Educadoras brasileiras são homenageadas com a Ordem Nacional do Mérito

Publicado em   21/mar/2011
por  Caio Hostilio

As educadoras homenageadas são atuantes na área da Educação nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio de janeiro e São Paulo. As histórias de vida dessas educadoras, algumas delas atuantes no magistério há mais de 50 anos, foram transformadas em exemplo para as suas comunidades por iniciativas como, por exemplo, a transformação de escolas com infraestrutura precária em instituição referência de ensino, a criação de supletivos para jovens e adultos em comunidades carentes, a alfabetização de indígenas e de populações menos favorecidas, e o aumento da qualidade de ensino atingindo índices de país desenvolvido, entre outros feitos. 

Ao lado da presidenta Dilma Rousseff, o senador José Sarney participou da cerimônia de outorga da Ordem Nacional do Mérito a onze educadoras brasileiras que se destacaram por suas histórias ligadas à educação no país. Os ministros Antônio Palocci (Casa Civil) e Fernando Haddad (Educação) também estiveram presentes.

Sarney ressaltou que a educação é a maneira de todo ser humano ascender e deve ser a prioridade do Brasil. Ele disse que sua presença era uma forma do Poder Legislativo “emprestar seu prestígio a favor da educação, apoiando iniciativas como essa”.

As homenageadas são: Aurina Oliveira Santana (BA); Diomar das Graças Motta (MA);Gilda Kuitá (PR); Maria Auxiliadora de Oliveira (MT); Maria de Fátima Libanio da Silva (AM);Maria Teresa Eglér Mantoan (SP); Marta Carneiro da Silva (CE); Osana Santos Morais-maranhense (PI); Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (RS); Rita de Cassia Faria Farret (RJ); Ruthneia Vieira Lima Costa (PI).

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos