Lançado o mutirão contra a dengue

Publicado em   21/mar/2011
por  Caio Hostilio

Hoje (21), no Palácio Henrique de La Rocque, foi lançado a guerra contra o mosquito Aedes Aegypti.  O mutirão foi lançado pela governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

Depois de um estudo eficaz pela Secretaria de Saúde, foi constatado que São Luís está entre as cidades com área de risco. As ações emergenciais para impedir uma epidemia da dengue em São Luís ficou por conta do Governo do Estado, quando deveria ser de responsabilidade do governo municipal de São Luís. A governadora disse que devemos acabar com a dengue.

O Governo do Estado têm como parceiros: o Exército, através do 24º BC, Corpo de Bombeiros, e a Prefeitura de São Luís. Os trabalhos serão executados em 90 dias.

Os agentes receberam do governo do Estado kits de combate ao mosquito e de medicamentos que serão levados para as cidades atingidas pelas enchentes como Pedreiras, Trizidela do Vale e Bacabal. Convidado, o prefeito João Castelo (PSDB) não compareceu ao evento.

Roseana Sarney revelou que os números são preocupantes, pois, enquanto nos primeiros meses de 2010 foram registrados 58 casos da doença em São Luís, agora em 2011, no mesmo período, já foram notificados 434 casos de dengue na capital maranhense. “Já constatamos um aumento de 648,2% de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Nossa expectativa é que a mobilização não aconteça apenas em São Luís, mas nos demais municípios maranhenses,” acrescentou.

Ricardo Murad destacou a importância do mutirão. “Hoje é um dia importante que marca o início do enfrentamento ao mosquito da dengue em São Luís”, ressaltou. Ele enfatizou, ainda, que há um risco eminente de epidemia, mas que o chamamento estadual visa mudar essa situação. “Esperamos combater os focos do mosquito a partir da conscientização das pessoas. Não basta borrifar ruas e desenvolver outras ações se a população não participar diretamente como aliados dessa luta”, afirmou.

Também participaram o vice-governador Washington Luiz Oliveira; o presidente da Assembléia Legislativa, Arnaldo Melo; os deputados Afonso Manoel, Roberto Costa, Stênio Resende, Vianey Bringel; a procuradora-geral de Justiça, Fátima Travassos; o defensor-geral do Estado, Aldy Melo Filho; além dos secretários do Trabalho e Economia Solidária, Antonio Heluy; de Turismo, Tadeu Palácio; de Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário; Jura Filho (Programas Especiais); e de Assuntos Estratégicos, Israel Ferreira.

DADOS SOBRE DENGUE

Casos notificados no período                                     Variação dos casos

                            2010           2011

Estado                 598             2.897          +2.299 (aumento de 384,4%)

São Luís              58                  434          +376     (aumento de 648,2%)

O mutirão envolverá:

–      558 agentes de endemia

–      Homens do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil

–      Homens do Exército

–      20 carros fumacê

–      10 carros de som

  Publicado em: Governo

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Rede Brasil ST

Busca no Blog

Arquivos