Fantástico mostra entorno de Brasília e parlamentares dizem que projeto de Chiquinho Escorcio seria viável!!!

Publicado em   31/maio/2011
por  Caio Hostilio

Nada como o tempo para provar que um projeto não era visionário e sem sentido. Ontem (30), o assunto na Câmara Federal foi sobre o programa “Fantástico” da Rede Globo, que no domingo (29), apresentou uma matéria mostrando que as cidades do entorno de Brasília é um dos locais mais violentos do mundo, só perdendo para Honduras. Em 1996, o então senador Chiquinho Escórcio entrou com um projeto de criação do Estado do Planalto Central, pois naquela época o entorno já mostrava problemas. Vários parlamentares lembraram-se desse projeto hoje no Congresso Nacional.

Na verdade, quando Brasília foi construída, as cidades mais próximas da capital eram Luziânia (GO), Formosa (GO), Padre Bernardo (GO), Santo Antonio Descoberto (GO) e Unaí (MG). No final da década de 70 e início da década de 80, as áreas que separavam esses municípios do DF começaram a ser habitadas, tendo como a principal construtora a Encol e Inocop, que construíram o Valparaizo, Cidade Ocidental, Cidade Osfaia, Novo Gama, Esplanada I e II, Cidade Jardins e veio junto às favelas como Céu Azul e Pedregal. O crescimento para o lado de Formosa, Santo Antonio Descoberto, Padre Bernardo e Unaí, ficou por conta de Joaquim Roriz, que emendou tudo com favelas, visando o aumento eleitoral. Para piorar a situação na área mostrada pelo Fantástico, Roriz ainda criou a Santa Maria e acima da cidade Satélite de Taguatinga, o município favela Águas Lindas (GO).

Hoje, o entorno de Brasília tem em média 3 milhões de habitantes, sendo que os estados de Goiás e Minas Gerais não dão a mínima condição estrutural a esses municípios recém criados, jogando toda a responsabilidade no governo do Distrito Federal, que para manter a demanda, usa dinheiro dos demais estados, inclusive do Maranhão.

A reportagem do Fantástico não mostrou as causas e o responsável por essa falta de consciência política, social e econômica de Joaquim Roriz, que não pensou que todas essas localidades se tornariam cidades dormitarias e que Brasília não ofereceria trabalho para toda essa gente, pois o Distrito Federal vive apenas do Serviço Público Federal, do Governo do Distrito Federal e do Comércio.

O Distrito Federal tem em média, também, 3 milhões de habitantes e cada dia chega mais. Se não houver um controle mais rígido do governo federal em parceria com o governo do Distrito Federal, não vai demorar em que tudo esteja emendado até Cristalina (GO), Taguatinga de Goiás e Alexânia (GO).

O Fantástico não mostrou os piores lugares, como Céu Azul e Pedregal com certeza chegariam à conclusão que a região supera Honduras em criminalidade.

Só para clarear a memória de muitos, o maior ladrão de caminhões, carretas e mercadoria do Brasil, era morador da região de Luziânia, mais precisamente no IPÊ. Até hoje você ver as carcaças das carretas na beira da BR 040.

A região do entorno de Brasília é considerada hoje uma das mais violentas do Brasil. Com a chegada do fim de semana, aumentam o medo e a tensão dos moradores que vivem a 40 quilômetros de distância da capital do país.

No Brasil, o índice de mortos por homicídios é de 24,5 vítimas para cada cem mil habitantes. No entorno de Brasília, as cidades de Novo Gama e Águas Lindas têm mais que o dobro desse índice.

Em Luziânia, o índice é de 71,04 vítimas fatais. Em Valparaíso é a mais violenta de todas: 75,97 vítimas para cada cem mil habitantes. Com esses números, a região do entorno de Brasília só tem menos gente assassinada que Honduras, que no ano passado se tornou o país mais violento do mundo.

Agora, estão vendo que o projeto do então senador Chiquinho Escórcio seria viável, cujo resultado era de mais políticas públicas, coisa que os Estados de Goiás e Minas Gerais não estão preocupados, ficando a responsabilidade para o Distrito Federal.

Veja vídeo abaixo:

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

4 Responses to Fantástico mostra entorno de Brasília e parlamentares dizem que projeto de Chiquinho Escorcio seria viável!!!

  1. manoela catelo vieira da cunha disse:

    perdir meu marido no valparaiso,a policia aqui e um descaso total,a propria policia fala enquanto for bandido ta bom,isso e uma vergonha e policia cobram proprina,tenho vergonha da policia do goiais nao quero ser endentificada,ajuda os jovens dessa cidade de valparaiso pesso ajuda para empresa.

  2. não disse:

    não concordo quando dizem que céu azul e o pedregal nasceram como favela no entorno, até mesmo porque compramos e escrituramos nosso lote em luziânia pois céu azul e pedregal ainda não eram emancipados de luziânia na época, e que eu saiba favela são lotes invadidos. Não é porque moramos aqui que vamos deixar falarem o que quiserem da nossa cidade, afinal bandido tem em todo lugar tanto quanto gente honesta, eu ainda acredito que se alguns seres responsáveis pela nossa cidade olhar com mais carinho por esta população tudo pode melhorar!

    • Caio Hostilio disse:

      O entorno de Brasília precisa urgentemente de soluções de infraestrutura, saúde, educação e, principalmente, segurança.

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog