Fernando Sarney toma posse e decreta urgência por eleição na CBF

Publicado em   16/maio/2025
por  Caio Hostilio

Fernando Sarney toma posse e decreta urgência por eleição na CBF

Responsável por assumir a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Fernando Sarney fez a primeira declaração na posse máxima da entidade e decretou que convocará uma eleição com urgência após a destituição de Ednaldo Rodrigues nesta quinta-feira (15).

Veja nota na íntegra

“Na data de hoje (15/05/2025), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública n. 0186960-66.2017.8.19.0001, que determinou o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

Considerando que a referida decisão me atribuiu, na condição de Vice-Presidente mais antigo da CBF, a responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF, informou que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de Presidente da CBF – Quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível.  As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade. Por oportuno, informo que serão adotadas as medidas administrativas e estatutárias necessárias ao irrestrito cumprimento da referida decisão, preservando-se todas as atividades desportivas e contratos vigentes. Rio de Janeiro/RJ, 15 de maio de 2025.”

Entenda o afastamento de Ednaldo da CBF Ednaldo Rodrigues foi afastado da presidência da CBF. A 19ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) foi a responsável por publicar a decisão. O responsável é o desembargador Gabriel De Oliveira Zefiro, presidente da comissão, que atendeu o pedido do vice-presidente, Fernando Sarney.

O vice-presidente, inclusive, foi nomeado interventor pelo TJ-RJ e deve convocar eleições “o mais rápido possível”. A decisão do desembargador Gabriel Zefiro parte do princípio de que o Coronel Nunes, intimado para audiência na última segunda-feira (12), não compareceu à sessão sobre a possível falsificação de assinatura em acordo que legitimou a eleição de Ednaldo Rodrigues.

Segundo a decisão, há “robustos indícios” de que o dirigente Antônio Carlos Nunes, o Coronel Nunes — que figura como signatário do acordo — não tinha condições cognitivas de assinar o documento. O laudo médico, somado a uma perícia grafotécnica, levou o TJ-RJ a anular o acordo firmado em janeiro e a determinar o afastamento de Ednaldo.

Com isso, Fernando Sarney foi nomeado interventor provisório da CBF, responsável por convocar novas eleições “o mais rápido possível”. Quem é Fernando Sarney Fernando Sarney, de 70 anos, é filho do ex-presidente da república José Sarney, e irmão de Roseana Sarney (MDB-MA), deputada federal pelo Maranhão, e de José Sarney Filho (PV-MA), Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal.

O empresário está na CBF desde 1998, quando ocupou primeiramente o cargo de diretor de relações governamentais durante o mandato de Ricardo Teixeira. Sarney se manteve em todas as próximas administrações. Em 2015, virou membro do Comitê Executivo da Fifa por indicação de Marco Polo Del Nero. Ficou no cargo até março de 2023, quando Ednaldo Rodrigues assumiu a cadeira por indicação da Conmebol. Vice-presidente da atual gestão de Ednaldo, Sarney rompeu com o mandatário e passou a fazer parte da oposição, sem figurar no quadro de vice-presidentes da chapa de Ednaldo, reeleito em março deste ano por aclamação. No início do mês de maio, Sarney pediu que a homologação do acordo que manteve Ednaldo Rodrigues na presidência da CBF fosse suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado.

  Publicado em: Política

Uma comentário para Fernando Sarney toma posse e decreta urgência por eleição na CBF

  1. José Reinaldo Mendes disse:

    Esse Ednaldo.ja provou que é incompetente e o futebol brasileiro vai fluir com um novo nome para presidência da CBF

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos