Vai morrer no nascedouro!!! Oposição Protocola Pedido de CPI do Roubo dos Aposentados para Investigar Fraude no INSS

Publicado em   30/abr/2025
por  Caio Hostilio

Vai jogar a CPI pro espaço como fez com a anistia

O escândalo de fraudes envolvendo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganhou novos desdobramentos nesta quarta-feira (30), com a formalização de um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados. A proposta, apresentada por parlamentares da oposição, pretende investigar o esquema que teria desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas.

A solicitação é liderada pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que protocolou o requerimento com 185 assinaturas. Apesar de já ter atingido o número necessário de adesões, a instalação da CPI ainda depende de autorização do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

“Nossa solicitação é para Hugo Motta pautar o mais rápido possível a CPI do Roubo dos Aposentados. Eu como autor, estamos com 184 assinaturas, e saindo daqui irei protocolar o pedido de instalação da CPI na nossa secretaria junto com outros parlamentares”, declarou Chrisóstomo.

As investigações da Polícia Federal revelaram um esquema que envolvia o cadastramento indevido de beneficiários por associações, muitas vezes com uso de assinaturas falsas, para a cobrança de mensalidades diretamente na folha de pagamento do INSS. Em diversos casos, os próprios aposentados não sabiam que estavam sendo “associados”.

Para o vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), a CPI é urgente e essencial. “A CPI do INSS é extremamente necessária, uma das mais importantes da história do Congresso, porque esse dinheiro foi roubado de aposentados. Eu equiparo à importância da CPI da Petrobras, do BNDES. Nesse caso, os bilhões de reais foram desviados de idosos, de aposentados, uma covardia sem tamanho”, afirmou.

O esquema criminoso teria operado entre 2019 e 2024, com a participação de entidades assistenciais supostamente irregulares. Segundo a PF, uma das figuras centrais do caso é Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, apontado como lobista e operador de repasses ilegais, utilizando empresas para lavar dinheiro.

Apesar da formalização do pedido, ainda não há uma data definida para a instalação da comissão. O processo deverá passar por uma análise de Hugo Motta e pela fila de outros 12 pedidos de CPI que estão parados desde a gestão do ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL). Segundo líderes que participaram da reunião, houve um “comprometimento” de Hugo Motta em analisar a proposta.

Enquanto isso, milhares de aposentados aguardam uma resposta concreta sobre a devolução dos valores descontados indevidamente de seus benefícios.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos