Essa é o modelo de universidade do reitor Natalino Salgado?

Publicado em   30/jun/2011
por  Caio Hostilio

O aluno Valdenor Júnior publicou no mural do meu Facebook, conforme abaixo, a prática de racismo no curso de Engenharia Química da UFMA.

Fica evidente que os professores leigos ou precários – hoje maioria na UFMA – pois não possuem curso de licenciatura e desconhecem por completo métodos didáticos e, principalmente, que uma sala de aula existe a heterogeneidade e não a hegemonia, observa-se que a universidade se afasta cada vez mais dos princípios educacionais e da indissociabilidade em ensino, pesquisa e extensão.

Pobre ensino universitário!!! 

Valdenor Júnior

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=UFMA2011

Abaixo-assinado Crime de Racismo na UFMA

www.peticaopublica.com.br

CARTA ABAIXO ASSINADO. Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial

Abaixo assinado: Crime de Racismo na UFMA

Para: Universidade Federal do Maranhão/UFMA

CARTA ABAIXO ASSINADO.

Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”;em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.

Os signatários

Compartilhe :

*/?>

  Publicado em: Governo

40 Responses to Essa é o modelo de universidade do reitor Natalino Salgado?

  1. Willian Dantas disse:

    Realmente, faça a pergunta tambem o que Sarney Filho, Cleber Verde e outros o que fazem na camara de deputados em Brasilia…não faça essa só ao Davizinho…fale desses, covarde.

  2. Willian Dantas disse:

    Pergunte para ao site congressoemfoco, quem foi Flávio Dino e, em seguida, quem foi Nice Lobão.

    • admin disse:

      Congresso em Foco não é nenhum instituto de pesquisa. É apenas um site que trabalha contra os seus próprios interesses.

  3. Willian Dantas disse:

    AGORA QUE FLÁVIO DINO ASSUMIU A EMBRATUR, PORQUE ELE NÃO FAZ GESTÕES JUNTO À GOVERNADORA ROSEANA PARA REIMPLANTAR OS CURSOS TÉCNICOS EM TURISMO, HOSPITALIDADE E EM GESTÃO, QUE ESTE ANO FORAM RETIRADOS DAS ESCOLAS DE NÍVEL MÉDIO DA CAPITAL, FRUTO DA INCOMPETENCIA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO OLGA SIMÃO.O QUE FOI NA CONTRAMÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO MEC QUE ESTÁ INCREMENTANDO O ENSINO PROFISSONALIZANTE EM TODO O BRASIL, E SÓ AQUI NO MARANHÃO ESSA PICAREAGEM VEM OCORRENDO.

  4. Willian Dantas disse:

    TU NÃO TEM JEITO MESMO, OU ISSO É PURA INVEJA OU É PAIXÃO. NO DIA QUE TU FIZERES QUALQUER COMENTÁRIO DECENTE SOBRE O FLÁVIO, O MUNDO VAI ESTAR PERTO DE ACABAR. VOCÊS SE PELAM DE MEDO DO FLÁVIO DINO E OLHA QUE ELE ESTÁ CALADO, VOCÊS SÃO QUE FICAM FAZENDO A PROPAGANDA DELE.

    • admin disse:

      Aqui nesse blog não se fez nenhum ataque a Flávio Dino… Pois tenho consciência que a política não se restringe as pincuinhas idiotas do Maranhão.

  5. Willian Dantas disse:

    Espero que o governo do estado depois de gastar tanto dinheiro com a escola de samba, com a desculpa de divulgar o estado, se prapare para isso mesmo.O que se tem visto nos arraiais de são luis é verdadeira vergonha, os poucos turistas que vieram para o são joão estão se deparando com espaços minimos, sem estrura, onde mal se consegue assistir as apresentações.Do que adianta divulgar o estado e não oferecer estrura pra receber o possiveis visitantes?

  6. Willian Dantas disse:

    Olha só o tipo de percepção que essa oposição caolha tem a respeito de turismo.
    Já pensaram o que será o São João do ano que vem, depois que a Beija-Flor der um banho na avenida, para o mundo, do que é a nossa cultura popular?
    Enquanto os outros disputam a tapa uma parceria com a Beija-flor, o Marcelo Tavares discursa abobrinhas por absoluta falta de assunto. Ridículo.
    Deputadinho.
    Mais interessante do que isso são as pontes perdidas no mundo deixadas pelo titio dele, não é? Isso aí, sim, foi prejú dos brabos.

