexo está ficando estrangulado, deixando o atendimento mais demorado, e com isso, a reabertura da UPA vai ocasionar um atendimento melhor para a população, vai haver uma divisão do público. Se tudo correr bem como está em nosso planejamento, na sexta-feira, a partir das 07h00 já estamos iniciando o atendimento para toda a população”, afirma Leosk Pinto, diretor da UPA.
Publicado em: Política