Comentário Coerente

Publicado em   29/abr/2011
por  Caio Hostilio

Do comentarista Pedro Rodrigues

Caio, a situação da Saúde em nosso Estado chegou ‘a beira do precipício e só com as atitudes que o atual gestor se propõe a tomar poderemos alcançar em curto prazo uma significativa melhora. Mas não podemos deixar de dizer que o caso é bastante grave e as inércias do passado atinge hoje toda a estrutura do sistema. Não há profissionais médicos suficientes para cobrir a demanda, dentre estes não há especialistas em pediatria, otorrinos, cardios, anestesistas, que pelas ultimas informações que tive acesso só existem cadastrados 48 profissionais em anestesia, que, mesmo que tivessem suas cargas horárias dobradas não cobririam 50% dos nossos municípios.

Os serviços ainda não contam com a tecnologia de ponta interiorizada, as referencias de atendimentos ainda carecem de resolutividades e fluxos destes, etc. Esse conjunto de problemas foi desnudo pelo nosso secretario que em boa hora imaginou poder ser possível implementar uma nova maneira de levar aos pacientes os serviços que estes necessitam. A Alta Complexidade é outro gargalo para o nosso sistema e é preciso ter um ordenamento gerencial na forma preconizada pelo art. 17 da Lei 8080/90 em especial o item IX, onde sejam garantidos a todos os maranhenses os acessos aos mais modernos tratamentos, seja aqui ou referenciado para outros estados pelo sistema público.

Acredito que esse conjunto de estabelecimentos de saúde em construção irá mudar o perfil epidemiológico do Maranhão.

Só acrescentaria, Caio, como sugestão, ao atual gestor, uma atenção maior aos pacientes das doenças sexualmente transmissíveis especialmente nos casos de urgência e emergência pelas crises das doenças oportunistas que por debilitarem em muito os portadores colocam estes hoje em dificuldades para conseguir seu acolhimento.

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

9 Responses to Comentário Coerente

  1. Zeca disse:

    Professor, o senhor já tá sabendo quem mandou o coronel Filho da SMTT tomar aquela atitude maluca de proibir os agentes de transito de autuar ou multar os carros da prefeitura? pois é, vou lhe dizer , foi o Secretário Adjunto dr Artur. E o senhor acha justo que somente o coronel tenha sido exonerado? Procure se informar e o senhor vai descobrir que ele mandou verbalmente (que ele não é bobo) e o coronel botou no papel. Pela ligação que os dois tem é provável que o coronel não repita mais isso, mas muita gente lá na SMTT ouviu ele dizendo que cumpriu ordem do secretario adjunto dr. Artur. Toda consequencia vai para o Prefeito Castelo que não sabia de nada.

  2. AdelaStone35 disse:

    The trustworthy directory submissions services would be able to get you up at time you you focus on your deals.

  3. CHIGA PORTUGAL disse:

    GOTARIA DE SALIENTAR QUE O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DOS PARCIENTES NA REDE DE SAÚDE CONTINUA PRECARIO, POIS NÃO FOI IMPLATADO NAS UNIDADES PRINCIPALMENTE AS DO INTERIORES VIAS DE COMUNICAÇÕES, E MAIS SOLICITARIA AO SR.SEC. RICARDO MURAD,QUE TIVERSE TODA PRESSA POIS SEM INFORMAÇÕES OS SISTEMAS NÃO EXISTEM.

  4. Shavonda Aube disse:

    Thanks for taking the time to share this, I feel strongly about it and love reading more on this topic. If possible, as you gain knowledge, would you mind updating your blog with more information? It is extremely helpful for me.

  5. Molly Mirza disse:

    This is really interesting. Thanks for posting it. By the looks of the comments, many others think so too.

  6. tattoos disse:

    I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoying every little bit of it I have you bookmarked to check out new stuff you post.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog