O pré-candidato a governador do Maranhão, Orleans Brandão, assumiu na noite deste sábado (23) o compromisso de incluir em seu plano de governo grandes obras de mobilidade urbana e transporte público de qualidade em São Luís, ao participar de mais um forte encontro político com dezenas de lideranças da capital maranhense, organizado pela vereadora Concita Pinto e pelo deputado estadual Jota Pinto. Sob aplausos, ele afirmou que as maiores obras realizadas na capital maranhense foram do Governo do Estado, e que quer continuar trabalhando pelo desenvolvimento de São Luís.
“Tenho muito orgulho de ter auxiliado o governador Carlos Brandão, como secretário de Assuntos Municipalistas, a realizar obras em todos os 217 municípios. E em São Luís, é ele quem está dobrando a avenida Litorânea, quem está construindo a avenida Metropolitana para garantir mobilidade a mais de um milhão de pessoas em 50 bairros, requalificou a praça do Sol, implantou os restaurantes populares, muitas e muitas ações para a população ludovicense”, listou Orleans Brandão, para assumir o compromisso de dar continuidade a esse trabalho.
Diante das lideranças que apontaram a má qualidade do transporte público da capital, Orleans Brandão disse que não é mais aceitável que a responsabilidade em resolver a crise no sistema seja sempre transferida, sem que a Prefeitura de São encontre uma solução para a precariedade do transporte que tem prejudicado milhares de pessoas. “Se não resolverem, quando chegar lá nós vamos resolver”, afirmou ele.
Orleans Brandão listou os inúmeros avanços conquistados pelo Maranhão nos últimos quatro, graças aos investimentos feitos no combate à pobreza, na qualificação profissional, na geração de renda e na ampliação de programas e serviços importantes, como o Maranhão Livre da Fome, os Restaurantes Populares, o Trabalho Jovem, o Educação de Verdade e a regionalização dos centros de hemodiálise.
“Nosso compromisso é dar continuidade a esse grande trabalho realizado pelo governador Carlos Brandão e do qual tenho muito orgulho de ter participado, conhecendo a realidade das pessoas e buscando as soluções. A população do Maranhão conhece o nosso trabalho e por isso estou muito confiante de que vamos fazer muito mais pelos maranhenses”, concluiu ele.
*Confiança*
Jota Pinto e Concita Pinto apresentaram Orleans Brandão às lideranças como o pré-candidato a governador que já demonstrou sua capacidade de trabalhar por São Luís e por todo o Maranhão, sempre aberto ao diálogo com os representantes da população. “Orleans é humano, trabalhador, conhece todos os municípios e ajudou o governador a realizar obras e serviços que elevaram os indicadores do nosso estado. Por isso caminharemos ao seu lado com a certeza de que seu projeto será vitorioso”, enfatizou Jota Pinto.
Concita Pinto conclamou todas as suas lideranças comunitárias, da zona urbana e rural de São Luís, a irem às ruas de São Luís para manifestar que seu grupo apoia a pré-candidatura de Orleans Brandão por acreditar na sua capacidade de trabalho e de diálogo: “Trabalhamos diariamente pelas nossas comunidades com apoio de grandes parceiros. Por isso hoje viemos aqui reafirmar que temos lado e vamos seguir firmes com Orleans Brandão”.
Publicado em: Política


O pré-candidato Orleans Brandão (MDB) aparece em empate técnico com o ex-prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), segundo dados da pesquisa Econométrica para o governo do Maranhão, divulgada neste domingo (24). No cenário estimulado, a diferença entre os dois é quase inexistente, com o emedebista somando 39,1% das intenções de voto contra 39,6% do ex-gestor da capital.
Nesse mesmo cenário, Lahesio Bonfim aparece em terceiro, com 8,6%; seguido por Felipe Camarão, com 4.6%. Um total de 1,7% afirmou que votará nulo e 6,3% afirmaram não saber ou não responderam.
A cidade de Caxias segue avançando e recebendo importantes investimentos graças à forte articulação política e administrativa do prefeito Gentil Neto. Desta vez, o município foi contemplado com uma retroescavadeira por meio do programa Maranhão Sustentável, equipamento que chega para reforçar os serviços de infraestrutura, especialmente nas comunidades da zona rural.
