Mais uma instituição desacreditada!!! Exército Brasileiro perdeu 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais após a posse de Lula

Publicado em   19/maio/2025
por  Caio Hostilio

alistamento militar feminino aposentadorias militares

Os perfis oficiais do Exército Brasileiro nas principais redes sociais sofreram uma queda expressiva no número de seguidores desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro de 2025. Segundo levantamento da consultoria Bites divulgado nesta segunda-feira (19) pelo jornal O Globo, a perda total foi de aproximadamente 1,7 milhão de seguidores nas plataformas Instagram, X (antigo Twitter), Facebook e YouTube.

O Instagram, onde o Exército possui grande presença, foi a rede que apresentou a maior queda, com uma redução de 1,71 milhão de seguidores. Já o Facebook teve uma baixa de cerca de 110,6 mil seguidores, e o X perdeu 4,8 mil. O YouTube foi a única exceção, registrando um aumento de aproximadamente 60 mil seguidores no mesmo período.

Essa tendência contrasta com o desempenho das outras forças armadas, que conseguiram aumentar sua base de seguidores. A Marinha do Brasil registrou um crescimento de 14 mil seguidores, mesmo após denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o almirante Almir Garnier por suposta participação em uma trama golpista. A Força Aérea Brasileira também teve crescimento, ganhando 4 mil seguidores.

O Ministério da Defesa, órgão responsável pela supervisão das Forças Armadas, não escapou da tendência negativa e perdeu 185 mil seguidores desde janeiro.

Especialistas associam a queda na popularidade digital do Exército ao contexto político e judicial recente. O período coincide com o episódio do golpe frustrado para impedir a posse do presidente Lula, no qual cinco militares das Forças Especiais do Exército — entre ativos e da reserva — e um policial federal são réus na ação penal. Entre eles estão o general de brigada Mário Fernandes (reserva), os majores Rodrigo Bezerra Azevedo e Rafael Martins de Oliveira, o tenente-coronel Hélio Ferreira Lima e o policial federal Wladimir Matos Soares.

Essa situação tem impactado a imagem institucional do Exército, refletida no ambiente digital, onde seguidores deixaram de acompanhar os perfis oficiais em números expressivos.

  Publicado em: Política

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

PUBLICIDADE

Busca no Blog

Arquivos

Arquivos