    • admin disse:

      Como resposta deixo apenas uma pergunta e resposta da Veja a Flávio Dino: Pergunta 2: Como ficam as disputas locais?
      Resposta de Dino: As diferenças regionais estão mantidas, até porque elas fazem parte do jogo político. Nós não alteramos em nada nosso posicionamento na política regional. Nacionalmente o espirito é de compreensão de que fazemos parte do mesmo projeto. A boa política não nega as diferenças. Pelo contrário, as compreende como legítimas e as administra. As diferenças estão no plano regional: há tempo, espaço e modo de decidi-las lá na politica regional – o que, evidentemente, não contamina o nosso trabalho conjunto nacionalmente.

  7. Oi pessoal,

    eu soube dessa história ridícula que ocorreu na universidade federal do maranhão. Até onde iremos chegar com esse retrocesso cultural? Atitudes hipócritas como esta ridiculariza qualquer um. Sou contra fazer disso um trampolim de ataques políticos contra Natalino Salgado. A comunidade acadêmica está mobilizada, não iremos deixar que isso aconteça sem punição.

    Anderson Serra

    • admin disse:

      A Universidade é cara do seu reitor… Ele é o gestor e o responsável por ter no quadro professores despreparados didaticamente, intelectualmente e humanitariamente.

      • Ivaldo disse:

        Meu caro Caio. O que você está falando não faz nenhum sentido.
        A seleção dos candidatos em um concurso público para professor de uma universidade federal é de inteira responsabilidade do Departamento responsável pela vaga. Não existe nenhuma relação entre este fato e o Reitor. Por outro lado, o papel do Reitor se restringe em abertura de processo administrativo contra o profeesor e eventualmente a sua demissão.

        • admin disse:

          Mas é esse o papel dele… É ele o responsável por tudo que acontece na universidade, tanto na atividade fim quanto na meio, pois é o gestor. Até agora ele não deu um piu sobre o assunto… Nem para dizer que iria abrir um processo administrativo.

  8. Claudia Sampaio disse:

    Contraditório. Conheço o professor em questão e sei que é ainda um dos poucos que prezam pela formação dos universitários na UFMA. No mínimo um mal entendido que não deveria servir de mídia fora das universidades e sim ser resolvido dentro dela.

  9. Francisco disse:

    Caro Caio Hostilio
    É quase impossivel acreditar nessa versão dos alunos da UFMA !
    Em primeiro lugar, basta olhar o Prof Clovis Saraiva e seus familiares para se ver que ele é um légitimo afrodescendente, fato que ele muito se orgulha !
    Segundo, o Prof Clovis, matematico de primeira linha é antes de tudo um humanista, membro do Intituto Historico e Geografico do Maranhão. Com certeza , para ele a cor da pele das pessoas não tem o menor valor. Talvez tenha a “cor ” dos seus cerebros ! Fui aluno dele na antiga ETFMA e na UFMA. Jamais presenciei ou ouvi falar desse tipo de ato praticado por ele ! Agora, tem uma coisa: o Prof. é duro na queda e não se rende à ameaças de alunos que não gostam de estudar ! Talvez ele é que esteja sendo alvo de uma campanha sistematica de pessoas que enfrentam dificuldades na disciplina ministrada por ele e tentam desqualifica-lo como pessoa e professor – infelizmente uma pratica comum entre os discentes !

  10. Anonimo disse:

    O que mais parece de concreto nessa história é que nada disseram antes tentando deixar a coisa ficar grande para tirarem proveitos políticos, porquanto, é hipocrisia agora transparecer preocupado com a dor desse jovem.

  11. Kaylin disse:

    Stay ionfrmative, San Diego, yeah boy!

  12. cioazsx disse:

    38UjG4 , [url=http://ydcwkqedskcg.com/]ydcwkqedskcg[/url], [link=http://dgcjxikxqstl.com/]dgcjxikxqstl[/link], http://pjvoiejntjcf.com/

  13. jhbgcag disse:

    pnZJgp , [url=http://gnjighidmpwg.com/]gnjighidmpwg[/url], [link=http://fmqqnwkxlbjs.com/]fmqqnwkxlbjs[/link], http://cnbkdohhyzxh.com/

  14. I simply want to say I am just newbie to blogging and truly enjoyed your web-site. More than likely I’m want to bookmark your website . You amazingly come with wonderful posts. Thanks a bunch for revealing your web site.

  15. I just want to tell you that I am just all new to blogging and site-building and definitely liked you’re website. More than likely I’m going to bookmark your blog . You absolutely have incredible stories. Regards for sharing with us your web-site.

  16. Luz Paree disse:

    I just want to tell you that I am just newbie to blogging and truly loved you’re web-site. Almost certainly I’m want to bookmark your blog . You amazingly have exceptional articles and reviews. Appreciate it for revealing your blog.

  17. Pingback: Caio Hostilio

Deixe uma resposta

Contatos

hostiliocaio@hotmail.com

Assine o Blog

By signing up, you agree to our Terms of Service and Privacy Policy.

Publicidade

Busca no Blog