São tantas ações do governo Carlos Brandão em prol do Maranhão e dos maranhenses, que vem deixando a oposição enlouquecida, já que não entrega nada, nadica de nada, para engrandecer o bem-estar e a qualidade de vida dos maranhenses.
Se ver muito esterco solto pela cloaca de incautos nas redes sociais e até em baboseiras ditas do plenário do legislativo municipal, porém não se ver nenhuma ação produtiva em prol de Caxias e dos caxienses, haja vista que nasceram para soltar muito esterco pela cloaca.
Em mais uma demonstração de força política e conexão com a população, o pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão, reuniu milhares de jovens na noite desta sexta-feira (22), em São Luís, durante o grande encontro “Por Todo o Maranhão”, desta vez voltado à juventude maranhense. O momento foi marcado por muito entusiasmo, alegria e a energia vibrante peculiar aos jovens que sabem lutar por seus direitos.
Antes do início do encontro, o público participou de um pré-evento com palestras sobre temas atuais e de grande interesse da juventude, como o uso estratégico das redes sociais, além de apresentações culturais com exibição de danças urbanas, capoeira e uma animada batalha de rimas de hip-hop, em uma programação pensada para valorizar a expressão, a criatividade e o protagonismo juvenil.
“Essa energia de vocês me move! A nossa maior riqueza é a vontade dessa juventude de vencer. A gente não quer promessas, quer oportunidades reais, emprego na carteira, internet de qualidade, esporte, cultura e educação de verdade”, disse Orleans Brandão.
Realizado em formato de plenária, o evento contou com tribuna livre, abrindo espaço para a participação dos jovens, que puderam fazer perguntas diretamente ao pré-candidato, que, na ocasião, também ouviu relatos de vida e propostas dos participantes para seu plano de governo. Muitos dos questionamentos abordaram temas ligados ao cotidiano e às perspectivas da juventude, como ampliação do trabalho jovem, qualificação profissional, acesso ao ensino superior, empreendedorismo, esporte e cultura.
Entre os participantes que fizeram uso da palavra, os estudantes Wesley Fernando, 18 anos, de Cândido Mendes, e Sara Sousa, 21 anos, de São Luís, destacaram a importância do programa Trabalho Jovem e quiseram saber quais novas iniciativas estão sendo pensadas para ampliar ainda mais as oportunidades para a juventude maranhense.
Com certeza a oposição vai surtar e é provável que entrarão na justiça mais uma vez contra o Maranhão, a maioria na AL, que é não reconhecer a maioria democraticamente, além de não concordar com tudo aquilo que garante o bem-estar social e econômico dos maranhenses.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão, Orleans Brandão (MDB), participou nesta sexta-feira (22), em São Luís, do II Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas, evento promovido pela Rede Maranhense de Diálogos Sobre Drogas (REMADD), no auditório da Fundação Maranata. O encontro reuniu representantes de instituições públicas, entidades da sociedade civil e lideranças do segmento para debater direitos humanos, trabalho, liberdade religiosa e políticas públicas voltadas ao fortalecimento das comunidades terapêuticas no estado.
Voltado ao diálogo institucional sobre os desafios, avanços e responsabilidades do setor, o Fórum Maranhense de Comunidades Terapêuticas destacou a importância da atuação dessas entidades, que atualmente abrangem mais de 95 unidades distribuídas em cerca de 35 municípios maranhenses, somando mais de 3 mil vagas de acolhimento. O objetivo é consolidar o compromisso com os direitos fundamentais e ampliar respostas aos desafios atuais, com base na transparência e na responsabilidade compartilhada.
Durante sua participação, Orleans Brandão agradeceu o convite para integrar o debate e ressaltou os investimentos já realizados pelo Governo do Estado na área, com a destinação de mais de R$ 20 milhões para instituições sociais, incluindo comunidades terapêuticas e entidades afins.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 47% das intenções de voto contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em eventual segundo turno na eleição presidencial de 2026. A nova pesquisa Datafolha.



